Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Exercícios sobre figuras de linguagem, 01

2 012 vues

Publié le

Exercícios sobre figuras de linguagem, Figuras de linguagem, Questões sobre figuras de linguagem

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Exercícios sobre figuras de linguagem, 01

  1. 1. Manoel Neves teoria da literatura Exercícios sobre figuras de linguagem 01
  2. 2. QUESTÃO 01 figuras de linguagem Indique a alternativa abaixo em que apareça uma metáfora: Mariano nasceu com disposição de árvore. Felisberto uivava feito um lobo. Abrilina é que nem a mãe. A cegonha é a girafa do ganso. Teu dorso frio é como um campo de lírios.
  3. 3. QUESTÃO 01 Solução comentada A metáfora aparece apenas na alternativa “d”. No fragmento em questão, estabeleceu-se uma analogia [entre cegonha e girafa] e não se usou termo comparante.
  4. 4. QUESTÃO 02 figuras de linguagem A oração mas seu Juveniano foi um vitorioso porque, de um jeito ou de outro, pôs um diploma na mão de cada filho assinala o emprego de: metonímia metáfora silepse hipérbole pleonasmo
  5. 5. QUESTÃO 02 Solução comentada Na frase dada, a expressão pôr o diploma na mão foi usada no sentido de formar, o que constitui uma metonímia.
  6. 6. QUESTÃO 03 figuras de linguagem No verso Permitiu parecesse a chama fria, encontramos algumas figuras de linguagem. Uma delas é: eufemismo anacoluto pleonasmo elipse anáfora
  7. 7. QUESTÃO 03 Solução comentada Na frase dada – Permitiu parecesse a chama fria –, nota-se a supressão da conjunção que, o que constitui uma elipse.
  8. 8. QUESTÃO 04 figuras de linguagem Leia o fragmento abaixo, extraído da novela “Uma história de amor”, de Guimarães Rosa. Daí mas descambava a cabeça morre-não-morre o sol. O oôo das vacas: a vaca Belbutina, a vaca Trombeta, a vaca Brindada... O enfile delas todas, tantas vacas vindo lentamente do pasto, sobre o pé de pó. No trecho acima ocorrem: personificação e catacrese. onomatopeia e anacoluto. anáfora e metáfora. personificação e onomatopeia. onomatopeia e sinestesia.
  9. 9. QUESTÃO 04 Solução comentada Na expressão cabeça morre-não-morre, há uma personificação. Já em o oôo das vacas, nota-se uma onomatopeia.
  10. 10. QUESTÃO 05 figuras de linguagem Na frase bíblica Comerás o pão com o suor do teu rosto, o enunciador empregou o efeito pela causa – suor em lugar de trabalho. Nesse caso, temos a figura de linguagem chamada: metáfora metonímia hipérbole silepse elipse
  11. 11. QUESTÃO 05 Solução comentada Pão foi usado no sentido de alimento e suor, no de esforço. Tal processo de substituição é denominado de metonímia.
  12. 12. QUESTÃO 06 figuras de linguagem No verso Eu morro, ó Deus! na aurora da existência, aparecem duas figuras de linguagem, a saber: hipérbole e anáfora apóstrofe e antítese eufemismo e catacrese gradação e antonomásia perífrase e pleonasmo
  13. 13. QUESTÃO 06 Solução comentada O locutor refere-se a Deus. Trata-se de uma apóstrofe. As palavras morro e aurora da existência constituem opostos. Logo, deve-se assinalar a alternativa “b”.
  14. 14. QUESTÃO 07 figuras de linguagem (ITA) Assinale a opção em que ocorreu a figura de estilo chamada paradoxo. Flor que se cumpre, sem pergunta. E os soldados já frios. Sussurrante de silêncios. Sustentando seu demorado destino. Ao pássaro que procura o fim do mundo.
  15. 15. QUESTÃO 07 Solução comentada Sussurro e silêncio se opõem. Ao falar que algo é sussurrante de silêncios, o locutor incorre em um paradoxo – fusão de opostos.
  16. 16. QUESTÃO 08 figuras de linguagem (FMU) Em O vento voa/ A noite toda se atordoa, aparece a mesma figura semântica: metáfora metonímia hipérbole personificação antítese
  17. 17. QUESTÃO 08 Solução comentada Nos dois versos referidos, nota-se a presença de personificação ou prosopopeia. Marque-se, pois, a alternativa “d”.
  18. 18. QUESTÃO 09 figuras de linguagem (ITA) No verso A poesia – é uma luz... e a alma – uma ave, ocorrem: prosopopeia e hipérbato. metonímia e antítese. hipérbole e eufemismo. pleonasmo e silepse. metáfora e zeugma.
  19. 19. QUESTÃO 09 Solução comentada “Poesia” e “luz”, “alma” e “ave” são realidades dessemelhantes. Constituem metáforas. A ausência da forma verbal “é” constitui zeugma.
  20. 20. QUESTÃO 10 figuras de linguagem (PUC-MG) Em todas as alternativas, a metáfora, nos trechos retirados de Menino de Engenho, foi corretamente transformada em comparação, EXCETO em: É a cara da mãe! ⇒ É tal qual a mãe! A várzea era um lago de água barrenta. ⇒ ... a várzea parecia um lago de água barrenta. É um mar d’água daqui até lá. ⇒ É como um mar d’água daqui até lá. O pé-d’água vinha zunindo nos cajueiros. ⇒ A chuva forte vinha zunindo nos cajueiros.
  21. 21. QUESTÃO 10 Solução comentada Não há termo comparante na alternativa “d”.

×