Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Prochain SlideShare
Water soluble vitamins
Water soluble vitamins
Chargement dans…3
×
1 sur 10

Plus De Contenu Connexe

Vous Pourriez Aussi Aimer

Livres associés

Gratuit avec un essai de 30 jours de Scribd

Tout voir

Programacao para site abril 2013

  1. 1. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT ORGANIZAÇÃO: GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” Coordenação Geral: Sandra Luzia Wrobel Straub (Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania) TÍTULO E INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO Título: “V Seminário de Informática na Educação: as convergências/divergências das inovações tecnológicas nos cenários da educação básica ao ensino superior” Instituições envolvidas na organização do evento: Universidade do Estado de Mato Grosso/Campus Universitário de Sinop/Grupo de Pesquisa Educação Científico- Tecnológica e Cidadania/ Doutorado Interinstitucional em Educação UFRGS/UNEMAT/CAPES Local do evento (cidade): Sinop UF: MT Início: 26 de junho Término: 29 de junho Evento de âmbito nacional
  2. 2. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT Área de conhecimento (CNPq): 7.00.00.00-0 Educação Sub-área do conhecimento (CNPq): Educação – 7.08.03.01-3 DADOS SOBRE EVENTO ANTERIOR Estamos na proposição da quinta edição do evento. O I Seminário foi realizado em 2003, com a discussão sobre o uso de novas tecnologias na Educação, com a participação de gestores do governo municipal e estadual com espaço para apresentação relato das experiências nas escolas públicas locais. O II Seminário realizado em 2005 ampliou as discussões do município abrangendo a região, com os temas sobre Intranet Educacional e Informática no contexto Educacional, com pesquisadores nacionais e cubanos. No III Seminário, no ano de 2007, com o tema inovação tecnológica e autonomia científica, houve a expansão da discussão do tema das novas tecnologias no contexto educacional, incluindo os questionamentos político-econômicos que envolvem a aquisição, produção e democratização do acesso às novas tecnologias no país. O evento de caráter nacional contou com pesquisadores de diferentes estados do Brasil, pesquisadora internacional (Macau/China/UNESCO), gestores municipais e estaduais da Educação, comunidade escolar e acadêmica. O IV Seminário de Informática na Educação, realizado em 2009, procurou o aprofundamento sobre a relação entre tecnologias e educação através do debate sobre o ensino superior, a formação continuada e profissionalizante, e o papel das políticas e dos gestores públicos na superação dos desafios na oferta e na qualidade. Os anais deste evento aconteceu por meio de CD com o ISSN 2175-8778. No período da realização dos quatro eventos ocorreram mesas redondas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos voltados à sociedade e ao poder público.
  3. 3. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT RESUMO DO EVENTO para 2013 Neste ano de 2013 a discussão do evento estará voltada ao tema as convergências/divergências das inovações tecnológicas nos cenários da educação básica ao ensino superior. Será problematizada a situação pela qual passa os cursos de licenciatura no país, com ênfase na formação de professores e o uso das tecnologias de informação e de comunicação na educação básica. Serão discutidas as alterações tecnológicas e científicas na educação básica e na educação superior. Pontuados os avanços e as barreiras para a inserção das tecnologias nos diversos espaços da educação, o debate volta-se à capacidade das políticas dos diversos níveis de governo na aquisição e disposição de recursos para a Educação Pública Brasileira, enfocando principalmente a tecnologia assistiva para atendimentos aos alunos com necessidades educativas especiais. Assim, a continuidade do Evento, na sua V versão, traz como novos temas as relações entre as tecnologias na educação básica e a formação superior com ênfase nos cursos de licenciatura e na tecnologia assistiva tanto para os alunos da educação básica quanto para os alunos do ensino superior. Para tanto, o evento conta com pesquisadores de diferentes estados do país, gestores municipais, estaduais e federais da Educação, comunidade escolar e acadêmica. Nos dias de realização do Evento ocorrerão mesas redondas, palestras, relato de experiências, minicursos e apresentação de trabalhos científicos voltados à sociedade e poder público. Palavras-chave 1- inovações tecnológicas 2- educação básica e ensino superior 3- tecnologia assistiva OBJETIVO GERAL Aprofundar e ampliar a discussão sobre a relação entre as inovações tecnológicas e educação através do debate sobre o uso das tecnologias de informação e de comunicação na educação básica e no ensino superior na superação dos desafios na oferta e na qualidade.
  4. 4. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT JUSTIFICATIVA A realização do evento assume relevância frente aos múltiplos estudos realizados no país sobre as inovações tecnológicas e a democratização das novas tecnologias e seus resultados na educação básica. A efetivação das tecnologias de informação e de comunicação hoje parece indissociável de um diagnóstico da realidade do país dentro do contexto da educação básica, da educação profissional e do ensino superior. Esta discussão implica na integração das experiências nacionais tanto do cotidiano escolar como da gestão pública e da produção de C&T, constituindo assim uma relação das problemáticas que limitam a efetivação de uma inclusão digital e tecnológica amplamente discutida na sociedade. Deste modo a realização do evento configura um exercício necessário para um diagnóstico e posterior ação da comunidade educacional e poder público na construção de alternativas para a concretização das inovações tecnológicas se efetivarem nas realidades das instituições públicas de ensino da Educação Básica à Universidade. RESULTADOS ESPERADOS O evento é voltado à comunidade escolar, às comunidades acadêmicas das Universidades e Faculdades de Sinop e região, dentre as quais a própria UNEMAT, a UFMT campus de Sinop, a UNIC, a FASIPE e aberta aos interessados de todo Brasil. Ao mesmo tempo o evento propõe o encontro entre educadores-pesquisadores e poder público como nos eventos anteriores, expandindo a discussão sobre o papel da Ciência e Tecnologia na Educação ao debater as questões das inovações tecnológicas na educação básica e no ensino superior. O evento propõe, também, integrar os conhecimentos gerados pela academia sobre as experiências desenvolvidas nas escolas, com as atividades de produção científica, de ensino e extensão.
  5. 5. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT PÚBLICO ALVO E NÚMERO ESPERADO DE PARTICIPANTES Considerando o envolvimento de diferentes instituições de ensino superior, a participação de governos, comunidade escolar da educação básica são esperados cerca de 400 participantes. E em função da elaboração de CD Rom com os textos de pesquisadores locais e de outros estados que exporão trabalhos e realizarão palestras, um público secundário será alcançado com o Evento. PROGRAMAÇÃO DO EVENTO V Seminário de Informática na Educação: as convergências/divergências das inovações tecnológicas nos cenários da educação básica ao ensino superior. Organização: Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania Dia 26 de junho 9 as 11h -Credenciamento e entrega do material 14 as 17- Mostra do Uso das TICs na Educação Básica e superior (instituições públicas e privadas de ensino). Coordenação dos trabalhos- Carla Ponce, Nilton Matsui, Sandra Braz Ayres e Edneuza Alves Trugillo 19h – Abertura do V Seminário de Informática na Educação: as convergências/divergências das inovações tecnológicas nos cenários da educação básica ao ensino superior - Abertura com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia, Presidente da FAPEMAT, Pró- Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UNEMAT, Coordenador do Campus Universitário de Sinop, Diretor da Faculdade de Educação e Linguagem, Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT, Chefes de Departamentos, Secretário Municipal de
  6. 6. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT Educação, Diretora do CEFAPRO e Representante do Grupo de Pesquisa organizador do evento. 20h Mesa-Redonda I – Educação Inclusiva, Tecnologias e Tecnologia Assistiva Apresentação e mediação: Profª Mestranda Elisangela Brugnhera Conferencistas: Profª Drª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP) Profª Doutoranda Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP) 21:30h Participação do público presente com questionamentos e contribuições 22:30h - encerramento das atividades do dia. Dia 27 de junho 7:30 as 11:30h e 13h as 17h- Realização de minicursos com a coordenação das Profas : Drª Tânia Pitombo de Oliveira, Mestranda Elisangela Brugnhera, Doutoranda Albina Pereira da Silva, Ms Edneuza Alves Trugillo, Drª Sandra Luzia Wrobel Straub e Ms Ariane Macedo Melo. 1- Objeto de Aprendizagem (Elisângela Brughera) 2- Stop Motion (Élidi Pavanelli Zubler e Sandra Regina B. Ayres)
  7. 7. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT 3- Mídias na educação: rádio, jornal, cinema e TV (Sandra Luzia Wrobel Straub e Tânia Pitombo de Oliveira) 4- Leitores de Tela (José de Souza Neto) 5- Controle de inserção com baixa mobilidade (Rui Ogawa) 6- O uso do Facebook na educação (Rosa Carolina da Silva de Gouveia) 7- Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle (Nádie Christina F. Machado Spence) 8- PbWorks (Albina Pereira de Pinho Silva) 9- Linguagem de modelagem matemática AMPL para resolver problemas de otimização (Rogério dos Reis Gonçalves- Galóis) 10- Balanço de Produção/Portal Capes (André Luiz Borges Milhomem) 11- Kturtle (Reginaldo Lopes Alencar ) 12- Informática aplicada a problemas de engenharia (Milton Neri Pereira) 13- Globos Digitais e utilizações pedagógicas (Rodrigo Bruno Zanin, Bruno Rodrigues dos Santos e Rhavel S. Dias Paulista) 14- Geogebra (Edson Pereira Barbosa)
  8. 8. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT 19h – Palestra I– Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? Apresentação e mediação: Profª Drª Sandra Luzia Wrobel Straub Conferencista - Profº Dr. José Armando Valente (UNICAMP) 20:h Debate 20:30 Mesa Redonda II: As Tics nos processos de aprendizagem da Educação Básica Apresentação e Mediação: Profª Ms Sandra Braz Ayres - Profª Drª Edméa de Oliveira Santos (UERJ) - Profª Drª Maristela Sarian Cury (UNEMAT) - Profª Drª Nádie Christina F. Machado Spence (UNEMAT) 22h – Debate 22h e 30 min: encerramento das atividades do dia Dia 28 de junho
  9. 9. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT 13h as 17h: Apresentação de trabalhos acadêmicos através de Comunicações orais e Relatos de Experiências aberto a todas as instituições de ensino e aos professores Coordenação dos trabalhos: Albina Pereira de Pinho Silva, Edneuza Alves Trugillo, Carla Ponce, Tânia Pitombo de Oliveira, Nilton Matsui, Sandra Braz Ayres e André Luiz Borges Milhomem 16h as 18h – Posters/Banners Coordenação dos trabalhos: Elisangela Brughera, Maria da Penha Pinto da Silva, Reginaldo Lopes Alencar e Ariane Macedo Melo 19h- Palestra II – As Tecnologias no Processo de Formação de Professores Apresentação e mediação: Profª Doutoranda Albina Pereira de Pinho Silva Conferencista: Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho – PPGEdu/UFRGS 20h e 30 min: Mesa- Redonda III: As TICs no contexto das IES Apresentação e mediação: Profª Drª Tânia Pitombo de Oliveira Conferencistas: Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira (Universidade de Passo Fundo-RS) Profª Drª Cristiane Pereira Dias (UNICAMP) Profª Drª Sandra Luzia Wrobel Straub (UNEMAT)
  10. 10. Governo do Estado de Mato Grosso SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E CIDADANIA” FINANCIAMENTO- FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso APOIO: DINTER EM EDUCAÇÃO UFRGS/UNEMAT/CAPES ALFA META SISTEMAS ESPECÍFICOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SINOP/MT Prof Dr Edson Pereira Barbosa (UFMT) 22h- Debate 22h e 30 min: encerramento das atividades do dia 29 de junho 7h:30min- Palestra III: O movimento do software livre no processo de apropriação da cultura digital dos profissionais da educação Apresentação e mediação – Especialista Rui Ogawa Conferencista: Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira (Universidade de Passo Fundo-RS) 9h e 30min Debate 10h e 30 min: encerramento 11h: entrega dos certificados

×