SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  131
Vítor   Tenho de falar convosco. Como sabem já tenho 65 anos e pretendo deixar a empresa a cargo dos meus sócios. Vou-me reformar e como é lógico irei fazer um testamento. No caso de eu morrer deixarei as nossas filhas como únicas herdeiras e tu, Raquel, ficarás a gerir a herança e com a casa e ainda responsável por dares uma mesada à Inês até ela completar os 30. Inês  Oi?! Até completar os 30? Carolina   Não percebi. Na sala de jantar... Na casa  Santiago a família prepara-se para almoçar. Este seria o início de um grande dia de festa. A empresa de Vítor fazia 30 anos de fundação e tinha ganho a corrida à construção de uma nova ponte sobre o Tejo. Vítor, ainda se preparava para anunciar à família que depois da construção iria retirar-se da empresa e iria fazer um testamento.
Vítor  Sim, não penses que te vou dar para as mãos metade do que eu conquistei assim de mão beijada. Vais trabalhar para a conseguires.  Inês   Pai, eu já não sou uma criança. Carolina  Pai, e porquê nós as duas como herdeiras e o... Na sala de jantar... Vítor   ... Nem te atrevas a acabar essa frase. Inês  Ah pois, a criança sou eu e quem está a fugir dos problemas é o pai...
Vítor  CHEGA!  Na sala de jantar...
FLASHBACK 1990
Vítor   Carlos, estás aí dentro?
 
Vítor   CARLOS! AH... O QUE É QUE VEM A SER ESTA ...
Carlos   Pai... Eu...
Carlos   Pai... Vítor   Tu, nada! Meu maricas de merda. O meu próprio filho! Vítor   TU NÃO ME CHAMES PAI, TU NÃO ME CHAMES PAI Carlos   Eu posso explicar... Raquel   Mas que gritos vêm a ser estes... CARLOS!
Vítor  Fiquei sem fome. Sai  . Na sala de jantar...
Inês   Isso já aconteceu à 17 anos, eu não sei porquê que o pai continua com essa birra. Acha normal? Raquel  Vocês sabem muito bem que o vosso pai não gosta que falem do vosso irmão. Porquê que insistem? Na sala de jantar... Raquel  Eu não tenho que achar ou deixar de achar. O filho é dele e não meu. E vocês sabem bem que o Vítor não gosta que eu me meta nesses assuntos.
Vítor está na sala e recebe um telefonema. Vítor   O que é que queres a esta hora? Mas que porra é que tu estás aí a falar? Confusões nas contas? Já deram barraca foi? O quê? Desvios?  Fica aí, não saias. Vou a caminho!
Na casa Amaral, o clima é sempre alegre. Leonor e Clemente são casados à 25 anos. Sempre se deram bem e o filho, Pedro, é fruto de uma boa relação. Leonor  Meu filho?  (ri-se)  que eu saiba ele é tão meu como teu. E ele já é maior de idade.  Clemente  O teu filho ainda não chegou? Pedro  Bom dia! Clemente  Eu já estou é atrasado. Bom, vou andando. E quando o teu filho chegar... Pedro entra em casa
MULTIARTE Empresa fundada por Vítor Santiago em 1975 e mais tarde, com o crescer da empresa,  a ele se juntaram Clemente Amaral, Guilherme Sousa e Vicente Rodrigues.  Em 2006 devido a problemas financeiros a empresa viu-se obrigada a vender cerca de 35% a um novo sócio: Diogo Castro.
MULTIARTE No Gabinete de Vítor. Guilherme   F acturas mal explicadas, dinheiro que desapareceu subitamente e ainda tens aí um projecto fantasma... Simplesmente não existe nada em arquivo. Vítor   Mas isto é um absurdo, como é que falta assim tanto dinheiro? Vítor   Mas só os sócios maioritários é que têm acesso a este tipo de coisas. Ao fim de tantos anos...
CASA ALMEIDA Diogo e Mafalda já tinham saído, Vera e Liliana estavam a tomar o pequeno-almoço. Vera   Então, o Afonso. Ainda não chegou? Liliana   Não. Vera   Se calhar fugiu. Liliana   Se calhar calavas-te. Vera pega no telemóvel e faz uma chamada
HORAS DEPOIS...
CASA DOS SANTIAGO Vítor chega a casa. Raquel  Mas Vítor, isto são horas? Os convidados estão a chegar! Vítor   Cala-te, inútil. Eu sei, e por isso mesmo vou-me preparar, esta vai ser uma longa noite.  Raquel   Se vai Vítor... Se vai. Vítor sobe as escadas.
CASA DOS ALMEIDA Mafalda  Olha, tu vê lá o que fazes, não quero que dês nas vistas. Vera   Eu já te disse que quero estar perfeita. Vera   Tem calma maninha, eu sei me comportar. Mafalda  Sabes, sabes... Tu vê lá o que fazes antes que eu me arrependa. Diogo e Liliana chegam
Diogo  Boa noite! Vocês as duas estão divinais... Liliana  Oh, tal qual estrela de Hollywood... Enfim... Vamos embora?  Vera   Olá Afonso... Tocam á campainha.  Afonso   Boa Noite a todos. CASA DOS ALMEIDA
CASA DOS SOUSA Guilherme  Estás linda querida! Isabel  Obrigado, Guilherme  Teresa   Mãe, viste o meu marido? Rodrigo  Estou aqui, amor. Bom, vamos?
A FESTA COMEÇOU
Raquel  Olá, boa noite. Então... Está tudo bem? FESTA FAMÍLIA AMARAL CHEGA À FESTA. RAQUEL DIRIGE-SE ATÉ ELES.  Clemente  Boa noite, Raquel. A festa está deslumbrante. Raquel  Desculpem, estão a chegar mais convidados. Tenho de ir!
FESTA AO LONGE NA FESTA VICENTE TINHA TRAZIDO A SUA MULHER, GLÓRIA Vicente  Glória, tu controla-te que isto é um festa chique. Não quero escândalos. Glória  Ai filho, isto está um deslumbre... um dia também vamos ter uma mansão assim... Se não fosse a miséria dos teus 5%...
FESTA CAROLINA E INÊS ESTAVAM AO PÉ DA PISCINA A FALAR DE CARLOS, O IRMÃO QUE DESAPARECERA À ANOS. PEDRO CHAMA POR INÊS Pedro  Olá Carolina. Então Inês, porquê que não atendeste as minhas chamadas? Está tudo bem? Inês  Ai não, aquele agora não. Carolina  Ah.. eu vou lá para dentro antes que sobre para mim.
FESTA PEDRO CHAMA POR INÊS Inês  Pedro eu já te disse o que penso. Agora não, é a festa da empresa. Não quero me chatear hoje... Pedro  Mas... o nosso namoro... Inês  Namoro?  (ri-se)  Estás todo afectado do clima...  (pausa)  A minha irmã está-me a chamar. Já falamos... Carolina  Inês, o pai está a chegar. Anda...
Mafalda  Pois, mas hoje é uma noite especial. Afinal a empresa faz 30 anos... Diogo  Hoje estás muito bem disposta... Tu raramente queres vir aos eventos do Vítor, aliás tu és esquisita nestas coisas... Diogo  A mim parece-me mais do mesmo... Mafalda  Talvez não seja... FESTA MAFALDA E DIOGO ESTAVAM À ENTRADA
Sofia  Sim, mas antes de as fazer tenho de me informar mais à cerca do entrevistado... Vítor  Você é uma mulher bastante interessante, nunca pensou fazer entrevistas mais íntimas? FESTA VÍTOR FALAVA COM UMA JORNALISTA QUE ESTAVA NA FESTA Vítor  Nunca me tinham mandado uma jornalista tão... Profissional... Deseja alguma coisa? Sofia  De momento não, quem sabe mais tarde...
Guilherme  Deve ter sido engano deles... Vais ver que amanhã já está tudo bem. Teresa  Pai desta vez passaste dos limites! Ligaram-me agora do banco, não entrou nenhum cheque na conta da empresa de Betão.  Teresa  Pai, se eu descubro que isto vem de ti... Já destruíste uma empresa e eu não vou deixar que destruas esta! FESTA A FAMÍLIA SOUSA ESTAVA SENTADA À MESA, TERESA DISCUTIA COM O PAI DEVIDO AOS PROBLEMAS QUE ESTE TINHA CAUSADO NA EMPRESA.
Mafalda  Estás doido? E se nos apanham? Hoje não... Rodrigo  Não queres ir falar para um lugar mais reservado? FESTA Rodrigo  Tenho pensado em ti o dia todo... Nem sabes o que tenho sofrido. Mafalda  Guarda isso dentro das calças... Estás a dar muito nas vistas. Onde é que está a Teresa?
Mafalda  Teresa, amiga... Temos de falar! FESTA Rodrigo  Que lindas amigas... Mafalda  Até amanhã, Rodrigo... Teresa  Mafalda!
DENTRO DE CASA... Lurdes  Sim, está tudo pronto. Já está na mansão? Sim, claro. Eu vou para a festa, só me consegui despachar agora. Veja lá o que faz. Outro para si... Cuidado!
FESTA VERA E AFONSO AO PÉ DA PISCINA ESTÃO A TROCAR PEQUENAS IMPRESSÕES Vera  Ontem estavas particularmente nervoso... Afonso  A Liliana ia-nos apanhando... Afonso  Sabes bem que eu não posso... Vera  Não perdias nada, livravas-te daquela mosca morta e ficavas só para mim  (dá-lhe um beijo)
Vítor  Ainda bem que estão aqui os três, venham comigo lá dentro. Preciso de falar convosco. Guilherme  Sobre o quê? FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Vítor  Falamos lá dentro. As paredes têm ouvidos.
Os quatro caminham para dentro de casa, na outra ponta da festa Clemente está a falar com a mulher quando vê os seus sócios a reunirem-se sem ele... Clemente  Mas que raio... O que será que eles estão para ali a cochichar? FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Leonor  Vais a ver estão a fazer uma espécie de conspiração contra ti  (ri-se)
FESTA APROXIMA-SE UMA MULHER JÁ COM IDADE AVANÇADA, NINGUÉM A RECONHECE, SEM SER A SUA SOBRINHA CAROLINA, ERA SÍLVIA SANTIAGO... A IRMÃ DE VÍTOR. Carolina  TIA! Sílvia  Carolina, querida. Chega aqui!
NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS SÓCIOS REUNEM-SE PARA FALAR DO DESFALQUE NA EMPRESA Guilherme  Mas o que é que descobriste? Vítor  Um de vocês os 4 fez um desfalque à empresa. Vicente  Eu vou chamar o Clemente, ele tem de saber!
NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS SÓCIOS REUNEM-SE PARA FALAR DO DESFALQUE NA EMPRESA Vítor  Ficas aí quietinho. Guilherme  Quem é que tu achas... Vítor  Eu nunca acho, eu tenho sempre a certeza! Guilherme  Fala!
NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS SÓCIOS REUNEM-SE PARA FALAR DO DESFALQUE NA EMPRESA Vítor  Quem fez o desfalque, sabe dos nossos passos. Ou seja, um de nós e a razão porque o Clemente não está aqui é porque tudo aponta para ele. Vocês vão sair da sala e não lhe vão dizer nada. Eu vou agora falar com ele e tirar tudo a limpo. Diogo  O Clemente? É impossível! Vítor  Está tudo neste dossier.
Raquel   Filha estou farta disto tudo! Farta! Inês   O que se passa? E o que é que a mãe vai fazer? Raquel   Uma coisa que eu já devia ter feito à muito tempo! FESTA
Sílvia aproxima-se do escritório com intenção  de falar com Vítor , Sílvia já não via o irmão à alguns anos pois estes não têm uma boa relação. Relação esta que foi afectada pelos erros de Vítor no passado. Sílvia já está com a mão na porta... À PORTA DO ESCRITÓRIO
NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR VÍTOR E SOFIA ESTÃO AOS BEIJOS EM CIMA DA SECRETÁRIA Sílvia  Olá Vítor, desculpa ter que te incomodar quando estás ocupado mas preciso de falar contigo por isso tira essa sujeita de cima da tua secretária. Vítor  Sempre oportuna, querida irmã... Sempre oportuna. Sofia  Até já, Vítor.  (para Sílvia)  Até já, senhora...
Guilherme e Diogo estavam os dois reunidos e Vicente estava à procura de Clemente para poder-lhe contar o que Vítor lhe disse pois, Vicente acreditava na inocência de Clemente. Por fim encontrou-o. Clemente  O que é que vocês estavam a cochichar à bocado? FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Vicente  Houve um desfalque na empresa, todos pensam que és tu... Tem calma, o Vítor não tem provas concretas...
Clemente  O quê? Não acredito... Mas não fui eu! FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Vicente  Eu sei! Mas agora não posso ser visto a falar contigo! Amanhã falamos.
À PORTA DO ESCRITÓRIO Sofia  Sim, e consigo? Desculpe não ter conseguido passar lá por casa mas vim logo directa para aqui... Sílvia  Então, correu bem? Sílvia  Ele já ficou avisado... Agora, convém que não nos vejam a conversar
Começa-se a formar um pequeno círculo de pessoas à volta do palco preparado para a festa, Vítor iria fazer um discurso que se era seguido de uma pequena apresentação do projecto da nova ponte sobre o Tejo... FESTA
Caros amigos e convidados vinha agradecer a vossa presença aqui na festa dos 30 anos da MultiArte. Como sabem o meu projecto para a nova ponte sobre o rio Tejo foi aprovado e isso implica uma grande responsabilidade e um passo fundamental no nosso futuro... FESTA Vítor
... E por isso mesmo, a empresa irá sofrer algumas reestruturações a nível administrativo e após isso terei finalmente tempo para a minha merecida reforma.  Bom, eu agora vou tratar de um pequeno assunto... Daqui a instantes estarei aqui de novo com a apresentação do meu projecto da Ponte. Fiquem à vontade e divirtam-se FESTA Vítor
DENTRO DE CASA... Lurdes  Cá dentro, sô Vítor? Vítor  Vou buscar o portátil ao escritório...
FESTA Glória  Ai, mas que esquisito... Onde é que se meteu toda a gente? Isto está às moscas!
Morre vitor ,[object Object]
Vasco Botelho  Que tem lá dentro? NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS INSPECTORES CHEGARAM AO LOCAL DO CRIME Clara Telles  Botelho, olha este dossier... Clara Telles  A empresa dele sofreu um desfalque.
A SALA ESTÁ CHEIA COM TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTOR Clara Telles  Isso é tudo muito bonito o que é certo é que ele morreu. Vasco  Botelho  E alguém o matou, e os meus anos de inspector dizem-me que não estamos muito longe do assassino. Glória  Está a querer dizer que o assassino é um dos que estão nesta sala? Isabel  Desculpe intrometer-me... Estão aqui familiares e amigos íntimos do Vítor! Queremos notícias!
A SALA ESTÁ CHEIA COM TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTOR Clara Telles  Não quero ninguém fora desta sala. Vamos chamar um a um.
Clara Telles   Já ouvimos toda a gente e é tudo inocente...  Mas ainda falta o tal Vicente Rodrigues. Então só temos a história do dossier, vamos mandá-los embora... Menos o tal Clemente Amaral e a mulher. Vasco Botelho   Tu queres prendê-los? Eu acho um pouco precipitado... A arma nem sequer foi encontrada! CASA DOS SANTIAGO Durante a noite, os inspectores interrogaram os convidados. Já é quase de manhã. Por fim o interrogatório terminou mas, os resultados foram inconclusivos. Clara Telles   Mas quem é que falou em prender? Nós vamos esperar até amanhã. Deixa-os ir para casa. Vamos mandar um homem seguir cada uma das famílias.
OS INSPECTORES CHEGAM À SALA Vasco Botelho  Antes de tudo queremos agradecer a vossa cooperação e informa-los que por hoje os interrogatórios acabaram. O que não invalida que voltem a ser chamados. Peço apenas para o Sr. Clemente Amaral e a sua esposa que por favor acompanhe-nos. Clemente   Nós? Mas porquê? Clara Telles  É só para averiguarmos umas pequenas coisas. Nada demais... Por favor acompanhem-nos.
CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Clara Telles   Segundo uma das provas que nós reunimos, você estava a ser acusado de um desfalque à empresa “MultiArte”. Clemente   Sim, estou a ser acusado. Mas não fui eu...  Está a haver uma pequena confusão. Eu era incapaz de fazer isso. Já o Guilherme faliu uma empresa, o Diogo é novo na empresa... Um deles pode estar a querer culpar-me do desfalque!
Clemente   O Vicente é meu amigo de infância... Ele era incapaz, repito, incapaz de me fazer isso. Além do que, ele nem sequer é suspeito de nada porque saiu antes do tiro e foi ele mesmo que me avisou do caso do desfalque que eles me estavam a acusar. Eu mantenho o que disse. Não fui eu, alguém me está a querer culpar! CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Clara Telles  Curioso, não referiu o nome do Vicente nas suas acusações... porquê?
Clemente   Estava com a minha mulher, na sala dos convidados... Estávamos os dois à espera da apresentação do projecto. Certo, Leonor? CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Vasco Botelho  Onde estava quando ouviu o tiro? Leonor   Sim, eu confirmo. Ele estava comigo.
CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Clara Telles   Muito bem, agora é simples. Clemente neste dossier estão reunidas todas as provas necessárias para o constituir arguido no processo do desfalque. Quando ao assassinato do Vítor... você é suspeito.  Clemente   A senhora está a querer insinuar que eu matei o Vítor? Olhe eu posso não ser nenhuma autoridade, mas eu não lhe admito isso! Leonor   Clemente, vamos embora! Já chega disto por hoje.
Horas depois...
CASA DOS ALMEIDA Diogo  Bom dia!  (senta-se)   Olhem, nós depois do almoço vamos a casa do Vítor, dar apoio à família... Vêm algum inconveniente? Liliana  Eu não vejo, sendo assim vou chamar o Afonso.... Vera  Pois, eu tenho que ir fazer uma sessão hoje à tarde. Quando acabar vou lá ter. Mafalda  Eu não vou... SAI PARA IR FAZER UMA CHAMADA
CASA DOS ALMEIDA Diogo  Mas porquê? Um homem morreu, Mafalda. O mínimo que tu podes fazer é ir lá prestar-lhe uma homenagem! Mafalda  Ah morreu? Que pena! Morrem milhares de crianças à fome todos os dias e tu não lhes vais prestar homenagem. Diogo  Deixa-te de criancices! Tu vais e vais mesmo, nem que seja como minha companheira... Deixa-te de birras! Liliana  Que estranho, o Afonso teve que ir substituir um colega na loja. Sendo assim vou contigo, pai.  DE VOLTA...
CASA DOS AMARAL Pedro  Vocês não me chegaram a contar o que se passou ontem á noite, eu vim mais cedo para casa. Leonor  Os inspectores pensam que foi o teu pai que matou o Vítor. Ele foi acusado de desfalque na MultiArte.
CASA DOS AMARAL Pedro  Que confusão é esta que não estou a perceber nada... Pedro  Desfalque? Leonor  Sim, desfalque.
Vera  Tu tens de largar a monga da Liliana... Afonso   Tu sabes bem que eu não posso, as coisas não se resolvem assim. Vera  Oh Afonso, és um otário. Mas o que é que queres com ela casar? Que sonhador... Imagino o sexo... Deve ser tão insonso...
CASA DOS SANTIAGO Lurdes   Sô dona Raquel, está aqui uma senhora para falar consigo.
CASA DOS SANTIAGO Lurdes   Sô dona Raquel, está aqui uma senhora para falar consigo. Glória   Ai Raquel, vim logo que pude! O Vicente é que ainda não me apareceu em casa! Mas eu vim... Eu vim! Nós somos amigas e temos de nos abraçar nas piores fases! Dê-me um abraço, Raquel! Dê-me um abraço!
CASA DOS SANTIAGO Diogo   O quê que tu achas que aconteceu? Guilherme   Foi o Clemente de certeza, o estupor do Vicente foi-lhe meter a história do desfalque no cú e ele com medo deve ter limpo o sebo ao Vítor. Diogo  Perguntaram-me isso do desfalque no interrogatório, e eu confirmei... Fiz mal?
CASA DOS SANTIAGO Guilherme   Não, não! Fizeste bem! Também me perguntaram o mesmo e eu confirmei... Não podes estar a mentir numa situação destas... Diogo  Onde é que o Vicente andará?
CASA DOS SANTIAGO Clara  Botelho, a empregada  veio ter comigo e disse-me que viu a Leonor sozinha antes do tiro! Vasco Botelho  Mas ela não estava com o marido na festa? Clara  Aparentemente, sim. Mas parece que eles têm alguma coisa a esconder...
CASA DOS SANTIAGO Mafalda e os Amaral falam sobre o funeral de Vítor e são interrompidos pela polícia. Leonor  Olha a mim não me aquece nem me arrefece, por mim nem aqui estava... Clemente  Foi uma grande perda para todos nós... Mafalda  Pois, o corpo só vai ser liberado hoje... Hoje á noite já deve haver velório na igreja Os “Amaral” chegam.
CASA DOS SANTIAGO Clara  Clemente... Clemente  Diga, inspectora. Clara  Acompanhe-nos à esquadra, se faz favor.
CASA DOS SANTIAGO Leonor  À esquadra? Vasco Botelho  Sim, e a senhora também! Clara  Parece que ontem à noite vocês os dois não andaram assim tão juntinhos, não é?  Clara  Acompanhe-nos à esquadra, se faz favor. O TELEMÓVEL DE CLARA TOCA
CASA DOS SANTIAGO Clara  Beeem, parece que os astros estão do nosso lado. O Vicente foi apanhado a sair da MultiArte! Vai ser uma longa tarde... Vasco Botelho  Então vamos andando que já se faz tarde. Outros dois polícias levam Clemente e Leonor em direcção à porta.
CASA DOS SANTIAGO Os convidados estão pasmados com o que aconteceu...  Sílvia acaba de descer as escadas, e depara-se com uma velha amiga na sala. Sílvia  Olá Mafalda. Mafalda  Que susto, Sílvia. Então... De volta? Sílvia  Já tinha saudades desta adrenalina, e tu? Soube que meteste tino na tua vida. Já era tempo de ultrapassares aquilo...
CASA DOS SANTIAGO Os convidados estão pasmados com o que aconteceu...  Sílvia acaba de descer as escadas, e depara-se com uma velha amiga na sala. Mafalda  Sílvia, ninguém sabe do meu passado aqui, e espero que não seja agora que o descubram. Por isso, evite este tipo de conversas à frente de outras pessoas. Sílvia  Desculpa, não era minha intenção incomodar-te... Diz-me lá uma coisa, por acaso não foste tu que mataste o meu irmão, pois não? Mafalda  Vontade não me faltou, mas alguém se adiantou por mim. Não, com muita pena minha, não fui eu que matei o estupor do Vítor.
Glória   Na empresa? Teresa  Sim, eu estive lá até agora. Quando lá cheguei estava o aparato montado, polícias e inspectores... Enfim, uma confusão!  CASA DOS SANTIAGO Teresa acaba de entrar pelas traseiras da casa e cruza-se com Glória. Teresa  O que é que se passou? Eu acabei de chegar! Olhe Glória, o Vicente estava na empresa... A polícia levou-o para a esquadra, ele vai prestar declarações.
ENTRETANTO NA REVISTA...
REDACÇÃO DA REVISTA Sofia fala com o patrão e diz que tem o exclusivo da morte de Vítor. Sofia   A produção está pronta, até fotografias do morto arranjei. Valadares   Perfeito, e quanto tempo demoras a cancelar a impressão da revista e mudares a capa? Sofia   Meia hora. Isto se não precisares de nada...
REDACÇÃO DA REVISTA Sofia fala com o patrão e diz que tem o exclusivo da morte de Vítor. Valadares   Preciso que chegues aqui...
HORAS DEPOIS
Vicente   Eu já disse! Não vi nada... SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clara  E você pensa que eu nasci ontem? Já ando nisto à alguns anos... Vá... Desembuche!
SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clemente  Sim, estava. Mas tudo tem uma explicação! Vasco Botelho  Foram vistos os dois, separados, segundos antes da morte do Vítor... Vasco Botelho  Então quer dizer que admite que nos mentiu. Afinal sempre estava sozinho.
SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clemente  Deixe-me explicar...
NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR Clemente entra no escritório. Vítor  Diz depressa que tenho assuntos a resolver mais importantes do que o teu...  Clemente  Que história é essa de desfalque? E porquê é que eu não participei nessa tal reunião fantasma? Estão a esconder-me alguma coisa?  Vítor  Já estou a ver que foram dar com a língua nos dentes, não é? Mas, meu caro, tu deves saber bem porquê…  Clemente  Se por acaso achas que eu fiz algum desfalque, há aqui algum mal entendido… Amanhã vou verificar tudo e provar que estou inocente!
NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR Clemente entra no escritório. Vítor  Amanhã é capaz de ser tarde demais para ti…   Clemente  Ou para ti... Ficas a saber que isto não vai ficar assim. Vou te mostrar...
SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Clemente  Foi isto que aconteceu. Nada mais, eu não voltei a vê-lo naquela noite. Vasco Botelho  Você tem noção que é o principal suspeito, não tem?
SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clara  Eu estou a ficar sem paciência para estes joguinhos estapafúrdios. O senhor vai ficar esta noite detido. Amanhã voltamos a falar... Vicente   Detido, eu? Eu já lhe disse a verdade! Eu não vi nada... Oiça lá isso que você está a fazer não é proibido? Clara  O que é aqui proibido ou não, eu é que sei. Pode fazer um telefonema. Já falamos de novo.
Estão os dois a sair da sala de interrogatórios, salas estas que são uma ao lado da outra. Clemente e Vicente iriam passar a noite na prisão embora em celas separadas porque poderiam eventualmente trocar informações comprometedoras. Clemente   Deixem-me falar com o Vicente!  (para Vicente)  Nós temos de falar, Vicente não fui eu!  NO CORREDOR DA PJ Vicente  Tem calma, Clemente. Se não foste tu não tens nada a temer! Eles vão descobrir a verdade.
HORAS DEPOIS
CASA DOS SOUSA À hora do Jantar. Isabel  Eu podia suspeitar de toda a gente menos do Clemente! Oh meu Deus, que escândalo! Guilherme  Eu já não me admiro de nada... Ele foi o responsável pelo...  (pausa)  Bom, nada esqueçam! Teresa  Responsável pelo quê, pai? Guilherme  O Clemente está a ser acusado de desfalque à empresa. Desapareceu bastante dinheiro e o Vítor conseguiu juntar elementos fortes para o poder acusar...
CASA DOS ALMEIDA Diogo  Como hoje a Raquel não quis um velório à noite vocês amanhã vocês não vão faltar ao funeral, pois não? Liliana  O Afonso já combinou comigo, ele hoje dorme cá e amanhã vamos juntos. Vera  Ai que bom, mais um para a festa! Mafalda  Este dia foi longo, vou-me já deitar que amanhã o dia ainda será pior. Bom, meus queridos... Até amanhã. Diogo  Eu vou contigo, até amanhã. Vou só fazer uma chamada. (SAI)
CASA DOS ALMEIDA Liliana  Afonso, vamos lá para cima. Vera  Tu cala-te. Andas metida com o marido da tua melhor amiga. Que cliché, não achas? Eu não tenho nada com o Afonso... E mesmo que tivesse, nãoterias nada a ver com isso.  Mafalda  Ouve lá, oh minha parva. Eu reparei na troca de olhares entre ti e o Afonso ao jantar. Mas vocês andam a bater bem da cabeça?  LILIANA E AFONSO SOBEM AS ESCADAS
HORAS DEPOIS
A Inspectora Clara Telles no dia anterior ordenou a prisão preventiva de Vicente, o que nos termos da lei seria proibido visto que o mesmo não é apontado como suspeito. Como ninguém verificou nada, este esteve preso uma noite. Na manhã seguinte, Vasco descobriu tudo e decide falar com Clara. NO CORREDOR DA PJ Clara Telles   Já vens com cara de enjoo, o que foi? Vasco Botelho   Olha lá, que merda foi aquela de mandares prender o Vicente Rodrigues?
A Inspectora Clara Telles no dia anterior ordenou a prisão preventiva de Vicente, o que nos termos da lei seria proibido visto que o mesmo não é apontado como suspeito. Como ninguém verificou nada, este esteve preso uma noite. Na manhã seguinte, Vasco descobriu tudo e decide falar com Clara. NO CORREDOR DA PJ Clara Telles   Eu depois trato das burocracias! Aquilo foi só para o assustar... Vou já liberta-lo, afinal não deu em nada. Ele não abriu a boca. Vasco Botelho   Tem juízo, qualquer dia ainda metes a tua carreira em risco por causa destas tuas manias de CSI.
Vicente   E então, inspectora?  SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente vai ser libertado. Clara  Você pode ir ao funeral do seu amigo, está livre. Vicente   E o Clemente?  Clara  Esse continua por cá... E não, não pode falar com ele.
NA CELA DE CLEMENTE... Este tem uma novidade. Clemente   Nem ao funeral do Vítor posso ir... Mas pronto. Obrigado, inspector.  Miguel   Sr. Clemente, a sua mulher mandou-me dizer-lhe que está a caminho. Ah, mais uma coisa... Vai ser interrogado hoje ao final da tarde.
POLÍCIA JUDICIÁRIA Vicente acabara de ser libertado.  Miguel   Eu não devia estar a fazer isto... Comecei ontem, e se o meu pai sabe! Mas pronto, eu levo-o lá. Vicente   Vou ser directo contigo. Eu preciso mesmo de falar com um preso deste caso, o Clemente.
POLÍCIA JUDICIÁRIA Vicente acabara de ser libertado.  Vicente   Está bem. Miguel   Sim, sou... Venha lá, mas não pode demorar muito... Vicente   Você é filho do inspector Botelho?
NA CELA DE CLEMENTE... Clemente   Acham que fui eu que matei o Vítor! Ainda por cima descobriram que menti, eu fui lá esclarecer a situação do desfalque, sabia lá eu que alguém o ia matar… Vicente   Clemente mas afinal o que se passou?! Clemente   Descobriste alguma coisa? Vicente   Eu não posso falar contigo muito tempo, mas posso te dizer que logo vou provar que estás inocente no desfalque…
NA CELA DE CLEMENTE... Clemente   Tens de despachar isso depressa, eu não vou pagar por algo que não fiz.  Vicente   Não te sei dizer nada concretamente, mas está tudo no cofre do nosso escritório na MultiArte num dossier. É tudo uma questão de tempo, hoje mesmo vou lá... Clemente   Mas ouve lá... Vicente   Pois, mas também tenho medo do que me possa acontecer… tenho de jogar pelo seguro e descobrir primeiro quem foi...
Clemente   E foi isso que o Vicente me contou... NA SALA DE VISITAS DA PRISÃO Leonor vai visitar o marido antes de ir para o funeral, este depois das informações que Vicente lhe deu irá dar instruções à mulher para esta proceder em sua defesa. Leonor   Mas se ele sabe porquê que não te ilibou? É só isso que eu não percebo...
Clemente   Quer-se proteger! NA SALA DE VISITAS DA PRISÃO Leonor vai visitar o marido antes de ir para o funeral, este depois das informações que Vicente lhe deu irá dar instruções à mulher para esta proceder em sua defesa. Leonor   O funeral é daqui a meia-hora. Eu vou andando.
Clemente   Não te esqueças de pedir o tal dossier ao Vicente, está no cofre  do meu gabinete na MultiArte. NA SALA DE VISITAS DA PRISÃO Leonor vai visitar o marido antes de ir para o funeral, este depois das informações que Vicente lhe deu irá dar instruções à mulher para esta proceder em sua defesa. Leonor   Volto mais tarde, tem juízo!
 
FUNERAL Teresa  Provavelmente à procura do verdadeiro criminoso... Isabel  Já repaste que estão ali os inspectores? Que andarão aqui a fazer?
FUNERAL Teresa  Coitado... Deve ter sido deve... Isabel  Mas foi o Clemente!
FUNERAL Vasco   Isto realmente é mesmo uma cambada de hipócritas... Clara   É, e provavelmente, se eu estiver certa e o assassino não for o Clemente… ele ou ela está aqui de certeza… Vasco   Pensei que achavas que já tínhamos o assassino... Clara   Isto há mais porcaria enterrada nesta historia que uns trocos desviados…
FUNERAL Carolina   Será que com isto tudo alguém avisou o Carlos? Raquel   Sabes perfeitamente que ninguém sabe do seu paradeiro... Inês   Esta gente está-me a meter uns nervos, não desolham! E quanto a isso do Carlos, veio em montes de jornais. Ele a esta hora já sabe...
FUNERAL Sílvia  Não tens vergonha na cara? O que estás aqui a fazer? Sofia  Vim prestar a minha simples homenagem. Afinal, sabe que eu sempre gostei muito dele... Mesmo depois daquilo que me fez. A mim, e à minha mãe. Sílvia  Vê lá é se não deitas tudo por água abaixo...
 
Miguel   Desculpa. Eu não estava com os olhos bem abertos... Carolina   Não a culpa foi minha, eu ia distraída.  Miguel   O sr. Vítor era-te alguma coisa? Carolina   Sim, meu pai. FUNERAL
Miguel   Ah... Desculpa. Não sabia... Carolina   Não faz mal... a sério. Já me conformei. Miguel   Eu estou a estagiar na PJ, vim com os inspectores...  Carolina   Então nós já nos vemos na minha casa, vocês devem ir também. Agora a minha mãe está à minha espera no carro. Até já. FUNERAL
 
Casa santiago
CASA DOS SANTIAGO Vicente  O que é que tu queres agora? Mas o que é que se passa contigo? Epá larga-me! Espera... Foste tu! Foste tu! Podes-me fazer o que quiseres! O Clemente já sabe de tudo, é tocares-me com um dedinho que seja e ele dá com a língua nos dentes! Epá, larga-me. Já te disse!
CASA DOS SANTIAGO Leonor  O que é que foi isto?
CASA DOS SANTIAGO Glória   AI MEU DEEEEUS! TU MORRES-ME SÓ COM 5%!!!! VICENTE ACORDAAAAAAA!!! VICENTE!!! CHAMEM UMA AMBULÂNCIA!!!!
CASA DOS SANTIAGO Clara   Só pode ter sido o assassino. Vasco   Mais uma vítima. Isto não vai ser tarefa fácil... Clara   Eu disse-te que havia mais porcaria enterrada que uns trocos desviados… Voltámos à estaca 0.
O TELEMÓVEL TOCA CASA DOS SANTIAGO Leonor  Oh meu Deus. Será que...
TELEFONEMA Leonor  Estou? Clemente   Estou, Leonor. Então esse funeral?
Leonor  Clemente, tem calma. O Vicente foi assassinado! Clemente   O quê? Não percebi bem. TELEFONEMA
Leonor  Eu não sei... Ele caiu da janela.  Clemente   Leonor por amor de Deus tem cuidado. O assassino pode descobrir alguma coisa. Não andes sozinha. E vai imediatamente à MultiArte buscar o dossier antes que alguém o faça por ti. TELEFONEMA
MULTIARTE Entretanto...  Leonor dirige-se a alta velocidade para a MultiArte, afinal quem já matou Vítor e Vicente tem algo a esconder e pode estar envolvido no dossier que Vicente escondeu.
Leonor  O código está aqui... 39867. Onde é que será o cofre deste escritório? Gabriela   Oh xô dona Lonor, o que extá a faxer a extax horax aqui na emprexa? MULTIARTE
Leonor  Vim buscar uns documentos do meu marido! Sabe-me dizer onde é o cofre? Gabriela   Xim eu digo-lhe. Max num diga a ninguein que eu bim cá! Ox patrõex num goxtam de xaber que ando aqui a extax horax... MULTIARTE
CHUVEIRO DA PRISÃO Jeremias   Ei tu... Tenho uma encomendazinha para ti.
Clemente   Mas quem é você? CHUVEIRO DA PRISÃO
Jeremias Jeremias, o Carteiro. CHUVEIRO DA PRISÃO

Contenu connexe

Tendances

"Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela
"Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela "Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela
"Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela lucas_vinicius2012
 
Artur azevedo o barão de pitiaçu
Artur azevedo   o barão de pitiaçuArtur azevedo   o barão de pitiaçu
Artur azevedo o barão de pitiaçuTulipa Zoá
 
Romance - Um Mar De Rosas
 Romance - Um Mar De Rosas Romance - Um Mar De Rosas
Romance - Um Mar De RosasRaquel Rodrigues
 
Margarida rebelo pinto sei lá
Margarida rebelo pinto   sei láMargarida rebelo pinto   sei lá
Margarida rebelo pinto sei láRaquel Tavares
 
Cap 01 raio laser
Cap 01 raio laserCap 01 raio laser
Cap 01 raio laserIsAbda
 
Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?
Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?
Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?command-coaching
 
"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!
"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!
"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!lucas_vinicius2012
 
Ateleiótita em desenvolvimento
Ateleiótita em desenvolvimentoAteleiótita em desenvolvimento
Ateleiótita em desenvolvimentoGustavoEufrazio
 
Artur azevedo a porta do botica
Artur azevedo   a porta do boticaArtur azevedo   a porta do botica
Artur azevedo a porta do boticaTulipa Zoá
 
Ebook matricia pdf ricardo bonetti
Ebook matricia pdf   ricardo bonettiEbook matricia pdf   ricardo bonetti
Ebook matricia pdf ricardo bonettiMarcílio Pereira
 

Tendances (20)

"Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela
"Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela "Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela
"Perfeição" - capítulo 19 - Mariana vai armar feio contra Mirela
 
Artur azevedo o barão de pitiaçu
Artur azevedo   o barão de pitiaçuArtur azevedo   o barão de pitiaçu
Artur azevedo o barão de pitiaçu
 
Romance - Um Mar De Rosas
 Romance - Um Mar De Rosas Romance - Um Mar De Rosas
Romance - Um Mar De Rosas
 
Margarida rebelo pinto sei lá
Margarida rebelo pinto   sei láMargarida rebelo pinto   sei lá
Margarida rebelo pinto sei lá
 
Cap 01 raio laser
Cap 01 raio laserCap 01 raio laser
Cap 01 raio laser
 
08. catedral
08. catedral08. catedral
08. catedral
 
Cap. 7
Cap. 7 Cap. 7
Cap. 7
 
Meia Noite - Capitulo 1
Meia Noite - Capitulo 1Meia Noite - Capitulo 1
Meia Noite - Capitulo 1
 
Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?
Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?
Passo para frente ou para trás, o que te faz feliz no trabalho?
 
José de Alencar - O que é o casamento
José de Alencar - O que é o casamentoJosé de Alencar - O que é o casamento
José de Alencar - O que é o casamento
 
"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!
"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!
"Perfeição" - Cap. 18 - Ester recebe telefonema misterioso!
 
Insensato 185
Insensato 185Insensato 185
Insensato 185
 
Ateleiótita em desenvolvimento
Ateleiótita em desenvolvimentoAteleiótita em desenvolvimento
Ateleiótita em desenvolvimento
 
Peça 4 vidas e a igreja
Peça 4 vidas e a igrejaPeça 4 vidas e a igreja
Peça 4 vidas e a igreja
 
A borboleta que dançou de mestra
A borboleta que dançou de mestraA borboleta que dançou de mestra
A borboleta que dançou de mestra
 
O tempo e o vento o retrato - erico verissimo
O tempo e o vento    o retrato  - erico verissimoO tempo e o vento    o retrato  - erico verissimo
O tempo e o vento o retrato - erico verissimo
 
O Feiticeiro
O FeiticeiroO Feiticeiro
O Feiticeiro
 
"Perfeição" - Cap. 11
"Perfeição" - Cap. 11"Perfeição" - Cap. 11
"Perfeição" - Cap. 11
 
Artur azevedo a porta do botica
Artur azevedo   a porta do boticaArtur azevedo   a porta do botica
Artur azevedo a porta do botica
 
Ebook matricia pdf ricardo bonetti
Ebook matricia pdf   ricardo bonettiEbook matricia pdf   ricardo bonetti
Ebook matricia pdf ricardo bonetti
 

Similaire à Segredos do Coração - Episódios 1 e 2 (resumo)

Você está pronto para mais uma primavera?
Você está pronto para mais uma primavera?Você está pronto para mais uma primavera?
Você está pronto para mais uma primavera?command-coaching
 
Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão!
Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão! Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão!
Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão! lucas_vinicius2012
 
Tome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativo
Tome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativoTome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativo
Tome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativoGrácia Lopes Lima
 
2 érico veríssimo - o retrato vol. 2
2   érico veríssimo - o retrato vol. 22   érico veríssimo - o retrato vol. 2
2 érico veríssimo - o retrato vol. 2Jerônimo Ferreira
 
Medico de Serviço Episodio 7
Medico de Serviço Episodio 7Medico de Serviço Episodio 7
Medico de Serviço Episodio 7guested8989
 
Perfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a trai
Perfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a traiPerfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a trai
Perfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a trailucas_vinicius2012
 
Tome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac Sumaré
Tome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac SumaréTome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac Sumaré
Tome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac Sumarégracialopeslima
 

Similaire à Segredos do Coração - Episódios 1 e 2 (resumo) (18)

O jogo do amor e do acaso
O jogo do amor e do acasoO jogo do amor e do acaso
O jogo do amor e do acaso
 
Onde você está?
Onde você está?Onde você está?
Onde você está?
 
Você está pronto para mais uma primavera?
Você está pronto para mais uma primavera?Você está pronto para mais uma primavera?
Você está pronto para mais uma primavera?
 
Perfeição - cap. 16
Perfeição - cap. 16Perfeição - cap. 16
Perfeição - cap. 16
 
Assis, m as forcas caudinas
Assis, m   as forcas caudinasAssis, m   as forcas caudinas
Assis, m as forcas caudinas
 
Os noivos
Os noivosOs noivos
Os noivos
 
Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão!
Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão! Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão!
Perfeição - cap. 33 - Raquel é expulsa da mansão!
 
Perfeição - cap. 08
Perfeição - cap. 08Perfeição - cap. 08
Perfeição - cap. 08
 
Cenas avulsas
Cenas avulsasCenas avulsas
Cenas avulsas
 
Primeirocapitulo
PrimeirocapituloPrimeirocapitulo
Primeirocapitulo
 
Tome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativo
Tome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativoTome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativo
Tome uma Atitude.. ou Faça a coisa certa - fotonovela gênero informativo
 
"Perfeição" - Cap. 27
"Perfeição" - Cap. 27"Perfeição" - Cap. 27
"Perfeição" - Cap. 27
 
Pgrecolhidas
PgrecolhidasPgrecolhidas
Pgrecolhidas
 
2 érico veríssimo - o retrato vol. 2
2   érico veríssimo - o retrato vol. 22   érico veríssimo - o retrato vol. 2
2 érico veríssimo - o retrato vol. 2
 
Diretor silva
Diretor silvaDiretor silva
Diretor silva
 
Medico de Serviço Episodio 7
Medico de Serviço Episodio 7Medico de Serviço Episodio 7
Medico de Serviço Episodio 7
 
Perfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a trai
Perfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a traiPerfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a trai
Perfeição - cap. 17 - Cai a casa, Ester descobre que Leandro a trai
 
Tome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac Sumaré
Tome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac SumaréTome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac Sumaré
Tome uma atitude - 1º sem 06 - Pedagogia Fac Sumaré
 

Segredos do Coração - Episódios 1 e 2 (resumo)

  • 1. Vítor Tenho de falar convosco. Como sabem já tenho 65 anos e pretendo deixar a empresa a cargo dos meus sócios. Vou-me reformar e como é lógico irei fazer um testamento. No caso de eu morrer deixarei as nossas filhas como únicas herdeiras e tu, Raquel, ficarás a gerir a herança e com a casa e ainda responsável por dares uma mesada à Inês até ela completar os 30. Inês Oi?! Até completar os 30? Carolina Não percebi. Na sala de jantar... Na casa Santiago a família prepara-se para almoçar. Este seria o início de um grande dia de festa. A empresa de Vítor fazia 30 anos de fundação e tinha ganho a corrida à construção de uma nova ponte sobre o Tejo. Vítor, ainda se preparava para anunciar à família que depois da construção iria retirar-se da empresa e iria fazer um testamento.
  • 2. Vítor Sim, não penses que te vou dar para as mãos metade do que eu conquistei assim de mão beijada. Vais trabalhar para a conseguires. Inês Pai, eu já não sou uma criança. Carolina Pai, e porquê nós as duas como herdeiras e o... Na sala de jantar... Vítor ... Nem te atrevas a acabar essa frase. Inês Ah pois, a criança sou eu e quem está a fugir dos problemas é o pai...
  • 3. Vítor CHEGA! Na sala de jantar...
  • 5. Vítor Carlos, estás aí dentro?
  • 6.  
  • 7. Vítor CARLOS! AH... O QUE É QUE VEM A SER ESTA ...
  • 8. Carlos Pai... Eu...
  • 9. Carlos Pai... Vítor Tu, nada! Meu maricas de merda. O meu próprio filho! Vítor TU NÃO ME CHAMES PAI, TU NÃO ME CHAMES PAI Carlos Eu posso explicar... Raquel Mas que gritos vêm a ser estes... CARLOS!
  • 10. Vítor Fiquei sem fome. Sai . Na sala de jantar...
  • 11. Inês Isso já aconteceu à 17 anos, eu não sei porquê que o pai continua com essa birra. Acha normal? Raquel Vocês sabem muito bem que o vosso pai não gosta que falem do vosso irmão. Porquê que insistem? Na sala de jantar... Raquel Eu não tenho que achar ou deixar de achar. O filho é dele e não meu. E vocês sabem bem que o Vítor não gosta que eu me meta nesses assuntos.
  • 12. Vítor está na sala e recebe um telefonema. Vítor O que é que queres a esta hora? Mas que porra é que tu estás aí a falar? Confusões nas contas? Já deram barraca foi? O quê? Desvios? Fica aí, não saias. Vou a caminho!
  • 13. Na casa Amaral, o clima é sempre alegre. Leonor e Clemente são casados à 25 anos. Sempre se deram bem e o filho, Pedro, é fruto de uma boa relação. Leonor Meu filho? (ri-se) que eu saiba ele é tão meu como teu. E ele já é maior de idade. Clemente O teu filho ainda não chegou? Pedro Bom dia! Clemente Eu já estou é atrasado. Bom, vou andando. E quando o teu filho chegar... Pedro entra em casa
  • 14. MULTIARTE Empresa fundada por Vítor Santiago em 1975 e mais tarde, com o crescer da empresa, a ele se juntaram Clemente Amaral, Guilherme Sousa e Vicente Rodrigues. Em 2006 devido a problemas financeiros a empresa viu-se obrigada a vender cerca de 35% a um novo sócio: Diogo Castro.
  • 15. MULTIARTE No Gabinete de Vítor. Guilherme F acturas mal explicadas, dinheiro que desapareceu subitamente e ainda tens aí um projecto fantasma... Simplesmente não existe nada em arquivo. Vítor Mas isto é um absurdo, como é que falta assim tanto dinheiro? Vítor Mas só os sócios maioritários é que têm acesso a este tipo de coisas. Ao fim de tantos anos...
  • 16. CASA ALMEIDA Diogo e Mafalda já tinham saído, Vera e Liliana estavam a tomar o pequeno-almoço. Vera Então, o Afonso. Ainda não chegou? Liliana Não. Vera Se calhar fugiu. Liliana Se calhar calavas-te. Vera pega no telemóvel e faz uma chamada
  • 18. CASA DOS SANTIAGO Vítor chega a casa. Raquel Mas Vítor, isto são horas? Os convidados estão a chegar! Vítor Cala-te, inútil. Eu sei, e por isso mesmo vou-me preparar, esta vai ser uma longa noite. Raquel Se vai Vítor... Se vai. Vítor sobe as escadas.
  • 19. CASA DOS ALMEIDA Mafalda Olha, tu vê lá o que fazes, não quero que dês nas vistas. Vera Eu já te disse que quero estar perfeita. Vera Tem calma maninha, eu sei me comportar. Mafalda Sabes, sabes... Tu vê lá o que fazes antes que eu me arrependa. Diogo e Liliana chegam
  • 20. Diogo Boa noite! Vocês as duas estão divinais... Liliana Oh, tal qual estrela de Hollywood... Enfim... Vamos embora? Vera Olá Afonso... Tocam á campainha. Afonso Boa Noite a todos. CASA DOS ALMEIDA
  • 21. CASA DOS SOUSA Guilherme Estás linda querida! Isabel Obrigado, Guilherme Teresa Mãe, viste o meu marido? Rodrigo Estou aqui, amor. Bom, vamos?
  • 23. Raquel Olá, boa noite. Então... Está tudo bem? FESTA FAMÍLIA AMARAL CHEGA À FESTA. RAQUEL DIRIGE-SE ATÉ ELES. Clemente Boa noite, Raquel. A festa está deslumbrante. Raquel Desculpem, estão a chegar mais convidados. Tenho de ir!
  • 24. FESTA AO LONGE NA FESTA VICENTE TINHA TRAZIDO A SUA MULHER, GLÓRIA Vicente Glória, tu controla-te que isto é um festa chique. Não quero escândalos. Glória Ai filho, isto está um deslumbre... um dia também vamos ter uma mansão assim... Se não fosse a miséria dos teus 5%...
  • 25. FESTA CAROLINA E INÊS ESTAVAM AO PÉ DA PISCINA A FALAR DE CARLOS, O IRMÃO QUE DESAPARECERA À ANOS. PEDRO CHAMA POR INÊS Pedro Olá Carolina. Então Inês, porquê que não atendeste as minhas chamadas? Está tudo bem? Inês Ai não, aquele agora não. Carolina Ah.. eu vou lá para dentro antes que sobre para mim.
  • 26. FESTA PEDRO CHAMA POR INÊS Inês Pedro eu já te disse o que penso. Agora não, é a festa da empresa. Não quero me chatear hoje... Pedro Mas... o nosso namoro... Inês Namoro? (ri-se) Estás todo afectado do clima... (pausa) A minha irmã está-me a chamar. Já falamos... Carolina Inês, o pai está a chegar. Anda...
  • 27. Mafalda Pois, mas hoje é uma noite especial. Afinal a empresa faz 30 anos... Diogo Hoje estás muito bem disposta... Tu raramente queres vir aos eventos do Vítor, aliás tu és esquisita nestas coisas... Diogo A mim parece-me mais do mesmo... Mafalda Talvez não seja... FESTA MAFALDA E DIOGO ESTAVAM À ENTRADA
  • 28. Sofia Sim, mas antes de as fazer tenho de me informar mais à cerca do entrevistado... Vítor Você é uma mulher bastante interessante, nunca pensou fazer entrevistas mais íntimas? FESTA VÍTOR FALAVA COM UMA JORNALISTA QUE ESTAVA NA FESTA Vítor Nunca me tinham mandado uma jornalista tão... Profissional... Deseja alguma coisa? Sofia De momento não, quem sabe mais tarde...
  • 29. Guilherme Deve ter sido engano deles... Vais ver que amanhã já está tudo bem. Teresa Pai desta vez passaste dos limites! Ligaram-me agora do banco, não entrou nenhum cheque na conta da empresa de Betão. Teresa Pai, se eu descubro que isto vem de ti... Já destruíste uma empresa e eu não vou deixar que destruas esta! FESTA A FAMÍLIA SOUSA ESTAVA SENTADA À MESA, TERESA DISCUTIA COM O PAI DEVIDO AOS PROBLEMAS QUE ESTE TINHA CAUSADO NA EMPRESA.
  • 30. Mafalda Estás doido? E se nos apanham? Hoje não... Rodrigo Não queres ir falar para um lugar mais reservado? FESTA Rodrigo Tenho pensado em ti o dia todo... Nem sabes o que tenho sofrido. Mafalda Guarda isso dentro das calças... Estás a dar muito nas vistas. Onde é que está a Teresa?
  • 31. Mafalda Teresa, amiga... Temos de falar! FESTA Rodrigo Que lindas amigas... Mafalda Até amanhã, Rodrigo... Teresa Mafalda!
  • 32. DENTRO DE CASA... Lurdes Sim, está tudo pronto. Já está na mansão? Sim, claro. Eu vou para a festa, só me consegui despachar agora. Veja lá o que faz. Outro para si... Cuidado!
  • 33. FESTA VERA E AFONSO AO PÉ DA PISCINA ESTÃO A TROCAR PEQUENAS IMPRESSÕES Vera Ontem estavas particularmente nervoso... Afonso A Liliana ia-nos apanhando... Afonso Sabes bem que eu não posso... Vera Não perdias nada, livravas-te daquela mosca morta e ficavas só para mim (dá-lhe um beijo)
  • 34. Vítor Ainda bem que estão aqui os três, venham comigo lá dentro. Preciso de falar convosco. Guilherme Sobre o quê? FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Vítor Falamos lá dentro. As paredes têm ouvidos.
  • 35. Os quatro caminham para dentro de casa, na outra ponta da festa Clemente está a falar com a mulher quando vê os seus sócios a reunirem-se sem ele... Clemente Mas que raio... O que será que eles estão para ali a cochichar? FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Leonor Vais a ver estão a fazer uma espécie de conspiração contra ti (ri-se)
  • 36. FESTA APROXIMA-SE UMA MULHER JÁ COM IDADE AVANÇADA, NINGUÉM A RECONHECE, SEM SER A SUA SOBRINHA CAROLINA, ERA SÍLVIA SANTIAGO... A IRMÃ DE VÍTOR. Carolina TIA! Sílvia Carolina, querida. Chega aqui!
  • 37. NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS SÓCIOS REUNEM-SE PARA FALAR DO DESFALQUE NA EMPRESA Guilherme Mas o que é que descobriste? Vítor Um de vocês os 4 fez um desfalque à empresa. Vicente Eu vou chamar o Clemente, ele tem de saber!
  • 38. NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS SÓCIOS REUNEM-SE PARA FALAR DO DESFALQUE NA EMPRESA Vítor Ficas aí quietinho. Guilherme Quem é que tu achas... Vítor Eu nunca acho, eu tenho sempre a certeza! Guilherme Fala!
  • 39. NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS SÓCIOS REUNEM-SE PARA FALAR DO DESFALQUE NA EMPRESA Vítor Quem fez o desfalque, sabe dos nossos passos. Ou seja, um de nós e a razão porque o Clemente não está aqui é porque tudo aponta para ele. Vocês vão sair da sala e não lhe vão dizer nada. Eu vou agora falar com ele e tirar tudo a limpo. Diogo O Clemente? É impossível! Vítor Está tudo neste dossier.
  • 40. Raquel Filha estou farta disto tudo! Farta! Inês O que se passa? E o que é que a mãe vai fazer? Raquel Uma coisa que eu já devia ter feito à muito tempo! FESTA
  • 41. Sílvia aproxima-se do escritório com intenção de falar com Vítor , Sílvia já não via o irmão à alguns anos pois estes não têm uma boa relação. Relação esta que foi afectada pelos erros de Vítor no passado. Sílvia já está com a mão na porta... À PORTA DO ESCRITÓRIO
  • 42. NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR VÍTOR E SOFIA ESTÃO AOS BEIJOS EM CIMA DA SECRETÁRIA Sílvia Olá Vítor, desculpa ter que te incomodar quando estás ocupado mas preciso de falar contigo por isso tira essa sujeita de cima da tua secretária. Vítor Sempre oportuna, querida irmã... Sempre oportuna. Sofia Até já, Vítor. (para Sílvia) Até já, senhora...
  • 43. Guilherme e Diogo estavam os dois reunidos e Vicente estava à procura de Clemente para poder-lhe contar o que Vítor lhe disse pois, Vicente acreditava na inocência de Clemente. Por fim encontrou-o. Clemente O que é que vocês estavam a cochichar à bocado? FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Vicente Houve um desfalque na empresa, todos pensam que és tu... Tem calma, o Vítor não tem provas concretas...
  • 44. Clemente O quê? Não acredito... Mas não fui eu! FESTA GUILHERME, VICENTE E DIOGO ESTÃO REUNIDOS, VÍTOR APROXIMA-SE. Vicente Eu sei! Mas agora não posso ser visto a falar contigo! Amanhã falamos.
  • 45. À PORTA DO ESCRITÓRIO Sofia Sim, e consigo? Desculpe não ter conseguido passar lá por casa mas vim logo directa para aqui... Sílvia Então, correu bem? Sílvia Ele já ficou avisado... Agora, convém que não nos vejam a conversar
  • 46. Começa-se a formar um pequeno círculo de pessoas à volta do palco preparado para a festa, Vítor iria fazer um discurso que se era seguido de uma pequena apresentação do projecto da nova ponte sobre o Tejo... FESTA
  • 47. Caros amigos e convidados vinha agradecer a vossa presença aqui na festa dos 30 anos da MultiArte. Como sabem o meu projecto para a nova ponte sobre o rio Tejo foi aprovado e isso implica uma grande responsabilidade e um passo fundamental no nosso futuro... FESTA Vítor
  • 48. ... E por isso mesmo, a empresa irá sofrer algumas reestruturações a nível administrativo e após isso terei finalmente tempo para a minha merecida reforma. Bom, eu agora vou tratar de um pequeno assunto... Daqui a instantes estarei aqui de novo com a apresentação do meu projecto da Ponte. Fiquem à vontade e divirtam-se FESTA Vítor
  • 49. DENTRO DE CASA... Lurdes Cá dentro, sô Vítor? Vítor Vou buscar o portátil ao escritório...
  • 50. FESTA Glória Ai, mas que esquisito... Onde é que se meteu toda a gente? Isto está às moscas!
  • 51.
  • 52. Vasco Botelho Que tem lá dentro? NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR OS INSPECTORES CHEGARAM AO LOCAL DO CRIME Clara Telles Botelho, olha este dossier... Clara Telles A empresa dele sofreu um desfalque.
  • 53. A SALA ESTÁ CHEIA COM TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTOR Clara Telles Isso é tudo muito bonito o que é certo é que ele morreu. Vasco Botelho E alguém o matou, e os meus anos de inspector dizem-me que não estamos muito longe do assassino. Glória Está a querer dizer que o assassino é um dos que estão nesta sala? Isabel Desculpe intrometer-me... Estão aqui familiares e amigos íntimos do Vítor! Queremos notícias!
  • 54. A SALA ESTÁ CHEIA COM TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTOR Clara Telles Não quero ninguém fora desta sala. Vamos chamar um a um.
  • 55. Clara Telles Já ouvimos toda a gente e é tudo inocente... Mas ainda falta o tal Vicente Rodrigues. Então só temos a história do dossier, vamos mandá-los embora... Menos o tal Clemente Amaral e a mulher. Vasco Botelho Tu queres prendê-los? Eu acho um pouco precipitado... A arma nem sequer foi encontrada! CASA DOS SANTIAGO Durante a noite, os inspectores interrogaram os convidados. Já é quase de manhã. Por fim o interrogatório terminou mas, os resultados foram inconclusivos. Clara Telles Mas quem é que falou em prender? Nós vamos esperar até amanhã. Deixa-os ir para casa. Vamos mandar um homem seguir cada uma das famílias.
  • 56. OS INSPECTORES CHEGAM À SALA Vasco Botelho Antes de tudo queremos agradecer a vossa cooperação e informa-los que por hoje os interrogatórios acabaram. O que não invalida que voltem a ser chamados. Peço apenas para o Sr. Clemente Amaral e a sua esposa que por favor acompanhe-nos. Clemente Nós? Mas porquê? Clara Telles É só para averiguarmos umas pequenas coisas. Nada demais... Por favor acompanhem-nos.
  • 57. CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Clara Telles Segundo uma das provas que nós reunimos, você estava a ser acusado de um desfalque à empresa “MultiArte”. Clemente Sim, estou a ser acusado. Mas não fui eu... Está a haver uma pequena confusão. Eu era incapaz de fazer isso. Já o Guilherme faliu uma empresa, o Diogo é novo na empresa... Um deles pode estar a querer culpar-me do desfalque!
  • 58. Clemente O Vicente é meu amigo de infância... Ele era incapaz, repito, incapaz de me fazer isso. Além do que, ele nem sequer é suspeito de nada porque saiu antes do tiro e foi ele mesmo que me avisou do caso do desfalque que eles me estavam a acusar. Eu mantenho o que disse. Não fui eu, alguém me está a querer culpar! CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Clara Telles Curioso, não referiu o nome do Vicente nas suas acusações... porquê?
  • 59. Clemente Estava com a minha mulher, na sala dos convidados... Estávamos os dois à espera da apresentação do projecto. Certo, Leonor? CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Vasco Botelho Onde estava quando ouviu o tiro? Leonor Sim, eu confirmo. Ele estava comigo.
  • 60. CASA DOS SANTIAGO Os “Amaral” estão na sala juntamente com os Inspectores. Clara Telles Muito bem, agora é simples. Clemente neste dossier estão reunidas todas as provas necessárias para o constituir arguido no processo do desfalque. Quando ao assassinato do Vítor... você é suspeito. Clemente A senhora está a querer insinuar que eu matei o Vítor? Olhe eu posso não ser nenhuma autoridade, mas eu não lhe admito isso! Leonor Clemente, vamos embora! Já chega disto por hoje.
  • 62. CASA DOS ALMEIDA Diogo Bom dia! (senta-se) Olhem, nós depois do almoço vamos a casa do Vítor, dar apoio à família... Vêm algum inconveniente? Liliana Eu não vejo, sendo assim vou chamar o Afonso.... Vera Pois, eu tenho que ir fazer uma sessão hoje à tarde. Quando acabar vou lá ter. Mafalda Eu não vou... SAI PARA IR FAZER UMA CHAMADA
  • 63. CASA DOS ALMEIDA Diogo Mas porquê? Um homem morreu, Mafalda. O mínimo que tu podes fazer é ir lá prestar-lhe uma homenagem! Mafalda Ah morreu? Que pena! Morrem milhares de crianças à fome todos os dias e tu não lhes vais prestar homenagem. Diogo Deixa-te de criancices! Tu vais e vais mesmo, nem que seja como minha companheira... Deixa-te de birras! Liliana Que estranho, o Afonso teve que ir substituir um colega na loja. Sendo assim vou contigo, pai. DE VOLTA...
  • 64. CASA DOS AMARAL Pedro Vocês não me chegaram a contar o que se passou ontem á noite, eu vim mais cedo para casa. Leonor Os inspectores pensam que foi o teu pai que matou o Vítor. Ele foi acusado de desfalque na MultiArte.
  • 65. CASA DOS AMARAL Pedro Que confusão é esta que não estou a perceber nada... Pedro Desfalque? Leonor Sim, desfalque.
  • 66. Vera Tu tens de largar a monga da Liliana... Afonso Tu sabes bem que eu não posso, as coisas não se resolvem assim. Vera Oh Afonso, és um otário. Mas o que é que queres com ela casar? Que sonhador... Imagino o sexo... Deve ser tão insonso...
  • 67. CASA DOS SANTIAGO Lurdes Sô dona Raquel, está aqui uma senhora para falar consigo.
  • 68. CASA DOS SANTIAGO Lurdes Sô dona Raquel, está aqui uma senhora para falar consigo. Glória Ai Raquel, vim logo que pude! O Vicente é que ainda não me apareceu em casa! Mas eu vim... Eu vim! Nós somos amigas e temos de nos abraçar nas piores fases! Dê-me um abraço, Raquel! Dê-me um abraço!
  • 69. CASA DOS SANTIAGO Diogo O quê que tu achas que aconteceu? Guilherme Foi o Clemente de certeza, o estupor do Vicente foi-lhe meter a história do desfalque no cú e ele com medo deve ter limpo o sebo ao Vítor. Diogo Perguntaram-me isso do desfalque no interrogatório, e eu confirmei... Fiz mal?
  • 70. CASA DOS SANTIAGO Guilherme Não, não! Fizeste bem! Também me perguntaram o mesmo e eu confirmei... Não podes estar a mentir numa situação destas... Diogo Onde é que o Vicente andará?
  • 71. CASA DOS SANTIAGO Clara Botelho, a empregada veio ter comigo e disse-me que viu a Leonor sozinha antes do tiro! Vasco Botelho Mas ela não estava com o marido na festa? Clara Aparentemente, sim. Mas parece que eles têm alguma coisa a esconder...
  • 72. CASA DOS SANTIAGO Mafalda e os Amaral falam sobre o funeral de Vítor e são interrompidos pela polícia. Leonor Olha a mim não me aquece nem me arrefece, por mim nem aqui estava... Clemente Foi uma grande perda para todos nós... Mafalda Pois, o corpo só vai ser liberado hoje... Hoje á noite já deve haver velório na igreja Os “Amaral” chegam.
  • 73. CASA DOS SANTIAGO Clara Clemente... Clemente Diga, inspectora. Clara Acompanhe-nos à esquadra, se faz favor.
  • 74. CASA DOS SANTIAGO Leonor À esquadra? Vasco Botelho Sim, e a senhora também! Clara Parece que ontem à noite vocês os dois não andaram assim tão juntinhos, não é? Clara Acompanhe-nos à esquadra, se faz favor. O TELEMÓVEL DE CLARA TOCA
  • 75. CASA DOS SANTIAGO Clara Beeem, parece que os astros estão do nosso lado. O Vicente foi apanhado a sair da MultiArte! Vai ser uma longa tarde... Vasco Botelho Então vamos andando que já se faz tarde. Outros dois polícias levam Clemente e Leonor em direcção à porta.
  • 76. CASA DOS SANTIAGO Os convidados estão pasmados com o que aconteceu... Sílvia acaba de descer as escadas, e depara-se com uma velha amiga na sala. Sílvia Olá Mafalda. Mafalda Que susto, Sílvia. Então... De volta? Sílvia Já tinha saudades desta adrenalina, e tu? Soube que meteste tino na tua vida. Já era tempo de ultrapassares aquilo...
  • 77. CASA DOS SANTIAGO Os convidados estão pasmados com o que aconteceu... Sílvia acaba de descer as escadas, e depara-se com uma velha amiga na sala. Mafalda Sílvia, ninguém sabe do meu passado aqui, e espero que não seja agora que o descubram. Por isso, evite este tipo de conversas à frente de outras pessoas. Sílvia Desculpa, não era minha intenção incomodar-te... Diz-me lá uma coisa, por acaso não foste tu que mataste o meu irmão, pois não? Mafalda Vontade não me faltou, mas alguém se adiantou por mim. Não, com muita pena minha, não fui eu que matei o estupor do Vítor.
  • 78. Glória Na empresa? Teresa Sim, eu estive lá até agora. Quando lá cheguei estava o aparato montado, polícias e inspectores... Enfim, uma confusão! CASA DOS SANTIAGO Teresa acaba de entrar pelas traseiras da casa e cruza-se com Glória. Teresa O que é que se passou? Eu acabei de chegar! Olhe Glória, o Vicente estava na empresa... A polícia levou-o para a esquadra, ele vai prestar declarações.
  • 80. REDACÇÃO DA REVISTA Sofia fala com o patrão e diz que tem o exclusivo da morte de Vítor. Sofia A produção está pronta, até fotografias do morto arranjei. Valadares Perfeito, e quanto tempo demoras a cancelar a impressão da revista e mudares a capa? Sofia Meia hora. Isto se não precisares de nada...
  • 81. REDACÇÃO DA REVISTA Sofia fala com o patrão e diz que tem o exclusivo da morte de Vítor. Valadares Preciso que chegues aqui...
  • 83. Vicente Eu já disse! Não vi nada... SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clara E você pensa que eu nasci ontem? Já ando nisto à alguns anos... Vá... Desembuche!
  • 84. SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clemente Sim, estava. Mas tudo tem uma explicação! Vasco Botelho Foram vistos os dois, separados, segundos antes da morte do Vítor... Vasco Botelho Então quer dizer que admite que nos mentiu. Afinal sempre estava sozinho.
  • 85. SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clemente Deixe-me explicar...
  • 86. NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR Clemente entra no escritório. Vítor Diz depressa que tenho assuntos a resolver mais importantes do que o teu... Clemente Que história é essa de desfalque? E porquê é que eu não participei nessa tal reunião fantasma? Estão a esconder-me alguma coisa? Vítor Já estou a ver que foram dar com a língua nos dentes, não é? Mas, meu caro, tu deves saber bem porquê… Clemente Se por acaso achas que eu fiz algum desfalque, há aqui algum mal entendido… Amanhã vou verificar tudo e provar que estou inocente!
  • 87. NO ESCRITÓRIO DE VÍTOR Clemente entra no escritório. Vítor Amanhã é capaz de ser tarde demais para ti… Clemente Ou para ti... Ficas a saber que isto não vai ficar assim. Vou te mostrar...
  • 88. SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Clemente Foi isto que aconteceu. Nada mais, eu não voltei a vê-lo naquela noite. Vasco Botelho Você tem noção que é o principal suspeito, não tem?
  • 89. SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente e Clemente estão ambos a ser interrogados, em salas distintas. Clara Eu estou a ficar sem paciência para estes joguinhos estapafúrdios. O senhor vai ficar esta noite detido. Amanhã voltamos a falar... Vicente Detido, eu? Eu já lhe disse a verdade! Eu não vi nada... Oiça lá isso que você está a fazer não é proibido? Clara O que é aqui proibido ou não, eu é que sei. Pode fazer um telefonema. Já falamos de novo.
  • 90. Estão os dois a sair da sala de interrogatórios, salas estas que são uma ao lado da outra. Clemente e Vicente iriam passar a noite na prisão embora em celas separadas porque poderiam eventualmente trocar informações comprometedoras. Clemente Deixem-me falar com o Vicente! (para Vicente) Nós temos de falar, Vicente não fui eu! NO CORREDOR DA PJ Vicente Tem calma, Clemente. Se não foste tu não tens nada a temer! Eles vão descobrir a verdade.
  • 92. CASA DOS SOUSA À hora do Jantar. Isabel Eu podia suspeitar de toda a gente menos do Clemente! Oh meu Deus, que escândalo! Guilherme Eu já não me admiro de nada... Ele foi o responsável pelo... (pausa) Bom, nada esqueçam! Teresa Responsável pelo quê, pai? Guilherme O Clemente está a ser acusado de desfalque à empresa. Desapareceu bastante dinheiro e o Vítor conseguiu juntar elementos fortes para o poder acusar...
  • 93. CASA DOS ALMEIDA Diogo Como hoje a Raquel não quis um velório à noite vocês amanhã vocês não vão faltar ao funeral, pois não? Liliana O Afonso já combinou comigo, ele hoje dorme cá e amanhã vamos juntos. Vera Ai que bom, mais um para a festa! Mafalda Este dia foi longo, vou-me já deitar que amanhã o dia ainda será pior. Bom, meus queridos... Até amanhã. Diogo Eu vou contigo, até amanhã. Vou só fazer uma chamada. (SAI)
  • 94. CASA DOS ALMEIDA Liliana Afonso, vamos lá para cima. Vera Tu cala-te. Andas metida com o marido da tua melhor amiga. Que cliché, não achas? Eu não tenho nada com o Afonso... E mesmo que tivesse, nãoterias nada a ver com isso. Mafalda Ouve lá, oh minha parva. Eu reparei na troca de olhares entre ti e o Afonso ao jantar. Mas vocês andam a bater bem da cabeça? LILIANA E AFONSO SOBEM AS ESCADAS
  • 96. A Inspectora Clara Telles no dia anterior ordenou a prisão preventiva de Vicente, o que nos termos da lei seria proibido visto que o mesmo não é apontado como suspeito. Como ninguém verificou nada, este esteve preso uma noite. Na manhã seguinte, Vasco descobriu tudo e decide falar com Clara. NO CORREDOR DA PJ Clara Telles Já vens com cara de enjoo, o que foi? Vasco Botelho Olha lá, que merda foi aquela de mandares prender o Vicente Rodrigues?
  • 97. A Inspectora Clara Telles no dia anterior ordenou a prisão preventiva de Vicente, o que nos termos da lei seria proibido visto que o mesmo não é apontado como suspeito. Como ninguém verificou nada, este esteve preso uma noite. Na manhã seguinte, Vasco descobriu tudo e decide falar com Clara. NO CORREDOR DA PJ Clara Telles Eu depois trato das burocracias! Aquilo foi só para o assustar... Vou já liberta-lo, afinal não deu em nada. Ele não abriu a boca. Vasco Botelho Tem juízo, qualquer dia ainda metes a tua carreira em risco por causa destas tuas manias de CSI.
  • 98. Vicente E então, inspectora? SALA DE INTERROGATÓRIOS - PJ Vicente vai ser libertado. Clara Você pode ir ao funeral do seu amigo, está livre. Vicente E o Clemente? Clara Esse continua por cá... E não, não pode falar com ele.
  • 99. NA CELA DE CLEMENTE... Este tem uma novidade. Clemente Nem ao funeral do Vítor posso ir... Mas pronto. Obrigado, inspector. Miguel Sr. Clemente, a sua mulher mandou-me dizer-lhe que está a caminho. Ah, mais uma coisa... Vai ser interrogado hoje ao final da tarde.
  • 100. POLÍCIA JUDICIÁRIA Vicente acabara de ser libertado. Miguel Eu não devia estar a fazer isto... Comecei ontem, e se o meu pai sabe! Mas pronto, eu levo-o lá. Vicente Vou ser directo contigo. Eu preciso mesmo de falar com um preso deste caso, o Clemente.
  • 101. POLÍCIA JUDICIÁRIA Vicente acabara de ser libertado. Vicente Está bem. Miguel Sim, sou... Venha lá, mas não pode demorar muito... Vicente Você é filho do inspector Botelho?
  • 102. NA CELA DE CLEMENTE... Clemente Acham que fui eu que matei o Vítor! Ainda por cima descobriram que menti, eu fui lá esclarecer a situação do desfalque, sabia lá eu que alguém o ia matar… Vicente Clemente mas afinal o que se passou?! Clemente Descobriste alguma coisa? Vicente Eu não posso falar contigo muito tempo, mas posso te dizer que logo vou provar que estás inocente no desfalque…
  • 103. NA CELA DE CLEMENTE... Clemente Tens de despachar isso depressa, eu não vou pagar por algo que não fiz. Vicente Não te sei dizer nada concretamente, mas está tudo no cofre do nosso escritório na MultiArte num dossier. É tudo uma questão de tempo, hoje mesmo vou lá... Clemente Mas ouve lá... Vicente Pois, mas também tenho medo do que me possa acontecer… tenho de jogar pelo seguro e descobrir primeiro quem foi...
  • 104. Clemente E foi isso que o Vicente me contou... NA SALA DE VISITAS DA PRISÃO Leonor vai visitar o marido antes de ir para o funeral, este depois das informações que Vicente lhe deu irá dar instruções à mulher para esta proceder em sua defesa. Leonor Mas se ele sabe porquê que não te ilibou? É só isso que eu não percebo...
  • 105. Clemente Quer-se proteger! NA SALA DE VISITAS DA PRISÃO Leonor vai visitar o marido antes de ir para o funeral, este depois das informações que Vicente lhe deu irá dar instruções à mulher para esta proceder em sua defesa. Leonor O funeral é daqui a meia-hora. Eu vou andando.
  • 106. Clemente Não te esqueças de pedir o tal dossier ao Vicente, está no cofre do meu gabinete na MultiArte. NA SALA DE VISITAS DA PRISÃO Leonor vai visitar o marido antes de ir para o funeral, este depois das informações que Vicente lhe deu irá dar instruções à mulher para esta proceder em sua defesa. Leonor Volto mais tarde, tem juízo!
  • 107.  
  • 108. FUNERAL Teresa Provavelmente à procura do verdadeiro criminoso... Isabel Já repaste que estão ali os inspectores? Que andarão aqui a fazer?
  • 109. FUNERAL Teresa Coitado... Deve ter sido deve... Isabel Mas foi o Clemente!
  • 110. FUNERAL Vasco Isto realmente é mesmo uma cambada de hipócritas... Clara É, e provavelmente, se eu estiver certa e o assassino não for o Clemente… ele ou ela está aqui de certeza… Vasco Pensei que achavas que já tínhamos o assassino... Clara Isto há mais porcaria enterrada nesta historia que uns trocos desviados…
  • 111. FUNERAL Carolina Será que com isto tudo alguém avisou o Carlos? Raquel Sabes perfeitamente que ninguém sabe do seu paradeiro... Inês Esta gente está-me a meter uns nervos, não desolham! E quanto a isso do Carlos, veio em montes de jornais. Ele a esta hora já sabe...
  • 112. FUNERAL Sílvia Não tens vergonha na cara? O que estás aqui a fazer? Sofia Vim prestar a minha simples homenagem. Afinal, sabe que eu sempre gostei muito dele... Mesmo depois daquilo que me fez. A mim, e à minha mãe. Sílvia Vê lá é se não deitas tudo por água abaixo...
  • 113.  
  • 114. Miguel Desculpa. Eu não estava com os olhos bem abertos... Carolina Não a culpa foi minha, eu ia distraída. Miguel O sr. Vítor era-te alguma coisa? Carolina Sim, meu pai. FUNERAL
  • 115. Miguel Ah... Desculpa. Não sabia... Carolina Não faz mal... a sério. Já me conformei. Miguel Eu estou a estagiar na PJ, vim com os inspectores... Carolina Então nós já nos vemos na minha casa, vocês devem ir também. Agora a minha mãe está à minha espera no carro. Até já. FUNERAL
  • 116.  
  • 118. CASA DOS SANTIAGO Vicente O que é que tu queres agora? Mas o que é que se passa contigo? Epá larga-me! Espera... Foste tu! Foste tu! Podes-me fazer o que quiseres! O Clemente já sabe de tudo, é tocares-me com um dedinho que seja e ele dá com a língua nos dentes! Epá, larga-me. Já te disse!
  • 119. CASA DOS SANTIAGO Leonor O que é que foi isto?
  • 120. CASA DOS SANTIAGO Glória AI MEU DEEEEUS! TU MORRES-ME SÓ COM 5%!!!! VICENTE ACORDAAAAAAA!!! VICENTE!!! CHAMEM UMA AMBULÂNCIA!!!!
  • 121. CASA DOS SANTIAGO Clara Só pode ter sido o assassino. Vasco Mais uma vítima. Isto não vai ser tarefa fácil... Clara Eu disse-te que havia mais porcaria enterrada que uns trocos desviados… Voltámos à estaca 0.
  • 122. O TELEMÓVEL TOCA CASA DOS SANTIAGO Leonor Oh meu Deus. Será que...
  • 123. TELEFONEMA Leonor Estou? Clemente Estou, Leonor. Então esse funeral?
  • 124. Leonor Clemente, tem calma. O Vicente foi assassinado! Clemente O quê? Não percebi bem. TELEFONEMA
  • 125. Leonor Eu não sei... Ele caiu da janela. Clemente Leonor por amor de Deus tem cuidado. O assassino pode descobrir alguma coisa. Não andes sozinha. E vai imediatamente à MultiArte buscar o dossier antes que alguém o faça por ti. TELEFONEMA
  • 126. MULTIARTE Entretanto... Leonor dirige-se a alta velocidade para a MultiArte, afinal quem já matou Vítor e Vicente tem algo a esconder e pode estar envolvido no dossier que Vicente escondeu.
  • 127. Leonor O código está aqui... 39867. Onde é que será o cofre deste escritório? Gabriela Oh xô dona Lonor, o que extá a faxer a extax horax aqui na emprexa? MULTIARTE
  • 128. Leonor Vim buscar uns documentos do meu marido! Sabe-me dizer onde é o cofre? Gabriela Xim eu digo-lhe. Max num diga a ninguein que eu bim cá! Ox patrõex num goxtam de xaber que ando aqui a extax horax... MULTIARTE
  • 129. CHUVEIRO DA PRISÃO Jeremias Ei tu... Tenho uma encomendazinha para ti.
  • 130. Clemente Mas quem é você? CHUVEIRO DA PRISÃO
  • 131. Jeremias Jeremias, o Carteiro. CHUVEIRO DA PRISÃO