SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  8
Télécharger pour lire hors ligne
União da Juventude Do Campo e da Cidade 
Cartilha do estudante 
Introdução 
Ao analisarmos os acontecimentos históricos , aprendemos que a juventude sempre cumpriu – e cumpre- um papel importante na historia dos povos . No brasil, não e diferente. Aproveitamos o espaço para relatarmos mesmo que de forma resumida que os estudante organizados sempre se posicionaram, defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um pais melhor. 
Na atualidade estamos perdendo ou tendo certos conceitos de grande importância para na humanização um exemplo bem claro é a cidadania na verdade quase todos os atores coletivo social, quase todos os partidos políticos. Senão todos se dizem de defensores da cidadania... Então , qual é a matriz de referencia que nos podemos usar para discutir cidadania? Afinal nos estamos falando de qual cidadania? Queremos de forma simples falar de cidadania ativa... A nossa organização enquanto jovem diferente por que tende a questionar com a própria sociedade sobre o que vem a ser formação para a cidadania? Ai é que é complicado. Mas não devemos recusar o debate e simplesmente deixar de enfrenta- lo. Nos ficamos sempre numa situação de indefinições quanto as reais possibilidades do exercício da plenitude do gozo da cidadania pelo o individuo. 
A questão é como você ativa os seus direitos numa sociedade. Para isso é bom entender o passado brasileiro chegamos ao entendimento que á formação para cidadania é impulsionar para o conflito. É de fato é pois para você não ficar exatamente numa concepção passivas e apena de usufruto, de receber, você caminha para um conflito. Numa sociedade tão desigual como a nossa inclusão significa impulsionar o conflito para que este tenha um caráter redistributivo. O que tenho afirmado é que a cidadania e um processo continuo de ampliação de novos direito em bases aos acumulados historicamente em cada momento ...Isso significa que você domina o conjunto que está a sua disposição. Agora nós estamos numa situação contraditória , que dizer que novos direitos são esses? Nos estamos perdendo os velhos...por isso mesmo que o processo de cidadania então por que encaminhar para o conflito? Por que cidadania é conflito. Tem outros poderes tentando destruir ali o campo onde você se ativou, onde você construiu organização populares. 
Se construir cidadania, de alguma maneira é ampliar a esfera do conflito isso significa politizar os temas da sociedade . O que é politizar os temas da sociedade os temas da agenda social, os temas que são restrições á cidadania? O que é politizar o social? De forma muito genérica é passar do estado de carência para o estado do direito, ou seja. Politizar significa em primeiro lugar identificar o espaço da politica como um
lugar de onde se contesta. Isso requer instituições! Mas basta criar instituições? Não! Ao fazer essa passagem você dá um passo que é exatamente introduzir a cidadania e reconhecer a cidadania como forma do conflito. O direito só se dá quando se tem conflito a carência não. Você pode ter carência isso não gera conflito. O direito so se quando se tem o conflito, a carência não. Você pode ter carência e isso não gera violência que outra coisa e nos não estamos de violência estamos de conflito. Então fazer essas passagem é absolutamente necessário tanto para continuar ampliando os direitos como para resistir a sua desconstrução. 
Organização Social e Consciência Crítica 
‘’(...) meu papel do mundo não é só o de quem constata que ocorre , mas também intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da historia mas sou sujeito Igualmente. No mundo da Historia da cultura da politica, constando não para me adaptar mas para mudar (...) Ninguém pode estar no mundo de luvas na mão constando apenas (...) A mudança do mundo implica a dialetização entre a dinâmica da situação desumanizante e o anúncio de sua superação, no fundo do nosso sonho ‘’ Paulo Freire 
Paulo Freire nos demostra claramente o que vem ser a verdadeira cidadania ao contribuinte. Isso é uma concepção liberal em que a cidadania equivale ao caráter de contribuinte {quem simplesmente paga imposto} Paulo Freire, em outras palavras está afirmando que mais cabe ao cidadão {ser humano} inventar e reinventar continuamente seu lugar no mundo isto é o impacto se faz andando, não é uma situação prévia de repouso absoluto é uma situação sempre dinâmica e isso da um outra caráter a questão da cidadania. O cidadão pleno não é só aquele que recebe o usufruto de sua plenitude mas é aquele que forja a plenitude desse usufruto e isso significa uma participação ativa no andamento da sociedade, na intervenção dentro do próprio ‘’ESTADO’’ 
Um diferencial importante de um verdadeiro cidadão é que este busca desde instigar a auto-organização social {seja através da juventude como força motriz das ações coletivas ou por outra vias} e passa agir em seus próprios segmentos ou comunidade{ou escola} Atuam na identificação e articulação das potencialidade locais principalmente as sociais, através do olhar sobre a iniciativa já existente além de estimularem a articulação destas iniciativas com grupos de pessoa que ainda não estejam organizadas. Sobre Organização Sociais {campo onde se exercita e se aprimora a ação de cidadania} temos exemplos bem próximo, tais como: 
A UJCC- União da Juventude do campo da cidade {uma articulação da juventude que acredita no equilíbrio social entre campo e cidade e na igual distribuição de renda através das politicas publicas voltas especialmente para os que estão a margem social} um movimento politico -social que busca a justiça social e aluta pelo direitos fundamentais do homem em especial da juventude ou seja se movimenta em procuras articular entendidas e outros movimentos que trabalham a conscientização da juventude como protagonista do meio em que vivem e como sujeito de sua própria historia
Ainda sobre organizações sociais é preciso entender que as mesma passam a existir a partir das causas onde pessoas entendam que o seu papel no mundo não so o de que quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrência. Essas pessoas iniciam uma militância {atuam articulam se movimento} em prol da vida da justiça social e passam a disseminar a verdadeira cidadania. A teoria de uma organização de um movimento social vai sendo elaborado no processo de sua construção com o passar dos tempos .Quando mais avançamos mais descobrimos a importância da elaboração teórica para reafirmar e iluminar os passos da pratica por isso há momento em que a teoria acentuam mais os aspectos políticos da organização dai nasce á extrema importância de colocar a preocupação sobre o método o jeito de fazer no entanto antes é necessário acreditar que é possível alterar a própria realidade. Nada é estático por isso é fundamental prestamos atenção nas mudanças que devem ser feitas em todas as áreas e dimensões que compõe a sociedade e é por isso que os desafios exigem de nós intervenções concretas que levem a mudanças. 
Que no futuro nossos descendentes se orgulharem de nos por temos edificado corretamente com amor fraternal o pedaço de historia que nos coube nesta curta existência 
Grêmio Livre Estudantil 
Como já vivos no passado através da organização e luta da juventude diversas vitorias foram adquiridas atualmente passamos por serio problemas pois os jovem futuro e esperança da nação estão esquecendo – se é necessário mantermos o estudo a organização o vinculo com a família e as lutas sociais. Um importante espaço para o inicio do exercício da cidadania é a própria escola onde o jovem { e o adulto por quem não} podem organizar Grêmio Estudantil organização que representam os interesse dos estudantes de cada escola. Ele{ Grêmio Estudantil] permite que os alunos discutam criem e fortaleçam inúmera possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. 
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem cidadania convivência responsabilidade e de lutar por direitos. Deve ser também o meio de conscientização para que os estudantes lembrem não só se adquirir direitos mas também de cumprir com seus deveres. 
Quais os principais objetivos do grêmio estudantil ? Toda e qualquer organização e criada por desejo de se alcançar determinado objetivos são variados no entanto existem os principais objetivos. No Grêmio Estudantil não é diferente e de forma resumida é importante deixar claro que um de seus principais objetivo é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonato palestras projeto e discussões { sobre politico publicas} fazendo com que eles tenha voz ativa e participem – junto com pais funcionários professores coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Um grêmio Estudantil pode fazer muito coisa como organizar festas nos finais de semanas no entanto deve-se deixar claro que um Grêmio Estudantil não existe simplesmente para organizar festas sua missão é muito mais especial. O Grêmio Estudantil é a ferramenta para a formação do estudante pois ele tem potencial de integrar mais os alunos si, toda escola e com a comunidade. 
Nos estatutos dos Grêmio Estudantil deve rezar que é objetivo do Grêmio: I- Representa condignamente o corpo discente: II – Defender os interesse individuais e coletivos dos estudante III- Incentivar a cultura literária artística e desportiva de seus membros IV –pronome a cooperação entre administradores , funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seus aprimoramento: V – Realizar intercambio e colaboração de caráter desportivo cívico, cultural, social e educacional com outras instituições: VI – Lutar pela democracia permanente na escola através do direito de participação nos foros internos de deliberação da Escola. 
Qual a importância de existir um Grêmio Estudantil em minha escola? Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Na escola com certeza não é diferente. O Grêmio Estudantil é umas das primeira oportunidades que o jovem tem de participar da sociedade por isso afirmamos que ele é o canal da cidadania. Com o Grêmio Estudantil os alunos tem voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões não só para comunidade escolar, mais para toda sociedade. 
E importante lembra que toda participação exige responsabilidade um grêmio estudantil compromissando deve procurar defender os interesse dos alunos firmando sendo que possível uma parceria com todas as pessoas que participam da comunidade escolar escolar. É necessario trabalhar em parceria com os direitos coordenadores , professores e pais de alunos Somente assim o grêmio atuará verdadeiramente em beneficio da escola e da comunidade. 
Oba, Aprendi o que é grêmio estudantil e quero participar? Participar é importante para poder transformar se não estamos satisfeito com algumas coisas podemos propor alternativas e participar na sua transformação se estivermos contentes com algo podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossa experiência. Isso é exercício de cidadania. 
Por isso é muito importante aprendemos participar organizadamente das atividades da sociedade da nossa comunidade e da nossa escola. É melhor forma de aprender e participar participando ou seja aproveitando as oportunidade que aparecem ou mesmo criando-as quando mais estimulamos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa consciente e responsável . 
Estudantes unidos jamais serão vencido! A palavra grêmio significa união liga agregação por isso o grêmio estudantil nada mais é do que os estudante e o povo unido jamais serão vencidos. Não podemos nos esquecer de que o grêmio estudantil
participam da rede de atores envolvidos com o cotidiano da escola é comprometido com seu dia-a-dia( diretores, professores, funcionários pais e alunos) um grêmio que estabelece uma boa rede de relações com os outros atores da comunidade escolar terá mais pessoas comprometida com as ações que pretende realizar e assim poderá ampliar o alcance de sua iniciativas. 
UNIÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE 
POR TANTO, É IMPORTANTE: Saber negociar com a direção da escola mostrando sempre a importância e a necessidade daquilo que se pretende organizar . Manter autonomia em relação a direção da Escola partindo e etc. Buscar o envolvimento dos professores nos projetos pois eles podem contribuir de formas muito diversificada e ricas nas ações do Grêmio. Investir na comunicação do grêmio e divulgar sempre e de diversas formas (por exemplo: por cartazes rádios ou reuniões ) as ações que o grêmio realizou esta realizando e realizará. Ouvir sugestões e criticas que os alunos trazem. Afinal não podemos esquecer que o grêmio existem para representa-los. Mais vale a recomendação : quando uma sugestão não é viável é muito importante comunicar os alunos sobre inviabilidade da ideia, afinal eles tem o direito de saber o por quê. Fazer parcerias com instituições (sociais esportivas etc) e estabelecimentos comerciais da região envolve-los em gincanas, campanhas ações sociais culturais e politicas da comunidade. Uma dica importante não esqueça nunca de divulgar o nome dos parceiros que colaboram com o projeto é uma medida justa estratégica para futuros apoios. Nunca esquecer : sem trabalho em equipe não existem grêmio! E sem grêmio os alunos não podem explorar todas as suas ideias para melhorar a escola. 
Quero participar! Mas como organizar um Grêmio estudantil? O grande e primeiro passo para organizar um grêmio estudantil é o desejo pois quando desejamos verdadeiramente alguma coisa naturalmente buscamos realiza-la. Desejar é o primeiro passo, no entanto e necessário buscar saber o que é um grêmio estudantil? Qual é o principal objetivo? Qual é a meta a ser alcançado? Estas e outras perguntas devem estar sempre presente na menti dos estudantes para que o trabalho do grêmio estudantil não se perca. Para contribuir com a reflexão de vocês. Levantamos algumas possibilidades de organização de um grêmio. Elas tratam de temas que serão definido em seu próprio estatuto, conforme o 2º lei fed. N° 7398. Ainda importante frisar que para se organizar o grêmio estudantil não é necessário autorização da direção escolar ou de qualquer outra autoridade da direção escolar . ou de qualquer outra autoridade para fundação do grêmio estudantil isto de acordo com a lei federal n° 7398 e a própria constituição federal. 
Os 5 passos para criar um grêmio estudantil- para formar {criar} o grêmio são necessário 5 grandes passos todos muitos importantes. Descrevemos abaixo cada um dos passos : 1 PASSO o grupo interessado de formar o grêmio comunicar a direção escolar
{não solicita autorização} divulgar a proposta na escola e convidar os alunos interessado e os representantes de turmas ( se houver ) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutido e aprovado pela Assembleia Geral além de ter a missão de organizar palestra seminários e outras atividades que visom informa os alunos sobre o assunto GRÊMIO ESTUDANTIL, 2 PASSO. A comissão por- grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da assembleia geral nesta reunião decidem-se o nome do grêmio o período de campanhas das chapas a data das eleições e aprova-se. 
ESTATUTO DO GRÊMIO. Nesta reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL. Importante : A assembleia geral precisa ser registrada em ata 3 PASSO os alunos se reúnem e formas chapas que concorrerão na eleição eles devem apresentar suas ideias e proposta para o ano de gestão do grêmio estudantil. A comissão eleitoral promove debate abertos a todos os alunos entram as chapas 4º PASSO . A comissão Eleitoral organiza a eleição A ELEIÇÃO (o voto é secreto) A contagem é feita pela própria comissão eleitoral sendo fiscalizada por um ou mais fiscais de cada CHAPA e eventualmente acompanhados dos coordenadores pedagógicos da escola. No da apuração a comissão pro-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os restantes 5º PASSO a comissão pro-grêmio envia uma copia da Ata de Eleição e do e do estatuto para a direção escolar { Conselho Escola e de mais órgão ligados a Escola } e organizar cerimonia de POSSE DA DIRETORIA DO grêmio ( quem cuidará do que no grêmio estudantil) 
A cada ano reinicia – se o processo eleitoral e a partir do 3º PASSO 
GLOSSÁRIO 
Grêmio Estudantil – Segundo a Lei Federal de nº 7.398 de novembro de 1985 que dispõe sobre a organização de entidades estudantil de 1° e 2° graus e asseguram aos estudantes o direito de ser organizar. Define que Grêmio Estudantil é uma entidades autônoma representativa dos interesse dos estudantes secundaristas de cada escola com finalidades educacionais culturais cívicas desportivas 
UNIÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE 
ASSEMBLÉIA POPULAR 
Devemos garantir a realização da assembleia popular com um processo um método de pedagogia de massas para debater os problemas brasileiros e locais, as causais e as saídas e, assim, ir construído um projeto alternativo popular. É um processo que deve estimular lutas sociais , como parte necessário da construção de forças para viabilizar e popularizar o projeto alternativo. Isso deve acontecer sobretudo junto ás bases , aos
trabalhadores em geral em cada bairro, e no numero maior de comunidades do município. 
A assembleia deve garantir um processo contínuo de articulação, e não apenas episodio ; realizar o processo das assembleia como um processo pedagógico ,garantir uma metodologia de participações das bases em especial, os (as) lutadores (as) desorganizados (as) ou desarticulados (as) aprofundar a metodologia de ir sempre construindo atividades teóricas e de debate junto com a atividades práticas, de lutas elevar permanentemente o nível de consciência politica e cultural do povo. 
Em Marabá , município localizado em umas das regiões mais rica do pais, mais de muita gente pobre no campo e na cidade por não fazerem parte do grupo que acumula a riqueza, o debate deve ser feito no sentido de se entender as causas desta realidade. 
Uma cidade na sua maior parte deficitária serviços que possibilitem o bem-estar da população, a segurança a solidariedade o lazer e pratica culturais que possibilitem ás crianças, jovem e adultos melhores condições de vida. 
Precisamos discutir sobre os projetos que causam problemas socioambientais, as alterações climáticas , e os conflitos a concentração da renda , a migração e a geração de pobreza e miséria para a maioria: a mineração , siderurgia , pecuária. 
Precisamos discutir sobre os projetos que causam problemas socioambiental, as alterações climáticas, os conflitos, a concentração da renda, a migração e a geração de pobreza e miséria para a maioria : a mineração, siderurgia, pecuária. 
Precisamos discutir sobre a a necessidade de SANEAMENTO BÁSICO, que trata dos problemas relativos ao abastecimento d´agua, a coletas e disposição dos esgotos sanitários, ao controle da poluição causada por esgotos sanitário, a drenagem urbana(aguas pluviais) e ao acondicionamento coleta transporte e destino final dos resíduos sólidos. 
Precisamos discutir sobre a educação, a cultura, esporte e lazer , transporte coletivo, segurança, trabalho renda , violência contra mulheres e a exploração de crianças e adolescentes. 
Precisamos discutir sobre a CAMPANHA NA NACIONAL PELA ANULAÇÃO DO LEILÃO DE PRIVATIZAÇÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. 
Precisamos construir uma agenda de reuniões para preparar a ASSEMBLEIA POPULAR MUCIPAL, que o FORUM DE ENTIDADES está propondo realizar durante os dias 09 e 10 de junho. 
ASSEMBLEIA GERAL DO CORPO DISCENTE- Reunião de todos os alunos da escola para discutir e aprovar algumas proposta do grêmio estudantil. É o órgão máximo de decisão da assembleia geral seja representativa pelos menos 10% dos alunos matriculado
nas escolas deverão estar presente na reunião do contrario convoca-se outra Assembleia Geral. 
ESTATUTO- O conjunto de regras que constitui e direcionam o funcionamento de determinada entidade 
COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO- A Comissão pro-grêmio é um grupo de alunos que se reúne para iniciar a organização o grêmio estudantil . Essa comissão deve ler e responder de acordo coma necessidade da sua escola podemos resumir dizendo que a comissão pro-grêmio é o grupo de alunos interessados na formação do grêmio tendo tarefas: dilvugar a ideia do grêmio na escola elaborar o estatuto do grêmio e convocar a assembleia geral de oficialização do grêmio estudantil 
COMISSÃO ELEITORAL- Grupo formado por três ou mais alunos e mais um de cada chapa podendo participar representante da entidade gerais{ tais como: União de Estudante }, um ou mais professores e até representante da coordenação pedagógica da escola. A comissão Eleitoral será responsável em propor regras eleitorais e por todo o processo eleitoral: fazer as cédulas com os nomes das chapas providenciar a urna contra os votos e divulgar os resultados das eleições para diretoria. 
QUORUM- Numero de pessoas presentes em uma reunião assembleia ou discursão pode-se estabelecer um quórum mínimo, ou seja um numero mínimo de pessoas necessário para legitimar uma decisão. 
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E METRES (APM)- É uma instituição auxiliar da escola que tem como objetivo contribuir com o processo educacional e a integração familiar- escolar comunidade. Como a escola não tem autonomia para movimentar recursos financeiros diretamente é pela APM que recebe e aplica recursos vindos da secretaria de educação ou resultante de festas e contribuição etc.. 
É composta geralmente por no mínimo 23 pessoas (onze no conselho deliberativo nove na diretoria executiva e três no Conselho Fiscal) 
CONSELHO ESCOLAR- O Conselho é o maior órgão de decisão da escola. É composto por membros de toda a comunidade escolar através do processo democrático 
MAIORIA SIMPLES DE VOTOS – Considerando o total de votos obtido vence quem receber o maior numero de votos (metade mais um) 
Idealizador/Editor: Girlam Pereira da Silva - Militante da UJCC.

Contenu connexe

Tendances

Subsidio final sd_c
Subsidio final sd_cSubsidio final sd_c
Subsidio final sd_c
Tentadin
 
(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)
(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)
(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)
Kamila Santos
 
Documento juventude do pt
Documento juventude do ptDocumento juventude do pt
Documento juventude do pt
Helder Lopes
 

Tendances (15)

Empoderamento da Mulher
Empoderamento da MulherEmpoderamento da Mulher
Empoderamento da Mulher
 
A importância do trabalho voluntário.
A importância do trabalho voluntário.A importância do trabalho voluntário.
A importância do trabalho voluntário.
 
Empoderamento
EmpoderamentoEmpoderamento
Empoderamento
 
Oficina sobre voluntariado educativo
Oficina sobre voluntariado educativo Oficina sobre voluntariado educativo
Oficina sobre voluntariado educativo
 
Compacto relatorio estagio
Compacto relatorio estagioCompacto relatorio estagio
Compacto relatorio estagio
 
Subsidio final sd_c
Subsidio final sd_cSubsidio final sd_c
Subsidio final sd_c
 
Plataforma de campanha Marina Silva 2010
Plataforma de campanha Marina Silva 2010Plataforma de campanha Marina Silva 2010
Plataforma de campanha Marina Silva 2010
 
Comitê Popular de Luta
Comitê Popular de LutaComitê Popular de Luta
Comitê Popular de Luta
 
Relatório do Estado do Voluntariado no Mundo
Relatório do Estado do Voluntariado no MundoRelatório do Estado do Voluntariado no Mundo
Relatório do Estado do Voluntariado no Mundo
 
(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)
(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)
(1 12 2009 09 26 33) artigo (1)
 
Cartilha
Cartilha Cartilha
Cartilha
 
Comitê Popular de Luta
Comitê Popular de LutaComitê Popular de Luta
Comitê Popular de Luta
 
Conferencia
ConferenciaConferencia
Conferencia
 
Documento juventude do pt
Documento juventude do ptDocumento juventude do pt
Documento juventude do pt
 
Construir a greve da educação neste novo ciclo de lutas
Construir a greve da educação neste novo ciclo de lutasConstruir a greve da educação neste novo ciclo de lutas
Construir a greve da educação neste novo ciclo de lutas
 

Similaire à União da juventude do campo e cidade

Cadespecial28
Cadespecial28Cadespecial28
Cadespecial28
mauxa
 
Mobilização social - PROFAP - 2º ENCONTRO
Mobilização social - PROFAP - 2º ENCONTROMobilização social - PROFAP - 2º ENCONTRO
Mobilização social - PROFAP - 2º ENCONTRO
josivaldopassos
 
Conselhos de juventude espaço de participação juvenil
Conselhos de juventude espaço de participação juvenilConselhos de juventude espaço de participação juvenil
Conselhos de juventude espaço de participação juvenil
Adrielle Saldanha
 
CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNERO
CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNEROCIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNERO
CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNERO
Prof. Noe Assunção
 

Similaire à União da juventude do campo e cidade (20)

MESA REDONDA 2019 1ª e 2ª discussão.pptx
MESA REDONDA 2019 1ª e 2ª discussão.pptxMESA REDONDA 2019 1ª e 2ª discussão.pptx
MESA REDONDA 2019 1ª e 2ª discussão.pptx
 
Cadespecial28
Cadespecial28Cadespecial28
Cadespecial28
 
Cadespecial28
Cadespecial28Cadespecial28
Cadespecial28
 
Cp 2 Ra1
Cp 2 Ra1Cp 2 Ra1
Cp 2 Ra1
 
Cp 2 Ra1
Cp 2 Ra1Cp 2 Ra1
Cp 2 Ra1
 
Conselhos de Juventude: Espaço de Participação Juvenil
Conselhos de Juventude: Espaço de Participação JuvenilConselhos de Juventude: Espaço de Participação Juvenil
Conselhos de Juventude: Espaço de Participação Juvenil
 
Os movimentos Sociais em Parauapebas
Os movimentos  Sociais em ParauapebasOs movimentos  Sociais em Parauapebas
Os movimentos Sociais em Parauapebas
 
Mobilização social - PROFAP - 2º ENCONTRO
Mobilização social - PROFAP - 2º ENCONTROMobilização social - PROFAP - 2º ENCONTRO
Mobilização social - PROFAP - 2º ENCONTRO
 
Conselhos de juventude espaço de participação juvenil
Conselhos de juventude espaço de participação juvenilConselhos de juventude espaço de participação juvenil
Conselhos de juventude espaço de participação juvenil
 
Cidadania Fiscal
Cidadania FiscalCidadania Fiscal
Cidadania Fiscal
 
Semana da Cidadania Fiscal
Semana da Cidadania FiscalSemana da Cidadania Fiscal
Semana da Cidadania Fiscal
 
Cidadania
CidadaniaCidadania
Cidadania
 
Sociologia e Indivíduo
Sociologia e IndivíduoSociologia e Indivíduo
Sociologia e Indivíduo
 
Aula1- Participação Social
Aula1- Participação SocialAula1- Participação Social
Aula1- Participação Social
 
Quem é o seu líder e com quem eu negocio? Dilemas do defasado sistema políti...
Quem é o seu líder e com quem eu negocio?  Dilemas do defasado sistema políti...Quem é o seu líder e com quem eu negocio?  Dilemas do defasado sistema políti...
Quem é o seu líder e com quem eu negocio? Dilemas do defasado sistema políti...
 
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Filosofia Aplicada ao Serviço SocialFilosofia Aplicada ao Serviço Social
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
 
CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNERO
CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNEROCIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNERO
CIDADANIA E DESIGUALDADE DE GÊNERO
 
Cidadania como construcao de vida digna
Cidadania como construcao de vida dignaCidadania como construcao de vida digna
Cidadania como construcao de vida digna
 
Modulo 4
Modulo 4Modulo 4
Modulo 4
 
Aula Terceiro Setor no Brasil
Aula Terceiro Setor no BrasilAula Terceiro Setor no Brasil
Aula Terceiro Setor no Brasil
 

Plus de Adilson P Motta Motta

VALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptx
VALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptxVALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptx
VALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptx
Adilson P Motta Motta
 

Plus de Adilson P Motta Motta (20)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROJETO POEMA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROJETO POEMACRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROJETO POEMA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROJETO POEMA
 
A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO...
A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO...A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO...
A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO...
 
UM ESTUDO SOBRE A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA ...
UM ESTUDO SOBRE A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA ...UM ESTUDO SOBRE A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA ...
UM ESTUDO SOBRE A LEITURA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA ...
 
As várias faces do ópio do Povo.pdf
As várias faces do ópio do Povo.pdfAs várias faces do ópio do Povo.pdf
As várias faces do ópio do Povo.pdf
 
pdf MONTANDO UMA REDACAO - PASSO A PASSO.pdf
pdf MONTANDO UMA REDACAO - PASSO A PASSO.pdfpdf MONTANDO UMA REDACAO - PASSO A PASSO.pdf
pdf MONTANDO UMA REDACAO - PASSO A PASSO.pdf
 
Projeto Escolar - História de Bom Jardim-MA.pdf
Projeto Escolar - História de Bom Jardim-MA.pdfProjeto Escolar - História de Bom Jardim-MA.pdf
Projeto Escolar - História de Bom Jardim-MA.pdf
 
LEI ORGÂNICA DE BOM JARDIM-MA 2020.pdf
LEI ORGÂNICA DE BOM JARDIM-MA 2020.pdfLEI ORGÂNICA DE BOM JARDIM-MA 2020.pdf
LEI ORGÂNICA DE BOM JARDIM-MA 2020.pdf
 
DESAFIOS DAS ESCOLA MULTISSERIADAS EM BOM JARDIM-MA..pdf
DESAFIOS DAS ESCOLA MULTISSERIADAS EM BOM JARDIM-MA..pdfDESAFIOS DAS ESCOLA MULTISSERIADAS EM BOM JARDIM-MA..pdf
DESAFIOS DAS ESCOLA MULTISSERIADAS EM BOM JARDIM-MA..pdf
 
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL INGLÊS SÓ ENEM
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL INGLÊS  SÓ ENEMINTERPRETAÇÃO TEXTUAL INGLÊS  SÓ ENEM
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL INGLÊS SÓ ENEM
 
LEI ORGANICA DE BOM JARDIM-MA. 2022 - ATUALIZADA.pdf
LEI ORGANICA DE BOM JARDIM-MA. 2022 - ATUALIZADA.pdfLEI ORGANICA DE BOM JARDIM-MA. 2022 - ATUALIZADA.pdf
LEI ORGANICA DE BOM JARDIM-MA. 2022 - ATUALIZADA.pdf
 
VALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptx
VALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptxVALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptx
VALE -PRIVATIZAÇÃO A SAÍDA OU O FUNDO DO POÇO.pptx
 
01- LINGUAGEM INDÍGENA 5 PRIMEIRAS PÁGINAS.pdf
01-  LINGUAGEM INDÍGENA 5 PRIMEIRAS PÁGINAS.pdf01-  LINGUAGEM INDÍGENA 5 PRIMEIRAS PÁGINAS.pdf
01- LINGUAGEM INDÍGENA 5 PRIMEIRAS PÁGINAS.pdf
 
DICIONÁRIO TUPI - PORTUGUES.pdf
DICIONÁRIO TUPI - PORTUGUES.pdfDICIONÁRIO TUPI - PORTUGUES.pdf
DICIONÁRIO TUPI - PORTUGUES.pdf
 
A gramática do texto.ppt
A gramática do texto.pptA gramática do texto.ppt
A gramática do texto.ppt
 
A importância de falar inglês.ppt
A importância de falar inglês.pptA importância de falar inglês.ppt
A importância de falar inglês.ppt
 
Breve Resumo - Novo Ensino Médio
Breve Resumo -  Novo Ensino MédioBreve Resumo -  Novo Ensino Médio
Breve Resumo - Novo Ensino Médio
 
Frases à cidadania
Frases à cidadaniaFrases à cidadania
Frases à cidadania
 
Regimento do conselho municipal de educação bom j ardim - ma
Regimento do conselho municipal de educação   bom j ardim - maRegimento do conselho municipal de educação   bom j ardim - ma
Regimento do conselho municipal de educação bom j ardim - ma
 
Projeto programa educacao ambiental. bom jardim ma
Projeto programa educacao ambiental. bom jardim  maProjeto programa educacao ambiental. bom jardim  ma
Projeto programa educacao ambiental. bom jardim ma
 
1º Plano Decenal de Educação de Bom Jardim MA. 2003-2013
1º Plano Decenal de Educação de Bom Jardim  MA. 2003-20131º Plano Decenal de Educação de Bom Jardim  MA. 2003-2013
1º Plano Decenal de Educação de Bom Jardim MA. 2003-2013
 

Dernier

ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
azulassessoria9
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
LidianeLill2
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
Autonoma
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
rfmbrandao
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
azulassessoria9
 

Dernier (20)

O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdfMissa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
 
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João EudesNovena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
 
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
 

União da juventude do campo e cidade

  • 1. União da Juventude Do Campo e da Cidade Cartilha do estudante Introdução Ao analisarmos os acontecimentos históricos , aprendemos que a juventude sempre cumpriu – e cumpre- um papel importante na historia dos povos . No brasil, não e diferente. Aproveitamos o espaço para relatarmos mesmo que de forma resumida que os estudante organizados sempre se posicionaram, defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um pais melhor. Na atualidade estamos perdendo ou tendo certos conceitos de grande importância para na humanização um exemplo bem claro é a cidadania na verdade quase todos os atores coletivo social, quase todos os partidos políticos. Senão todos se dizem de defensores da cidadania... Então , qual é a matriz de referencia que nos podemos usar para discutir cidadania? Afinal nos estamos falando de qual cidadania? Queremos de forma simples falar de cidadania ativa... A nossa organização enquanto jovem diferente por que tende a questionar com a própria sociedade sobre o que vem a ser formação para a cidadania? Ai é que é complicado. Mas não devemos recusar o debate e simplesmente deixar de enfrenta- lo. Nos ficamos sempre numa situação de indefinições quanto as reais possibilidades do exercício da plenitude do gozo da cidadania pelo o individuo. A questão é como você ativa os seus direitos numa sociedade. Para isso é bom entender o passado brasileiro chegamos ao entendimento que á formação para cidadania é impulsionar para o conflito. É de fato é pois para você não ficar exatamente numa concepção passivas e apena de usufruto, de receber, você caminha para um conflito. Numa sociedade tão desigual como a nossa inclusão significa impulsionar o conflito para que este tenha um caráter redistributivo. O que tenho afirmado é que a cidadania e um processo continuo de ampliação de novos direito em bases aos acumulados historicamente em cada momento ...Isso significa que você domina o conjunto que está a sua disposição. Agora nós estamos numa situação contraditória , que dizer que novos direitos são esses? Nos estamos perdendo os velhos...por isso mesmo que o processo de cidadania então por que encaminhar para o conflito? Por que cidadania é conflito. Tem outros poderes tentando destruir ali o campo onde você se ativou, onde você construiu organização populares. Se construir cidadania, de alguma maneira é ampliar a esfera do conflito isso significa politizar os temas da sociedade . O que é politizar os temas da sociedade os temas da agenda social, os temas que são restrições á cidadania? O que é politizar o social? De forma muito genérica é passar do estado de carência para o estado do direito, ou seja. Politizar significa em primeiro lugar identificar o espaço da politica como um
  • 2. lugar de onde se contesta. Isso requer instituições! Mas basta criar instituições? Não! Ao fazer essa passagem você dá um passo que é exatamente introduzir a cidadania e reconhecer a cidadania como forma do conflito. O direito só se dá quando se tem conflito a carência não. Você pode ter carência isso não gera conflito. O direito so se quando se tem o conflito, a carência não. Você pode ter carência e isso não gera violência que outra coisa e nos não estamos de violência estamos de conflito. Então fazer essas passagem é absolutamente necessário tanto para continuar ampliando os direitos como para resistir a sua desconstrução. Organização Social e Consciência Crítica ‘’(...) meu papel do mundo não é só o de quem constata que ocorre , mas também intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da historia mas sou sujeito Igualmente. No mundo da Historia da cultura da politica, constando não para me adaptar mas para mudar (...) Ninguém pode estar no mundo de luvas na mão constando apenas (...) A mudança do mundo implica a dialetização entre a dinâmica da situação desumanizante e o anúncio de sua superação, no fundo do nosso sonho ‘’ Paulo Freire Paulo Freire nos demostra claramente o que vem ser a verdadeira cidadania ao contribuinte. Isso é uma concepção liberal em que a cidadania equivale ao caráter de contribuinte {quem simplesmente paga imposto} Paulo Freire, em outras palavras está afirmando que mais cabe ao cidadão {ser humano} inventar e reinventar continuamente seu lugar no mundo isto é o impacto se faz andando, não é uma situação prévia de repouso absoluto é uma situação sempre dinâmica e isso da um outra caráter a questão da cidadania. O cidadão pleno não é só aquele que recebe o usufruto de sua plenitude mas é aquele que forja a plenitude desse usufruto e isso significa uma participação ativa no andamento da sociedade, na intervenção dentro do próprio ‘’ESTADO’’ Um diferencial importante de um verdadeiro cidadão é que este busca desde instigar a auto-organização social {seja através da juventude como força motriz das ações coletivas ou por outra vias} e passa agir em seus próprios segmentos ou comunidade{ou escola} Atuam na identificação e articulação das potencialidade locais principalmente as sociais, através do olhar sobre a iniciativa já existente além de estimularem a articulação destas iniciativas com grupos de pessoa que ainda não estejam organizadas. Sobre Organização Sociais {campo onde se exercita e se aprimora a ação de cidadania} temos exemplos bem próximo, tais como: A UJCC- União da Juventude do campo da cidade {uma articulação da juventude que acredita no equilíbrio social entre campo e cidade e na igual distribuição de renda através das politicas publicas voltas especialmente para os que estão a margem social} um movimento politico -social que busca a justiça social e aluta pelo direitos fundamentais do homem em especial da juventude ou seja se movimenta em procuras articular entendidas e outros movimentos que trabalham a conscientização da juventude como protagonista do meio em que vivem e como sujeito de sua própria historia
  • 3. Ainda sobre organizações sociais é preciso entender que as mesma passam a existir a partir das causas onde pessoas entendam que o seu papel no mundo não so o de que quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrência. Essas pessoas iniciam uma militância {atuam articulam se movimento} em prol da vida da justiça social e passam a disseminar a verdadeira cidadania. A teoria de uma organização de um movimento social vai sendo elaborado no processo de sua construção com o passar dos tempos .Quando mais avançamos mais descobrimos a importância da elaboração teórica para reafirmar e iluminar os passos da pratica por isso há momento em que a teoria acentuam mais os aspectos políticos da organização dai nasce á extrema importância de colocar a preocupação sobre o método o jeito de fazer no entanto antes é necessário acreditar que é possível alterar a própria realidade. Nada é estático por isso é fundamental prestamos atenção nas mudanças que devem ser feitas em todas as áreas e dimensões que compõe a sociedade e é por isso que os desafios exigem de nós intervenções concretas que levem a mudanças. Que no futuro nossos descendentes se orgulharem de nos por temos edificado corretamente com amor fraternal o pedaço de historia que nos coube nesta curta existência Grêmio Livre Estudantil Como já vivos no passado através da organização e luta da juventude diversas vitorias foram adquiridas atualmente passamos por serio problemas pois os jovem futuro e esperança da nação estão esquecendo – se é necessário mantermos o estudo a organização o vinculo com a família e as lutas sociais. Um importante espaço para o inicio do exercício da cidadania é a própria escola onde o jovem { e o adulto por quem não} podem organizar Grêmio Estudantil organização que representam os interesse dos estudantes de cada escola. Ele{ Grêmio Estudantil] permite que os alunos discutam criem e fortaleçam inúmera possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem cidadania convivência responsabilidade e de lutar por direitos. Deve ser também o meio de conscientização para que os estudantes lembrem não só se adquirir direitos mas também de cumprir com seus deveres. Quais os principais objetivos do grêmio estudantil ? Toda e qualquer organização e criada por desejo de se alcançar determinado objetivos são variados no entanto existem os principais objetivos. No Grêmio Estudantil não é diferente e de forma resumida é importante deixar claro que um de seus principais objetivo é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonato palestras projeto e discussões { sobre politico publicas} fazendo com que eles tenha voz ativa e participem – junto com pais funcionários professores coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
  • 4. Um grêmio Estudantil pode fazer muito coisa como organizar festas nos finais de semanas no entanto deve-se deixar claro que um Grêmio Estudantil não existe simplesmente para organizar festas sua missão é muito mais especial. O Grêmio Estudantil é a ferramenta para a formação do estudante pois ele tem potencial de integrar mais os alunos si, toda escola e com a comunidade. Nos estatutos dos Grêmio Estudantil deve rezar que é objetivo do Grêmio: I- Representa condignamente o corpo discente: II – Defender os interesse individuais e coletivos dos estudante III- Incentivar a cultura literária artística e desportiva de seus membros IV –pronome a cooperação entre administradores , funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seus aprimoramento: V – Realizar intercambio e colaboração de caráter desportivo cívico, cultural, social e educacional com outras instituições: VI – Lutar pela democracia permanente na escola através do direito de participação nos foros internos de deliberação da Escola. Qual a importância de existir um Grêmio Estudantil em minha escola? Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Na escola com certeza não é diferente. O Grêmio Estudantil é umas das primeira oportunidades que o jovem tem de participar da sociedade por isso afirmamos que ele é o canal da cidadania. Com o Grêmio Estudantil os alunos tem voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões não só para comunidade escolar, mais para toda sociedade. E importante lembra que toda participação exige responsabilidade um grêmio estudantil compromissando deve procurar defender os interesse dos alunos firmando sendo que possível uma parceria com todas as pessoas que participam da comunidade escolar escolar. É necessario trabalhar em parceria com os direitos coordenadores , professores e pais de alunos Somente assim o grêmio atuará verdadeiramente em beneficio da escola e da comunidade. Oba, Aprendi o que é grêmio estudantil e quero participar? Participar é importante para poder transformar se não estamos satisfeito com algumas coisas podemos propor alternativas e participar na sua transformação se estivermos contentes com algo podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossa experiência. Isso é exercício de cidadania. Por isso é muito importante aprendemos participar organizadamente das atividades da sociedade da nossa comunidade e da nossa escola. É melhor forma de aprender e participar participando ou seja aproveitando as oportunidade que aparecem ou mesmo criando-as quando mais estimulamos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa consciente e responsável . Estudantes unidos jamais serão vencido! A palavra grêmio significa união liga agregação por isso o grêmio estudantil nada mais é do que os estudante e o povo unido jamais serão vencidos. Não podemos nos esquecer de que o grêmio estudantil
  • 5. participam da rede de atores envolvidos com o cotidiano da escola é comprometido com seu dia-a-dia( diretores, professores, funcionários pais e alunos) um grêmio que estabelece uma boa rede de relações com os outros atores da comunidade escolar terá mais pessoas comprometida com as ações que pretende realizar e assim poderá ampliar o alcance de sua iniciativas. UNIÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE POR TANTO, É IMPORTANTE: Saber negociar com a direção da escola mostrando sempre a importância e a necessidade daquilo que se pretende organizar . Manter autonomia em relação a direção da Escola partindo e etc. Buscar o envolvimento dos professores nos projetos pois eles podem contribuir de formas muito diversificada e ricas nas ações do Grêmio. Investir na comunicação do grêmio e divulgar sempre e de diversas formas (por exemplo: por cartazes rádios ou reuniões ) as ações que o grêmio realizou esta realizando e realizará. Ouvir sugestões e criticas que os alunos trazem. Afinal não podemos esquecer que o grêmio existem para representa-los. Mais vale a recomendação : quando uma sugestão não é viável é muito importante comunicar os alunos sobre inviabilidade da ideia, afinal eles tem o direito de saber o por quê. Fazer parcerias com instituições (sociais esportivas etc) e estabelecimentos comerciais da região envolve-los em gincanas, campanhas ações sociais culturais e politicas da comunidade. Uma dica importante não esqueça nunca de divulgar o nome dos parceiros que colaboram com o projeto é uma medida justa estratégica para futuros apoios. Nunca esquecer : sem trabalho em equipe não existem grêmio! E sem grêmio os alunos não podem explorar todas as suas ideias para melhorar a escola. Quero participar! Mas como organizar um Grêmio estudantil? O grande e primeiro passo para organizar um grêmio estudantil é o desejo pois quando desejamos verdadeiramente alguma coisa naturalmente buscamos realiza-la. Desejar é o primeiro passo, no entanto e necessário buscar saber o que é um grêmio estudantil? Qual é o principal objetivo? Qual é a meta a ser alcançado? Estas e outras perguntas devem estar sempre presente na menti dos estudantes para que o trabalho do grêmio estudantil não se perca. Para contribuir com a reflexão de vocês. Levantamos algumas possibilidades de organização de um grêmio. Elas tratam de temas que serão definido em seu próprio estatuto, conforme o 2º lei fed. N° 7398. Ainda importante frisar que para se organizar o grêmio estudantil não é necessário autorização da direção escolar ou de qualquer outra autoridade da direção escolar . ou de qualquer outra autoridade para fundação do grêmio estudantil isto de acordo com a lei federal n° 7398 e a própria constituição federal. Os 5 passos para criar um grêmio estudantil- para formar {criar} o grêmio são necessário 5 grandes passos todos muitos importantes. Descrevemos abaixo cada um dos passos : 1 PASSO o grupo interessado de formar o grêmio comunicar a direção escolar
  • 6. {não solicita autorização} divulgar a proposta na escola e convidar os alunos interessado e os representantes de turmas ( se houver ) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutido e aprovado pela Assembleia Geral além de ter a missão de organizar palestra seminários e outras atividades que visom informa os alunos sobre o assunto GRÊMIO ESTUDANTIL, 2 PASSO. A comissão por- grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da assembleia geral nesta reunião decidem-se o nome do grêmio o período de campanhas das chapas a data das eleições e aprova-se. ESTATUTO DO GRÊMIO. Nesta reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL. Importante : A assembleia geral precisa ser registrada em ata 3 PASSO os alunos se reúnem e formas chapas que concorrerão na eleição eles devem apresentar suas ideias e proposta para o ano de gestão do grêmio estudantil. A comissão eleitoral promove debate abertos a todos os alunos entram as chapas 4º PASSO . A comissão Eleitoral organiza a eleição A ELEIÇÃO (o voto é secreto) A contagem é feita pela própria comissão eleitoral sendo fiscalizada por um ou mais fiscais de cada CHAPA e eventualmente acompanhados dos coordenadores pedagógicos da escola. No da apuração a comissão pro-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os restantes 5º PASSO a comissão pro-grêmio envia uma copia da Ata de Eleição e do e do estatuto para a direção escolar { Conselho Escola e de mais órgão ligados a Escola } e organizar cerimonia de POSSE DA DIRETORIA DO grêmio ( quem cuidará do que no grêmio estudantil) A cada ano reinicia – se o processo eleitoral e a partir do 3º PASSO GLOSSÁRIO Grêmio Estudantil – Segundo a Lei Federal de nº 7.398 de novembro de 1985 que dispõe sobre a organização de entidades estudantil de 1° e 2° graus e asseguram aos estudantes o direito de ser organizar. Define que Grêmio Estudantil é uma entidades autônoma representativa dos interesse dos estudantes secundaristas de cada escola com finalidades educacionais culturais cívicas desportivas UNIÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE ASSEMBLÉIA POPULAR Devemos garantir a realização da assembleia popular com um processo um método de pedagogia de massas para debater os problemas brasileiros e locais, as causais e as saídas e, assim, ir construído um projeto alternativo popular. É um processo que deve estimular lutas sociais , como parte necessário da construção de forças para viabilizar e popularizar o projeto alternativo. Isso deve acontecer sobretudo junto ás bases , aos
  • 7. trabalhadores em geral em cada bairro, e no numero maior de comunidades do município. A assembleia deve garantir um processo contínuo de articulação, e não apenas episodio ; realizar o processo das assembleia como um processo pedagógico ,garantir uma metodologia de participações das bases em especial, os (as) lutadores (as) desorganizados (as) ou desarticulados (as) aprofundar a metodologia de ir sempre construindo atividades teóricas e de debate junto com a atividades práticas, de lutas elevar permanentemente o nível de consciência politica e cultural do povo. Em Marabá , município localizado em umas das regiões mais rica do pais, mais de muita gente pobre no campo e na cidade por não fazerem parte do grupo que acumula a riqueza, o debate deve ser feito no sentido de se entender as causas desta realidade. Uma cidade na sua maior parte deficitária serviços que possibilitem o bem-estar da população, a segurança a solidariedade o lazer e pratica culturais que possibilitem ás crianças, jovem e adultos melhores condições de vida. Precisamos discutir sobre os projetos que causam problemas socioambientais, as alterações climáticas , e os conflitos a concentração da renda , a migração e a geração de pobreza e miséria para a maioria: a mineração , siderurgia , pecuária. Precisamos discutir sobre os projetos que causam problemas socioambiental, as alterações climáticas, os conflitos, a concentração da renda, a migração e a geração de pobreza e miséria para a maioria : a mineração, siderurgia, pecuária. Precisamos discutir sobre a a necessidade de SANEAMENTO BÁSICO, que trata dos problemas relativos ao abastecimento d´agua, a coletas e disposição dos esgotos sanitários, ao controle da poluição causada por esgotos sanitário, a drenagem urbana(aguas pluviais) e ao acondicionamento coleta transporte e destino final dos resíduos sólidos. Precisamos discutir sobre a educação, a cultura, esporte e lazer , transporte coletivo, segurança, trabalho renda , violência contra mulheres e a exploração de crianças e adolescentes. Precisamos discutir sobre a CAMPANHA NA NACIONAL PELA ANULAÇÃO DO LEILÃO DE PRIVATIZAÇÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. Precisamos construir uma agenda de reuniões para preparar a ASSEMBLEIA POPULAR MUCIPAL, que o FORUM DE ENTIDADES está propondo realizar durante os dias 09 e 10 de junho. ASSEMBLEIA GERAL DO CORPO DISCENTE- Reunião de todos os alunos da escola para discutir e aprovar algumas proposta do grêmio estudantil. É o órgão máximo de decisão da assembleia geral seja representativa pelos menos 10% dos alunos matriculado
  • 8. nas escolas deverão estar presente na reunião do contrario convoca-se outra Assembleia Geral. ESTATUTO- O conjunto de regras que constitui e direcionam o funcionamento de determinada entidade COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO- A Comissão pro-grêmio é um grupo de alunos que se reúne para iniciar a organização o grêmio estudantil . Essa comissão deve ler e responder de acordo coma necessidade da sua escola podemos resumir dizendo que a comissão pro-grêmio é o grupo de alunos interessados na formação do grêmio tendo tarefas: dilvugar a ideia do grêmio na escola elaborar o estatuto do grêmio e convocar a assembleia geral de oficialização do grêmio estudantil COMISSÃO ELEITORAL- Grupo formado por três ou mais alunos e mais um de cada chapa podendo participar representante da entidade gerais{ tais como: União de Estudante }, um ou mais professores e até representante da coordenação pedagógica da escola. A comissão Eleitoral será responsável em propor regras eleitorais e por todo o processo eleitoral: fazer as cédulas com os nomes das chapas providenciar a urna contra os votos e divulgar os resultados das eleições para diretoria. QUORUM- Numero de pessoas presentes em uma reunião assembleia ou discursão pode-se estabelecer um quórum mínimo, ou seja um numero mínimo de pessoas necessário para legitimar uma decisão. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E METRES (APM)- É uma instituição auxiliar da escola que tem como objetivo contribuir com o processo educacional e a integração familiar- escolar comunidade. Como a escola não tem autonomia para movimentar recursos financeiros diretamente é pela APM que recebe e aplica recursos vindos da secretaria de educação ou resultante de festas e contribuição etc.. É composta geralmente por no mínimo 23 pessoas (onze no conselho deliberativo nove na diretoria executiva e três no Conselho Fiscal) CONSELHO ESCOLAR- O Conselho é o maior órgão de decisão da escola. É composto por membros de toda a comunidade escolar através do processo democrático MAIORIA SIMPLES DE VOTOS – Considerando o total de votos obtido vence quem receber o maior numero de votos (metade mais um) Idealizador/Editor: Girlam Pereira da Silva - Militante da UJCC.