Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Power point rios eduardo

244 vues

Publié le

Os rios

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

Power point rios eduardo

  1. 1. OS RIOSOS RIOS
  2. 2. Rio: curso permanente de água doce. Nascente: lugar onde o rio nasce. Leito: terreno por onde correm as águas do rio. Margens: terrenos que ficam de um lado e do outro lado do rio.
  3. 3. Foz: local onde as águas de um rio ou um curso de água desaguam, no mar, noutro rio ou lago. Afluente: rio que desagua noutro rio maior. Caudal: volume de água que passa numa determinada secção do rio por unidade de tempo.
  4. 4. OS RIOS SÃO FONTES DE RIQUEZA PARA O PAÍS, PORQUE AS SUAS ÁGUAS PODEM SER APROVEITADAS PARA:  abastecimento de água às populações;  via de comunicação e transporte;  atividade piscatória;  irrigação dos campos agrícolas;  obtenção de eletricidade;  prática de desportos náuticos;
  5. 5. OS RIOS “Os maiores rios portugueses nascem em Espanha e desaguam no oceano Atlântico”; “Os mais pequenos nascem nas montanhas portuguesas”;
  6. 6. RIO MINHO - Nasce nos Montes Cantábricos, em Espanha; - Serve de fronteira de Melgaço até Caminha, onde desagua no oceano Atlântico; - Tem um percurso de 340 km.
  7. 7. O CAUDAL DOS RIOS É INFLUENCIADO PELO CLIMA.  no NORTE do país chove mais e por isso os rios do norte têm um caudal maior;  A maioria dos rios portugueses corre de este para oeste; EXCEPTO:  RIO SADO que corre de sul para norte,  GUADIANA que corre de norte para o sul.
  8. 8. Nos Açores e na Madeira existem apenas ribeiras. As principais são:
  9. 9. MADEIRA - Ribeira da Janela; - Ribeira Brava; - Ribeira dos Socorridos.
  10. 10. AÇORES - Ribeira Grande (na Ilha de São Miguel) - Ribeira da Areira (na Ilha de São Jorge)
  11. 11. PROFESSOR DE PALMO E MEIO: EDUARDO DA CUNHA PEREIRA 4º B
  12. 12. FIM

×