SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  20
Evolução: Arquitectura de Computadores Gerações 0 – 0,5 – 1 dos Computadores Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos Jorge Colaço – Daniel Morgado – Célia Bento
Evolução: Estrutura do Trabalho Geração 0 – Computadores mecânicos (1642-1890) Geração 0,5 - O inicio da era da computação (1890-1945)  cartões perfurados de Hollerith Geração 1 – Válvulas (1943-1955)
Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890)  - Pré-História: Cálculo Manual. Ideia de Número. - História antiga (Oriente): Ábaco.
Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890)  	A pascalina foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642 	Pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais 	O instrumento utilizava uma agulha para mover as rodas, e um mecanismo especial levava dígitos de uma coluna para outra 	Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse a calculadora no comércio	Embora útil a calculadora não obteve saída
Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890)  GottfriedWilhelmvonLeibniz - foi atribuída a criação do termo "função" (1694) 	A Leibniz e a Newton, o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do ProdutoLeibniz criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações.
Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890)  Em 1804, JosephMarieJacquard- inventou um sistema para comando automático das operações repetitivas 	O sistema era construído com um conjunto de cartões metálicos perfurados ligados uns aos outros A combinação de agulhas que passavam através de uma perfuração e as que eram impedidas de o fazer por não existir a perfuração correspondente constituía um código binário para execução de uma operação.
Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890)  	Apresentou sua máquina analítica em 1834, tendo sido considerada o ponto de partida para os modernos computadores electrónicos. 	Também colaborou para a modernização do sistema de código postal inglês A máquina analítica de JosephMarieJacquard
Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890)  George Boole nasceu em 1815 	A lei especial da Lógica de Boole diz que x em relação a y = x. Para isso ser verdade, x = 1 ou x = 0. Sendo assim, a Lógica de Boole tem de utilizar um sistema Binário.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Códigos de cartões perfurados de Hollerith  Hermann Hollerith - funcionário do United States Census Bureau - inventou, em 1880, uma máquina para realizar as operações de recenseamento da população. A máquina fazia a leitura de cartões de papel perfurados em código BCD (Binary Coded Decimal) e efectuava contagens da informação referente à perfuração respectiva.  O Cartão perfurado foi inicialmente criado pela IBM. Esses cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Analisador diferencial (Vannevar Bush)  Era um equipamento analógico que realizava cálculos com os dez dígitos do sistema decimal. Medindo os movimentos e distancias, e calculando de acordo com estas medidas esta máquina usava controles para multiplicar e dividir, e controles diferenciais para somar e subtrair.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Z1, Z2, Z3 e Z4 (Konrad Zuse) O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, apartir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial.  Embora electromecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2. Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.  A arquitetura do Z1 serviu como ponto de partida para a dos seus sucessores.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 Máquina Z1(Konrad Zuse) Memória: 64 números de vírgula flutuante (ponto-flutuante), de 22 bits de largura (ponto-flutuante de 22 bits de tamanho). A unidade aritmética possuía comandos de adição, subtracção (subtracão), multiplicação, divisão e um decodificadorbinário-decimal.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Mark I (Howard Aiken) O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi o primeiro computador digital automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projecto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) Colossus foi um computador inglês projectado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing.  Seu principal objectivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazis
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) O ENIAC (ElectricalNumericalIntegratorandCalculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da ElectronicControlCompany. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajectórias tácticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) O computador pesava 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída.  Foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistência e 17.468 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio desportivo.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) EDSAC(ElectronicDelayStorageAutomaticCalculator) foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido. O EDSAC foi o primeiro computador de armazenamento programa para operar um serviço regular computação. Projectado e construído na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o seu primeiro cálculo EDSAC realizada em 6 Maio 1949.  A Imagem mostra o funcionamento do simulador "praças" programa, um dos primeiros três programas escritos para o EDSAC.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) UNIVAC I (de UNIVersalAutomaticComputer - Computador Automático Universal) foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m2 de espaço no piso. Sua memória de mil palavras era armazenada num dispositivo chamado delaylinememory, construído com mercúrio e cristais piezoelétricos. A entrada e saída de informações eram realizadas por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado Uniprinter, que, sozinho, consumia 14 kW.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) IBM 701 Cinquenta anos atrás - em 29 de Abril de 1952 --- A IBM Presidente Thomas J.Watson, Jr., informou a empresa de accionistas na reunião anual que a IBM estava construindo "o mais avançado e mais flexível de alta velocidade computador no mundo. " Conhecido como o Defense Calculadora enquanto em desenvolvimento, a nova máquina saiu da IBM Poughkeepsie Laboratório nesse mesmo ano e foi oficialmente revelada ao público em 7 de Abril de 1953 como o IBM 701 Electronic Data ProcessingMachines. O 701 poderia realizar mais de 16.000 operações adição ou subtracção de um segundo, leia 12.500 dígitos a partir de uma segunda fita, imprima 180 letras ou números de um segundo, de saída e uma segunda de 400 dígitos de cartões perfurados.
Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 TheEnd… Obrigado pela sua atenção

Contenu connexe

Tendances

CapíTulo 1 IntroduçãO à InformáTica
CapíTulo 1   IntroduçãO à InformáTicaCapíTulo 1   IntroduçãO à InformáTica
CapíTulo 1 IntroduçãO à InformáTicaguest501765
 
A História e Evolução dos Computadores
A História e Evolução dos ComputadoresA História e Evolução dos Computadores
A História e Evolução dos ComputadoresNascimentoeli
 
História da computação
História da computaçãoHistória da computação
História da computaçãoBruno Ramalho
 
Manutenção e montagem de computadores
Manutenção e montagem de computadoresManutenção e montagem de computadores
Manutenção e montagem de computadoresJoka Luiz
 
Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)marconesilfer
 
Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)
Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)
Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)Gercélia Ramos
 
historia dos computadores e sistemas numéricos
historia dos computadores e sistemas numéricoshistoria dos computadores e sistemas numéricos
historia dos computadores e sistemas numéricosEvandro Manara Miletto
 
Introdução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de ComputadoresIntrodução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de ComputadoresMauro Pereira
 
Aula 01 - História da Computação
Aula 01 - História da ComputaçãoAula 01 - História da Computação
Aula 01 - História da ComputaçãoSuzana Viana Mota
 
As gerações de computadores
As gerações de computadoresAs gerações de computadores
As gerações de computadoresFabio Oliveira
 
1º geração dos computadores
1º geração dos computadores1º geração dos computadores
1º geração dos computadoresLagratinhoemTic
 
Aula 1 - Historia dos computadores
 Aula 1 - Historia dos computadores Aula 1 - Historia dos computadores
Aula 1 - Historia dos computadoresMaurilio Filho
 

Tendances (20)

Fundamentos de informática
Fundamentos de informáticaFundamentos de informática
Fundamentos de informática
 
CapíTulo 1 IntroduçãO à InformáTica
CapíTulo 1   IntroduçãO à InformáTicaCapíTulo 1   IntroduçãO à InformáTica
CapíTulo 1 IntroduçãO à InformáTica
 
Aula 02 evolução do computador
Aula 02   evolução do computadorAula 02   evolução do computador
Aula 02 evolução do computador
 
A História e Evolução dos Computadores
A História e Evolução dos ComputadoresA História e Evolução dos Computadores
A História e Evolução dos Computadores
 
História da computação
História da computaçãoHistória da computação
História da computação
 
Manutenção e montagem de computadores
Manutenção e montagem de computadoresManutenção e montagem de computadores
Manutenção e montagem de computadores
 
Informatica Aplicada
Informatica AplicadaInformatica Aplicada
Informatica Aplicada
 
Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)
 
A história do computador
A história do computadorA história do computador
A história do computador
 
Introdução a computação
Introdução a computaçãoIntrodução a computação
Introdução a computação
 
Aula 10 Software - sistema operacional e aplicativos
Aula 10 Software - sistema operacional e aplicativosAula 10 Software - sistema operacional e aplicativos
Aula 10 Software - sistema operacional e aplicativos
 
Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)
Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)
Pseudocódigo ou Portugol (Lógica de Programação)
 
Logica Programação. ...
Logica Programação. ...Logica Programação. ...
Logica Programação. ...
 
historia dos computadores e sistemas numéricos
historia dos computadores e sistemas numéricoshistoria dos computadores e sistemas numéricos
historia dos computadores e sistemas numéricos
 
Introdução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de ComputadoresIntrodução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de Computadores
 
Aula 01 - História da Computação
Aula 01 - História da ComputaçãoAula 01 - História da Computação
Aula 01 - História da Computação
 
As gerações de computadores
As gerações de computadoresAs gerações de computadores
As gerações de computadores
 
1º geração dos computadores
1º geração dos computadores1º geração dos computadores
1º geração dos computadores
 
Aula 1 - Historia dos computadores
 Aula 1 - Historia dos computadores Aula 1 - Historia dos computadores
Aula 1 - Historia dos computadores
 
História e evolução dos computadores
História e evolução dos computadores História e evolução dos computadores
História e evolução dos computadores
 

En vedette

Geração dos computadores
Geração dos computadoresGeração dos computadores
Geração dos computadoresIEFP-Porto
 
A Evolução dos Computadores
A Evolução dos ComputadoresA Evolução dos Computadores
A Evolução dos Computadoresplinioalmeida
 
História dos números do natural ao racional
História dos números   do natural ao racionalHistória dos números   do natural ao racional
História dos números do natural ao racionalsandraprof
 
Gerações de computadores
Gerações de computadoresGerações de computadores
Gerações de computadoresSamuel Carvalho
 
HistóRia Dos NúMeros Apresentacao
HistóRia Dos NúMeros ApresentacaoHistóRia Dos NúMeros Apresentacao
HistóRia Dos NúMeros Apresentacaoguest6657c3
 
Aulas 8 e 9 - Sistemas de Numeração
Aulas 8 e 9 - Sistemas de NumeraçãoAulas 8 e 9 - Sistemas de Numeração
Aulas 8 e 9 - Sistemas de NumeraçãoJocelma Rios
 
Evolução do Computador
Evolução do ComputadorEvolução do Computador
Evolução do ComputadorRui Filipe
 

En vedette (9)

Geração dos computadores
Geração dos computadoresGeração dos computadores
Geração dos computadores
 
A Evolução dos Computadores
A Evolução dos ComputadoresA Evolução dos Computadores
A Evolução dos Computadores
 
Unidade 5 – parte 2
Unidade 5 – parte 2Unidade 5 – parte 2
Unidade 5 – parte 2
 
História dos números do natural ao racional
História dos números   do natural ao racionalHistória dos números   do natural ao racional
História dos números do natural ao racional
 
Gerações de computadores
Gerações de computadoresGerações de computadores
Gerações de computadores
 
Sistemas numéricos: Evolução
Sistemas numéricos: EvoluçãoSistemas numéricos: Evolução
Sistemas numéricos: Evolução
 
HistóRia Dos NúMeros Apresentacao
HistóRia Dos NúMeros ApresentacaoHistóRia Dos NúMeros Apresentacao
HistóRia Dos NúMeros Apresentacao
 
Aulas 8 e 9 - Sistemas de Numeração
Aulas 8 e 9 - Sistemas de NumeraçãoAulas 8 e 9 - Sistemas de Numeração
Aulas 8 e 9 - Sistemas de Numeração
 
Evolução do Computador
Evolução do ComputadorEvolução do Computador
Evolução do Computador
 

Similaire à Arq Comp Geracao Zero E 1

Similaire à Arq Comp Geracao Zero E 1 (20)

Evolucao
EvolucaoEvolucao
Evolucao
 
Tsn 01 - aula02 - 2012-2
Tsn 01 - aula02 - 2012-2Tsn 01 - aula02 - 2012-2
Tsn 01 - aula02 - 2012-2
 
Evolução dos Computadores
Evolução dos ComputadoresEvolução dos Computadores
Evolução dos Computadores
 
3 evolução das tic
3 evolução das tic3 evolução das tic
3 evolução das tic
 
A história dos computadores
A história dos computadoresA história dos computadores
A história dos computadores
 
Aula 03 : software
Aula 03 : softwareAula 03 : software
Aula 03 : software
 
Evolução dos computadores
Evolução dos computadoresEvolução dos computadores
Evolução dos computadores
 
STC-TIC-DR2Evolucao Do Pc- Marco
STC-TIC-DR2Evolucao Do Pc- MarcoSTC-TIC-DR2Evolucao Do Pc- Marco
STC-TIC-DR2Evolucao Do Pc- Marco
 
Arquitetura de computadores
Arquitetura de computadoresArquitetura de computadores
Arquitetura de computadores
 
INF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdf
INF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdfINF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdf
INF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdf
 
Evolução dos Computadores
Evolução dos ComputadoresEvolução dos Computadores
Evolução dos Computadores
 
Evolucao (2)
Evolucao (2)Evolucao (2)
Evolucao (2)
 
A evolução dos computadores
A evolução dos computadoresA evolução dos computadores
A evolução dos computadores
 
Evolucao stc
Evolucao stcEvolucao stc
Evolucao stc
 
Evolucao stc
Evolucao stcEvolucao stc
Evolucao stc
 
Evolucao
EvolucaoEvolucao
Evolucao
 
Evolucao stc
Evolucao stcEvolucao stc
Evolucao stc
 
Aula de informática 01
Aula de informática 01Aula de informática 01
Aula de informática 01
 
Aula 1 Informáticarewtrxgfeawesyreresy.ppt
Aula 1 Informáticarewtrxgfeawesyreresy.pptAula 1 Informáticarewtrxgfeawesyreresy.ppt
Aula 1 Informáticarewtrxgfeawesyreresy.ppt
 
Roteiro IOC 02
Roteiro IOC 02Roteiro IOC 02
Roteiro IOC 02
 

Dernier

ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 

Dernier (6)

ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 

Arq Comp Geracao Zero E 1

  • 1. Evolução: Arquitectura de Computadores Gerações 0 – 0,5 – 1 dos Computadores Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos Jorge Colaço – Daniel Morgado – Célia Bento
  • 2. Evolução: Estrutura do Trabalho Geração 0 – Computadores mecânicos (1642-1890) Geração 0,5 - O inicio da era da computação (1890-1945) cartões perfurados de Hollerith Geração 1 – Válvulas (1943-1955)
  • 3. Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890) - Pré-História: Cálculo Manual. Ideia de Número. - História antiga (Oriente): Ábaco.
  • 4. Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890) A pascalina foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642 Pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais O instrumento utilizava uma agulha para mover as rodas, e um mecanismo especial levava dígitos de uma coluna para outra Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse a calculadora no comércio Embora útil a calculadora não obteve saída
  • 5. Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890) GottfriedWilhelmvonLeibniz - foi atribuída a criação do termo "função" (1694) A Leibniz e a Newton, o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do ProdutoLeibniz criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações.
  • 6. Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890) Em 1804, JosephMarieJacquard- inventou um sistema para comando automático das operações repetitivas O sistema era construído com um conjunto de cartões metálicos perfurados ligados uns aos outros A combinação de agulhas que passavam através de uma perfuração e as que eram impedidas de o fazer por não existir a perfuração correspondente constituía um código binário para execução de uma operação.
  • 7. Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890) Apresentou sua máquina analítica em 1834, tendo sido considerada o ponto de partida para os modernos computadores electrónicos. Também colaborou para a modernização do sistema de código postal inglês A máquina analítica de JosephMarieJacquard
  • 8. Evolução: Geração 0 A Geração Zero Computadores mecânicos (1642-1890) George Boole nasceu em 1815 A lei especial da Lógica de Boole diz que x em relação a y = x. Para isso ser verdade, x = 1 ou x = 0. Sendo assim, a Lógica de Boole tem de utilizar um sistema Binário.
  • 9. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Códigos de cartões perfurados de Hollerith Hermann Hollerith - funcionário do United States Census Bureau - inventou, em 1880, uma máquina para realizar as operações de recenseamento da população. A máquina fazia a leitura de cartões de papel perfurados em código BCD (Binary Coded Decimal) e efectuava contagens da informação referente à perfuração respectiva. O Cartão perfurado foi inicialmente criado pela IBM. Esses cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores.
  • 10. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Analisador diferencial (Vannevar Bush) Era um equipamento analógico que realizava cálculos com os dez dígitos do sistema decimal. Medindo os movimentos e distancias, e calculando de acordo com estas medidas esta máquina usava controles para multiplicar e dividir, e controles diferenciais para somar e subtrair.
  • 11. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Z1, Z2, Z3 e Z4 (Konrad Zuse) O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, apartir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Embora electromecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2. Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado. A arquitetura do Z1 serviu como ponto de partida para a dos seus sucessores.
  • 12. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 Máquina Z1(Konrad Zuse) Memória: 64 números de vírgula flutuante (ponto-flutuante), de 22 bits de largura (ponto-flutuante de 22 bits de tamanho). A unidade aritmética possuía comandos de adição, subtracção (subtracão), multiplicação, divisão e um decodificadorbinário-decimal.
  • 13. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 A Geração 0,5 O inicio da era da computação (1890-1945) Mark I (Howard Aiken) O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi o primeiro computador digital automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projecto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.
  • 14. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) Colossus foi um computador inglês projectado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objectivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazis
  • 15. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) O ENIAC (ElectricalNumericalIntegratorandCalculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da ElectronicControlCompany. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajectórias tácticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
  • 16. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) O computador pesava 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída. Foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistência e 17.468 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio desportivo.
  • 17. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) EDSAC(ElectronicDelayStorageAutomaticCalculator) foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido. O EDSAC foi o primeiro computador de armazenamento programa para operar um serviço regular computação. Projectado e construído na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o seu primeiro cálculo EDSAC realizada em 6 Maio 1949. A Imagem mostra o funcionamento do simulador "praças" programa, um dos primeiros três programas escritos para o EDSAC.
  • 18. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) UNIVAC I (de UNIVersalAutomaticComputer - Computador Automático Universal) foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m2 de espaço no piso. Sua memória de mil palavras era armazenada num dispositivo chamado delaylinememory, construído com mercúrio e cristais piezoelétricos. A entrada e saída de informações eram realizadas por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado Uniprinter, que, sozinho, consumia 14 kW.
  • 19. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 A Geração 1 Computadores de Válvulas (1943-1955) IBM 701 Cinquenta anos atrás - em 29 de Abril de 1952 --- A IBM Presidente Thomas J.Watson, Jr., informou a empresa de accionistas na reunião anual que a IBM estava construindo "o mais avançado e mais flexível de alta velocidade computador no mundo. " Conhecido como o Defense Calculadora enquanto em desenvolvimento, a nova máquina saiu da IBM Poughkeepsie Laboratório nesse mesmo ano e foi oficialmente revelada ao público em 7 de Abril de 1953 como o IBM 701 Electronic Data ProcessingMachines. O 701 poderia realizar mais de 16.000 operações adição ou subtracção de um segundo, leia 12.500 dígitos a partir de uma segunda fita, imprima 180 letras ou números de um segundo, de saída e uma segunda de 400 dígitos de cartões perfurados.
  • 20. Evolução: Geração 0 Geração 0,5 Geração 1 TheEnd… Obrigado pela sua atenção