Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Como fazer uma exposição oral

465 vues

Publié le

Como fazer uma exposição oral

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

Como fazer uma exposição oral

  1. 1. Agrupamento de Escolas Coimbra Sul Como fazer uma exposição oral “Para se tornar competente em literacia da informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária, possuir a habilidade para a localizar, avaliar e usar efetivamente. Um indivíduo competente em literacia da informação aprendeu a aprender. E, aprendeu a aprender, porque sabe como o conhecimento está organizado, sabe como localizar informação e usá-la de forma a que os outros possam aprender com ele.” Jesus Lau (2006). Guidelines on information literacy for lifelong learning, IFLA
  2. 2. ta’ B - Como fazer a exposição? ✓ Seguir o plano estabelecido: - Introdução: Apresentação do tema e objetivo do trabalho; - Desenvolvimento: Explicitação do tema, recorrendo a exemplos e argumentos com identificação das fontes; - Conclusão: Síntese das ideias mais importantes; Dar a opinião pessoal sobre o tema (dificuldades e o que mais agradou); As aprendizagens realizadas. Tem em conta os seguintes aspetos: ✓ Desenvolve o tema sem divagações para não dispersar a atenção do público-alvo; ✓ Capta o interesse dos ouvintes, construindo uma apresentação pertinente e original; ✓ Fala de forma audível, com ritmo e fluência; ✓ Pronuncia com clareza e entoa corretamente as frases; ✓ Adota uma postura correta, olhando para os presentes; ✓ Articula as ideias com pertinência e clareza, explicando palavras e termos técnicos e evitando ler o plano; ✓ Reserva algum tempo para troca de impressões, esclarecer dúvidas, responder a perguntas ou acrescentar outras informações. A exposição oral de um tema é o desenvolvimento do seu conteúdo face a um público ouvinte e é normalmente mais importante do que os suportes a utilizar. A - Como preparar uma exposição oral? ✓ Delimitar o tema que se vai expor; ✓ Procurar informação necessária em livros, revistas, dicionários, enciclopédias, internet, etc; ✓ Selecionar a informação recolhida; ✓ Ordenar as ideias, construindo um texto/plano estruturado em partes: introdução ao tema (breve e apelativa), desenvolvimento e conclusão; ✓ Preparar suportes visuais (cartaz, apresentações digitais, imagens). Tem em conta os seguintes aspetos: - utiliza um único suporte (evitas a dispersão dos ouvintes e a apresentação é mais clara e ritmada); - apresenta imagens, esquemas, gráficos; - escreve numa letra legível para todos; - escreve frases curtas, palavras-chave, conceitos; - recorre a um vocabulário simples, mas adequado ao assunto. ✓ Treinar em voz alta a exposição das ideias e os recursos a utilizar; ✓ Verificar o tempo de que necessita para a apresentação; ✓ Verificar os suportes a utilizar.

×