SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  11
Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza
Histórico da Escola C om o objetivo de incentivar a juventude caxiense ao seu aperfeiçoamento intelectual e moral e para o exercício do Magistério,iniciava em 1920 uma intensa atividade para construir em nossa cidade uma Escola Complementar. Aos quinze do mês de junho de 1930, em ato solene, é  instalada a Escola Complementar de Caxias do Sul. Em 1943,passa a denominar-se Escola Normal de Caxias, iniciando posteriormente, a funcionar o curso Ginasial -1º Ciclo e o Colégio Estadual -2º Ciclo. Em 1957, por decreto estadual é desanexado o Colégio Estadual da Escola Normal, constituído-se assim, o Colégio Estadual Caxias do Sul, recebe o nome de Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza, em homenagem ao Padre Jesuíta que introduziu o gado no Rio Grande do Sul e foi martirizado em Água Azul, interior de Caxias do Sul. Em 1961, a Escola Normal e o Colégio Estadual mudam-se para o atual prédio,no Bairro Cinqüentenário e , em 1972 passam a ter uma única Direção.
Em 1975, por decreto estadual, as Escolas são unificadas sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cristóvão de Mendoza. Em 29 de  maio  de 2000 houve a alteração de designação e o nome da Escola passou a ser Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza. Motivo de orgulho para todos os caxienses, a Banda Marcial Cristóvão de Mendoza,mas com empenho muito grande de todos para tornar-se novamente Banda Marcial.Está sob a regência do maestro Pedro Paulo Mandelli. A Escola funciona nos três turnos com aproximadamente 3.000 mil alunos e 140 professores.Oferece o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, Curso Normal com aproveitamento de estudos.Oportuniza ainda como atividades Esportivas, entre outros projetos especiais. Atualmente a escola tem como objetivo resgatar valores, descobrir talentos e dar a essa juventude um sentido mais amplo  de amor e civismo à Escola e à Pátria.Fazer com que juntos possamos lutar para que o Cristóvão continue sendo um marco Educacional e que possa muito bem representar Caxias do Sul.
Filosofia da Escola Educação que prepara o aluno para a vida, fornecendo-lhe os conhecimentos necessários direcionados na formação de valores morais conduta ética,indispensáveis ao convívio. Objetivos Readequar o currículo atendendo as diferenças do educando e a realidade da comunidade, Repensar as habilidades e competências  resignificando os conteúdos, os quais deverão atender as necessidades dos educandos, Rever a metodologia que deve ser inovadora e reflexiva, Trabalhar o conhecimento como processo de construção pessoal e coletiva, Estimular a qualificação de professores através de reuniões de estudo, participação em cursos, seminários e palestras... Estimular a pesquisa e a criatividade,
Objetivos Engajar todos os segmentos da escola num trabalho participativo e de construção de ensino de boa qualidade, Priorizar boas relações interpessoais, promovendo técnicas e atividades concretas de valorização do ser humano e de respeito as diferenças individuais  criando um ambiente solidário,  Preservar o meio ambiente externo e interno, Equipar a escola com material necessário às novas tendências tecnológicas, pedagógicas e sociais.
Avaliação do desempenho escolar A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos,no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar. Na avaliação do desempenho, o nível dos objetivos propostos pelo professor é que determina a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os aspectos qualitativos referem-se ao nível de desempenho atingidos pelo aluno em relação aos objetivos propostos pelo professor , enquanto que os aspectos quantitativos referem-se à extensão de objetivos atingidos pelo aluno. De 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental os resultados da avaliação do aproveitamento escolar do aluno no processo ensino-aprendizagem são registrados, trimestralmente , através de Pareceres descritivos sendo que a expressão de resultado final ao término do ano letivo, far-se-à pelas menções (A) Aprovado ou  (R) Reprovado  .  De 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são registrados em pontos de escala de 0 (zero) a 100 (cem).
Avaliação do desempenho escolar A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos,no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar. A avaliação de 1º e 2º trimestres tem por valor máximo 30 (trinta) pontos cada e do 3 trimestre tem por valor máximo 40 (quarenta) , totalizando 100 (cem) pontos anuais. Para obter o resultado final do aproveitamento escolar, somam-se os pontos obtidos pelos alunos nos trimestres. Considera-se aprovado o aluno que, ao final do período letivos obtiver aproveitamento escolar igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. O resultados do aproveitamento escolar são comunicados, trimestralmente, aos pais e ou responsáveis, através de documento próprio.
Estudos de recuperação Os estudos de recuperação propiciam ao aluno a oportunidade de superar dificuldades surgidas no decorrer do processo ensino-aprendizagem, podendo ser organizados de forma individual ou coletiva, sempre acompanhados pelo professor,devendo refletir seus resultados nas avaliações posteriores. Os estudos de recuperação acontecem paralelos ao período letivo e, se houver necessidade para os casos de baixo rendimento escolar,mediante acompanhamento do professor.
Controle de Freqüência A freqüência mínima exigida corresponde a 50% das atividades escolares programadas. A Escola comunica a infreqüência do aluno aos pais e/ou responsáveis e , também ao Conselho Tutelar, quando menor de idade, antes do aluno atingir o total máximo de infreqüência prevista na legislação vigente. O aluno infreqüente , amparado em legislação específica recebe um tratamento especial.
Direitos do aluno A)Receber educação inspirada nos princípios de solidariedade humana, capaz de torná-lo cidadão consciente e atuante na comunidade em que vive, B)Participar das atividades do Grêmio Estudantil, C)Votar e ser votado para cargos eletivos da diretoria do Grêmio Estudantil ,para representante dos alunos no Conselho Escolar, D)Votar para eleger professor conselheiro da turma,Direção da Escola,Conselho Escolar, E)Solicitar esclarecimentos, oralmente ou por escrito, sobre o resultado da avaliação, F)Estabelecer diálogo franco e aberto com a Direção e professores para possíveis esclarecimentos e enriquecimento mútuo, G)Justificar suas faltas,junto ao professor, no primeiro dia de retorno à Escola, H)Participar dos Conselhos de Classe, se necessário for, I) Participar das atividades promovidas pela Escola ou Grêmio Estudantil, J) Apresentar sugestões com relação ao aprimoramento das atividades da Escola,
Direitos do aluno M)Justificar suas atitudes perante o Conselho Escolar,quando convocado. Deveres do Aluno A)Respeitar e cumprir as normas regimentais da Escola, B)Freqüentar com assiduidade,pontualidade e interesse às aulas e demais atividades escolares, C)Zelar pela ordem e asseio do prédio,assim como pela conservação do mesmo e do mobiliário,do material didático e de todo o material de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados individualmente ou em grupo,indenizando a Escola dos mesmos, D)Ter bom relacionamento social,concorrendo, onde quer que esteja,pelo bom nome da Escola, E)Tratar com respeito a Direção,professores,funcionários e colegas, F)Informar aos pais e/ou responsáveis as comunicações da Escola.

Contenu connexe

Tendances

PPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis versão setembro
PPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis  versão setembroPPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis  versão setembro
PPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis versão setembroEEB. Saad Antônio Sarquis
 
Projeto Político Pedagógico - EEPAM
Projeto Político Pedagógico - EEPAM Projeto Político Pedagógico - EEPAM
Projeto Político Pedagógico - EEPAM orientadoresemeepam
 
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015Ana Paula Silva
 
Relatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolarRelatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolarMaryanne Monteiro
 
Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...
Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...
Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...Antônio Fernandes
 
Iced estágio supervisionado i prof. JOão Paulo. (2)
Iced estágio supervisionado i   prof. JOão Paulo. (2)Iced estágio supervisionado i   prof. JOão Paulo. (2)
Iced estágio supervisionado i prof. JOão Paulo. (2)marcos carlos
 
Resoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minas
Resoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minasResoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minas
Resoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minasAntônio Fernandes
 
Educação Integral no campo
Educação Integral no campoEducação Integral no campo
Educação Integral no campomarceladamaris
 
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe Assunção
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe AssunçãoPLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe Assunção
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe AssunçãoProf. Noe Assunção
 
Coordenaçao supervisao liderança
Coordenaçao supervisao liderançaCoordenaçao supervisao liderança
Coordenaçao supervisao liderançaJoão Soares
 
PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...
PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...
PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...Valdirene1977
 
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADEPPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADEQUEDMA SILVA
 
PPP publicado 2018
PPP publicado 2018 PPP publicado 2018
PPP publicado 2018 QUEDMA SILVA
 
Pnld 2016 historia
Pnld 2016 historiaPnld 2016 historia
Pnld 2016 historiaEvany Araujo
 

Tendances (19)

Manual do aluno
Manual do alunoManual do aluno
Manual do aluno
 
PPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis versão setembro
PPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis  versão setembroPPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis  versão setembro
PPP 2021 EEB Saad Antônio Sarquis versão setembro
 
Slide
SlideSlide
Slide
 
Ppp 2015 eeb saad sarquis
Ppp 2015 eeb saad sarquisPpp 2015 eeb saad sarquis
Ppp 2015 eeb saad sarquis
 
Projeto Político Pedagógico - EEPAM
Projeto Político Pedagógico - EEPAM Projeto Político Pedagógico - EEPAM
Projeto Político Pedagógico - EEPAM
 
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
 
Luciane
LucianeLuciane
Luciane
 
Relatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolarRelatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolar
 
Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...
Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...
Resolução see nº 2197. TRATA DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM MINAS GE...
 
Iced estágio supervisionado i prof. JOão Paulo. (2)
Iced estágio supervisionado i   prof. JOão Paulo. (2)Iced estágio supervisionado i   prof. JOão Paulo. (2)
Iced estágio supervisionado i prof. JOão Paulo. (2)
 
Resoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minas
Resoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minasResoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minas
Resoluçao see nº_2197._sobre_a_organizaçao_das_escolas_de_minas
 
Educação Integral no campo
Educação Integral no campoEducação Integral no campo
Educação Integral no campo
 
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe Assunção
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe AssunçãoPLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe Assunção
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - Prof. Noe Assunção
 
Coordenaçao supervisao liderança
Coordenaçao supervisao liderançaCoordenaçao supervisao liderança
Coordenaçao supervisao liderança
 
PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...
PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...
PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDA...
 
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADEPPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
 
PPP publicado 2018
PPP publicado 2018 PPP publicado 2018
PPP publicado 2018
 
Pnld 2016 historia
Pnld 2016 historiaPnld 2016 historia
Pnld 2016 historia
 
Pcg blogue
Pcg bloguePcg blogue
Pcg blogue
 

Similaire à Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza

Manual do aluno 2016
Manual do aluno   2016Manual do aluno   2016
Manual do aluno 2016Nayara Alves
 
Manual do aluno 2017
Manual do aluno 2017Manual do aluno 2017
Manual do aluno 2017Nayara Alves
 
Matriz curricular-6-ano-marista
Matriz curricular-6-ano-maristaMatriz curricular-6-ano-marista
Matriz curricular-6-ano-maristaArgemiro ALVES
 
PPP do Ens. Fundamental
PPP do Ens. FundamentalPPP do Ens. Fundamental
PPP do Ens. FundamentalJoão Gomes
 
PLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptx
PLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptxPLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptx
PLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptxcarinasantana12
 
Projeto político pedagógico
Projeto político pedagógicoProjeto político pedagógico
Projeto político pedagógicomauriliojr
 
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfPROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfMarianaMoraesMathias
 
Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)
Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)
Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)Ius 95
 
Modelo do dossiê 2014 - prêmio escola de qualidade
Modelo do dossiê  2014 - prêmio escola de qualidadeModelo do dossiê  2014 - prêmio escola de qualidade
Modelo do dossiê 2014 - prêmio escola de qualidadeem_raimundofernandes
 

Similaire à Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza (20)

PPP 2017 EEB. Saad Antônio Sarquis
PPP 2017 EEB. Saad Antônio SarquisPPP 2017 EEB. Saad Antônio Sarquis
PPP 2017 EEB. Saad Antônio Sarquis
 
Proposta Pedagógica 2014
Proposta Pedagógica 2014Proposta Pedagógica 2014
Proposta Pedagógica 2014
 
Proposta Pedagogica 2013
Proposta Pedagogica 2013Proposta Pedagogica 2013
Proposta Pedagogica 2013
 
Manual do aluno 2016
Manual do aluno   2016Manual do aluno   2016
Manual do aluno 2016
 
PPP 2015 EEB Saad Antônio Sarquis
PPP 2015 EEB Saad Antônio SarquisPPP 2015 EEB Saad Antônio Sarquis
PPP 2015 EEB Saad Antônio Sarquis
 
PPP - e.e. Adolfo
PPP - e.e. AdolfoPPP - e.e. Adolfo
PPP - e.e. Adolfo
 
Manual do aluno 2017
Manual do aluno 2017Manual do aluno 2017
Manual do aluno 2017
 
Matriz curricular-6-ano-marista
Matriz curricular-6-ano-maristaMatriz curricular-6-ano-marista
Matriz curricular-6-ano-marista
 
PPP do Ens. Fundamental
PPP do Ens. FundamentalPPP do Ens. Fundamental
PPP do Ens. Fundamental
 
Modelo do dossiê 2013
Modelo do dossiê 2013Modelo do dossiê 2013
Modelo do dossiê 2013
 
PLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptx
PLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptxPLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptx
PLANO DE GESTÃO ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA.pptx
 
Estagio regencia de sala
Estagio regencia de salaEstagio regencia de sala
Estagio regencia de sala
 
Prêmio Escola de Qualidade - Edição 2013 - Ano Base 2012
Prêmio Escola de Qualidade - Edição 2013 - Ano Base 2012Prêmio Escola de Qualidade - Edição 2013 - Ano Base 2012
Prêmio Escola de Qualidade - Edição 2013 - Ano Base 2012
 
Projeto político pedagógico
Projeto político pedagógicoProjeto político pedagógico
Projeto político pedagógico
 
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfPROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
 
PPP 2014 SAAD A. SARQUIS
PPP 2014 SAAD A. SARQUISPPP 2014 SAAD A. SARQUIS
PPP 2014 SAAD A. SARQUIS
 
Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)
Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)
Relatório estágio na EJA (Para Érica UVA)
 
RessignificaçãO Do Ensino MéDio
RessignificaçãO Do Ensino MéDio RessignificaçãO Do Ensino MéDio
RessignificaçãO Do Ensino MéDio
 
Plano de gestão CHAPA 1
Plano de gestão CHAPA 1Plano de gestão CHAPA 1
Plano de gestão CHAPA 1
 
Modelo do dossiê 2014 - prêmio escola de qualidade
Modelo do dossiê  2014 - prêmio escola de qualidadeModelo do dossiê  2014 - prêmio escola de qualidade
Modelo do dossiê 2014 - prêmio escola de qualidade
 

Plus de adrianacarrazoni

Plus de adrianacarrazoni (20)

O perigo dos Plásticos- para atividade de bio e qui
O perigo dos Plásticos-  para atividade de bio e quiO perigo dos Plásticos-  para atividade de bio e qui
O perigo dos Plásticos- para atividade de bio e qui
 
Dia da mulher
Dia da mulherDia da mulher
Dia da mulher
 
Apresentação2
Apresentação2Apresentação2
Apresentação2
 
Apresentação2
Apresentação2Apresentação2
Apresentação2
 
Palestra com a Psicóloga Greice Amalcaburio
Palestra com a Psicóloga Greice AmalcaburioPalestra com a Psicóloga Greice Amalcaburio
Palestra com a Psicóloga Greice Amalcaburio
 
Bienal
BienalBienal
Bienal
 
Semana farroupilha
Semana farroupilhaSemana farroupilha
Semana farroupilha
 
Slides ingles pronto
Slides ingles prontoSlides ingles pronto
Slides ingles pronto
 
Morango – Plantio Diferente - Professora Liana
Morango – Plantio Diferente - Professora Liana Morango – Plantio Diferente - Professora Liana
Morango – Plantio Diferente - Professora Liana
 
Morango – Plantio Diferente
Morango – Plantio DiferenteMorango – Plantio Diferente
Morango – Plantio Diferente
 
Fotos sarau
Fotos sarauFotos sarau
Fotos sarau
 
A matemática da beleza
A matemática da belezaA matemática da beleza
A matemática da beleza
 
Café
CaféCafé
Café
 
Palestra
PalestraPalestra
Palestra
 
Apresentação da Monografia Dr.Sinval Sitta
Apresentação da Monografia Dr.Sinval SittaApresentação da Monografia Dr.Sinval Sitta
Apresentação da Monografia Dr.Sinval Sitta
 
Educacao Infantil Municipalizacao 1
Educacao Infantil Municipalizacao 1Educacao Infantil Municipalizacao 1
Educacao Infantil Municipalizacao 1
 
Passo-a-passo Aluno monitor
Passo-a-passo  Aluno monitorPasso-a-passo  Aluno monitor
Passo-a-passo Aluno monitor
 
ApresentaçãO1 Edfiscal
ApresentaçãO1 EdfiscalApresentaçãO1 Edfiscal
ApresentaçãO1 Edfiscal
 
Entrega De Certificados Nte
Entrega De Certificados NteEntrega De Certificados Nte
Entrega De Certificados Nte
 
Entrega de Certificados
Entrega de CertificadosEntrega de Certificados
Entrega de Certificados
 

Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza

  • 2. Histórico da Escola C om o objetivo de incentivar a juventude caxiense ao seu aperfeiçoamento intelectual e moral e para o exercício do Magistério,iniciava em 1920 uma intensa atividade para construir em nossa cidade uma Escola Complementar. Aos quinze do mês de junho de 1930, em ato solene, é instalada a Escola Complementar de Caxias do Sul. Em 1943,passa a denominar-se Escola Normal de Caxias, iniciando posteriormente, a funcionar o curso Ginasial -1º Ciclo e o Colégio Estadual -2º Ciclo. Em 1957, por decreto estadual é desanexado o Colégio Estadual da Escola Normal, constituído-se assim, o Colégio Estadual Caxias do Sul, recebe o nome de Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza, em homenagem ao Padre Jesuíta que introduziu o gado no Rio Grande do Sul e foi martirizado em Água Azul, interior de Caxias do Sul. Em 1961, a Escola Normal e o Colégio Estadual mudam-se para o atual prédio,no Bairro Cinqüentenário e , em 1972 passam a ter uma única Direção.
  • 3. Em 1975, por decreto estadual, as Escolas são unificadas sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cristóvão de Mendoza. Em 29 de maio de 2000 houve a alteração de designação e o nome da Escola passou a ser Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza. Motivo de orgulho para todos os caxienses, a Banda Marcial Cristóvão de Mendoza,mas com empenho muito grande de todos para tornar-se novamente Banda Marcial.Está sob a regência do maestro Pedro Paulo Mandelli. A Escola funciona nos três turnos com aproximadamente 3.000 mil alunos e 140 professores.Oferece o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, Curso Normal com aproveitamento de estudos.Oportuniza ainda como atividades Esportivas, entre outros projetos especiais. Atualmente a escola tem como objetivo resgatar valores, descobrir talentos e dar a essa juventude um sentido mais amplo de amor e civismo à Escola e à Pátria.Fazer com que juntos possamos lutar para que o Cristóvão continue sendo um marco Educacional e que possa muito bem representar Caxias do Sul.
  • 4. Filosofia da Escola Educação que prepara o aluno para a vida, fornecendo-lhe os conhecimentos necessários direcionados na formação de valores morais conduta ética,indispensáveis ao convívio. Objetivos Readequar o currículo atendendo as diferenças do educando e a realidade da comunidade, Repensar as habilidades e competências resignificando os conteúdos, os quais deverão atender as necessidades dos educandos, Rever a metodologia que deve ser inovadora e reflexiva, Trabalhar o conhecimento como processo de construção pessoal e coletiva, Estimular a qualificação de professores através de reuniões de estudo, participação em cursos, seminários e palestras... Estimular a pesquisa e a criatividade,
  • 5. Objetivos Engajar todos os segmentos da escola num trabalho participativo e de construção de ensino de boa qualidade, Priorizar boas relações interpessoais, promovendo técnicas e atividades concretas de valorização do ser humano e de respeito as diferenças individuais criando um ambiente solidário, Preservar o meio ambiente externo e interno, Equipar a escola com material necessário às novas tendências tecnológicas, pedagógicas e sociais.
  • 6. Avaliação do desempenho escolar A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos,no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar. Na avaliação do desempenho, o nível dos objetivos propostos pelo professor é que determina a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os aspectos qualitativos referem-se ao nível de desempenho atingidos pelo aluno em relação aos objetivos propostos pelo professor , enquanto que os aspectos quantitativos referem-se à extensão de objetivos atingidos pelo aluno. De 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental os resultados da avaliação do aproveitamento escolar do aluno no processo ensino-aprendizagem são registrados, trimestralmente , através de Pareceres descritivos sendo que a expressão de resultado final ao término do ano letivo, far-se-à pelas menções (A) Aprovado ou (R) Reprovado . De 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são registrados em pontos de escala de 0 (zero) a 100 (cem).
  • 7. Avaliação do desempenho escolar A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos,no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar. A avaliação de 1º e 2º trimestres tem por valor máximo 30 (trinta) pontos cada e do 3 trimestre tem por valor máximo 40 (quarenta) , totalizando 100 (cem) pontos anuais. Para obter o resultado final do aproveitamento escolar, somam-se os pontos obtidos pelos alunos nos trimestres. Considera-se aprovado o aluno que, ao final do período letivos obtiver aproveitamento escolar igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. O resultados do aproveitamento escolar são comunicados, trimestralmente, aos pais e ou responsáveis, através de documento próprio.
  • 8. Estudos de recuperação Os estudos de recuperação propiciam ao aluno a oportunidade de superar dificuldades surgidas no decorrer do processo ensino-aprendizagem, podendo ser organizados de forma individual ou coletiva, sempre acompanhados pelo professor,devendo refletir seus resultados nas avaliações posteriores. Os estudos de recuperação acontecem paralelos ao período letivo e, se houver necessidade para os casos de baixo rendimento escolar,mediante acompanhamento do professor.
  • 9. Controle de Freqüência A freqüência mínima exigida corresponde a 50% das atividades escolares programadas. A Escola comunica a infreqüência do aluno aos pais e/ou responsáveis e , também ao Conselho Tutelar, quando menor de idade, antes do aluno atingir o total máximo de infreqüência prevista na legislação vigente. O aluno infreqüente , amparado em legislação específica recebe um tratamento especial.
  • 10. Direitos do aluno A)Receber educação inspirada nos princípios de solidariedade humana, capaz de torná-lo cidadão consciente e atuante na comunidade em que vive, B)Participar das atividades do Grêmio Estudantil, C)Votar e ser votado para cargos eletivos da diretoria do Grêmio Estudantil ,para representante dos alunos no Conselho Escolar, D)Votar para eleger professor conselheiro da turma,Direção da Escola,Conselho Escolar, E)Solicitar esclarecimentos, oralmente ou por escrito, sobre o resultado da avaliação, F)Estabelecer diálogo franco e aberto com a Direção e professores para possíveis esclarecimentos e enriquecimento mútuo, G)Justificar suas faltas,junto ao professor, no primeiro dia de retorno à Escola, H)Participar dos Conselhos de Classe, se necessário for, I) Participar das atividades promovidas pela Escola ou Grêmio Estudantil, J) Apresentar sugestões com relação ao aprimoramento das atividades da Escola,
  • 11. Direitos do aluno M)Justificar suas atitudes perante o Conselho Escolar,quando convocado. Deveres do Aluno A)Respeitar e cumprir as normas regimentais da Escola, B)Freqüentar com assiduidade,pontualidade e interesse às aulas e demais atividades escolares, C)Zelar pela ordem e asseio do prédio,assim como pela conservação do mesmo e do mobiliário,do material didático e de todo o material de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados individualmente ou em grupo,indenizando a Escola dos mesmos, D)Ter bom relacionamento social,concorrendo, onde quer que esteja,pelo bom nome da Escola, E)Tratar com respeito a Direção,professores,funcionários e colegas, F)Informar aos pais e/ou responsáveis as comunicações da Escola.