SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  15
Cuidados a ter na internet: Nunca deves divulgar informação pessoal que sirva para te identificar, tal como nomes, endereços, o nome da escola que frequentas ou números de telefone;  Ter cuidado com as fotos que colocas no hi5, Blogues, etc. Porque existem programas que podem modificá-las de modo a ficares sem roupa e coisas desse género.  Nunca confies na pessoa que estás a falar na Internet, até porque não sabesquem essa pessoa realmente é, pode aparentar uma coisa e é totalmenteoutra. Nunca marques encontros com desconhecidos através da Internet, a maior parte dessas pessoas, podem ser pedófilos, raptores e outras coisas piores. Mas como nem toda a gente é assim, se marcares, marca para um lugar com uma grande circulação de pessoas, como um shooping, e vai acompanhado de um adulto.  Mantêm uma actualização antivírus actualizada para não apanhares vírus no  teu computador, alguns deles podem destruir todo o sistema.  Não abras e-mails e links de sites duvidosos, a maior parte deles vem com  vírus, o que pode ser um grande problema mesmo com antivírus.  Um dos perigos que te podes deparar enquanto navegas na Internet é apossibilidade de um hacker aceder aos seus cookies, pequenos ficheiros detexto armazenados no computador do utilizador pelo servidor da página quevisitas. A informação contida nos cookies é, normalmente, relativa a páginavisitada, que pode incluir usernames, passwords, preferências de navegaçãoetc.
Apples de Java e JavaScrips também podem colocar utilizadores em risco.Apesar da maior parte destes programas, que correm no computador doutilizador, ser inofensiva, podem ser concebidos para roubar informação dosistema e enviá-lo para um individuo mal intencionado ou para,simplesmente danificar o sistema.  Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é umadas principais formas de disseminação de vírus. Toma cuidado ao receberesmensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que não conheces. Para aumentar a tua segurança,podes dar uma vista de olhos no arquivo anexo com um antivírus, mesmoquando estiver á espera de recebê-lo. É comum encontrares vírus que exploram serviços de mensagensinstantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSNMessenger), AOL Instant Messenger (AIM), Yahoo! Messenger, entre outros.Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contacto,emitir mensagens automáticas que contém links para vírus ou outrosprogramas maliciosos. Nessa situação, é natural que a parte que recebeste amensagem pense que o teu contacto é que a enviou e clicas no link com amaior boa vontade, mesmo durante uma conversa, se receber um link quenão estavas á espera, pergunta ao contacto se, de facto, ele o enviou. Se elenegar, não cliques no link e avisa-lhe de que o seu computador pode estarcom um vírus.
Cuidados a ter nas compras pela internet 1. Avalie se o site está devidamente identificado: Se o site não disponibilizar uma morada ou um número de telefone fixo para contactos, bem como informações sobre a sua política de privacidade e de segurança, desconfie da sua idoneidade. Se tiver apenas disponível um apartado ou um e-mail, não o considere. 2. Verifique se é um site seguro: Antes de avançar com uma compra certifique-se de que o site onde está a fazer a compra tem garantia de segurança. Estas páginas têm o símbolo de um cadeado e o URL tem a seguinte indicação https://, em vez de http://. Contudo, não há nenhuma forma de garantir segurança absoluta. 3. Pesquise informação sobre o site: Uma forma complementar de verificar a idoneidade de um site onde nunca efectuou uma compra é através da partilha de experiências. Pode pesquisar na Internet pelo nome da empresa ou procurar em fóruns de discussão se alguém já teve razões de queixa em relação à empresa . 4. Compare preços antes de comprar: Tal como nas lojas físicas, o preço de um determinado produto pode variar bastante de um site para outro. Uma das ferramentas que pode utilizar para procurar a proposta mais barata é através da consulta de sites comparadores de preços (ver caixa).
5. Atente aos encargos adicionais: Verifique se há despesas adicionais, como custos com transporte ou alfandegários para evitar surpresas desagradáveis. Por exemplo, se efectuar uma compra dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas há a possibilidade de que tal aconteça caso a compra seja feita noutro país, como os Estados Unidos ou o Canadá. 6. Esteja alerta no momento de pagar: Depois de escolher os produtos que pretende comprar, segue-se o respectivo pagamento. Certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Uma das formas de pagamento habituais é o cartão de crédito. Se puder, evite esse método de pagamento. Uma das alternativas é a criação de um cartão virtual. Além disso, esteja atento ao extracto do seu banco para conferir se os valores debitados correspondem ao valor da compra efectuada. 7. Compre com antecedência: Nesta época do ano existe uma maior procura de compras ‘online'. Por isso, para evitar que a sua prenda de Natal só chegue no próximo ano faça a compra com antecedência. Além de que, caso haja algum problema com o produto que comprou sempre tem a possibilidade de o devolver e arranjar outro presente.
Introdução: Os jovens têm aderido muito facilmente à Internet da qual são os maiores utilizadores, tendo acesso a um infindável manancial de informação que lhes amplia horizontes. A Rede [Web] tem implicações positivas mas também negativas na sua formação, sendo este um aspecto que preocupa pais e educadores. Esta preocupação é tanto maior quanto menos conhecimentos têm eles próprios das tecnologias da informação e comunicação que, na sua maioria, os jovens melhor dominam e utilizam. Pelo desconhecimento que apresentam, os pais naturalmente não se apercebem nem sabem detectar as situações de risco a que os filhos estão vulneráveis. Normalmente são alertados por notícias e avisos transmitidos pelos media e sentem-se um pouco angustiados pela sua incapacidade de analisar, na sua situação particular, os modos de actuar no caso de se aperceberem de utilizações perigosas da Internet.
Um aspecto que ajuda muito a evitar a utilização negativa deste recurso é a prevenção através da informação fornecida aos jovens. Os pais e educadores têm aqui um papel fundamental. No entanto não podemos esquecer que, por razões de idade, as crianças e adolescentes têm curiosidades e ingenuidade que lhes podem ser perniciosas. Os perigos aparecem não só da informação estática (textos, fotos) mas também de conteúdos interactivos e de conversas na rede. É importante que os pais se possam interessar pelas actividades [on-line] em tempo real dos seus filhos, independentemente da sua experiência, de maneira a ajudá-los a aproveitarem benefícios e a evitar perigos. Desejamos com este Guia sintetizar um conjunto de informações de alerta e ajuda que permita aos pais e encarregados de educação saberem como agir em situações de risco.
Os filhos é que ensinam os pais: “Privacidade” e “segurança” são termos obrigatórios no vocabulário de quem pretende retirar apenas vantagens da utilização da Internet . No entanto, os adultos não estão preparados para lidar com este problema e os seus filhos - potenciais vítimas do fenómeno - estão mais habilitados a manusear o rato. Segundo dados da Microsoft, seis em cada dez jovens usuários assumem que apagam do computador todos os vestígios deixados pelas suas navegações. Na prática, isto significa que é muito simples para um adolescente ou jovem fazer o que quer na Internet e não deixar qualquer rasto.O lado positivo desta realidade é que os jovens têm um conhecimento profundo sobre as ferramentas da Internet. O lado negativo é a capacidade que têm em dar lições aos seus pais.
Depois de abrir e executar um programa ou anexo infectado no seu computador, pode não se aperceber que introduziu um vírus, até notar que algo não está bem.  Eis alguns dos principais indicadores de que o seu computador pode estar infectado:  Depois de abrir e executar um programa ou anexo infectado no seu computador, pode não se aperceber que introduziu um vírus, até notar que algo não está bem.  Eis alguns dos principais indicadores de que o seu computador pode estar infectado:  O educador acaba dominado pelo educando. O Dia Europeu da Internet Segura pretende lançar uma reflexão sobre esta problemática, uma vez que as redes sociais e os chats tornam filhos e pais vulneráveis - os primeiros porque os utilizam e sabem ocultar essa utilização; os segundos porque passam a desconhecer os trilhos dos filhos pela rede global.Acresce outro dado preocupante: três em cada dez pais portugueses não toma qualquer precaução para proteger os filhos, ou, sequer, perceber quanto tempo estes dedicam a estas ferramentas virtuais. Facebook, Twitter, MSN e outros instrumentos colocam qualquer estranho ‘junto’ de um adolescente, de forma silenciosa. E se é um facto que 93 por cento dos pais revelam que já abordaram a temática da Internet com os filhos - segundo dados do estudo feito pelo portal MSN - e se 74 por cento garante que já tomou precauções, a verdade é que os seus filhos continuam à mercê de estranhos, de sites de apostas, de diversas ferramentas perigosas.
Como proteger o seu computador Começo com uma afirmação desagradável: se o seu computador está conectado à Internet, ele NÃO está seguro! Mas desconectá-lo da Internet é o mesmo que comprar um carro e usá-lo apenas dentro de sua própria garagem. Impossível! Torna-se, portanto, extremamente importante a prática de alguns cuidados básicos. O mínimo aconselhável é que você use 3 formas de prevenção: um anti-vírus, um anti-spyware e um Firewall. Os vírus são os mais conhecidos e dispensam apresentação. Os spywares são pequenos programas que se instalam no computador, muitas vezes acoplados em outros programas ou até mesmo em sites na web, com o objetivo de capturar informações confidenciais, tais como: senhas de contas bancárias, logins e senhas de e-mail. Existem também programas conhecidos como trojan-horses (cavalos-de-tróia), que são os mais perigosos. Eles, da mesma forma que os spywares, agem em silêncio, expondo todas as suas informações à usuários mal-intencionados.  
Eles abrem portas de comunicação no  seu computador para que estes usuários possam capturar informações importantes.  Dependendo do tipo, permitem inclusive o controle externo do seu computador por pessoas desconhecidas e sem autorização para isso. Os anti-vírus em conjunto com os anti-spyware objectivam detectar e eliminar estas pragas. Porém, nem sempre isso ocorre (a velocidade com que elas surgem é muito grande). Aí entra em acção o Firewall. Numa linguagem simples, ele serve como um guardião que monitora e avisa quando algum programa está  tentando se comunicar através de uma porta do seu computador com o mundo externo (e vice-versa). Assim, mesmo com seu computador contaminado, no momento em que estes programas mal-intencionados tentam enviar seus dados eles são barrados pelo Firewall. 
Sinais de vírus: O computador funciona mais lentamente que o habitual; O computador deixa de responder pendura frequentemente; O computador bloqueia e reinicia frequentemente; O computador reinicia sozinho e depois não funciona normalmente; As aplicações não funcionam correctamente; Não consegue imprimir correctamente; Apresentam mensagens de erro pouco usuais; Apresenta menus e caixas de dialogo distorcidas.
O que não se deve utilizar na elaboração de uma senha O seu sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados são muito fáceis de se obter e qualquer pessoa tentaria utilizar este tipo de informação para tentar se autenticar como você.Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários.Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras e listas de nomes.Qualquer data que possa estar relacionada com você, como por exemplo, a data de seu aniversário ou de familiares.
Frases sobre segurança:  Tua segurança se perde, se não ficas atento. Deve-se sempre temer, quando se quer ficar em segurança. A melhor maneira de ficar em segurança é nunca se sentir seguro.
Fontes: -Wikipédia -Google Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto (TIC). Trabalho elaborado por:  Alexandra Miranda 8ºA Nº1    Ilda Benta 8ºA Nº12

Contenu connexe

Tendances

Perigos Na Internet
Perigos Na InternetPerigos Na Internet
Perigos Na Internet
moniina
 
POWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNET
POWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNETPOWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNET
POWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNET
TEODORO SOARES
 
Perigos da internet emanuel e filipa
Perigos da internet emanuel e filipaPerigos da internet emanuel e filipa
Perigos da internet emanuel e filipa
7cvelas
 
Segurança na Internet para adolescentes
Segurança na Internet para adolescentesSegurança na Internet para adolescentes
Segurança na Internet para adolescentes
guest147ee4
 
Projeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudinei
Projeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudineiProjeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudinei
Projeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudinei
Claudinei Ferreira da Silva
 

Tendances (19)

Usar a internet em segurança
Usar a internet em segurançaUsar a internet em segurança
Usar a internet em segurança
 
Os perigos na net
Os perigos na netOs perigos na net
Os perigos na net
 
Internet mais Segura 2016 - Carrazeda de Ansiães (9º ao 12º anos)
Internet mais Segura 2016 - Carrazeda de Ansiães (9º ao 12º anos)Internet mais Segura 2016 - Carrazeda de Ansiães (9º ao 12º anos)
Internet mais Segura 2016 - Carrazeda de Ansiães (9º ao 12º anos)
 
Os perigos da Internet
Os perigos da InternetOs perigos da Internet
Os perigos da Internet
 
Perigos Na Internet
Perigos Na InternetPerigos Na Internet
Perigos Na Internet
 
POWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNET
POWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNETPOWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNET
POWERPOINT SOBRE SIGURANÇA INTERNET
 
Perigos na internet
Perigos na internetPerigos na internet
Perigos na internet
 
Dicas redes sociais
Dicas redes sociaisDicas redes sociais
Dicas redes sociais
 
Perigos da internet emanuel e filipa
Perigos da internet emanuel e filipaPerigos da internet emanuel e filipa
Perigos da internet emanuel e filipa
 
Perigos na internet
Perigos na internetPerigos na internet
Perigos na internet
 
Segurança na Internet para adolescentes
Segurança na Internet para adolescentesSegurança na Internet para adolescentes
Segurança na Internet para adolescentes
 
Comunicar em Segurança Pais e Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas...
Comunicar em Segurança Pais e Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas...Comunicar em Segurança Pais e Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas...
Comunicar em Segurança Pais e Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas...
 
Segurança na Internet
Segurança na InternetSegurança na Internet
Segurança na Internet
 
Segurança na internet
Segurança na internetSegurança na internet
Segurança na internet
 
Mini TCC - os perigos da web
Mini TCC -  os perigos da webMini TCC -  os perigos da web
Mini TCC - os perigos da web
 
Internet Segura
Internet SeguraInternet Segura
Internet Segura
 
Internet segura
Internet seguraInternet segura
Internet segura
 
Projeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudinei
Projeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudineiProjeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudinei
Projeto web segura na internet goncalina_matutino_pcte_claudinei
 
Efeitos do 'Abuso Tecnológico' nas crianças e como protegê-las
Efeitos do 'Abuso Tecnológico' nas crianças e como protegê-lasEfeitos do 'Abuso Tecnológico' nas crianças e como protegê-las
Efeitos do 'Abuso Tecnológico' nas crianças e como protegê-las
 

Similaire à 01 12 (20)

Prevenção na Internet
Prevenção na InternetPrevenção na Internet
Prevenção na Internet
 
03 10
03   1003   10
03 10
 
Dicas de Segurança para Redes Sociais
Dicas de Segurança para Redes SociaisDicas de Segurança para Redes Sociais
Dicas de Segurança para Redes Sociais
 
Riscos de uma utilização não segura da internet
Riscos de uma utilização não segura da internetRiscos de uma utilização não segura da internet
Riscos de uma utilização não segura da internet
 
Riscos de uma utilização não segura da internet
Riscos de uma utilização não segura da internetRiscos de uma utilização não segura da internet
Riscos de uma utilização não segura da internet
 
Internet
InternetInternet
Internet
 
Historia Da Internet
Historia Da InternetHistoria Da Internet
Historia Da Internet
 
António Ferreira - Insegurança na Internet
António Ferreira - Insegurança na InternetAntónio Ferreira - Insegurança na Internet
António Ferreira - Insegurança na Internet
 
Ana raposo perigos da internet
Ana raposo perigos da internetAna raposo perigos da internet
Ana raposo perigos da internet
 
Segurança na rede
Segurança na redeSegurança na rede
Segurança na rede
 
Elo Segurança na Internet
Elo Segurança na InternetElo Segurança na Internet
Elo Segurança na Internet
 
Area De Projecto2
Area De Projecto2Area De Projecto2
Area De Projecto2
 
Dicas de segurança na internet
Dicas de segurança na internet  Dicas de segurança na internet
Dicas de segurança na internet
 
E@d7 e
E@d7 eE@d7 e
E@d7 e
 
Aula 6 cuidados_internet
Aula 6 cuidados_internetAula 6 cuidados_internet
Aula 6 cuidados_internet
 
08 11
08 1108 11
08 11
 
Seguranca da internet
Seguranca da internetSeguranca da internet
Seguranca da internet
 
trabalho de informática
trabalho de informáticatrabalho de informática
trabalho de informática
 
06 09
06  0906  09
06 09
 
Internet Segura A N I MÓ V E L
Internet Segura  A N I MÓ V E LInternet Segura  A N I MÓ V E L
Internet Segura A N I MÓ V E L
 

Plus de Joel Alvarenga (20)

Teresa vanessa
Teresa vanessaTeresa vanessa
Teresa vanessa
 
Raquel danielasampaio
Raquel danielasampaioRaquel danielasampaio
Raquel danielasampaio
 
Hélder marlene
Hélder marleneHélder marlene
Hélder marlene
 
Diana elisabete
Diana elisabeteDiana elisabete
Diana elisabete
 
Cristinafernandes fátima
Cristinafernandes fátimaCristinafernandes fátima
Cristinafernandes fátima
 
Araci marta
Araci martaAraci marta
Araci marta
 
Andrécarlos diogo
Andrécarlos diogoAndrécarlos diogo
Andrécarlos diogo
 
Ana danielapontes
Ana danielapontesAna danielapontes
Ana danielapontes
 
Alberto jorge
Alberto jorgeAlberto jorge
Alberto jorge
 
Pedro rodrigovictor
Pedro rodrigovictorPedro rodrigovictor
Pedro rodrigovictor
 
20 21 23
20 21 2320 21 23
20 21 23
 
16 17
16  1716  17
16 17
 
12 22
12  2212  22
12 22
 
09 14
09  1409  14
09 14
 
07 18
07 1807 18
07 18
 
05 11 24
05 11 2405 11 24
05 11 24
 
04 06
04   0604   06
04 06
 
02 03
02 0302 03
02 03
 
01 08 10
01  08  1001  08  10
01 08 10
 
Jorge diogo 8ºb
Jorge diogo 8ºbJorge diogo 8ºb
Jorge diogo 8ºb
 

01 12

  • 1.
  • 2. Cuidados a ter na internet: Nunca deves divulgar informação pessoal que sirva para te identificar, tal como nomes, endereços, o nome da escola que frequentas ou números de telefone; Ter cuidado com as fotos que colocas no hi5, Blogues, etc. Porque existem programas que podem modificá-las de modo a ficares sem roupa e coisas desse género. Nunca confies na pessoa que estás a falar na Internet, até porque não sabesquem essa pessoa realmente é, pode aparentar uma coisa e é totalmenteoutra. Nunca marques encontros com desconhecidos através da Internet, a maior parte dessas pessoas, podem ser pedófilos, raptores e outras coisas piores. Mas como nem toda a gente é assim, se marcares, marca para um lugar com uma grande circulação de pessoas, como um shooping, e vai acompanhado de um adulto. Mantêm uma actualização antivírus actualizada para não apanhares vírus no teu computador, alguns deles podem destruir todo o sistema. Não abras e-mails e links de sites duvidosos, a maior parte deles vem com vírus, o que pode ser um grande problema mesmo com antivírus. Um dos perigos que te podes deparar enquanto navegas na Internet é apossibilidade de um hacker aceder aos seus cookies, pequenos ficheiros detexto armazenados no computador do utilizador pelo servidor da página quevisitas. A informação contida nos cookies é, normalmente, relativa a páginavisitada, que pode incluir usernames, passwords, preferências de navegaçãoetc.
  • 3. Apples de Java e JavaScrips também podem colocar utilizadores em risco.Apesar da maior parte destes programas, que correm no computador doutilizador, ser inofensiva, podem ser concebidos para roubar informação dosistema e enviá-lo para um individuo mal intencionado ou para,simplesmente danificar o sistema. Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é umadas principais formas de disseminação de vírus. Toma cuidado ao receberesmensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que não conheces. Para aumentar a tua segurança,podes dar uma vista de olhos no arquivo anexo com um antivírus, mesmoquando estiver á espera de recebê-lo. É comum encontrares vírus que exploram serviços de mensagensinstantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSNMessenger), AOL Instant Messenger (AIM), Yahoo! Messenger, entre outros.Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contacto,emitir mensagens automáticas que contém links para vírus ou outrosprogramas maliciosos. Nessa situação, é natural que a parte que recebeste amensagem pense que o teu contacto é que a enviou e clicas no link com amaior boa vontade, mesmo durante uma conversa, se receber um link quenão estavas á espera, pergunta ao contacto se, de facto, ele o enviou. Se elenegar, não cliques no link e avisa-lhe de que o seu computador pode estarcom um vírus.
  • 4. Cuidados a ter nas compras pela internet 1. Avalie se o site está devidamente identificado: Se o site não disponibilizar uma morada ou um número de telefone fixo para contactos, bem como informações sobre a sua política de privacidade e de segurança, desconfie da sua idoneidade. Se tiver apenas disponível um apartado ou um e-mail, não o considere. 2. Verifique se é um site seguro: Antes de avançar com uma compra certifique-se de que o site onde está a fazer a compra tem garantia de segurança. Estas páginas têm o símbolo de um cadeado e o URL tem a seguinte indicação https://, em vez de http://. Contudo, não há nenhuma forma de garantir segurança absoluta. 3. Pesquise informação sobre o site: Uma forma complementar de verificar a idoneidade de um site onde nunca efectuou uma compra é através da partilha de experiências. Pode pesquisar na Internet pelo nome da empresa ou procurar em fóruns de discussão se alguém já teve razões de queixa em relação à empresa . 4. Compare preços antes de comprar: Tal como nas lojas físicas, o preço de um determinado produto pode variar bastante de um site para outro. Uma das ferramentas que pode utilizar para procurar a proposta mais barata é através da consulta de sites comparadores de preços (ver caixa).
  • 5. 5. Atente aos encargos adicionais: Verifique se há despesas adicionais, como custos com transporte ou alfandegários para evitar surpresas desagradáveis. Por exemplo, se efectuar uma compra dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas há a possibilidade de que tal aconteça caso a compra seja feita noutro país, como os Estados Unidos ou o Canadá. 6. Esteja alerta no momento de pagar: Depois de escolher os produtos que pretende comprar, segue-se o respectivo pagamento. Certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Uma das formas de pagamento habituais é o cartão de crédito. Se puder, evite esse método de pagamento. Uma das alternativas é a criação de um cartão virtual. Além disso, esteja atento ao extracto do seu banco para conferir se os valores debitados correspondem ao valor da compra efectuada. 7. Compre com antecedência: Nesta época do ano existe uma maior procura de compras ‘online'. Por isso, para evitar que a sua prenda de Natal só chegue no próximo ano faça a compra com antecedência. Além de que, caso haja algum problema com o produto que comprou sempre tem a possibilidade de o devolver e arranjar outro presente.
  • 6. Introdução: Os jovens têm aderido muito facilmente à Internet da qual são os maiores utilizadores, tendo acesso a um infindável manancial de informação que lhes amplia horizontes. A Rede [Web] tem implicações positivas mas também negativas na sua formação, sendo este um aspecto que preocupa pais e educadores. Esta preocupação é tanto maior quanto menos conhecimentos têm eles próprios das tecnologias da informação e comunicação que, na sua maioria, os jovens melhor dominam e utilizam. Pelo desconhecimento que apresentam, os pais naturalmente não se apercebem nem sabem detectar as situações de risco a que os filhos estão vulneráveis. Normalmente são alertados por notícias e avisos transmitidos pelos media e sentem-se um pouco angustiados pela sua incapacidade de analisar, na sua situação particular, os modos de actuar no caso de se aperceberem de utilizações perigosas da Internet.
  • 7. Um aspecto que ajuda muito a evitar a utilização negativa deste recurso é a prevenção através da informação fornecida aos jovens. Os pais e educadores têm aqui um papel fundamental. No entanto não podemos esquecer que, por razões de idade, as crianças e adolescentes têm curiosidades e ingenuidade que lhes podem ser perniciosas. Os perigos aparecem não só da informação estática (textos, fotos) mas também de conteúdos interactivos e de conversas na rede. É importante que os pais se possam interessar pelas actividades [on-line] em tempo real dos seus filhos, independentemente da sua experiência, de maneira a ajudá-los a aproveitarem benefícios e a evitar perigos. Desejamos com este Guia sintetizar um conjunto de informações de alerta e ajuda que permita aos pais e encarregados de educação saberem como agir em situações de risco.
  • 8. Os filhos é que ensinam os pais: “Privacidade” e “segurança” são termos obrigatórios no vocabulário de quem pretende retirar apenas vantagens da utilização da Internet . No entanto, os adultos não estão preparados para lidar com este problema e os seus filhos - potenciais vítimas do fenómeno - estão mais habilitados a manusear o rato. Segundo dados da Microsoft, seis em cada dez jovens usuários assumem que apagam do computador todos os vestígios deixados pelas suas navegações. Na prática, isto significa que é muito simples para um adolescente ou jovem fazer o que quer na Internet e não deixar qualquer rasto.O lado positivo desta realidade é que os jovens têm um conhecimento profundo sobre as ferramentas da Internet. O lado negativo é a capacidade que têm em dar lições aos seus pais.
  • 9. Depois de abrir e executar um programa ou anexo infectado no seu computador, pode não se aperceber que introduziu um vírus, até notar que algo não está bem. Eis alguns dos principais indicadores de que o seu computador pode estar infectado: Depois de abrir e executar um programa ou anexo infectado no seu computador, pode não se aperceber que introduziu um vírus, até notar que algo não está bem. Eis alguns dos principais indicadores de que o seu computador pode estar infectado: O educador acaba dominado pelo educando. O Dia Europeu da Internet Segura pretende lançar uma reflexão sobre esta problemática, uma vez que as redes sociais e os chats tornam filhos e pais vulneráveis - os primeiros porque os utilizam e sabem ocultar essa utilização; os segundos porque passam a desconhecer os trilhos dos filhos pela rede global.Acresce outro dado preocupante: três em cada dez pais portugueses não toma qualquer precaução para proteger os filhos, ou, sequer, perceber quanto tempo estes dedicam a estas ferramentas virtuais. Facebook, Twitter, MSN e outros instrumentos colocam qualquer estranho ‘junto’ de um adolescente, de forma silenciosa. E se é um facto que 93 por cento dos pais revelam que já abordaram a temática da Internet com os filhos - segundo dados do estudo feito pelo portal MSN - e se 74 por cento garante que já tomou precauções, a verdade é que os seus filhos continuam à mercê de estranhos, de sites de apostas, de diversas ferramentas perigosas.
  • 10. Como proteger o seu computador Começo com uma afirmação desagradável: se o seu computador está conectado à Internet, ele NÃO está seguro! Mas desconectá-lo da Internet é o mesmo que comprar um carro e usá-lo apenas dentro de sua própria garagem. Impossível! Torna-se, portanto, extremamente importante a prática de alguns cuidados básicos. O mínimo aconselhável é que você use 3 formas de prevenção: um anti-vírus, um anti-spyware e um Firewall. Os vírus são os mais conhecidos e dispensam apresentação. Os spywares são pequenos programas que se instalam no computador, muitas vezes acoplados em outros programas ou até mesmo em sites na web, com o objetivo de capturar informações confidenciais, tais como: senhas de contas bancárias, logins e senhas de e-mail. Existem também programas conhecidos como trojan-horses (cavalos-de-tróia), que são os mais perigosos. Eles, da mesma forma que os spywares, agem em silêncio, expondo todas as suas informações à usuários mal-intencionados.  
  • 11. Eles abrem portas de comunicação no  seu computador para que estes usuários possam capturar informações importantes. Dependendo do tipo, permitem inclusive o controle externo do seu computador por pessoas desconhecidas e sem autorização para isso. Os anti-vírus em conjunto com os anti-spyware objectivam detectar e eliminar estas pragas. Porém, nem sempre isso ocorre (a velocidade com que elas surgem é muito grande). Aí entra em acção o Firewall. Numa linguagem simples, ele serve como um guardião que monitora e avisa quando algum programa está  tentando se comunicar através de uma porta do seu computador com o mundo externo (e vice-versa). Assim, mesmo com seu computador contaminado, no momento em que estes programas mal-intencionados tentam enviar seus dados eles são barrados pelo Firewall. 
  • 12. Sinais de vírus: O computador funciona mais lentamente que o habitual; O computador deixa de responder pendura frequentemente; O computador bloqueia e reinicia frequentemente; O computador reinicia sozinho e depois não funciona normalmente; As aplicações não funcionam correctamente; Não consegue imprimir correctamente; Apresentam mensagens de erro pouco usuais; Apresenta menus e caixas de dialogo distorcidas.
  • 13. O que não se deve utilizar na elaboração de uma senha O seu sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados são muito fáceis de se obter e qualquer pessoa tentaria utilizar este tipo de informação para tentar se autenticar como você.Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários.Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras e listas de nomes.Qualquer data que possa estar relacionada com você, como por exemplo, a data de seu aniversário ou de familiares.
  • 14. Frases sobre segurança: Tua segurança se perde, se não ficas atento. Deve-se sempre temer, quando se quer ficar em segurança. A melhor maneira de ficar em segurança é nunca se sentir seguro.
  • 15. Fontes: -Wikipédia -Google Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto (TIC). Trabalho elaborado por: Alexandra Miranda 8ºA Nº1 Ilda Benta 8ºA Nº12