Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

MINI-CURSO DE TEOLOGIA - CRISTOLOGIA

8 859 vues

Publié le

AULA- 03

Publié dans : Formation

MINI-CURSO DE TEOLOGIA - CRISTOLOGIA

  1. 1. MINI – CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA 03 - CRISTOLOGIA BASEADO NA VISÃO BÍBLICA POR: PB. LEONAM DOS SANTOS
  2. 2. CRISTOLOGIA “DOUTRINA DE CRISTO”
  3. 3. ▪ O TERMO “CRISTOLOGIA” PROCEDE DE DUAS PALAVRAS GREGAS, “CHRISTOS”, QUE SIGNIFICA “UNGIDO”, “MESSIAS”, E “LOGIA”, TRADUZIDO POR “ESTUDO”, “CIÊNCIA” OU “TRATADO”. CRISTOLOGIA É O ESTUDO DA PESSOA, NATUREZA, OBRA E OFÍCIO DE CRISTO, SEGUNDO AS ESCRITURAS. NO QUE DIZ RESPEITO À NATUREZA DE CRISTO, ESTA É SINGULAR, POIS AO MESMO TEMPO EM QUE JESUS CRISTO É DEUS, NO SENTIDO PLENO E ABSOLUTO DO TERMO, TAMBÉM ASSUMIU A NATUREZA HUMANA, COM EXCEÇÃO DO PECADO, ERA SUA TOTALIDADE E PERFEIÇÃO. JESUS ERA, EM SUA ENCARNAÇÃO, PLENAMENTE DEUS E COMPLETAMENTE HUMANO EM TODAS AS ÁREAS DE SUA VIDA. INTRODUÇÃO
  4. 4. ▪ A PALAVRA NATUREZA SIGNIFICA: ESSÊNCIA OU CONTEÚDO PRÓPRIO DE UM SER, CARATÉR, FEITIO MORAL, TEMPERAMENTO. NESTE TÓPICO ESTUDAREMOS ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS DO SENHOR JESUS. A PREEXISTÊCIA DE CRISTO SIGNIFICA QUE JESUS EXISTIA ANTES DE NASCER COMO HOMEM, ANTES MESMO ATÉ DA CRIAÇÃO DO TEMPO. É UM CONCEITO PARALELO, MAS DISTINTO DA “ETERNIDADE”,EMBORA ELE SEJA ETERNO(JO- 1:3 ; 3:13 ; 17:5 ; CL – 1:16-17). O ESVAZIAMENTO DE CRISTO “DE SORTE QUE HAJA EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS, QUE, SENDO EM FORMA DE DEUS, NÃO TEVE POR USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS,MAS ESVAZIOU-SE A SI MESMO, TOMANDO A FORMA DE SERVO, FAZENDO-SE SEMELHANTE AOS HOMENS”(FP – 2:5-7). A NATUREZA DE CRISTO
  5. 5. NATUREZA FP 2:7, ENSINA QUE CRISTO “SE ESVAZIOU” (EKENOSEN), RENÚNCIANDO A GLÓRIA DIVINA AO ASSUMIR A NATUREZA HUMANA, PORÉM, SEM DEIXAR DE SER DEUS. A ENCARNAÇÃO DE CRISTO “E O VERBO SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS...” (JO I.I4). DEVEMOS OBSERVAR AQUI VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE CRISTO, ENVOLVENDO TANTO O CONTEXTO DIVINO COMO O HUMANO: A CONCEPÇÃO VIRGINAL DE JESUS FOI UM ATO MIRACULOSO DE DEUS. A PROMESSA DIVINA DE QUE ISSO ACONTECERIA FOI FEITA PELO SENHOR: “EIS QUE UMA VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ À LUZ UM FILHO, E SERÁ O SEU NOME EMANUEL” (IS 7.14B). ESTE ATO SOBRENATURAL, ACONTECEU ATRAVÉS DO PODER DO ESPÍRITO SANTO(LC-1:34-35). PORÉM O SEU NASCIMENTO, ACONTECEU DE FORMA NATURAL(LC-2:5-7), PAULO DISSE QUE A ENCARNAÇÃO DE CRISTO FOI UM MILAGRE E A CHAMOU DE “MISTÉRIO DA PIEDADE” (I TM 3.16).
  6. 6. NATUREZA DIVINDADE E HUMANIDADE DA MESMA FORMA QUE “FILHO DO HOMEM” SIGNIFICA NASCIDO DO HOMEM, ASSIM TAMBÉM “FILHO DE DEUS” SIGNIFICA NASCIDO DE DEUS. O SENHOR JESUS QUANDO VEIO A TERRA, ASSUMIU A FORMA HUMANA, PARTICIPANDO DAS FRAQUEZAS E LIMITAÇÕES HUMANAS(COM EXCEÇÃO DO PECADO), ENTRETANTO NUNCA DEIXOU DE SER DEUS, AS DUAS NATUREZAS(HUMANA E DIVINA), OPERAVAM SIMULTÂNEAS E SEPARADAMENTE(NÃO SE MISTURAVAM), VEJAMOS NO QUADRO ABAIXO: PARA MEDITAR: “NO QUE DIZ RESPEITO A NATUREZA DE CRISTO, ESTA É SINGULAR, POIS AO MESMO TEMPO EM QUE JESUS É DEUS NO SENTIDO PLENO E ABSOLUTO DO TERMO, TAMBÉM ASSUMIU A NATUREZA HUMANA. COM EXCEÇÃO DO PECADO, EM SUA TOTALIDADE E PERFEIÇÃO”. VERDADEIRO HOMEM, VERDADEIRO DEUS. ( JOÃO – 1:1-3 ) HOMEM DEUS FILHO DO HOMEM(MC-2:28) FILHO DE DEUS(JO-3:16) SERVO(MC-10:45) SENHOR(JO-13:13) FILHO DE DAVI(MT-1:1) EU SOU(JO-8:58) CANSOU(JO-4:6) DESCANSO ETERNO(MT-11:28) TEVE FOME(MC-11:12) PÃO DA VIDA(JO-6:57-58) TEVE SEDE(JO-4:7) FONTE ETERNA(JO-4:10) CARPINTEIRO(MC-6:3) REI DOS REIS(AP-19:16) MORREU(MT-27:50) RESSUSCITOU(MT-28:1-6)
  7. 7. OFICÍOS DE CRISTO ▪ NO VELHO TESTAMENTO HAVIA TRÊS CLASSES DE MEDIADORES ENTRE DEUS E O SEU POVO: O PROFETA, O REI E O SACERDOTE. CRISTO COMO O PERFEITO MEDIADOR(1 TM - 2:15), REÚNE EM SÍ MESMO OS TRÊS OFICÍOS: JESUS É O CRISTO – PROFETA, QUE REVELA A VONTADE DO PAI ÀS NAÇÕES(DT- 18:15-16 ; MT-21:11); CRISTO – SACERDOTE, QUE SE SACRIFICOU E INTERCEDE PELOS OS HOMENS(HB- 7:21-28); E O CRISTO – REI QUE REINARÁ SOBRE TODO O MUNDO(AP – 19:11-16). PROFETA O PROFETA NO VELHO TESTAMENTO ERA O REPRESENTANTE OU AGENTE DE DEUS NA TERRA, ELE REVELAVA A VONTADE DO SENHOR TANTO PARA O PERÍODO PRESENTE, QUANTO AO FUTURO, CRISTO COMO PROFETA ENSINOU A VONTADE DO PAI, REPREENDEU OS SOBERBOS, REALIZOU SINAIS E MARAVILHAS E ANÚNCIOU O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR(FUTURO – DT-18:15-16 ; LC- 4:18-19 E 7:16).
  8. 8. OFICÍOS SACERDOTE NA ANTIGA ALIANÇA, O SACERDOTE ERA A PESSOA ESCOLHIDA POR DEUS PARA REPRESENTAR OS HOMENS DIANTE DE DEUS, OFERECENDO SACRIFÍCIOS QUE ASSEGURAVAM O FAVOR(PERDÃO) DIVINO. PORÉM TODOS FORAM TEMPORAIS E IMPERFEITOS, SEJAM POR SUAS FALHAS INDIVIDUAIS OU PELA QUALIDADE DOS SACRIFÍCIOS. CRISTO COMO SUMO-SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE, OFERECEU-SE A SÍ MESMO NO CÁLVARIO, SENDO O SEU SACRIFÍCIO ÚNICO E PERFEITO, DE VALOR ETERNO, SUFICIENTE PARA REPRESENTAR E ABRIR O CAMINHO DA COMUNHÃO COM O PAI, COMO TAMBÉM PARA TRAZER A HUMANIDADE A REDENÇÃO ETERNA(HB-7:25 ; 9:24). REI ASSIM COMO MELQUISEDEQUE CRISTO É SACERDOTE E REI. O MESSIAS DE ACORDO AS PROFECIAS, SERIA UM GRANDE REI DA CASA DE DAVI, QUE GOVERNARIA ISRAEL E AS NAÇÕES, E POR MEIO DO SEU REINO, SERIA ANUNCIADO O PERÍODO ÁUREO DA JUSTIÇA, PAZ E FELICIDADE. APÓS A RESSURREIÇÃO, CRISTO DECLAROU O SEU PODER SOBRE TODO O UNIVERSO, NA SUA ASCENSÃO ELE FOI COROADO COMO REI DOS REIS, SENDO ASSIM, QUANDO ELE VOLTAR, O SEU REINO SERÁ PLENO, VISÍVEL E ETERNO, DIANTE DOS HOMENS(IS- 9:6 ; 11:1-9; MT- 28:18 ; 1CO – 15:25-28 E HB- 10:13).
  9. 9. VIDA E OBRA ▪ NESTE TÓPICO ESTUDAREMOS UM POUCO DA VIDA E DA OBRA MARAVILHOSA DO SENHOR JESUS. NA VERDADE SERÁ APENAS UM BREVE RESUMO, VISTO, QUE O MASHIACH DIVINO FEZ TANTAS COISAS QUE O EVANGELISTA JOÃO DISSE O SEGUINTE: “HÁ, PORÉM, AINDA MUITAS OUTRAS COISAS QUE JESUS FEZ; E SE CADA UMA DAS QUAIS FOSSE ESCRITA, CUIDO QUE NEM AINDA O MUNDO TODO PODERIA CONTER OS LIVROS QUE SE ESCREVESSEM. AMÉM”(JO- 21:25). PROFECIAS MESSIANICAS VÁRIAS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO, ANUNCIAVAM A VINDA, VIDA E A OBRA DO MESSIAS. CRISTO CUMPRIU TODAS AS PROFECIAS RELACIONADAS AS ELE. 1 – NASCIMENTO COMO JÁ ESTUDAMOS O NASCIMENTO DE CRISTO FOI PREDITO PELOS PROFETAS, E SE DEU DE FORMA NATURAL NA CIDADE DE BÉLEM, PORÉM A SUA CONCEPÇÃO FOI SOBRENATURAL, ACONTECENDO ATRAVÉS DO PODER DO ESPÍRITO SANTO(MT- 1:18 ; LC- 2:4-11).
  10. 10. VIDA E OBRA 2 – CRESCIMENTO A BÍBLIA FALA POUCO SOBRE A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DE JESUS, POR CAUSA DISTO, MUITO SE ESPECULA SOBRE O ASSUNTO, NO ENTANTO, O POUCO QUE AS ESCRITURAS MOSTRAM É SUFICIENTE PARA TERMOS UMA IDÉIA DO CRESCIMENTO DO SENHOR. A BÍBLIA NOS DIZ O SEGUINTE SOBRE ESTE ASSUNTO: “E DESCEU COM ELES, E FOI PARA NAZARÉ, E ERA-LHES SUJEITO. E SUA MÃE GUARDAVA NO SEU CORAÇÃO TODAS ESTAS COISAS. E CRESCIA JESUS EM SABEDORIA, E EM ESTATURA, E EM GRAÇA PARA COM DEUS E OS HOMENS”(LC – 2:42-52). 3 – MINISTÉRIO O TRABALHO DO SENHOR FOI MARCANTE E PERFEITO, ELE INÍCIA O SEU MINISTÉRIO AOS 30 ANOS, DESACREDITADO PELOS FAMILIARES(JO-7:5), COMEÇA A APREGAR O EVANGELHO DO REINO EM CAFARNAUM, LOGO DEPOIS ESCOLHE SEUS DOZE APOSTÓLOS E PERCORRE A TERRA DE ISRAEL(E ATÉ OUTROS PAÍSES COMO A FENÍCIA – MT.15:21),PREGANDO, CURANDO, LIBERTANDO, RESSUSCITANDO, ENFIM, ANÚNCIANDO O REINO DE DEUS. MESMO COM TODO ESTE TRABALHO JESUS AINDA ARRUMOU TEMPO PARA PREPARAR OS DOZE(DÍSCIPULADO), VISANDO A CONTINUIDADE AO TRABALHO. (MT-4:13-18; 4:23-25; 8:1-4; 8:28-32; LC-4:18-19; JO-11:38-47 E MT-28:19)
  11. 11. VIDA E OBRA 4 – MORTE E RESSURREIÇÃO ▪ CHEGANDO A HORA DO PAI, CRISTO É TRAÍDO E ABANDONADO POR SEUS DISCÍPULOS, É PRESO, ACUSADO E JULGADO INJUSTAMENTE, SENDO CASTIGADO A PONTO DE TER AS COSTAS RASGADAS PROFUNDAMENTE PELOS AÇOITES, É ESCARNECIDO E HUMILHADO, MAS NA CRUZ PERDOA SEUS OFENSORES(MC-14:50; 56; MC-15:15-19; LC-23:34). DEPOIS DESTES ACONTECIMENTOS, CRISTO ENTREGA O ESPÍRITO EM UM GRANDE BRADO, MORRE, E LOGO A SEGUIR É COLOCADO EM SEPULCRO FEITO NA ROCHA. PARECIA PARA OS SEUS INIMIGOS QUE TUDO ESTAVA ACABADO, PORÉM AO TERCEIRO DIA, LOGO A MADRUGADA, O SENHOR DOS SENHORES RESSUSCITA DE FORMA TRIUNFAL, DÁ MAIS ENSINAMENTOS AOS SEUS DISCÍPULOS E ASCENDE AOS CÉUS, REINA, E EM BREVE VOLTARÁ PARA BUSCAR OS SEUS FIÉIS(MT-28:11-15; JO-20:24-28; LC-23:46; 1CO-15:3- 14; JO-14:1-3).
  12. 12. FOTOS PREGAÇÃO MILAGRES CRUCIFICAÇÃO RESSURREIÇÃO TÚMULO VAZIO VOLTA TRIUNFAL

×