SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  10
leia atentamente medite tire proveito para sua vida envie a outros Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico: Carta do Apóstolo Paulo  aos Romanos, capítulo 4 Bíblia Viva
Romanos 4 – justificados pela fé 1 -Humanamente falando, Abraão foi o fundador de nossa nação judaica.  Quais foram as experiências dele com respeito a esta questão de ser salvo pela fé? 2 - Será que foi por causa de suas boas obras que Deus o aceitou? Se assim foi, então ele teria alguma coisa  de que se orgulhar. Mas, do ponto de vista divino, Abraão não tinha nenhum fundamento para se orgulhar. 3 - As Escrituras nos afirmam que Abraão creu em Deus, e foi por isso mesmo que Deus riscou seus pecados e declarou-o sem culpa. 4e5 - Entretanto, será que ele não ganhou  seu direito ao céu por todas as boas ações  que praticou? Não, pois ser salvo é um dom;  se alguém pudesse ganhá-lo sendo bom,  então não seria de graça – mas é! É dado a todos os que não trabalham  para esse fim. Deus declara que os pecadores são bons  a seus olhos, se eles crerem que Cristo pode salvá-los da ira de Deus.
Romanos 4 – justificados pela fé 6 - O rei Davi falou a este respeito, descrevendo a felicidade de um pecador indigno que é declarado sem culpa por Deus. 7 - “Bem-aventurados e dignos  de inveja”, disse ele, “são aqueles cujos pecados são perdoados  e colocados longe de sua vista”. 8 - “Sim quanta alegria para aquele cujos pecados não são mais contados contra ele pelo Senhor!” 9 - Agora, então, a pergunta: Será que esta bênção só é dada àqueles que têm fé em Cristo mas também guardam as leis judaicas, ou a bênção é dada também àqueles que não guardam as leis judaicas, mas tão-somente confiam em Cristo? Bem, que dizer de Abraão? Dizemos que ele recebeu essas bênçãos por meio da sua fé. Foi só pela fé mesmo? Ou porque também guardou as leis judaicas? 10 - Para ter a resposta a esta pergunta, respondam a esta: Quando foi que Deus deu esta bênção  a Abraão? Foi antes que ele se tornasse judeu  – antes que passasse pelo rito de circuncisão da iniciação judaica.
Romanos 4 – justificados pela fé 11 - Foi só mais tarde, depois que Deus prometeu abençoá-lo devido à sua fé,  que Abraão  foi circuncidado. O rito da circuncisão foi um sinal de que Abraão já tinha fé e que Deus já o tinha aceito, declarando-o justo e bom a seus olhos  – antes que o rito fosse praticado. Assim, Abraão é o pai espiritual daqueles que crêem e são salvos sem obedecer às leis judaicas. Vemos, então, que aqueles que não guardam essas leis são justificados por Deus por meio da fé. 12 - E Abraão é também o pai espiritural daqueles judeus que foram circuncidados. Eles podem ver pelo seu exemplo  que não é este rito que os salva,  pois Abraão achou a misericórdia divina  só pela fé, antes de ter sido circuncidado.
Romanos 4 – justificados pela fé 13 - Portanto, é claro que a promessa divina de dar a terra a Abraão e a seus descendentes não foi porque Abraão obedecia às leis de Deus, mas porque ele confiou que Deus guardaria sua promessa. 14 - Entretanto, se ainda vocês alegam que as bênçãos de Deus vão para aqueles que são “bonzinhos”, afirmam então que não têm sentido nenhum as promessas divinas àqueles que têm fé, e que é tolice ter fé. 15 - A questão, porém, é esta: quando procuramos ganhar a bênção e a salvação de Deus pela guarda de suas leis, terminamos sempre debaixo da sua ira, porque falhamos sempre em guardá-las. O único jeito de podermos evitar a quebra de suas leis é não ter nenhuma delas para quebrar! 16 - As bênçãos de Deus, portanto, são concedidas a nós por meio da fé, como presente, de graça;  temos certeza de recebê-las, quer sigamos ou não os costumes judaicos, se tivermos fé como a de Abraão, pois ele é o pai de todos nós quanto à fé. 17 - Isto é o que as Escrituras querem dizer quando afirmam que Deus fez de Abraão o pai de muitas nações. Deus aceitará toda e qualquer nação e povo que confie nele, tal como Abraão. E esta promessa é do próprio Deus, que dá vida aos mortos, e fala de acontecimentos futuros com tanta convicção como se eles já pertencessem ao passado! 18 - Assim, quando Deus disse a Abraão que Ele lhe daria um filho que, por sua vez, teria muitos filhos e se tornaria uma grande nação, Abraão creu em Deus, embora essa promessa fosse impossível de cumprir-se! 19 - E, porque sua fé era forte, ele nem se preocupou com o fato de que já era velho demais para ser pai, na idade de cem anos, e que Sara, sua mulher, aos noventa anos também era velha demais para ter um filho. 20 - Entretanto, Abraão nunca duvidou. Creu em Deus, pois sua fé e sua confiança tornaram-se ainda mais fortes. Ele ainda louvou a Deus por essa bênção, antes mesmo que aquilo acontecesse. 21 - Ele estava absolutamente certo de que Deus tinha todo o poder para fazer qualquer coisa que prometesse. 22 - E foi por causa da fé que Abraão revelou que Deus perdoou seus pecados e o declarou  “sem cupa”.
Romanos 4 – justificados pela fé 23 - Agora, esta declaração magnífica  – que ele foi aceito e aprovado mediante a sua fé – não foi somente para benefício de Abraão.  24 - Ela foi também para nós, assegurando-nos de que Deus nos aceitará do mesmo modo como aceitou Abraão – quando crermos nas promessas de Deus, que trouxe Cristo Jesus, nosso Senhor, de volta à vida.
Romanos 4 – justificados pela fé 25 - Ele morreu por nossos pecados,  e voltou à vida a fim de fazer-nos retos para com Deus, enchendo-nos com a justiça divina. FIM do capítulo 4 de Romanos Leia o capítulo 5 LEIA A BÍBLIA
João 12:44 a 50 – resumo do ensino de Jesus 44-   Jesus disse às multidões:  “Se vocês confiarem em mim, estarão verdadeiramente confiando em Deus.  45  Pois quando vêem a mim,  estão vendo aquele que me enviou.  46  Eu vim como uma luz para brilhar neste mundo escuro, para que todos aqueles que ponham sua confiança em mim não fiquem mais na escuridão.  47  Se alguém me ouvir e não me obedecer,  não sou Eu o juiz dele – pois Eu vim salvar,  e não julgar o mundo.  48  Mas todo aquele que me rejeita e despreza a minha mensagem, será julgado no dia do juízo pelas verdades que Eu tenho falado. 49-   Porque estas não são minhas próprias idéias;  pelo contrário, Eu tenho falado o que o Pai me disse para falar a vocês.  50  E Eu sei que os ensinos dele conduzem  à vida eterna;  por isso, tudo o que Ele me manda dizer, Eu digo!”
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
www.mensagensvirtuais.com.br

Contenu connexe

Tendances

Eleição os que conheceu de antemão - john piper
Eleição   os que conheceu de antemão - john piperEleição   os que conheceu de antemão - john piper
Eleição os que conheceu de antemão - john piperDL CAD Projetos industriais
 
Lição 02 a obediência como adoração
Lição 02   a obediência como adoraçãoLição 02   a obediência como adoração
Lição 02 a obediência como adoraçãoboasnovassena
 
A Fé Vem Pelo Ouvir
 A Fé Vem Pelo Ouvir A Fé Vem Pelo Ouvir
A Fé Vem Pelo OuvirRamón Zazatt
 
A quem devemos adorar
A quem devemos adorarA quem devemos adorar
A quem devemos adorarJair Moser
 
A quem devemos_adorar
A quem devemos_adorarA quem devemos_adorar
A quem devemos_adorarJose Moraes
 
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03
E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03Joel Silva
 
A importância do Estudo Bíblico
A importância do Estudo BíblicoA importância do Estudo Bíblico
A importância do Estudo BíblicoEder L. Souza
 
Fundamentos do relacionamento com Deus – obediência
Fundamentos  do relacionamento com Deus – obediência  Fundamentos  do relacionamento com Deus – obediência
Fundamentos do relacionamento com Deus – obediência Almy Alves
 
Fundamentos do relacionamento com Deus – CONFIANÇA
Fundamentos  do relacionamento com Deus –  CONFIANÇAFundamentos  do relacionamento com Deus –  CONFIANÇA
Fundamentos do relacionamento com Deus – CONFIANÇAAlmy Alves
 
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04Joel Silva
 
5 verdades que identificam nosso chamado ministerial
5 verdades que identificam nosso chamado ministerial5 verdades que identificam nosso chamado ministerial
5 verdades que identificam nosso chamado ministerialMarcos Nassif
 

Tendances (20)

Romanos 9
Romanos   9Romanos   9
Romanos 9
 
JESUS É DEUS
JESUS É DEUSJESUS É DEUS
JESUS É DEUS
 
Eleição os que conheceu de antemão - john piper
Eleição   os que conheceu de antemão - john piperEleição   os que conheceu de antemão - john piper
Eleição os que conheceu de antemão - john piper
 
Licao6 iv trimestre 2010 slide
Licao6  iv trimestre 2010 slideLicao6  iv trimestre 2010 slide
Licao6 iv trimestre 2010 slide
 
O caminho de caim
O caminho de caimO caminho de caim
O caminho de caim
 
Lição 02 a obediência como adoração
Lição 02   a obediência como adoraçãoLição 02   a obediência como adoração
Lição 02 a obediência como adoração
 
A Fé Vem Pelo Ouvir
 A Fé Vem Pelo Ouvir A Fé Vem Pelo Ouvir
A Fé Vem Pelo Ouvir
 
A quem devemos adorar
A quem devemos adorarA quem devemos adorar
A quem devemos adorar
 
A quem devemos_adorar
A quem devemos_adorarA quem devemos_adorar
A quem devemos_adorar
 
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03
E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 03
 
A importância do Estudo Bíblico
A importância do Estudo BíblicoA importância do Estudo Bíblico
A importância do Estudo Bíblico
 
A importância do estudo bíblico para a igreja
A importância do estudo bíblico para a igrejaA importância do estudo bíblico para a igreja
A importância do estudo bíblico para a igreja
 
Fundamentos do relacionamento com Deus – obediência
Fundamentos  do relacionamento com Deus – obediência  Fundamentos  do relacionamento com Deus – obediência
Fundamentos do relacionamento com Deus – obediência
 
Lição 2 - A obediência como adoração
Lição 2 - A obediência como adoraçãoLição 2 - A obediência como adoração
Lição 2 - A obediência como adoração
 
Em boa terra
Em boa terraEm boa terra
Em boa terra
 
Aonde nos leva nossa fé
Aonde nos leva nossa féAonde nos leva nossa fé
Aonde nos leva nossa fé
 
Fundamentos do relacionamento com Deus – CONFIANÇA
Fundamentos  do relacionamento com Deus –  CONFIANÇAFundamentos  do relacionamento com Deus –  CONFIANÇA
Fundamentos do relacionamento com Deus – CONFIANÇA
 
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04E.b.d   adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d adolescentes 1ºtrimestre 2017 lição 04
 
5 verdades que identificam nosso chamado ministerial
5 verdades que identificam nosso chamado ministerial5 verdades que identificam nosso chamado ministerial
5 verdades que identificam nosso chamado ministerial
 
Adoração ao Todo Poderoso
Adoração ao Todo PoderosoAdoração ao Todo Poderoso
Adoração ao Todo Poderoso
 

Similaire à Romanos 3 (20)

Hebreus 3
Hebreus 3Hebreus 3
Hebreus 3
 
CARTA AOS ROMANOS, CAPÍTULO 4
CARTA AOS ROMANOS, CAPÍTULO 4CARTA AOS ROMANOS, CAPÍTULO 4
CARTA AOS ROMANOS, CAPÍTULO 4
 
20. EXPOSIÇÃO DE ROMANOS - C 4.1-25
20. EXPOSIÇÃO DE ROMANOS -  C  4.1-2520. EXPOSIÇÃO DE ROMANOS -  C  4.1-25
20. EXPOSIÇÃO DE ROMANOS - C 4.1-25
 
ebd_20200216 (1).pdf
ebd_20200216 (1).pdfebd_20200216 (1).pdf
ebd_20200216 (1).pdf
 
Hebreus 8
Hebreus 8Hebreus 8
Hebreus 8
 
Fé em ação
Fé em açãoFé em ação
Fé em ação
 
Romanos 7
Romanos 7Romanos 7
Romanos 7
 
Novo Testamento GáLatas
Novo Testamento   GáLatasNovo Testamento   GáLatas
Novo Testamento GáLatas
 
Tiago 2
Tiago 2Tiago 2
Tiago 2
 
Ebook 289 site (1)
Ebook 289 site (1)Ebook 289 site (1)
Ebook 289 site (1)
 
Ebook 289 site
Ebook 289 siteEbook 289 site
Ebook 289 site
 
Epistolaaos Galatas
Epistolaaos GalatasEpistolaaos Galatas
Epistolaaos Galatas
 
Hebreus 6
Hebreus 6Hebreus 6
Hebreus 6
 
Hebreus 6
Hebreus 6Hebreus 6
Hebreus 6
 
De fé em fé
De fé em féDe fé em fé
De fé em fé
 
Abraão, homem de fé
Abraão, homem de féAbraão, homem de fé
Abraão, homem de fé
 
A vida com deus
A vida com deusA vida com deus
A vida com deus
 
Filipenses 2
Filipenses 2Filipenses 2
Filipenses 2
 
Livro ebook-fe
Livro ebook-feLivro ebook-fe
Livro ebook-fe
 
A firmeza das promessas e a pecaminosidade de cambalear -John Owen
A firmeza das promessas e a pecaminosidade de cambalear -John OwenA firmeza das promessas e a pecaminosidade de cambalear -John Owen
A firmeza das promessas e a pecaminosidade de cambalear -John Owen
 

Plus de Mensagens Virtuais (20)

Borboletas 1
Borboletas 1Borboletas 1
Borboletas 1
 
Minha arvore de amigos
Minha arvore de amigosMinha arvore de amigos
Minha arvore de amigos
 
O verbo no infinito
O verbo no infinitoO verbo no infinito
O verbo no infinito
 
A arte de Janene Grende
A arte de Janene GrendeA arte de Janene Grende
A arte de Janene Grende
 
Doce verao florido
Doce verao floridoDoce verao florido
Doce verao florido
 
Flores de verao
Flores de veraoFlores de verao
Flores de verao
 
Delicadas flores de verao
Delicadas flores de veraoDelicadas flores de verao
Delicadas flores de verao
 
Ainda que o vendaval
Ainda que o vendavalAinda que o vendaval
Ainda que o vendaval
 
Hoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolherHoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolher
 
Virtudes e defeitos
Virtudes e defeitosVirtudes e defeitos
Virtudes e defeitos
 
O voo
O vooO voo
O voo
 
Viver despenteada
Viver despenteadaViver despenteada
Viver despenteada
 
Animais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabecaAnimais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabeca
 
A arte de Genise Marwedel
A arte de Genise MarwedelA arte de Genise Marwedel
A arte de Genise Marwedel
 
A arte surreal
A arte surrealA arte surreal
A arte surreal
 
Desenganos
DesenganosDesenganos
Desenganos
 
Ressuscita me
Ressuscita meRessuscita me
Ressuscita me
 
Bandejas pintadas
Bandejas pintadasBandejas pintadas
Bandejas pintadas
 
Vitoria Regia
Vitoria RegiaVitoria Regia
Vitoria Regia
 
Bocas em flor
Bocas em florBocas em flor
Bocas em flor
 

Romanos 3

  • 1. leia atentamente medite tire proveito para sua vida envie a outros Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico: Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 4 Bíblia Viva
  • 2. Romanos 4 – justificados pela fé 1 -Humanamente falando, Abraão foi o fundador de nossa nação judaica. Quais foram as experiências dele com respeito a esta questão de ser salvo pela fé? 2 - Será que foi por causa de suas boas obras que Deus o aceitou? Se assim foi, então ele teria alguma coisa de que se orgulhar. Mas, do ponto de vista divino, Abraão não tinha nenhum fundamento para se orgulhar. 3 - As Escrituras nos afirmam que Abraão creu em Deus, e foi por isso mesmo que Deus riscou seus pecados e declarou-o sem culpa. 4e5 - Entretanto, será que ele não ganhou seu direito ao céu por todas as boas ações que praticou? Não, pois ser salvo é um dom; se alguém pudesse ganhá-lo sendo bom, então não seria de graça – mas é! É dado a todos os que não trabalham para esse fim. Deus declara que os pecadores são bons a seus olhos, se eles crerem que Cristo pode salvá-los da ira de Deus.
  • 3. Romanos 4 – justificados pela fé 6 - O rei Davi falou a este respeito, descrevendo a felicidade de um pecador indigno que é declarado sem culpa por Deus. 7 - “Bem-aventurados e dignos de inveja”, disse ele, “são aqueles cujos pecados são perdoados e colocados longe de sua vista”. 8 - “Sim quanta alegria para aquele cujos pecados não são mais contados contra ele pelo Senhor!” 9 - Agora, então, a pergunta: Será que esta bênção só é dada àqueles que têm fé em Cristo mas também guardam as leis judaicas, ou a bênção é dada também àqueles que não guardam as leis judaicas, mas tão-somente confiam em Cristo? Bem, que dizer de Abraão? Dizemos que ele recebeu essas bênçãos por meio da sua fé. Foi só pela fé mesmo? Ou porque também guardou as leis judaicas? 10 - Para ter a resposta a esta pergunta, respondam a esta: Quando foi que Deus deu esta bênção a Abraão? Foi antes que ele se tornasse judeu – antes que passasse pelo rito de circuncisão da iniciação judaica.
  • 4. Romanos 4 – justificados pela fé 11 - Foi só mais tarde, depois que Deus prometeu abençoá-lo devido à sua fé, que Abraão foi circuncidado. O rito da circuncisão foi um sinal de que Abraão já tinha fé e que Deus já o tinha aceito, declarando-o justo e bom a seus olhos – antes que o rito fosse praticado. Assim, Abraão é o pai espiritual daqueles que crêem e são salvos sem obedecer às leis judaicas. Vemos, então, que aqueles que não guardam essas leis são justificados por Deus por meio da fé. 12 - E Abraão é também o pai espiritural daqueles judeus que foram circuncidados. Eles podem ver pelo seu exemplo que não é este rito que os salva, pois Abraão achou a misericórdia divina só pela fé, antes de ter sido circuncidado.
  • 5. Romanos 4 – justificados pela fé 13 - Portanto, é claro que a promessa divina de dar a terra a Abraão e a seus descendentes não foi porque Abraão obedecia às leis de Deus, mas porque ele confiou que Deus guardaria sua promessa. 14 - Entretanto, se ainda vocês alegam que as bênçãos de Deus vão para aqueles que são “bonzinhos”, afirmam então que não têm sentido nenhum as promessas divinas àqueles que têm fé, e que é tolice ter fé. 15 - A questão, porém, é esta: quando procuramos ganhar a bênção e a salvação de Deus pela guarda de suas leis, terminamos sempre debaixo da sua ira, porque falhamos sempre em guardá-las. O único jeito de podermos evitar a quebra de suas leis é não ter nenhuma delas para quebrar! 16 - As bênçãos de Deus, portanto, são concedidas a nós por meio da fé, como presente, de graça; temos certeza de recebê-las, quer sigamos ou não os costumes judaicos, se tivermos fé como a de Abraão, pois ele é o pai de todos nós quanto à fé. 17 - Isto é o que as Escrituras querem dizer quando afirmam que Deus fez de Abraão o pai de muitas nações. Deus aceitará toda e qualquer nação e povo que confie nele, tal como Abraão. E esta promessa é do próprio Deus, que dá vida aos mortos, e fala de acontecimentos futuros com tanta convicção como se eles já pertencessem ao passado! 18 - Assim, quando Deus disse a Abraão que Ele lhe daria um filho que, por sua vez, teria muitos filhos e se tornaria uma grande nação, Abraão creu em Deus, embora essa promessa fosse impossível de cumprir-se! 19 - E, porque sua fé era forte, ele nem se preocupou com o fato de que já era velho demais para ser pai, na idade de cem anos, e que Sara, sua mulher, aos noventa anos também era velha demais para ter um filho. 20 - Entretanto, Abraão nunca duvidou. Creu em Deus, pois sua fé e sua confiança tornaram-se ainda mais fortes. Ele ainda louvou a Deus por essa bênção, antes mesmo que aquilo acontecesse. 21 - Ele estava absolutamente certo de que Deus tinha todo o poder para fazer qualquer coisa que prometesse. 22 - E foi por causa da fé que Abraão revelou que Deus perdoou seus pecados e o declarou “sem cupa”.
  • 6. Romanos 4 – justificados pela fé 23 - Agora, esta declaração magnífica – que ele foi aceito e aprovado mediante a sua fé – não foi somente para benefício de Abraão. 24 - Ela foi também para nós, assegurando-nos de que Deus nos aceitará do mesmo modo como aceitou Abraão – quando crermos nas promessas de Deus, que trouxe Cristo Jesus, nosso Senhor, de volta à vida.
  • 7. Romanos 4 – justificados pela fé 25 - Ele morreu por nossos pecados, e voltou à vida a fim de fazer-nos retos para com Deus, enchendo-nos com a justiça divina. FIM do capítulo 4 de Romanos Leia o capítulo 5 LEIA A BÍBLIA
  • 8. João 12:44 a 50 – resumo do ensino de Jesus 44- Jesus disse às multidões: “Se vocês confiarem em mim, estarão verdadeiramente confiando em Deus. 45 Pois quando vêem a mim, estão vendo aquele que me enviou. 46 Eu vim como uma luz para brilhar neste mundo escuro, para que todos aqueles que ponham sua confiança em mim não fiquem mais na escuridão. 47 Se alguém me ouvir e não me obedecer, não sou Eu o juiz dele – pois Eu vim salvar, e não julgar o mundo. 48 Mas todo aquele que me rejeita e despreza a minha mensagem, será julgado no dia do juízo pelas verdades que Eu tenho falado. 49- Porque estas não são minhas próprias idéias; pelo contrário, Eu tenho falado o que o Pai me disse para falar a vocês. 50 E Eu sei que os ensinos dele conduzem à vida eterna; por isso, tudo o que Ele me manda dizer, Eu digo!”
  • 9.