SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  46
TUTORIAL   PROJETO VIVA A ESCOLA OFICINA DE MÍDIAS/ RÁDIO PROFESSORA GEANE POTERIKO0
AUDACITY   O  Audacity   é uma ferramenta para editar e mixar qualquer arquivo de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Estes arquivos podem ser tanto gravados por meio do seu microfone ou entrada de linha quanto importados de algum lugar do computador.
Importando áudio ,[object Object]
Depois de selecionar, o programa deve carregar um pouco para criar o espectro sonoro referente à escolha.
[object Object]
Princípios básicos de gravação ,[object Object]
1. Volume
2. Propriedades
3. Gravação
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object],Por fim, é só usar o botão "Gravar".
[object Object],Interface Multi-trilha O Audacity trabalha com um sistema multi-trilhas de gravação, reproduzindo sons diversos simultâneamente; note que, ao gravar várias vezes com o microfone, cada registro será aberto em uma trilha diferente.
[object Object]
 
 
[object Object],[object Object]
O primeiro slider serve para redicionar o volume específico de cada trilha, ajudando para equiparar o som geral. O segundo é responsável pelo Pan — valor que representa o quanto de sinal total está sendo desviado para cada lado da interface estéreo (ou seja, se o som vai "sair" pelo lado direito ou esquerdo do fone, falante, etc.).
Copiando, colando & editando ,[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Zoom ,[object Object],[object Object]
Precauções com o volume ,[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Aplicando efeitos ,[object Object],[object Object]
Alterar altura (pitch) Com este efeito você altera a afinação do áudio, sem mexer na velocidade geral de reprodução. Os músicos podem usar o sistema de semitons ou então as notas musicais, já que estão mais habituados; quem é leigo pode modificar pelas porcentagens. Se usado na voz limpa, pode gerar sons curiosos e engraçados.
Alterar tempo Altera a velocidade sem modificar a afinação. Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Se você exagerar demais pode obter notas cortadas e ruídos indesejados.
Alterar velocidade Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.
Amplificar Amplifica o volume sem distorcê-lo. Note que, se você tentar aumentar demais o volume, o botão "OK" ficará desabilitado como forma de precaução. Se você marcar "Permitr clipping" o programa não ficará responsável pelos danos ao áudio original.
Aumento de Graves Sem segredo, aumenta os graves abaixo da freqüência que você escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica.
Compressor O compressor atua nas nuances sonoras, ajustando as dinâmicas e deixando o som mais "reto", deslocando o volume de sinais baixos para cima e o de sinais altos para baixo, literalmente comprimindo o som e nivelando as amplitudes das ondas. Após nivelar, pode também aplicar um pouco de ganho ao som final.
Digitar comando Nyquist Comando para usuários avançados. Usando ele consegue-se criar transformações nas ondas sonoras a partir de linguagens funcionais de programação.
Eco Como o nome diz, adiciona eco ao som original. O fator "Atraso" determina em quanto tempo virá a repetiçao, enquanto o "Decay" informa qual será a intensidade deste eco.
Equalização Modifica todo o espectro de freqüências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agúdos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para você carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.
Fade In & Fade Out O Fade In aumenta gradualmente o volume do trecho selecionado (eficiente para entradas), enquanto o Fade Out (bom para términos) faz o contrário, ou seja, diminui aos poucos o volume do trecho.
Filtro FFT Similar ao equalizador, permite que você reduza ou aumente o nível de freqüências arbitrariamente.
Inverter Usando o "Inverter ínicio e fim" simplesmente inverte o áudio, como se rodasse o disco ao contrário. Já o "Inverter verticalmente" apenas reverte a fase das ondas. Normalizar Esta opção aumenta o volume geral da gravação com cautela, sem "estourar", além de regular o DC Offset (ruídos oriundos da sua placa de som). É útil normalizar todas as suas trilhas antes de mixá-las.
Removedor de cliques Opção útil para remover os ruídos chato de discos de vinil sem danificar o resto do áudio. Os parâmetros de sensibilidade podem ser alterados para garantir um melhor desempenho.
Remover Ruído Permite que você remova certos ruídos indesejáveis em gravações. Primeiro você seleciona um pedacinho que contém apenas ruído e acione o "Perceber perfil de ruído". Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em "Remover Ruído". O slider pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade. Às vezes da certo, mas não pode ser encarada como a ferramenta definitiva; funciona melhor quando o ruído é pequeno e o sinal de áudio tem mais volume que ele.
Repetir Repete a parte selecionada um número específico de vezes. Bom para poupar tempo. Wahwah Apesar do Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente pelo usa em guitarras e  baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imersidade ao som, com alternância de fase nos canais. Experimente sem medo!
Outros efeitos Os efeitos que aparecem abaixo da linha divisória do menu "Efeitos" são outros plugins VST, Ladspa ou Nyquist que você tem no seu computador. Caso o programa não os tenha encontrado, cole-os na pasta "C:rquivos de programasudacitylug-Ins".
Marcadores Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc. Enfim, facilitar sua vida e não deixá-lo procurando o tempo todo. Para inserir uma trilha de marcadores vá em "Projeto/Novo Rótulo". Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta. O mesmo processo utilizado para mover os pedaços de áudio é usado aqui com o que você marcou: copiar, recortar, colar, etc.
Metrônomo Para garantir a coesão das faixas gravadas, a presença de de um metrônomo é efetivamente indispensável. Indo em "Inserir/Click Track" você cria uma pista com metrônomo. Entre as configurações, você seleciona as batidas por minuto (BPM), o número de batidas por compasso e a quantidade total de compassos. Depois que realizar as gravações, delete a trilha antes de exportar o projeto todo.
Salvando & Exportando Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição, composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto — dessa forma poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser — ou então exportar como WAV, MP3 ou OGG, que resultará em um arquivo audível em qualquer player de mídia, que condensa todas as trilhas que você preparou.
Exportando em MP3 Para exportar os arquivos em MP3 é muito fácil, tendo em vista que é só baixar o DLL Lame_Enc. O link é este  aqui . Se não funcionar, existe esta  alternativa . Ao selecionar a opção "Exportar como MP3" pela primeira vez, o programa irá pedir pelo codec. Então é só você localizá-lo no sistema uma única vez para tornar o procedimento automático e livre de falhas. O arquivo é o lame_enc.dll, portanto você precisa descompactar o que baixou.
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ALTAIR DA SILVA LEME - EFM 2010 PROFESSORA GEANE POTERIKO

Contenu connexe

Tendances

Tendances (19)

Tutorial audacity uni la salle
Tutorial audacity uni la salleTutorial audacity uni la salle
Tutorial audacity uni la salle
 
Tutorial audacity
Tutorial audacityTutorial audacity
Tutorial audacity
 
Audacity
AudacityAudacity
Audacity
 
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO AUDACITY
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO AUDACITYTELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO AUDACITY
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO AUDACITY
 
Multimídias do uca
Multimídias do ucaMultimídias do uca
Multimídias do uca
 
Modulo4
Modulo4Modulo4
Modulo4
 
Tutorial Audacity
Tutorial AudacityTutorial Audacity
Tutorial Audacity
 
AUDACITY
AUDACITYAUDACITY
AUDACITY
 
Parte 09 tipos de efeitos
Parte 09   tipos de efeitosParte 09   tipos de efeitos
Parte 09 tipos de efeitos
 
Parte 07 noise gate
Parte 07   noise gateParte 07   noise gate
Parte 07 noise gate
 
Primeiros Passos na Bateria Eletrônica Boss DR-880
Primeiros Passos na Bateria Eletrônica Boss DR-880Primeiros Passos na Bateria Eletrônica Boss DR-880
Primeiros Passos na Bateria Eletrônica Boss DR-880
 
Parte 02 mesa de p.a
Parte 02   mesa de p.aParte 02   mesa de p.a
Parte 02 mesa de p.a
 
Tutorial Básico Audacity
Tutorial Básico  AudacityTutorial Básico  Audacity
Tutorial Básico Audacity
 
Manual zara radio
Manual zara radioManual zara radio
Manual zara radio
 
Audacity
AudacityAudacity
Audacity
 
Tutorial basico audacity_1_2_6
Tutorial basico audacity_1_2_6Tutorial basico audacity_1_2_6
Tutorial basico audacity_1_2_6
 
Parte 03 mesa de monitor
Parte 03   mesa de monitorParte 03   mesa de monitor
Parte 03 mesa de monitor
 
Podcast Completo
Podcast CompletoPodcast Completo
Podcast Completo
 
Podomatic
PodomaticPodomatic
Podomatic
 

En vedette (12)

AUDACITY
AUDACITYAUDACITY
AUDACITY
 
Como criar site na plataforma Multiply
Como criar site na plataforma MultiplyComo criar site na plataforma Multiply
Como criar site na plataforma Multiply
 
Projeto como desenvolver
Projeto como desenvolverProjeto como desenvolver
Projeto como desenvolver
 
Grupo da Oficina de Mídias - Parte II
Grupo da Oficina de Mídias - Parte IIGrupo da Oficina de Mídias - Parte II
Grupo da Oficina de Mídias - Parte II
 
Como Preparar O Computador Para Usar O Microfone
Como Preparar O Computador Para Usar O MicrofoneComo Preparar O Computador Para Usar O Microfone
Como Preparar O Computador Para Usar O Microfone
 
Lousa digital
Lousa digitalLousa digital
Lousa digital
 
Apresentação workshop twitter
Apresentação workshop twitterApresentação workshop twitter
Apresentação workshop twitter
 
Oficina web rádio escolar
Oficina web rádio escolarOficina web rádio escolar
Oficina web rádio escolar
 
Oficina De EdiçãO Digital Audacity MóDulo 2
Oficina De EdiçãO Digital Audacity   MóDulo 2Oficina De EdiçãO Digital Audacity   MóDulo 2
Oficina De EdiçãO Digital Audacity MóDulo 2
 
Atividade lousa digital
Atividade lousa digitalAtividade lousa digital
Atividade lousa digital
 
Radio Escola - Implantaçao e uso pedagógico
Radio Escola - Implantaçao e uso pedagógicoRadio Escola - Implantaçao e uso pedagógico
Radio Escola - Implantaçao e uso pedagógico
 
Atividades - Oficina Rádio Escola
Atividades - Oficina Rádio EscolaAtividades - Oficina Rádio Escola
Atividades - Oficina Rádio Escola
 

Similaire à Tutorial audacity

Aprenda a produzir e editar áudios com o
Aprenda a produzir e editar áudios com oAprenda a produzir e editar áudios com o
Aprenda a produzir e editar áudios com oMessias Mota Vieira
 
Audacity - Tutorial
Audacity - TutorialAudacity - Tutorial
Audacity - Tutorialrtvunb
 
Manual do piano digital FENIX DP70
Manual do piano digital FENIX DP70Manual do piano digital FENIX DP70
Manual do piano digital FENIX DP70Habro Group
 
Primeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play Electric
Primeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play ElectricPrimeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play Electric
Primeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play ElectricSávio Gonçalves
 
Ldits gravando e apresentando um texto
Ldits gravando e apresentando um textoLdits gravando e apresentando um texto
Ldits gravando e apresentando um textoReinaldo Afonso Mayer
 
Audacity tutorial criar ficheiro_audio
Audacity tutorial criar ficheiro_audioAudacity tutorial criar ficheiro_audio
Audacity tutorial criar ficheiro_audiocgouveia1
 
Audacity - Os primeiros passos
Audacity - Os primeiros passosAudacity - Os primeiros passos
Audacity - Os primeiros passosJoanirse
 
Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)
Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)
Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)Habro Group
 
Manual da bateria eletrônica DDRUM DD3X
Manual da bateria eletrônica DDRUM DD3XManual da bateria eletrônica DDRUM DD3X
Manual da bateria eletrônica DDRUM DD3XHabro Group
 
Dispositivos de áudio no sll
Dispositivos de áudio no sllDispositivos de áudio no sll
Dispositivos de áudio no sllEsteban Viveros
 
OA4 - Gravar com microfone no Audacity
OA4 - Gravar com microfone no AudacityOA4 - Gravar com microfone no Audacity
OA4 - Gravar com microfone no Audacityapemeducacaomusical
 
Tutorial audacity
Tutorial audacityTutorial audacity
Tutorial audacityblogbrasil
 

Similaire à Tutorial audacity (20)

Aprenda a produzir e editar áudios com o
Aprenda a produzir e editar áudios com oAprenda a produzir e editar áudios com o
Aprenda a produzir e editar áudios com o
 
Audacity
Audacity Audacity
Audacity
 
Tutorial Básico Audacity
Tutorial Básico AudacityTutorial Básico Audacity
Tutorial Básico Audacity
 
Audacity - Tutorial
Audacity - TutorialAudacity - Tutorial
Audacity - Tutorial
 
Tutorial
TutorialTutorial
Tutorial
 
Manual do piano digital FENIX DP70
Manual do piano digital FENIX DP70Manual do piano digital FENIX DP70
Manual do piano digital FENIX DP70
 
Primeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play Electric
Primeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play ElectricPrimeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play Electric
Primeiros Passos na TC-Helicon VoiceLive Play Electric
 
Material radio
Material radioMaterial radio
Material radio
 
Ldits gravando e apresentando um texto
Ldits gravando e apresentando um textoLdits gravando e apresentando um texto
Ldits gravando e apresentando um texto
 
Audacity tutorial criar ficheiro_audio
Audacity tutorial criar ficheiro_audioAudacity tutorial criar ficheiro_audio
Audacity tutorial criar ficheiro_audio
 
Audacity - Os primeiros passos
Audacity - Os primeiros passosAudacity - Os primeiros passos
Audacity - Os primeiros passos
 
Audacity
AudacityAudacity
Audacity
 
Audacity
AudacityAudacity
Audacity
 
Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)
Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)
Manual módulo DD3X DDRUM (PORTUGUÊS)
 
Oficina audacity1
Oficina  audacity1Oficina  audacity1
Oficina audacity1
 
Manual da bateria eletrônica DDRUM DD3X
Manual da bateria eletrônica DDRUM DD3XManual da bateria eletrônica DDRUM DD3X
Manual da bateria eletrônica DDRUM DD3X
 
Dispositivos de áudio no sll
Dispositivos de áudio no sllDispositivos de áudio no sll
Dispositivos de áudio no sll
 
OA4 - Gravar com microfone no Audacity
OA4 - Gravar com microfone no AudacityOA4 - Gravar com microfone no Audacity
OA4 - Gravar com microfone no Audacity
 
Tutorial audacity
Tutorial audacityTutorial audacity
Tutorial audacity
 
Manual do meu teclado s 70 xs
Manual do meu teclado s 70 xsManual do meu teclado s 70 xs
Manual do meu teclado s 70 xs
 

Plus de gepoteriko

Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Introdução
Replanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - IntroduçãoReplanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - Introdução
Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Introduçãogepoteriko
 
Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Slides
Replanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - SlidesReplanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - Slides
Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Slidesgepoteriko
 
Tabela – Planejamento do trabalho
Tabela  – Planejamento do trabalhoTabela  – Planejamento do trabalho
Tabela – Planejamento do trabalhogepoteriko
 
QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados Levantados
QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados LevantadosQUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados Levantados
QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados Levantadosgepoteriko
 
GRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIAS
GRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIASGRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIAS
GRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIASgepoteriko
 
ARTIGO - TOONDOO E TDAH
ARTIGO - TOONDOO E TDAHARTIGO - TOONDOO E TDAH
ARTIGO - TOONDOO E TDAHgepoteriko
 
Concurso de desenho – 10 finalistas
Concurso de desenho – 10 finalistasConcurso de desenho – 10 finalistas
Concurso de desenho – 10 finalistasgepoteriko
 
Rotary Club - Palestra 17/09/15
Rotary Club - Palestra 17/09/15Rotary Club - Palestra 17/09/15
Rotary Club - Palestra 17/09/15gepoteriko
 
Oficina de Mídias 2014 - CEAA
Oficina de Mídias 2014 - CEAAOficina de Mídias 2014 - CEAA
Oficina de Mídias 2014 - CEAAgepoteriko
 
Análise de Interface_Geane Poteriko
Análise de Interface_Geane PoterikoAnálise de Interface_Geane Poteriko
Análise de Interface_Geane Poterikogepoteriko
 
Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko
 Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko
Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoterikogepoteriko
 
O menino do_dedo_verde
O menino do_dedo_verdeO menino do_dedo_verde
O menino do_dedo_verdegepoteriko
 
Texto sobre multimodalidade
Texto sobre multimodalidadeTexto sobre multimodalidade
Texto sobre multimodalidadegepoteriko
 
PRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICO
PRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS  NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICOPRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS  NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICO
PRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICOgepoteriko
 
Projeto Mídias na Educação
Projeto Mídias na EducaçãoProjeto Mídias na Educação
Projeto Mídias na Educaçãogepoteriko
 
Criação de cartoons
Criação de cartoonsCriação de cartoons
Criação de cartoonsgepoteriko
 
Cartoos mais famosos
Cartoos mais famososCartoos mais famosos
Cartoos mais famososgepoteriko
 
Histórico das produções clássicas
Histórico das produções clássicasHistórico das produções clássicas
Histórico das produções clássicasgepoteriko
 

Plus de gepoteriko (20)

Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Introdução
Replanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - IntroduçãoReplanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - Introdução
Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Introdução
 
Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Slides
Replanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - SlidesReplanejamento 2016   - Tecnologias x TDAH - Slides
Replanejamento 2016 - Tecnologias x TDAH - Slides
 
Tabela – Planejamento do trabalho
Tabela  – Planejamento do trabalhoTabela  – Planejamento do trabalho
Tabela – Planejamento do trabalho
 
QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados Levantados
QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados LevantadosQUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados Levantados
QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO - Dados Levantados
 
GRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIAS
GRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIASGRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIAS
GRÁFICOS - PESQUISA DE CAMPO SOBRE TDAH X TECNOLOGIAS
 
ARTIGO - TOONDOO E TDAH
ARTIGO - TOONDOO E TDAHARTIGO - TOONDOO E TDAH
ARTIGO - TOONDOO E TDAH
 
Concurso de desenho – 10 finalistas
Concurso de desenho – 10 finalistasConcurso de desenho – 10 finalistas
Concurso de desenho – 10 finalistas
 
Rotary Club - Palestra 17/09/15
Rotary Club - Palestra 17/09/15Rotary Club - Palestra 17/09/15
Rotary Club - Palestra 17/09/15
 
Oficina de Mídias 2014 - CEAA
Oficina de Mídias 2014 - CEAAOficina de Mídias 2014 - CEAA
Oficina de Mídias 2014 - CEAA
 
Análise de Interface_Geane Poteriko
Análise de Interface_Geane PoterikoAnálise de Interface_Geane Poteriko
Análise de Interface_Geane Poteriko
 
Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko
 Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko
Atividade - Desenvolvimento de interface_GeanePoteriko
 
O menino do_dedo_verde
O menino do_dedo_verdeO menino do_dedo_verde
O menino do_dedo_verde
 
Texto sobre multimodalidade
Texto sobre multimodalidadeTexto sobre multimodalidade
Texto sobre multimodalidade
 
PRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICO
PRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS  NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICOPRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS  NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICO
PRODUÇÃO DE SÍNTESES, RESUMOS E RESENHAS NO CONTEXTO ESCOLAR E ACADÊMICO
 
Projeto UFPR
Projeto UFPRProjeto UFPR
Projeto UFPR
 
Projeto Mídias na Educação
Projeto Mídias na EducaçãoProjeto Mídias na Educação
Projeto Mídias na Educação
 
Guia do JClic
Guia do JClicGuia do JClic
Guia do JClic
 
Criação de cartoons
Criação de cartoonsCriação de cartoons
Criação de cartoons
 
Cartoos mais famosos
Cartoos mais famososCartoos mais famosos
Cartoos mais famosos
 
Histórico das produções clássicas
Histórico das produções clássicasHistórico das produções clássicas
Histórico das produções clássicas
 

Dernier

PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxedelon1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfRavenaSales1
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 

Dernier (20)

PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 

Tutorial audacity

  • 1. TUTORIAL PROJETO VIVA A ESCOLA OFICINA DE MÍDIAS/ RÁDIO PROFESSORA GEANE POTERIKO0
  • 2. AUDACITY O Audacity é uma ferramenta para editar e mixar qualquer arquivo de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Estes arquivos podem ser tanto gravados por meio do seu microfone ou entrada de linha quanto importados de algum lugar do computador.
  • 3.
  • 4. Depois de selecionar, o programa deve carregar um pouco para criar o espectro sonoro referente à escolha.
  • 5.
  • 6.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15.
  • 16.  
  • 17.  
  • 18.
  • 19. O primeiro slider serve para redicionar o volume específico de cada trilha, ajudando para equiparar o som geral. O segundo é responsável pelo Pan — valor que representa o quanto de sinal total está sendo desviado para cada lado da interface estéreo (ou seja, se o som vai "sair" pelo lado direito ou esquerdo do fone, falante, etc.).
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.
  • 24.
  • 25.
  • 26. Alterar altura (pitch) Com este efeito você altera a afinação do áudio, sem mexer na velocidade geral de reprodução. Os músicos podem usar o sistema de semitons ou então as notas musicais, já que estão mais habituados; quem é leigo pode modificar pelas porcentagens. Se usado na voz limpa, pode gerar sons curiosos e engraçados.
  • 27. Alterar tempo Altera a velocidade sem modificar a afinação. Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Se você exagerar demais pode obter notas cortadas e ruídos indesejados.
  • 28. Alterar velocidade Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.
  • 29. Amplificar Amplifica o volume sem distorcê-lo. Note que, se você tentar aumentar demais o volume, o botão "OK" ficará desabilitado como forma de precaução. Se você marcar "Permitr clipping" o programa não ficará responsável pelos danos ao áudio original.
  • 30. Aumento de Graves Sem segredo, aumenta os graves abaixo da freqüência que você escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica.
  • 31. Compressor O compressor atua nas nuances sonoras, ajustando as dinâmicas e deixando o som mais "reto", deslocando o volume de sinais baixos para cima e o de sinais altos para baixo, literalmente comprimindo o som e nivelando as amplitudes das ondas. Após nivelar, pode também aplicar um pouco de ganho ao som final.
  • 32. Digitar comando Nyquist Comando para usuários avançados. Usando ele consegue-se criar transformações nas ondas sonoras a partir de linguagens funcionais de programação.
  • 33. Eco Como o nome diz, adiciona eco ao som original. O fator "Atraso" determina em quanto tempo virá a repetiçao, enquanto o "Decay" informa qual será a intensidade deste eco.
  • 34. Equalização Modifica todo o espectro de freqüências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agúdos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para você carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.
  • 35. Fade In & Fade Out O Fade In aumenta gradualmente o volume do trecho selecionado (eficiente para entradas), enquanto o Fade Out (bom para términos) faz o contrário, ou seja, diminui aos poucos o volume do trecho.
  • 36. Filtro FFT Similar ao equalizador, permite que você reduza ou aumente o nível de freqüências arbitrariamente.
  • 37. Inverter Usando o "Inverter ínicio e fim" simplesmente inverte o áudio, como se rodasse o disco ao contrário. Já o "Inverter verticalmente" apenas reverte a fase das ondas. Normalizar Esta opção aumenta o volume geral da gravação com cautela, sem "estourar", além de regular o DC Offset (ruídos oriundos da sua placa de som). É útil normalizar todas as suas trilhas antes de mixá-las.
  • 38. Removedor de cliques Opção útil para remover os ruídos chato de discos de vinil sem danificar o resto do áudio. Os parâmetros de sensibilidade podem ser alterados para garantir um melhor desempenho.
  • 39. Remover Ruído Permite que você remova certos ruídos indesejáveis em gravações. Primeiro você seleciona um pedacinho que contém apenas ruído e acione o "Perceber perfil de ruído". Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em "Remover Ruído". O slider pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade. Às vezes da certo, mas não pode ser encarada como a ferramenta definitiva; funciona melhor quando o ruído é pequeno e o sinal de áudio tem mais volume que ele.
  • 40. Repetir Repete a parte selecionada um número específico de vezes. Bom para poupar tempo. Wahwah Apesar do Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente pelo usa em guitarras e  baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imersidade ao som, com alternância de fase nos canais. Experimente sem medo!
  • 41. Outros efeitos Os efeitos que aparecem abaixo da linha divisória do menu "Efeitos" são outros plugins VST, Ladspa ou Nyquist que você tem no seu computador. Caso o programa não os tenha encontrado, cole-os na pasta "C:rquivos de programasudacitylug-Ins".
  • 42. Marcadores Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc. Enfim, facilitar sua vida e não deixá-lo procurando o tempo todo. Para inserir uma trilha de marcadores vá em "Projeto/Novo Rótulo". Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta. O mesmo processo utilizado para mover os pedaços de áudio é usado aqui com o que você marcou: copiar, recortar, colar, etc.
  • 43. Metrônomo Para garantir a coesão das faixas gravadas, a presença de de um metrônomo é efetivamente indispensável. Indo em "Inserir/Click Track" você cria uma pista com metrônomo. Entre as configurações, você seleciona as batidas por minuto (BPM), o número de batidas por compasso e a quantidade total de compassos. Depois que realizar as gravações, delete a trilha antes de exportar o projeto todo.
  • 44. Salvando & Exportando Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição, composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto — dessa forma poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser — ou então exportar como WAV, MP3 ou OGG, que resultará em um arquivo audível em qualquer player de mídia, que condensa todas as trilhas que você preparou.
  • 45. Exportando em MP3 Para exportar os arquivos em MP3 é muito fácil, tendo em vista que é só baixar o DLL Lame_Enc. O link é este aqui . Se não funcionar, existe esta alternativa . Ao selecionar a opção "Exportar como MP3" pela primeira vez, o programa irá pedir pelo codec. Então é só você localizá-lo no sistema uma única vez para tornar o procedimento automático e livre de falhas. O arquivo é o lame_enc.dll, portanto você precisa descompactar o que baixou.
  • 46. COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ALTAIR DA SILVA LEME - EFM 2010 PROFESSORA GEANE POTERIKO