Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Diversidade religiosa

Livres associés

Gratuit avec un essai de 30 jours de Scribd

Tout voir
  • Soyez le premier à commenter

Diversidade religiosa

  1. 1. DIVERSIDADE RE IGIOSA L Trabalho realizado por: Andreia Oliveira Andreia Silva Aurora Mateus Cassandra Almeida Nair Ximens Vânia Martins
  2. 2. IntroduçãoNeste trabalho pretendemos dar a conhecer as seis religiõesmais importantes.
  3. 3. Definição de religiãoA palavra “religião” deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
  4. 4. Tipos de religiões Existem dois tipos de religiões:• Monoteístas – Religiões que acreditam em um único Deus. Ex: cristianismo, judaísmo e islamismo.• Politeístas – Religiões que acreditam em vários deuses. Ex: religiões indígenas.
  5. 5. NÚMERO DE ADEPTOS POR RELIGIÃO(Segundo Gordon Conwell Theological Seminary) Cristianismo: 2100 milhões Islão: 1300 milhões Hinduísmo: 870 milhões Sem religião: 769 milhões Religiões tradicionais chinesas: 405 milhões Protestantismo: 375 milhões Cristianismo Ortodoxo: 220 milhões Anglicanismo: 80 milhões Cristãos independentes: 430 milhões Budismo: 379 milhões Sikhismo: 25 milhões Judaísmo: 15 milhões Religiões tradicionais africanas: 100 milhões Novas religiões: 108 milhões
  6. 6. Classificação das religiões Classificação geográfica
  7. 7. Cristianismo O cristianismo é uma religião monoteísta centrada na vida enos ensinamentos de Jesus da Nazaré, tais como sãoapresentados no Novo Testamento. A fé cristã acreditaessencialmente em Deus, o Pai, Jesus, o Filho e no EspíritoSanto. JESUS DE NAZARÉ
  8. 8. ORIGEM  Na Palestina.  Doutrina de Jesus de Nazaré.  Durante o domínio romano.  Cultura judaica: a) Monoteísmo. b)crença na vinda de um Messias.
  9. 9. ENSINAMENTOS  Universal: para toda a humanidade.  Desapego aos bens materiais.  Perdão.  Amor ao próximo.  Oração: Pai Nosso.  Dez mandamentos.
  10. 10. PROPAGAÇÃO  Apóstolos.  Entre o povo judeu e pagãos.  Divulgavam: os ensinamentos e a história da vida de Jesus.  Cultos eram secretos.  Fundaram as primeiras comunidades e depois a primeira Igreja Cristã: Católica.
  11. 11. Formas de culto As formas de culto do cristianismo envolvem a oração, leituraalternada de salmos ou de passagens bíblicas, tais como, as delivros do Antigo Testamento e os Evangelhos. Os católicos aceitam sacramentos como dispensadores de graçasdivinas: Baptismo; Eucaristia; Matrimónio; Crisma; Penitência; Noção dos infernos e a ordem.
  12. 12. Símbolos ReligiososOs objectos cristãos são:A Bíblia Sagrada;O crucifixo;O peixeO rosário.
  13. 13. FestividadesAs várias festividades que um cristão festeja são:Natal;Páscoa;Ascensão;Pentecostes;Dia de todos os Santos.
  14. 14. Lugares CristãosA Igreja do São Pedro, no Vaticano da Praça de Sagrado Coração de Jesus Estrela, Lisboa BasílicaSepulcro, em Jerusalém Santo de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima
  15. 15. islamismo  O Islamismo é a religião que se baseia nas palavras do profeta Maomé (Muhammad),  Nasceu em Meca: tribo dos coraixitas.  O seu Deus é Alá.
  16. 16. ORIGEM Viagens de Maomé: Egito, Palestina e Pérsia.a) Conheceu diferentes religiões.b)Seduzido pelo monoteísmo do cristianismo e do judaísmo. Revelações do anjo Gabriel:a) Há um só Deus, Alá, e um só profeta, Maomé Pregações.
  17. 17. ENSINAMENTOS  Obrigações fundamentais: dar esmola, jejuar no ramadã, ir a Meca em peregrinação, fazer cinco orações diárias voltado para Meca, guerra santa contra os infiéis.  Livros: Alcorão e Suna.
  18. 18. LIVROS SAGRADOSALCORÃO SUNA Espécie de Bíblia dos  Contem a história de muçulmanos. Maomé e suas revelações. Contem os ensinamentos  Sucessão de Maomé: não de Maomé. precisa ser parente de Sucessão de Maomé: só os Maomé. parentes.  Seguidores: os sunitas. Seguidores: os xiitas.
  19. 19. PROPAGAÇÃO  Hoje tem mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no Oriente Médio.  Um dos principais fundamentos da expansão é a guerra santa.  Facção fundamentalistas: xiitas – radicais e ações políticas violentas (Irã)
  20. 20. JudaísmoO judaísmo é considerado aprimeira religião monoteísta a aparecer nahistória. Tem como crença principal a existênciade apenas um Deus, o criador de tudo. Para osjudeus, Deus fez um acordo com os hebreus,fazendo com que eles se tornassem o povoescolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
  21. 21. Origem Abraão e Moisés 1850 a. C
  22. 22. Livro Sagrado Torá
  23. 23. Principais Festas O dia do perdão – «Yom Kippur» – festa de jejum e de expiação. Cada judeu deve estender ao seu inimigo a mão da reconciliação, esquecendo as ofensas e pedindo desculpas. A festa da Páscoa – «Pessah» – recorda a saída do povo hebraico do Egipto, guiado por Moisés. Prolonga-se por oito dias. A festa do Pentecostes – «Shavuot» – recorda a Dom da Torá (Dez Mandamentos), dada por Deus a Moisés, no monte Sinai. O dia do perdão Dia de Páscoa Festa do Pentecostes
  24. 24. Simbolos sagrados O Muro das Lamentações – em Jerusalém, é o que resta do templo de Herodes, destruído pelos romanos no ano 70 d.C. Aqui os hebreus vêm rezar. É o único lugar sagrado de todo o Judaísmo. O Candelabro dos sete braços – A "Menorah" é o símbolo do Judaísmo. O 7 é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição. A Sinagoga – É o lugar de oração, de estudo e de reunião. O Rabino – Os hebreus não têm sacerdotes. O Rabino é só um mestre, um guia espiritual paraIsrael. na interpretação da Bíblia. Muro das Lamentações, os fiéis Sinagoga O Sábado – É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol de Sexta-feira e vai até ao pôr-do-sol de Sábado. É um dia dedicado à oração e ao descanso. Candelabro de sete braços.
  25. 25. Muçulmanos
  26. 26. ORIGEM
  27. 27. ENSINAMENTOS
  28. 28. PROPAGAÇÃO
  29. 29. Formas de culto
  30. 30. Símbolos ReligiososOs objectos cristãos são:
  31. 31. Festividades As várias festividades que um muçulmano festejasão:
  32. 32. Lugares Muçulmanos
  33. 33. FIMTrabalho realizado por: Andreia Oliveira Andreia Silva Aurora Mateus Cassandra Almeida Nair Ximens Vânia Martins

    Soyez le premier à commenter

    Identifiez-vous pour voir les commentaires

  • FeminaBrito

    Aug. 25, 2013
  • patriciaoliveira3386

    Nov. 5, 2013
  • mariajosetorres54966

    Sep. 24, 2014
  • elianearacuai

    Mar. 10, 2015
  • suelifrancisco

    Aug. 4, 2015
  • IvanildesLima1

    Nov. 29, 2016
  • valdetediniz

    Mar. 4, 2017
  • pablosantana5205

    Apr. 4, 2017
  • brenoemersonlopespereira

    May. 7, 2017
  • HelenaMesquita5

    Sep. 19, 2017
  • rogeee

    Oct. 23, 2017
  • julianaaraujo1253236

    Mar. 2, 2018
  • dricaaraujo12

    Jul. 13, 2019
  • lucimercia

    Feb. 20, 2020

Vues

Nombre de vues

9 770

Sur Slideshare

0

À partir des intégrations

0

Nombre d'intégrations

4

Actions

Téléchargements

0

Partages

0

Commentaires

0

Mentions J'aime

14

×