Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Segurança no Trabalho. Percepção de Risco

Analise critico sobre as funções do técnico de segurançca no trabalho

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Segurança no Trabalho. Percepção de Risco

  1. 1. VISÃO ABRANGENTEIMPACTOS DA ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO NOSADOECIMENTOS
  2. 2. VISÃO ABRANGENTEOrganização do trabalho Paralelamente a exposição a fatores físicos, químicos e biológicospresentes nos ambientes de trabalho, aspectos da organização dotrabalho tem causado adoecimentos variados e frequentes. As doenças mentais dos funcionários são frutos de processo dedesgaste gradativo tanto pelos aspectos da organização dotrabalho, como pela forma de gestão, caracterizada pelapressão, ameaças explícitas e implícitas, desvalorização dotrabalhador, gerando clima de medo, insegurança e baixa autoestima.
  3. 3. VISÃO ABRANGENTE Gripe e Depressão. Há doenças que não se pode prever o tempo de sua recuperação, mas éfundamental saber que essa previsão é relativa. O sistema de data de cessação de benefício programado já está em vigor noINSS e tem prejudicado muitos trabalhadores que não tem condição deretornar ao trabalho, mas devem retornar pois tem data de cessação debenefício já estabelecida na primeira perícia.
  4. 4. VISÃO ABRANGENTE A Previdência Social é o seguro social para a pessoa quecontribui. É uma instituição pública que tem como objetivoreconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A rendatransferida pela Previdência Social é utilizada para substituira renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde acapacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idadeavançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo amaternidade e a reclusão. Um benefício é cessado quando o beneficiário perde odireito ao seu recebimento. Acessação, portanto, representa a saída de benefíciosdo sistema previdenciário.
  5. 5. VISÃO ABRANGENTE Não basta apenas o código da doença para saber o tempo deincapacitação. Há variantes. Exemplo: há formas de diabetesincapacitantes. Muitos gestores de saúde ainda não abordam a saúde dotrabalhador em sua plenitude.
  6. 6. VISÃO ABRANGENTE Quantos dos acidentes de trânsito não são também acidentes dotrabalho? Quantas mortes, traumas cranioencefálicos e fraturas que lotam osserviços de emergências, não são decorrentes de acidentes dotrabalho? Quantos casos de alcoolismo, uso excessivo de outras drogas edepressões que transbordam nos centros de atenção psicossocialnão foram desencadeados ou agravados pelo trabalho? Quantos das consultas ambulatoriais em ortopedia não sãomotivadas por dor muscular adquirida no trabalho? Quantos dos casos de hipertensão arterial não tem no trabalhocausa desencadeante ou agravante?
  7. 7. VISÃO ABRANGENTESoluções: SUS passar a atuar mais ativamente nas condições e processos detrabalho, certamente contribuirá para termos no futuro populaçõesmais saudáveis; Aprimorar seus intrumentos e sistemas de notificação de acidentese doenças em particular as crônicas, as relacionadas ao trabalho eas decorrentes de violência; Refinar sua capacidade de análise e planejamento, capacitar seusprofissionais para intervenções efetivas na prevenção deocorrências e de incapacidades temporárias e permanentes.
  8. 8. OBRIGADO

×