Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

C.L.C. 7 - Portugal antes e depois do 25 de Abril

58 320 vues

Publié le

C.L.C. 7 - Cultura, Língua e Comunicação
Fundamentos de Cultura Língua e Comunicação - Portugal antes e depois do 25 de Abril

Publié dans : Formation
  • Login to see the comments

C.L.C. 7 - Portugal antes e depois do 25 de Abril

  1. 1. Portugal antes e depois do 25 de Abril Trabalho elaborado por Isabel Braz 24-08-2010
  2. 2. Índice1. Introdução……………………………….........................22. Portugal antes do 25 de Abril………………………...33. A censura…………………………………………………44. A PIDE……………………………………………………..55. As prisões da ditadura…………………………………66. O exílio…………………………………............................77. A Mocidade Portuguesa…………………….................88. A resistência……………………………………………..99. A guerra colonial…………………….............................1010. O Poder Autárquico………………………….................1111. Portugal isolado do mundo……………………………1212. Portugal depois do 25 de Abril………………………..1313. Liberdade de expressão e manifestação...................1414. Liberdade de reunião e associação………………….1515. A libertação dos presos políticos………….................1616. O regresso dos exilados………………………………..1717. Escola para todos………………………………………..1818. A democracia……………………………………………..1919. O nascimento de novos países……………………….2020. O poder local……………………………………………..2121. Portugal na União Europeia……………………………2222. Portugal no mundo……………………………...............2423. Bibliografia………………………………………………..27
  3. 3. Para que hoje fosse possívelvivermos num país livre edemocrático, desde a épocados descobrimentos, passandopelo regime salazarista até aosdias de hoje, muitas foram asalterações que ocorreram emPortugal, tanto a nível político,como a nível social!
  4. 4. Antes do dia 25 de Abril de 1974 Durante o governo de MarceloCaetano, não era autorizada aexistência de partidos políticos,nem de qualquer opinião quediscordasse da ditadura em que opaís estava submergido, e a queSalazar dera o nome de EstadoNovo.
  5. 5. A censura Tanto os meios de comunicaçãoda época, os jornais as revistaetc., como o cinema e o teatro,eram minuciosamente vigiados,no sentido de censurar e proibirpalavras ou expressões que nãofossem do agrado do regimesalazarista em que o país vivia! Muitas figuras públicas, comoescritores, jornalistas, músicos ecantores, eram expressamenteproibidos de publicar as obras deque eram autores!
  6. 6. A PIDE Com a função de vigiar,perseguir, prender e torturar, todoaquele que fosse contra a opiniãoe regras impostas pelo governo,existia a PIDE, (PoliciaInternacional de Defesa doEstado). Foram muitos os homens queforam friamente torturados eassassinados pela PIDE, duranteo regime salazarista!
  7. 7. As prisões da ditadura Quem se opunha ao EstadoNovo, ou apenas por ser deopinião diferente à do regimepolitico do país, era perseguido epreso em prisões como as dePeniche e Caxias, onde eratorturado e mantido em péssimascondições de sobrevivência.
  8. 8. O exílio Muitos foram os portuguesesque na sua luta contra a ditadura,ou por se negarem a combater naguerra colonial, se viramobrigados a sair do país, parafugir à perseguição a que se viamsubmetidos, e não serem presos,continuando a sua luta nos seuspaíses de exílio.
  9. 9. A mocidade portuguesa Os jovens portugueses, a partirdos 7 anos de idade eram,obrigados a pertencer a umaorganização militarista dejuventude, que dava pelo nomede Mocidade Portuguesa. Nesta organização os jovenseram obrigados não só a marcharfardados como soldados, como afazer a saudação nazi.
  10. 10. A resistência Devido à proibição de existênciade partidos políticos, a luta pelaliberdade era feita naclandestinidade! Os membros da oposiçãodemocrática, chegaram aparticipar em eleições, cujosresultados acabavam por sersempre falsificados, e oscandidatos eram presos!
  11. 11. A guerra colonial As naquela época colóniasportuguesas, Angola, Guiné eMoçambique, para obterem a suaindependência, foram obrigados aentrar em guerra com Portugal,guerra essa onde morrerammilhares de homens portuguesese africanos!
  12. 12. O poder autoritário Os presidentes das CâmarasMunicipais e das Juntas deFreguesia, eram nomeados pelogoverno, sem ter em conta aopinião ou vontade da população,e não seguiam qualquer tipo deprograma autárquico!
  13. 13. Portugal isolado do mundo Devido à ditadura que se viviano país e ao facto de continuar acolonizar territórios que já tinhampedido a sua independência,Portugal acabou por ser um paísisolado do resto do mundo, sendocondenado por organizaçõescomo a ONU!
  14. 14. Portugal depois do 25 de Abril O 25 de Abril de 1974 O MFA, Movimento das ForçasArmadas, surgiu com a revoltados capitães contra a guerracolonial, e se organizaram paraacabar com ela e restaurar ademocracia em Portugal!
  15. 15. Liberdade de expressão e manifestação Com a extinção da censuraprévia, o MFA conseguiu que nodia 1 de Maio de 1974, milhõesde portugueses saíssem à rua portodo o país em múltiplasmanifestações de comemoraçãopela conquista da liberdade!
  16. 16. Liberdade de reunião e associação Após o 25 de Abril, foramlegalizados os partidos políticos,os sindicatos e as associações deestudantes, sendo então assimpermitida a criação deassociações que difundissempropostas e ideias novas!
  17. 17. A libertação dos presos políticos Foram libertados todos ospresos políticos, e foi posto umfim à prática de prender aspessoas que tivessem umaopinião política diferente da dogoverno! Libertação dos presos políticos da Cadeia de Caxias, a 27 de Abril de 1974.
  18. 18. O regresso dos exilados Após o 25 de Abril, todos osexilados políticos puderamregressar a Portugal, podendoentão integrar-se na sociedadedemocrática, reçém criada, econtribuir para a construção deum novo país!
  19. 19. Escola para todos Foi decretada a escolaridadeobrigatória até ao 9º ano e aproibição do trabalho infantil, paraque todos os jovens sepreparassem melhor para a vidaactiva, dando o devido valor aosestudos e à escola!
  20. 20. A democracia Através de eleições livres, ospartidos começaram a divulgar osseus programas eleitorais, assimeleger os seus deputados para aAssembleia da República! O povo passou assim também, apoder eleger o Presidente daRepública!
  21. 21. O nascimento de novos países Quando o FMA conseguiuacabar com a guerra colonial,Angola, Cabo verde, Guiné,Moçambique, São Tomé ePríncipe e por último Timor,passaram a ser novos paísesindependentes!
  22. 22. O poder local As Câmaras Municipais e Juntasde Freguesias, passaram a sereleitas pela população, podendotambém ser fiscalizado o trabalhoe cumprimento das respectivaspropostas eleitorais, de todos osautarcas!
  23. 23. Portugal na União Europeia Depois de ter sido estabelecidaa democracia em Portugal, e deter sido atribuída a independênciaa todas as ex-colónias, Portugalfoi então novamente acolhidopelas organizações internacionaise viu abertas as portas para seintegrar na União Europeia!
  24. 24. Portugal no mundo A nível mundial, Portugal ficoumundialmente conhecido pelos“Descobrimentos”. Ao descobrir novos continentes,através da exploração de novasrotas marítimas comerciais,Portugal e os seus grandesnavegadores contribuíram emmuito para a delineação daquiloque hoje conhecemos como“Mapa Mundo”!
  25. 25. Através dos descobrimentos,Portugal foi responsável porgrandes avanços na astronomia,cartografia e ciência náutica,sendo o primeiro país adesenvolver navios comcapacidade para navegar em maraberto, fazendo a travessia doAtlântico.
  26. 26. Mais recentemente, Portugaltem sido mundialmentereconhecido, pelo seu enorme erico património. Entre muitos outros,monumentos como o Mosteiro daBatalha, ou o Convento deCristo em Tomar, e lugares comoo Sitio de Arte Rupestre do Valedo Côa, ou a FlorestaLaurissilva da ilha da Madeira,foram reconhecidos pelaUNESCO, como sendoPatrimónio Mundial .
  27. 27. Bibliografia A informação referida neste trabalho, foi retirada do documento “Portugal antes e depois do 25 de Abril”, dos Serviços Educativos do Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA – RE1, da Câmara Municipal de Odivelas, e do endereço:http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:List a_do_Patrim%C3%B3nio_Mundia l_em_Portugal As imagens foram retiradas do motor de busca do Google.

×