SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  21
Dentro de um imenso país Cheio de Sol, Nasceu uma linda cidade! Planejada pela esperança  E construída pelos sonhos...
Uma CIDADE VERDE,
Qualidade de vida é orgulho para os habitantes
Maringá está localizada estrategicamente no Noroeste do Estado do Paraná, Região Sul do Brasil e, com apenas 59 anos de emancipação política, é considerada a cidade que mais cresce e se desenvolve na região.
Ao comemorar os seus 59 anos de fundação, Maringá é um dos poucos municípios do país que consegue conciliar crescimento econômico com preservação ambiental. Quem respira seu ar, sente-se motivado a voltar.
Fundada em 10 de maio de 1947 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, a cidade foi planejada pelo urbanista Jorge Macedo Vieira e desenhada para tornar-se uma metrópole.
Com quase 300 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE,(2002). Maringá é pólo de uma região que abrange mais de  100 cidades.
Maringá tem se destacado no Estado, e também no Brasil, no que se refere ao PIB per capita.
  Em meio século de existência, Maringá construiu uma estrutura urbana de alta qualidade. O reconhecimento veio pela Revista Veja, que a considerou um dos dez melhores municípios do interior para se viver. Há anos, Maringá sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar uma das maiores concentrações de área verde por habitante
Maringá destaca-se em não possuir favelas ou bolsões de miséria absoluta. Essa característica é fruto de uma política habitacional bem definida desde o início da década de 70.  Estrutura urbana privilegiada, aliada ao lado social equilibrado, fez da cidade alvo de investidores interessados em aplicar seu dinheiro em locais de retorno garantido.
       O maringaense tem orgulho de sua cidade. E, não poderia ser diferente, mais que o viço de seu verde, fazem parte de sua paisagem urbana indicadores da modernidade como água tratada, energia elétrica, esgoto, aeroporto, transporte coletivo, escolas, universidade e assistência médica.
Visitar Maringá significa ser seduzido imediatamente pelo seu verde - principal característica da cidade.  Percorrendo as largas avenidas arborizadas, se percebe que homem e natureza convivem em plena harmonia.
As 75 mil árvores plantadas nas ruas, avenidas e praças, empresta um ar primaveril à cidade durante quase o ano todo. As árvores mais comuns são jacarandás, sibipirunas, ipês e flamboyants.
Com um trabalho efetivo e contínuo de conscientização da necessidade de preservação da natureza, Maringá atingiu o correspondente a 25,65 metros quadrados de área verde por habitante, o que confere ao município o merecido título de Cidade Ecológica. O município mantém e conserva ainda 17 bosques, totalizando 90 alqueires de matas nativas na cidade.
Maringá é uma das cidades do Paraná que mais tem se destacado no cenário nacional pelo seu potencial turístico, apresentando atrativos. O mais importante é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, ponto obrigatório de visitação.
Primeiro monumento religioso da América Latina em altura, com 124 metros (décimo do mundo), a Catedral teve como pedra fundamental um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro, em Roma, abençoado pelo Papa Pio XII.
A construção foi iniciada em julho de 1959 pelos pioneiros e a conclusão ocorreu 22 anos depois, em maio de 1981. Foram gastos na obra trinta mil sacos de cimento, seiscentas toneladas de ferro, mais de mil metros quadrados em vitrais, quase dois mil metros quadrados de granito (piso), entre outros materiais.
A Catedral recebeu o título de Basílica Menor, do Papa João Paulo II. Desde então, se tornou um dos principais símbolos do Norte do Paraná, recebendo visitantes de todo o país.
A Catedral marca não apenas pela altura, mas por todo o conjunto de sua obra. Tem ainda como atrações os 16 vitrais com mosaico colorido, que simbolizam a caminhada do Homem para a eternidade de Deus e do alto do mirante é possível ter uma visão panorâmica de Maringá.
PARQUE DO INGÁ   Outro ponto turístico obrigatório é o Parque do Ingá, principal reserva natural da região e a mais importante área de lazer de Maringá. Com 47 hectares de matas nativas encravadas no coração da cidade, o parque é um dos últimos remanescentes naturais que sobreviveu ao avanço do concreto. A reserva abriga mais de 60 espécies de árvores - algumas já extintas no Estado, e mais de 100 espécies de aves, mamíferos e répteis.
www.mensagensvirtuais.com.br

Contenu connexe

Similaire à Cidade Ecológica de Maringá e seus principais pontos turísticos

Similaire à Cidade Ecológica de Maringá e seus principais pontos turísticos (7)

Urbanização Barra da Tijuca
Urbanização Barra da TijucaUrbanização Barra da Tijuca
Urbanização Barra da Tijuca
 
Sudeste
SudesteSudeste
Sudeste
 
Book Ilha Pura
Book Ilha PuraBook Ilha Pura
Book Ilha Pura
 
Book Ilha pura
Book Ilha puraBook Ilha pura
Book Ilha pura
 
Caminho Dos Sabores 2
Caminho Dos  Sabores 2Caminho Dos  Sabores 2
Caminho Dos Sabores 2
 
Geografia sudeste-aspectos gerais
Geografia   sudeste-aspectos geraisGeografia   sudeste-aspectos gerais
Geografia sudeste-aspectos gerais
 
Geografia sudeste
Geografia   sudesteGeografia   sudeste
Geografia sudeste
 

Plus de Mensagens Virtuais (20)

Borboletas 1
Borboletas 1Borboletas 1
Borboletas 1
 
Minha arvore de amigos
Minha arvore de amigosMinha arvore de amigos
Minha arvore de amigos
 
O verbo no infinito
O verbo no infinitoO verbo no infinito
O verbo no infinito
 
A arte de Janene Grende
A arte de Janene GrendeA arte de Janene Grende
A arte de Janene Grende
 
Doce verao florido
Doce verao floridoDoce verao florido
Doce verao florido
 
Flores de verao
Flores de veraoFlores de verao
Flores de verao
 
Delicadas flores de verao
Delicadas flores de veraoDelicadas flores de verao
Delicadas flores de verao
 
Ainda que o vendaval
Ainda que o vendavalAinda que o vendaval
Ainda que o vendaval
 
Hoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolherHoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolher
 
Virtudes e defeitos
Virtudes e defeitosVirtudes e defeitos
Virtudes e defeitos
 
O voo
O vooO voo
O voo
 
Viver despenteada
Viver despenteadaViver despenteada
Viver despenteada
 
Animais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabecaAnimais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabeca
 
A arte de Genise Marwedel
A arte de Genise MarwedelA arte de Genise Marwedel
A arte de Genise Marwedel
 
A arte surreal
A arte surrealA arte surreal
A arte surreal
 
Desenganos
DesenganosDesenganos
Desenganos
 
Ressuscita me
Ressuscita meRessuscita me
Ressuscita me
 
Bandejas pintadas
Bandejas pintadasBandejas pintadas
Bandejas pintadas
 
Vitoria Regia
Vitoria RegiaVitoria Regia
Vitoria Regia
 
Bocas em flor
Bocas em florBocas em flor
Bocas em flor
 

Cidade Ecológica de Maringá e seus principais pontos turísticos

  • 1. Dentro de um imenso país Cheio de Sol, Nasceu uma linda cidade! Planejada pela esperança E construída pelos sonhos...
  • 3. Qualidade de vida é orgulho para os habitantes
  • 4. Maringá está localizada estrategicamente no Noroeste do Estado do Paraná, Região Sul do Brasil e, com apenas 59 anos de emancipação política, é considerada a cidade que mais cresce e se desenvolve na região.
  • 5. Ao comemorar os seus 59 anos de fundação, Maringá é um dos poucos municípios do país que consegue conciliar crescimento econômico com preservação ambiental. Quem respira seu ar, sente-se motivado a voltar.
  • 6. Fundada em 10 de maio de 1947 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, a cidade foi planejada pelo urbanista Jorge Macedo Vieira e desenhada para tornar-se uma metrópole.
  • 7. Com quase 300 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE,(2002). Maringá é pólo de uma região que abrange mais de 100 cidades.
  • 8. Maringá tem se destacado no Estado, e também no Brasil, no que se refere ao PIB per capita.
  • 9. Em meio século de existência, Maringá construiu uma estrutura urbana de alta qualidade. O reconhecimento veio pela Revista Veja, que a considerou um dos dez melhores municípios do interior para se viver. Há anos, Maringá sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar uma das maiores concentrações de área verde por habitante
  • 10. Maringá destaca-se em não possuir favelas ou bolsões de miséria absoluta. Essa característica é fruto de uma política habitacional bem definida desde o início da década de 70. Estrutura urbana privilegiada, aliada ao lado social equilibrado, fez da cidade alvo de investidores interessados em aplicar seu dinheiro em locais de retorno garantido.
  • 11.      O maringaense tem orgulho de sua cidade. E, não poderia ser diferente, mais que o viço de seu verde, fazem parte de sua paisagem urbana indicadores da modernidade como água tratada, energia elétrica, esgoto, aeroporto, transporte coletivo, escolas, universidade e assistência médica.
  • 12. Visitar Maringá significa ser seduzido imediatamente pelo seu verde - principal característica da cidade. Percorrendo as largas avenidas arborizadas, se percebe que homem e natureza convivem em plena harmonia.
  • 13. As 75 mil árvores plantadas nas ruas, avenidas e praças, empresta um ar primaveril à cidade durante quase o ano todo. As árvores mais comuns são jacarandás, sibipirunas, ipês e flamboyants.
  • 14. Com um trabalho efetivo e contínuo de conscientização da necessidade de preservação da natureza, Maringá atingiu o correspondente a 25,65 metros quadrados de área verde por habitante, o que confere ao município o merecido título de Cidade Ecológica. O município mantém e conserva ainda 17 bosques, totalizando 90 alqueires de matas nativas na cidade.
  • 15. Maringá é uma das cidades do Paraná que mais tem se destacado no cenário nacional pelo seu potencial turístico, apresentando atrativos. O mais importante é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, ponto obrigatório de visitação.
  • 16. Primeiro monumento religioso da América Latina em altura, com 124 metros (décimo do mundo), a Catedral teve como pedra fundamental um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro, em Roma, abençoado pelo Papa Pio XII.
  • 17. A construção foi iniciada em julho de 1959 pelos pioneiros e a conclusão ocorreu 22 anos depois, em maio de 1981. Foram gastos na obra trinta mil sacos de cimento, seiscentas toneladas de ferro, mais de mil metros quadrados em vitrais, quase dois mil metros quadrados de granito (piso), entre outros materiais.
  • 18. A Catedral recebeu o título de Basílica Menor, do Papa João Paulo II. Desde então, se tornou um dos principais símbolos do Norte do Paraná, recebendo visitantes de todo o país.
  • 19. A Catedral marca não apenas pela altura, mas por todo o conjunto de sua obra. Tem ainda como atrações os 16 vitrais com mosaico colorido, que simbolizam a caminhada do Homem para a eternidade de Deus e do alto do mirante é possível ter uma visão panorâmica de Maringá.
  • 20. PARQUE DO INGÁ Outro ponto turístico obrigatório é o Parque do Ingá, principal reserva natural da região e a mais importante área de lazer de Maringá. Com 47 hectares de matas nativas encravadas no coração da cidade, o parque é um dos últimos remanescentes naturais que sobreviveu ao avanço do concreto. A reserva abriga mais de 60 espécies de árvores - algumas já extintas no Estado, e mais de 100 espécies de aves, mamíferos e répteis.