Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Profa. Camila Hamdan
Brasília - DF
http://www.camilahamdan.net
AULA 3:
História da Animação II
(Animação Digital)
ANIMAÇÃO
ANIMAÇÃO DIGITAL
A animação digital é a arte de criar
imagens em movimento
utilizando computadores, mais
especificamente usando recursos de...
A história da animação digital está diretamente relacionada com a história da
computação gráfica. Desde os primeiros dispo...
No cinema, ela surgiu, como
recurso para criar efeitos
especiais que nos
aproximassem cada vez
mais com a realidade. Por
e...
http://youtu.be/VNfTKH-pHEk
MATRIX
Alguns dos grandes longas de animação digital:
Uma animação em especial que teve o objetivo
de alcançar o realismo, utilizando-se da técnica
de animação foto-realística,...
Final Fantasy 15 TGS 2014 Trailer
http://youtu.be/mgTvdYpC56s
Mas a animação digital começou quando…
Em 1962 Ivan Sutherland desenvolveu uma “caneta óptica” com a qual
imagens poderiam...
http://youtu.be/icDz35zYFwM
IVAN SUTHERLAND SKETCHPAD 1963
Principais técnicas da
Animação Digital
Você pode usar os efeitos de panorâmica e zoom incorporados
ao Photo Story para da...
ANIMAÇÃO TRADICIONAL
A animação tradicional, por vezes também chamado animação
por célula ou animação desenhada à mão, é a...
CAPTURA DE MOVIMENTO
Captura de movimento, ou mocap, é um termo
usado para descrever o processo de gravação
de movimento e...
Historia da Animação Digital
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Historia da Animação Digital

2 525 vues

Publié le

Historia da Animação Digital

Publié dans : Art & Photos
  • Soyez le premier à commenter

Historia da Animação Digital

  1. 1. Profa. Camila Hamdan Brasília - DF http://www.camilahamdan.net AULA 3: História da Animação II (Animação Digital) ANIMAÇÃO
  2. 2. ANIMAÇÃO DIGITAL
  3. 3. A animação digital é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores, mais especificamente usando recursos de computação gráfica. Por vezes, o destino da animação é o próprio computador, mas por vezes é outro meio, como filmes dedicados para propaganda e cinema. A animação computacional 3D é, antes de mais nada, o sucessor digital da animação por stopmotion; a figura animada é modelada no monitor e "vestida" com um esqueleto virtual. Então os membros, olhos, bocas, roupas, etc., da figura 3D são movimentadas pelo animador.
  4. 4. A história da animação digital está diretamente relacionada com a história da computação gráfica. Desde os primeiros dispositivos disponíveis foram percebidas as possibilidades de uso para geração de ilusão de movimento. Uma imagem é apresentada no monitor do computador e de seguida é rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior mas ligeiramente modificada. Esta técnica é idêntica ao modo como a ilusão de movimento é conseguida com a televisão e os filmes. A animação computacional 3D é, antes de mais nada, o sucessor digital da animação por stop motion; a figura animada é modelada no monitor e "vestida" com um esqueleto virtual. Então os membros, olhos, bocas, roupas, etc., da figura 3D são movimentadas pelo animador. Finalmente, a animação é renderizada. História da Animação Digital
  5. 5. No cinema, ela surgiu, como recurso para criar efeitos especiais que nos aproximassem cada vez mais com a realidade. Por exemplo “Exterminador do Futuro”, 1984 dirigido por James Cameron
  6. 6. http://youtu.be/VNfTKH-pHEk MATRIX
  7. 7. Alguns dos grandes longas de animação digital:
  8. 8. Uma animação em especial que teve o objetivo de alcançar o realismo, utilizando-se da técnica de animação foto-realística, foi o “Final Fantasy” de Hironobu Sakaguchi, tem um cenário e personagens com um realismo impressionante que nos confunde se o que estamos assistindo é mesmo uma animação.
  9. 9. Final Fantasy 15 TGS 2014 Trailer http://youtu.be/mgTvdYpC56s
  10. 10. Mas a animação digital começou quando… Em 1962 Ivan Sutherland desenvolveu uma “caneta óptica” com a qual imagens poderiam ser esboçadas em um computador. O primeiro programa feito por Sutherland que permitia a realização de projetos com a ajuda de computador, chamado Sketchpad, permitia que os projetistas usassem computadores para criar projetos de automóveis, cidades e produtos indústriais. A imagem abaixo mostra Ivan Sutherland demonstrando o sistema “Sketchpad” no console do imenso computador TX-2 no MIT em 1963.
  11. 11. http://youtu.be/icDz35zYFwM IVAN SUTHERLAND SKETCHPAD 1963
  12. 12. Principais técnicas da Animação Digital Você pode usar os efeitos de panorâmica e zoom incorporados ao Photo Story para dar vida a qualquer foto. O Photo Story atribui automaticamente um caminho direto entre as posições inicial e final das imagens, mas você pode personalizar o movimento da imagem selecionando outro caminho entre as posições inicial e final. Para criar esse movimento personalizado, importe a mesma imagem várias vezes e selecione o movimento e a duração de cada cópia da imagem, bem como o tipo e a duração das transições que ocorrem entre as cópias da imagem.
  13. 13. ANIMAÇÃO TRADICIONAL A animação tradicional, por vezes também chamado animação por célula ou animação desenhada à mão, é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Em um desenho animado de forma tradicional, cada quadro é desenhado à mão. Nesse estilo de animação os desenhos são feitos a mão e retraçados ou copiados num plástico transparente chamado célula. Depois coloca-se a célula sobre um fundo pintado e os movimentos são fotografados um a um com uma câmara.
  14. 14. CAPTURA DE MOVIMENTO Captura de movimento, ou mocap, é um termo usado para descrever o processo de gravação de movimento e transposição do movimento em um modelo digital. Inicialmente inventado na Escócia, a técnica é usada em militarismo, entretenimento, esportes e aplicações médicas. Em produções cinematográficas, o termo refere-se a gravar ações de atores humanos e usar tais informações para animar modelos de personagens virtuais em animação 3D. Quando se inclui a face, os dedos ou quando se captura expressões sutis, é frequentemente referido como captura de performance. Um sistema de marcadores ativos de alta resolução com 3.600 × 3.600 de resolução em 480hz, fornecendo posições sub milimétricas em tempo real.

×