SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  19
CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE ABU RECIFE
Por que participar da Conferência? Jovens: ‘vós sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e sois vencedores do Maligno’. (I Jo 2:14) “A juventude evangélica não pode restringir sua participação à organização eclesial; é preciso arregaçar as mangas e amar cada brasileira e brasileiro, reconhecendo neles a imagem de Deus” (MARÇAL, 2011).
Dados sobre juventude brasileira (MARÇAL, 2011) (a) São acerca de 50 milhões de pessoas, 26,4% da população; (b) Entre os desempregados, 45,5% são jovens; 20,7% são os jovens que possuem alguma ocupação. (c) Cerca de 3 Milhões de jovens não são alfabetizados. d) De cada 10 alunos que concluem ensino médio, 4 destes têm mais de 17 anos e estão em defasagem escolar e) No período entre 1993 a 2002, os homicídios envolvendo jovens passou de 30.586 para 49.6470 - mortes de jovens: 62,3% de mortes neste período de 9 anos.
Papel da juventude cristã (MARÇAL, 2011) Geração atual: “desencantada”? Em dias de total desencanto, Deus visitou Ezequiel (Ez 1.1).  “Como os profetas, queremos viver os dois eixos da visão: a real visão do mundo que o cerca, do sofrimento causado pelo pecado; e também receber do Senhor visões da Sua glória e do Seu poder, do Seu amor por essa geração que perece sem Ele” (MARÇAL, 2011). Deus nos chama ao inconformismo (Rm 12;1-2)- comprometimento inegociável com o Reino de Deus.
Juventude (CONJUVE, 2011) Pluralidade– múltiplas dimensões de vivências e experimentações Percurso para inserção e emancipação social + tempo próprio para “viver a vida juvenil”. Políticas públicas voltadas para jovens
Fortalecimento Institucional (CONJUVE, 2011) Secretaria Nacional de Juventude Conselho Nacional da Juventude Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) – caráter emergencial (jovens de 18 a 24 que não concluíram ensino fundamental). Conferência Nacional de Juventude (2008; 2011).
Avanços políticos (CONJUVE, 2011) Emenda nº 65 (13 de julho de 2010) – inclusão do termo jovem na CF (jovens de 15 a 29 anos - prioridade no acesso a direitos constitucionais) Plano Nacional de Juventude (Projeto de Lei Nº. 4530/04) Estatuto da Juventude (Projeto de Lei 4529/2004) - regulamentação dos direitos dos jovens + e a criação do Sistema Nacional de Juventude.
A Conferência Nacional de Juventude pretende contribuir na mudança da compreensão da sociedade sobre o tema juventude: promover o direito à participação; identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público; e fortalecer a rede social e institucional relacionada ao tema.
Eixos da Conferência (CONJUVE, 2011) Direito ao Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura, comunicação; Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos; Direito à participação
EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral (CONJUVE, 2011) 1.1 Juventude e Educação
18 - Desde quando cursam os 			primeiros  anos do ensino fundamental até se formarem na universidade, os jovens passam grande parte do seu tempo dentro do ambiente escolar. A escola, além de um centro de formação humana, cidadã e profissional, é um espaço privilegiado de socialização dos jovens, de desenvolvimento de suas aptidões e sonhos.
19 - A educação não é importante somente para a vida desses jovens,  que são transformadas a partir dos conhecimentos e experimentações dentro da escola. Trata-se de uma área estratégica para definir os rumos de todo o país nas próximas décadas. O crescimento econômico e a ampliação do consumo e das ofertas de trabalho e emprego nos mais diversos segmentos produtivos colocam a necessidade de criação de mão de obra especializada, formada em todos os campos do conhecimento.
20 - Na última década, o Brasil			 colocou a universalização do acesso à educação básica como prioridade máxima da política educacional. Porém, persistem ainda graves problemas quanto ao financiamento, à qualidade do ensino, disparidades regionais, índices significativos de evasão escolar e analfabetismo entre a juventude.
21 - Segundo o estudo Juventude e Políticas				 Sociais no Brasil (2009), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), existem cerca de 1,5 milhões de analfabetos no país, e a maior parte deles são jovens. A erradicação do analfabetismo é um desafio geracional a ser enfrentado e vencido pela sociedade  brasileira no século 21. Para isso, é preciso uma combinação coordenada de políticas de acesso, qualificação do ensino e do ambiente, incentivo à permanência na escola e articulação entre os programas de  alfabetização com os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
22 - Para além do acesso e alfabetização, o desafio que se coloca é qualificar a permanência da juventude no ambiente escolar. No caso da educação básica, especialmente no Ensino Médio, predomina ainda a disparidade entre idade e série escolar, o que prejudica a formação e coloca obstáculos para a permanência e progressão no  sistema educacional.
23 - O processo educacional também deve valorizar as experiências inter e intradisciplinares, considerando elementos centrais de formação do jovem envolvendo outras áreas como a cultura, pesquisa, esporte, comunicação e meio ambiente. O conhecimento produzido por comunidades e povos tradicionais também precisa ser considerado. A escola pública deve ser mais inteligente e antenada, democrática, inclusiva, aberta para a comunidade, conectada com as novas ferramentas tecnológicas e capaz de preparar o jovem para uma inserção ativa e crítica na realidade social do país e do mundo.
24 . A ampliação da rede de educação profissional, técnica e tecnológica . que integrem educação e qualificação - se mostram indispensáveis para aproveitar o atual momento de retomada do desenvolvimento e planejamento econômico que vive o país. Através dela crescem as possibilidades de conquista de emprego, melhorias nas condições de trabalho e ganhos salariais. O Brasil também tem ganhado com isso, pois tem jovens cada vez mais inseridos na criação de riqueza e tecnologia.
25 - Em relação ao ensino superior, apesar de as taxas de ingresso e permanência de jovens nas universidades terem se ampliado de maneira significativa nos últimos 10 anos, o acesso é ainda restrito e desigual. Portanto, a ampliação das oportunidades de acesso e permanência no ensino superior para a juventude deve ser encarada uma meta estratégica para o desenvolvimento do país.

Contenu connexe

Tendances

Educação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionais
Educação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionaisEducação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionais
Educação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionaisLuis Nassif
 
Cartilha educação e justica
Cartilha educação e justicaCartilha educação e justica
Cartilha educação e justicaculturaafro
 
Xii eneja prof. maria margarida machado
Xii eneja   prof. maria margarida machadoXii eneja   prof. maria margarida machado
Xii eneja prof. maria margarida machadoalexrrosaueja
 
Xii eneja cátedra unesco - prof. timothy ireland
Xii eneja   cátedra unesco - prof. timothy irelandXii eneja   cátedra unesco - prof. timothy ireland
Xii eneja cátedra unesco - prof. timothy irelandalexrrosaueja
 
Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...
Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...
Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...Sérgio Amaral
 
Redação - tema extra 02 - CILP 2014
Redação - tema extra 02 - CILP 2014Redação - tema extra 02 - CILP 2014
Redação - tema extra 02 - CILP 2014jasonrplima
 
Políticas Públicas de Juventude
Políticas Públicas de JuventudePolíticas Públicas de Juventude
Políticas Públicas de Juventudejeffersonseliga
 
UNCME educação de Jovens e Adultos
UNCME   educação de Jovens e AdultosUNCME   educação de Jovens e Adultos
UNCME educação de Jovens e Adultosuncmers
 
Confira as diretrizes da ONU sobre o racismo
Confira as diretrizes da ONU sobre o racismoConfira as diretrizes da ONU sobre o racismo
Confira as diretrizes da ONU sobre o racismopepontocom
 
Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)
Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)
Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)Edinho Silva
 
revista-rede-de-adolescentes_ilka
revista-rede-de-adolescentes_ilkarevista-rede-de-adolescentes_ilka
revista-rede-de-adolescentes_ilkaIlka Camarotti
 
Educação para todos alcançar os marginalizados
Educação para todos  alcançar os marginalizadosEducação para todos  alcançar os marginalizados
Educação para todos alcançar os marginalizadosEDILENE CABRAL
 
Finalboletim
FinalboletimFinalboletim
Finalboletimgdurowork
 

Tendances (18)

Educação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionais
Educação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionaisEducação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionais
Educação e desenvolvimento, estudo do CGEE sobre modelos educacionais
 
Cartilha educação e justica
Cartilha educação e justicaCartilha educação e justica
Cartilha educação e justica
 
Xii eneja prof. maria margarida machado
Xii eneja   prof. maria margarida machadoXii eneja   prof. maria margarida machado
Xii eneja prof. maria margarida machado
 
Xii eneja cátedra unesco - prof. timothy ireland
Xii eneja   cátedra unesco - prof. timothy irelandXii eneja   cátedra unesco - prof. timothy ireland
Xii eneja cátedra unesco - prof. timothy ireland
 
Apresentação Políticas Públicas de Juventude - Profª Katia Moura
Apresentação Políticas Públicas de Juventude - Profª Katia MouraApresentação Políticas Públicas de Juventude - Profª Katia Moura
Apresentação Políticas Públicas de Juventude - Profª Katia Moura
 
Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...
Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...
Guia de referência para a cobertura jornalística – grandes eventos esportivos...
 
Redação - tema extra 02 - CILP 2014
Redação - tema extra 02 - CILP 2014Redação - tema extra 02 - CILP 2014
Redação - tema extra 02 - CILP 2014
 
Políticas Públicas de Juventude
Políticas Públicas de JuventudePolíticas Públicas de Juventude
Políticas Públicas de Juventude
 
Educação no brasil
Educação no brasilEducação no brasil
Educação no brasil
 
UNCME educação de Jovens e Adultos
UNCME   educação de Jovens e AdultosUNCME   educação de Jovens e Adultos
UNCME educação de Jovens e Adultos
 
A reforma do ensino
A reforma do ensinoA reforma do ensino
A reforma do ensino
 
Confira as diretrizes da ONU sobre o racismo
Confira as diretrizes da ONU sobre o racismoConfira as diretrizes da ONU sobre o racismo
Confira as diretrizes da ONU sobre o racismo
 
Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)
Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)
Balanço Final do Governo Lula - livro 4 (cap. 2)
 
Regina crespo power anos 90
Regina crespo   power anos 90Regina crespo   power anos 90
Regina crespo power anos 90
 
revista-rede-de-adolescentes_ilka
revista-rede-de-adolescentes_ilkarevista-rede-de-adolescentes_ilka
revista-rede-de-adolescentes_ilka
 
Educação para todos alcançar os marginalizados
Educação para todos  alcançar os marginalizadosEducação para todos  alcançar os marginalizados
Educação para todos alcançar os marginalizados
 
Finalboletim
FinalboletimFinalboletim
Finalboletim
 
13 de abril dia mundial dos jovens
13 de abril dia mundial dos jovens13 de abril dia mundial dos jovens
13 de abril dia mundial dos jovens
 

En vedette

Foursquare- how to
Foursquare- how toFoursquare- how to
Foursquare- how toSplit Eri
 
R บทที่ 1
R บทที่  1R บทที่  1
R บทที่ 1khuwawa
 
cursus nieuwsbrief schrijven
cursus nieuwsbrief schrijvencursus nieuwsbrief schrijven
cursus nieuwsbrief schrijvenASW
 
Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]
Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]
Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]Giustino Giarrizzo
 
โครงการปีการศึกษา 2554
โครงการปีการศึกษา 2554โครงการปีการศึกษา 2554
โครงการปีการศึกษา 2554Nang Ka Nangnarak
 
2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训
2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训
2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训vim background
 
Avances de obra mayo 2011
Avances de obra mayo 2011Avances de obra mayo 2011
Avances de obra mayo 2011juanintera
 
ティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイント
ティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイントティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイント
ティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイントTetsu Kanaya
 
Curriculum_PVA
Curriculum_PVACurriculum_PVA
Curriculum_PVAsamgomdor
 
Projeto Mobile Service Care
Projeto Mobile Service CareProjeto Mobile Service Care
Projeto Mobile Service CareMarco Coghi
 
Computacion dia positivas
Computacion dia positivasComputacion dia positivas
Computacion dia positivasalexdiaz1992
 

En vedette (20)

Itba
ItbaItba
Itba
 
Foursquare- how to
Foursquare- how toFoursquare- how to
Foursquare- how to
 
R บทที่ 1
R บทที่  1R บทที่  1
R บทที่ 1
 
Where Am I Heading?
Where Am I Heading?Where Am I Heading?
Where Am I Heading?
 
новогодний проект 2012
новогодний проект 2012новогодний проект 2012
новогодний проект 2012
 
Go!! blog
Go!! blogGo!! blog
Go!! blog
 
cursus nieuwsbrief schrijven
cursus nieuwsbrief schrijvencursus nieuwsbrief schrijven
cursus nieuwsbrief schrijven
 
Presentacion asignatura psicologia del aprendizaje
Presentacion asignatura psicologia del aprendizajePresentacion asignatura psicologia del aprendizaje
Presentacion asignatura psicologia del aprendizaje
 
Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]
Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]
Ricerca licciardello identity and ingroup outroup relationships[1]
 
โครงการปีการศึกษา 2554
โครงการปีการศึกษา 2554โครงการปีการศึกษา 2554
โครงการปีการศึกษา 2554
 
2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训
2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训
2011年中国公益组织资源匹配与筹资培训
 
Avances de obra mayo 2011
Avances de obra mayo 2011Avances de obra mayo 2011
Avances de obra mayo 2011
 
ティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイント
ティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイントティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイント
ティナシーリグ氏による創造性を高める9つのポイント
 
Staznost
Staznost Staznost
Staznost
 
Turis de aguazul
Turis de aguazulTuris de aguazul
Turis de aguazul
 
Curriculum_PVA
Curriculum_PVACurriculum_PVA
Curriculum_PVA
 
Projeto Mobile Service Care
Projeto Mobile Service CareProjeto Mobile Service Care
Projeto Mobile Service Care
 
Curso tic
Curso ticCurso tic
Curso tic
 
Redes de ordenadores
Redes de ordenadoresRedes de ordenadores
Redes de ordenadores
 
Computacion dia positivas
Computacion dia positivasComputacion dia positivas
Computacion dia positivas
 

Similaire à Educação e Juventude

Convite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação pública
Convite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação públicaConvite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação pública
Convite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação públicactpocoes
 
Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...
Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...
Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...Rogério Marques Júnior
 
Construção de conceitos matemático
Construção de conceitos matemáticoConstrução de conceitos matemático
Construção de conceitos matemáticoAnderson Ananias
 
A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...
A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...
A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...Pricrisostomo
 
CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...
CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...
CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...Manoel Santhos
 
Proposta necad ultima
Proposta necad ultimaProposta necad ultima
Proposta necad ultimaJair Melo
 
2º ano - Redação- tema 6.pptx
2º ano - Redação- tema 6.pptx2º ano - Redação- tema 6.pptx
2º ano - Redação- tema 6.pptxEdilmaBrando1
 
Apresentação 2 power point
Apresentação 2  power pointApresentação 2  power point
Apresentação 2 power point-
 
Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...
Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...
Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...UBIRAJARA COUTO LIMA
 
A juventude e o futuro
A juventude e o futuroA juventude e o futuro
A juventude e o futuroPaulo Mesquita
 
A educação e o sistema socioeducativo
A educação e o sistema socioeducativoA educação e o sistema socioeducativo
A educação e o sistema socioeducativoJefferson Rosa
 
Direito de ser adolescentes
Direito de ser adolescentesDireito de ser adolescentes
Direito de ser adolescentesMagaly Karpen
 
Confintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto AraujoConfintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto Araujoaborgesdearaujo
 
Confintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto AraujoConfintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto Araujogueste1af71
 
A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...
A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...
A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...Alexandre da Rosa
 
Diretrizes curriculares nacionais para educação
Diretrizes curriculares nacionais para educaçãoDiretrizes curriculares nacionais para educação
Diretrizes curriculares nacionais para educaçãoPatricia Fernandes
 

Similaire à Educação e Juventude (20)

Convite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação pública
Convite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação públicaConvite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação pública
Convite 13° semana nacional em defesa e promoção da educação pública
 
Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...
Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...
Contributo da Educação para Inserção dos Jovens Moçambicanos no Mercado de Em...
 
Construção de conceitos matemático
Construção de conceitos matemáticoConstrução de conceitos matemático
Construção de conceitos matemático
 
A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...
A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...
A contribuição do serviço social na formação e qualificação dos jovens salvad...
 
CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...
CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...
CONAE 2014 - EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultu...
 
Proposta necad ultima
Proposta necad ultimaProposta necad ultima
Proposta necad ultima
 
2º ano - Redação- tema 6.pptx
2º ano - Redação- tema 6.pptx2º ano - Redação- tema 6.pptx
2º ano - Redação- tema 6.pptx
 
Vanguarda classista 2014
Vanguarda classista 2014Vanguarda classista 2014
Vanguarda classista 2014
 
Apresentação 2 power point
Apresentação 2  power pointApresentação 2  power point
Apresentação 2 power point
 
086291por
086291por086291por
086291por
 
Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...
Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...
Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade...
 
A juventude e o futuro
A juventude e o futuroA juventude e o futuro
A juventude e o futuro
 
A educação e o sistema socioeducativo
A educação e o sistema socioeducativoA educação e o sistema socioeducativo
A educação e o sistema socioeducativo
 
Folheto t5
Folheto t5Folheto t5
Folheto t5
 
Juventude levada em conta saepr
Juventude levada em conta   saeprJuventude levada em conta   saepr
Juventude levada em conta saepr
 
Direito de ser adolescentes
Direito de ser adolescentesDireito de ser adolescentes
Direito de ser adolescentes
 
Confintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto AraujoConfintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto Araujo
 
Confintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto AraujoConfintea 2009 - Alberto Araujo
Confintea 2009 - Alberto Araujo
 
A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...
A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...
A Política Pública da EJA: da VI Confitea ao PNE 2011-2020 - Profª Drª Maria ...
 
Diretrizes curriculares nacionais para educação
Diretrizes curriculares nacionais para educaçãoDiretrizes curriculares nacionais para educação
Diretrizes curriculares nacionais para educação
 

Dernier

Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresNilson Almeida
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoRicardo Azevedo
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .Steffany69
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)natzarimdonorte
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfmhribas
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAMarco Aurélio Rodrigues Dias
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxLennySilva15
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...PIB Penha
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxCelso Napoleon
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 

Dernier (14)

Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
 
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 

Educação e Juventude

  • 1.
  • 2. CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE ABU RECIFE
  • 3. Por que participar da Conferência? Jovens: ‘vós sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e sois vencedores do Maligno’. (I Jo 2:14) “A juventude evangélica não pode restringir sua participação à organização eclesial; é preciso arregaçar as mangas e amar cada brasileira e brasileiro, reconhecendo neles a imagem de Deus” (MARÇAL, 2011).
  • 4. Dados sobre juventude brasileira (MARÇAL, 2011) (a) São acerca de 50 milhões de pessoas, 26,4% da população; (b) Entre os desempregados, 45,5% são jovens; 20,7% são os jovens que possuem alguma ocupação. (c) Cerca de 3 Milhões de jovens não são alfabetizados. d) De cada 10 alunos que concluem ensino médio, 4 destes têm mais de 17 anos e estão em defasagem escolar e) No período entre 1993 a 2002, os homicídios envolvendo jovens passou de 30.586 para 49.6470 - mortes de jovens: 62,3% de mortes neste período de 9 anos.
  • 5. Papel da juventude cristã (MARÇAL, 2011) Geração atual: “desencantada”? Em dias de total desencanto, Deus visitou Ezequiel (Ez 1.1). “Como os profetas, queremos viver os dois eixos da visão: a real visão do mundo que o cerca, do sofrimento causado pelo pecado; e também receber do Senhor visões da Sua glória e do Seu poder, do Seu amor por essa geração que perece sem Ele” (MARÇAL, 2011). Deus nos chama ao inconformismo (Rm 12;1-2)- comprometimento inegociável com o Reino de Deus.
  • 6. Juventude (CONJUVE, 2011) Pluralidade– múltiplas dimensões de vivências e experimentações Percurso para inserção e emancipação social + tempo próprio para “viver a vida juvenil”. Políticas públicas voltadas para jovens
  • 7. Fortalecimento Institucional (CONJUVE, 2011) Secretaria Nacional de Juventude Conselho Nacional da Juventude Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) – caráter emergencial (jovens de 18 a 24 que não concluíram ensino fundamental). Conferência Nacional de Juventude (2008; 2011).
  • 8. Avanços políticos (CONJUVE, 2011) Emenda nº 65 (13 de julho de 2010) – inclusão do termo jovem na CF (jovens de 15 a 29 anos - prioridade no acesso a direitos constitucionais) Plano Nacional de Juventude (Projeto de Lei Nº. 4530/04) Estatuto da Juventude (Projeto de Lei 4529/2004) - regulamentação dos direitos dos jovens + e a criação do Sistema Nacional de Juventude.
  • 9. A Conferência Nacional de Juventude pretende contribuir na mudança da compreensão da sociedade sobre o tema juventude: promover o direito à participação; identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público; e fortalecer a rede social e institucional relacionada ao tema.
  • 10. Eixos da Conferência (CONJUVE, 2011) Direito ao Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura, comunicação; Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos; Direito à participação
  • 11. EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral (CONJUVE, 2011) 1.1 Juventude e Educação
  • 12. 18 - Desde quando cursam os primeiros anos do ensino fundamental até se formarem na universidade, os jovens passam grande parte do seu tempo dentro do ambiente escolar. A escola, além de um centro de formação humana, cidadã e profissional, é um espaço privilegiado de socialização dos jovens, de desenvolvimento de suas aptidões e sonhos.
  • 13. 19 - A educação não é importante somente para a vida desses jovens, que são transformadas a partir dos conhecimentos e experimentações dentro da escola. Trata-se de uma área estratégica para definir os rumos de todo o país nas próximas décadas. O crescimento econômico e a ampliação do consumo e das ofertas de trabalho e emprego nos mais diversos segmentos produtivos colocam a necessidade de criação de mão de obra especializada, formada em todos os campos do conhecimento.
  • 14. 20 - Na última década, o Brasil colocou a universalização do acesso à educação básica como prioridade máxima da política educacional. Porém, persistem ainda graves problemas quanto ao financiamento, à qualidade do ensino, disparidades regionais, índices significativos de evasão escolar e analfabetismo entre a juventude.
  • 15. 21 - Segundo o estudo Juventude e Políticas Sociais no Brasil (2009), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), existem cerca de 1,5 milhões de analfabetos no país, e a maior parte deles são jovens. A erradicação do analfabetismo é um desafio geracional a ser enfrentado e vencido pela sociedade brasileira no século 21. Para isso, é preciso uma combinação coordenada de políticas de acesso, qualificação do ensino e do ambiente, incentivo à permanência na escola e articulação entre os programas de alfabetização com os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • 16. 22 - Para além do acesso e alfabetização, o desafio que se coloca é qualificar a permanência da juventude no ambiente escolar. No caso da educação básica, especialmente no Ensino Médio, predomina ainda a disparidade entre idade e série escolar, o que prejudica a formação e coloca obstáculos para a permanência e progressão no sistema educacional.
  • 17. 23 - O processo educacional também deve valorizar as experiências inter e intradisciplinares, considerando elementos centrais de formação do jovem envolvendo outras áreas como a cultura, pesquisa, esporte, comunicação e meio ambiente. O conhecimento produzido por comunidades e povos tradicionais também precisa ser considerado. A escola pública deve ser mais inteligente e antenada, democrática, inclusiva, aberta para a comunidade, conectada com as novas ferramentas tecnológicas e capaz de preparar o jovem para uma inserção ativa e crítica na realidade social do país e do mundo.
  • 18. 24 . A ampliação da rede de educação profissional, técnica e tecnológica . que integrem educação e qualificação - se mostram indispensáveis para aproveitar o atual momento de retomada do desenvolvimento e planejamento econômico que vive o país. Através dela crescem as possibilidades de conquista de emprego, melhorias nas condições de trabalho e ganhos salariais. O Brasil também tem ganhado com isso, pois tem jovens cada vez mais inseridos na criação de riqueza e tecnologia.
  • 19. 25 - Em relação ao ensino superior, apesar de as taxas de ingresso e permanência de jovens nas universidades terem se ampliado de maneira significativa nos últimos 10 anos, o acesso é ainda restrito e desigual. Portanto, a ampliação das oportunidades de acesso e permanência no ensino superior para a juventude deve ser encarada uma meta estratégica para o desenvolvimento do país.