Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Matriz 7º 1 17 18

104 vues

Publié le

matriz História 7º 17-18

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à aimer ceci

Matriz 7º 1 17 18

  1. 1. 1 Ano letivo 2017/18 Tipologia, número de itens e cotação História – 7º ANO Duração: 90m Cotação: 100% Domínio Subdomínio Metas curriculares/Descritores de desempenho Tipologia de itens N.º de itens Cotação por item (em pontos) 1. Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações 1.1.Das sociedades recolectoras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo de hominização 1. Localizar as regiões do mundo onde foram encontrados os primeiros vestígios dos processos de diferenciação da espécie humana. 3. Identificar as principais fases de evolução desde o Australopithecus ao Sapiens Sapiens, realçando a lentidão do processo. 7. Reconhecer o fabrico de instrumentos, o domínio do fogo e linguagem verbal como conquistas fundamentais no processo de hominização. 2. Conhecer e compreender as características das sociedades do Paleolítico 4. Identificar os instrumentos fabricados pelo Homem, as respetivas funções e as implicações em termos de divisão técnica e sexual do trabalho. 5. Definir “Paleolítico”. 6. Descrever o modo de vida das primeiras sociedades humanas. 3. Compreender as vivências religiosas e as manifestações artísticas do Homem do Paleolítico. 1. Reconhecer a existência no paleolítico de crenças mágicas e religiosas e ritos funerários. 2. Indicar possíveis explicações para a religião e arte do paleolítico. 3. Distinguir arte móvel de arte rupestre. 4. Compreender e comparar as sociedades produtoras Itens de seleção: Assinalar Completamento Correspondência Legendar 2 2 2 1 47
  2. 2. 2 1.2.Contributos das civilizações urbanas com as sociedades recoletoras. 1. Definir “Neolítico” 2. Salientar a importância das regiões temperadas para o surgimento da economia de produção (agricultura de sequeiro e domesticação de animais). 3. Relacionar a economia de produção com a sedentarização (Revolução Neolítica). 5. Integrar as novas atividades artesanais nas necessidades da economia de produção e das sociedades sedentárias. 6. Comparar os modos de vida do paleolítico e do neolítico. 5. Conhecer e compreender os cultos e a arte dos homens do neolítico. 2. Descrever os monumentos megalíticos. 1. Conhecer e compreender a formação das primeiras civilizações urbanas 1. Localizar no espaço e no tempo as civilizações da Suméria, Egito, vale do Indo e vale do Rio Amarelo, a civilização hebraica e a civilização fenícia, destacando a relação com as grandes planícies aluviais. 2. Conhecer e compreender as relações económicas e as estruturas sociais do egito) 3. Referir a forte estratificação social das civilizações dos Grandes Rios, destacando o acentuar das desigualdades sociais. 3. Conhecer e compreender a complexificação da organização política do egito) 3. Reconhecer o surgimento de poderes políticos absolutos e sacralizados. 4. Justificar a função dos impostos como fator de sustentação dos aparelhos de estado e das elites. 5. Relacionar a complexificação da organização política com a invenção da escrita. 4. Conhecer e analisar a importância das vivências Itens de construção: Desenvolvimento restrito Desenvolvimento longo 7 2 53
  3. 3. 3 religiosas, culturais e artísticas do egito) 3. Caracterizar sucintamente as expressões artísticas do egito. 5. Conhecer os principais contributos das primeiras civilizações urbanas para o funcionamento das sociedades até aos nossos dias 3. Referir que a origem dos alfabetos latino, grego, árabe e hebraico residiu na escrita alfabética fenícia. 5. Destacar o politeísmo das primeiras civilizações urbanas e o monoteísmo (nomeadamente o judaísmo) como estando na origem da diversidade de religiões no mundo atual. Número de Questões: 7º/8º/9º ano – 8/12 questões; Secundário – 8/15 questões, segundo modelo de exame nacional.
  4. 4. 4 Critérios gerais de classificação: 1. Às respostas de conteúdo ambíguo ou contraditório não será atribuída qualquer cotação. 2. Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido à frente, de modo bem legível. Não é permitido o uso de corretor, a resposta será classificada com a cotação de zero (0). 3. Nas questões de escolha múltipla onde é pedida apenas uma opção, ou nas questões de estabelecimento de correspondência, as respostas que contenham mais do que uma alternativa serão anuladas. 4. Nas questões de ordenação, só é atribuída cotação se a sequência estiver integralmente correta. 5. O desempenho da língua portuguesa, nos itens de construção é também classificado, contemplando-se a estrutura, a sintaxe, a pontuação e / ou a ortografia, de modo a garantir a inteligibilidade e / ou o sentido do texto (2% da totalidade da classificação do item ou 5% da totalidade da classificação do teste). 6. Nos itens de construção a utilização correta das fontes corresponderá a 50% da totalidade da classificação do item.

×