SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  6
Télécharger pour lire hors ligne
AV 3 5º Semestre 2014-02 – Mapa de Estudos 
Questão 1 
Matriz PFOA, Ciclo de Vida do Produto e decisões do planejamento estratégico. 
Questão 2 
Etapas do Planejamento Estratégico. 
Questão 3 
Posicionamento de marca. 
Conforme Kotler, posicionamento de marca “é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. Para o autor, um posicionamento de marca bem definido traz enorme vantagem competitiva para a empresa. 
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 
Questão 4 
Estratégia de marketing para produto, preço, praça e promoção. 
Questão 5 
Segmentos de mercado. 
Michael Porter determinou cinco forças que determinam a atratividade intrínseca de lucro a longo prazo de um mercado ou segmento... Pode parecer simples a tarefa de uma empresa em identificar seus concorrentes, mas a faixa de concorrentes reais e potenciais é, na verdade, muito ampla e esta pode estar propensa a ser atingida por novos entrantes, com novas tecnologias, pela internet entre outros. 
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pág. 240 - São Paulo: Pearson, 2000 – adaptado 
Questão 6 
Preocupações/funções do Executivo de Contas. 
Questão 7 
Formas de remuneração entre agência, cliente e veículo de comunicação. 
Questão 8 
Ferramentas de análise para se medir o retorno do investimento em comunicação. 
Questão 9 
Crescimento e justificativa do mercado brasileiro de mídia mobile. 
O Brasil está bem nos índices de dispositivos móveis e redes sociais. Geoff Ramsey, diretor do instituto eMarketer, participou do ProXXIma 2014, no Sheraton WTC, em São Paulo, e apresentou dados otimistas em relação ao mercado brasileiro de mídias digitais. Com foco no mercado mobile e de redes sociais, Ramsey mostrou que os consumidores brasileiros estão aderindo cada vez mais: 75% dos brasileiros utilizam multi-telas (mais de uma tela simultaneamente), somando 30 milhões de usuários. Dados gerais sobre a internet revelam que 37% dos brasileiros usam mídias sociais, sendo que 71% são ativos na rede. Esses números superam tanto os índices sul-americanos quanto globais.
A fidelização com os usuários através de criação de material inovador, com planejamento de conteúdo interessante e útil foi elemento importante da apresentação. O foco é atrair o cliente, não adianta mais empurrar propaganda. Estratégias como geotargeting, cupons e aplicativos de serviços foram citadas por Ramsey como ótimas ferramentas nesse processo. 
O investimento em mídia digital deve atingir 18% do mercado brasileiro até 2018. O Brasil está no primeiro lugar na tabela de maior crescimento de gastos em publicidade com dispositivos móveis, com taxa de 120% em 2014 – a Alemanha ocupa o segundo lugar, com 95%, e o Reino Unido é o terceiro, com 90%. Para quem faz parte do segmento, é hora de aproveitar a crescente adesão e solidificação do mercado brasileiro, com uma equipe profissional e iniciativas criativas. 
Fonte: http://marcativa.com/site_/noticias/mercado-brasileiro-de-midia-mobile-e-o-que-mais- cresceu-no-mundo/ 
Questão 10 
Uso da web e diferentes canais para estratégia de branding. Monitoramento do que é veiculado nas redes sociais e impossibilidade de controle desse conteúdo. Padrão de comunicação em franquias. 
Questão 11 
Zooppa e a publicidade crowdsourcing 
A Zooppa é uma empresa de publicidade gerada pelo usuário (crowdsourcing advertising). Em outras palavras, a Zooppa é uma rede social para a qual talentos criativos do mundo inteiro criam peças e campanhas publicitárias para marcas com desafios reais de comunicação. 
O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O que antes era feito por uma empresa com uma equipe dedicada a uma função — criar peças publicitárias, por exemplo — hoje pode ser feito por uma comunidade. 
A Zooppa chegou ao Brasil em abril de 2010 e já contou com marcas de peso como Axe, Sprite, SKY, Nova Schin e Danone. Um bom sinal que funciona para as empresas. Também tem mais de 10 mil participantes e cerca de 2 mil novos se juntam à comunidade todos os meses. A Zooppa conseguiu armar uma mecânica em que todos saem ganhando: os participantes, as marcas, as agências de propaganda, além da própria Zooppa, é claro. 
Fonte: http://www.1mais1maiorque2.com.br/cases/zooppa-e-a-publicidade-crowdsourcing/ 
Questão 12 
Buzz marketing 
É um tipo específico de trabalho de marketing que visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores. 
Hoje todos os profissionais de marketing vêm enfrentando o mesmo problema: como atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais, com orçamentos menores e retorno esperado pelas empresas sempre aumentando? 
O buzz marketing se profissionalizou exatamente para atender a esta nova demanda. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing 
Questão 13 
Características e funções dos seguintes profissionais: Diretor de Arte, Arte Finalista e Produtor Gráfico.
Questão 14 
Fundamentos de sintaxe visual, ilusão ótica, imagem abstrata e representacional. 
Questão 15 
Técnicas utilizadas em propaganda. 
Segundo Menna Barreto, o apelo visual onírico é o "mais usual e 'psicológico' recurso da propaganda: a ambiência onírica, fantasiosa da realidade, envolvendo o produto com uma atmosfera de sonho, paradisíaca, ideal". 
Sendo assim, independente do recurso criativo utilizado como principal em uma peça publicitária, esta será marcada, também, pela ambientação onírica. 
Questão 16 
Tipologia. Características da fonte da família linear e família das romanas antigas.
Questão 17 
Funções do Tema da Campanha. 
O Tema da Campanha é a forma de abordar um diferencial, um valor e/ou qualidade notável, também conhecido como Promessa Básica, atribuídos a um produto ou serviço, com a escolha de uma linha criativa e de um apelo básico. O tema tem duas funções básicas: construir uma unidade de Campanha, inter-relacionando as peças da Campanha, criando uma unidade presente em todas elas, de maneira que a mensagem esteja completa em cada uma delas; auxiliar no processo de persuasão, aumentando a possibilidade dela ser percebida e lembrada, provocando impacto e estabelecendo empatia com o público-alvo, resultando na venda do produto ou contratação do serviço. Também chamado de Tema Criativo ou Conceito Criativo, o Tema da Campanha é mais que a criação de uma simples peça. É a ideia que pode gerar várias peças que se complementam ao longo da Campanha. Após munir-se de informações (presentes no Briefing de Criação) a respeito do objeto da Comunicação, a Dupla de Criação define o Tema. 
(Adaptado de Redação Publicitária, de Tania Hoff e Lourdes Gabrielli) 
Questão 18 
Quadrifásico Aristotélico. 
DÁ PRA CONSTRUIR UMA CIDADE INTEIRA COM TODAS AS CARTAS DE CRÉDITO ENTREGUES PELO CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO CAIXA. 
Somos líderes na entrega de imóveis no Brasil. Mais de 50 por dia. E em menos de 6 anos já temos mais de 50 mil contemplados. 
Todos os dias, dezenas de brasileiros realizam o sonho da casa própria. Você também pode ser um deles. O nosso consórcio imobiliário é a melhor alternativa para você comprar, construir, reformar ou ampliar seu imóvel. Sem juros e com uma das menores taxas administrativas do mercado. Agora que você já sabe, morar no que é seu ficou fácil. Acredite. Seu novo imóvel está na CAIXA. 
Caixa consórcios.
Questão 19 
Quadrifásico aristotélico e texto de pergunta e resposta. 
Questão 20 
AIDA e a redação publicitária. 
Ungerer (2004) afirma que os anúncios seguem estratégias diferentes, cujas metas têm sido, frequentemente, condensadas em fórmulas acronímicas - sendo a mais antiga e mais conhecida a fórmula AIDA (Atenção – Interesse - Desejo - Ação). 
Em redação publicitária as funções de título deve ter harmonia com ilustração (variação verbo-visual) para que ambos cumpram seu papel. 
Questão 21 
IDH 
O IDH é calculado desde a década de 90 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma das várias agências temáticas da ONU. Seu objetivo é ser uma referência da qualidade de vida que vá além de análises baseadas no critério de renda. Também leva em conta a esperança de vida, a expectativa de anos de estudo e o tempo médio efetivo de estudos. O índice varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. 
Na divulgação do IDH 2014 com base no ano de 2013, o Brasil obteve a colocação 79º em uma lista de 187 países, com o índice de 0,744, a desigualdade econômica (distribuição de renda) ainda é o grande obstáculo para uma melhor colocação nesse índice. Na América Latina, o Brasil perde no ranking para Chile (41ª posição), Cuba (44ª), Argentina (49ª), Uruguai (50ª), Bahamas (51ª), Antígua e Barbuda (61ª), Trinidad e Tobago (64ª), Panamá (65ª), Venezuela (67ª), Costa Rica (68ª), México (71ª) e Ilha de São Cristóvão (73ª). O país líder do IDH continua sendo a Noruega, seguida por Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos.
(Fonte: http://www.cartacapital.com.br/internacional/brasil-eleva-idh-em-2013-2379.html) 
Questão 22 
A crise do Euro. 
A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. 
Questão 23 
Conflitos no Oriente Médio. 
O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. 
Questão 24 
Por que o Ebola pode ser considerado uma ocorrência de emergência de saúde pública. 
Considerando que o Ebola é apenas mais uma das epidemias que ameaçam a vida dos africanos; a AIDS é a mais letal, foi responsável pela morte de 36 milhões de pessoas desde 1981. A África subsaariana e o Sul Asiático, regiões mais pobres do mundo, são também os locais mais afetados por esses males. 
Questão 25 
Acontecimentos que marcaram o país nas duas últimas décadas. 
No Brasil, o período dos últimos vinte anos tem sido caracterizado por transformações representativas em vários âmbitos da sociedade. Acontecimentos que marcaram o país nas duas últimas décadas: Plano Real; descoberta do Pré-Sal em 2007; em razão do fortalecimento da economia brasileira, em 2008, o Brasil exerceu a presidência do G-2; o país foi escolhido como sede de dois megaeventos esportivos: Copa do Mundo e Olimpíadas.

Contenu connexe

Tendances

Estratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em MarketingEstratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em Marketing
TEMA1
 
Gestão da Comunicação
Gestão da ComunicaçãoGestão da Comunicação
Gestão da Comunicação
Sofia Ferraz
 
Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing
Carlos Alves
 
Conceitos e psicologia da propaganda
Conceitos e psicologia da propagandaConceitos e psicologia da propaganda
Conceitos e psicologia da propaganda
Sergio Montes
 
02 comunicação integrada de marketing
02   comunicação integrada de marketing02   comunicação integrada de marketing
02 comunicação integrada de marketing
Thiago Ianatoni
 
Portifolio kelly valete
Portifolio kelly valetePortifolio kelly valete
Portifolio kelly valete
Kelly Valete
 

Tendances (20)

Flávio - Planejamento da Com. Mercadológica
Flávio - Planejamento da Com. MercadológicaFlávio - Planejamento da Com. Mercadológica
Flávio - Planejamento da Com. Mercadológica
 
Gestão da Comunicação de Marketing - Davi Rocha
Gestão da Comunicação de Marketing - Davi RochaGestão da Comunicação de Marketing - Davi Rocha
Gestão da Comunicação de Marketing - Davi Rocha
 
Estratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em MarketingEstratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em Marketing
 
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool Cats
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool CatsPlano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool Cats
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool Cats
 
6 estratégias de comunicação na web 20
6  estratégias de comunicação na web 206  estratégias de comunicação na web 20
6 estratégias de comunicação na web 20
 
Mídias Sociais e Mix de Comunicação - a integração dos meios digitais sociais...
Mídias Sociais e Mix de Comunicação - a integração dos meios digitais sociais...Mídias Sociais e Mix de Comunicação - a integração dos meios digitais sociais...
Mídias Sociais e Mix de Comunicação - a integração dos meios digitais sociais...
 
Estratégia de comunicação
Estratégia de comunicaçãoEstratégia de comunicação
Estratégia de comunicação
 
Aula Lab. C.Institucional
Aula Lab. C.InstitucionalAula Lab. C.Institucional
Aula Lab. C.Institucional
 
Posicionamento objetivos estratégias e táticas
Posicionamento objetivos estratégias e táticasPosicionamento objetivos estratégias e táticas
Posicionamento objetivos estratégias e táticas
 
Mídia (maio 2013)
Mídia (maio 2013)Mídia (maio 2013)
Mídia (maio 2013)
 
Gestão da Comunicação
Gestão da ComunicaçãoGestão da Comunicação
Gestão da Comunicação
 
Planejamento de comunicacao
Planejamento de comunicacaoPlanejamento de comunicacao
Planejamento de comunicacao
 
Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing
 
Comunicação Integrada de Marketing
Comunicação Integrada de MarketingComunicação Integrada de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
 
Conceitos e psicologia da propaganda
Conceitos e psicologia da propagandaConceitos e psicologia da propaganda
Conceitos e psicologia da propaganda
 
Cca0781 introducaoasprofissoesemcomunicacaoav1pp
Cca0781 introducaoasprofissoesemcomunicacaoav1ppCca0781 introducaoasprofissoesemcomunicacaoav1pp
Cca0781 introducaoasprofissoesemcomunicacaoav1pp
 
02 comunicação integrada de marketing
02   comunicação integrada de marketing02   comunicação integrada de marketing
02 comunicação integrada de marketing
 
Portfolio de Planejamento Kelly Valete
Portfolio de Planejamento Kelly ValetePortfolio de Planejamento Kelly Valete
Portfolio de Planejamento Kelly Valete
 
Portfolio Fernanda Mellendes
Portfolio Fernanda Mellendes Portfolio Fernanda Mellendes
Portfolio Fernanda Mellendes
 
Portifolio kelly valete
Portifolio kelly valetePortifolio kelly valete
Portifolio kelly valete
 

Similaire à AV3 - 5 sem - ROTEIRO DE ESTUDOS - 2014/2

WebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 Bimestre
WebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 BimestreWebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 Bimestre
WebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 Bimestre
DESIGN DIGITAL UNIARA 2012
 
Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...
Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...
Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...
Pinceladas Digitais
 
Aula 03 planejamento de mkt digital
Aula 03   planejamento de mkt digitalAula 03   planejamento de mkt digital
Aula 03 planejamento de mkt digital
Thais Godinho
 
Planejamento X Criação
Planejamento X CriaçãoPlanejamento X Criação
Planejamento X Criação
Ideavertising
 
Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525
taniamaciel
 

Similaire à AV3 - 5 sem - ROTEIRO DE ESTUDOS - 2014/2 (20)

Como criar um conteúdo integrado que faça sentido para a marca - Stella Wildrom
Como criar um conteúdo integrado que faça sentido para a marca - Stella WildromComo criar um conteúdo integrado que faça sentido para a marca - Stella Wildrom
Como criar um conteúdo integrado que faça sentido para a marca - Stella Wildrom
 
WebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 Bimestre
WebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 BimestreWebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 Bimestre
WebMarketing Mídia Digital e Onlene 1 Bimestre
 
Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...
Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...
Ferramentas de ativação e mensuração em campanhas de mídias sociais_Danila Do...
 
Aula 03 planejamento de mkt digital
Aula 03   planejamento de mkt digitalAula 03   planejamento de mkt digital
Aula 03 planejamento de mkt digital
 
Merchandising
MerchandisingMerchandising
Merchandising
 
Apresentação BeWater 2015
Apresentação BeWater 2015Apresentação BeWater 2015
Apresentação BeWater 2015
 
Apresentacao unifil
Apresentacao unifilApresentacao unifil
Apresentacao unifil
 
Planejamento X Criação
Planejamento X CriaçãoPlanejamento X Criação
Planejamento X Criação
 
Campanha Publicitária
Campanha PublicitáriaCampanha Publicitária
Campanha Publicitária
 
Marketing na Internet
Marketing na InternetMarketing na Internet
Marketing na Internet
 
Marketing na Internet
Marketing na InternetMarketing na Internet
Marketing na Internet
 
Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525
 
Workshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacaoWorkshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacao
 
Teste
TesteTeste
Teste
 
Artigo biga mba
Artigo biga mbaArtigo biga mba
Artigo biga mba
 
Marketing Digital Desafios e Oportunidades
Marketing Digital Desafios e OportunidadesMarketing Digital Desafios e Oportunidades
Marketing Digital Desafios e Oportunidades
 
Apresentação inova.etc
Apresentação inova.etcApresentação inova.etc
Apresentação inova.etc
 
Atps relacionamento com o consumidor
Atps relacionamento com o consumidorAtps relacionamento com o consumidor
Atps relacionamento com o consumidor
 
Empreendedores - o caso da Le Charme Porcelanas.pdf
Empreendedores - o caso da Le Charme Porcelanas.pdfEmpreendedores - o caso da Le Charme Porcelanas.pdf
Empreendedores - o caso da Le Charme Porcelanas.pdf
 
Jovem Emprrendedor slide 1.pptx
Jovem Emprrendedor slide 1.pptxJovem Emprrendedor slide 1.pptx
Jovem Emprrendedor slide 1.pptx
 

Plus de Cíntia Dal Bello

Plus de Cíntia Dal Bello (20)

BA Creative Collectibles - Projeto de Stand
BA Creative Collectibles - Projeto de StandBA Creative Collectibles - Projeto de Stand
BA Creative Collectibles - Projeto de Stand
 
Ba creative collectibles 2018.1
Ba creative collectibles 2018.1Ba creative collectibles 2018.1
Ba creative collectibles 2018.1
 
Briefing Converse - relação de peças solicitadas
Briefing Converse - relação de peças solicitadasBriefing Converse - relação de peças solicitadas
Briefing Converse - relação de peças solicitadas
 
Briefing Converse - Chuck Taylor All Star
Briefing Converse - Chuck Taylor All StarBriefing Converse - Chuck Taylor All Star
Briefing Converse - Chuck Taylor All Star
 
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão betaBriefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
 
Exercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de ValsaExercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de Valsa
 
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
 Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2 Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
 
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
 
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
 
BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1
BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1
BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1
 
A criação do cartaz
A criação do cartaz A criação do cartaz
A criação do cartaz
 
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - finalAnálise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
 
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptxAnálise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
 
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAISPIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
 
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitárioAnálise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
 
Briefing de criação exercicio
Briefing de criação exercicioBriefing de criação exercicio
Briefing de criação exercicio
 
Criação em Propaganda: a relação texto x imagem
Criação em Propaganda: a relação texto x imagemCriação em Propaganda: a relação texto x imagem
Criação em Propaganda: a relação texto x imagem
 
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean BaudrillardA Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
 
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
 
Dinâmicas de identidade e exclusão
Dinâmicas de identidade e exclusãoDinâmicas de identidade e exclusão
Dinâmicas de identidade e exclusão
 

Dernier

Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVExpansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
lenapinto
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
PatriciaCaetano18
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
AntonioVieira539017
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
marlene54545
 

Dernier (20)

Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRenascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVExpansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
 
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptxPoesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
 

AV3 - 5 sem - ROTEIRO DE ESTUDOS - 2014/2

  • 1. AV 3 5º Semestre 2014-02 – Mapa de Estudos Questão 1 Matriz PFOA, Ciclo de Vida do Produto e decisões do planejamento estratégico. Questão 2 Etapas do Planejamento Estratégico. Questão 3 Posicionamento de marca. Conforme Kotler, posicionamento de marca “é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. Para o autor, um posicionamento de marca bem definido traz enorme vantagem competitiva para a empresa. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Questão 4 Estratégia de marketing para produto, preço, praça e promoção. Questão 5 Segmentos de mercado. Michael Porter determinou cinco forças que determinam a atratividade intrínseca de lucro a longo prazo de um mercado ou segmento... Pode parecer simples a tarefa de uma empresa em identificar seus concorrentes, mas a faixa de concorrentes reais e potenciais é, na verdade, muito ampla e esta pode estar propensa a ser atingida por novos entrantes, com novas tecnologias, pela internet entre outros. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pág. 240 - São Paulo: Pearson, 2000 – adaptado Questão 6 Preocupações/funções do Executivo de Contas. Questão 7 Formas de remuneração entre agência, cliente e veículo de comunicação. Questão 8 Ferramentas de análise para se medir o retorno do investimento em comunicação. Questão 9 Crescimento e justificativa do mercado brasileiro de mídia mobile. O Brasil está bem nos índices de dispositivos móveis e redes sociais. Geoff Ramsey, diretor do instituto eMarketer, participou do ProXXIma 2014, no Sheraton WTC, em São Paulo, e apresentou dados otimistas em relação ao mercado brasileiro de mídias digitais. Com foco no mercado mobile e de redes sociais, Ramsey mostrou que os consumidores brasileiros estão aderindo cada vez mais: 75% dos brasileiros utilizam multi-telas (mais de uma tela simultaneamente), somando 30 milhões de usuários. Dados gerais sobre a internet revelam que 37% dos brasileiros usam mídias sociais, sendo que 71% são ativos na rede. Esses números superam tanto os índices sul-americanos quanto globais.
  • 2. A fidelização com os usuários através de criação de material inovador, com planejamento de conteúdo interessante e útil foi elemento importante da apresentação. O foco é atrair o cliente, não adianta mais empurrar propaganda. Estratégias como geotargeting, cupons e aplicativos de serviços foram citadas por Ramsey como ótimas ferramentas nesse processo. O investimento em mídia digital deve atingir 18% do mercado brasileiro até 2018. O Brasil está no primeiro lugar na tabela de maior crescimento de gastos em publicidade com dispositivos móveis, com taxa de 120% em 2014 – a Alemanha ocupa o segundo lugar, com 95%, e o Reino Unido é o terceiro, com 90%. Para quem faz parte do segmento, é hora de aproveitar a crescente adesão e solidificação do mercado brasileiro, com uma equipe profissional e iniciativas criativas. Fonte: http://marcativa.com/site_/noticias/mercado-brasileiro-de-midia-mobile-e-o-que-mais- cresceu-no-mundo/ Questão 10 Uso da web e diferentes canais para estratégia de branding. Monitoramento do que é veiculado nas redes sociais e impossibilidade de controle desse conteúdo. Padrão de comunicação em franquias. Questão 11 Zooppa e a publicidade crowdsourcing A Zooppa é uma empresa de publicidade gerada pelo usuário (crowdsourcing advertising). Em outras palavras, a Zooppa é uma rede social para a qual talentos criativos do mundo inteiro criam peças e campanhas publicitárias para marcas com desafios reais de comunicação. O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O que antes era feito por uma empresa com uma equipe dedicada a uma função — criar peças publicitárias, por exemplo — hoje pode ser feito por uma comunidade. A Zooppa chegou ao Brasil em abril de 2010 e já contou com marcas de peso como Axe, Sprite, SKY, Nova Schin e Danone. Um bom sinal que funciona para as empresas. Também tem mais de 10 mil participantes e cerca de 2 mil novos se juntam à comunidade todos os meses. A Zooppa conseguiu armar uma mecânica em que todos saem ganhando: os participantes, as marcas, as agências de propaganda, além da própria Zooppa, é claro. Fonte: http://www.1mais1maiorque2.com.br/cases/zooppa-e-a-publicidade-crowdsourcing/ Questão 12 Buzz marketing É um tipo específico de trabalho de marketing que visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores. Hoje todos os profissionais de marketing vêm enfrentando o mesmo problema: como atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais, com orçamentos menores e retorno esperado pelas empresas sempre aumentando? O buzz marketing se profissionalizou exatamente para atender a esta nova demanda. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing Questão 13 Características e funções dos seguintes profissionais: Diretor de Arte, Arte Finalista e Produtor Gráfico.
  • 3. Questão 14 Fundamentos de sintaxe visual, ilusão ótica, imagem abstrata e representacional. Questão 15 Técnicas utilizadas em propaganda. Segundo Menna Barreto, o apelo visual onírico é o "mais usual e 'psicológico' recurso da propaganda: a ambiência onírica, fantasiosa da realidade, envolvendo o produto com uma atmosfera de sonho, paradisíaca, ideal". Sendo assim, independente do recurso criativo utilizado como principal em uma peça publicitária, esta será marcada, também, pela ambientação onírica. Questão 16 Tipologia. Características da fonte da família linear e família das romanas antigas.
  • 4. Questão 17 Funções do Tema da Campanha. O Tema da Campanha é a forma de abordar um diferencial, um valor e/ou qualidade notável, também conhecido como Promessa Básica, atribuídos a um produto ou serviço, com a escolha de uma linha criativa e de um apelo básico. O tema tem duas funções básicas: construir uma unidade de Campanha, inter-relacionando as peças da Campanha, criando uma unidade presente em todas elas, de maneira que a mensagem esteja completa em cada uma delas; auxiliar no processo de persuasão, aumentando a possibilidade dela ser percebida e lembrada, provocando impacto e estabelecendo empatia com o público-alvo, resultando na venda do produto ou contratação do serviço. Também chamado de Tema Criativo ou Conceito Criativo, o Tema da Campanha é mais que a criação de uma simples peça. É a ideia que pode gerar várias peças que se complementam ao longo da Campanha. Após munir-se de informações (presentes no Briefing de Criação) a respeito do objeto da Comunicação, a Dupla de Criação define o Tema. (Adaptado de Redação Publicitária, de Tania Hoff e Lourdes Gabrielli) Questão 18 Quadrifásico Aristotélico. DÁ PRA CONSTRUIR UMA CIDADE INTEIRA COM TODAS AS CARTAS DE CRÉDITO ENTREGUES PELO CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO CAIXA. Somos líderes na entrega de imóveis no Brasil. Mais de 50 por dia. E em menos de 6 anos já temos mais de 50 mil contemplados. Todos os dias, dezenas de brasileiros realizam o sonho da casa própria. Você também pode ser um deles. O nosso consórcio imobiliário é a melhor alternativa para você comprar, construir, reformar ou ampliar seu imóvel. Sem juros e com uma das menores taxas administrativas do mercado. Agora que você já sabe, morar no que é seu ficou fácil. Acredite. Seu novo imóvel está na CAIXA. Caixa consórcios.
  • 5. Questão 19 Quadrifásico aristotélico e texto de pergunta e resposta. Questão 20 AIDA e a redação publicitária. Ungerer (2004) afirma que os anúncios seguem estratégias diferentes, cujas metas têm sido, frequentemente, condensadas em fórmulas acronímicas - sendo a mais antiga e mais conhecida a fórmula AIDA (Atenção – Interesse - Desejo - Ação). Em redação publicitária as funções de título deve ter harmonia com ilustração (variação verbo-visual) para que ambos cumpram seu papel. Questão 21 IDH O IDH é calculado desde a década de 90 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma das várias agências temáticas da ONU. Seu objetivo é ser uma referência da qualidade de vida que vá além de análises baseadas no critério de renda. Também leva em conta a esperança de vida, a expectativa de anos de estudo e o tempo médio efetivo de estudos. O índice varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Na divulgação do IDH 2014 com base no ano de 2013, o Brasil obteve a colocação 79º em uma lista de 187 países, com o índice de 0,744, a desigualdade econômica (distribuição de renda) ainda é o grande obstáculo para uma melhor colocação nesse índice. Na América Latina, o Brasil perde no ranking para Chile (41ª posição), Cuba (44ª), Argentina (49ª), Uruguai (50ª), Bahamas (51ª), Antígua e Barbuda (61ª), Trinidad e Tobago (64ª), Panamá (65ª), Venezuela (67ª), Costa Rica (68ª), México (71ª) e Ilha de São Cristóvão (73ª). O país líder do IDH continua sendo a Noruega, seguida por Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos.
  • 6. (Fonte: http://www.cartacapital.com.br/internacional/brasil-eleva-idh-em-2013-2379.html) Questão 22 A crise do Euro. A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Questão 23 Conflitos no Oriente Médio. O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Questão 24 Por que o Ebola pode ser considerado uma ocorrência de emergência de saúde pública. Considerando que o Ebola é apenas mais uma das epidemias que ameaçam a vida dos africanos; a AIDS é a mais letal, foi responsável pela morte de 36 milhões de pessoas desde 1981. A África subsaariana e o Sul Asiático, regiões mais pobres do mundo, são também os locais mais afetados por esses males. Questão 25 Acontecimentos que marcaram o país nas duas últimas décadas. No Brasil, o período dos últimos vinte anos tem sido caracterizado por transformações representativas em vários âmbitos da sociedade. Acontecimentos que marcaram o país nas duas últimas décadas: Plano Real; descoberta do Pré-Sal em 2007; em razão do fortalecimento da economia brasileira, em 2008, o Brasil exerceu a presidência do G-2; o país foi escolhido como sede de dois megaeventos esportivos: Copa do Mundo e Olimpíadas.