SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  12
União Européia
Atualidades: 20021 de JaneiroEntrada em circulação das moedas e notas em euros.28 de FevereiroRetirada de circulação das notas e moedas nacionais.13 de DezembroO Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007. 20041 de MaioChipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.29 de Outubro Assinatura em Roma do projecto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros. 20071 de JaneiroAdesão da Bulgária e da Roménia à União EuropeiaAdesão da Eslovénia à zona euro13 de DezembroÉ assinado o Tratado de Lisboa, aguardando-se neste momento a ratificação por parte de alguns países para poder ser aplicado na UE.
Tratados: 		Os tratados tiveram de ser alterados sempre que se registrou a adesão de novos Estados-Membros. Além disso, praticamente em todas as décadas, os Tratados têm sido alterados para proceder a reformas das instituições da UE e atribuir-lhe novas áreas de responsabilidade. O Acto Único Europeu (AUE) foi assinado em Fevereiro de 1986 e entrou em vigor em 1 de Julho de 1987. Alterou o Tratado CEE e preparou o terreno para a concretização do mercado único.  O Tratado de Amesterdão foi assinado em 2 de Outubro de 1997 e entrou em vigor em 1 de Maio de 1999. Alterou os Tratados da UE e CE, tendo atribuído uma nova numeração às suas disposições, e inclui, em anexo, as versões compiladas dos Tratados da UE e CE. O Tratado de Amesterdão alterou os artigos do Tratado da União Européia, que, em vez de serem identificados pelas letras de A a S, passaram a ser numerados.  O Tratado de Nice foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003. Voltou a alterar os anteriores tratados, desenvolvendo o sistema institucional da UE de modo a permitir um funcionamento eficaz da União após o seu alargamento para 25 Estados-Membros. O Tratado de Lisboa, foi assinado em 12 de Dezembro de 2008, e dotará a União Européia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efetiva aos desafios atuais. Num mundo em rápida mutação, os europeus contam com a União Européia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a segurança e a energia. O Tratado de Lisboa irá reforçar a democracia na União Européia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia.Este tratado aguarda ratificação de alguns países para poder vigorar em toda a UE. A Constituição foi adotada pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos no âmbito do Conselho Europeu de Bruxelas de 17 e 18 de Junho de 2004 e foi assinada em Roma em 29 de Outubro de 2004. Deve ser retificada por cada Estado-Membro, de acordo com os respectivos procedimentos constitucionais, e só entrará em vigor depois de ter sido ratificada pela totalidade dos Estados-Membros.
Os símbolos da UE A existência de símbolos europeus contribui para aumentar o sentimento de pertença e a consciência europeia dos cidadãos.  ,[object Object],[object Object]
O Euro O Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002.  O símbolo do euro assemelha-se à letra "E", atravessada por duas linhas paralelas horizontais bem marcadas. Estas linhas representam a estabilidade do euro.  Foi inspirado na representação da letra grega epsilón, invocando assim o berço da civilização europeia, e na primeira letra da palavra "Europa". São 12 os Estados-membros da União Europeia que adoptaram a moeda única: Bélgica, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Finlândia. além do euro há outras onze moedas legais na UE.
O Dia da Europa As ideias subjacentes à atual UE foram apresentadas num discurso de Robert Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiros francês) a 9 de Maio de 1950.  Este dia passou a assim a ser conhecido como o Dia da Europa - uma oportunidade anual para celebrar as realizações da UE e ponderar sobre os seus objetivos de paz, liberdade, prosperidade e trabalho em conjunto pelo bem comum.
O Lema europeu O lema europeu foi adotado na sequência de um concurso organizado por várias entidades europeias e no qual participaram 80.000 jovens europeus com idades entre os 10 e os 19 anos. No período de Setembro de 1999 a Janeiro de 2000, duas mil propostas de divisa foram submetidas.  Depois de uma primeira seleção ao nível nacional, um júri composto por elementos de cada um dos Estados-Membros escolheu 7 divisas que foram submetidas ao Grande Júri, em Bruxelas, presidido por Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.  Em 4 de Maio de 2000 no Parlamento Europeu, 500 jovens oriundos de 15 países da União Europeia assistiram à cerimónia em que foi eleita a divisa europeia: Juntos na Diversidade ou Unidade na Diversidade.
O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...
O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...HINO DA ALEGRIA, QUARTO ANDAMENRO DA SINFONIA DE BETHOVEN.
O Hino O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade. Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adotou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa. Em 1985, foi adaptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.
Outras curiosidades  A Área Total da UE é de 3.976.372 Km 2 (Europa dos 25).  A População Total, em 2004 era de 454.900.000 (Europa dos 25).  O domínio internet europeu é ".eu", desde 9 de Maio de 2006.    São faladas 23 línguas em toda a União europeia. O presidente da União Européia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez. A partir do ano de 2014, as leis da União Européia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Européia.
União europeia

Contenu connexe

Tendances

Os símbolos da ue
Os símbolos da ueOs símbolos da ue
Os símbolos da uecaltzeitao
 
A união europeia
A união europeiaA união europeia
A união europeiasr adil
 
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6Jorge Almeida
 
História e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte IIHistória e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte IICarlos Ribeiro Medeiros
 
geografia uniao europeia
geografia uniao europeiageografia uniao europeia
geografia uniao europeiaDiogo Rodrigues
 
União Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano PereiraUnião Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano PereiraTurismo Esdas
 
Os 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União EuropeiaOs 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União Europeialidia76
 
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania EuropeiaÓrgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania EuropeiaDébora Neves
 
Cidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube EuropeuCidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube EuropeuJoao35
 
União europeia Claudio
União europeia ClaudioUnião europeia Claudio
União europeia ClaudioIpo Gamer
 

Tendances (20)

Os símbolos da ue
Os símbolos da ueOs símbolos da ue
Os símbolos da ue
 
Apresentação | Dia da Europa
Apresentação | Dia da EuropaApresentação | Dia da Europa
Apresentação | Dia da Europa
 
Dia da europa.
Dia da europa.Dia da europa.
Dia da europa.
 
A união europeia
A união europeiaA união europeia
A união europeia
 
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
 
União européia
União européiaUnião européia
União européia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
Apresentação | A União Europeia
Apresentação | A União EuropeiaApresentação | A União Europeia
Apresentação | A União Europeia
 
História e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte IIHistória e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte II
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
geografia uniao europeia
geografia uniao europeiageografia uniao europeia
geografia uniao europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
União Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano PereiraUnião Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
Os 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União EuropeiaOs 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União Europeia
 
A UniãO Europeia 2
A UniãO Europeia   2A UniãO Europeia   2
A UniãO Europeia 2
 
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania EuropeiaÓrgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
 
Cidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube EuropeuCidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube Europeu
 
União europeia Claudio
União europeia ClaudioUnião europeia Claudio
União europeia Claudio
 

Similaire à União europeia

União européia
União européiaUnião européia
União européiaLeila nny
 
(Da ceca à união europeia (1 ))
(Da ceca à união europeia  (1 ))(Da ceca à união europeia  (1 ))
(Da ceca à união europeia (1 ))Armanda Ribeiro
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)Centro Jacques Delors
 
União europeia unida na diversidade
União europeia   unida na diversidadeUnião europeia   unida na diversidade
União europeia unida na diversidadeElsa Condeço
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)Centro Jacques Delors
 
Os símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeiaOs símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeiacaltzeitao
 
Formação da união europeia
Formação da união europeiaFormação da união europeia
Formação da união europeiasophyzinha
 
4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidades4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidadesLucas Cechinel
 
União europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectávelUnião europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectávelElsa Condeço
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 

Similaire à União europeia (20)

União européia
União européiaUnião européia
União européia
 
União Europeia
União EuropeiaUnião Europeia
União Europeia
 
(Da ceca à união europeia (1 ))
(Da ceca à união europeia  (1 ))(Da ceca à união europeia  (1 ))
(Da ceca à união europeia (1 ))
 
A União Europeia
A União EuropeiaA União Europeia
A União Europeia
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
 
União europeia unida na diversidade
União europeia   unida na diversidadeUnião europeia   unida na diversidade
União europeia unida na diversidade
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
 
Os símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeiaOs símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
Formação da união europeia
Formação da união europeiaFormação da união europeia
Formação da união europeia
 
4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidades4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidades
 
União europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectávelUnião europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectável
 
Ue
UeUe
Ue
 
A CEE-9ºB
A CEE-9ºBA CEE-9ºB
A CEE-9ºB
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 

Plus de Leila nny

Passagem do Tempo
Passagem do TempoPassagem do Tempo
Passagem do TempoLeila nny
 
Figuras de linguagem
Figuras  de  linguagemFiguras  de  linguagem
Figuras de linguagemLeila nny
 
Teoria do universo
Teoria do universoTeoria do universo
Teoria do universoLeila nny
 
Artes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no BrasilArtes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no BrasilLeila nny
 
Fibromialgia
FibromialgiaFibromialgia
FibromialgiaLeila nny
 
Teoria do Universo
Teoria do UniversoTeoria do Universo
Teoria do UniversoLeila nny
 

Plus de Leila nny (9)

Passagem do Tempo
Passagem do TempoPassagem do Tempo
Passagem do Tempo
 
Anarquismo
AnarquismoAnarquismo
Anarquismo
 
Figuras de linguagem
Figuras  de  linguagemFiguras  de  linguagem
Figuras de linguagem
 
Teoria do universo
Teoria do universoTeoria do universo
Teoria do universo
 
Pizza i
Pizza iPizza i
Pizza i
 
Artes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no BrasilArtes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no Brasil
 
Fibromialgia
FibromialgiaFibromialgia
Fibromialgia
 
Artose
ArtoseArtose
Artose
 
Teoria do Universo
Teoria do UniversoTeoria do Universo
Teoria do Universo
 

Dernier

Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxedelon1
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfRavenaSales1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 

Dernier (20)

Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 

União europeia

  • 2. Atualidades: 20021 de JaneiroEntrada em circulação das moedas e notas em euros.28 de FevereiroRetirada de circulação das notas e moedas nacionais.13 de DezembroO Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007. 20041 de MaioChipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.29 de Outubro Assinatura em Roma do projecto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros. 20071 de JaneiroAdesão da Bulgária e da Roménia à União EuropeiaAdesão da Eslovénia à zona euro13 de DezembroÉ assinado o Tratado de Lisboa, aguardando-se neste momento a ratificação por parte de alguns países para poder ser aplicado na UE.
  • 3. Tratados: Os tratados tiveram de ser alterados sempre que se registrou a adesão de novos Estados-Membros. Além disso, praticamente em todas as décadas, os Tratados têm sido alterados para proceder a reformas das instituições da UE e atribuir-lhe novas áreas de responsabilidade. O Acto Único Europeu (AUE) foi assinado em Fevereiro de 1986 e entrou em vigor em 1 de Julho de 1987. Alterou o Tratado CEE e preparou o terreno para a concretização do mercado único.  O Tratado de Amesterdão foi assinado em 2 de Outubro de 1997 e entrou em vigor em 1 de Maio de 1999. Alterou os Tratados da UE e CE, tendo atribuído uma nova numeração às suas disposições, e inclui, em anexo, as versões compiladas dos Tratados da UE e CE. O Tratado de Amesterdão alterou os artigos do Tratado da União Européia, que, em vez de serem identificados pelas letras de A a S, passaram a ser numerados.  O Tratado de Nice foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003. Voltou a alterar os anteriores tratados, desenvolvendo o sistema institucional da UE de modo a permitir um funcionamento eficaz da União após o seu alargamento para 25 Estados-Membros. O Tratado de Lisboa, foi assinado em 12 de Dezembro de 2008, e dotará a União Européia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efetiva aos desafios atuais. Num mundo em rápida mutação, os europeus contam com a União Européia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a segurança e a energia. O Tratado de Lisboa irá reforçar a democracia na União Européia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia.Este tratado aguarda ratificação de alguns países para poder vigorar em toda a UE. A Constituição foi adotada pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos no âmbito do Conselho Europeu de Bruxelas de 17 e 18 de Junho de 2004 e foi assinada em Roma em 29 de Outubro de 2004. Deve ser retificada por cada Estado-Membro, de acordo com os respectivos procedimentos constitucionais, e só entrará em vigor depois de ter sido ratificada pela totalidade dos Estados-Membros.
  • 4.
  • 5. O Euro O Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002. O símbolo do euro assemelha-se à letra "E", atravessada por duas linhas paralelas horizontais bem marcadas. Estas linhas representam a estabilidade do euro.  Foi inspirado na representação da letra grega epsilón, invocando assim o berço da civilização europeia, e na primeira letra da palavra "Europa". São 12 os Estados-membros da União Europeia que adoptaram a moeda única: Bélgica, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Finlândia. além do euro há outras onze moedas legais na UE.
  • 6. O Dia da Europa As ideias subjacentes à atual UE foram apresentadas num discurso de Robert Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiros francês) a 9 de Maio de 1950. Este dia passou a assim a ser conhecido como o Dia da Europa - uma oportunidade anual para celebrar as realizações da UE e ponderar sobre os seus objetivos de paz, liberdade, prosperidade e trabalho em conjunto pelo bem comum.
  • 7. O Lema europeu O lema europeu foi adotado na sequência de um concurso organizado por várias entidades europeias e no qual participaram 80.000 jovens europeus com idades entre os 10 e os 19 anos. No período de Setembro de 1999 a Janeiro de 2000, duas mil propostas de divisa foram submetidas. Depois de uma primeira seleção ao nível nacional, um júri composto por elementos de cada um dos Estados-Membros escolheu 7 divisas que foram submetidas ao Grande Júri, em Bruxelas, presidido por Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia. Em 4 de Maio de 2000 no Parlamento Europeu, 500 jovens oriundos de 15 países da União Europeia assistiram à cerimónia em que foi eleita a divisa europeia: Juntos na Diversidade ou Unidade na Diversidade.
  • 8. O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...
  • 9. O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...HINO DA ALEGRIA, QUARTO ANDAMENRO DA SINFONIA DE BETHOVEN.
  • 10. O Hino O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade. Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adotou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa. Em 1985, foi adaptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.
  • 11. Outras curiosidades  A Área Total da UE é de 3.976.372 Km 2 (Europa dos 25).  A População Total, em 2004 era de 454.900.000 (Europa dos 25).  O domínio internet europeu é ".eu", desde 9 de Maio de 2006.    São faladas 23 línguas em toda a União europeia. O presidente da União Européia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez. A partir do ano de 2014, as leis da União Européia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Européia.