SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  39
Lixo ELETRÔNICO Gabriella Fonseca Ribeiro Joyce Renata Marques Narjara Paula de Almeida Paes Silva Roque Diego Viana  Betim, 23 de Maio de 2011
SUMÁRIO Introdução Lixo Eletrônico Lixo Virtual Gestão de resíduos sólidos em Belo Horizonte
introdução
LIXO Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora.  Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
LIXO ELETRÔNICO O lixo eletrônico (termo que não deve ser confundido com spam), é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos). Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
LIXO VIRTUAL O lixo virtualpode ser exemplificado com os milhões de blogues, sites, e-mails e perfis em redes sociais, abandonados, que já infestam a “estratosfera virtual”. Além disso hátambém o problema dos spams, quelotamnossascaixas de email diariamente.
Lixoeletrônico
Quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, você está gerando um lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.
No Brasil o tempo médio de uso de um celular é inferior a dois anos e o de um computador é de quatro anos nas empresas e cinco anos nas residências.
O Brasil não dispõe de uma legislação federal para o descarte correto de lixo eletrônico, por isso uma montanha imensurável de baterias de celular, televisões, computadores, pilhas, aparelhos de celular e outros eletrônicos obsoletos, cuja vida útil é cada vez menor, ronda a população, trazendo prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública.
60% do lixo eletrônico coletado não têm destinação correta, ou seja, são encaminhados para os lixões, nos quais os componentes tóxicos facilmente alcançam os lençóis de água subterrânea.
Convençãode Basiléia
Vocêsabia? Em 2006, o Brasil foi parte do lixão high-tech da Califórnia. De acordo com dados obtidos pelo Jornal Folha de São Paulo no DTSC (sigla em inglês para Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia), 1.190 toneladas de lixo eletrônico foram enviadas do Estado norte-americano ao Brasil naquele ano.
Esta pequena criança chinesa está separando o cobre dos fios de plástico provenientes de aparelhos eletrônicos em Guiyu, China. O cobre será reciclado e o plástico queimado. O que você pode fazer para minimizar esta situação?
OS PERIGOS Na composição dos equipamentos eletrônicos existem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio – altamente perigosos à saúde humana. Além disso, para se produzir os aparelhos também são utilizados compostos químicos retardantes de chamas e PVC, que demoram séculos para se decompor no meio ambiente. Em contato com o ar, as águas e o solo e, por exposição direta ou indireta via água de abastecimento e alimentos, essas substâncias podem causar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer e outras doenças.
Oselementosquímicos e seuperigopara a saúde do homem
O chumbo pode afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, especialmente o sistema nervoso central. Rins e o sistema reprodutivo também são afetados. Os efeitos são os mesmo caso o chumbo seja inspirado ou ingerido. Em altas quantidades, o chumbo pode reduzir o tempo de reação, fraqueza nos dedos, punhos ou calcanhar, e possivelmente afeta a memória. O chumbo também pode causar anemia.
Você tem pilhas, baterias, celulares, carregadores lotando suas gavetas? Sabe que esse “e-lixo” não deve ser jogado no lixo comum, mas também não sabe o que fazer com ele?
Crie. Recrie.
Lixo Virtual
SPAMS Spams desperdiçam não apenas o tempo e a paciência dos usuários, mas uma enorme quantia em dinheiro. Um relatório de âmbito mundial divulgado em abril deste ano, realizado pela I.C.F. International, consultoria internacional sobre questões sustentáveis, e encomendado pela McAfee, revelou que a energia gasta para transmitir, processar e filtrar spams no ano de 2008 chegou a 33 bilhões de kWh (quilowatt-hora) – equivalente ao consumo energético de 2,4 milhões de casas nos Estados Unidos.
O Brasil, entretanto, não fica atrás: somos o 2° maior gerador de spams na rede mundial de computadores, responsáveis por 10% do total. Os Estados Unidos lideram a lista, com 26% das mensagens produzidas globalmente. O documento também reporta que 80% de toda a informação produzida na internet são constituídas por spams.
Assuntos de spam
Gestão de resíduos sólidos em Belo Horizonte
Projeto 3RsPCs O Projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos – é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Feam e do CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos), que tem por objetivo buscar soluções ambientalmente adequadas para os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REE). Em 2009, o projeto contou com o patrocínio da Microsoft.  
3RsPCs - Ações Realização do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores.  Iniciado em setembro de 2008, é voltado a jovens que aprendem sobre hardware e sobre os riscos desses resíduos se mal geridos, enquanto efetivamente recondicionam as máquinas. Instituição do Grupo de Trabalho que, a partir de dezembro de 2008, formula proposta de regulamentação para a gestão de REE a ser encaminhada ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA; Lançado em junho de 2009, o Diagnóstico da Geração de Resíduos Eletroeletrônicos do Estado de Minas Gerais em parceria com a instituição suíça de pesquisa EMPA - Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research; Realização do Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências do setor.
Centro de Coleta - CRC No CRC, os equipamentos chegam por meio de doações de órgãos do governo federal, estadual e municipal, pessoas físicas, empresas privadas, universidades, entre outros.  Ao recebê-la, é feita uma triagem para testar as máquinas a fim de verificar as condições de uso. Em funcionamento desde abril deste ano, o CRC de Belo Horizonte já recuperou 1.295 computadores dos 5.373 doados ao projeto por empresas privadas e órgãos públicos. O objetivo dos CRCs é ensinar aos jovens a  consertar, testar, limpar, configurar e embalar microcomputadores. As máquinas recuperadas foram entregues a 26 projetos de inclusão digital selecionados pela coordenação nacional do Projeto CI.
Centro de Coleta – CDI-BH O CDI- BH recebe todo o tipo de EEE, como televisores, aparelhos de som, telefones celulares, telefones fixos, aparelhos de fax, entre outros. http://www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora O CDI atua por meio da criação de CDIs Comunidade, voltados para populações menos favorecidas. Os equipamentos utilizados nesses espaços são doados por pessoas físicas e jurídicas. Computadores e periféricos doados ao CDI não precisam ser novos, mas devem estar em funcionamento e ter a configuração mínima especificada abaixo. - Computadores no mínimo Pentium III ou similar, completos, com HD e memória - Monitores quando acompanhados de computadores teclados ou mouses com CPU  - Impressoras e scanners - Cabos, desde que para os equipamentos aceitos - Laptops com fonte, no mínimo Pentium III ou similar
conclusão
CONCLUSÃO Projetos de recliclagem e destinação do lixo eletrônico merecem uma atenção maior da sociedade já que a quantidade produzida de “e-lixo” é enorme, ainda mais com o crescimento acelerado de novas tecnologias. A divulgação também deve ser de ampla abrangência pois como, por exemplo, os projetos citados, poucas pessoas tem o conhecimento da existência dos mesmos. O lixo digital está por toda Web, portanto, devemos ter consciência para evitar o aumento através de ações como, por exemplo, não criar SPAMS,  ao criar sites, optar pela desativação se for o mesmo tiver conteúdo que exija atualizações, etc.  Cabe a cada um agir de forma a conscientizar as pessoas quanto a essas boas práticas, principalmente nós profissionais da área.
REFERÊNCIAS GABRIEL, Martha. O e-lixo. http://www.e-lixo.org/elixo.html. Acessadodia 13 de maio de 2011. MOTTA, Sérgio. Legislaçãopara o LixoEletrônico. http://blog.premiosergiomotta.org.br/2009/02/16/legislacao-para-o-lixo-eletronico/ . Acessadodia 13 de maio de 2011. ____. Brasilreceberesto dos EUA. http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=776 . Acessadodia 13 de maio de 2011. TAVARES CAMPOS, Heliana Kátia, ABREU, Maria de Fátima "A Gestão dos Resíduos Sólidos em Belo Horizonte" . Pesquisado em 22 de maio de 2011. 3RsPCs ttp://cmrrmg.webnode.com.br/tecnologia/a3rspcs/ Acessado em 22 de maio de 2011. FRANCO, Rosana Gonçalves Ferreira, LANGE, Liséte Celina “Estimativa do fluxo dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil”. http://www.cdi.org.br Acessado em 22 de maio de 2011.

Contenu connexe

Tendances

Apresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e ReciclagemApresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e ReciclagemClaudia Costa
 
Trabalho de informática
Trabalho de informáticaTrabalho de informática
Trabalho de informáticaDiego Fernando
 
Reduzir Reutilizar Reciclar
Reduzir Reutilizar ReciclarReduzir Reutilizar Reciclar
Reduzir Reutilizar Reciclarlidia76
 
Apresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio AmbienteApresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio AmbienteMarilucia Santos
 
Separação resíduos e reciclagem
Separação resíduos e reciclagemSeparação resíduos e reciclagem
Separação resíduos e reciclagemZb Campanha
 
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhorProjeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhorMarilia Andrade Feitosa
 
Lixo eletrônico sustentabilidade
Lixo eletrônico sustentabilidadeLixo eletrônico sustentabilidade
Lixo eletrônico sustentabilidadeMarcio Zanoni
 
Aula - Lixo (6° ano)
Aula - Lixo (6° ano)Aula - Lixo (6° ano)
Aula - Lixo (6° ano)Janaina Alves
 
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente ANDRÉA LEMOS
 
Lixo: consequências e solucões
Lixo: consequências e solucõesLixo: consequências e solucões
Lixo: consequências e solucõesCleber Reis
 
Aula 2 Impactos Ambientais
Aula 2 Impactos AmbientaisAula 2 Impactos Ambientais
Aula 2 Impactos AmbientaisCarlos Priante
 
Saneamento Básico e Saúde Pública
Saneamento Básico e Saúde PúblicaSaneamento Básico e Saúde Pública
Saneamento Básico e Saúde PúblicaIsabela Espíndola
 

Tendances (20)

Lixo eletrônico
Lixo eletrônicoLixo eletrônico
Lixo eletrônico
 
Impactos ambientais intensivo
Impactos ambientais intensivoImpactos ambientais intensivo
Impactos ambientais intensivo
 
Aula: Consumismo e sustentabilidade
Aula: Consumismo e sustentabilidadeAula: Consumismo e sustentabilidade
Aula: Consumismo e sustentabilidade
 
Apresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e ReciclagemApresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e Reciclagem
 
Trabalho de informática
Trabalho de informáticaTrabalho de informática
Trabalho de informática
 
Reduzir Reutilizar Reciclar
Reduzir Reutilizar ReciclarReduzir Reutilizar Reciclar
Reduzir Reutilizar Reciclar
 
Apresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio AmbienteApresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio Ambiente
 
Sustentabilidade
SustentabilidadeSustentabilidade
Sustentabilidade
 
Lixo eletronico
Lixo eletronicoLixo eletronico
Lixo eletronico
 
Aula 5 reciclagem
Aula 5  reciclagemAula 5  reciclagem
Aula 5 reciclagem
 
Separação resíduos e reciclagem
Separação resíduos e reciclagemSeparação resíduos e reciclagem
Separação resíduos e reciclagem
 
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhorProjeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
Projeto reciclar é bom, reutilizar é melhor
 
Lixo eletrônico sustentabilidade
Lixo eletrônico sustentabilidadeLixo eletrônico sustentabilidade
Lixo eletrônico sustentabilidade
 
Aula - Lixo (6° ano)
Aula - Lixo (6° ano)Aula - Lixo (6° ano)
Aula - Lixo (6° ano)
 
Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente
 
Lixo: consequências e solucões
Lixo: consequências e solucõesLixo: consequências e solucões
Lixo: consequências e solucões
 
Educação ambiental
Educação ambientalEducação ambiental
Educação ambiental
 
Aula 2 Impactos Ambientais
Aula 2 Impactos AmbientaisAula 2 Impactos Ambientais
Aula 2 Impactos Ambientais
 
Saneamento Básico e Saúde Pública
Saneamento Básico e Saúde PúblicaSaneamento Básico e Saúde Pública
Saneamento Básico e Saúde Pública
 
Aula SUSTENTABILIDADE
Aula SUSTENTABILIDADEAula SUSTENTABILIDADE
Aula SUSTENTABILIDADE
 

Similaire à Lixo eletrônico

Lixo eletrônico
Lixo eletrônicoLixo eletrônico
Lixo eletrônicoFabio Cruz
 
Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009
Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009
Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009Jotakkk
 
Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...
Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...
Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...Rio Info
 
Sustentabilidade informatica aline
Sustentabilidade informatica alineSustentabilidade informatica aline
Sustentabilidade informatica alineMaisa Mendes
 
Computador e meio ambiente
Computador e meio ambienteComputador e meio ambiente
Computador e meio ambienteMagda Amaral
 
A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...
A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...
A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...Maisa Mendes
 
Alternativas para redução de resíduo eletrônico
Alternativas para redução de resíduo eletrônicoAlternativas para redução de resíduo eletrônico
Alternativas para redução de resíduo eletrônicoMirieli Zanetti
 
A prática dos 3 rs com eletrônicos
A prática dos 3 rs com eletrônicosA prática dos 3 rs com eletrônicos
A prática dos 3 rs com eletrônicosMirieli Zanetti
 
Webcompany [Labs]: Lixo Eletrônico
Webcompany [Labs]: Lixo EletrônicoWebcompany [Labs]: Lixo Eletrônico
Webcompany [Labs]: Lixo EletrônicoWebcompany GetSocial
 
Jornal inteiro
Jornal inteiroJornal inteiro
Jornal inteiroBOLETIM
 
Logistica do lixo eletronico
Logistica do lixo eletronicoLogistica do lixo eletronico
Logistica do lixo eletronicoEidmar Marcosen
 
TI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICO
TI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICOTI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICO
TI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICOSilvana Vasineski
 
INFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptx
INFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptxINFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptx
INFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptxPatricaNascimento1
 
Sustentabilidade[3] da gi.pptx daniela hellen - isabela e jaciani
Sustentabilidade[3] da gi.pptx daniela  hellen - isabela e jacianiSustentabilidade[3] da gi.pptx daniela  hellen - isabela e jaciani
Sustentabilidade[3] da gi.pptx daniela hellen - isabela e jacianinorivalfp
 

Similaire à Lixo eletrônico (20)

Lixo eletrônico
Lixo eletrônicoLixo eletrônico
Lixo eletrônico
 
Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009
Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009
Joesito silva ifect_cearaseminarioresiduostecnologicos_cearajunio2009
 
Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...
Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...
Rio Info 2010 - Negócios em Fórum - Responsabilidade Socioambiental - Abner f...
 
Metareciclagem 2009
Metareciclagem 2009Metareciclagem 2009
Metareciclagem 2009
 
Lixo Eletrônico.pptx
Lixo Eletrônico.pptxLixo Eletrônico.pptx
Lixo Eletrônico.pptx
 
Sustentabilidade informatica aline
Sustentabilidade informatica alineSustentabilidade informatica aline
Sustentabilidade informatica aline
 
Computador e meio ambiente
Computador e meio ambienteComputador e meio ambiente
Computador e meio ambiente
 
A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...
A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...
A sustentabilidade na informática – reciclagem e eliminação dos produtos tóxi...
 
Alternativas para redução de resíduo eletrônico
Alternativas para redução de resíduo eletrônicoAlternativas para redução de resíduo eletrônico
Alternativas para redução de resíduo eletrônico
 
A prática dos 3 rs com eletrônicos
A prática dos 3 rs com eletrônicosA prática dos 3 rs com eletrônicos
A prática dos 3 rs com eletrônicos
 
Comput@rte
Comput@rteComput@rte
Comput@rte
 
Webcompany [Labs]: Lixo Eletrônico
Webcompany [Labs]: Lixo EletrônicoWebcompany [Labs]: Lixo Eletrônico
Webcompany [Labs]: Lixo Eletrônico
 
Nininha
NininhaNininha
Nininha
 
Lixo Eletrônico
Lixo EletrônicoLixo Eletrônico
Lixo Eletrônico
 
Jornal inteiro
Jornal inteiroJornal inteiro
Jornal inteiro
 
Logistica do lixo eletronico
Logistica do lixo eletronicoLogistica do lixo eletronico
Logistica do lixo eletronico
 
TI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICO
TI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICOTI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICO
TI VERDE: GESTAO DO LIXO ELETRONICO
 
INFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptx
INFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptxINFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptx
INFORMATICA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AULA 05 JOSIMAR -.pptx
 
Sucata
SucataSucata
Sucata
 
Sustentabilidade[3] da gi.pptx daniela hellen - isabela e jaciani
Sustentabilidade[3] da gi.pptx daniela  hellen - isabela e jacianiSustentabilidade[3] da gi.pptx daniela  hellen - isabela e jaciani
Sustentabilidade[3] da gi.pptx daniela hellen - isabela e jaciani
 

Lixo eletrônico

  • 1. Lixo ELETRÔNICO Gabriella Fonseca Ribeiro Joyce Renata Marques Narjara Paula de Almeida Paes Silva Roque Diego Viana Betim, 23 de Maio de 2011
  • 2. SUMÁRIO Introdução Lixo Eletrônico Lixo Virtual Gestão de resíduos sólidos em Belo Horizonte
  • 4. LIXO Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
  • 5. LIXO ELETRÔNICO O lixo eletrônico (termo que não deve ser confundido com spam), é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos). Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
  • 6. LIXO VIRTUAL O lixo virtualpode ser exemplificado com os milhões de blogues, sites, e-mails e perfis em redes sociais, abandonados, que já infestam a “estratosfera virtual”. Além disso hátambém o problema dos spams, quelotamnossascaixas de email diariamente.
  • 8. Quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, você está gerando um lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.
  • 9.
  • 10.
  • 11. No Brasil o tempo médio de uso de um celular é inferior a dois anos e o de um computador é de quatro anos nas empresas e cinco anos nas residências.
  • 12. O Brasil não dispõe de uma legislação federal para o descarte correto de lixo eletrônico, por isso uma montanha imensurável de baterias de celular, televisões, computadores, pilhas, aparelhos de celular e outros eletrônicos obsoletos, cuja vida útil é cada vez menor, ronda a população, trazendo prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública.
  • 13. 60% do lixo eletrônico coletado não têm destinação correta, ou seja, são encaminhados para os lixões, nos quais os componentes tóxicos facilmente alcançam os lençóis de água subterrânea.
  • 15.
  • 16. Vocêsabia? Em 2006, o Brasil foi parte do lixão high-tech da Califórnia. De acordo com dados obtidos pelo Jornal Folha de São Paulo no DTSC (sigla em inglês para Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia), 1.190 toneladas de lixo eletrônico foram enviadas do Estado norte-americano ao Brasil naquele ano.
  • 17.
  • 18. Esta pequena criança chinesa está separando o cobre dos fios de plástico provenientes de aparelhos eletrônicos em Guiyu, China. O cobre será reciclado e o plástico queimado. O que você pode fazer para minimizar esta situação?
  • 19. OS PERIGOS Na composição dos equipamentos eletrônicos existem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio – altamente perigosos à saúde humana. Além disso, para se produzir os aparelhos também são utilizados compostos químicos retardantes de chamas e PVC, que demoram séculos para se decompor no meio ambiente. Em contato com o ar, as águas e o solo e, por exposição direta ou indireta via água de abastecimento e alimentos, essas substâncias podem causar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer e outras doenças.
  • 21. O chumbo pode afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, especialmente o sistema nervoso central. Rins e o sistema reprodutivo também são afetados. Os efeitos são os mesmo caso o chumbo seja inspirado ou ingerido. Em altas quantidades, o chumbo pode reduzir o tempo de reação, fraqueza nos dedos, punhos ou calcanhar, e possivelmente afeta a memória. O chumbo também pode causar anemia.
  • 22. Você tem pilhas, baterias, celulares, carregadores lotando suas gavetas? Sabe que esse “e-lixo” não deve ser jogado no lixo comum, mas também não sabe o que fazer com ele?
  • 23.
  • 24.
  • 26.
  • 28.
  • 29. SPAMS Spams desperdiçam não apenas o tempo e a paciência dos usuários, mas uma enorme quantia em dinheiro. Um relatório de âmbito mundial divulgado em abril deste ano, realizado pela I.C.F. International, consultoria internacional sobre questões sustentáveis, e encomendado pela McAfee, revelou que a energia gasta para transmitir, processar e filtrar spams no ano de 2008 chegou a 33 bilhões de kWh (quilowatt-hora) – equivalente ao consumo energético de 2,4 milhões de casas nos Estados Unidos.
  • 30. O Brasil, entretanto, não fica atrás: somos o 2° maior gerador de spams na rede mundial de computadores, responsáveis por 10% do total. Os Estados Unidos lideram a lista, com 26% das mensagens produzidas globalmente. O documento também reporta que 80% de toda a informação produzida na internet são constituídas por spams.
  • 32. Gestão de resíduos sólidos em Belo Horizonte
  • 33. Projeto 3RsPCs O Projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos – é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Feam e do CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos), que tem por objetivo buscar soluções ambientalmente adequadas para os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REE). Em 2009, o projeto contou com o patrocínio da Microsoft.  
  • 34. 3RsPCs - Ações Realização do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores. Iniciado em setembro de 2008, é voltado a jovens que aprendem sobre hardware e sobre os riscos desses resíduos se mal geridos, enquanto efetivamente recondicionam as máquinas. Instituição do Grupo de Trabalho que, a partir de dezembro de 2008, formula proposta de regulamentação para a gestão de REE a ser encaminhada ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA; Lançado em junho de 2009, o Diagnóstico da Geração de Resíduos Eletroeletrônicos do Estado de Minas Gerais em parceria com a instituição suíça de pesquisa EMPA - Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research; Realização do Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências do setor.
  • 35. Centro de Coleta - CRC No CRC, os equipamentos chegam por meio de doações de órgãos do governo federal, estadual e municipal, pessoas físicas, empresas privadas, universidades, entre outros. Ao recebê-la, é feita uma triagem para testar as máquinas a fim de verificar as condições de uso. Em funcionamento desde abril deste ano, o CRC de Belo Horizonte já recuperou 1.295 computadores dos 5.373 doados ao projeto por empresas privadas e órgãos públicos. O objetivo dos CRCs é ensinar aos jovens a consertar, testar, limpar, configurar e embalar microcomputadores. As máquinas recuperadas foram entregues a 26 projetos de inclusão digital selecionados pela coordenação nacional do Projeto CI.
  • 36. Centro de Coleta – CDI-BH O CDI- BH recebe todo o tipo de EEE, como televisores, aparelhos de som, telefones celulares, telefones fixos, aparelhos de fax, entre outros. http://www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora O CDI atua por meio da criação de CDIs Comunidade, voltados para populações menos favorecidas. Os equipamentos utilizados nesses espaços são doados por pessoas físicas e jurídicas. Computadores e periféricos doados ao CDI não precisam ser novos, mas devem estar em funcionamento e ter a configuração mínima especificada abaixo. - Computadores no mínimo Pentium III ou similar, completos, com HD e memória - Monitores quando acompanhados de computadores teclados ou mouses com CPU - Impressoras e scanners - Cabos, desde que para os equipamentos aceitos - Laptops com fonte, no mínimo Pentium III ou similar
  • 38. CONCLUSÃO Projetos de recliclagem e destinação do lixo eletrônico merecem uma atenção maior da sociedade já que a quantidade produzida de “e-lixo” é enorme, ainda mais com o crescimento acelerado de novas tecnologias. A divulgação também deve ser de ampla abrangência pois como, por exemplo, os projetos citados, poucas pessoas tem o conhecimento da existência dos mesmos. O lixo digital está por toda Web, portanto, devemos ter consciência para evitar o aumento através de ações como, por exemplo, não criar SPAMS, ao criar sites, optar pela desativação se for o mesmo tiver conteúdo que exija atualizações, etc. Cabe a cada um agir de forma a conscientizar as pessoas quanto a essas boas práticas, principalmente nós profissionais da área.
  • 39. REFERÊNCIAS GABRIEL, Martha. O e-lixo. http://www.e-lixo.org/elixo.html. Acessadodia 13 de maio de 2011. MOTTA, Sérgio. Legislaçãopara o LixoEletrônico. http://blog.premiosergiomotta.org.br/2009/02/16/legislacao-para-o-lixo-eletronico/ . Acessadodia 13 de maio de 2011. ____. Brasilreceberesto dos EUA. http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=776 . Acessadodia 13 de maio de 2011. TAVARES CAMPOS, Heliana Kátia, ABREU, Maria de Fátima "A Gestão dos Resíduos Sólidos em Belo Horizonte" . Pesquisado em 22 de maio de 2011. 3RsPCs ttp://cmrrmg.webnode.com.br/tecnologia/a3rspcs/ Acessado em 22 de maio de 2011. FRANCO, Rosana Gonçalves Ferreira, LANGE, Liséte Celina “Estimativa do fluxo dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil”. http://www.cdi.org.br Acessado em 22 de maio de 2011.