SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  66
EMMANUEL “  QUANDO O EVANGELHO PENETRA NO LAR,  O CORAÇÃO ABRE MAIS FACILMENTE A PORTA AO MESTRE DIVINO”
O IDEAL SERIA DIZERMOS: “LÁ EM CASA, NA NOSSA FAMÍLIA, TEMOS UM LAR”.
O  QUE É CASA? . É A HABITAÇÃO, CIMENTO, MADEIRA,TIJOLOS,MÓVEIS...
O QUE É A FAMÍLIA???
FAMÍLIA SÃO PESSOAS APARENTADAS QUE VIVEM,  EM GERAL,   NA MESMA CASA:PAI , MÃE, OS FILHOS, GENRO, NORA, AVÓS,ETC.
A FAMÍLIA É UM GRUPO DE ESPÍRITOS NECESSITADOS,  EM COMPROMISSO INADIÁVEL, PARA REPARAÇÃO E CRESCIMENTO.  EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA CONFORME A AFINIDADE ENTRE OS ESPÍRITOS QUE AS INTEGRAM.
AS AFEIÇÕES REAIS SOBREVIVEM, PERMANECENDO INDISSOLÚVEIS E ETERNAS. INDEPENDENTEMENTE DO TIPO DE FAMÍLIA QUE TEMOS, VAMOS OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DESSA INSTITUIÇÃO E COMO CONVIVERMOS MELHOR DENTRO DELA.
O QUE É O LAR? É O SENTIMENTO DE UNIÃO QUE ENVOLVE A FAMÍLIA EM PROL DA HARMONIA DOMÉSTICA: DEDICAÇÃO, RENÚNCIA, SILÊNCIO, ZELO E TANTOS OUTROS SENTIMENTOS QUE DEVOTAMOS ÀQUELES QUE SE UNEM ,[object Object]
 ATRAVÉS DO IMPOSITIVO CONSANGUÍNEO.SE NÃO HOUVER ENTENDIMENTO  - NÃO EXISTE LAR.
LAR - É A ACADEMIA DA ALMA. - É A   PRIMEIRA  ESCOLA E O   PRIMEIRO  TEMPLO.
-LAR É O NÚCLEO  SOCIAL ONDE DEVEMOS DESENVOLVER AS ATIVIDADES  BÁSICAS  DE  RELACIONAMENTO, COM OS QUAIS  NECESSITAMOS TER AFINIDADE, REPARANDO ERROS OCORRIDOS NESTA E EM OUTRAS EXISTÊNCIAS, CONSTRUÍNDO LAÇOS MAIS DURADOUROS   DE SENTIMENTO FRATERNO E SOLIDÁRIO.
HÁBITOS
EVANGELHO NO LAR
HÁBITO SAUDÁVEL CONVITE BALSIMIZANTE  AOS  NOSSOS  FAMILIARES
PARA  QUE   POSSAM RECEBER O AUXÍLIO DOS AMIGOS ESPIRITUAIS  INCORPORAR O ENTENDIMENTO  DO EVANGELHO  AO NOSSO  MODO DE SER.
“QUANDO O LAR ABRE SUAS PORTAS PARA O ESTUDO E A PRÁTICA DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA, “TRANSFORMA-SE EM UM POSTO ESPIRITUAL DE AMPARO, DE LUZ  E DE PAZ, QUE IRRADIA ALÉM DE SEUS PRÓPRIOS LIMITES”.
1. O QUE É O CULTO DO EVANGELHO NO LAR? DESOBSESSÃO –  F.C.X. ANDRÉ LUIZ-  CAP. 70 “TRATA-SE DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA, À LUZ DO EVANGELHO DO CRISTO E SOB A  COBERTURA MORAL DA ORAÇÃO” REFORMADOR-MAIO/02
EVANGELHO NO LAR:   É UM MOMENTO SEMANAL, EM QUE BENEFICIANDO-NOS DA COMPANHIA DOS NOSSOS FAMILIARES PARA COMUNGAR OS MESMOS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS QUE NÓS, PODEMOS ELEVAR O NOSSO PENSAMENTO AO  “MAIS ALTO”, ATRAVÉS DA PRECE  RECONFORTANTE E DO ESTUDO DE PROBLEMAS  CORRIQUEIROS, À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS, DECODIFICADO, EXPLICADO PELA DOUTRINA ESPÍRITA.
SOS FAMÍLIA  DIVALDO P. FRANCO JOANNA DE ANGELIS CAP.- ESTUDO DO EV. NO LAR O CULTO DO EVANGELHO NO LAR: “É A  OPORTUNIDADE FESTIVA DE CONVIVER ALGUMAS  HORAS COM OS ESPÍRITOS DE LUZ QUE VIRÃO AJUDAR-TE NAS PROVAÇÕES PURIFICADORAS,           EM  NOME DAQUELE QUE É O BENFEITOR VIGILANTE E AMIGO DE TODOS NÓS  – JESUS”.
 A EQUIPE ESPIRITUAL DIRIGE-SE  AO NOSSO LAR,  ANTES DO HORÁRIO MARCADO,  PARA HIGIENIZAR O AMBIENTE.
2.   QUAL A FINALIDADE DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR? CONDUTA ESPÍRITA  F.C.X.- ANDRÉ LUIZ 	CAP. 51 “ QUEM CULTIVA O EVANGELHO EM CASA,  FAZ DA PRÓPRIA CASA UM TEMPLO DO CRISTO”
EVANGELHO NO  LAR  É UM MOMENTO DE INTIMIDADE DA FAMÍLIA.
 AS BENÇÃOS DA PRÁTICA DO EVANGELHO NO LAR SE ESTENDE A TODAS AS RELIGIÕES, PORQUE LÊEM E INTERPRETAM OS TEXTOS DO EVANGELHO.
FINALIDADES ,[object Object]
UNIR A FAMÍLIA PROPORCIONANDO-LHE PAZ;
ESTUDAR EM FAMÍLIA AS DIRETRIZES DO EVANGELHO:
PROPORCIONAR MOMENTOS DE DIÁLOGO E REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFLIGEM O HOMEM À LUZ DOS ENSINAMENTOS CRISTÃOS;
CULTIVAR O HÁBITO SAUDÁVEL DA ORAÇÃO EM FAMÍLIA;
HIGIENIZAR O LAR ATRAVÉS DE PENSAMENTOS SENTIMENTOS ELEVADOS, CRIANDO UM PADRÃO VIBRATÓRIO DE HARMONIA, PERMITINDO, ASSIM, MAIOR AMPARO DOS ESPÍRITOS PROTETORES;
AUXILIAR A FAMÍLIA A ENFRENTAR E SUPERAR AS DIFICULDADES MATERIAIS E ESPIRITUAIS, MANTENDO A FÉ E A ESPERANÇA, ATRAVÉS DA ORAÇÃO E VIGILÂNCIA
CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO  E DA PAZ DOMÉSTICA.
RESTAURAR AS FORÇAS DISPENDIDAS AO LONGO DA SEMANA – BANQUETE ESPIRITUAL.AUXILIAR A CONVERSÃO DOS LAÇOS CONSANGUÍNEOS EM LAÇOS ESPÍRITUAIS – CORDIALIDADE ENTRE OS MEMBROS DA FAMÍLIA CRIAR BARREIRAS MAGNÉTICAS ( OS MENSAGEIROS – ANDRÉ LUIZ – CAP 37) PROPICIAR MUDANÇAS DE ATITUDES – INCORPORANDO O ENTENDIMENTO DO EVANGELHO AO NOSSO MODO DE SER
FLORAÇÕES EVANGÉLICAS   DIVALDO/JOANNA DE ANGELIS 		CAP. 3 MESMO NUM AMBIENTE FAMILIAR CONTURBADO, EM QUE EXISTE A EVIDENTE REUNIÃO DE ESPÍRITOS NÃO AFINADOS (OS FILHOS NÃO SE ENTENDEM, O PAI NÃO GOSTA DO FILHO E VICE-VERSA, A MÃE NÃO SE ENTENDE COM O PAI ,ETC...), A INSTITUIÇÃO DA PRESENÇA DE JESUS NAQUELE LAR, É MEDIDA QUE SE IMPÕE, POIS A EXECUÇÃO DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR: “PRODUZIRÁ  SINAIS EVIDENTES DE PAZ E AQUELES QUE ANTES EXPERIMENTAVAM REPULSA, PELO AJUSTAMENTO DOMÉSTICO, DESCOBRIRÁ SINTOMAS DE IDENTIFICAÇÃO, NECESSIDADE DE AUXÍLIO MÚTUO”.
3. QUAL A REPERCUSSÃO DO EVANGELHO NO LAR   NO PLANO ESPIRITUAL? LIVRO MENSAGEIROS  DE FCX  / ANDRÉ LUIZ -   CAP. 37  D. ISABEL ERA VIÚVA E TINHA TRÊS FILHOS E FAZIA O CULTO DO EVANGELHO NO LAR, EM SUA CASA.    MAS ELA TAMBÉM ERA  UMA TRABALHADORA  DEVOTADA DE NOSSO LAR, NO DESDOBRAMENTO DO SONO. APÓS O TÉRMINO DO EVANGELHO NO LAR, ANDRÉ LUIZ FOI PARA O JARDIM DA CASA DE D. ISABEL E OBSERVOU UMA CENA CURIOSA. - NAQUELE DIA AMEAÇAVA UM TEMPORAL  E NAQUELE MOMENTO -  ENTIDADES DE ASPECTO DESAGRADÁVEL -  ALGUMAS COM FORMAS ATÉ UM TANTO ATERRADORAS, ARRASTAVAM-SE NA DIREÇÃO DA CASA DE D. ISABEL -  MAS QUANDO SE APROXIMAVAM – RECUAVAM  - AMEDRONTADAS. INTRIGADO – PERGUNTOU AO SEU  MENTOR , ANICETO, A RAZÃO DAQUELA FUGA REPENTINA – COMO SE AQUELAS ENTIDADES TIVESSEM ENCONTRADO COM ALGO ATERRORIZANTE. ANICETO, COM TODA PACIÊNCIA  E   AMOR, DISSE A ANDRÉ LUIZ QUE AQUELES IRMÃOS ERAM OS  SERES VAGABUNDOS DAS SOMBRAS  -  QUE PROCURAVAM ASILO NOS DIAS DE TORMENTA – PORQUE AINDA ESTAVAM    MUITO LIGADOS ÀS SENSAÇÕES GROSSEIRAS  DA   CARNE   E A CHUVA   OS INCOMODAVAM , TANTO QUANTO AOS ENCARNADOS.
ANICETO AINDA DISSE QUE ESSES IRMÃOS BUSCAVAM PREFERENCIALMENTE AS CASAS DE DIVERSÃO NOTURNA, SENDO QUE AS RESIDÊNCIAS ABERTAS TAMBÉM ERAM POR ELES PENETRADAS, PORQUE AS VIAM COMO QUE DA MESMA MATÉRIA DE  QUE LHES CONSTITUIA O PERISPÍRITO. ANICETO AINDA COMPLEMENTOU:  “TODA VEZ QUE SE ORA NUM LAR, PREPARA-SE A  MELHORIA DO AMBIENTE DOMÉSTICO.  CADA PRECE DO CORAÇÃO  -  CONSTITUE “ EMISSÃO ELETROMAGNÉTICA”  DE RELATIVO PODER.  O CULTO FAMILIAR DO EVANGELHO NÃO É TÃO SOMENTE UM CURSO DE ILUMINAÇÃO INTERIOR, MAS  PROCESSO AVANÇADO DE DEFESA EXTERIOR  - PELAS CLARIDADES ESPIRITUAIS QUE ACENDE EM TORNO. O HOMEM QUE ORA TRAZ CONSIGO INALIENÁVEL COURAÇA. O LAR QUE CULTIVA A PRECE  - TRANSFORMA-SE EM FORTALEZA – AS ENTIDADES DA SOMBRA EXPERIMENTARAM CHOQUES DE VULTO, EM CONTATO COM AS VIBRAÇÕES LUMINOSAS DESSE SANTUÁRIO DOMÉSTICO   E  É POR ISSO QUE SE MANTÉEM A DISTÂNCIA -  PROCURANDO OUTROS RUMOS”.
PARA QUE RESGUARDEMOS O NOSSO LAR DOS ESPÍRITOS SALTEADORES E VAGABUNDOS  DAS TREVAS, FORMANDO BARREIRAS VIBRATÓRIAS CAPAZES DE OS ISOLAR E PARA QUE POSSAMOS DISTENDER AOS NOSSOS IRMÃOS QUE SOFREM ,   OS BENEFÍCIOS QUE COLHEMOS COM A PRECE, MANTENHAMOS O CULTO DO EVANGELHO NO LAR.
 MESSE DE AMOR –  DIVALDO P. FRANCO/JOANNA DE ANGELIS 		CAP. 54 - JESUS CONTIGO “ QUE NÓS ESPARRAMEMOS  DA NOSSA CASA A LUZ DO EVANGELHO  PARA O MUNDO ATORMENTADO”. A CASA  QUE ORA BENEFICIA  A RUA INTEIRA E QUE NUM PRÉDIO, - UM ÚNICO APARTAMENTO EM QUE HAJA CEL  - É CAPAZ DE ILUMINAR TODO O EDIFÍCIO”.
4.COMO PODEMOS FAZER O  EVANGELHO NO LAR?  MESSE DE AMOR   DIVALDO / JOANNA DE ANGELIS “PREPARA A MESA,  COLOCA ÁGUA PURA,  ABRE O EVANGELHO,  DISTENDE A MENSAGEM DA FÉ,  ENLAÇA A FAMÍLIA E  ORA”.
A  ESCOLHA DO EVANGELHO PODE SER AO ACASO MENSAGEIRO F.C.X./  ANDRÉ LUIZ 	CAP. 35 “....ASSISTIU O  CULTO EM CASA DE D. ISABEL  -  A FILHA MAIS JOVEM PROFERIU A PRECE,  A FILHA MAIS VELHA FEZ UMA LEITURA EDIFICANTE E  CONTOU UMA NOTÍCIA TRISTE DO NOTICIÁRIO -D. ISABEL,  INTUÍDA PELO MARIDO (DESENCARNADO)  ABRIU O  NOVO TESTAMENTO, AJUDANDO-A A FOCALIZAR O ASSUNTO DA NOITE. D. ISABEL LEU UM VERSÍCULO DO EVANGELHO E COMENTOU –O COM O AMPARO DE UM BENFEITOR ESPIRITUAL QUE A INSPIRAVA, FAZENDO ALUSÃO AO QUE A FILHA MAIS VELHA LERA COMO PÁGINA INICIAL E AO EPISÓDIO TRISTE DO JORNAL”.
RENÚNCIA    F.C.X./ EMMANUEL ALCÍONE – PROTAGONISTA DA OBRA CITADA, EM  CEL, NA CASA DE SEU PAI, CONTARA QUE QUANDO VIVIA SOB A TUTELA DO PADRE DAMIANO E DE SUA MÃE, NA ESPANHA: “NUNCA NOS REUNIMOS NO CULTO DOMÉSTICO SEM SUPLICAR O SOCORRO DA INSPIRAÇÃO DIVINA” E QUE LIAM: “ APENAS UM VERSÍCULO DE CADA VEZ E ESSE MESMO  -  NÃO RARO – FORNECIA CABEDAL DE EXAME E ILUMINAÇÃO PARA OUTRAS NOITES DE ESTUDO”.
R O T E I R O  - ESCOLHER PELO MENOS UM DIA DA SEMANA E HORÁRIO, PARA REUNIÃO COM A FAMÍLIA; - A PONTUALIDADE  (HORÁRIO – NO MUNDO MAIOR- CAP. 7 E LIVRO DOS MÉDIUNS- QUESTÃO 282 –ITEM 16) -  ASSIDUIDADE; - PROVIDENCIAR UM RECIPIENTE COM ÁGUA PARA FLUIDICIAR - PRECE DE ABERTURA DA REUNIÃO; - LEITURA DE UM TRECHO DO “ EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”  E   DE UMA MENSAGEM DE OUTRA OBRA BÁSICA OU COMPLEMENTAR   DA   DOUTRINA; - PODEM SER FEITOS COMENTÁRIOS SOBRE OS TEMAS LIDOS, SEM CRÍTICAS OU JULGAMENTOS ÀS OUTRAS PESSOAS DA REUNIÃO. - PRECE DE ENCERRAMENTO, ROGANDO A JESUS A PROTEÇAO DO LAR , DOS PARENTES , DOS AMIGOS, DOS QUE SOFREM, ETC - SERVIR A ÁGUA FLUIDIFICADA AOS PRESENTES;
       	      OBSERVAÇÕES -DURAÇÃO: 15 A 30 MINUTOS; - É DESACONSELHÁVEL MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA DURANTE A REUNIÃO.
5.MAS, E SE SÓ EU SOU ESPÍRITA EM CASA? NÃO HÁ “ EVANGELHO NO LAR”    NA MINHA CASA? VEREDA FAMILIAR   RAUL TEIXEIRA/ TERESA DE BRITO  ‘CASO OS SEUS FAMILIARES NÃO CONCORDEM , POR SEREM ADULTOS OU PENSAREM DE MANEIRA DIFERENTE “NÃO SE INIBA”. ORE E VIBRE COM JESUS, VOCÊ SOZINHO, SEJA NO SEU QUARTO OU OUTRA PARTE DA CASA ONDE VOCÊ POSSA RECOLHER-SE POR ALGUNS MOMENTOS”.
JOANNA DE ANGELIS NÃO NOS DISSE QUE PODEMOS BENEFICIAR UM PRÉDIO INTEIRO?!? O QUE NÃO FAREMOS ÀQUELES QUE NÃO PARTICIPAM DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR, MAS VIVEM SOB O MESMO TETO QUE NÓS?
VEREDA FAMILIAR   RAUL TEIXEIRA/TERESA DE BRITO CAP. ESTUDO EVANGÉLICO  “ SE  OS TEUS TE NEGAREM A COMPARTILHAR OS MINISTÉRIOS  A QUE TE PROPÕE,  “ A SÓS”, RESERVADAMENTE –  NA LIMITAÇÃO DO SEU QUARTO, INSTALA  A PRIMEIRA LÂMPADA  DE ESTUDO EVANGÉLICO E PORFIA” –  E JOANNA CONTINUA:
“ E SE TENS FILHOS SOB SUA TUTELA? A RESPOSTA ESTÁ NO LIVRO VEREDA FAMILIAR. “...SE  OS TEUS FILHOS ESTIVEREM AINDA SOB A TUA TUTELA - NÃO CREIAS NA VALIDADE DO CONCEITO DE DEIXÁ-LOS IR  - SEM RELIGIÃO – SEM DEUS. COMO LHES DÁ AGASALHO E PÃO, MEDICAMENTO E INSTRUÇÃO, VESTUÁRIO E MOEDAS, OFERTA-LHES O ALIMENTO ESPIRITUAL”...
RESPONSABILIDADE NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS TUTELADOS E RESPONDEREMOS SE, POR ACASO, ELES FALHAREM, POR NOSSA OMISSÃO. É NOSSO DEVER LEVAR A ELES UMA EDUCAÇÃO MORAL COM BASE NA LEI NATURAL, QUE É A LEI DE DEUS, CONTIDOS NO EVANGELHO DE AMOR, QUE O CRISTO NOS DEIXOU. OS FILHOS PEQUENOS PODEM PARTICIPAR DO EVANGELHO NO LAR,  PARA QUE SE HABITUEM À ROTINA SEMANAL,  E PARA QUE “A POSTERIORI” ,  NO FUTURO,  POSSAM LEVAR ESSE HÁBITO AOS SEUS FUTUROS LARES.
VALOR DO EVENGELHO NO LAR O CONSOLADOR  FCX/EMMANUEL QUESTÃO 281-  A LEITURA DO VELHO TESTAMENTO E DO  EVANGELHO NOS CIRCULOS FAMILIARES – COMO É   DE HÁBITO ENTRE MUITOS POVOS EUROPEUS, FAVORECE A RENOVAÇÃO DOS  FLUIDOS SALUTARES DE PAZ   NA INTIMIDADE DO CORAÇÃO E DO AMBIENTE DOMÉSTICO? R -  ESSA LEITURA É SEMPRE ÚTIL, E QUANDO NÃO PRODUZ A PAZ IMEDIATA, EM VISTA DE HETEROGENEIDADE DE CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DAQUELES QUE A OUVEM EM CONJUNTO, CONSTITUI SEMPRE PROVEITOSA SEMENTEIRA EVANGÉLICA, EXTENSIVA ÀS ENTIDADES DO PLANO INVISÍVEL, QUE A ASSISTEM, SENDO LÍCITO ESPERAR MAIS TARDE O SEU FLORESCIMENTO E FRUTIFICAÇÃO.
 “ AQUELE QUE SACIA A FOME”. O CULTO DO EVANGELHO NO LAR  É O   “PÃO DA VIDA”
“O CULTO DO EVANGELHO NO LAR”  nos LEVA À PERFEIÇÃO? NÃO,  PORQUE  A NATUREZA NÃO DÁ    SALTOS
KARDEC: “RECONHECE-SE O VERDADEIRO ESPÍRITA PELA SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL” A NOSSA TRANSFORMAÇÃO É LENTA, PASSO A PASSO, E  O “CULTO DO   EVANGELHO NO LAR”  É UMA FERRAMENTA PARA ESSA TRANSFORMAÇÃO
7.QUEM FEZ O PRIMEIRO  CULTO DO EVANGELHO NO LAR? JESUS NO LAR F.C.X./ NÉIO LÚCIO
REFORMADOR- MARÇO/2009: JESUS ESTAVA INSTALADO PROVISORIAMENTE  EM  CASA DE SIMÃO PEDRO, EM NAIM, E PERCEBENDO QUE O TEOR DAS CONVERSAÇÕES  JÁ CAMINHAVAM    PARA  IMPRODUTIVAS, TOMOU DAS SAGRADAS ESCRITURAS E FALOU COM BONDADE: - SIMÃO, QUE FAZ O PESCADOR QUANDO SE DIRIGE PARA O MERCADO COM OS FRUTOS DE CADA DIA? - MESTRE, ESCOLHEMOS OS PEIXES MEHORES.
- E O OLEIRO? QUE FAZ PARA ATENDER À TAREFA A QUE SE PROPÕE? - CERTAMENTE, SENHOR ... MODELA O BARRO, IMPRIMINDO-LHE A FORMA QUE DESEJA.  E COMO PROCEDE O CARPINTEIRO PARA ALCANÇAR O TRABALHO QUE PRETENDE? - LAVRARÁ A MADEIRA, USARÁ O ENXÓ E O SERROTE, O MARTELO E FORMÃO ... ,[object Object]
  SE  NÃO APRENDEMOS A VIVER EM PAZ, ENTRE QUATRO PAREDES, COMO AGUARDAR A HARMONIA DAS NAÇÕES???
SE NÃO HABITUAMOS A AMAR O IRMÃO MAIS PRÓXIMO ... COMO RESPEITAR O ETERNO PAI QUE NOS PARECE DISTANTE?,[object Object]
VEREDA FAMILIAR  RAUL TEIXEIRA TERESA DE BRITO: “ ORAR EM FAMÍLIA É VER DERRAMAR-SE SOBRE ELA O CÁLICE AURÍFICO DOS CÉUS, ACONDICIONANDO-NOS NESSE IMENSO BOJO DE VENTURA QUE O CRISTO TRAZ A VISITAR-NOS”.
MECANISMOS DA MEDIUNIDADE FCX - ANDRÉ LUIZ: “ ORAR CONSTITUI A FÓRMULA BÁSICA DA RENOVAÇÃO ÍNTIMA,  PELA QUAL  O DIVINO ENTENDIMENTO  DESCE DO CORAÇÃO DA VIDA  PARA A VIDA DO CORAÇÃO”
PRECE: 659 DO L. E.
“ A PRECE É UM PODEROSO INSTRUMENTO DE ADORAÇÃO. ORAR  A DEUS É PENSAR NELE; APROXIMAR-SE DELE;  É POR-SE EM COMUNICAÇÃO COM ELE.  PODEMOS NOS PROPOR A 3 COISAS  POR MEIO DA PRECE: LOUVAR, PEDIR E AGRADECER”.
PRECE ATRAVÉS DELA PODEMOS INTER-RELACIONAR NOSSO PENSAMENTO COM OUTROS IRMÃOS QUE OS ENSEJAM PAZ. A COMEÇAR PELO AMIGO MAIS ÍNTIMO QUE TEMOS, NOSSO ANJO GUARDIÃO, ELE NOS FAZ COMPANHIA NOS MOMENTOS MAIS DEFICIENTES , DOLOROSOS E TAMBÉM NOS MOMENTOS MAIS FELIZES DE NOSSAS VIDAS. A ELE NOS LIGAMOS IMEDIATAMENTE NO MOMENTO DE NOSSAS REFLEXÔES E PRECES.
A  PRECE É UM PODEROSO INSTRUMENTO CONTRA OS DESÂNIMOS, FRACASSOS TEMPORAIS, ÓDIO RETIDO NO CORAÇÃO.
“ O CULTO DO EVANGELHO NO LAR – PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA, SER-VOS-Á UMA FONTE DE ALEGRIAS E BENÇÃOS. RENOVAM O CONTATO COMO OS ENSINAMENTOS DE JESUS TANTO QUANTO NOS SEJA POSSÍVEL E NÃO  SOMENTE NO LAR QUE NOS ACOLHE   SE TRANSFORMARÁ EM SUBLIME  CELEIRO DE COMPREENSÃO E SOLIDARIEDADE, MAS TAMBÉM A PRÓPRIA VIDA SE NOS FARÁ LUMINOSO CAMINHO DE ASCENSÃO A FELICIDADE  REAL”. MAIS LUZ  F.C.X. – BATUIRA

Contenu connexe

Tendances

Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e PazEvangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e PazRicardo Azevedo
 
Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8
Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8
Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8Patricia Farias
 
Culto do Evangelho no Lar
Culto do Evangelho no LarCulto do Evangelho no Lar
Culto do Evangelho no LarGevluz de Luz
 
A recepção na casa espirita
A recepção na casa espiritaA recepção na casa espirita
A recepção na casa espiritacarlos freire
 
Evangelho No Lar apoio FEB
Evangelho No Lar  apoio FEBEvangelho No Lar  apoio FEB
Evangelho No Lar apoio FEBFatima Carvalho
 
Evangelho no Lar
Evangelho no LarEvangelho no Lar
Evangelho no Larpaikachambi
 
Reforma íntima sem martírio
Reforma íntima sem martírioReforma íntima sem martírio
Reforma íntima sem martírioLeonardo Pereira
 
2.9.4 Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos
2.9.4   Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos2.9.4   Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos
2.9.4 Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticosMarta Gomes
 
Atendimento fraterno
Atendimento fraternoAtendimento fraterno
Atendimento fraternoJorge Elarrat
 
Evangelho no lar_-_evangelizaçâo
Evangelho no lar_-_evangelizaçâoEvangelho no lar_-_evangelizaçâo
Evangelho no lar_-_evangelizaçâoAlice Lirio
 
O centro espírita
O centro espíritaO centro espírita
O centro espíritanelmarvoc
 
O médium e o exercício mediúnico
O médium e o exercício mediúnicoO médium e o exercício mediúnico
O médium e o exercício mediúnicohome
 
A páscoa na visão espírita
A páscoa na visão espíritaA páscoa na visão espírita
A páscoa na visão espíritaGraça Maciel
 
Bem aventurados os puros de coração
Bem aventurados os puros de coraçãoBem aventurados os puros de coração
Bem aventurados os puros de coraçãoHenrique Vieira
 
Casamento na visão espirita
Casamento na visão espiritaCasamento na visão espirita
Casamento na visão espiritaLisete B.
 

Tendances (20)

O valor do tempo
O valor do tempoO valor do tempo
O valor do tempo
 
Palestra evangelização 19.09.2012
Palestra evangelização   19.09.2012Palestra evangelização   19.09.2012
Palestra evangelização 19.09.2012
 
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e PazEvangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
Evangelho no Lar - Educação, Compreensão, Proteção e Paz
 
Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8
Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8
Livro dos Espíritos Q.287 ESE cap.24 item8
 
Culto do Evangelho no Lar
Culto do Evangelho no LarCulto do Evangelho no Lar
Culto do Evangelho no Lar
 
A recepção na casa espirita
A recepção na casa espiritaA recepção na casa espirita
A recepção na casa espirita
 
Evangelho No Lar apoio FEB
Evangelho No Lar  apoio FEBEvangelho No Lar  apoio FEB
Evangelho No Lar apoio FEB
 
Educação Espirita
Educação EspiritaEducação Espirita
Educação Espirita
 
Evangelho no Lar
Evangelho no LarEvangelho no Lar
Evangelho no Lar
 
Reforma íntima sem martírio
Reforma íntima sem martírioReforma íntima sem martírio
Reforma íntima sem martírio
 
2.9.4 Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos
2.9.4   Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos2.9.4   Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos
2.9.4 Anjos guardiaes, espiritos protetores, familiares ou simpaticos
 
Atendimento fraterno
Atendimento fraternoAtendimento fraterno
Atendimento fraterno
 
Evangelho no lar_-_evangelizaçâo
Evangelho no lar_-_evangelizaçâoEvangelho no lar_-_evangelizaçâo
Evangelho no lar_-_evangelizaçâo
 
O centro espírita
O centro espíritaO centro espírita
O centro espírita
 
O centro espírita
O centro espíritaO centro espírita
O centro espírita
 
O médium e o exercício mediúnico
O médium e o exercício mediúnicoO médium e o exercício mediúnico
O médium e o exercício mediúnico
 
Trabalhador espírita
Trabalhador espíritaTrabalhador espírita
Trabalhador espírita
 
A páscoa na visão espírita
A páscoa na visão espíritaA páscoa na visão espírita
A páscoa na visão espírita
 
Bem aventurados os puros de coração
Bem aventurados os puros de coraçãoBem aventurados os puros de coração
Bem aventurados os puros de coração
 
Casamento na visão espirita
Casamento na visão espiritaCasamento na visão espirita
Casamento na visão espirita
 

En vedette

Culto Do Evangelho No Lar
Culto  Do  Evangelho No   LarCulto  Do  Evangelho No   Lar
Culto Do Evangelho No LarHome
 
Culto do evangelho no lar
Culto do evangelho no larCulto do evangelho no lar
Culto do evangelho no largrupodepaisceb
 
A REGRA DE OURO DA FAMILIA
A REGRA DE OURO DA FAMILIAA REGRA DE OURO DA FAMILIA
A REGRA DE OURO DA FAMILIAPr Ivair Augusto
 
Restaurando um casamento perdido
Restaurando um casamento perdidoRestaurando um casamento perdido
Restaurando um casamento perdidoSamuel Oliveira
 
Carnaval à Luz do Espiritismo
Carnaval à Luz do EspiritismoCarnaval à Luz do Espiritismo
Carnaval à Luz do EspiritismoAngelo Baptista
 
Influências espirituais negativas!
Influências espirituais negativas!Influências espirituais negativas!
Influências espirituais negativas!Leonardo Pereira
 
Mundos de expiações e provas
Mundos de expiações e provasMundos de expiações e provas
Mundos de expiações e provascaminhodaluz41
 
Concentração Aura e Irradiação
Concentração Aura e IrradiaçãoConcentração Aura e Irradiação
Concentração Aura e IrradiaçãoGraça Maciel
 
A terra planeta de provas e expiações
A terra planeta de provas e expiaçõesA terra planeta de provas e expiações
A terra planeta de provas e expiaçõesGraça Maciel
 
Pedi e obtereis - O poder transformador da prece
Pedi e obtereis  - O poder transformador da prece Pedi e obtereis  - O poder transformador da prece
Pedi e obtereis - O poder transformador da prece grupodepaisceb
 
No mundo tereis aflição
No mundo tereis afliçãoNo mundo tereis aflição
No mundo tereis afliçãoGraça Maciel
 

En vedette (20)

Evangelho no lar
Evangelho no larEvangelho no lar
Evangelho no lar
 
Culto Do Evangelho No Lar
Culto  Do  Evangelho No   LarCulto  Do  Evangelho No   Lar
Culto Do Evangelho No Lar
 
Evangelho no lar
Evangelho no larEvangelho no lar
Evangelho no lar
 
Culto do evangelho no lar
Culto do evangelho no larCulto do evangelho no lar
Culto do evangelho no lar
 
A REGRA DE OURO DA FAMILIA
A REGRA DE OURO DA FAMILIAA REGRA DE OURO DA FAMILIA
A REGRA DE OURO DA FAMILIA
 
Restaurando um casamento perdido
Restaurando um casamento perdidoRestaurando um casamento perdido
Restaurando um casamento perdido
 
Culto da Familia
Culto da FamiliaCulto da Familia
Culto da Familia
 
Carnaval à Luz do Espiritismo
Carnaval à Luz do EspiritismoCarnaval à Luz do Espiritismo
Carnaval à Luz do Espiritismo
 
Influências espirituais negativas!
Influências espirituais negativas!Influências espirituais negativas!
Influências espirituais negativas!
 
A UNIÃO NA FAMILIA
A UNIÃO NA FAMILIAA UNIÃO NA FAMILIA
A UNIÃO NA FAMILIA
 
O PERDÃO NA FAMÍLIA
O PERDÃO NA FAMÍLIAO PERDÃO NA FAMÍLIA
O PERDÃO NA FAMÍLIA
 
Divórcio
DivórcioDivórcio
Divórcio
 
Aura
AuraAura
Aura
 
Pedi e obtereis-Marcelo do N. Rodrigues-CEM
Pedi e obtereis-Marcelo do N. Rodrigues-CEMPedi e obtereis-Marcelo do N. Rodrigues-CEM
Pedi e obtereis-Marcelo do N. Rodrigues-CEM
 
Mundos de expiações e provas
Mundos de expiações e provasMundos de expiações e provas
Mundos de expiações e provas
 
Evangelho no Lar
Evangelho no LarEvangelho no Lar
Evangelho no Lar
 
Concentração Aura e Irradiação
Concentração Aura e IrradiaçãoConcentração Aura e Irradiação
Concentração Aura e Irradiação
 
A terra planeta de provas e expiações
A terra planeta de provas e expiaçõesA terra planeta de provas e expiações
A terra planeta de provas e expiações
 
Pedi e obtereis - O poder transformador da prece
Pedi e obtereis  - O poder transformador da prece Pedi e obtereis  - O poder transformador da prece
Pedi e obtereis - O poder transformador da prece
 
No mundo tereis aflição
No mundo tereis afliçãoNo mundo tereis aflição
No mundo tereis aflição
 

Similaire à O lar, templo do Evangelho

Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 124turmasintoniafraterna
 
Meditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaré
Meditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaréMeditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaré
Meditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazarépr_afsalbergaria
 
Evangelho no lar.pptx
Evangelho no lar.pptxEvangelho no lar.pptx
Evangelho no lar.pptxM.R.L
 
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...Adevalcir Adao Alves
 
Culto do evangelho no lar
Culto do evangelho no larCulto do evangelho no lar
Culto do evangelho no larPAULA MODESTO
 
Boletim informativo junho 2012
Boletim informativo  junho 2012Boletim informativo  junho 2012
Boletim informativo junho 2012fespiritacrista
 
Os essenios e o vegetarianismo
Os essenios e o vegetarianismoOs essenios e o vegetarianismo
Os essenios e o vegetarianismoLuiz Carlos Dias
 
O Evangelho no Lar2.ppt
O Evangelho no Lar2.pptO Evangelho no Lar2.ppt
O Evangelho no Lar2.pptSlvioBabu3
 
O Evangelho no Lar.ppt
O Evangelho no Lar.pptO Evangelho no Lar.ppt
O Evangelho no Lar.pptSlvioBabu3
 
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoOs Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoPatricia Farias
 
Assunção de nossa senhora b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...
Assunção de nossa senhora   b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...Assunção de nossa senhora   b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...
Assunção de nossa senhora b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...saobeneditoesaocristovao
 
Boletim esperança 011
Boletim esperança 011Boletim esperança 011
Boletim esperança 011Robervaldu
 
Xxxii tc b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquia
Xxxii tc   b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquiaXxxii tc   b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquia
Xxxii tc b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquiasaobeneditoesaocristovao
 
Eae 28 Pregações e curas
Eae 28 Pregações e curasEae 28 Pregações e curas
Eae 28 Pregações e curasPatiSousa1
 
Aula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaço
Aula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaçoAula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaço
Aula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaçopedrooliveira0798
 
EVANGELISMO CRIATIVO.pptx
EVANGELISMO CRIATIVO.pptxEVANGELISMO CRIATIVO.pptx
EVANGELISMO CRIATIVO.pptxFranSilvaeSOUZA
 

Similaire à O lar, templo do Evangelho (20)

Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
 
Meditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaré
Meditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaréMeditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaré
Meditação diária de francisco carvajal 31. a família de nazaré
 
Evangelho no lar.pptx
Evangelho no lar.pptxEvangelho no lar.pptx
Evangelho no lar.pptx
 
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
 
Culto do evangelho no lar
Culto do evangelho no larCulto do evangelho no lar
Culto do evangelho no lar
 
Jesus Nos Visita!
Jesus Nos Visita!Jesus Nos Visita!
Jesus Nos Visita!
 
Jesus Nos Visita!
Jesus Nos Visita!Jesus Nos Visita!
Jesus Nos Visita!
 
Jesus nos visita
Jesus nos visitaJesus nos visita
Jesus nos visita
 
Boletim informativo junho 2012
Boletim informativo  junho 2012Boletim informativo  junho 2012
Boletim informativo junho 2012
 
Os essenios e o vegetarianismo
Os essenios e o vegetarianismoOs essenios e o vegetarianismo
Os essenios e o vegetarianismo
 
O Evangelho no Lar2.ppt
O Evangelho no Lar2.pptO Evangelho no Lar2.ppt
O Evangelho no Lar2.ppt
 
O Evangelho no Lar.ppt
O Evangelho no Lar.pptO Evangelho no Lar.ppt
O Evangelho no Lar.ppt
 
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoOs Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
 
Assunção de nossa senhora b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...
Assunção de nossa senhora   b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...Assunção de nossa senhora   b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...
Assunção de nossa senhora b - dia 19.08.2012 - missa - slide para site da p...
 
Boletim esperança 011
Boletim esperança 011Boletim esperança 011
Boletim esperança 011
 
Xxxii tc b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquia
Xxxii tc   b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquiaXxxii tc   b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquia
Xxxii tc b - dia 11.11.2012 - missa - slide para site da paróquia
 
Eae 28 Pregações e curas
Eae 28 Pregações e curasEae 28 Pregações e curas
Eae 28 Pregações e curas
 
Colonias Espirituais
Colonias EspirituaisColonias Espirituais
Colonias Espirituais
 
Aula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaço
Aula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaçoAula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaço
Aula Curso Básico de Espiritismo: fraternidade do espaço
 
EVANGELISMO CRIATIVO.pptx
EVANGELISMO CRIATIVO.pptxEVANGELISMO CRIATIVO.pptx
EVANGELISMO CRIATIVO.pptx
 

Plus de bonattinho

Os crimes e a coerência da doutrina espírita slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita  slideOs crimes e a coerência da doutrina espírita  slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita slidebonattinho
 
Maria de magdala slide
Maria de magdala   slideMaria de magdala   slide
Maria de magdala slidebonattinho
 
Jerônimo mendonça slide.novopptx
Jerônimo mendonça   slide.novopptxJerônimo mendonça   slide.novopptx
Jerônimo mendonça slide.novopptxbonattinho
 
Fixação mental slide1
Fixação mental  slide1Fixação mental  slide1
Fixação mental slide1bonattinho
 
Dna slide - cópia
Dna  slide - cópiaDna  slide - cópia
Dna slide - cópiabonattinho
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slidebonattinho
 
Slide perispírito
Slide  perispíritoSlide  perispírito
Slide perispíritobonattinho
 
Slide malecidência preparada pela ulmara
Slide malecidência   preparada pela ulmaraSlide malecidência   preparada pela ulmara
Slide malecidência preparada pela ulmarabonattinho
 
Slide livre arbítrio
Slide  livre arbítrioSlide  livre arbítrio
Slide livre arbítriobonattinho
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slidebonattinho
 
Amigos espirituais slides
Amigos espirituais   slidesAmigos espirituais   slides
Amigos espirituais slidesbonattinho
 
Alcoolismo slide
Alcoolismo   slideAlcoolismo   slide
Alcoolismo slidebonattinho
 
A cura está em nossas mãos slide
A cura está em nossas mãos   slideA cura está em nossas mãos   slide
A cura está em nossas mãos slidebonattinho
 
A alma dos animais slide
A alma dos animais   slideA alma dos animais   slide
A alma dos animais slidebonattinho
 
Terra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritosTerra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritosbonattinho
 

Plus de bonattinho (16)

Os crimes e a coerência da doutrina espírita slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita  slideOs crimes e a coerência da doutrina espírita  slide
Os crimes e a coerência da doutrina espírita slide
 
Maria de magdala slide
Maria de magdala   slideMaria de magdala   slide
Maria de magdala slide
 
Jerônimo mendonça slide.novopptx
Jerônimo mendonça   slide.novopptxJerônimo mendonça   slide.novopptx
Jerônimo mendonça slide.novopptx
 
Fixação mental slide1
Fixação mental  slide1Fixação mental  slide1
Fixação mental slide1
 
Dna slide - cópia
Dna  slide - cópiaDna  slide - cópia
Dna slide - cópia
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slide
 
Chackras
ChackrasChackras
Chackras
 
Slide perispírito
Slide  perispíritoSlide  perispírito
Slide perispírito
 
Slide malecidência preparada pela ulmara
Slide malecidência   preparada pela ulmaraSlide malecidência   preparada pela ulmara
Slide malecidência preparada pela ulmara
 
Slide livre arbítrio
Slide  livre arbítrioSlide  livre arbítrio
Slide livre arbítrio
 
Bezerra de menezes slide
Bezerra de menezes   slideBezerra de menezes   slide
Bezerra de menezes slide
 
Amigos espirituais slides
Amigos espirituais   slidesAmigos espirituais   slides
Amigos espirituais slides
 
Alcoolismo slide
Alcoolismo   slideAlcoolismo   slide
Alcoolismo slide
 
A cura está em nossas mãos slide
A cura está em nossas mãos   slideA cura está em nossas mãos   slide
A cura está em nossas mãos slide
 
A alma dos animais slide
A alma dos animais   slideA alma dos animais   slide
A alma dos animais slide
 
Terra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritosTerra escola dos espíritos
Terra escola dos espíritos
 

O lar, templo do Evangelho

  • 1.
  • 2.
  • 3. EMMANUEL “ QUANDO O EVANGELHO PENETRA NO LAR, O CORAÇÃO ABRE MAIS FACILMENTE A PORTA AO MESTRE DIVINO”
  • 4. O IDEAL SERIA DIZERMOS: “LÁ EM CASA, NA NOSSA FAMÍLIA, TEMOS UM LAR”.
  • 5. O QUE É CASA? . É A HABITAÇÃO, CIMENTO, MADEIRA,TIJOLOS,MÓVEIS...
  • 6. O QUE É A FAMÍLIA???
  • 7. FAMÍLIA SÃO PESSOAS APARENTADAS QUE VIVEM, EM GERAL, NA MESMA CASA:PAI , MÃE, OS FILHOS, GENRO, NORA, AVÓS,ETC.
  • 8. A FAMÍLIA É UM GRUPO DE ESPÍRITOS NECESSITADOS, EM COMPROMISSO INADIÁVEL, PARA REPARAÇÃO E CRESCIMENTO. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA CONFORME A AFINIDADE ENTRE OS ESPÍRITOS QUE AS INTEGRAM.
  • 9. AS AFEIÇÕES REAIS SOBREVIVEM, PERMANECENDO INDISSOLÚVEIS E ETERNAS. INDEPENDENTEMENTE DO TIPO DE FAMÍLIA QUE TEMOS, VAMOS OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DESSA INSTITUIÇÃO E COMO CONVIVERMOS MELHOR DENTRO DELA.
  • 10.
  • 11. ATRAVÉS DO IMPOSITIVO CONSANGUÍNEO.SE NÃO HOUVER ENTENDIMENTO - NÃO EXISTE LAR.
  • 12. LAR - É A ACADEMIA DA ALMA. - É A PRIMEIRA ESCOLA E O PRIMEIRO TEMPLO.
  • 13. -LAR É O NÚCLEO SOCIAL ONDE DEVEMOS DESENVOLVER AS ATIVIDADES BÁSICAS DE RELACIONAMENTO, COM OS QUAIS NECESSITAMOS TER AFINIDADE, REPARANDO ERROS OCORRIDOS NESTA E EM OUTRAS EXISTÊNCIAS, CONSTRUÍNDO LAÇOS MAIS DURADOUROS DE SENTIMENTO FRATERNO E SOLIDÁRIO.
  • 16. HÁBITO SAUDÁVEL CONVITE BALSIMIZANTE AOS NOSSOS FAMILIARES
  • 17. PARA QUE POSSAM RECEBER O AUXÍLIO DOS AMIGOS ESPIRITUAIS INCORPORAR O ENTENDIMENTO DO EVANGELHO AO NOSSO MODO DE SER.
  • 18. “QUANDO O LAR ABRE SUAS PORTAS PARA O ESTUDO E A PRÁTICA DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA, “TRANSFORMA-SE EM UM POSTO ESPIRITUAL DE AMPARO, DE LUZ E DE PAZ, QUE IRRADIA ALÉM DE SEUS PRÓPRIOS LIMITES”.
  • 19. 1. O QUE É O CULTO DO EVANGELHO NO LAR? DESOBSESSÃO – F.C.X. ANDRÉ LUIZ- CAP. 70 “TRATA-SE DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA, À LUZ DO EVANGELHO DO CRISTO E SOB A COBERTURA MORAL DA ORAÇÃO” REFORMADOR-MAIO/02
  • 20. EVANGELHO NO LAR: É UM MOMENTO SEMANAL, EM QUE BENEFICIANDO-NOS DA COMPANHIA DOS NOSSOS FAMILIARES PARA COMUNGAR OS MESMOS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS QUE NÓS, PODEMOS ELEVAR O NOSSO PENSAMENTO AO “MAIS ALTO”, ATRAVÉS DA PRECE RECONFORTANTE E DO ESTUDO DE PROBLEMAS CORRIQUEIROS, À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS, DECODIFICADO, EXPLICADO PELA DOUTRINA ESPÍRITA.
  • 21. SOS FAMÍLIA DIVALDO P. FRANCO JOANNA DE ANGELIS CAP.- ESTUDO DO EV. NO LAR O CULTO DO EVANGELHO NO LAR: “É A OPORTUNIDADE FESTIVA DE CONVIVER ALGUMAS HORAS COM OS ESPÍRITOS DE LUZ QUE VIRÃO AJUDAR-TE NAS PROVAÇÕES PURIFICADORAS, EM NOME DAQUELE QUE É O BENFEITOR VIGILANTE E AMIGO DE TODOS NÓS – JESUS”.
  • 22. A EQUIPE ESPIRITUAL DIRIGE-SE AO NOSSO LAR, ANTES DO HORÁRIO MARCADO, PARA HIGIENIZAR O AMBIENTE.
  • 23. 2. QUAL A FINALIDADE DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR? CONDUTA ESPÍRITA F.C.X.- ANDRÉ LUIZ CAP. 51 “ QUEM CULTIVA O EVANGELHO EM CASA, FAZ DA PRÓPRIA CASA UM TEMPLO DO CRISTO”
  • 24. EVANGELHO NO LAR É UM MOMENTO DE INTIMIDADE DA FAMÍLIA.
  • 25. AS BENÇÃOS DA PRÁTICA DO EVANGELHO NO LAR SE ESTENDE A TODAS AS RELIGIÕES, PORQUE LÊEM E INTERPRETAM OS TEXTOS DO EVANGELHO.
  • 26.
  • 27. UNIR A FAMÍLIA PROPORCIONANDO-LHE PAZ;
  • 28. ESTUDAR EM FAMÍLIA AS DIRETRIZES DO EVANGELHO:
  • 29. PROPORCIONAR MOMENTOS DE DIÁLOGO E REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFLIGEM O HOMEM À LUZ DOS ENSINAMENTOS CRISTÃOS;
  • 30. CULTIVAR O HÁBITO SAUDÁVEL DA ORAÇÃO EM FAMÍLIA;
  • 31. HIGIENIZAR O LAR ATRAVÉS DE PENSAMENTOS SENTIMENTOS ELEVADOS, CRIANDO UM PADRÃO VIBRATÓRIO DE HARMONIA, PERMITINDO, ASSIM, MAIOR AMPARO DOS ESPÍRITOS PROTETORES;
  • 32. AUXILIAR A FAMÍLIA A ENFRENTAR E SUPERAR AS DIFICULDADES MATERIAIS E ESPIRITUAIS, MANTENDO A FÉ E A ESPERANÇA, ATRAVÉS DA ORAÇÃO E VIGILÂNCIA
  • 33. CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO E DA PAZ DOMÉSTICA.
  • 34. RESTAURAR AS FORÇAS DISPENDIDAS AO LONGO DA SEMANA – BANQUETE ESPIRITUAL.AUXILIAR A CONVERSÃO DOS LAÇOS CONSANGUÍNEOS EM LAÇOS ESPÍRITUAIS – CORDIALIDADE ENTRE OS MEMBROS DA FAMÍLIA CRIAR BARREIRAS MAGNÉTICAS ( OS MENSAGEIROS – ANDRÉ LUIZ – CAP 37) PROPICIAR MUDANÇAS DE ATITUDES – INCORPORANDO O ENTENDIMENTO DO EVANGELHO AO NOSSO MODO DE SER
  • 35. FLORAÇÕES EVANGÉLICAS DIVALDO/JOANNA DE ANGELIS CAP. 3 MESMO NUM AMBIENTE FAMILIAR CONTURBADO, EM QUE EXISTE A EVIDENTE REUNIÃO DE ESPÍRITOS NÃO AFINADOS (OS FILHOS NÃO SE ENTENDEM, O PAI NÃO GOSTA DO FILHO E VICE-VERSA, A MÃE NÃO SE ENTENDE COM O PAI ,ETC...), A INSTITUIÇÃO DA PRESENÇA DE JESUS NAQUELE LAR, É MEDIDA QUE SE IMPÕE, POIS A EXECUÇÃO DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR: “PRODUZIRÁ SINAIS EVIDENTES DE PAZ E AQUELES QUE ANTES EXPERIMENTAVAM REPULSA, PELO AJUSTAMENTO DOMÉSTICO, DESCOBRIRÁ SINTOMAS DE IDENTIFICAÇÃO, NECESSIDADE DE AUXÍLIO MÚTUO”.
  • 36. 3. QUAL A REPERCUSSÃO DO EVANGELHO NO LAR NO PLANO ESPIRITUAL? LIVRO MENSAGEIROS DE FCX / ANDRÉ LUIZ - CAP. 37 D. ISABEL ERA VIÚVA E TINHA TRÊS FILHOS E FAZIA O CULTO DO EVANGELHO NO LAR, EM SUA CASA. MAS ELA TAMBÉM ERA UMA TRABALHADORA DEVOTADA DE NOSSO LAR, NO DESDOBRAMENTO DO SONO. APÓS O TÉRMINO DO EVANGELHO NO LAR, ANDRÉ LUIZ FOI PARA O JARDIM DA CASA DE D. ISABEL E OBSERVOU UMA CENA CURIOSA. - NAQUELE DIA AMEAÇAVA UM TEMPORAL E NAQUELE MOMENTO - ENTIDADES DE ASPECTO DESAGRADÁVEL - ALGUMAS COM FORMAS ATÉ UM TANTO ATERRADORAS, ARRASTAVAM-SE NA DIREÇÃO DA CASA DE D. ISABEL - MAS QUANDO SE APROXIMAVAM – RECUAVAM - AMEDRONTADAS. INTRIGADO – PERGUNTOU AO SEU MENTOR , ANICETO, A RAZÃO DAQUELA FUGA REPENTINA – COMO SE AQUELAS ENTIDADES TIVESSEM ENCONTRADO COM ALGO ATERRORIZANTE. ANICETO, COM TODA PACIÊNCIA E AMOR, DISSE A ANDRÉ LUIZ QUE AQUELES IRMÃOS ERAM OS SERES VAGABUNDOS DAS SOMBRAS - QUE PROCURAVAM ASILO NOS DIAS DE TORMENTA – PORQUE AINDA ESTAVAM MUITO LIGADOS ÀS SENSAÇÕES GROSSEIRAS DA CARNE E A CHUVA OS INCOMODAVAM , TANTO QUANTO AOS ENCARNADOS.
  • 37. ANICETO AINDA DISSE QUE ESSES IRMÃOS BUSCAVAM PREFERENCIALMENTE AS CASAS DE DIVERSÃO NOTURNA, SENDO QUE AS RESIDÊNCIAS ABERTAS TAMBÉM ERAM POR ELES PENETRADAS, PORQUE AS VIAM COMO QUE DA MESMA MATÉRIA DE QUE LHES CONSTITUIA O PERISPÍRITO. ANICETO AINDA COMPLEMENTOU: “TODA VEZ QUE SE ORA NUM LAR, PREPARA-SE A MELHORIA DO AMBIENTE DOMÉSTICO. CADA PRECE DO CORAÇÃO - CONSTITUE “ EMISSÃO ELETROMAGNÉTICA” DE RELATIVO PODER. O CULTO FAMILIAR DO EVANGELHO NÃO É TÃO SOMENTE UM CURSO DE ILUMINAÇÃO INTERIOR, MAS PROCESSO AVANÇADO DE DEFESA EXTERIOR - PELAS CLARIDADES ESPIRITUAIS QUE ACENDE EM TORNO. O HOMEM QUE ORA TRAZ CONSIGO INALIENÁVEL COURAÇA. O LAR QUE CULTIVA A PRECE - TRANSFORMA-SE EM FORTALEZA – AS ENTIDADES DA SOMBRA EXPERIMENTARAM CHOQUES DE VULTO, EM CONTATO COM AS VIBRAÇÕES LUMINOSAS DESSE SANTUÁRIO DOMÉSTICO E É POR ISSO QUE SE MANTÉEM A DISTÂNCIA - PROCURANDO OUTROS RUMOS”.
  • 38. PARA QUE RESGUARDEMOS O NOSSO LAR DOS ESPÍRITOS SALTEADORES E VAGABUNDOS DAS TREVAS, FORMANDO BARREIRAS VIBRATÓRIAS CAPAZES DE OS ISOLAR E PARA QUE POSSAMOS DISTENDER AOS NOSSOS IRMÃOS QUE SOFREM , OS BENEFÍCIOS QUE COLHEMOS COM A PRECE, MANTENHAMOS O CULTO DO EVANGELHO NO LAR.
  • 39. MESSE DE AMOR – DIVALDO P. FRANCO/JOANNA DE ANGELIS CAP. 54 - JESUS CONTIGO “ QUE NÓS ESPARRAMEMOS DA NOSSA CASA A LUZ DO EVANGELHO PARA O MUNDO ATORMENTADO”. A CASA QUE ORA BENEFICIA A RUA INTEIRA E QUE NUM PRÉDIO, - UM ÚNICO APARTAMENTO EM QUE HAJA CEL - É CAPAZ DE ILUMINAR TODO O EDIFÍCIO”.
  • 40. 4.COMO PODEMOS FAZER O EVANGELHO NO LAR? MESSE DE AMOR DIVALDO / JOANNA DE ANGELIS “PREPARA A MESA, COLOCA ÁGUA PURA, ABRE O EVANGELHO, DISTENDE A MENSAGEM DA FÉ, ENLAÇA A FAMÍLIA E ORA”.
  • 41. A ESCOLHA DO EVANGELHO PODE SER AO ACASO MENSAGEIRO F.C.X./ ANDRÉ LUIZ CAP. 35 “....ASSISTIU O CULTO EM CASA DE D. ISABEL - A FILHA MAIS JOVEM PROFERIU A PRECE, A FILHA MAIS VELHA FEZ UMA LEITURA EDIFICANTE E CONTOU UMA NOTÍCIA TRISTE DO NOTICIÁRIO -D. ISABEL, INTUÍDA PELO MARIDO (DESENCARNADO) ABRIU O NOVO TESTAMENTO, AJUDANDO-A A FOCALIZAR O ASSUNTO DA NOITE. D. ISABEL LEU UM VERSÍCULO DO EVANGELHO E COMENTOU –O COM O AMPARO DE UM BENFEITOR ESPIRITUAL QUE A INSPIRAVA, FAZENDO ALUSÃO AO QUE A FILHA MAIS VELHA LERA COMO PÁGINA INICIAL E AO EPISÓDIO TRISTE DO JORNAL”.
  • 42. RENÚNCIA F.C.X./ EMMANUEL ALCÍONE – PROTAGONISTA DA OBRA CITADA, EM CEL, NA CASA DE SEU PAI, CONTARA QUE QUANDO VIVIA SOB A TUTELA DO PADRE DAMIANO E DE SUA MÃE, NA ESPANHA: “NUNCA NOS REUNIMOS NO CULTO DOMÉSTICO SEM SUPLICAR O SOCORRO DA INSPIRAÇÃO DIVINA” E QUE LIAM: “ APENAS UM VERSÍCULO DE CADA VEZ E ESSE MESMO - NÃO RARO – FORNECIA CABEDAL DE EXAME E ILUMINAÇÃO PARA OUTRAS NOITES DE ESTUDO”.
  • 43. R O T E I R O - ESCOLHER PELO MENOS UM DIA DA SEMANA E HORÁRIO, PARA REUNIÃO COM A FAMÍLIA; - A PONTUALIDADE (HORÁRIO – NO MUNDO MAIOR- CAP. 7 E LIVRO DOS MÉDIUNS- QUESTÃO 282 –ITEM 16) - ASSIDUIDADE; - PROVIDENCIAR UM RECIPIENTE COM ÁGUA PARA FLUIDICIAR - PRECE DE ABERTURA DA REUNIÃO; - LEITURA DE UM TRECHO DO “ EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” E DE UMA MENSAGEM DE OUTRA OBRA BÁSICA OU COMPLEMENTAR DA DOUTRINA; - PODEM SER FEITOS COMENTÁRIOS SOBRE OS TEMAS LIDOS, SEM CRÍTICAS OU JULGAMENTOS ÀS OUTRAS PESSOAS DA REUNIÃO. - PRECE DE ENCERRAMENTO, ROGANDO A JESUS A PROTEÇAO DO LAR , DOS PARENTES , DOS AMIGOS, DOS QUE SOFREM, ETC - SERVIR A ÁGUA FLUIDIFICADA AOS PRESENTES;
  • 44. OBSERVAÇÕES -DURAÇÃO: 15 A 30 MINUTOS; - É DESACONSELHÁVEL MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA DURANTE A REUNIÃO.
  • 45. 5.MAS, E SE SÓ EU SOU ESPÍRITA EM CASA? NÃO HÁ “ EVANGELHO NO LAR” NA MINHA CASA? VEREDA FAMILIAR RAUL TEIXEIRA/ TERESA DE BRITO ‘CASO OS SEUS FAMILIARES NÃO CONCORDEM , POR SEREM ADULTOS OU PENSAREM DE MANEIRA DIFERENTE “NÃO SE INIBA”. ORE E VIBRE COM JESUS, VOCÊ SOZINHO, SEJA NO SEU QUARTO OU OUTRA PARTE DA CASA ONDE VOCÊ POSSA RECOLHER-SE POR ALGUNS MOMENTOS”.
  • 46. JOANNA DE ANGELIS NÃO NOS DISSE QUE PODEMOS BENEFICIAR UM PRÉDIO INTEIRO?!? O QUE NÃO FAREMOS ÀQUELES QUE NÃO PARTICIPAM DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR, MAS VIVEM SOB O MESMO TETO QUE NÓS?
  • 47. VEREDA FAMILIAR RAUL TEIXEIRA/TERESA DE BRITO CAP. ESTUDO EVANGÉLICO “ SE OS TEUS TE NEGAREM A COMPARTILHAR OS MINISTÉRIOS A QUE TE PROPÕE, “ A SÓS”, RESERVADAMENTE – NA LIMITAÇÃO DO SEU QUARTO, INSTALA A PRIMEIRA LÂMPADA DE ESTUDO EVANGÉLICO E PORFIA” – E JOANNA CONTINUA:
  • 48. “ E SE TENS FILHOS SOB SUA TUTELA? A RESPOSTA ESTÁ NO LIVRO VEREDA FAMILIAR. “...SE OS TEUS FILHOS ESTIVEREM AINDA SOB A TUA TUTELA - NÃO CREIAS NA VALIDADE DO CONCEITO DE DEIXÁ-LOS IR - SEM RELIGIÃO – SEM DEUS. COMO LHES DÁ AGASALHO E PÃO, MEDICAMENTO E INSTRUÇÃO, VESTUÁRIO E MOEDAS, OFERTA-LHES O ALIMENTO ESPIRITUAL”...
  • 49. RESPONSABILIDADE NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS TUTELADOS E RESPONDEREMOS SE, POR ACASO, ELES FALHAREM, POR NOSSA OMISSÃO. É NOSSO DEVER LEVAR A ELES UMA EDUCAÇÃO MORAL COM BASE NA LEI NATURAL, QUE É A LEI DE DEUS, CONTIDOS NO EVANGELHO DE AMOR, QUE O CRISTO NOS DEIXOU. OS FILHOS PEQUENOS PODEM PARTICIPAR DO EVANGELHO NO LAR, PARA QUE SE HABITUEM À ROTINA SEMANAL, E PARA QUE “A POSTERIORI” , NO FUTURO, POSSAM LEVAR ESSE HÁBITO AOS SEUS FUTUROS LARES.
  • 50. VALOR DO EVENGELHO NO LAR O CONSOLADOR FCX/EMMANUEL QUESTÃO 281- A LEITURA DO VELHO TESTAMENTO E DO EVANGELHO NOS CIRCULOS FAMILIARES – COMO É DE HÁBITO ENTRE MUITOS POVOS EUROPEUS, FAVORECE A RENOVAÇÃO DOS FLUIDOS SALUTARES DE PAZ NA INTIMIDADE DO CORAÇÃO E DO AMBIENTE DOMÉSTICO? R - ESSA LEITURA É SEMPRE ÚTIL, E QUANDO NÃO PRODUZ A PAZ IMEDIATA, EM VISTA DE HETEROGENEIDADE DE CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DAQUELES QUE A OUVEM EM CONJUNTO, CONSTITUI SEMPRE PROVEITOSA SEMENTEIRA EVANGÉLICA, EXTENSIVA ÀS ENTIDADES DO PLANO INVISÍVEL, QUE A ASSISTEM, SENDO LÍCITO ESPERAR MAIS TARDE O SEU FLORESCIMENTO E FRUTIFICAÇÃO.
  • 51. “ AQUELE QUE SACIA A FOME”. O CULTO DO EVANGELHO NO LAR É O “PÃO DA VIDA”
  • 52. “O CULTO DO EVANGELHO NO LAR” nos LEVA À PERFEIÇÃO? NÃO, PORQUE A NATUREZA NÃO DÁ SALTOS
  • 53. KARDEC: “RECONHECE-SE O VERDADEIRO ESPÍRITA PELA SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL” A NOSSA TRANSFORMAÇÃO É LENTA, PASSO A PASSO, E O “CULTO DO EVANGELHO NO LAR” É UMA FERRAMENTA PARA ESSA TRANSFORMAÇÃO
  • 54. 7.QUEM FEZ O PRIMEIRO CULTO DO EVANGELHO NO LAR? JESUS NO LAR F.C.X./ NÉIO LÚCIO
  • 55. REFORMADOR- MARÇO/2009: JESUS ESTAVA INSTALADO PROVISORIAMENTE EM CASA DE SIMÃO PEDRO, EM NAIM, E PERCEBENDO QUE O TEOR DAS CONVERSAÇÕES JÁ CAMINHAVAM PARA IMPRODUTIVAS, TOMOU DAS SAGRADAS ESCRITURAS E FALOU COM BONDADE: - SIMÃO, QUE FAZ O PESCADOR QUANDO SE DIRIGE PARA O MERCADO COM OS FRUTOS DE CADA DIA? - MESTRE, ESCOLHEMOS OS PEIXES MEHORES.
  • 56.
  • 57. SE NÃO APRENDEMOS A VIVER EM PAZ, ENTRE QUATRO PAREDES, COMO AGUARDAR A HARMONIA DAS NAÇÕES???
  • 58.
  • 59. VEREDA FAMILIAR RAUL TEIXEIRA TERESA DE BRITO: “ ORAR EM FAMÍLIA É VER DERRAMAR-SE SOBRE ELA O CÁLICE AURÍFICO DOS CÉUS, ACONDICIONANDO-NOS NESSE IMENSO BOJO DE VENTURA QUE O CRISTO TRAZ A VISITAR-NOS”.
  • 60.
  • 61. MECANISMOS DA MEDIUNIDADE FCX - ANDRÉ LUIZ: “ ORAR CONSTITUI A FÓRMULA BÁSICA DA RENOVAÇÃO ÍNTIMA, PELA QUAL O DIVINO ENTENDIMENTO DESCE DO CORAÇÃO DA VIDA PARA A VIDA DO CORAÇÃO”
  • 62. PRECE: 659 DO L. E.
  • 63. “ A PRECE É UM PODEROSO INSTRUMENTO DE ADORAÇÃO. ORAR A DEUS É PENSAR NELE; APROXIMAR-SE DELE; É POR-SE EM COMUNICAÇÃO COM ELE. PODEMOS NOS PROPOR A 3 COISAS POR MEIO DA PRECE: LOUVAR, PEDIR E AGRADECER”.
  • 64. PRECE ATRAVÉS DELA PODEMOS INTER-RELACIONAR NOSSO PENSAMENTO COM OUTROS IRMÃOS QUE OS ENSEJAM PAZ. A COMEÇAR PELO AMIGO MAIS ÍNTIMO QUE TEMOS, NOSSO ANJO GUARDIÃO, ELE NOS FAZ COMPANHIA NOS MOMENTOS MAIS DEFICIENTES , DOLOROSOS E TAMBÉM NOS MOMENTOS MAIS FELIZES DE NOSSAS VIDAS. A ELE NOS LIGAMOS IMEDIATAMENTE NO MOMENTO DE NOSSAS REFLEXÔES E PRECES.
  • 65. A PRECE É UM PODEROSO INSTRUMENTO CONTRA OS DESÂNIMOS, FRACASSOS TEMPORAIS, ÓDIO RETIDO NO CORAÇÃO.
  • 66. “ O CULTO DO EVANGELHO NO LAR – PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA, SER-VOS-Á UMA FONTE DE ALEGRIAS E BENÇÃOS. RENOVAM O CONTATO COMO OS ENSINAMENTOS DE JESUS TANTO QUANTO NOS SEJA POSSÍVEL E NÃO SOMENTE NO LAR QUE NOS ACOLHE SE TRANSFORMARÁ EM SUBLIME CELEIRO DE COMPREENSÃO E SOLIDARIEDADE, MAS TAMBÉM A PRÓPRIA VIDA SE NOS FARÁ LUMINOSO CAMINHO DE ASCENSÃO A FELICIDADE REAL”. MAIS LUZ F.C.X. – BATUIRA
  • 67. CULTIVE ESSE HÁBITO DE EVANGELHIZAR E ORAR EM FAMÍLIA, PARA QUE AS SOMBRAS DAS TREVAS NÃO PENETREM NO SEU LAR. FORTIFICANDO OS CORAÇÕES DAS CRIANÇAS, TRANSFORMANDO-AS, AMANHÃ, EM HOMENS DE BEM.
  • 68. FLUIDOS BENFAZEJOS IRRIGARÃO O CORPO DE ENERGIAS NOVAS.
  • 69.
  • 70.
  • 71. TENHAMOS O HÁBITO DE FAZER O “EVANGELHO NO LAR EM CASA
  • 72. OUVIR PALESTRAS, ESTUDAR PARTICIPAR DAS ATIVIDADES NA CASA ESPÍRITA: (SOPA, BAZAR, PIZZA, FRANGO, BIBLIOTECA...)
  • 73. LER BONS LIVROS (CLUBE DO LIVRO)
  • 74. PASSE E ÁGUA FLUIDIFICADA