SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  45
Como surgiu esta discussão? Em outubro de 2004, Lafley, Peter Drucker e vários outros presidentes e estudiosos da administração reuniram-se para perguntar       “Qual o trabalho do Presidente?”
Ele tem uma responsabilidade única pelo desempenho e pelos resultados da empresa.
“Qual o trabalho do presidente?”  A dúvida era: Será que realmente entendemos o papel e o trabalho singulares de um presidente?
Na opinião de Drucker o presidente é erroneamente visto como coach e como um curinga que entra em cena para solucionar problemas quando necessário.
“O presidente é o elo entre o ‘interior’, ou a ‘organização’, e o ‘exterior’, que é a sociedade, a economia, a tecnologia, o mercado e os clientes. No interior, há apenas custos.  Já os resultados se encontram apenas no exterior”.
“Qual o trabalho do presidente?”  Somente o presidente tem uma visão global do exterior relevante e somente ele é responsável por Entendê-lo, Interpretá-lo,       Defendê-lo                                e  Apresentá-lo para que a empresa possa responder de um jeito que permita o crescimento sustentável da receita, do lucro e do retorno total ao acionista.
“Qual o trabalho do presidente?”  Mas, se unir o exterior ao interior é o papel do presidente, qual é o trabalho realmente envolvido?
Cremos que são 4 tarefas Fundamentais
“Qual o trabalho do presidente?”  Definir o exterior relevante; Decidir qual é seu negócio (e qual não é); Equilibrar presente e futuro; e Definir valores e padrões.
Na simplicidade e na clareza dessas tarefas reside sua força. O desafio é não se deixar envolver em atividades que não sejam de responsabilidade exclusiva do presidente.
Somente o presidente tem uma visão global do exterior relevante e somente ele é responsável por entendê- lo, Interpretá-lo, Defendê-lo e apresentá-lo para que a empresa possa responder de um jeito que permita o crescimento sustentável da receita, do lucro e do retorno total ao acionista
“Qual o trabalho do presidente?”  É uma função que somente o presidente pode exercer porque todos os demais na organização têm um foco muito mais estreito e, em geral, unidirecional. O foco do pessoal de vendas é externo;  o de praticamente todos os demais é interno.
Integrar o interior e o exterior é difícil; é muito mais fácil optar por apenas um.  O presidente pode enxergar oportunidades que outros não enxergam e, por ser aquela pessoa cujo chefe não é outro funcionário da empresa, é capaz de julgar e de tomar as duras decisões que outros são incapazes de tomar.
O presidente é o único a responder pelo desempenho e pelos resultados da empresa.
“Qual o trabalho do presidente?”  E é uma função que o presidente deve exercer porque, sem o exterior, não há interior. O crescimento sustentável da instituição é responsabilidade e legado do presidente. O foco interno, por sua vez, é inimigo do crescimento.
“Qual o trabalho do presidente?”  Não chegaremos lá sem uma profunda compreensão dos stakeholders externos, cada qual com os próprios interesses, e da relação desses interesses com os recursos e as limitações da organização.
“Qual o trabalho do presidente?”  Definir o exterior relevante — no qual os resultados são mais significantes.  Que público externo pesava mais?  E que resultados eram os mais importantes?
“Qual o trabalho do presidente?”  Druckerescreveu que o propósito de uma empresa é criar um cliente. De todos os stakeholders da empresa, tanto em seu interior como no exterior, o principal é o consumidor.
“Qual o trabalho do presidente?”  Todo mundo sabe que o cliente é rei.  Sabíamos disso em 2000 e sabemos disso hoje.  Onde quer que vá, o presidente precisa martelar essa idéia simples, a de que o consumidor é quem manda.
Com uma visão mais clara do exterior, o passo seguinte é definir os resultados que mais pesam.
Decida qual é seu negócio A segunda tarefa do presidente é identificar os espaços competitivos nos quais a empresa pode vencer.
“Qual o trabalho do presidente?”  “Igualmente importante — e outra função que somente o presidente pode exercer : É decidir o seguinte: qual é nosso negócio? Qual deveria ser?  Qual não é nosso negócio? E qual não deveria ser?”.
Somente o presidente tem uma visão global da empresa para poder tomar essas difíceis decisões, pois, embora esteja atrás de oportunidades de crescimento, a maioria dos líderes empresariais acha extremamente difícil sugerir o fechamento ou a venda de uma operação à qual pertence.
Muitas vezes um líder prefere encarar o desafio de tentar recuperar a operação, ainda que, estrategicamente falando, ela não se encaixe no todo.
“Qual o trabalho do presidente?”  Determinar em que negócios não devemos estar é uma iniciativa contínua que exige uma poda e uma limpeza constantes.  Desfazer-se de ativos não é tão glamoroso quanto comprá-los,mas é igualmente importante.
Resolver o conflito entre prioridades de curto prazo e de longo prazo, às vezes divergentes, é,como nos lembrou Peter Drucker, um desafio tão antigo quanto a própria atividade empresarial.
Drucker disse: “O presidente decide qual será o equilíbrio entre o resultado de atividades presentes e o investimento em um futuro desconhecido, incognoscível e altamente incerto (...) é um juízo, não uma [decisão] baseada em ‘fatos’”.
“Qual o trabalho do presidente?”  Trabalhar no presente para conquistar o direito de investir no futuro. É um equilíbrio que somente o presidente pode atingir, pois ele é o único indivíduo exposto a todos os interesses externos e internos, sendo ao mesmo tempo responsável pelo longo prazo.
É tanto arte quanto ciência. A influência do presente sempre será maior, pois a maioria dos stakeholders tem interesses de curto prazo; poucos realmente apostam no desempenho da empresa por mais de um ano ou dois.
“Qual o trabalho do presidente?”  Um presidente de primeira viagem raramente tem muita experiência em fazer a balança pender para o longo prazo.  Seu instinto para investir no crescimento a longo prazo não foi trabalhado. Em geral, esse instinto é adquirido na prática. A experiência sugere que é preciso tomar um punhado de decisões críticas para se atingir esse equilíbrio.
A primeira é definir metas realistas de crescimento.  A segunda decisão é criar um processo de planejamento orçamentário flexível.
A terceira decisão é alocar recursos humanos de maneira a identificar e formar gente de talento para hoje e amanhã.
“Qual o trabalho do presidente?”  Nas palavras de Drucker: “Um bom presidente se certifica de que gente de alto desempenho seja destacada para oportunidades, e não apenas para ‘problemas’. E se certifica de que cada pessoa seja instalada [em um posto] no qual suas qualidades possam ser eficazes”.
Alocar recursos humanos de modo estratégico é um aspecto crucial do papel do presidente,pois envolve não só a consideração daquilo que se sabe hoje, mas também uma projeção de habilidades e experiências que os líderes terão de exibir para tocar negócios que talvez ainda nem existam..
Nada substitui o envolvimento pessoal com aqueles que estão sendo preparados para o futuro.
“Qual o trabalho do presidente?”  Defina valores e padrões Valores estabelecem a identidade de uma empresa; têm a ver com o comportamento. Se não ajudarem a empresa a avançar, podem até ser bem-vindos, mas não são essenciais para o futuro.  Padrões têm a ver com expectativas; norteiam nossas decisões. Padrões são a régua com que medimos os valores.
Drucker disse: “O presidente define os valores, os padrões, a ética da organização. Ou lidera a empresa, ou a desorienta”.
A quarta tarefa do presidente é interpretar os valores da organização à luz da mudança e da competição e definir seus padrões.
“Qual o trabalho do presidente?”  O presidente é a pessoa em melhor posição para garantir que o propósito, os valores e os padrões da empresa sejam relevantes para o presente e o futuro, e para os negócios nos quais a empresa atua.
O presidente pode e deve fazer as intervenções necessárias para manter esse propósito e esses valores focados no exterior. Para sustentar a vantagem competitiva e o crescimento, precisa criar padrões que possam garantir que a empresa vença a briga por aqueles que mais importam e supere suas melhores concorrentes.
“Qual o trabalho do presidente?”  “Não é possível gerenciar a mudança. A única saída é estar à frente dela (...) Em um período de transformações como o que estamos vivendo, mudança é a norma. É verdade que é algo doloroso e arriscado, e que requer, acima de tudo, uma bela dose de empenho e dedicação. Mas, se não encarar como sua a tarefa de encabeçar a mudança, a organização (...) não sobreviverá”.
A maior parte do tempo do presidente deve ser gasta nas quatro tarefas aqui delineadas. Não é, contudo, o que ocorre na realidade com muitos presidentes — talvez a maioria deles. Dou mais atenção a demandas internas do que deveria; estou sempre lutando contra a força de atração gravitacional do interior. Para mim está bem claro, no entanto, que a função real e singular do presidente depende de uma perspectiva externa única que está fora do alcance do restante da organização — a menos que o presidente a torne presente por meio de decisões e atos diários. A. G. Lafley, ex-presidente da P&G
Seja qual for a dinâmica, o trabalho a ser feito é sempre o mesmo: unir o exterior ao interior. O presidente é a única pessoa capaz de entender tanto o interior quanto o exterior. É um trabalho que nunca deixará de existir.
REALIZAÇÃO:

Contenu connexe

Tendances

Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...
Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...
Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...Alejandro Olchik
 
Proposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas Evangelista
Proposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas EvangelistaProposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas Evangelista
Proposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas EvangelistaLucas Evangelista
 
Foco e criatividade, fazer mais com menos
Foco e criatividade, fazer mais com menosFoco e criatividade, fazer mais com menos
Foco e criatividade, fazer mais com menosRenata Di Nizo
 
Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013
Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013
Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013Gabriel Talask
 
Programa de ideias, cultura de inovacao e competitividade
Programa de ideias, cultura de inovacao e competitividadePrograma de ideias, cultura de inovacao e competitividade
Programa de ideias, cultura de inovacao e competitividadeJose Claudio Terra
 
Palestra AdministraçãO, ImportâNcia E Atualidade
Palestra   AdministraçãO, ImportâNcia E AtualidadePalestra   AdministraçãO, ImportâNcia E Atualidade
Palestra AdministraçãO, ImportâNcia E AtualidadeAntonio Carlos Cassarro
 
Gary hamel vantegem evolutiva
Gary hamel   vantegem evolutivaGary hamel   vantegem evolutiva
Gary hamel vantegem evolutivaCarolina Kallas
 
Empresas feitas para vencer jim collins - resenha
Empresas feitas para vencer   jim collins - resenhaEmpresas feitas para vencer   jim collins - resenha
Empresas feitas para vencer jim collins - resenhaRamires Dörr Flesch
 
Dicas autodesenvolvimento
Dicas autodesenvolvimentoDicas autodesenvolvimento
Dicas autodesenvolvimentoMonique Forte
 

Tendances (16)

Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...
Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...
Projetos de software - os 5 principais problemas de engajamento de pessoas e ...
 
Texto 4 pao de acucar
Texto 4 pao de acucarTexto 4 pao de acucar
Texto 4 pao de acucar
 
Pensamentos de peterdrucker
Pensamentos de peterdruckerPensamentos de peterdrucker
Pensamentos de peterdrucker
 
Proposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas Evangelista
Proposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas EvangelistaProposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas Evangelista
Proposta de Candidatura – Presidência Executiva – Lucas Evangelista
 
Novos Lideres Para Enfrentar a Crise
Novos Lideres Para Enfrentar a CriseNovos Lideres Para Enfrentar a Crise
Novos Lideres Para Enfrentar a Crise
 
O verdadeiro poder Vicente falconi
O verdadeiro poder Vicente falconiO verdadeiro poder Vicente falconi
O verdadeiro poder Vicente falconi
 
Foco e criatividade, fazer mais com menos
Foco e criatividade, fazer mais com menosFoco e criatividade, fazer mais com menos
Foco e criatividade, fazer mais com menos
 
Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013
Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013
Bruna pires de souza proposta gestão de pessoas 2013
 
Programa de ideias, cultura de inovacao e competitividade
Programa de ideias, cultura de inovacao e competitividadePrograma de ideias, cultura de inovacao e competitividade
Programa de ideias, cultura de inovacao e competitividade
 
Palestra AdministraçãO, ImportâNcia E Atualidade
Palestra   AdministraçãO, ImportâNcia E AtualidadePalestra   AdministraçãO, ImportâNcia E Atualidade
Palestra AdministraçãO, ImportâNcia E Atualidade
 
Gary hamel vantegem evolutiva
Gary hamel   vantegem evolutivaGary hamel   vantegem evolutiva
Gary hamel vantegem evolutiva
 
Administração na sociedade atual
Administração na sociedade atualAdministração na sociedade atual
Administração na sociedade atual
 
Empresas feitas para vencer jim collins - resenha
Empresas feitas para vencer   jim collins - resenhaEmpresas feitas para vencer   jim collins - resenha
Empresas feitas para vencer jim collins - resenha
 
Comp LidererançA
Comp LidererançAComp LidererançA
Comp LidererançA
 
Jogos de empresa - Apresentação
Jogos de empresa - ApresentaçãoJogos de empresa - Apresentação
Jogos de empresa - Apresentação
 
Dicas autodesenvolvimento
Dicas autodesenvolvimentoDicas autodesenvolvimento
Dicas autodesenvolvimento
 

En vedette

16 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 2014
16 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 201416 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 2014
16 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 2014Jonathann Adriano de Almeida
 
Quem te irrita, te domina.
Quem te irrita, te domina. Quem te irrita, te domina.
Quem te irrita, te domina. XBL
 
Quem te IRRITA te DOMINA
Quem te IRRITA te DOMINAQuem te IRRITA te DOMINA
Quem te IRRITA te DOMINAAlex Born
 
8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira
8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira
8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreiraSylvio Ribeiro
 
25 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.0
25 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.025 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.0
25 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.0Felipe Delphorno
 
10 frases sobre Marketing Digital
10 frases sobre Marketing Digital10 frases sobre Marketing Digital
10 frases sobre Marketing DigitalAlexandre Nunes
 

En vedette (7)

16 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 2014
16 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 201416 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 2014
16 frases para você refletir sobre suas decisões profissionais em 2014
 
Quem te irrita, te domina.
Quem te irrita, te domina. Quem te irrita, te domina.
Quem te irrita, te domina.
 
Lanubia tic
Lanubia ticLanubia tic
Lanubia tic
 
Quem te IRRITA te DOMINA
Quem te IRRITA te DOMINAQuem te IRRITA te DOMINA
Quem te IRRITA te DOMINA
 
8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira
8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira
8 gurus e seus conceitos que podem mudar a sua carreira
 
25 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.0
25 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.025 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.0
25 Melhores citações e pensamentos do Digital Age 2.0
 
10 frases sobre Marketing Digital
10 frases sobre Marketing Digital10 frases sobre Marketing Digital
10 frases sobre Marketing Digital
 

Similaire à IV Fórum Gomes de Matos - O QUE SÓ O PRESIDENTE PODE FAZER

Obrigacoes do gestor
Obrigacoes do gestorObrigacoes do gestor
Obrigacoes do gestorVakuva Jose
 
Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011
Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011
Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011Unip e Uniplan
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegieHOME
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegieHOME
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegieHOME
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegieHOME
 
O Verdadeiro Desafio do CEO
O Verdadeiro Desafio do CEOO Verdadeiro Desafio do CEO
O Verdadeiro Desafio do CEOTulio Takemae
 
Palestra sobre Agile e Liderança - Just Digital
Palestra sobre Agile e Liderança - Just DigitalPalestra sobre Agile e Liderança - Just Digital
Palestra sobre Agile e Liderança - Just DigitalJust Digital
 
Texto o aprendizado da gestão
Texto o aprendizado da gestãoTexto o aprendizado da gestão
Texto o aprendizado da gestãoflysoftrh
 
Um engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenharia
Um engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenhariaUm engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenharia
Um engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenhariaLowrrayny Franchesca
 
Mudando o paradigma, pensando em Agile
Mudando o paradigma, pensando em AgileMudando o paradigma, pensando em Agile
Mudando o paradigma, pensando em AgileRafael Cichini
 
Os 20 Mandamentos dos Líderes Extraordinários
Os 20 Mandamentos dos Líderes ExtraordináriosOs 20 Mandamentos dos Líderes Extraordinários
Os 20 Mandamentos dos Líderes ExtraordináriosLeonardo Neves
 
Aula Magna UVV Business School
Aula Magna UVV Business SchoolAula Magna UVV Business School
Aula Magna UVV Business SchoolPaulo Hartung
 
Virtudes de-um-bom-lider
Virtudes de-um-bom-liderVirtudes de-um-bom-lider
Virtudes de-um-bom-liderJuarez Fragata
 
Sobre a liderança e as qualidades do líder
Sobre a liderança e as qualidades do líderSobre a liderança e as qualidades do líder
Sobre a liderança e as qualidades do líderJoão Gretzitz
 
Plataforma Liderança Sustentável - Ricardo Voltolini
Plataforma Liderança Sustentável - Ricardo VoltoliniPlataforma Liderança Sustentável - Ricardo Voltolini
Plataforma Liderança Sustentável - Ricardo VoltoliniSistema FIEB
 
Ricardo voltolini 14 00
Ricardo voltolini 14 00Ricardo voltolini 14 00
Ricardo voltolini 14 00forumsustentar
 

Similaire à IV Fórum Gomes de Matos - O QUE SÓ O PRESIDENTE PODE FAZER (20)

Obrigacoes do gestor
Obrigacoes do gestorObrigacoes do gestor
Obrigacoes do gestor
 
Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011
Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011
Modelos de liderança 2a aula- 24/02/2011
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
 
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
1572544318 e book--_aprenda_a_pensar_e_agir_como_um_grande_lder_-_dale_carnegie
 
Resumo o estrategista
Resumo o estrategistaResumo o estrategista
Resumo o estrategista
 
O Verdadeiro Desafio do CEO
O Verdadeiro Desafio do CEOO Verdadeiro Desafio do CEO
O Verdadeiro Desafio do CEO
 
Palestra sobre Agile e Liderança - Just Digital
Palestra sobre Agile e Liderança - Just DigitalPalestra sobre Agile e Liderança - Just Digital
Palestra sobre Agile e Liderança - Just Digital
 
Texto o aprendizado da gestão
Texto o aprendizado da gestãoTexto o aprendizado da gestão
Texto o aprendizado da gestão
 
Um engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenharia
Um engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenhariaUm engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenharia
Um engenheiro civil e o seu papel de gerente na obra de engenharia
 
Mudando o paradigma, pensando em Agile
Mudando o paradigma, pensando em AgileMudando o paradigma, pensando em Agile
Mudando o paradigma, pensando em Agile
 
Os 20 Mandamentos dos Líderes Extraordinários
Os 20 Mandamentos dos Líderes ExtraordináriosOs 20 Mandamentos dos Líderes Extraordinários
Os 20 Mandamentos dos Líderes Extraordinários
 
Perfil do Empreendedor
Perfil do Empreendedor Perfil do Empreendedor
Perfil do Empreendedor
 
Aula Magna UVV Business School
Aula Magna UVV Business SchoolAula Magna UVV Business School
Aula Magna UVV Business School
 
Virtudes de-um-bom-lider
Virtudes de-um-bom-liderVirtudes de-um-bom-lider
Virtudes de-um-bom-lider
 
Sobre a liderança e as qualidades do líder
Sobre a liderança e as qualidades do líderSobre a liderança e as qualidades do líder
Sobre a liderança e as qualidades do líder
 
Plataforma Liderança Sustentável - Ricardo Voltolini
Plataforma Liderança Sustentável - Ricardo VoltoliniPlataforma Liderança Sustentável - Ricardo Voltolini
Plataforma Liderança Sustentável - Ricardo Voltolini
 
Competencia lideranca pessoas prof. farah
Competencia lideranca pessoas prof. farahCompetencia lideranca pessoas prof. farah
Competencia lideranca pessoas prof. farah
 
Ricardo voltolini 14 00
Ricardo voltolini 14 00Ricardo voltolini 14 00
Ricardo voltolini 14 00
 

Plus de Gomes de Matos Consultores Associados

Plus de Gomes de Matos Consultores Associados (6)

Palestra um bom momento para crescer
Palestra um bom momento para crescerPalestra um bom momento para crescer
Palestra um bom momento para crescer
 
Portfólio Gmca 2010
Portfólio Gmca 2010Portfólio Gmca 2010
Portfólio Gmca 2010
 
Proposição de plano de ação para elevação do nível de implementação da manufa...
Proposição de plano de ação para elevação do nível de implementação da manufa...Proposição de plano de ação para elevação do nível de implementação da manufa...
Proposição de plano de ação para elevação do nível de implementação da manufa...
 
III Fórum Gomes de Matos - Liderando Transformações Organizacionais
III Fórum Gomes de Matos - Liderando Transformações OrganizacionaisIII Fórum Gomes de Matos - Liderando Transformações Organizacionais
III Fórum Gomes de Matos - Liderando Transformações Organizacionais
 
II Fórum Gomes de Matos - Empresas do Futuro
II Fórum Gomes de Matos - Empresas do FuturoII Fórum Gomes de Matos - Empresas do Futuro
II Fórum Gomes de Matos - Empresas do Futuro
 
I Fórum Gomes de Matos - Um guia para o comprometimento
I Fórum Gomes de Matos - Um guia para o comprometimentoI Fórum Gomes de Matos - Um guia para o comprometimento
I Fórum Gomes de Matos - Um guia para o comprometimento
 

Dernier

atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfatividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfLuizaAbaAba
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 

Dernier (20)

atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfatividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 

IV Fórum Gomes de Matos - O QUE SÓ O PRESIDENTE PODE FAZER

  • 1.
  • 2. Como surgiu esta discussão? Em outubro de 2004, Lafley, Peter Drucker e vários outros presidentes e estudiosos da administração reuniram-se para perguntar “Qual o trabalho do Presidente?”
  • 3. Ele tem uma responsabilidade única pelo desempenho e pelos resultados da empresa.
  • 4. “Qual o trabalho do presidente?” A dúvida era: Será que realmente entendemos o papel e o trabalho singulares de um presidente?
  • 5. Na opinião de Drucker o presidente é erroneamente visto como coach e como um curinga que entra em cena para solucionar problemas quando necessário.
  • 6. “O presidente é o elo entre o ‘interior’, ou a ‘organização’, e o ‘exterior’, que é a sociedade, a economia, a tecnologia, o mercado e os clientes. No interior, há apenas custos. Já os resultados se encontram apenas no exterior”.
  • 7. “Qual o trabalho do presidente?” Somente o presidente tem uma visão global do exterior relevante e somente ele é responsável por Entendê-lo, Interpretá-lo, Defendê-lo e Apresentá-lo para que a empresa possa responder de um jeito que permita o crescimento sustentável da receita, do lucro e do retorno total ao acionista.
  • 8. “Qual o trabalho do presidente?” Mas, se unir o exterior ao interior é o papel do presidente, qual é o trabalho realmente envolvido?
  • 9. Cremos que são 4 tarefas Fundamentais
  • 10. “Qual o trabalho do presidente?” Definir o exterior relevante; Decidir qual é seu negócio (e qual não é); Equilibrar presente e futuro; e Definir valores e padrões.
  • 11. Na simplicidade e na clareza dessas tarefas reside sua força. O desafio é não se deixar envolver em atividades que não sejam de responsabilidade exclusiva do presidente.
  • 12. Somente o presidente tem uma visão global do exterior relevante e somente ele é responsável por entendê- lo, Interpretá-lo, Defendê-lo e apresentá-lo para que a empresa possa responder de um jeito que permita o crescimento sustentável da receita, do lucro e do retorno total ao acionista
  • 13. “Qual o trabalho do presidente?” É uma função que somente o presidente pode exercer porque todos os demais na organização têm um foco muito mais estreito e, em geral, unidirecional. O foco do pessoal de vendas é externo; o de praticamente todos os demais é interno.
  • 14. Integrar o interior e o exterior é difícil; é muito mais fácil optar por apenas um. O presidente pode enxergar oportunidades que outros não enxergam e, por ser aquela pessoa cujo chefe não é outro funcionário da empresa, é capaz de julgar e de tomar as duras decisões que outros são incapazes de tomar.
  • 15. O presidente é o único a responder pelo desempenho e pelos resultados da empresa.
  • 16. “Qual o trabalho do presidente?” E é uma função que o presidente deve exercer porque, sem o exterior, não há interior. O crescimento sustentável da instituição é responsabilidade e legado do presidente. O foco interno, por sua vez, é inimigo do crescimento.
  • 17. “Qual o trabalho do presidente?” Não chegaremos lá sem uma profunda compreensão dos stakeholders externos, cada qual com os próprios interesses, e da relação desses interesses com os recursos e as limitações da organização.
  • 18. “Qual o trabalho do presidente?” Definir o exterior relevante — no qual os resultados são mais significantes. Que público externo pesava mais? E que resultados eram os mais importantes?
  • 19. “Qual o trabalho do presidente?” Druckerescreveu que o propósito de uma empresa é criar um cliente. De todos os stakeholders da empresa, tanto em seu interior como no exterior, o principal é o consumidor.
  • 20. “Qual o trabalho do presidente?” Todo mundo sabe que o cliente é rei. Sabíamos disso em 2000 e sabemos disso hoje. Onde quer que vá, o presidente precisa martelar essa idéia simples, a de que o consumidor é quem manda.
  • 21. Com uma visão mais clara do exterior, o passo seguinte é definir os resultados que mais pesam.
  • 22. Decida qual é seu negócio A segunda tarefa do presidente é identificar os espaços competitivos nos quais a empresa pode vencer.
  • 23. “Qual o trabalho do presidente?” “Igualmente importante — e outra função que somente o presidente pode exercer : É decidir o seguinte: qual é nosso negócio? Qual deveria ser? Qual não é nosso negócio? E qual não deveria ser?”.
  • 24. Somente o presidente tem uma visão global da empresa para poder tomar essas difíceis decisões, pois, embora esteja atrás de oportunidades de crescimento, a maioria dos líderes empresariais acha extremamente difícil sugerir o fechamento ou a venda de uma operação à qual pertence.
  • 25. Muitas vezes um líder prefere encarar o desafio de tentar recuperar a operação, ainda que, estrategicamente falando, ela não se encaixe no todo.
  • 26. “Qual o trabalho do presidente?” Determinar em que negócios não devemos estar é uma iniciativa contínua que exige uma poda e uma limpeza constantes. Desfazer-se de ativos não é tão glamoroso quanto comprá-los,mas é igualmente importante.
  • 27. Resolver o conflito entre prioridades de curto prazo e de longo prazo, às vezes divergentes, é,como nos lembrou Peter Drucker, um desafio tão antigo quanto a própria atividade empresarial.
  • 28. Drucker disse: “O presidente decide qual será o equilíbrio entre o resultado de atividades presentes e o investimento em um futuro desconhecido, incognoscível e altamente incerto (...) é um juízo, não uma [decisão] baseada em ‘fatos’”.
  • 29. “Qual o trabalho do presidente?” Trabalhar no presente para conquistar o direito de investir no futuro. É um equilíbrio que somente o presidente pode atingir, pois ele é o único indivíduo exposto a todos os interesses externos e internos, sendo ao mesmo tempo responsável pelo longo prazo.
  • 30. É tanto arte quanto ciência. A influência do presente sempre será maior, pois a maioria dos stakeholders tem interesses de curto prazo; poucos realmente apostam no desempenho da empresa por mais de um ano ou dois.
  • 31. “Qual o trabalho do presidente?” Um presidente de primeira viagem raramente tem muita experiência em fazer a balança pender para o longo prazo. Seu instinto para investir no crescimento a longo prazo não foi trabalhado. Em geral, esse instinto é adquirido na prática. A experiência sugere que é preciso tomar um punhado de decisões críticas para se atingir esse equilíbrio.
  • 32. A primeira é definir metas realistas de crescimento. A segunda decisão é criar um processo de planejamento orçamentário flexível.
  • 33. A terceira decisão é alocar recursos humanos de maneira a identificar e formar gente de talento para hoje e amanhã.
  • 34. “Qual o trabalho do presidente?” Nas palavras de Drucker: “Um bom presidente se certifica de que gente de alto desempenho seja destacada para oportunidades, e não apenas para ‘problemas’. E se certifica de que cada pessoa seja instalada [em um posto] no qual suas qualidades possam ser eficazes”.
  • 35. Alocar recursos humanos de modo estratégico é um aspecto crucial do papel do presidente,pois envolve não só a consideração daquilo que se sabe hoje, mas também uma projeção de habilidades e experiências que os líderes terão de exibir para tocar negócios que talvez ainda nem existam..
  • 36. Nada substitui o envolvimento pessoal com aqueles que estão sendo preparados para o futuro.
  • 37. “Qual o trabalho do presidente?” Defina valores e padrões Valores estabelecem a identidade de uma empresa; têm a ver com o comportamento. Se não ajudarem a empresa a avançar, podem até ser bem-vindos, mas não são essenciais para o futuro. Padrões têm a ver com expectativas; norteiam nossas decisões. Padrões são a régua com que medimos os valores.
  • 38. Drucker disse: “O presidente define os valores, os padrões, a ética da organização. Ou lidera a empresa, ou a desorienta”.
  • 39. A quarta tarefa do presidente é interpretar os valores da organização à luz da mudança e da competição e definir seus padrões.
  • 40. “Qual o trabalho do presidente?” O presidente é a pessoa em melhor posição para garantir que o propósito, os valores e os padrões da empresa sejam relevantes para o presente e o futuro, e para os negócios nos quais a empresa atua.
  • 41. O presidente pode e deve fazer as intervenções necessárias para manter esse propósito e esses valores focados no exterior. Para sustentar a vantagem competitiva e o crescimento, precisa criar padrões que possam garantir que a empresa vença a briga por aqueles que mais importam e supere suas melhores concorrentes.
  • 42. “Qual o trabalho do presidente?” “Não é possível gerenciar a mudança. A única saída é estar à frente dela (...) Em um período de transformações como o que estamos vivendo, mudança é a norma. É verdade que é algo doloroso e arriscado, e que requer, acima de tudo, uma bela dose de empenho e dedicação. Mas, se não encarar como sua a tarefa de encabeçar a mudança, a organização (...) não sobreviverá”.
  • 43. A maior parte do tempo do presidente deve ser gasta nas quatro tarefas aqui delineadas. Não é, contudo, o que ocorre na realidade com muitos presidentes — talvez a maioria deles. Dou mais atenção a demandas internas do que deveria; estou sempre lutando contra a força de atração gravitacional do interior. Para mim está bem claro, no entanto, que a função real e singular do presidente depende de uma perspectiva externa única que está fora do alcance do restante da organização — a menos que o presidente a torne presente por meio de decisões e atos diários. A. G. Lafley, ex-presidente da P&G
  • 44. Seja qual for a dinâmica, o trabalho a ser feito é sempre o mesmo: unir o exterior ao interior. O presidente é a única pessoa capaz de entender tanto o interior quanto o exterior. É um trabalho que nunca deixará de existir.