SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  30
DONS DO ESPÍRITO SANTO
I. DEFINIÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS “ Ora, há diversidade de  dons , mas o Espírito é o mesmo.  E há diversidade de  ministérios , mas o Senhor é o mesmo.  E há diversidade de  operações , mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.  Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for  útil.  Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da  sabedoria ; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da  ciência ;  E a outro, pelo mesmo Espírito,  a fé ; e a outro, pelo mesmo Espírito, os  dons de curar ;  E a outro a  operação de maravilhas ; e a outro a  profecia ; e a outro o dom de  discernir os espíritos ; e a outro a  variedade de línguas ; e a outro a  interpretação das línguas .  Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”    (I Coríntios 12:4-11).
I. DEFINIÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS Eles devem ser distinguidos do dom inicial do próprio Espírito  (Atos 2:38; 10:45; 11:17, I Coríntios 12:4).
I. DEFINIÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS Os dons espirituais também não devem ser confundidos com habilidades ou talentos naturais. A pessoa nasce com certas capacidades que podem ser desenvolvidas. Dons espirituais não são, por outro lado, um produto de nascença mas do poder do Espírito Santo.
DONS DO ESPÍRITO SANTO
II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.  São listados os tipos de dons espirituais nas seguintes passagens:  Romanos 12:5-8 Efésios 4:11-12 I Coríntios 12:8-10, 28-29.
II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.  Várias classificações têm sido sugeridas:  A. Administrativo - funcional - sinal.  B. Edificação - autenticação.  C. Permanente - temporário.
II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.    Alguns dos dons foram determinados como  sinais  (Línguas, Milagres, Cura, etc..). Outros dons permitem a igreja  operar  de forma mais  ordenada  (ajudas, governos), ou  abençoa  a alguns com  suprimentos  especiais (mostrando misericórdia, etc.). Um grande número de dons concernentes ao  ministério da palavra  (ensino, profecia, etc.).
II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.   OBS:Podemos ver uma grande ênfase do Espírito em “ensinar a igreja”  quando entendemos que a maior parte dos dons se concentram no ministério da palavra.   (Apostolado, Ensino, Profecia, Ciência e etc).
II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.  Repare no texto de Efésios 4:11 na versão da Bíblia VIVA:   “Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos(enviados); a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo, as ajudando a crer nEle como seu Salvador; outros, ainda, têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho, e dirigi-lo e ensiná-lo nos caminhos de Deus.”  (Biblia VIVA)
DONS DO ESPÍRITO SANTO
III. OS DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM?  Todos os crentes têm dons espirituais (I Pedro 4:10, I Coríntios 12:7), contudo é correto dizer que os dons foram dados à igreja. Nem todos os cristãos são membros de uma das igrejas do Senhor, mas é vontade de Deus que eles sejam.
III. OS DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM? ONDE POR EM PRÁTICA?  Na igreja  é o lugar apropriado para o exercício dos dons do Espírito. Os dons foram dados à igreja para seu desenvolvimento espiritual  Em Efésios 4:8-12; note o versículo 12; I Coríntios 12:14-31; note os versículos 27- 28).  Os dons são dados aos santos individualmente, de forma que a assembléia como um todo seja abençoada.
III. OS DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM?      PARA QUE? Cada dom é para o corpo de Cristo como um todo. Nós não recebemos os dons para o nosso próprio benefício, mas para o benefício do corpo. Assim como o corpo humano há uma interdependência entre os membros. O bem do corpo deve ser o fator controlador no exercício de qualquer dom espiritual. Este é o tema central em I Coríntios capítulos 12-14 .
DONS DO ESPÍRITO SANTO
IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPÍRITO. Vamos analisar o texto de  I Coríntios 14:27-35
IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPÍRITO.  “Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados. Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos”      (1Co 14:27-33)
IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPÍRITO.   O preceito geral é permitir que o  amor para com os outros  controle as nossas ações.    Mencionando o regulamento dos dons espirituais notaremos que isto implica em aqueles que possuem dons espirituais poderem controlá-los  (I Coríntios 14:32-33).  Aqueles que perturbam os cultos de adoração com ações descontroladas não podem atribuir o seu comportamento ao poder do Espírito de Deus.
DONS DO ESPÍRITO SANTO
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.   Enquanto os dons do Espírito forem dados com o objetivo de ser uma bênção eles poderão ser abusados. Contrários aos frutos do Espírito, eles podem produzir orgulho. Às vezes aonde há uma multidão de dons espirituais pouco existe da graça (Compare I Coríntios 1:7 com 3:1-3). Considere os seguintes pontos.
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.     1. Os dons espirituais são dados a alguém para benefício de outros. Portanto, é notório que a aquisição de um dom espiritual não assegura uma bênção pessoal.
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.      2. Os dons espirituais não são nenhuma marca segura que alguém é filho de Deus. Judas e Balaão receberam dons espirituais.
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.    3. A possessão de dons espirituais, ao contrário da possessão do fruto do Espírito, de maneira nenhuma prova que a nossa vida Cristã está agradando a Deus (I Coríntios 13:1-3). Aqueles que manifestam o fruto do Espírito estão caminhando perto de Deus. O mesmo, nem sempre pode ser dito daquelas pessoas que possuem dons espirituais .
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.    4. Os dons espirituais podem expor-nos a certas tentações quando não são regulados pelo amor. Os Coríntios usaram os dons como meio de auto-glorificação.
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.   VIDEO I  APRENDENDO A FALAR EM LÍNGUAS TELECURSO 2000  http://www.youtube.com/watch?v=-NRm0Y6JrTQ
V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.   VIDEO II MANIFESTAÇÕES ABSURDAS COM DAVID WILKERSON  http://www.youtube.com/watch?v=sQhuVEb7wIE
DONS DO ESPÍRITO SANTO
V. CONCLUSÃO   De maneira nenhuma devemos menosprezar os dons espirituais, mas, devemos ficar atentos àqueles que abusam dos dons ou confiam neles como prova de aceitação pessoal para com Deus.
V. CONCLUSÃO   Busque a compreensão através de um relacionamento com Deus leia a bíblia, ore, seja cheio do Espírito, entenda que Ele é soberano para dar os dons, portanto, cuide de colocar seus dons em prática para assim, abençoar a muitos.
  Autor: Pr Ron Crisp  Tradução: Albano Dalla Pria  Revisão e Editoração: Tales HenriqueFonte: www.obreiroaprovado.com

Contenu connexe

Tendances

CETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do Obreiro
CETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do ObreiroCETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do Obreiro
CETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do ObreiroEdnilson do Valle
 
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de FéLição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de FéÉder Tomé
 
Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS
Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAISLição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS
Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAISErberson Pinheiro
 
Conhecendo a salvação
Conhecendo a salvaçãoConhecendo a salvação
Conhecendo a salvaçãoJosue Lima
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblicovalmarques
 
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoO fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoEduardo Sousa Gomes
 
Soteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da SalvaçãoSoteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da SalvaçãoRODRIGO FERREIRA
 
A Epistola de Tiago
A Epistola de TiagoA Epistola de Tiago
A Epistola de TiagoUEPB
 
Lição 6 – frutos da maturidade cristã
Lição 6 – frutos da maturidade cristãLição 6 – frutos da maturidade cristã
Lição 6 – frutos da maturidade cristãJoanilson França Garcia
 
Lição 2 A disciplina na vida do obreiro
Lição 2   A disciplina na vida do obreiroLição 2   A disciplina na vida do obreiro
Lição 2 A disciplina na vida do obreiroWander Sousa
 
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento EspiritualLição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento EspiritualÉder Tomé
 
Efésios - Lição 01
Efésios - Lição 01Efésios - Lição 01
Efésios - Lição 01Eid Marques
 
Os 9 dons do Espírito Santo
Os 9 dons do Espírito SantoOs 9 dons do Espírito Santo
Os 9 dons do Espírito SantoRoberto Trindade
 

Tendances (20)

CETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do Obreiro
CETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do ObreiroCETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do Obreiro
CETADEB - Lição 4 e 5 - O Preparo do Obreiro
 
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de FéLição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
Lição 11 - A Importância da Bíblia como única regra de Fé
 
Estudo biblico 23 dons espirituais - part1
Estudo biblico 23  dons espirituais - part1Estudo biblico 23  dons espirituais - part1
Estudo biblico 23 dons espirituais - part1
 
Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS
Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAISLição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS
Lição 8 - A IGREJA E OS DONS ESPIRITUAIS
 
EB112-a igreja missionária
EB112-a  igreja  missionáriaEB112-a  igreja  missionária
EB112-a igreja missionária
 
Conhecendo a salvação
Conhecendo a salvaçãoConhecendo a salvação
Conhecendo a salvação
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblico
 
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoO fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
 
Soteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da SalvaçãoSoteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da Salvação
 
A Epistola de Tiago
A Epistola de TiagoA Epistola de Tiago
A Epistola de Tiago
 
Lição 6 – frutos da maturidade cristã
Lição 6 – frutos da maturidade cristãLição 6 – frutos da maturidade cristã
Lição 6 – frutos da maturidade cristã
 
Lição 2 A disciplina na vida do obreiro
Lição 2   A disciplina na vida do obreiroLição 2   A disciplina na vida do obreiro
Lição 2 A disciplina na vida do obreiro
 
Estudo biblico 24 dons espirituais - part2
Estudo biblico 24  dons espirituais - part2Estudo biblico 24  dons espirituais - part2
Estudo biblico 24 dons espirituais - part2
 
Estudo sobre evangelismo
Estudo sobre evangelismoEstudo sobre evangelismo
Estudo sobre evangelismo
 
Os 05 Dons Ministeriais
Os 05 Dons MinisteriaisOs 05 Dons Ministeriais
Os 05 Dons Ministeriais
 
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento EspiritualLição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
Lição 9 - É preciso buscar Crescimento Espiritual
 
Efésios - Lição 01
Efésios - Lição 01Efésios - Lição 01
Efésios - Lição 01
 
O espirito santo de deus
O  espirito  santo  de  deusO  espirito  santo  de  deus
O espirito santo de deus
 
Estudo Dízimos e Ofertas
Estudo Dízimos e OfertasEstudo Dízimos e Ofertas
Estudo Dízimos e Ofertas
 
Os 9 dons do Espírito Santo
Os 9 dons do Espírito SantoOs 9 dons do Espírito Santo
Os 9 dons do Espírito Santo
 

En vedette

Os 9 dons do espirito santo
Os 9 dons do espirito santoOs 9 dons do espirito santo
Os 9 dons do espirito santoRevista Shalom
 
Os Dons do Espirito Santo
Os Dons do Espirito Santo Os Dons do Espirito Santo
Os Dons do Espirito Santo UEPB
 
Os frutos do espírito completo
Os frutos do espírito completoOs frutos do espírito completo
Os frutos do espírito completoSandra Fuso
 
Dons ministeriais Mauricio Sergio
Dons ministeriais Mauricio SergioDons ministeriais Mauricio Sergio
Dons ministeriais Mauricio Sergiowildete
 
A importancia de ser cheio do espirito santo
A importancia de ser cheio do espirito santoA importancia de ser cheio do espirito santo
A importancia de ser cheio do espirito santoFer Nanda
 
Sete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santoSete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santoCheilacrisma
 
Dons do espirito santo
Dons do espirito santoDons do espirito santo
Dons do espirito santoWebExecutivo1
 
Divisão dos livros da Bíblia - Novo Testamento
Divisão dos livros da Bíblia - Novo TestamentoDivisão dos livros da Bíblia - Novo Testamento
Divisão dos livros da Bíblia - Novo TestamentoAmor pela EBD
 
O Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito SantoO Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito SantoQuenia Damata
 
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoLição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoErberson Pinheiro
 
Dons-do-espirito-santo
Dons-do-espirito-santoDons-do-espirito-santo
Dons-do-espirito-santoRegina Sylvia
 
Apostila de dons espirituais
Apostila de dons espirituaisApostila de dons espirituais
Apostila de dons espirituaisRubens Bastos
 
Textos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morte
Textos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morteTextos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morte
Textos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morteAri Carrasco
 

En vedette (20)

Os 9 dons do espirito santo
Os 9 dons do espirito santoOs 9 dons do espirito santo
Os 9 dons do espirito santo
 
Lição 10ª Dons espirituais
Lição 10ª Dons espirituaisLição 10ª Dons espirituais
Lição 10ª Dons espirituais
 
LIÇÃO 02 – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS / SLIDES
LIÇÃO 02 – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS / SLIDESLIÇÃO 02 – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS / SLIDES
LIÇÃO 02 – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS / SLIDES
 
Os Dons do Espirito Santo
Os Dons do Espirito Santo Os Dons do Espirito Santo
Os Dons do Espirito Santo
 
Slide dons espirituais
Slide dons espirituaisSlide dons espirituais
Slide dons espirituais
 
Os frutos do espírito completo
Os frutos do espírito completoOs frutos do espírito completo
Os frutos do espírito completo
 
Dons ministeriais Mauricio Sergio
Dons ministeriais Mauricio SergioDons ministeriais Mauricio Sergio
Dons ministeriais Mauricio Sergio
 
E deu dons aos homens
E deu dons aos homensE deu dons aos homens
E deu dons aos homens
 
A importancia de ser cheio do espirito santo
A importancia de ser cheio do espirito santoA importancia de ser cheio do espirito santo
A importancia de ser cheio do espirito santo
 
Sete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santoSete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santo
 
Dons do espirito santo
Dons do espirito santoDons do espirito santo
Dons do espirito santo
 
Divisão dos livros da Bíblia - Novo Testamento
Divisão dos livros da Bíblia - Novo TestamentoDivisão dos livros da Bíblia - Novo Testamento
Divisão dos livros da Bíblia - Novo Testamento
 
Ensino 5 O dom de Ciência
Ensino 5   O dom de CiênciaEnsino 5   O dom de Ciência
Ensino 5 O dom de Ciência
 
Os frutos do espírito santo
Os frutos do espírito santoOs frutos do espírito santo
Os frutos do espírito santo
 
O Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito SantoO Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito Santo
 
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoLição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
 
Dons-do-espirito-santo
Dons-do-espirito-santoDons-do-espirito-santo
Dons-do-espirito-santo
 
Apostila de dons espirituais
Apostila de dons espirituaisApostila de dons espirituais
Apostila de dons espirituais
 
Textos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morte
Textos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morteTextos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morte
Textos Introdutórios - Obras - Léon Denis - Depois da morte
 
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAISA IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS
 

Similaire à Aula #001 Dons do Espírito Santo[2011]

Dons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdf
Dons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdfDons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdf
Dons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdfPecador Confesso
 
Conheçam os Dons do Espírito Santo.pptx
Conheçam  os Dons do Espírito Santo.pptxConheçam  os Dons do Espírito Santo.pptx
Conheçam os Dons do Espírito Santo.pptxClaudio Rivelle
 
LBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituais
LBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituaisLBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituais
LBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituaisNatalino das Neves Neves
 
missionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituais
missionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituaismissionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituais
missionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituaisAyjalon
 
Licao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptx
Licao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptxLicao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptx
Licao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptxDassayevSilva
 
2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos
2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos
2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanosNatalino das Neves Neves
 
Lição 08- A Igreja e Os Dons Espirituais
Lição 08- A Igreja e Os Dons EspirituaisLição 08- A Igreja e Os Dons Espirituais
Lição 08- A Igreja e Os Dons EspirituaisMaxsuel Aquino
 
2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais
2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais
2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituaisNatalino das Neves Neves
 
estudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptx
estudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptxestudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptx
estudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptxTiago Silva
 
Lição 13 - A atualidade dos dons espirituaisl
Lição 13 - A atualidade dos dons espirituaislLição 13 - A atualidade dos dons espirituaisl
Lição 13 - A atualidade dos dons espirituaislÉder Tomé
 
Dons do Espírito Santo
Dons do Espírito SantoDons do Espírito Santo
Dons do Espírito SantoRogério Nunes
 
Lições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaru
Lições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaruLições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaru
Lições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaruArthur Luna
 
Lição 12 - Dons Espirituais
Lição 12 - Dons EspirituaisLição 12 - Dons Espirituais
Lição 12 - Dons EspirituaisMárcio Pereira
 
ESPÍRITO SANTO Diferença entre Sinis e Dons
ESPÍRITO SANTO  Diferença entre Sinis e Dons ESPÍRITO SANTO  Diferença entre Sinis e Dons
ESPÍRITO SANTO Diferença entre Sinis e Dons MINISTERIO IPCA.
 
Lição 2 os propósitos dos dons espirituais
Lição 2 os propósitos dos dons espirituaisLição 2 os propósitos dos dons espirituais
Lição 2 os propósitos dos dons espirituaisPr. Andre Luiz
 
Dons do espírito santo 2
Dons do espírito santo 2Dons do espírito santo 2
Dons do espírito santo 2UEPB
 
Lição 2 o proposito dos dons espirituais
Lição 2 o proposito dos dons espirituaisLição 2 o proposito dos dons espirituais
Lição 2 o proposito dos dons espirituaispralucianaevangelista
 

Similaire à Aula #001 Dons do Espírito Santo[2011] (20)

Dons do espírito santo
Dons do espírito santo Dons do espírito santo
Dons do espírito santo
 
Dons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdf
Dons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdfDons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdf
Dons-Espirituais-Ministeriais-Assistenciais.pdf
 
Conheçam os Dons do Espírito Santo.pptx
Conheçam  os Dons do Espírito Santo.pptxConheçam  os Dons do Espírito Santo.pptx
Conheçam os Dons do Espírito Santo.pptx
 
LBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituais
LBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituaisLBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituais
LBJ Lição 8 - A igreja e os dons espirituais
 
missionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituais
missionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituaismissionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituais
missionária help e pastor Ayjalon silva os dons espirituais
 
Licao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptx
Licao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptxLicao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptx
Licao 1 - 2T - 2021 - CPAD.pptx
 
2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos
2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos
2014 2 TRI LIÇÃO 1 - E deu dons aos seres humanos
 
Lição 08- A Igreja e Os Dons Espirituais
Lição 08- A Igreja e Os Dons EspirituaisLição 08- A Igreja e Os Dons Espirituais
Lição 08- A Igreja e Os Dons Espirituais
 
2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais
2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais
2014 2 TRI LIÇÃO 2 - O propósito dos dons espirituais
 
1 sermão
1 sermão1 sermão
1 sermão
 
estudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptx
estudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptxestudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptx
estudobiblico23-donsespirituais-part1-150531134635-lva1-app6892 (1).pptx
 
Lição 13 - A atualidade dos dons espirituaisl
Lição 13 - A atualidade dos dons espirituaislLição 13 - A atualidade dos dons espirituaisl
Lição 13 - A atualidade dos dons espirituaisl
 
Dons do Espírito Santo
Dons do Espírito SantoDons do Espírito Santo
Dons do Espírito Santo
 
Lições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaru
Lições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaruLições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaru
Lições bíblicas do 2° 2014 lição de 1 à 4 estudo da ebd caruaru
 
Lição 12 - Dons Espirituais
Lição 12 - Dons EspirituaisLição 12 - Dons Espirituais
Lição 12 - Dons Espirituais
 
ESPÍRITO SANTO Diferença entre Sinis e Dons
ESPÍRITO SANTO  Diferença entre Sinis e Dons ESPÍRITO SANTO  Diferença entre Sinis e Dons
ESPÍRITO SANTO Diferença entre Sinis e Dons
 
Lição 2 os propósitos dos dons espirituais
Lição 2 os propósitos dos dons espirituaisLição 2 os propósitos dos dons espirituais
Lição 2 os propósitos dos dons espirituais
 
Dons do espírito santo 2
Dons do espírito santo 2Dons do espírito santo 2
Dons do espírito santo 2
 
Dons e ministerios
Dons e ministeriosDons e ministerios
Dons e ministerios
 
Lição 2 o proposito dos dons espirituais
Lição 2 o proposito dos dons espirituaisLição 2 o proposito dos dons espirituais
Lição 2 o proposito dos dons espirituais
 

Plus de TH

Aula #005 sola gratia [2011]
Aula #005   sola gratia [2011]Aula #005   sola gratia [2011]
Aula #005 sola gratia [2011]TH
 
Livro de receitas Gastronomia Hospitalar
Livro de receitas Gastronomia HospitalarLivro de receitas Gastronomia Hospitalar
Livro de receitas Gastronomia HospitalarTH
 
Plano de mídia - EXPO MERITI
Plano de mídia - EXPO MERITIPlano de mídia - EXPO MERITI
Plano de mídia - EXPO MERITITH
 
PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...
PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...
PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...TH
 
Deus é um e 3 #001 2012
Deus é um e 3 #001 2012 Deus é um e 3 #001 2012
Deus é um e 3 #001 2012 TH
 
Fonte
FonteFonte
FonteTH
 
Aula 02 2012 ebd_Deus é Espírito
Aula 02 2012  ebd_Deus é EspíritoAula 02 2012  ebd_Deus é Espírito
Aula 02 2012 ebd_Deus é EspíritoTH
 
Aula #004 A Bíblia [2011]
Aula #004   A Bíblia [2011]Aula #004   A Bíblia [2011]
Aula #004 A Bíblia [2011]TH
 
Aula #003 igreja [2011]
Aula #003   igreja [2011]Aula #003   igreja [2011]
Aula #003 igreja [2011]TH
 
Aula #002 Respeitando as Diferenças[2011]
Aula #002  Respeitando as Diferenças[2011]Aula #002  Respeitando as Diferenças[2011]
Aula #002 Respeitando as Diferenças[2011]TH
 

Plus de TH (10)

Aula #005 sola gratia [2011]
Aula #005   sola gratia [2011]Aula #005   sola gratia [2011]
Aula #005 sola gratia [2011]
 
Livro de receitas Gastronomia Hospitalar
Livro de receitas Gastronomia HospitalarLivro de receitas Gastronomia Hospitalar
Livro de receitas Gastronomia Hospitalar
 
Plano de mídia - EXPO MERITI
Plano de mídia - EXPO MERITIPlano de mídia - EXPO MERITI
Plano de mídia - EXPO MERITI
 
PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...
PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...
PODCAST COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA PARA ATINGIR PÚBLICOS SEGMENTADOS: Análi...
 
Deus é um e 3 #001 2012
Deus é um e 3 #001 2012 Deus é um e 3 #001 2012
Deus é um e 3 #001 2012
 
Fonte
FonteFonte
Fonte
 
Aula 02 2012 ebd_Deus é Espírito
Aula 02 2012  ebd_Deus é EspíritoAula 02 2012  ebd_Deus é Espírito
Aula 02 2012 ebd_Deus é Espírito
 
Aula #004 A Bíblia [2011]
Aula #004   A Bíblia [2011]Aula #004   A Bíblia [2011]
Aula #004 A Bíblia [2011]
 
Aula #003 igreja [2011]
Aula #003   igreja [2011]Aula #003   igreja [2011]
Aula #003 igreja [2011]
 
Aula #002 Respeitando as Diferenças[2011]
Aula #002  Respeitando as Diferenças[2011]Aula #002  Respeitando as Diferenças[2011]
Aula #002 Respeitando as Diferenças[2011]
 

Dernier

Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxLennySilva15
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAMarco Aurélio Rodrigues Dias
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)natzarimdonorte
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresNilson Almeida
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .Steffany69
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...PIB Penha
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxCelso Napoleon
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoRicardo Azevedo
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfmhribas
 

Dernier (14)

Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
 
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
 

Aula #001 Dons do Espírito Santo[2011]

  • 2. I. DEFINIÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS “ Ora, há diversidade de dons , mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios , mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações , mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria ; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência ; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé ; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar ; E a outro a operação de maravilhas ; e a outro a profecia ; e a outro o dom de discernir os espíritos ; e a outro a variedade de línguas ; e a outro a interpretação das línguas . Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (I Coríntios 12:4-11).
  • 3. I. DEFINIÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS Eles devem ser distinguidos do dom inicial do próprio Espírito (Atos 2:38; 10:45; 11:17, I Coríntios 12:4).
  • 4. I. DEFINIÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS Os dons espirituais também não devem ser confundidos com habilidades ou talentos naturais. A pessoa nasce com certas capacidades que podem ser desenvolvidas. Dons espirituais não são, por outro lado, um produto de nascença mas do poder do Espírito Santo.
  • 6. II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. São listados os tipos de dons espirituais nas seguintes passagens: Romanos 12:5-8 Efésios 4:11-12 I Coríntios 12:8-10, 28-29.
  • 7. II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. Várias classificações têm sido sugeridas: A. Administrativo - funcional - sinal. B. Edificação - autenticação. C. Permanente - temporário.
  • 8. II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. Alguns dos dons foram determinados como sinais (Línguas, Milagres, Cura, etc..). Outros dons permitem a igreja operar de forma mais ordenada (ajudas, governos), ou abençoa a alguns com suprimentos especiais (mostrando misericórdia, etc.). Um grande número de dons concernentes ao ministério da palavra (ensino, profecia, etc.).
  • 9. II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. OBS:Podemos ver uma grande ênfase do Espírito em “ensinar a igreja” quando entendemos que a maior parte dos dons se concentram no ministério da palavra. (Apostolado, Ensino, Profecia, Ciência e etc).
  • 10. II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. Repare no texto de Efésios 4:11 na versão da Bíblia VIVA: “Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos(enviados); a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo, as ajudando a crer nEle como seu Salvador; outros, ainda, têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho, e dirigi-lo e ensiná-lo nos caminhos de Deus.” (Biblia VIVA)
  • 12. III. OS DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM? Todos os crentes têm dons espirituais (I Pedro 4:10, I Coríntios 12:7), contudo é correto dizer que os dons foram dados à igreja. Nem todos os cristãos são membros de uma das igrejas do Senhor, mas é vontade de Deus que eles sejam.
  • 13. III. OS DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM? ONDE POR EM PRÁTICA? Na igreja é o lugar apropriado para o exercício dos dons do Espírito. Os dons foram dados à igreja para seu desenvolvimento espiritual Em Efésios 4:8-12; note o versículo 12; I Coríntios 12:14-31; note os versículos 27- 28). Os dons são dados aos santos individualmente, de forma que a assembléia como um todo seja abençoada.
  • 14. III. OS DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM? PARA QUE? Cada dom é para o corpo de Cristo como um todo. Nós não recebemos os dons para o nosso próprio benefício, mas para o benefício do corpo. Assim como o corpo humano há uma interdependência entre os membros. O bem do corpo deve ser o fator controlador no exercício de qualquer dom espiritual. Este é o tema central em I Coríntios capítulos 12-14 .
  • 16. IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPÍRITO. Vamos analisar o texto de I Coríntios 14:27-35
  • 17. IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPÍRITO. “Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados. Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos” (1Co 14:27-33)
  • 18. IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPÍRITO. O preceito geral é permitir que o amor para com os outros controle as nossas ações. Mencionando o regulamento dos dons espirituais notaremos que isto implica em aqueles que possuem dons espirituais poderem controlá-los (I Coríntios 14:32-33). Aqueles que perturbam os cultos de adoração com ações descontroladas não podem atribuir o seu comportamento ao poder do Espírito de Deus.
  • 20. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. Enquanto os dons do Espírito forem dados com o objetivo de ser uma bênção eles poderão ser abusados. Contrários aos frutos do Espírito, eles podem produzir orgulho. Às vezes aonde há uma multidão de dons espirituais pouco existe da graça (Compare I Coríntios 1:7 com 3:1-3). Considere os seguintes pontos.
  • 21. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. 1. Os dons espirituais são dados a alguém para benefício de outros. Portanto, é notório que a aquisição de um dom espiritual não assegura uma bênção pessoal.
  • 22. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. 2. Os dons espirituais não são nenhuma marca segura que alguém é filho de Deus. Judas e Balaão receberam dons espirituais.
  • 23. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. 3. A possessão de dons espirituais, ao contrário da possessão do fruto do Espírito, de maneira nenhuma prova que a nossa vida Cristã está agradando a Deus (I Coríntios 13:1-3). Aqueles que manifestam o fruto do Espírito estão caminhando perto de Deus. O mesmo, nem sempre pode ser dito daquelas pessoas que possuem dons espirituais .
  • 24. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. 4. Os dons espirituais podem expor-nos a certas tentações quando não são regulados pelo amor. Os Coríntios usaram os dons como meio de auto-glorificação.
  • 25. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. VIDEO I APRENDENDO A FALAR EM LÍNGUAS TELECURSO 2000 http://www.youtube.com/watch?v=-NRm0Y6JrTQ
  • 26. V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. VIDEO II MANIFESTAÇÕES ABSURDAS COM DAVID WILKERSON http://www.youtube.com/watch?v=sQhuVEb7wIE
  • 28. V. CONCLUSÃO De maneira nenhuma devemos menosprezar os dons espirituais, mas, devemos ficar atentos àqueles que abusam dos dons ou confiam neles como prova de aceitação pessoal para com Deus.
  • 29. V. CONCLUSÃO Busque a compreensão através de um relacionamento com Deus leia a bíblia, ore, seja cheio do Espírito, entenda que Ele é soberano para dar os dons, portanto, cuide de colocar seus dons em prática para assim, abençoar a muitos.
  • 30. Autor: Pr Ron Crisp Tradução: Albano Dalla Pria Revisão e Editoração: Tales HenriqueFonte: www.obreiroaprovado.com