SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  18
10 Coisas que você precisa saber  sobre a TV Digital clique
A TV digital chegará em dezembro a São Paulo sem um dos seus principais atrativos: a interatividade. Sem a definição dos padrões do middleware, sistema operacional da televisão digital, a tendência é que a indústria lance apenas um conversor simples até o fim do ano.  Mas muita gente que ainda não sabe o que é a TV Digital. Veja abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre antes de aderir ao novo sistema.
A TV digital proporciona imagem com maior definição (a resolução média da TV analógica é de 480 linhas, enquanto na digital é de 1.080 linhas) e cores mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo). O formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9), como a tela de cinema, diferente do padrão analógico (4:3). Enquanto no sistema analógico a emissora pode enviar apenas um programa por vez, no digital é possível enviar até seis programas simultaneamente, permitindo variar a programação ou oferecer uma experiência mais rica, como assistir um jogo a partir de câmeras diferentes.  Além disso, é possível receber informações junto com a programação, como detalhes do que aconteceu no último capítulo da novela, dados estatísticos em um jogo de futebol ou a sinopse de um filme. Por fim, é possível interagir com a programação, votando no time mais cotado para ganhar uma partida pelo controle remoto, por exemplo.   1. Afinal, o que é TV digital?
2. Eu vou ter de trocar a minha TV por uma nova? Não. Você poderá adquirir um adaptador, conhecido como set-top box, que permitirá que a TV que você tem em casa receba o sinal digital. Qualquer televisor será compatível com o aparelho, desde que tenha entrada para DVD ou aparelho de videocassete. Porém, se você quiser assistir à TV digital em alta definição, que exige mais linhas de resolução, terá que adquirir um novo aparelho compatível com HDTV (High Definition Television).
3. Minha antena de TV vai para o lixo? Não, o sistema brasileiro foi desenvolvido de forma a aproveitar as antenas externas e internas para a recepção do sinal, tanto as que recebem sinal em UHF, quanto as parabólicas, que operam na banda C.
4. Quando vai custar o set-top box? O preço do set-top box para o consumidor hoje, segundo estimativa do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), seria de cerca de 500 reais, com recursos de interatividade, compatibilidade com alta definição e suporte ao forma MPEG-4. Já segundo dados do CPqD, o custo médio de um conversor no Brasil hoje seria de 400 a 800 reais - de acordo com os recursos disponíveis em cada modelo -, mas poderia chegar a uma faixa de 300 a 700 até a data de início do funcionamento da TV digital no País.
5. Quais as vantagens de ter uma TV ou um adaptador para TV digital? Nenhuma, a qualidade de imagem é a mesma.  A única diferença é que a TV digital traz o adaptador embutido.
Não necessariamente. As TVs de LCD e plasma, em geral, possuem a definição mais adequada para a TV digital, o que significa que a imagem será melhor. Mas para receber o sinal digital será preciso adquirir o conversor ou set-top box. Além disso, para receber conteúdo em alta definição, o aparelho deve ser compatível com HDTV (High Definition Television), ou seja, trazer 1.080 linhas de resolução.  6. Acabei de comprar um TV de plasma ou uma TV LCD. Elas estão prontas para a TV digital?
7. Vou poder assistir à TV digital no meu computador? Sim, já está sendo desenvolvendo um chip que poderá ser acoplado ao desktop ou ao notebook para receber o sinal digital, com custo médio de 50 dólares (130 reais).
8. Vou poder assistir à TV digital no meu celular?  Vai ser paga? Tecnicamente sim e sem nenhum custo (pois a TV aberta é gratuita), mas o modelo de negócio ainda precisa ser definido e isso vai depender de decisões regulatórias do governo e do diálogo entre as indústrias de radiodifusão e telecomunicações .
9. Todos os canais disponíveis na TV aberta hoje vão estar disponíveis de imediato em sinal digital? Não necessariamente. Para migrar para o sistema digital, as emissoras terão que investir na troca de equipamentos, portanto provavelmente as empresas com mais recursos migrarão primeiro.
10. Se eu não comprar o conversor, não vou mais poder assistir a TV aberta? Você poderá assistir normalmente a programação aberta na sua TV atual, pois a previsão de tempo para migração do sistema analógico para o digital é de 10 anos. Até lá, as emissoras são obrigadas a manter a transmissão analógica. Fonte: IdgNow
Conheça os planos  das emissoras  para a TV digital
As emissoras de TV tiveram de realizar mudanças para o início das transmissões digitais, marcado para 2 de dezembro na Grande São Paulo. Além de passarem a transmitir também em UHF – essa é a freqüência do sinal digital   –, a nova tecnologia exige transformações na maneira como as emissoras produzem e filmam seus programas. Com a alta definição da TV digital, por exemplo, detalhes que antes passavam despercebidos para o público ficarão visíveis.  Apesar de as emissoras de São Paulo terem canais diferentes para as transmissões analógica (VHF) e digital (UHF), os adeptos à TV digital não precisarão decorar novos números: uma função chamada canal virtual faz com que, ao digitar o número 5, o conversor sintonize a TV Globo transmitida digitalmente (canal 18 no UHF), por exemplo.  Foi enviado um questionário com cinco perguntas para emissoras ligadas à estréia da TV digital no Brasil: Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV e Band. O SBT não respondeu ao questionário. Confira as respostas referentes ao início da transmissão digital na Grande São Paulo:
Qual o número do canal UHF da emissora, para as transmissões digitais?  Cultura (2 em VHF) - 24 em UHF  SBT (4) - 28  Globo (5) - 18  Record (7) - 20  Rede TV (9) - 29  Band (13) - 23
Que tipo de conteúdo em alta definição estará disponível no dia 2/12? Cultura - Nenhum. A emissora ainda não está produzindo nesse formato.  Globo - Novela “Duas Caras” e jogos de futebol.  Record - A ser definido.  Rede TV - Série “Donas de Casa Desesperadas”  Band - Todo o conteúdo exibido no horário das 18h à 1h.
Depois da estréia da TV digital, o que terá prioridade para ser filmado em alta definição?  Cultura - A emissora afirma não ter como prioridade a transmissão em alta definição. O foco é a multi-programação, “que possibilita maior oferta de conteúdo infantil, educacional, cultural e artístico”.  Globo - Depois da estréia com a novela das oito e jogos de futebol, a emissora estuda a possibilidade de produzir conteúdos semanais em alta definição.  Record - Novelas, futebol, filmes e séries.  Rede TV - Programas jornalísticos e de entretenimento.  Band - Novela, jornalismo e esportes.
Que tipo de adaptações a emissora teve de fazer para realizar a filmagem de conteúdo apropriado para a TV digital?  Cultura - A emissora adquiriu switchers, servidores e câmeras. Agora, está em processo de adequação das produções para a nova tecnologia, reforma física nas áreas operacionais e treinamento operacional.  Globo - A empresa adquiriu soluções específicas para setores técnicos, como vídeo, áudio, iluminação, fotografia, cenografia, maquiagem e figurino. Aos poucos, a emissora também está reformando seus estúdios para adaptá-los às novas tecnologias.  Record - Além dos investimentos em equipamentos, teve de fazer adaptações nas produções para o novo formato de tela cheia (16:9) e de alta definição.  Rede TV - Adaptações de equipamento na captação, armazenamento, edição, central técnica, exibição e difusão. Além das áreas técnicas, a cenografia, maquiagem e área artística também passaram por adptações para uma maior resolução e diferenciação de enquadramento.  Band - A emissora divulga que, em 2007, a previsão de investimento para a implementação da tevê digital é de R$ 40 milhões.  Pesquisa: Site g1.globoNoticias/Tecnologia

Contenu connexe

Tendances

TV Analógica e Digital
TV Analógica e DigitalTV Analógica e Digital
TV Analógica e Digital
everaldoperin
 

Tendances (19)

Tv Digital
Tv DigitalTv Digital
Tv Digital
 
Introdução a interatividade na TV Digital - ICMC USP São Carlos -SP
Introdução a interatividade na TV Digital - ICMC USP São Carlos -SPIntrodução a interatividade na TV Digital - ICMC USP São Carlos -SP
Introdução a interatividade na TV Digital - ICMC USP São Carlos -SP
 
Tv Digital O Que Voce Precisa Saber
Tv Digital O Que Voce Precisa SaberTv Digital O Que Voce Precisa Saber
Tv Digital O Que Voce Precisa Saber
 
Palestra TV Digital
Palestra TV Digital Palestra TV Digital
Palestra TV Digital
 
TV Analógica e Digital
TV Analógica e DigitalTV Analógica e Digital
TV Analógica e Digital
 
Tv Digital Perspectivas Para A Tv PúBlica
Tv Digital  Perspectivas Para A Tv PúBlicaTv Digital  Perspectivas Para A Tv PúBlica
Tv Digital Perspectivas Para A Tv PúBlica
 
Broadcast day-2010-star-one-sspi
Broadcast day-2010-star-one-sspiBroadcast day-2010-star-one-sspi
Broadcast day-2010-star-one-sspi
 
TV analogica x TV digital
TV analogica x TV digitalTV analogica x TV digital
TV analogica x TV digital
 
Apresentação resumida - Características da TV digital - Profa Erika Zuza - 15...
Apresentação resumida - Características da TV digital - Profa Erika Zuza - 15...Apresentação resumida - Características da TV digital - Profa Erika Zuza - 15...
Apresentação resumida - Características da TV digital - Profa Erika Zuza - 15...
 
Projeto TCC - Estudo sobre a TV Digital Terrestre no Brasil - Aspectos técnic...
Projeto TCC - Estudo sobre a TV Digital Terrestre no Brasil - Aspectos técnic...Projeto TCC - Estudo sobre a TV Digital Terrestre no Brasil - Aspectos técnic...
Projeto TCC - Estudo sobre a TV Digital Terrestre no Brasil - Aspectos técnic...
 
Palestra TV Digital - Interatividade Mobilidade
Palestra TV Digital - Interatividade MobilidadePalestra TV Digital - Interatividade Mobilidade
Palestra TV Digital - Interatividade Mobilidade
 
Padrão de TV Nipo Brasileiro
Padrão de TV Nipo BrasileiroPadrão de TV Nipo Brasileiro
Padrão de TV Nipo Brasileiro
 
1 Tv Digital 1sem2008
1 Tv Digital 1sem20081 Tv Digital 1sem2008
1 Tv Digital 1sem2008
 
Audiovisual Digital Interativo De Alta Definic
Audiovisual Digital Interativo De Alta DefinicAudiovisual Digital Interativo De Alta Definic
Audiovisual Digital Interativo De Alta Definic
 
Infnet Palestra Tv Digital
Infnet   Palestra Tv DigitalInfnet   Palestra Tv Digital
Infnet Palestra Tv Digital
 
Introdução à Tv digital - Dataprev
Introdução à Tv digital - Dataprev Introdução à Tv digital - Dataprev
Introdução à Tv digital - Dataprev
 
Planos DTH GVT TV - Cartilha para vendas
Planos DTH GVT TV - Cartilha para vendasPlanos DTH GVT TV - Cartilha para vendas
Planos DTH GVT TV - Cartilha para vendas
 
por TELE-satellite 1007
por TELE-satellite 1007por TELE-satellite 1007
por TELE-satellite 1007
 
Td tpower
Td tpowerTd tpower
Td tpower
 

En vedette

En vedette (7)

Aula 3 ebranding
Aula 3   ebrandingAula 3   ebranding
Aula 3 ebranding
 
Palestra TV Digital
Palestra TV DigitalPalestra TV Digital
Palestra TV Digital
 
Introdução à TV digital interativa
Introdução à TV digital interativaIntrodução à TV digital interativa
Introdução à TV digital interativa
 
Especificação Técnica do Amplificador de Potência 35 dB 1V-1GHz PQAP-6350 Pr...
Especificação Técnica do Amplificador de Potência 35 dB 1V-1GHz  PQAP-6350 Pr...Especificação Técnica do Amplificador de Potência 35 dB 1V-1GHz  PQAP-6350 Pr...
Especificação Técnica do Amplificador de Potência 35 dB 1V-1GHz PQAP-6350 Pr...
 
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
 
Designing Teams for Emerging Challenges
Designing Teams for Emerging ChallengesDesigning Teams for Emerging Challenges
Designing Teams for Emerging Challenges
 
How to Become a Thought Leader in Your Niche
How to Become a Thought Leader in Your NicheHow to Become a Thought Leader in Your Niche
How to Become a Thought Leader in Your Niche
 

Similaire à TV Digital

Tvdigital 090627215551-phpapp02
Tvdigital 090627215551-phpapp02Tvdigital 090627215551-phpapp02
Tvdigital 090627215551-phpapp02
Karlys Brito
 
A Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdf
A Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdfA Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdf
A Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdf
OdilonLima4
 
Bê a bá da tv digital
Bê a bá da tv digitalBê a bá da tv digital
Bê a bá da tv digital
Luara Schamó
 
1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA
1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA
1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA
Cândido Sales Gomes
 
Google tv desafios e oportunidades na tv conectada
Google tv desafios e oportunidades na tv conectadaGoogle tv desafios e oportunidades na tv conectada
Google tv desafios e oportunidades na tv conectada
Aécio Costa
 

Similaire à TV Digital (20)

Tv digital
Tv digitalTv digital
Tv digital
 
Tvdigital 090627215551-phpapp02
Tvdigital 090627215551-phpapp02Tvdigital 090627215551-phpapp02
Tvdigital 090627215551-phpapp02
 
A Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdf
A Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdfA Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdf
A Televisão Digital no Brasil - Tecnologia e Desafios.pdf
 
Bê a bá da tv digital
Bê a bá da tv digitalBê a bá da tv digital
Bê a bá da tv digital
 
Trabalho Faculdade TECCINE - Mercado AudioVisual ( Barone )
Trabalho Faculdade TECCINE - Mercado AudioVisual ( Barone )Trabalho Faculdade TECCINE - Mercado AudioVisual ( Barone )
Trabalho Faculdade TECCINE - Mercado AudioVisual ( Barone )
 
por TELE-satellite-1101
por TELE-satellite-1101por TELE-satellite-1101
por TELE-satellite-1101
 
Legados tecnologicos 2014
Legados tecnologicos 2014Legados tecnologicos 2014
Legados tecnologicos 2014
 
Broadcast day 2011_nab-starone
Broadcast day 2011_nab-staroneBroadcast day 2011_nab-starone
Broadcast day 2011_nab-starone
 
Marcelo bechara painel 4 - mc -
Marcelo bechara  painel 4 - mc - Marcelo bechara  painel 4 - mc -
Marcelo bechara painel 4 - mc -
 
Legados tecnologicos 2014
Legados tecnologicos 2014Legados tecnologicos 2014
Legados tecnologicos 2014
 
1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA
1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA
1.II SACIC - 2010 - Desenvolvimento de Aplicações para TVDigital com NCLUA
 
Tv digital
Tv digitalTv digital
Tv digital
 
Java na TV Digital - Programando interatividade com JavaDTV
Java na TV Digital - Programando interatividade com JavaDTVJava na TV Digital - Programando interatividade com JavaDTV
Java na TV Digital - Programando interatividade com JavaDTV
 
Google tv desafios e oportunidades na tv conectada
Google tv desafios e oportunidades na tv conectadaGoogle tv desafios e oportunidades na tv conectada
Google tv desafios e oportunidades na tv conectada
 
Guia tdt
Guia tdtGuia tdt
Guia tdt
 
Dvbshopplayer
DvbshopplayerDvbshopplayer
Dvbshopplayer
 
Guia TDT
Guia TDTGuia TDT
Guia TDT
 
Guia tdt
Guia tdtGuia tdt
Guia tdt
 
Schuller Mkt Digital
Schuller Mkt DigitalSchuller Mkt Digital
Schuller Mkt Digital
 
Ricardo (tdt)
Ricardo (tdt)Ricardo (tdt)
Ricardo (tdt)
 

TV Digital

  • 1. 10 Coisas que você precisa saber sobre a TV Digital clique
  • 2. A TV digital chegará em dezembro a São Paulo sem um dos seus principais atrativos: a interatividade. Sem a definição dos padrões do middleware, sistema operacional da televisão digital, a tendência é que a indústria lance apenas um conversor simples até o fim do ano. Mas muita gente que ainda não sabe o que é a TV Digital. Veja abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre antes de aderir ao novo sistema.
  • 3. A TV digital proporciona imagem com maior definição (a resolução média da TV analógica é de 480 linhas, enquanto na digital é de 1.080 linhas) e cores mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo). O formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9), como a tela de cinema, diferente do padrão analógico (4:3). Enquanto no sistema analógico a emissora pode enviar apenas um programa por vez, no digital é possível enviar até seis programas simultaneamente, permitindo variar a programação ou oferecer uma experiência mais rica, como assistir um jogo a partir de câmeras diferentes. Além disso, é possível receber informações junto com a programação, como detalhes do que aconteceu no último capítulo da novela, dados estatísticos em um jogo de futebol ou a sinopse de um filme. Por fim, é possível interagir com a programação, votando no time mais cotado para ganhar uma partida pelo controle remoto, por exemplo. 1. Afinal, o que é TV digital?
  • 4. 2. Eu vou ter de trocar a minha TV por uma nova? Não. Você poderá adquirir um adaptador, conhecido como set-top box, que permitirá que a TV que você tem em casa receba o sinal digital. Qualquer televisor será compatível com o aparelho, desde que tenha entrada para DVD ou aparelho de videocassete. Porém, se você quiser assistir à TV digital em alta definição, que exige mais linhas de resolução, terá que adquirir um novo aparelho compatível com HDTV (High Definition Television).
  • 5. 3. Minha antena de TV vai para o lixo? Não, o sistema brasileiro foi desenvolvido de forma a aproveitar as antenas externas e internas para a recepção do sinal, tanto as que recebem sinal em UHF, quanto as parabólicas, que operam na banda C.
  • 6. 4. Quando vai custar o set-top box? O preço do set-top box para o consumidor hoje, segundo estimativa do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), seria de cerca de 500 reais, com recursos de interatividade, compatibilidade com alta definição e suporte ao forma MPEG-4. Já segundo dados do CPqD, o custo médio de um conversor no Brasil hoje seria de 400 a 800 reais - de acordo com os recursos disponíveis em cada modelo -, mas poderia chegar a uma faixa de 300 a 700 até a data de início do funcionamento da TV digital no País.
  • 7. 5. Quais as vantagens de ter uma TV ou um adaptador para TV digital? Nenhuma, a qualidade de imagem é a mesma. A única diferença é que a TV digital traz o adaptador embutido.
  • 8. Não necessariamente. As TVs de LCD e plasma, em geral, possuem a definição mais adequada para a TV digital, o que significa que a imagem será melhor. Mas para receber o sinal digital será preciso adquirir o conversor ou set-top box. Além disso, para receber conteúdo em alta definição, o aparelho deve ser compatível com HDTV (High Definition Television), ou seja, trazer 1.080 linhas de resolução. 6. Acabei de comprar um TV de plasma ou uma TV LCD. Elas estão prontas para a TV digital?
  • 9. 7. Vou poder assistir à TV digital no meu computador? Sim, já está sendo desenvolvendo um chip que poderá ser acoplado ao desktop ou ao notebook para receber o sinal digital, com custo médio de 50 dólares (130 reais).
  • 10. 8. Vou poder assistir à TV digital no meu celular? Vai ser paga? Tecnicamente sim e sem nenhum custo (pois a TV aberta é gratuita), mas o modelo de negócio ainda precisa ser definido e isso vai depender de decisões regulatórias do governo e do diálogo entre as indústrias de radiodifusão e telecomunicações .
  • 11. 9. Todos os canais disponíveis na TV aberta hoje vão estar disponíveis de imediato em sinal digital? Não necessariamente. Para migrar para o sistema digital, as emissoras terão que investir na troca de equipamentos, portanto provavelmente as empresas com mais recursos migrarão primeiro.
  • 12. 10. Se eu não comprar o conversor, não vou mais poder assistir a TV aberta? Você poderá assistir normalmente a programação aberta na sua TV atual, pois a previsão de tempo para migração do sistema analógico para o digital é de 10 anos. Até lá, as emissoras são obrigadas a manter a transmissão analógica. Fonte: IdgNow
  • 13. Conheça os planos das emissoras para a TV digital
  • 14. As emissoras de TV tiveram de realizar mudanças para o início das transmissões digitais, marcado para 2 de dezembro na Grande São Paulo. Além de passarem a transmitir também em UHF – essa é a freqüência do sinal digital –, a nova tecnologia exige transformações na maneira como as emissoras produzem e filmam seus programas. Com a alta definição da TV digital, por exemplo, detalhes que antes passavam despercebidos para o público ficarão visíveis. Apesar de as emissoras de São Paulo terem canais diferentes para as transmissões analógica (VHF) e digital (UHF), os adeptos à TV digital não precisarão decorar novos números: uma função chamada canal virtual faz com que, ao digitar o número 5, o conversor sintonize a TV Globo transmitida digitalmente (canal 18 no UHF), por exemplo. Foi enviado um questionário com cinco perguntas para emissoras ligadas à estréia da TV digital no Brasil: Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV e Band. O SBT não respondeu ao questionário. Confira as respostas referentes ao início da transmissão digital na Grande São Paulo:
  • 15. Qual o número do canal UHF da emissora, para as transmissões digitais? Cultura (2 em VHF) - 24 em UHF SBT (4) - 28 Globo (5) - 18 Record (7) - 20 Rede TV (9) - 29 Band (13) - 23
  • 16. Que tipo de conteúdo em alta definição estará disponível no dia 2/12? Cultura - Nenhum. A emissora ainda não está produzindo nesse formato. Globo - Novela “Duas Caras” e jogos de futebol. Record - A ser definido. Rede TV - Série “Donas de Casa Desesperadas” Band - Todo o conteúdo exibido no horário das 18h à 1h.
  • 17. Depois da estréia da TV digital, o que terá prioridade para ser filmado em alta definição? Cultura - A emissora afirma não ter como prioridade a transmissão em alta definição. O foco é a multi-programação, “que possibilita maior oferta de conteúdo infantil, educacional, cultural e artístico”. Globo - Depois da estréia com a novela das oito e jogos de futebol, a emissora estuda a possibilidade de produzir conteúdos semanais em alta definição. Record - Novelas, futebol, filmes e séries. Rede TV - Programas jornalísticos e de entretenimento. Band - Novela, jornalismo e esportes.
  • 18. Que tipo de adaptações a emissora teve de fazer para realizar a filmagem de conteúdo apropriado para a TV digital? Cultura - A emissora adquiriu switchers, servidores e câmeras. Agora, está em processo de adequação das produções para a nova tecnologia, reforma física nas áreas operacionais e treinamento operacional. Globo - A empresa adquiriu soluções específicas para setores técnicos, como vídeo, áudio, iluminação, fotografia, cenografia, maquiagem e figurino. Aos poucos, a emissora também está reformando seus estúdios para adaptá-los às novas tecnologias. Record - Além dos investimentos em equipamentos, teve de fazer adaptações nas produções para o novo formato de tela cheia (16:9) e de alta definição. Rede TV - Adaptações de equipamento na captação, armazenamento, edição, central técnica, exibição e difusão. Além das áreas técnicas, a cenografia, maquiagem e área artística também passaram por adptações para uma maior resolução e diferenciação de enquadramento. Band - A emissora divulga que, em 2007, a previsão de investimento para a implementação da tevê digital é de R$ 40 milhões.  Pesquisa: Site g1.globoNoticias/Tecnologia