SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  23
O que é a sociologia? Igor Garcia Mateus Souza Luís Felipe Pedro Dantas Vinícius Junger MAM251
A sociologia e seu surgimento Europa vivia um dos mais importantes momentos de sua história, a Revolução Francesa e Industrial. Por isso Além disso, ocorria um intenso êxodo rural, ocasionando uma explosão demográfica  que resultou em  miséria e fome.
 A sociologia surgiu como uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial e pela revolução francesa, como a situação dos trabalhadores  e as transformações tecnológicas, para tentar  explicar e melhorar essa nova estruturação, social que o mundo vivia.
Desenvolvimento de uma perspectiva sociológica A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e da sociedade. A abrangência do estudo da sociologia é extremamente vasta, incluindo desde analises de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
Como a sociologia pode ajudar em nossas vidas? Consciência das diferenças culturais A sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não são os nossos. Com freqüência, se compreendemos propriamente como os outros vivem, também adquirimos maior conhecimento de quais são seus problemas.
Avaliando os efeitos das políticas A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas. Um programa de reforma prática pode simplesmente fracassar em realizar o que seus planejadores buscavam ou pode trazer conseqüências involuntárias e desastrosas.
Auto-esclarecimento A sociologia pode nos fornecer auto-esclarecimento. Quanto mais sabemos por que agimos, como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nossos próprios futuros. Não devemos ver a sociologia com uma ciência que auxilia somente os que fazem política  
O desenvolvimento do pensamento sociológico A sociologia nunca foi uma disciplina em que há um corpo de idéias que todos aceitam como válida. A sociologia diz respeito as nossas vidas e ao nosso próprio comportamento, e estudar nós mesmos é o mais complexo e difícil esforço que podemos empreender.  
Primeiros teóricos O surgimento da industria levou uma enorme migração de camponeses da terra para as fábricas e o trabalho industrial, causando uma rápida expansão das áreas urbanas e introduzindo novas formas de áreas sociais. A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma nova compreensão tanto do mundo social como do natural.
Augusto Comte   Foi o inventor da palavra sociologia. Comte geralmente usa o termo Física social, mas alguns de seus rivais intelectuais da época também estavam utilizando esse termo. Usou sociologia para distinguir suas concepções das dos outros. Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico.
Émile Durkheim Para Durkheim, a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo de fatos sociais. Para Durkheim, os fatos sociais são meios de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos e têm sua própria realidade fora da vida e das percepções das pessoas individuais. De acordo com Durkheim, as pessoas seguem padrões que são gerais a sua sociedade. Os fatos sociais podem forçar a ação humana numa diversidade de maneiras, indo da punição absoluta á rejeição social e a simples incompreensão.
Karl Marx As idéias de Karl Marx contrastam radicalmente com as de Comte e de Durkheim, mas , como esses últimos, ele buscava explicar as mudanças que estavam tendo  lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial.
Capitalismo e luta de classes De acordo com Marx, o capitalismo é inerentemente um sistema de classe no qual as relações de classe são caracterizadas pelo conflito. A relação entre as classes é de exploração. Marx acreditava que o conflito de classes em função dos recursos econômicos tornar-se-ia mais agudo com o passar do tempo.
A concepção materialista da história A mudança social é estimulada primeiramente por influências econômicas. Marx acreditava na inevitabilidade de uma evolução dos trabalhadores, que poderia derrubar o sistema capitalista e introduzir uma nova sociedade na qual não haveria classe. O sistema econômico se encontraria sob a propriedade comunal e uma sociedade mais humana do que esta que conhecemos no presente seria estabelecida. Marx acreditava que, na sociedade do futuro, a produção seria mais avançada e eficiente do que a produção sob o capitalismo.
Max Weber Seus escritos cobriram os campos da economia, do direito, da filosofia e da história comparativa, como também da sociologia. Weber acreditava que a sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas. De acordo com Weber, os indivíduos têm a habilidade de agir livremente e de moldar o futuro.
Racionalização Weber acreditava que as pessoas estavam se afastando das crenças tradicionais fundadas em superstição, na religião, no costume e em hábitos ancestrais.  Na sociedade industrial, havia pouco espaço para sentimentos e para fazer coisas pela simples razão de terem sido reintegradas por gerações. O desenvolvimento da ciência, da tecnologia moderna e da burocracia foi descrito por Weber como racionalização.
Perspectivas sociológicas mais recentes Os primeiros sociólogos buscavam explicar o funcionamento das sociedades em geral e a natureza da mudança social a partir de métodos de análise. Porém, mesmo concordando com o tema da análise (a sociedade), eles normalmente tomavam a análise a partir de diferentes perspectivas. Três das mais recentes perspectivas teóricas são o Funcionalismo, a abordagem de conflito e o interacionismo simbólico.  
Funcionalismo De acordo com essa abordagem, a disciplina da sociologia deveria investigar a relação das partes da sociedade uma com as outras e com a sociedade como um todo. Uma analogia orgânica compara a sociedade com um organismo vivo, sendo que para analisarmos o coração, temos também que entender sua relação com o resto do corpo, como o sangue , as veias e as artérias e até mesmo o pulmão.
Porém o funcionalismo tende a personificar a sociedade e transforma as pessoas em um habitante genérico. Deste modo acaba-se dando características de um grupo dominante, à sociedade por completo e assim cometendo erros ao lidar com os cidadãos das cidades.
Abordagem de conflito Enfatiza a importância de estruturas diversas dentro da sociedade e nas questões de poder, desigualdade e luta entre elas. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. Os teóricos de conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e tentam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
Interacionismo Simbólico O interacionismo simbólico dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que o s outros dizem e fazem. Visto que os humanos vivem num universo ricamente simbólico, este método contribui para a percepção profunda da natureza de nossas ações na vida cotidiana.
Conclusão Ser um sociólogo é estar consciente das diferenças entre modos de vidas que nós tomamos por normais e aqueles de outros grupos humanos. Tendo sempre em mente que mesmo que os seres humanos tenham muito em comum, há muitas variações entre diferentes sociedades e culturas.  
BIBLIOGRAFIA http://psycholoco.files.wordpress.com/2009/02/ateu.jpg http://www.yale.edu/sociology/faculty/pages/smith/book_durkheimLRG.jpg http://virgiliosolano.files.wordpress.com/2009/06/deyj.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9f/Simbolo_JKD.jpg http://www.treehugger.com/satoyama-rice-japan.JPG http://tarrytownkids.files.wordpress.com/2010/01/lol-kids.jpg http://static.howstuffworks.com/gif/houston-city-guide-ga-1a.jpg http://sorayaromano.files.wordpress.com/2008/07/conflito.jpg http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Health/images-2/Emo-Kids.jpg http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-2/che-guevara-and-fidel-castro.jpg http://www.phillwebb.net/topics/society/Durkheim/Durkheim2.jpg

Contenu connexe

Tendances

Introduçao a sociologia
Introduçao a sociologiaIntroduçao a sociologia
Introduçao a sociologia
Marcelo Freitas
 
Sociologia introdução - o que é, principais pensamentos e pensadores
Sociologia   introdução - o que é, principais pensamentos e pensadoresSociologia   introdução - o que é, principais pensamentos e pensadores
Sociologia introdução - o que é, principais pensamentos e pensadores
Daniele Rubim
 
Definição de sociologia
Definição de sociologia Definição de sociologia
Definição de sociologia
Matheus Bolzan
 
O Que é Sociologia
O Que é SociologiaO Que é Sociologia
O Que é Sociologia
Jorge Miklos
 

Tendances (20)

Origens da sociologia_pe
Origens da sociologia_peOrigens da sociologia_pe
Origens da sociologia_pe
 
Sociologia Introdutória
Sociologia Introdutória Sociologia Introdutória
Sociologia Introdutória
 
Introduçao a sociologia
Introduçao a sociologiaIntroduçao a sociologia
Introduçao a sociologia
 
O cenário histórico do surgimento da sociologia
O cenário histórico do surgimento da sociologiaO cenário histórico do surgimento da sociologia
O cenário histórico do surgimento da sociologia
 
Sociologia, introdução.
Sociologia, introdução.Sociologia, introdução.
Sociologia, introdução.
 
Revolução e história da sociologia
Revolução e história da sociologiaRevolução e história da sociologia
Revolução e história da sociologia
 
Sociologia introdução - o que é, principais pensamentos e pensadores
Sociologia   introdução - o que é, principais pensamentos e pensadoresSociologia   introdução - o que é, principais pensamentos e pensadores
Sociologia introdução - o que é, principais pensamentos e pensadores
 
Introducão à Sociologia - Prof.Altair Aguilar.
Introducão à Sociologia - Prof.Altair Aguilar.Introducão à Sociologia - Prof.Altair Aguilar.
Introducão à Sociologia - Prof.Altair Aguilar.
 
As origens e os principais teóricos da sociologia
As origens e os principais teóricos  da sociologiaAs origens e os principais teóricos  da sociologia
As origens e os principais teóricos da sociologia
 
Sociologia introducao as teorias sociologicas
Sociologia   introducao as teorias sociologicasSociologia   introducao as teorias sociologicas
Sociologia introducao as teorias sociologicas
 
Introdução à sociologia
Introdução à sociologiaIntrodução à sociologia
Introdução à sociologia
 
Definição de sociologia
Definição de sociologia Definição de sociologia
Definição de sociologia
 
Sociologia
SociologiaSociologia
Sociologia
 
Sociologia - Aula Introdutória
Sociologia - Aula IntrodutóriaSociologia - Aula Introdutória
Sociologia - Aula Introdutória
 
O Que é Sociologia
O Que é SociologiaO Que é Sociologia
O Que é Sociologia
 
Slide sociologia 1
Slide sociologia 1Slide sociologia 1
Slide sociologia 1
 
Introdução à sociologia
Introdução à sociologiaIntrodução à sociologia
Introdução à sociologia
 
Fund.filosofia e sociologia
Fund.filosofia e sociologiaFund.filosofia e sociologia
Fund.filosofia e sociologia
 
Sociologia: gênese e principais abordagens
Sociologia: gênese e principais abordagensSociologia: gênese e principais abordagens
Sociologia: gênese e principais abordagens
 
O que é sociologia
O que é sociologiaO que é sociologia
O que é sociologia
 

En vedette (6)

história da sociologia
   história da sociologia   história da sociologia
história da sociologia
 
Sociologia - Principais teoricos da sociologia
Sociologia - Principais teoricos da sociologiaSociologia - Principais teoricos da sociologia
Sociologia - Principais teoricos da sociologia
 
História da sociologia
História da sociologiaHistória da sociologia
História da sociologia
 
Atividades de sociologia brasil(inclusãox exclusão) (1)
Atividades de sociologia brasil(inclusãox exclusão) (1)Atividades de sociologia brasil(inclusãox exclusão) (1)
Atividades de sociologia brasil(inclusãox exclusão) (1)
 
Introdução à Sociologia
Introdução à SociologiaIntrodução à Sociologia
Introdução à Sociologia
 
O QUE É SOCIOLOGIA?
O QUE É SOCIOLOGIA?O QUE É SOCIOLOGIA?
O QUE É SOCIOLOGIA?
 

Similaire à Mam 251

O que é sociologia- Jéssica Markline
O que é sociologia- Jéssica MarklineO que é sociologia- Jéssica Markline
O que é sociologia- Jéssica Markline
Marklin's lady
 
2 Slide - Sociologia da Educação.pdf
2 Slide - Sociologia da Educação.pdf2 Slide - Sociologia da Educação.pdf
2 Slide - Sociologia da Educação.pdf
LilianeBA
 
Sociologia positivismo, marxismo e sociologia compreensiva
Sociologia   positivismo, marxismo e sociologia compreensivaSociologia   positivismo, marxismo e sociologia compreensiva
Sociologia positivismo, marxismo e sociologia compreensiva
Daniele Rubim
 
Introdução a Teorias Sociológicas.ppt
Introdução a Teorias Sociológicas.pptIntrodução a Teorias Sociológicas.ppt
Introdução a Teorias Sociológicas.ppt
Paulo Cacela
 
Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)
Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)
Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)
e neto
 
201 sociologia
201 sociologia201 sociologia
201 sociologia
rosilane32
 
Ciencias sociais power point[1][1][1]
Ciencias sociais   power point[1][1][1]Ciencias sociais   power point[1][1][1]
Ciencias sociais power point[1][1][1]
161912
 

Similaire à Mam 251 (20)

O que é sociologia- Jéssica Markline
O que é sociologia- Jéssica MarklineO que é sociologia- Jéssica Markline
O que é sociologia- Jéssica Markline
 
O que é sociologia- Jéssica Markline
O que é sociologia- Jéssica MarklineO que é sociologia- Jéssica Markline
O que é sociologia- Jéssica Markline
 
Um toque de clássicos
Um toque de clássicosUm toque de clássicos
Um toque de clássicos
 
2 Slide - Sociologia da Educação.pdf
2 Slide - Sociologia da Educação.pdf2 Slide - Sociologia da Educação.pdf
2 Slide - Sociologia da Educação.pdf
 
Aula - Conceito Geral da Sociologia.pptx
Aula - Conceito Geral da Sociologia.pptxAula - Conceito Geral da Sociologia.pptx
Aula - Conceito Geral da Sociologia.pptx
 
Aula 1 soc em
Aula 1   soc emAula 1   soc em
Aula 1 soc em
 
Sociologia positivismo, marxismo e sociologia compreensiva
Sociologia   positivismo, marxismo e sociologia compreensivaSociologia   positivismo, marxismo e sociologia compreensiva
Sociologia positivismo, marxismo e sociologia compreensiva
 
Cp aula 2
Cp aula 2Cp aula 2
Cp aula 2
 
Sociologia
SociologiaSociologia
Sociologia
 
Introdução a Teorias Sociológicas.ppt
Introdução a Teorias Sociológicas.pptIntrodução a Teorias Sociológicas.ppt
Introdução a Teorias Sociológicas.ppt
 
Introdução a Teorias Sociológicas.ppt
Introdução a Teorias Sociológicas.pptIntrodução a Teorias Sociológicas.ppt
Introdução a Teorias Sociológicas.ppt
 
Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)
Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)
Os Clássicos da Sociologia (Émile Durkheim)
 
Sociologia introduo-oqueprincipaispensamentosepensadores
Sociologia introduo-oqueprincipaispensamentosepensadoresSociologia introduo-oqueprincipaispensamentosepensadores
Sociologia introduo-oqueprincipaispensamentosepensadores
 
201 sociologia
201 sociologia201 sociologia
201 sociologia
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Ciencias sociais power point[1][1][1]
Ciencias sociais   power point[1][1][1]Ciencias sociais   power point[1][1][1]
Ciencias sociais power point[1][1][1]
 
A ciência e os avanços do conhecimento em sociologia
A ciência e os avanços do conhecimento em sociologiaA ciência e os avanços do conhecimento em sociologia
A ciência e os avanços do conhecimento em sociologia
 
A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos qu...
A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos qu...A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos qu...
A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos qu...
 
6. apostila de sociologia
6. apostila de sociologia6. apostila de sociologia
6. apostila de sociologia
 
Slides Ciências Sociais Unidade I.pdf
Slides Ciências Sociais Unidade I.pdfSlides Ciências Sociais Unidade I.pdf
Slides Ciências Sociais Unidade I.pdf
 

Plus de Carmem Rocha

Apostila IFMS - Empreendedorismo
Apostila IFMS - EmpreendedorismoApostila IFMS - Empreendedorismo
Apostila IFMS - Empreendedorismo
Carmem Rocha
 
Inúteis para o mundo por vera da silva telles trabalhando o texto
Inúteis para o mundo por vera da silva telles  trabalhando o textoInúteis para o mundo por vera da silva telles  trabalhando o texto
Inúteis para o mundo por vera da silva telles trabalhando o texto
Carmem Rocha
 
Computador e sociedade a sociedade em rede
Computador e sociedade   a sociedade em redeComputador e sociedade   a sociedade em rede
Computador e sociedade a sociedade em rede
Carmem Rocha
 
Inúteis para o mundo por vera da silva telles
Inúteis para o mundo por vera da silva tellesInúteis para o mundo por vera da silva telles
Inúteis para o mundo por vera da silva telles
Carmem Rocha
 
Aula - Computador & Sociedade - 10_08_12
Aula - Computador & Sociedade -  10_08_12Aula - Computador & Sociedade -  10_08_12
Aula - Computador & Sociedade - 10_08_12
Carmem Rocha
 
O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)
O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)
O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)
Carmem Rocha
 
Relativismo cultural x direitos humanos
Relativismo cultural x direitos humanosRelativismo cultural x direitos humanos
Relativismo cultural x direitos humanos
Carmem Rocha
 
Sociologia ii aula 1 - Cultura e Sociedade
Sociologia ii   aula 1 - Cultura e SociedadeSociologia ii   aula 1 - Cultura e Sociedade
Sociologia ii aula 1 - Cultura e Sociedade
Carmem Rocha
 
Transição da idade média para a idade moderna
Transição da idade média para a idade modernaTransição da idade média para a idade moderna
Transição da idade média para a idade moderna
Carmem Rocha
 
Gde 2009 livro_de_conteudo
Gde 2009 livro_de_conteudoGde 2009 livro_de_conteudo
Gde 2009 livro_de_conteudo
Carmem Rocha
 
Texto intersexualidade em cena
Texto   intersexualidade em cenaTexto   intersexualidade em cena
Texto intersexualidade em cena
Carmem Rocha
 

Plus de Carmem Rocha (20)

Aula trajetória da sociologia
Aula trajetória da sociologiaAula trajetória da sociologia
Aula trajetória da sociologia
 
Apostila IFMS - Empreendedorismo
Apostila IFMS - EmpreendedorismoApostila IFMS - Empreendedorismo
Apostila IFMS - Empreendedorismo
 
Ppt 1 soc-4
Ppt 1   soc-4Ppt 1   soc-4
Ppt 1 soc-4
 
Ppt 1 soc-6
Ppt 1    soc-6 Ppt 1    soc-6
Ppt 1 soc-6
 
Tec junho 2013
Tec junho 2013Tec junho 2013
Tec junho 2013
 
Inúteis para o mundo por vera da silva telles trabalhando o texto
Inúteis para o mundo por vera da silva telles  trabalhando o textoInúteis para o mundo por vera da silva telles  trabalhando o texto
Inúteis para o mundo por vera da silva telles trabalhando o texto
 
Computador e sociedade a sociedade em rede
Computador e sociedade   a sociedade em redeComputador e sociedade   a sociedade em rede
Computador e sociedade a sociedade em rede
 
Inúteis para o mundo por vera da silva telles
Inúteis para o mundo por vera da silva tellesInúteis para o mundo por vera da silva telles
Inúteis para o mundo por vera da silva telles
 
Aula - Computador & Sociedade - 10_08_12
Aula - Computador & Sociedade -  10_08_12Aula - Computador & Sociedade -  10_08_12
Aula - Computador & Sociedade - 10_08_12
 
O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)
O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)
O plágio na comunidade científica (Sonia Vasconcelos)
 
Os clássicos da sociologia
Os clássicos da sociologiaOs clássicos da sociologia
Os clássicos da sociologia
 
Relativismo cultural x direitos humanos
Relativismo cultural x direitos humanosRelativismo cultural x direitos humanos
Relativismo cultural x direitos humanos
 
Sociologia ii aula 1 - Cultura e Sociedade
Sociologia ii   aula 1 - Cultura e SociedadeSociologia ii   aula 1 - Cultura e Sociedade
Sociologia ii aula 1 - Cultura e Sociedade
 
Transição da idade média para a idade moderna
Transição da idade média para a idade modernaTransição da idade média para a idade moderna
Transição da idade média para a idade moderna
 
Rdr 2007 2008-pt
Rdr 2007 2008-ptRdr 2007 2008-pt
Rdr 2007 2008-pt
 
Tec 2010 09
Tec 2010 09Tec 2010 09
Tec 2010 09
 
Toyotismo 06 outubro 2010
Toyotismo 06 outubro 2010Toyotismo 06 outubro 2010
Toyotismo 06 outubro 2010
 
O que é sexo
O que é sexoO que é sexo
O que é sexo
 
Gde 2009 livro_de_conteudo
Gde 2009 livro_de_conteudoGde 2009 livro_de_conteudo
Gde 2009 livro_de_conteudo
 
Texto intersexualidade em cena
Texto   intersexualidade em cenaTexto   intersexualidade em cena
Texto intersexualidade em cena
 

Dernier

Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
AntonioVieira539017
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
LeloIurk1
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
marlene54545
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
TailsonSantos1
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
RavenaSales1
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
rosenilrucks
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
edelon1
 

Dernier (20)

COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaAntero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 

Mam 251

  • 1. O que é a sociologia? Igor Garcia Mateus Souza Luís Felipe Pedro Dantas Vinícius Junger MAM251
  • 2. A sociologia e seu surgimento Europa vivia um dos mais importantes momentos de sua história, a Revolução Francesa e Industrial. Por isso Além disso, ocorria um intenso êxodo rural, ocasionando uma explosão demográfica que resultou em miséria e fome.
  • 3. A sociologia surgiu como uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial e pela revolução francesa, como a situação dos trabalhadores e as transformações tecnológicas, para tentar explicar e melhorar essa nova estruturação, social que o mundo vivia.
  • 4. Desenvolvimento de uma perspectiva sociológica A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e da sociedade. A abrangência do estudo da sociologia é extremamente vasta, incluindo desde analises de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
  • 5. Como a sociologia pode ajudar em nossas vidas? Consciência das diferenças culturais A sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não são os nossos. Com freqüência, se compreendemos propriamente como os outros vivem, também adquirimos maior conhecimento de quais são seus problemas.
  • 6. Avaliando os efeitos das políticas A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas. Um programa de reforma prática pode simplesmente fracassar em realizar o que seus planejadores buscavam ou pode trazer conseqüências involuntárias e desastrosas.
  • 7. Auto-esclarecimento A sociologia pode nos fornecer auto-esclarecimento. Quanto mais sabemos por que agimos, como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nossos próprios futuros. Não devemos ver a sociologia com uma ciência que auxilia somente os que fazem política  
  • 8. O desenvolvimento do pensamento sociológico A sociologia nunca foi uma disciplina em que há um corpo de idéias que todos aceitam como válida. A sociologia diz respeito as nossas vidas e ao nosso próprio comportamento, e estudar nós mesmos é o mais complexo e difícil esforço que podemos empreender.  
  • 9. Primeiros teóricos O surgimento da industria levou uma enorme migração de camponeses da terra para as fábricas e o trabalho industrial, causando uma rápida expansão das áreas urbanas e introduzindo novas formas de áreas sociais. A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma nova compreensão tanto do mundo social como do natural.
  • 10. Augusto Comte   Foi o inventor da palavra sociologia. Comte geralmente usa o termo Física social, mas alguns de seus rivais intelectuais da época também estavam utilizando esse termo. Usou sociologia para distinguir suas concepções das dos outros. Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico.
  • 11. Émile Durkheim Para Durkheim, a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo de fatos sociais. Para Durkheim, os fatos sociais são meios de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos e têm sua própria realidade fora da vida e das percepções das pessoas individuais. De acordo com Durkheim, as pessoas seguem padrões que são gerais a sua sociedade. Os fatos sociais podem forçar a ação humana numa diversidade de maneiras, indo da punição absoluta á rejeição social e a simples incompreensão.
  • 12. Karl Marx As idéias de Karl Marx contrastam radicalmente com as de Comte e de Durkheim, mas , como esses últimos, ele buscava explicar as mudanças que estavam tendo lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial.
  • 13. Capitalismo e luta de classes De acordo com Marx, o capitalismo é inerentemente um sistema de classe no qual as relações de classe são caracterizadas pelo conflito. A relação entre as classes é de exploração. Marx acreditava que o conflito de classes em função dos recursos econômicos tornar-se-ia mais agudo com o passar do tempo.
  • 14. A concepção materialista da história A mudança social é estimulada primeiramente por influências econômicas. Marx acreditava na inevitabilidade de uma evolução dos trabalhadores, que poderia derrubar o sistema capitalista e introduzir uma nova sociedade na qual não haveria classe. O sistema econômico se encontraria sob a propriedade comunal e uma sociedade mais humana do que esta que conhecemos no presente seria estabelecida. Marx acreditava que, na sociedade do futuro, a produção seria mais avançada e eficiente do que a produção sob o capitalismo.
  • 15. Max Weber Seus escritos cobriram os campos da economia, do direito, da filosofia e da história comparativa, como também da sociologia. Weber acreditava que a sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas. De acordo com Weber, os indivíduos têm a habilidade de agir livremente e de moldar o futuro.
  • 16. Racionalização Weber acreditava que as pessoas estavam se afastando das crenças tradicionais fundadas em superstição, na religião, no costume e em hábitos ancestrais. Na sociedade industrial, havia pouco espaço para sentimentos e para fazer coisas pela simples razão de terem sido reintegradas por gerações. O desenvolvimento da ciência, da tecnologia moderna e da burocracia foi descrito por Weber como racionalização.
  • 17. Perspectivas sociológicas mais recentes Os primeiros sociólogos buscavam explicar o funcionamento das sociedades em geral e a natureza da mudança social a partir de métodos de análise. Porém, mesmo concordando com o tema da análise (a sociedade), eles normalmente tomavam a análise a partir de diferentes perspectivas. Três das mais recentes perspectivas teóricas são o Funcionalismo, a abordagem de conflito e o interacionismo simbólico.  
  • 18. Funcionalismo De acordo com essa abordagem, a disciplina da sociologia deveria investigar a relação das partes da sociedade uma com as outras e com a sociedade como um todo. Uma analogia orgânica compara a sociedade com um organismo vivo, sendo que para analisarmos o coração, temos também que entender sua relação com o resto do corpo, como o sangue , as veias e as artérias e até mesmo o pulmão.
  • 19. Porém o funcionalismo tende a personificar a sociedade e transforma as pessoas em um habitante genérico. Deste modo acaba-se dando características de um grupo dominante, à sociedade por completo e assim cometendo erros ao lidar com os cidadãos das cidades.
  • 20. Abordagem de conflito Enfatiza a importância de estruturas diversas dentro da sociedade e nas questões de poder, desigualdade e luta entre elas. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. Os teóricos de conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e tentam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
  • 21. Interacionismo Simbólico O interacionismo simbólico dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que o s outros dizem e fazem. Visto que os humanos vivem num universo ricamente simbólico, este método contribui para a percepção profunda da natureza de nossas ações na vida cotidiana.
  • 22. Conclusão Ser um sociólogo é estar consciente das diferenças entre modos de vidas que nós tomamos por normais e aqueles de outros grupos humanos. Tendo sempre em mente que mesmo que os seres humanos tenham muito em comum, há muitas variações entre diferentes sociedades e culturas.  
  • 23. BIBLIOGRAFIA http://psycholoco.files.wordpress.com/2009/02/ateu.jpg http://www.yale.edu/sociology/faculty/pages/smith/book_durkheimLRG.jpg http://virgiliosolano.files.wordpress.com/2009/06/deyj.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9f/Simbolo_JKD.jpg http://www.treehugger.com/satoyama-rice-japan.JPG http://tarrytownkids.files.wordpress.com/2010/01/lol-kids.jpg http://static.howstuffworks.com/gif/houston-city-guide-ga-1a.jpg http://sorayaromano.files.wordpress.com/2008/07/conflito.jpg http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Health/images-2/Emo-Kids.jpg http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-2/che-guevara-and-fidel-castro.jpg http://www.phillwebb.net/topics/society/Durkheim/Durkheim2.jpg