SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  5
Cuidado por onde andas!
Cuidado por onde andas Prov. 14:12  - Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. Introdução è Quando se fala em caminho, logo vem em nossa mente:  Qual será o caminho verdadeiro? Há tantos caminhos!  Isso é uma mentira muito bem preparada pelo nosso inimigo para nos enganar.  A Bíblia fala que existem apenas dois caminhos: o caminho largo, que conduz para a perdição eterna e o caminho estreito, que conduz a vida eterna: Mat 7:13 e 14  “ Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),  14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Outro fato que deve ser considerado é o de que nosso caminho não tem volta e uma vez que existem apenas dois caminhos, o que conduz a vida eterna e o que conduz a perdição eterna, somente saberemos para onde o caminho que estamos andando nos levará quando chegarmos lá.  >>> E quando ele terminar, não tem mais como voltar atrás para pegar o outro caminho. Por isso que a exortação do nosso texto básico é pertinente, e nos exorta a viver em  um constante estado de alerta , analisando se o caminho pelo qual estamos andando é o caminho  que conduz a perdição eterna ou o caminho que conduz a vida eterna. E quando pensamos em andar no caminho certo, seguro, há um salmo que jamais pode ser esquecido.  Ele nos mostra três aspectos de separação de Deus presente na vida daqueles que andam em conformidade com este mundo, participando dos seus costumes. Sal. 1:1  “É Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” 1 2 Segundo este verso, aquele que anda no caminho que conduz a vida eterna precisa policiar sua vida em três grandes detalhes: 1 – Não andar segundo o conselho dos ímpios Não andar segundo as opiniões e os pensamentos daqueles que não crêem em Deus.
O sábio Salomão nos deixou um conselho que não podemos deixar de ouvir: Pv 1.10  “ Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” Há dois verbos que são o centro da mensagem deste texto:  Seduzir e consentir . Eles expressam duas ações. O inimigo  seduz .  Esse é o seu trabalho e razão da sua vida. A Bíblia chama o inimigo de Deus de “O sedutor de todo o mundo” Apoc. 12:4 Seduzir significa literalmente “atrair e prender com sebo”  Isto é basicamente: “Atrair usando engano” A outra ação é   consentir .  Ninguém é seduzido sem consentir.  O consentimento envolve a liberdade e o poder de decisão de cada um. O diabo seduz porque o ser humano é livre. Ninguém pode obrigá-lo a fazer nada se não quiser. Para a sua maléfica obra de sedução, o inimigo  usa instrumentos humanos. >>> Por isso o conselho é:  “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” 3 4 O diabo não se apresenta como sedutor. Ele se esconde, se disfarça, camufla seus objetivos. Ele sabe que si se apresentasse como é na realidade, todos fugiriam.  Por isso “ vem em forma de amigo ”, que aparentemente quer ajudar. O que não falta são amigos, parentes e tantas outras pessoas que tentam nos fazer desistir do nosso caminho, do nosso alvo, do projeto de vida que formamos quando conhecemos a Jesus. São muitos os que nos dizem que os tempos mudaram que não devemos ser fanáticos e temos mais é que curtir a vida porque ela é curta. Tentam nos convencer de que Deus é amor e que Ele não é tão rígido assim com o pecado e tentam nos induzir a uma vida de liberalidade igual a que vivem.  Não consintas  que tais pessoas te influenciem e te induzam ao erro. Por isso é inadmissível que, aquele que ama a Deus, que tem prazer no Seu caminho, freqüente constantemente festas mundanas, ambientes onde temos certeza de que Jesus não esta ali.  Não faltarão ali exemplos e pessoas para cochichar em seus ouvidos. Precisamos tomar cuidado com nossas amizades, senão de repente estaremos cercados somente de pessoas que queiram nos seduzir e podemos não ser tão fortes quanto pensamos.
5 6 É necessário cuidar do coração, dos desejos, das paixões, para que não venhamos a desejar as panelas de carne do Egito.  Aquilo que para o mundano parece não fazer nenhum mal, é venenoso para a vida cristã. Viver assim é viver perigosamente.  Não podemos permitir que sejamos traídos pela astúcia daquele que quer nos tirar do caminho de Deus e nem dar lugar a dureza de nosso coração.  Ouça um conselho de Pai que nos diz: Prov. 4:26 e 27  “ Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.  Não declines nem para a direita nem para a esquerda;  retira o teu pé do mal.” “ ... retira o teu pé do mal.” Nunca se esqueça da tamanha diferença que há entre o caminho que Deus lhe oferece do caminho dos pecadores. Prov 4:18 - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 2 – Não se deter no caminho dos pecadores Leia a advertência que a Palavra nos dá: Prov. 4:14,15  “ Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.” Se ela nos adverte a nem passar por ele, quanto menos nos deter neste caminho tão cheio de armadilhas. Sabe por que não devemos nos deter pelo caminho dos ímpios? Para não praticar as suas atividades que são más, pois não temem a Deus e não conseguem discernir entre o bem e o mal. Pv 4.16,17 -  “Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;  porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.” Mas nós somos da luz e aonde a luz chega, as trevas se dissipam. Jamais podemos compartilhar as práticas daqueles que andam nas trevas e não agradam a Deus. Não podemos nos comportar como os pecadores. Somos filhos de Deus, criados para a obediência, por isso não podemos ter prazer no caminho do pecado, por mais atraente que ele nos pareça. 3 – Não se assentar na roda dos escarnecedores São zombadores de Deus. É isso que eles fazem em suas rodas de conversas, em seus círculos de amizades.
7 8 Não podemos ter cumplicidade com eles. Não precisamos nos identificar com eles. Não devemos fazer parte de uma comunidade de escarnecedores, que zombam e brincam com Deus. É necessário vivermos em constante estado de alerta, senão, de repente, por alguma distração, podemos nos ver assentados com zombadores, participando de suas brincadeiras de mal gosto. Quem ouvir os sábios conselhos da Palavra de Deus, evitará estar assentado na roda dos escarnecedores, se deliciando com suas piadas imorais. Pv 4.10-12  “ Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.  No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar.  Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Se você estiver andando pelo verdadeiro caminho, aquele que é apertado, difícil, pode correr a vontade, porque não haverá nada em que possas tropeças. Mas se estiver detido em outro caminho, assentado na comodidade e no modismo, cuidado!  Vejas bem por onde andas! Jamais devemos andar com saudades de nosso antigo caminho, o caminho da perdição, pois o retorno a ele impede o fluir das bênçãos de Deus e abre portas para as investidas de satanás, atraindo tristeza, depressão, fracasso e derrota. Colocar a confiança em Deus, viver segundo a Sua palavra, é o princípio para se andar no verdadeiro caminho. Conclusão: Por onde você tem andado? Como tem se comportado pelo caminho por onde estas trilhando? Jesus é o único caminho. Ele tem sido único na sua vida?  Nossa conduta deve ser regida por Ele, por Sua Palavra, faça das palavras abaixo um desafio para a sua vida. Sl 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Adaptação: Prof. Homerzatt

Contenu connexe

Tendances (20)

O Sentido Da Vida
O Sentido Da VidaO Sentido Da Vida
O Sentido Da Vida
 
Perdão, lembrar sem sentir dor
Perdão, lembrar sem sentir dorPerdão, lembrar sem sentir dor
Perdão, lembrar sem sentir dor
 
Carlos Drummond Recomeçar
Carlos Drummond   RecomeçarCarlos Drummond   Recomeçar
Carlos Drummond Recomeçar
 
Um Dia Daqueles
Um Dia Daqueles  Um Dia Daqueles
Um Dia Daqueles
 
Ciclos em nossas vidas
Ciclos em nossas vidasCiclos em nossas vidas
Ciclos em nossas vidas
 
Chineses
ChinesesChineses
Chineses
 
Tantra totem
Tantra totemTantra totem
Tantra totem
 
O Bom E O Mau Amigo
O Bom E O Mau AmigoO Bom E O Mau Amigo
O Bom E O Mau Amigo
 
O deus que transforma...
O deus que transforma...O deus que transforma...
O deus que transforma...
 
Chico xavier de caminho em caminho
Chico xavier   de caminho em caminhoChico xavier   de caminho em caminho
Chico xavier de caminho em caminho
 
A simples beleza da amizade
A simples beleza da amizadeA simples beleza da amizade
A simples beleza da amizade
 
Frases
FrasesFrases
Frases
 
Ditados Chineses
Ditados  ChinesesDitados  Chineses
Ditados Chineses
 
Chineses
ChinesesChineses
Chineses
 
CHINESES
CHINESESCHINESES
CHINESES
 
Chineses
ChinesesChineses
Chineses
 
TANTRA TOTEM CHINÊS
TANTRA TOTEM CHINÊS TANTRA TOTEM CHINÊS
TANTRA TOTEM CHINÊS
 
O Sentido Da Vida
O Sentido Da VidaO Sentido Da Vida
O Sentido Da Vida
 
Chineses
ChinesesChineses
Chineses
 
Refleja. Me declaro Viv@. Versión en Portugués
Refleja. Me declaro Viv@. Versión en PortuguésRefleja. Me declaro Viv@. Versión en Portugués
Refleja. Me declaro Viv@. Versión en Portugués
 

Similaire à Cuidado com o caminho que você anda

Similaire à Cuidado com o caminho que você anda (20)

O CARRO DA VIDA É VOCÊ
O CARRO DA VIDA É VOCÊO CARRO DA VIDA É VOCÊ
O CARRO DA VIDA É VOCÊ
 
Caminho a Seguir
Caminho a SeguirCaminho a Seguir
Caminho a Seguir
 
O brado de deus
O brado de deusO brado de deus
O brado de deus
 
Maledicência
MaledicênciaMaledicência
Maledicência
 
Palavra à beira do caminho(1)
Palavra   à beira do caminho(1)Palavra   à beira do caminho(1)
Palavra à beira do caminho(1)
 
Não se apega não
Não se apega nãoNão se apega não
Não se apega não
 
As características de um murmurador
As características de um murmuradorAs características de um murmurador
As características de um murmurador
 
Livro tom certo.docx
Livro tom certo.docxLivro tom certo.docx
Livro tom certo.docx
 
Salmo 25
Salmo 25Salmo 25
Salmo 25
 
O perfil de um murmurador
O perfil de um murmuradorO perfil de um murmurador
O perfil de um murmurador
 
JORMI - Jornal Missionário nº 100
JORMI - Jornal Missionário nº 100JORMI - Jornal Missionário nº 100
JORMI - Jornal Missionário nº 100
 
Pedras no caminho
Pedras no caminhoPedras no caminho
Pedras no caminho
 
SERMÃO 08 - INDECISÃO.docx
SERMÃO 08 - INDECISÃO.docxSERMÃO 08 - INDECISÃO.docx
SERMÃO 08 - INDECISÃO.docx
 
Dos ouvidos aos pés_212015_GGR
Dos ouvidos aos pés_212015_GGRDos ouvidos aos pés_212015_GGR
Dos ouvidos aos pés_212015_GGR
 
Pedras no caminho - livro
Pedras no caminho - livroPedras no caminho - livro
Pedras no caminho - livro
 
JORMI - Jornal Missionário n° 94
JORMI - Jornal Missionário n° 94JORMI - Jornal Missionário n° 94
JORMI - Jornal Missionário n° 94
 
Amizade
AmizadeAmizade
Amizade
 
Brincando de esconde esconde com a morte
Brincando de esconde esconde com a morteBrincando de esconde esconde com a morte
Brincando de esconde esconde com a morte
 
Jormi - Jornal Missionário n° 59
Jormi - Jornal Missionário n° 59Jormi - Jornal Missionário n° 59
Jormi - Jornal Missionário n° 59
 
TEMPO DE DEUS E TEMPO DO HOMEM
TEMPO DE DEUS E TEMPO DO HOMEMTEMPO DE DEUS E TEMPO DO HOMEM
TEMPO DE DEUS E TEMPO DO HOMEM
 

Plus de Ramón Zazatt

Unidade 15 - O fim das Nações
Unidade 15 -  O fim das NaçõesUnidade 15 -  O fim das Nações
Unidade 15 - O fim das NaçõesRamón Zazatt
 
Unidade 14 - O Grande e Terrível Dia do Senhor
Unidade 14 - O Grande e Terrível Dia do SenhorUnidade 14 - O Grande e Terrível Dia do Senhor
Unidade 14 - O Grande e Terrível Dia do SenhorRamón Zazatt
 
Unidade 13 - O Plano da Salvação 3 - Salvação Plena
Unidade 13  - O Plano da Salvação 3 - Salvação PlenaUnidade 13  - O Plano da Salvação 3 - Salvação Plena
Unidade 13 - O Plano da Salvação 3 - Salvação PlenaRamón Zazatt
 
Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2
Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2
Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2Ramón Zazatt
 
Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1
Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1
Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1Ramón Zazatt
 
Bem-aventurados os Mansos e os Humildes
Bem-aventurados os Mansos e os HumildesBem-aventurados os Mansos e os Humildes
Bem-aventurados os Mansos e os HumildesRamón Zazatt
 
Unidade 10 - O Centro do Evangelho
Unidade 10 - O Centro do EvangelhoUnidade 10 - O Centro do Evangelho
Unidade 10 - O Centro do EvangelhoRamón Zazatt
 
Unidade 9 - O Principio do Evangelho
Unidade 9 -  O Principio do EvangelhoUnidade 9 -  O Principio do Evangelho
Unidade 9 - O Principio do EvangelhoRamón Zazatt
 
Unidade 8 - A Dura Realidade da Morte
Unidade 8 - A Dura Realidade da MorteUnidade 8 - A Dura Realidade da Morte
Unidade 8 - A Dura Realidade da MorteRamón Zazatt
 
Unidade 7 - A Natureza da Tentacão e do Pecado
Unidade 7 - A Natureza da Tentacão e do PecadoUnidade 7 - A Natureza da Tentacão e do Pecado
Unidade 7 - A Natureza da Tentacão e do PecadoRamón Zazatt
 
Unidade 6 - A natureza do Homem criado 2 - V2018
Unidade 6 -  A natureza do Homem criado 2 - V2018Unidade 6 -  A natureza do Homem criado 2 - V2018
Unidade 6 - A natureza do Homem criado 2 - V2018Ramón Zazatt
 
Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018
Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018
Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018Ramón Zazatt
 
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
 Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018. Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.Ramón Zazatt
 
Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018
Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018
Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018Ramón Zazatt
 
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018
Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018Ramón Zazatt
 
Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018
Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018
Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018Ramón Zazatt
 
Viver para glória de Deus
Viver para glória de DeusViver para glória de Deus
Viver para glória de DeusRamón Zazatt
 
Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.
Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.
Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.Ramón Zazatt
 
"Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca"
"Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca""Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca"
"Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca"Ramón Zazatt
 

Plus de Ramón Zazatt (20)

Unidade 15 - O fim das Nações
Unidade 15 -  O fim das NaçõesUnidade 15 -  O fim das Nações
Unidade 15 - O fim das Nações
 
Unidade 14 - O Grande e Terrível Dia do Senhor
Unidade 14 - O Grande e Terrível Dia do SenhorUnidade 14 - O Grande e Terrível Dia do Senhor
Unidade 14 - O Grande e Terrível Dia do Senhor
 
Unidade 13 - O Plano da Salvação 3 - Salvação Plena
Unidade 13  - O Plano da Salvação 3 - Salvação PlenaUnidade 13  - O Plano da Salvação 3 - Salvação Plena
Unidade 13 - O Plano da Salvação 3 - Salvação Plena
 
Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2
Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2
Unidade 12 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 2
 
Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1
Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1
Unidade 11 - Descobrindo o Plano de Salvação - Aspecto 1
 
Bem-aventurados os Mansos e os Humildes
Bem-aventurados os Mansos e os HumildesBem-aventurados os Mansos e os Humildes
Bem-aventurados os Mansos e os Humildes
 
Unidade 10 - O Centro do Evangelho
Unidade 10 - O Centro do EvangelhoUnidade 10 - O Centro do Evangelho
Unidade 10 - O Centro do Evangelho
 
Unidade 9 - O Principio do Evangelho
Unidade 9 -  O Principio do EvangelhoUnidade 9 -  O Principio do Evangelho
Unidade 9 - O Principio do Evangelho
 
Unidade 8 - A Dura Realidade da Morte
Unidade 8 - A Dura Realidade da MorteUnidade 8 - A Dura Realidade da Morte
Unidade 8 - A Dura Realidade da Morte
 
Unidade 7 - A Natureza da Tentacão e do Pecado
Unidade 7 - A Natureza da Tentacão e do PecadoUnidade 7 - A Natureza da Tentacão e do Pecado
Unidade 7 - A Natureza da Tentacão e do Pecado
 
Unidade 6 - A natureza do Homem criado 2 - V2018
Unidade 6 -  A natureza do Homem criado 2 - V2018Unidade 6 -  A natureza do Homem criado 2 - V2018
Unidade 6 - A natureza do Homem criado 2 - V2018
 
Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018
Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018
Unidade 5 - A Natureza do Homem criado 1 - V2018
 
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
 Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018. Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
 
Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018
Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018
Unidade 3 - Deus no Relato da Criação - versão 2018
 
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018
Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018
 
Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018
Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018
Unidade 2 - Descobrindo um Método para Estudar a Bíblia - versão 2018
 
Viver para glória de Deus
Viver para glória de DeusViver para glória de Deus
Viver para glória de Deus
 
A caminho de Emaús
A caminho de EmaúsA caminho de Emaús
A caminho de Emaús
 
Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.
Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.
Intercessão dos pais pelos filhos e filhos pelos pais.
 
"Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca"
"Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca""Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca"
"Ao vencedor... lhe darei uma pedrinha branca"
 

Dernier

Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioDomingasMariaRomao
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobreAULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobremaryalouhannedelimao
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 

Dernier (20)

Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobreAULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 

Cuidado com o caminho que você anda

  • 2. Cuidado por onde andas Prov. 14:12 - Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. Introdução è Quando se fala em caminho, logo vem em nossa mente: Qual será o caminho verdadeiro? Há tantos caminhos! Isso é uma mentira muito bem preparada pelo nosso inimigo para nos enganar. A Bíblia fala que existem apenas dois caminhos: o caminho largo, que conduz para a perdição eterna e o caminho estreito, que conduz a vida eterna: Mat 7:13 e 14 “ Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Outro fato que deve ser considerado é o de que nosso caminho não tem volta e uma vez que existem apenas dois caminhos, o que conduz a vida eterna e o que conduz a perdição eterna, somente saberemos para onde o caminho que estamos andando nos levará quando chegarmos lá. >>> E quando ele terminar, não tem mais como voltar atrás para pegar o outro caminho. Por isso que a exortação do nosso texto básico é pertinente, e nos exorta a viver em um constante estado de alerta , analisando se o caminho pelo qual estamos andando é o caminho que conduz a perdição eterna ou o caminho que conduz a vida eterna. E quando pensamos em andar no caminho certo, seguro, há um salmo que jamais pode ser esquecido. Ele nos mostra três aspectos de separação de Deus presente na vida daqueles que andam em conformidade com este mundo, participando dos seus costumes. Sal. 1:1 “É Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” 1 2 Segundo este verso, aquele que anda no caminho que conduz a vida eterna precisa policiar sua vida em três grandes detalhes: 1 – Não andar segundo o conselho dos ímpios Não andar segundo as opiniões e os pensamentos daqueles que não crêem em Deus.
  • 3. O sábio Salomão nos deixou um conselho que não podemos deixar de ouvir: Pv 1.10 “ Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” Há dois verbos que são o centro da mensagem deste texto: Seduzir e consentir . Eles expressam duas ações. O inimigo seduz . Esse é o seu trabalho e razão da sua vida. A Bíblia chama o inimigo de Deus de “O sedutor de todo o mundo” Apoc. 12:4 Seduzir significa literalmente “atrair e prender com sebo” Isto é basicamente: “Atrair usando engano” A outra ação é consentir . Ninguém é seduzido sem consentir. O consentimento envolve a liberdade e o poder de decisão de cada um. O diabo seduz porque o ser humano é livre. Ninguém pode obrigá-lo a fazer nada se não quiser. Para a sua maléfica obra de sedução, o inimigo usa instrumentos humanos. >>> Por isso o conselho é: “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” 3 4 O diabo não se apresenta como sedutor. Ele se esconde, se disfarça, camufla seus objetivos. Ele sabe que si se apresentasse como é na realidade, todos fugiriam. Por isso “ vem em forma de amigo ”, que aparentemente quer ajudar. O que não falta são amigos, parentes e tantas outras pessoas que tentam nos fazer desistir do nosso caminho, do nosso alvo, do projeto de vida que formamos quando conhecemos a Jesus. São muitos os que nos dizem que os tempos mudaram que não devemos ser fanáticos e temos mais é que curtir a vida porque ela é curta. Tentam nos convencer de que Deus é amor e que Ele não é tão rígido assim com o pecado e tentam nos induzir a uma vida de liberalidade igual a que vivem. Não consintas que tais pessoas te influenciem e te induzam ao erro. Por isso é inadmissível que, aquele que ama a Deus, que tem prazer no Seu caminho, freqüente constantemente festas mundanas, ambientes onde temos certeza de que Jesus não esta ali. Não faltarão ali exemplos e pessoas para cochichar em seus ouvidos. Precisamos tomar cuidado com nossas amizades, senão de repente estaremos cercados somente de pessoas que queiram nos seduzir e podemos não ser tão fortes quanto pensamos.
  • 4. 5 6 É necessário cuidar do coração, dos desejos, das paixões, para que não venhamos a desejar as panelas de carne do Egito. Aquilo que para o mundano parece não fazer nenhum mal, é venenoso para a vida cristã. Viver assim é viver perigosamente. Não podemos permitir que sejamos traídos pela astúcia daquele que quer nos tirar do caminho de Deus e nem dar lugar a dureza de nosso coração. Ouça um conselho de Pai que nos diz: Prov. 4:26 e 27 “ Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” “ ... retira o teu pé do mal.” Nunca se esqueça da tamanha diferença que há entre o caminho que Deus lhe oferece do caminho dos pecadores. Prov 4:18 - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 2 – Não se deter no caminho dos pecadores Leia a advertência que a Palavra nos dá: Prov. 4:14,15 “ Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.” Se ela nos adverte a nem passar por ele, quanto menos nos deter neste caminho tão cheio de armadilhas. Sabe por que não devemos nos deter pelo caminho dos ímpios? Para não praticar as suas atividades que são más, pois não temem a Deus e não conseguem discernir entre o bem e o mal. Pv 4.16,17 - “Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.” Mas nós somos da luz e aonde a luz chega, as trevas se dissipam. Jamais podemos compartilhar as práticas daqueles que andam nas trevas e não agradam a Deus. Não podemos nos comportar como os pecadores. Somos filhos de Deus, criados para a obediência, por isso não podemos ter prazer no caminho do pecado, por mais atraente que ele nos pareça. 3 – Não se assentar na roda dos escarnecedores São zombadores de Deus. É isso que eles fazem em suas rodas de conversas, em seus círculos de amizades.
  • 5. 7 8 Não podemos ter cumplicidade com eles. Não precisamos nos identificar com eles. Não devemos fazer parte de uma comunidade de escarnecedores, que zombam e brincam com Deus. É necessário vivermos em constante estado de alerta, senão, de repente, por alguma distração, podemos nos ver assentados com zombadores, participando de suas brincadeiras de mal gosto. Quem ouvir os sábios conselhos da Palavra de Deus, evitará estar assentado na roda dos escarnecedores, se deliciando com suas piadas imorais. Pv 4.10-12 “ Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Se você estiver andando pelo verdadeiro caminho, aquele que é apertado, difícil, pode correr a vontade, porque não haverá nada em que possas tropeças. Mas se estiver detido em outro caminho, assentado na comodidade e no modismo, cuidado! Vejas bem por onde andas! Jamais devemos andar com saudades de nosso antigo caminho, o caminho da perdição, pois o retorno a ele impede o fluir das bênçãos de Deus e abre portas para as investidas de satanás, atraindo tristeza, depressão, fracasso e derrota. Colocar a confiança em Deus, viver segundo a Sua palavra, é o princípio para se andar no verdadeiro caminho. Conclusão: Por onde você tem andado? Como tem se comportado pelo caminho por onde estas trilhando? Jesus é o único caminho. Ele tem sido único na sua vida? Nossa conduta deve ser regida por Ele, por Sua Palavra, faça das palavras abaixo um desafio para a sua vida. Sl 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Adaptação: Prof. Homerzatt