Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Framework de Inovação
roadmap para apoiar o
planejamento estratégico
da Inovação em
Organizações Modernas
Prof. Yogui,R
ht...
YOGUI,R. Framework de Inovação - roadmap para apoiar o planejamento estratégico da Inovação em Organizações.
RIO DE JANEIR...
Potenciais
Aplicações
• Empresas podem usá-lo para (re)desenhar sua estratégia
com relação as suas iniciativas de Inovação...
Motivadores para Desenvolver este
Framework de Inovação?
1 – Não faltam boas e relevantes literaturas sobre o tema, entret...
O Framework de Inovação é
uma referência inicial para a
organização estruturar seu
plano estratégico de Inovação,
além de ...
Vantagem do
Modelo Visual =
Framework &
Roadmap ao
mesmo tempo.
O Framework de Inovação usou os conceitos do Visual Thinki...
A ideia
básica…
...mas nem
sempre dá certo

Temos que
ter mais
iniciativas ao
mesmo
tempo! 
Muitas ideias
ao mesmo
tempo
demanda de
uma estrutura
maior ou os
colaboradores
ficarão
frustrados por
não terem
feedback 
... e o timing
é importante
também! 
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Além disso,
existem outros
aspectos fora
do funil a
serem
considerados
Framework
de Inovação
As bases do
Framework
de Inovação
Framework + Roadmap Visual
Ao customizar o Framework de Inovação para a sua organização,...
As bases do
Framework
de Inovação
Como o Business Model Canvas, que é muito utilizado nas iniciativas de
Inovação, o Frame...
Os
componentes
do Framework
de Inovação
Os
componentes
do Framework
de Inovação
Os
componentes
do Framework
de Inovação
Hands on...
Colaborativo e
Estratégico!
Ao usar o Framework de Inovação, a organização terá uma estrutura inicial para def...
Para saber mais sobre o
Framework de Inovação,
faça o download do
whitepaper neste link:
https://goo.gl/6BPDmL
YOGUI,R. Framework de Inovação - Roadmap para apoiar o Planejamento Estratégico da Inovação em Organizações. RIO
DE JANEIR...
sobre o autor:
Prof. Yogui,R.
Inovar, Inspirar, Colaborar!
- membro da Agência PUC-Rio de Inovação, núcleo de
inovação tec...
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Framework de Inovação para Organizações Modernas - Free Model - para usar e compartilhar

15 836 vues

Publié le

O autor decidiu torná-lo público, podendo qualquer organização usá-lo com fins acadêmicos, comerciais e não-comerciais desde que seja respeitado o direito de autor, segundo os critérios da Creative Commons.

O Framework de Inovação vem contribuindo com organizações de diferentes segmentos e de qualquer porte na estruturação e operação de sua estratégia de Inovação. O primeiro whitepaper compartilhado deste Framework de Inovação no Slideshare tem quase 3.000 mil vistas (views) desde a sua publicação, mostrando o interesse e a importância para as organizações modernas.

Empresas podem usá-lo para (re)desenhar sua estratégia com relação as suas iniciativas de Inovação, gerando mais sinergia e otimização de recursos destas iniciativas.

Consultorias e Centros de Treinamento poderão usá-lo para base dos treinamentos em Gestão da Inovação. As Consultorias podem usá-lo para apoiar as organizações na implementação de uma Plano de Gestão da Inovação.

Na área acadêmica, o Framework de Inovação pode ser usado com um grande "hub" para conexão das diversas abordagens do tema e das diversas referências bibliográficas. Pode ser usado como base de um trabalho em grupo para diagnóstico e recomendação de uma Plano de Gestão da Inovação de empresas.

Este Framework de Inovação está registrado na Biblioteca Nacional como Roadmap/Framework de Inovação RYO-PGI. Modelo aberto para gestão da inovação nas organizações - Biblioteca Nacional registro nº 676.857

#inovação #innovation #inovaçãoaberta #openinnovation #frameworkdeinovação #innovationframework #strategy #estrategia #planning #planejamento

Publié dans : Business

Framework de Inovação para Organizações Modernas - Free Model - para usar e compartilhar

  1. 1. Framework de Inovação roadmap para apoiar o planejamento estratégico da Inovação em Organizações Modernas Prof. Yogui,R https://about.me/Yogui Atribuição-Sem Derivações: CC BY-ND Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao autor.
  2. 2. YOGUI,R. Framework de Inovação - roadmap para apoiar o planejamento estratégico da Inovação em Organizações. RIO DE JANEIRO, 2016 Yogui (2016) (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que dêem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes. (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma. Este Framework de Inovação está registrado na Biblioteca Nacional como Roadmap/Framework de Inovação RYO-PGI. Modelo aberto para gestão da inovação nas organizações - Biblioteca Nacional registro nº 676.857 O autor decidiu torná-lo público, podendo qualquer organização usá-lo com fins acadêmicos, comerciais e não-comerciais desde que seja respeitado o direito de autor, segundo os critérios da Creative Commons. Para facilitar, colocamos abaixo a forma de citação deste material. O Framework de Inovação vem contribuindo com organizações de diferentes segmentos e de qualquer porte (inclusive startups), no Brasil e na América Latina, na estruturação e operação de sua estratégia de Inovação. O primeiro whitepaper compartilhado deste Framework de Inovação no Slideshare tem quase 3.000 mil vistas (views) desde a sua publicação, mostrando o interesse e a importância para as organizações modernas. Foi também adotado no NAGI - Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - Programa da Finep no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (Pró-Inova) e da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), realizado na PUC-Rio para atender empresas das áreas de Energia, Telecom, Mídias e O&G.
  3. 3. Potenciais Aplicações • Empresas podem usá-lo para (re)desenhar sua estratégia com relação as suas iniciativas de Inovação, gerando mais sinergia e otimização de recursos destas iniciativas. • Consultorias e Centros de Treinamento poderão usá-lo para base dos treinamentos em Gestão da Inovação. As Consultorias podem usá-lo para apoiar as organizações no diagnóstico e implementação de um Plano de Gestão da Inovação. • Na área acadêmica, o Framework de Inovação pode ser usado com um grande "hub" para conexão das diversas abordagens do tema e das diversas referências bibliográficas. Pode ser usado também como base de um trabalho prático em grupo para diagnóstico e recomendação de uma Plano de Gestão da Inovação de empresas.
  4. 4. Motivadores para Desenvolver este Framework de Inovação? 1 – Não faltam boas e relevantes literaturas sobre o tema, entretanto quando as organizações querem aplicar este conhecimento na prática, torna-se um desafio de como fazê-lo. 2 – E ao fazê-lo, geralmente as organizações criam iniciativas táticas e isoladas. Falta um plano estratégico para garantir um modelo sustentável de médio e longo prazo e que gere sinergia e mobilização em toda a organização e de potenciais colaboradores externos. 3 – Alguns autores sobre o tema de gestão da inovação focam no funil de inovação mas existem outros aspectos a serem considerados para um real modelo sustentável de inovação 3 – Do lado acadêmico, acreditamos que o Framework de Inovação possa servir de “hub” para organizar a forma de usar a literatura sobre o tema e eventualmente ser um proposta de trabalho prático aos alunos ao analisar a inovação nas organizações. 4 – E finalmente, poder contribuir com a Cultura da Inovação nas organizações, na sociedade e no país.
  5. 5. O Framework de Inovação é uma referência inicial para a organização estruturar seu plano estratégico de Inovação, além de gerar as bases da gestão das frentes de inovação que serão desenvolvidas.
  6. 6. Vantagem do Modelo Visual = Framework & Roadmap ao mesmo tempo. O Framework de Inovação usou os conceitos do Visual Thinking para organizar os conceitos e a forma que as organizações podem desenvolver um roadmap para o seu Plano de Inovação. O modelo visual é rapidamente compreendido pelos stakeholders e ajuda no processo de colaboração para as futuras iniciativas. Todos saberão o que a empresa busca com as iniciativas de Inovação e convidam os stakeholders a colaborarem nesse sentido. Além de dar transparência nos critérios de avaliação e reconhecimento das inovações propostas.
  7. 7. A ideia básica…
  8. 8. ...mas nem sempre dá certo 
  9. 9. Temos que ter mais iniciativas ao mesmo tempo! 
  10. 10. Muitas ideias ao mesmo tempo demanda de uma estrutura maior ou os colaboradores ficarão frustrados por não terem feedback 
  11. 11. ... e o timing é importante também! 
  12. 12. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  13. 13. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  14. 14. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  15. 15. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  16. 16. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  17. 17. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  18. 18. Além disso, existem outros aspectos fora do funil a serem considerados
  19. 19. Framework de Inovação
  20. 20. As bases do Framework de Inovação Framework + Roadmap Visual Ao customizar o Framework de Inovação para a sua organização, ficará muito mais fácil transmitir aos colaboradores internos e externos: - A visão de futuro - Onde precisamos inovar pensando a curto, médio e longo prazo - Como é a política de inovação e transparência neste processo
  21. 21. As bases do Framework de Inovação Como o Business Model Canvas, que é muito utilizado nas iniciativas de Inovação, o Framework de Inovação é um modelo visual e aberto para o desenvolvimento do plano estratégico de Inovação, olhando a projeção da empresa no futuro e também, de forma mais imediata, para a sua sobrevivência e diferenciação no mercado atual.
  22. 22. Os componentes do Framework de Inovação
  23. 23. Os componentes do Framework de Inovação
  24. 24. Os componentes do Framework de Inovação
  25. 25. Hands on... Colaborativo e Estratégico! Ao usar o Framework de Inovação, a organização terá uma estrutura inicial para definição do seu plano estratégico de Inovação. É fundamental neste processo, que a alta gestão interaja com os principais atores do seu ecossistema para promover uma visão ampla de sua potencialidade em Inovar a médio e longo prazo.
  26. 26. Para saber mais sobre o Framework de Inovação, faça o download do whitepaper neste link: https://goo.gl/6BPDmL
  27. 27. YOGUI,R. Framework de Inovação - Roadmap para apoiar o Planejamento Estratégico da Inovação em Organizações. RIO DE JANEIRO, 2016 Yogui (2016) (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que dêem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes. (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma. O Framework de Inovação vem colaborando para ampliar a Cultura da Inovação nas organizações, principalmente no Brasil, uma das dez maiores economias do mundo e 81º no ranking global de competitividade. Está sendo usado tanto no mundo corporativo, na academia e em programas de inovação. Há indícios do uso do Framework de Inovação na América Latina e Europa também. Se achar relevante e consistente, fique a vontade para usá-lo tanto para finas acadêmicos e profissionais. Também fique a vontade para compartilhá-lo através de suas redes sociais e profissionais, apenas solicitamos de não esquecer de fazer a referência autoral. Este Framework de Inovação está registrado na Biblioteca Nacional como Roadmap/Framework de Inovação RYO-PGI. Modelo aberto para gestão da inovação nas organizações - Biblioteca Nacional registro nº 676.857 O autor decidiu torná-lo público, podendo qualquer organização usá-lo com fins acadêmicos, comerciais e não-comerciais desde que seja respeitado o direito de autor, segundo os critérios da Creative Commons. Para facilitar, colocamos abaixo a forma de citação deste material.
  28. 28. sobre o autor: Prof. Yogui,R. Inovar, Inspirar, Colaborar! - membro da Agência PUC-Rio de Inovação, núcleo de inovação tecnológica, na área de transferência de tecnologia e conhecimento. - docente da pós-graduação e de programas executivos do Ibmec Business School - docente do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio - membro dos comitês de Inovação da Anpei - pesquisador colaborador da plataforma itec, iniciativa do MCTI Mestrado pelo IBMEC-RJ, MBA pela FGV-RJ, Pós pela ESPM/SP e Graduação em Engenharia Automobilistica pela FEI-SBC/SP https://about.me/yogui

×