Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Aula Branding - Re branding

311 vues

Publié le

Curso: Publicidade e Propaganda
Matéria: Branding
Professor Gabriel Ferraciolli

Publié dans : Marketing
  • Soyez le premier à commenter

Aula Branding - Re branding

  1. 1. Criação de Marcas Prof.º Gabriel Ferraciolli
  2. 2. Re-Branding
  3. 3. Tudo novo de novo Processo de criação de uma nova marca, nome, logótipo, identidade ou a combinação de todos estes elementos. Novo posicionamento Se posicionado: gradual Se não bem posicionada: tempo curto Necessidade: atualização, concorrentes, inovação, fusão, aquisição, nova direção, imagem negativa.
  4. 4. Novos posicionamentos requer novas identidades.
  5. 5. Mudança Consciente De longe deve-se apenas pensar como uma simples plástica na identificação visual, o Rebranding deve ser parte de uma estratégia global de marca, produtos ou serviços, e pode envolver uma mudança radical na marca figurativa, nominativa, na imagem da empresa, suas estratégias de marketing e na criação de novos conceitos em comunicação. O objetivo é reposicionar a marca ou a empresa e seu perfil frente ao mercado ou mesmo promover melhorias em sua imagem. Seja para revitalizar, recuperar ou recriar valores, projetos bem sucedidos de Rebranding trazem resultados significativos na maneira como a empresa é percebida pelo mercado.
  6. 6. Case: Solvay (Bélgica) A Solvay é um grupo químico internacional, fundado em 1863, na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Criada inicialmente com o intuito de produzir carbonato de sódio, através do processo de solvay, desenvolvido pelo seu fundador, Ernest Solvay, a empresa passou a centrar a sua atividade, sobretudo, na área dos químicos e na área dos plásticos. Para além destas duas áreas a empresa também estava presente, até 2009, nos produtos farmacêuticos, mas vendeu a totalidade do negócio à empresa norte-americana Abbot Laboratoires. Em Abril de 2011 a Solvay adquiriu a Rhodia, uma das maiores empresas francesas da área dos químicos. A nova imagem da Solvay, segundo os responsáveis, representa uma identidade corporativa totalmente nova, conjugando as noções de inovação, experiência e modernidade, e também a capacidade que o grupo tem para se reinventar. Na nova imagem é salientado o S, imagem de marca do grupo, e também a cor azul, acompanha a empresa ao longo da história. Este novo logotipo tem o objetivo de passar a imagem de um objeto 3D, como algo que está a meio caminho entre um líquido e um sólido, de forma a refletir as atividades centrais da empresa. https://youtu.be/dtSAMdpTyZ4
  7. 7. A importância de Mudar Não é só querer mudar. É preciso estar pronto para mudar. Revitalizar ou redirecionar o seu negócio exige primeiro mudanças na maneira de pensar de toda a empresa. Todo o pessoal deve estar apto a abandonar estratégias consideradas perfeitas até agora. Há algum tempo se dizia que o modelo das empresas deveria mudar a cada cinco anos. Não é exagero afirmar que esse prazo já foi reduzido para três anos hoje em dia. Como você faz, o que você faz e o que você oferece devem estar sempre em evolução. Assim, o primeiro passo é estar aberto para as mudanças ou ajustes na forma como você faz negócios e se relaciona com o mercado, além de se preparar para o surgimento de novas oportunidades.
  8. 8. Case: American Airlines (U.S.A.) Fundada em Maio de 1934, esta companhia aérea foi a sucessora da American Airways, que tinha sido criada em 1930 pela Aviation Corporation. Inicialmente a companhia tinha como principal objetivo o transporte de encomendas postais, mas após 1935 a aposta passou a ser no transporte de passageiros. Em 1998, juntamente com outras quatro empresas de aviação foi criada a aliança oneworld, que começou a funcionar efetivamente no ano seguinte. Também neste ano, a empresa concluiu a aquisição da Reno Air e da TWA. No ano 2001 a companhia perdeu três aeronaves, no 11 de Setembro,, também nesse ano, perdeu um A300 em NY. Atualmente, a American Airlines conta com cerca de 600 aeronaves, cerca de 400 Boeing e 200 Douglas MD-80. A nova imagem da American Airlines, segundo os responsáveis, foi projetada para refletir a paixão e o espírito exclusivamente americano, onde as principais cores do país, o vermelho, azul e branco, foram atualizados para transmitir uma imagem mais vibrante e acolhedora da América, nomeadamente na cauda do avião, onde as tiras da bandeira se destacam. O novo logotipo, uma águia estilizada, incorpora as cores e os símbolos que as pessoas ligam aos EUA. https://youtu.be/J-KD0PdI1Ek
  9. 9. Mudança como Missão Aproveite o processo de Rebranding para conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa, ter uma visão global de toda a sua estrutura e não apenas um passar de olhos. Antes de embarcar em uma mudança de marca, conceito ou produtos é bom ter em mente duas coisas: deixar claro qual problema você está tentando resolver; e tornar essa mudança uma missão, um projeto onde toda a equipe deverá estar engajada.
  10. 10. Case: Nivea (Alemanha) Tudo começou quando, em 1911, o farmacêutico Oscar Tropolitz reconheceu o potencial do Eucerit, um produto desenvolvido pelo químico Isaa Lifschutz, que possibilitava a junção de água com óleo num creme estável, vindo esta emolusão a servir de base para o creme cosmético. O nome do creme Nivea, é inspirado na brancura da neve, pois o nome deriva das palavras latinas 'nix' (neve) e 'nivis' (da neve). Desde então, os produtos Nivea, tornaram-se num sucesso mundial, dado que não perde qualidade durante a exportação. Três anos depois do seu lançamento o creme já estava presente em países de quatro continentes. A nova imagem da Nivea é inspirada na centenária lata azul do creme da marca, não se ficando apenas pelo logótipo da marca, servindo também de inspiração para toda a linha de 'packaging', onde são utilizados com maior frequência os tons azul e branco e as formas arredondadas. Outra das grandes diferenças é na tampa das embalagens onde será visível o novo logótipo da marca, com a inclinação certa, para que seja reconhecido de imediato pelo consumidor.
  11. 11. Converse com o Mercado Questione os seus consumidores, funcionários, parceiros, fornecedores sobre a sua empresa, seus produtos, serviços e a influência da sua marca. Descubra o que os atrai ou os distancia; como é fazer negócios com a sua empresa. Deixe claro o seu posicionamento frente ao mercado. Indague sobre o valor daquilo que você faz ou representa. Avalie a satisfação do seu consumidor, o diferencial da sua marca, e se ainda há relevância em seu produto ou serviço. Essa interface trará informações vitais para o futuro da sua empresa.
  12. 12. Case: Pedigree (Inglaterra) A Pedigree Petfoods é uma empresa inglesa de alimentos para animais de estimação, em particular para cães (Pedigree Pal) e para gatos (Whiskas). A origem desta empresa remonta a 1932, em que a Chappel Brothers produzia o "Chappie", alimentos para cães. O sucesso daquele produto foi tão grande que a empresa, em 1939 viria a mudar de nome para Chappie, Ltd. Em 1951, a Chappie, Ltd. que estava sediada na cidade de Slough (Inglaterra) atingiu um volume de vendas de um milhão de libras e mudou-se para uma fábrica maior na região de Melton Mowbray. Aí a produção aumentou de tal forma que foi necessário diversificar os produtos fabricados e para além do Chappie a empresa passou a fabricar outros produtos, alterando o seu nome para Petfoods, Lda., ficando a marca "Chappie" ligada apenas ao alimento para cães. No ano de 1972 a empresa voltou a alterar o nome para Pedigree Petfoods, Ltd., tornando-se parte da Mars Corporation, nesse mesmo ano. Durante a década de 1970, a empresa empregava cerca de 2500 empregados e produzia perto de 400 mil toneladas de alimentos para animais de estimação por ano.
  13. 13. Coloque em Prática Pequenas e médias empresas se adaptam com mais facilidade ao processo de Rebranding. Em vez de implementar a revitalização e mudanças gradualmente como fazem as grandes companhias, as pequenas e médias têm a oportunidade de colocar essa estratégia em ação em um curto espaço de tempo, principalmente quando a marca ainda não é muito conhecida. Em outras palavras, elas experimentam maior mobilidade ao implementar as mudanças. Em todos os casos, a ação de Rebranding pode tornar-se uma importante decisão no sentido da empresa ser vista com mais seriedade pelo mercado, tornar-se mais agressiva e respeitada pelos concorrentes.
  14. 14. Case: Volkswagem (Alemanha) A Volkswagen é uma marca de automóveis, fundada em 1937, com sede em Wolfsburg na Alemanha. Esta empresa alemã, cujo nome significa "carro do povo", teve o seu primeiro êxito em 1948 com o Volkswagen Carocha (Beetle), com as suas vendas a ultrapassarem os 21 milhões de unidades. A icónica carrinha Volkswagen Type 2 (também conhecida, em Portugal, como "pão-de-forma") foi lançada em 1950. Atualmente o Grupo Volkswagen é proprietário de várias marcas, nomeadamente, Audi, Bentley, Bugatti,Ducati, MAN, Lamborghini, Porsche, SEAT, Skoda, e Scania. Este ligeiro redesenho da imagem da Volkswagen surgiu com a apresentação do novo modelo do Golf, com a alteração no logotipo do desenho das letras, onde antes era vísivel uma sombra no fundo azul, passa agora a existir um desenho tridimensional das letras.
  15. 15. Saiba Mais http://www.dfa.com.br/rebranding.html http://rebrand.blogs.sapo.pt/18514.html http://www.b9.com.br/57110/advertising/leite- de-rosas-moderniza-marca-para-alcancar-novo- publico/ http://www.b9.com.br/20961/design/b9- pergunta-porque-a-nova-marca-de-o-boticario- e-assim/ http://www.b9.com.br/50757/advertising/ja-era- de-se-esperar-malaysia-airlines-pode-apostar- em-rebranding/ http://www.b9.com.br/48212/design/agora-que- seu-consumo-e-legal-maconha-ganha-nova- identidade-visual/ http://www.b9.com.br/20961/design/b9- pergunta-porque-a-nova-marca-de-o-boticario- e-assim/
  16. 16. obrigado! Prof.º Gabriel Ferraciolli

×