SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  28
Ano Lectivo 2009/10 Vamos começar?
Fazer uma Composição é Fácil A primeira coisa a saber é qual o facto que vais contar, para poderes dar um título!
Fazer uma Composição é Fácil
Vamos pensar no texto como uma flor: O título é o centro da corola. Agora vamos começar a juntar as pétalas… uma a uma! Pode ser?  Fazer uma Composição é Fácil
A  primeira  chama-se  “INTRODUÇÃO”.  É aqui que nós vamos começar a falar no facto narrado… Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  TÍTULO FACTO A NARRAR
Depois seguem-se as outras pétalas!  Vamos começar a contar o que aconteceu: é o “ DESENVOLVIMENTO” É a segunda pétala!  A primeira sequência narrativa… Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência
Depois vem a pétala seguinte! É a terceira pétala!  A segunda sequência narrativa do desenvolvimento! DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO   O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência
A quarta pétala!  A terceira  sequência narrativa do desenvolvimento! DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO   O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 3ª Sequência
A seguir vem a quinta pétala!  A quarta  sequência narrativa  do desenvolvimento! DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO   O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 3ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 4ª Sequência
Como Contamos Um Facto passado? E agora chegámos à  conclusão!  É a última pétala.  Aqui deves  referir como o facto narrado te marcou. DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência TÍTULO FACTO A NARRAR INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO   O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 3ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 4ª Sequência CONCLUSÃO Que emoções ou estado de espírito o facto desencadeou
A nossa flor está completa.  Gostaram? Agora vamos à prática.  Eu já estou pronta e vocês? Fazer uma Composição é Fácil TÍTULO FACTO A NARRAR INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como?  DESENVOLVIMENTO   COMO  COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO   O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 3ª Sequência DESENVOLVIMENTO   E DEPOIS? 4ª Sequência CONCLUSÃO Que emoções ou estado de espírito o facto desencadeou
Fazer uma Composição é Fácil Olá amiguinhos! Já escolheram o  título ? E Que tal
Fazer uma Composição é Fácil Quem? Quando? Como? Foi o meu pai…um dia chegou a casa…todo contente…e disse: - Vamos passar uma semana à Madeira!”. Quem quer vir? Vamos lá! Comecem a escrever.
Fazer uma Composição é Fácil Uma tarde na última semana de aulas, o meu pai chegou a casa, sorrateiro, entrou na sala e sentou-se no sofá. Como não era costume chegar tão cedo, olhei para ele interrogativamente.  - Vamos passar uma semana à Madeira. Ganhei dinheiro no Euromilhões!.  Como é óbvio, nem eu nem a minha mãe o contrariámos. Começámos antes a pensar como íamos fazer, o que precisávamos de levar, enfim os preparativos.
Fazer uma Composição é Fácil Como começou? Eh pá, o dia da partida foi uma confusão: a bagagem a mais, o táxi que não vinha, o atraso no aeroporto…Que confusão! Vamos escrever.
Fazer uma Composição é Fácil Uma tarde na última semana de aulas, o meu pai chegou a casa, sorrateiro, entrou na sala e sentou-se no sofá. Como não era costume chegar tão cedo, olhei para ele interrogativamente.    - Vamos passar uma semana à Madeira. Ganhei dinheiro no Euromilhões!. Como é óbvio, nem eu nem a minha mãe o contrariámos. Começámos antes a pensar como íamos fazer, o que precisávamos de levar, enfim os preparativos.   No dia da partida foi uma confusão. Era o meu pai a gritar que não era preciso levar tanta bagagem, que parecíamos uns ciganos. A minha mãe respondia que ele nem sequer sabia chamar o táxi que já estava atrasado. Por fim lá chegou o táxi  e lá partimos para o aeroporto. Aí foi o tempo na fila, e depois o avião que nunca mais estava pronto. Por fim lá entrámos e partimos.
Fazer uma Composição é Fácil A seguir? Bem, a viagem foi uma maravilha…muito gira! As hospedeiras com uns uniformes bonitos …a comida…e depois eu nunca tinha voado ainda… Vamos escrever.
Fazer uma Composição é Fácil Uma tarde na última semana de aulas, o meu pai chegou a casa, sorrateiro, entrou na sala e sentou-se no sofá. Como não era costume chegar tão cedo, olhei para ele interrogativamente.    - Vamos passar uma semana à Madeira. Ganhei dinheiro no Euromilhões!. Como é óbvio, nem eu nem a minha mãe o contrariámos. Começámos antes a pensar como íamos fazer, o que precisávamos de levar, enfim os preparativos.   No dia da partida foi uma confusão. Era o meu pai a gritar que não era preciso levar tanta bagagem, que parecíamos uns ciganos. A minha mãe respondia que ele nem sequer sabia chamar o táxi que já estava atrasado. Por fim lá chegou o táxi  e lá partimos para o aeroporto. Aí foi o tempo na fila, e depois o avião que nunca mais estava pronto. Por fim lá entrámos e partimos.  A viagem por um lado foi uma desilusão. Tanto trabalho, tanta irritação para depois ser pouco mais de uma hora. Nem deu para aquecer! Já as hospedeiras eram bem bonitas, e com um uniforme muito giro. E simpáticas  “ Deseja mais alguma coisa? Um sumo? Eu já trago!”.
Fazer uma Composição é Fácil E depois? Bem, chegámos à Madeira e fomos para o hotel. Eh pá, o hotel é que era um luxo! Piscina, massagens, ginásio, um bar que tinha espectáculos e discoteca à noite, podíamos comer o que quiséssemos,…foi baril!  Vamos escrever.
Fazer uma Composição é Fácil Chegámos à Madeira e já estava um táxi à nossa espera no aeroporto. O motorista falava, falava, mas eu não percebi nada do que ele para lá disse. Com uma pronúncia! Chegámos ao hotel e aquilo é que foi uma surpresa. Piscina, ginásio, massagens. À noite até havia discoteca e shows. A comida era um pouco esquisita, mas boa. Podíamos comer e beber o que quiséssemos. Eu até acabei por engordar uns quilitos.
Fazer uma Composição é Fácil Por último? Bem, fartámo-nos de passear. Aquilo é muito giro. O clima é uma maravilha, sempre uma temperatura amena… tem vistas espantosas daquelas montanhas e vales, e das arribas junto ao oceano. A minha  mãe ficou maluca com as rendas. E a cidade do Funchal também é bonita. Foi bem giro!  Vamos escrever.
Fazer uma Composição é Fácil Chegámos à Madeira e já estava um táxi à nossa espera no aeroporto. O motorista falava, falava, mas eu não percebi puto do que ele para lá disse. Com uma pronúncia! Chegámos ao hotel e aquilo é que foi uma surpresa. Piscina, ginásio, massagens. À noite até havia discoteca e shows. A comida era um pouco esquisita, mas boa. Podíamos comer e beber o que quiséssemos. Eu até acabei por engordar uns quilitos. Os dias que lá passámos foram cheios…Passeámos, porque as paisagens eram uma maravilha. As vistas do oceano do alto das montanhas, os vales abruptos com casinhas brancas, pequeninas… Depois a minha mãe ficou maluca com os bordados.  Claro que o   meu pai lá teve de pagar  algumas. Refilou…mas pagou.  E o Funchal é uma cidade muito  bonita. Também há muitos monumentos, igrejas…
Fazer uma Composição é Fácil O que achei? Eh pá…foi giro! Eu até estava à espera de ser uma seca! É o costume com os meus pais…Mas foi giro, diferente. Já tinha ouvido falar tanto da Madeira, que agora fiquei a perceber porque é que toda a gente diz que é muito bonita. Vamos escrever.
Fazer uma Composição é Fácil Chegámos à Madeira e já estava um táxi à nossa espera no aeroporto. O motorista falava, falava, mas eu não percebi puto do que ele para lá disse. Com uma pronúncia! Chegámos ao hotel e aquilo é que foi uma surpresa. Piscina, ginásio, massagens. À noite até havia discoteca e shows. A comida era um pouco esquisita, mas boa. Podíamos comer e beber o que quiséssemos. Eu até acabei por engordar uns quilitos. Os dias que lá passámos foram cheios…Passeámos, porque as paisagens eram uma maravilha. As vistas do oceano do alto das montanhas, os vales abruptos com casinhas brancas, pequeninas… Depois a minha mãe ficou maluca com os bordados. Claro que o meu pai lá teve de largar  umas granas. Refilou…mas pagou. E o Funchal é uma cidade muito  bonita. Também há muitos monumentos, igrejas… Foram umas férias bem giras. Eu até estava à espera que fosse uma seca…Os meus pais só sabem é falar! Mas desta vez  foi giro. Gostei. Até conheci umas moças giras. São do Porto. E percebi também porque é que toda a gente diz que a Madeira é muito bonita: Há flores por todo o lado.    Hei-de lá voltar.
Fazer uma Composição é Fácil Parece que é grande, mas foi fácil…só tive de pensar no que se passou! E escrevia uma frase por dia. Fácil, não é?
Fazer uma Composição é Fácil E chegámos ao fim.  Não te esqueças de que, se pensares bem nos pormenores e tomares nota deles, depois é fácil escreveres as frases.  Boas composições!
Fazer uma Composição é Fácil
Fazer uma Composição é Fácil

Contenu connexe

En vedette

En vedette (6)

Fernão Lopes
Fernão LopesFernão Lopes
Fernão Lopes
 
ComposiçãO Alfragide2
ComposiçãO Alfragide2ComposiçãO Alfragide2
ComposiçãO Alfragide2
 
pobreza e exclusão social
pobreza e exclusão socialpobreza e exclusão social
pobreza e exclusão social
 
Principais Temáticas de Alberto Caeiro
Principais Temáticas de Alberto CaeiroPrincipais Temáticas de Alberto Caeiro
Principais Temáticas de Alberto Caeiro
 
Pobreza
PobrezaPobreza
Pobreza
 
Cantigas de amor
Cantigas de amorCantigas de amor
Cantigas de amor
 

Similaire à Factopassado Alfragide VersãOsoft

Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014
Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014
Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014Miquéias Vitorino
 
História oral para crianças: desafios possíveis
História oral para crianças: desafios possíveisHistória oral para crianças: desafios possíveis
História oral para crianças: desafios possíveisPaulo Capone
 
Projeto comenius rita bulgária
Projeto comenius rita bulgáriaProjeto comenius rita bulgária
Projeto comenius rita bulgáriacomeniusport
 
Autobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptistaAutobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptistaSonia Batista
 
As minhas memórias da Escola Preparatória Júlio Dinis
As minhas memórias da Escola Preparatória Júlio DinisAs minhas memórias da Escola Preparatória Júlio Dinis
As minhas memórias da Escola Preparatória Júlio DinisMaria Gomes
 

Similaire à Factopassado Alfragide VersãOsoft (10)

Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014
Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014
Melhores Redações da etapa escolar da OLP 2014
 
Mochilão na Europa
Mochilão na EuropaMochilão na Europa
Mochilão na Europa
 
2º período
2º período2º período
2º período
 
História oral para crianças: desafios possíveis
História oral para crianças: desafios possíveisHistória oral para crianças: desafios possíveis
História oral para crianças: desafios possíveis
 
Aula sobre memórias
Aula sobre memóriasAula sobre memórias
Aula sobre memórias
 
Projeto comenius rita bulgária
Projeto comenius rita bulgáriaProjeto comenius rita bulgária
Projeto comenius rita bulgária
 
Resistance(5ªedição)
Resistance(5ªedição)Resistance(5ªedição)
Resistance(5ªedição)
 
Recordação Mãe
Recordação MãeRecordação Mãe
Recordação Mãe
 
Autobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptistaAutobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptista
 
As minhas memórias da Escola Preparatória Júlio Dinis
As minhas memórias da Escola Preparatória Júlio DinisAs minhas memórias da Escola Preparatória Júlio Dinis
As minhas memórias da Escola Preparatória Júlio Dinis
 

Dernier

Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedJaquelineBertagliaCe
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfKarinaSouzaCorreiaAl
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...DirceuNascimento5
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...andreiavys
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticash5kpmr7w7
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptNathaliaFreitas32
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...azulassessoria9
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Centro Jacques Delors
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docPauloHenriqueGarciaM
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPaulaYaraDaasPedro
 

Dernier (20)

Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 

Factopassado Alfragide VersãOsoft

  • 1. Ano Lectivo 2009/10 Vamos começar?
  • 2. Fazer uma Composição é Fácil A primeira coisa a saber é qual o facto que vais contar, para poderes dar um título!
  • 4. Vamos pensar no texto como uma flor: O título é o centro da corola. Agora vamos começar a juntar as pétalas… uma a uma! Pode ser? Fazer uma Composição é Fácil
  • 5. A primeira chama-se “INTRODUÇÃO”. É aqui que nós vamos começar a falar no facto narrado… Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? TÍTULO FACTO A NARRAR
  • 6. Depois seguem-se as outras pétalas! Vamos começar a contar o que aconteceu: é o “ DESENVOLVIMENTO” É a segunda pétala! A primeira sequência narrativa… Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência
  • 7. Depois vem a pétala seguinte! É a terceira pétala! A segunda sequência narrativa do desenvolvimento! DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência
  • 8. A quarta pétala! A terceira sequência narrativa do desenvolvimento! DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 3ª Sequência
  • 9. A seguir vem a quinta pétala! A quarta sequência narrativa do desenvolvimento! DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência Fazer uma Composição é Fácil INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? TÍTULO FACTO A NARRAR DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 3ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 4ª Sequência
  • 10. Como Contamos Um Facto passado? E agora chegámos à conclusão! É a última pétala. Aqui deves referir como o facto narrado te marcou. DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência TÍTULO FACTO A NARRAR INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 3ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 4ª Sequência CONCLUSÃO Que emoções ou estado de espírito o facto desencadeou
  • 11. A nossa flor está completa. Gostaram? Agora vamos à prática. Eu já estou pronta e vocês? Fazer uma Composição é Fácil TÍTULO FACTO A NARRAR INTRODUÇÃO Quem? Quando? Como? DESENVOLVIMENTO COMO COMEÇOU? 1ª Sequência DESENVOLVIMENTO O QUE ACONTECEU A SEGUIR? 2ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 3ª Sequência DESENVOLVIMENTO E DEPOIS? 4ª Sequência CONCLUSÃO Que emoções ou estado de espírito o facto desencadeou
  • 12. Fazer uma Composição é Fácil Olá amiguinhos! Já escolheram o título ? E Que tal
  • 13. Fazer uma Composição é Fácil Quem? Quando? Como? Foi o meu pai…um dia chegou a casa…todo contente…e disse: - Vamos passar uma semana à Madeira!”. Quem quer vir? Vamos lá! Comecem a escrever.
  • 14. Fazer uma Composição é Fácil Uma tarde na última semana de aulas, o meu pai chegou a casa, sorrateiro, entrou na sala e sentou-se no sofá. Como não era costume chegar tão cedo, olhei para ele interrogativamente. - Vamos passar uma semana à Madeira. Ganhei dinheiro no Euromilhões!. Como é óbvio, nem eu nem a minha mãe o contrariámos. Começámos antes a pensar como íamos fazer, o que precisávamos de levar, enfim os preparativos.
  • 15. Fazer uma Composição é Fácil Como começou? Eh pá, o dia da partida foi uma confusão: a bagagem a mais, o táxi que não vinha, o atraso no aeroporto…Que confusão! Vamos escrever.
  • 16. Fazer uma Composição é Fácil Uma tarde na última semana de aulas, o meu pai chegou a casa, sorrateiro, entrou na sala e sentou-se no sofá. Como não era costume chegar tão cedo, olhei para ele interrogativamente. - Vamos passar uma semana à Madeira. Ganhei dinheiro no Euromilhões!. Como é óbvio, nem eu nem a minha mãe o contrariámos. Começámos antes a pensar como íamos fazer, o que precisávamos de levar, enfim os preparativos. No dia da partida foi uma confusão. Era o meu pai a gritar que não era preciso levar tanta bagagem, que parecíamos uns ciganos. A minha mãe respondia que ele nem sequer sabia chamar o táxi que já estava atrasado. Por fim lá chegou o táxi e lá partimos para o aeroporto. Aí foi o tempo na fila, e depois o avião que nunca mais estava pronto. Por fim lá entrámos e partimos.
  • 17. Fazer uma Composição é Fácil A seguir? Bem, a viagem foi uma maravilha…muito gira! As hospedeiras com uns uniformes bonitos …a comida…e depois eu nunca tinha voado ainda… Vamos escrever.
  • 18. Fazer uma Composição é Fácil Uma tarde na última semana de aulas, o meu pai chegou a casa, sorrateiro, entrou na sala e sentou-se no sofá. Como não era costume chegar tão cedo, olhei para ele interrogativamente. - Vamos passar uma semana à Madeira. Ganhei dinheiro no Euromilhões!. Como é óbvio, nem eu nem a minha mãe o contrariámos. Começámos antes a pensar como íamos fazer, o que precisávamos de levar, enfim os preparativos. No dia da partida foi uma confusão. Era o meu pai a gritar que não era preciso levar tanta bagagem, que parecíamos uns ciganos. A minha mãe respondia que ele nem sequer sabia chamar o táxi que já estava atrasado. Por fim lá chegou o táxi e lá partimos para o aeroporto. Aí foi o tempo na fila, e depois o avião que nunca mais estava pronto. Por fim lá entrámos e partimos. A viagem por um lado foi uma desilusão. Tanto trabalho, tanta irritação para depois ser pouco mais de uma hora. Nem deu para aquecer! Já as hospedeiras eram bem bonitas, e com um uniforme muito giro. E simpáticas “ Deseja mais alguma coisa? Um sumo? Eu já trago!”.
  • 19. Fazer uma Composição é Fácil E depois? Bem, chegámos à Madeira e fomos para o hotel. Eh pá, o hotel é que era um luxo! Piscina, massagens, ginásio, um bar que tinha espectáculos e discoteca à noite, podíamos comer o que quiséssemos,…foi baril! Vamos escrever.
  • 20. Fazer uma Composição é Fácil Chegámos à Madeira e já estava um táxi à nossa espera no aeroporto. O motorista falava, falava, mas eu não percebi nada do que ele para lá disse. Com uma pronúncia! Chegámos ao hotel e aquilo é que foi uma surpresa. Piscina, ginásio, massagens. À noite até havia discoteca e shows. A comida era um pouco esquisita, mas boa. Podíamos comer e beber o que quiséssemos. Eu até acabei por engordar uns quilitos.
  • 21. Fazer uma Composição é Fácil Por último? Bem, fartámo-nos de passear. Aquilo é muito giro. O clima é uma maravilha, sempre uma temperatura amena… tem vistas espantosas daquelas montanhas e vales, e das arribas junto ao oceano. A minha mãe ficou maluca com as rendas. E a cidade do Funchal também é bonita. Foi bem giro! Vamos escrever.
  • 22. Fazer uma Composição é Fácil Chegámos à Madeira e já estava um táxi à nossa espera no aeroporto. O motorista falava, falava, mas eu não percebi puto do que ele para lá disse. Com uma pronúncia! Chegámos ao hotel e aquilo é que foi uma surpresa. Piscina, ginásio, massagens. À noite até havia discoteca e shows. A comida era um pouco esquisita, mas boa. Podíamos comer e beber o que quiséssemos. Eu até acabei por engordar uns quilitos. Os dias que lá passámos foram cheios…Passeámos, porque as paisagens eram uma maravilha. As vistas do oceano do alto das montanhas, os vales abruptos com casinhas brancas, pequeninas… Depois a minha mãe ficou maluca com os bordados. Claro que o meu pai lá teve de pagar algumas. Refilou…mas pagou. E o Funchal é uma cidade muito bonita. Também há muitos monumentos, igrejas…
  • 23. Fazer uma Composição é Fácil O que achei? Eh pá…foi giro! Eu até estava à espera de ser uma seca! É o costume com os meus pais…Mas foi giro, diferente. Já tinha ouvido falar tanto da Madeira, que agora fiquei a perceber porque é que toda a gente diz que é muito bonita. Vamos escrever.
  • 24. Fazer uma Composição é Fácil Chegámos à Madeira e já estava um táxi à nossa espera no aeroporto. O motorista falava, falava, mas eu não percebi puto do que ele para lá disse. Com uma pronúncia! Chegámos ao hotel e aquilo é que foi uma surpresa. Piscina, ginásio, massagens. À noite até havia discoteca e shows. A comida era um pouco esquisita, mas boa. Podíamos comer e beber o que quiséssemos. Eu até acabei por engordar uns quilitos. Os dias que lá passámos foram cheios…Passeámos, porque as paisagens eram uma maravilha. As vistas do oceano do alto das montanhas, os vales abruptos com casinhas brancas, pequeninas… Depois a minha mãe ficou maluca com os bordados. Claro que o meu pai lá teve de largar umas granas. Refilou…mas pagou. E o Funchal é uma cidade muito bonita. Também há muitos monumentos, igrejas… Foram umas férias bem giras. Eu até estava à espera que fosse uma seca…Os meus pais só sabem é falar! Mas desta vez foi giro. Gostei. Até conheci umas moças giras. São do Porto. E percebi também porque é que toda a gente diz que a Madeira é muito bonita: Há flores por todo o lado. Hei-de lá voltar.
  • 25. Fazer uma Composição é Fácil Parece que é grande, mas foi fácil…só tive de pensar no que se passou! E escrevia uma frase por dia. Fácil, não é?
  • 26. Fazer uma Composição é Fácil E chegámos ao fim. Não te esqueças de que, se pensares bem nos pormenores e tomares nota deles, depois é fácil escreveres as frases. Boas composições!

Notes de l'éditeur

  1. Manuais Escolares Daisy
  2. Manuais Escolares Daisy
  3. Manuais Escolares Daisy
  4. Manuais Escolares Daisy
  5. Manuais Escolares Daisy
  6. Manuais Escolares Daisy
  7. Manuais Escolares Daisy
  8. Manuais Escolares Daisy
  9. Manuais Escolares Daisy
  10. Manuais Escolares Daisy
  11. Manuais Escolares Daisy
  12. Manuais Escolares Daisy
  13. Manuais Escolares Daisy
  14. Manuais Escolares Daisy
  15. Manuais Escolares Daisy
  16. Manuais Escolares Daisy
  17. Manuais Escolares Daisy
  18. Manuais Escolares Daisy
  19. Manuais Escolares Daisy
  20. Manuais Escolares Daisy
  21. Manuais Escolares Daisy
  22. Manuais Escolares Daisy
  23. Manuais Escolares Daisy
  24. Manuais Escolares Daisy
  25. Manuais Escolares Daisy
  26. Manuais Escolares Daisy
  27. Manuais Escolares Daisy
  28. Manuais Escolares Daisy