Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Gêneros injuntivos no enem

1 787 vues

Publié le

Propaganda, Lei, Estatuto, Cartaz, Horóscopo, Bula de remédio, Texto de autoajuda, Gêneros textuais, Gêneros textuais no ENEM, Gêneros injetivos, Gêneros injetivos no ENEM, Manoel Neves, Salinha de redação, Salinha de redação em BH, Salinha de redação em Belo Horizonte

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

Gêneros injuntivos no enem

  1. 1. Gêneros injuntivos no ENEM Manoel Neves
  2. 2. QUESTÃO 01 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2009) O texto tem o obje3vo de solucionar um problema social, a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína. b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A. c) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A. d) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação. e) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A principal intencionalidade da propaganda em destaque é instruir a população acerca dos procedimentos a serem adotados a fim de se evitar a propagação da gripe suína. Percebe-se, ainda, que o texto informa quais são os sintomas e como evitar a propagação da doença. Assinale-se, pois, a alterna3va “d”.
  4. 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Revista nordeste, João Pessoa, ano 3, n. 35, maio/jun. 2009.
  5. 5. QUESTÃO 02 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2009) O texto exemplifica um gênero textual híbrido entre carta e publicidade oficial. Em seu conteúdo, é possível perceber aspectos relacionados a gêneros digitais. Considerando-se a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação presentes no texto, infere-se que a) a u3lização do termo download indica restrição de leitura de informações a respeito de formas de combate à dengue. b) a diversidade dos sistemas de comunicação empregados e mencionados reduz a possibilidade de acesso às informações a respeito do combate à dengue. c) a u3lização do material disponibilizado para download no site www.combatadengue.com.br restringe-se ao receptor da publicidade. d) a necessidade de a3ngir públicos dis3ntos se revela por meio da estratégia de disponibilização de informações empregada pelo emissor. e) a u3lização desse gênero textual compreende, no próprio texto, o detalhamento de informações a respeito de formas de combate à dengue.
  6. 6. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Apesar de o leitor virtual do texto produzido pelo Ministério da Saúde serem os prefeitos, o portador [Revista nordeste] permite que ele circule entre outros setores da sociedade. Ademais, sua estrutura lembra a de uma carta aberta, texto cujo obje3vo discursivo é dar a conhecer a um público mais abrangente determinada informação. Ao publicar o texto dirigido aos prefeitos em uma revista de circulação ampla, o locutor acaba por revelar sua intenção de que o texto ganhe uma maior abrangência de leitores. Assinale-se, pois, a alterna3va “d”.
  7. 7. Disponível em: hdp://www.cafesemfumo.blogspot.com. Acesso em: 10 abr. 2009.
  8. 8. QUESTÃO 03 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2009) O emprego dos recursos verbais e não-verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas a) evidenciar a inu3lidade terapêu3ca do cigarro. b) indicar a u3lidade do cigarro como pes3cida contra ratos e baratas. c) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infan3l. d) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório. e) indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes a3vos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.
  9. 9. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A intencionalidade da propaganda do Ministério da Saúde é adver3r os fumantes acerca dos problemas que o cigarro pode trazer à saúde, principalmente no que diz respeito aos problemas no aparelho respiratório. Marque-se, pois, a alterna3va “d”.
  10. 10. Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça: vírgulas significam pausas. Revista Língua Portuguesa, n.o 36, outubro de 2008, p. 30.
  11. 11. QUESTÃO 04 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2009) A publicidade u3liza recursos e elementos linguís3cos e extralinguís3cos para propagar sua mensagem. O autor do texto publicitário acima, para construir seu sen3do, baseia- se a) na possibilidade de confundir o leitor quanto à sua ro3na. b) na certeza de surpreender o leitor com efeitos de humor. c) na criação de dúvida quanto à quan3dade de trabalho. d) no duplo sen3do da palavra pausas: pausa na escrita e pausa no trabalho. e) no obje3vo de irritar o leitor no que se refere à sua ro3na de trabalho diária.
  12. 12. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM No texto em análise, explora-se a duplicidade de sen3do do sinal diacrí3co vírgula [,]. Marque-se, pois, a alterna3va “d”.
  13. 13. APADRINHE. IGUAL AO JOÃO, MILHARES DE CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM DE UM MELHOR AMIGO. SEJA O MELHOR AMIGO DE UMA CRIANÇA. Anúncio assinado pelo Fundo Cristão para Crianças CCF-Brasil. Revista IstoÉ. São Paulo: Três, ano 32, n° 2079, 16 set. 2009.
  14. 14. QUESTÃO 05 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2010) Pela forma como as informações estão organizadas, observa-se que, nessa peça publicitária, predominantemente, busca-se a) conseguir a adesão do leitor à causa anunciada. b) reforçar o canal de comunicação com o interlocutor. c) divulgar informações a respeito de um dado assunto. d) enfa3zar os sen3mentos e as impressões do próprio enunciador. e) ressaltar os elementos esté3cos, em detrimento do conteúdo veiculado.
  15. 15. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O texto se estrutura por intermédio de sequências exposi3vas [apresentação das duas personagens] e injun3vas [apadrinhe] cujo obje3vo é incitar o interlocutor a ação. Assinale-se, pois, a alterna3va “a”.
  16. 16. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ago. 2009.
  17. 17. QUESTÃO 06 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2010) Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gênero textual u3liza-se da persuasão com uma intencionalidade específica. O principal obje3vo desse texto é a) comprovar que o avanço da dengue no país está relacionado ao fato de a população desconhecer os agentes causadores. b) convencer as pessoas a se mobilizarem, com o intuito de eliminar os agentes causadores da doença. c) demonstrar que a propaganda tem um caráter ins3tucional e, por essa razão, não pretende vender produtos. d) informar à população que a dengue é uma doença que mata e que, por essa razão, deve ser comba3da. e) sugerir que a sociedade combata a doença, observando os sintomas apresentados e procurando auxílio médico.
  18. 18. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A propaganda em análise demonstra, por meio de textos e de imagens, como impedir a propagação do mosquito que transmite a dengue. Assinale-se, pois, a alterna3va “b”.
  19. 19. Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos. Revista Época. n.424, 03 jul.2006.
  20. 20. QUESTÃO 07 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2010) Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como prá3cas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu obje3vo básico é a) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo. b) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado. c) defender a importância do conhecimento de informá3ca pela população de baixo poder aquisi3vo. d) facilitar o uso de equipamentos de informá3ca pelas classes sociais economicamente desfavorecidas. e) ques3onar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
  21. 21. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O uso das formas verbais mostre e guarde permite afirmar que a propaganda é um gênero que se u3liza de sequências discursivas injun3vas. Seu obje3vo comunica3vo é influenciar o comportamento dos cidadãos de modo a levá-los a consumir produtos e serviços. Sendo assim, assinale-se a alterna3va “a”.
  22. 22. Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).
  23. 23. QUESTÃO 08 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2011) O anúncio publicitário está in3mamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, u3lizam-se elementos linguís3cos e extralinguís3cos para divulgar a atração “Noites do terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor a) a iden3ficação com o público-alvo a que se des3na o anúncio. b) a avaliação da imagem como uma sá3ra às atrações de terror. c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. e) a percepção do sen3do literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.
  24. 24. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Para compreender a propaganda em análise, seria necessário o locutor acionar, por intermédio da leitura do enunciado “quem é morto sempre aparece”, o ditado popular “quem é vivo sempre aparece. Marque-se, pois, a alterna3va “d”.
  25. 25. Disponível em: hdp://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
  26. 26. QUESTÃO 09 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2011) O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: "Mude sua embalagem". A estratégia que o autor u3liza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a a) ridicularizar a forma wsica do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças esté3cas. b) enfa3zar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura. c) cri3car o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo. d) associar o vocábulo açúcar à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a subs3tuição desse produto pelo adoçante. e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve a3vidades wsicas, incen3vando a prá3ca espor3va.
  27. 27. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Considerando que a frase “mude sua embalagem” está inserida numa propaganda de adoçante, pode-se inferir que a intencionalidade do texto é sugerir que o leitor mude sua forma wsica através da subs3tuição do açúcar pelo adoçante. Marque- se, pois, a alterna3va “d”.
  28. 28. Veja, n.14, 7 abr. 2010.
  29. 29. QUESTÃO 10 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2011) As modernas técnicas de comunicação estão associadas aos impactos da mensagem. Nesse texto, a intenção é a) alertar para os perigos dos animais domés3cos. b) mostrar os cuidados com os cães de es3mação. c) registrar um protesto contra a prisão de animais. d) sugerir brincadeiras de crianças com os cães. e) valorizar a adoção como saída para dramas sociais.
  30. 30. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Levando-se em conta a leitura do texto verbal e do texto não verbal, é possível inferir que a propaganda visa a mobilizar o leitor a se posicionar cri3camente acerca do abandono de animais. Infere-se, pois, que se trata de uma campanha de adoção cujo obje3vo é sensibilizar a população acerca desse “problema social”. Marque-se, pois, a alterna3va “e”.
  31. 31. Veja, 27 abr. 2011.
  32. 32. QUESTÃO 11 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2011) Os textos pertencem a gêneros em razão de configurações e propósitos comunica3vos específicos, os quais revelam sua função social. O texto em análise apresenta-se como a) uma peça publicitária, uma vez que promove o produto de uma ins3tuição financeira. b) um panfleto, porque visa a orientar a população para desenvolver prá3cas ecológicas. c) um manifesto de ambientalistas, já que denuncia o desperdício de água pela população. d) uma reportagem, pois busca conscien3zar a população para a necessidade de poupar água. e) uma noxcia, pois informa a criação de um banco para cuidar de recursos hídricos.
  33. 33. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Levando-se em conta o portador, os textos verbais e não verbais, a organização dos seus componentes e a intencionalidade do texto em análise, é possível classificá-lo como uma propaganda. Marque-se, pois, a letra “a”.
  34. 34. Disponível em: hdp://www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012.
  35. 35. QUESTÃO 12 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2012) A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagé3cos na cons3tuição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a a) assumir uma a3tude reflexiva diante dos fenômenos naturais. b) evitar o consumo excessivo de produtos reu3lizáveis. c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo. d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis. e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.
  36. 36. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A propaganda em análise, num primeiro instante [levando-se em conta as imagens e a chamada], incen3va o leitor a adotar, por intermédio da adoção do uso de ecobags, uma a3tude de preservação do meio-ambiente. Em um segundo momento, entretanto, há um incen3vo ao consumo, na medida em que a sacola retornável é ob3da mediante comprovação de um consumo de R$70. Marque-se, pois, a letra “e”.
  37. 37. Disponível em: hdp://portal.saude.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012.
  38. 38. QUESTÃO 12 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2013) As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garan3r o efeito apela3vo, isto é, o convencimento do público em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde u3liza vários recursos, verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca a) a ligação estabelecida entre as palavras “hábito” e “hemocentro”, explorando a ideia de frequência. b) a relação entre a palavra “corrente”, a imagem das pessoas de mãos dadas e a mão estendida ao leitor. c) o emprego da expressão “Um grande ato”, despertando a consciência das pessoas para o sen3mento de solidariedade. d) a apresentação da imagem de pessoas saudáveis, estratégia adequada ao público-alvo da campanha. e) a associação entre o grande número de pessoas no cartaz e o número de pessoas que precisam receber sangue em nosso país.
  39. 39. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A melhor análise dos recursos verbais e não verbais que visam a convencer o leitor a doar sangue está na formulação presente na letra “b”.
  40. 40. Disponível em: hdp://portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 28 jul. 2013.
  41. 41. QUESTÃO 13 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2014) Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária. b) associação entre uma arma de fogo e um megafone. c) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan. d) imagem de uma mão segurando um megafone. e) representação gráfica da propagação do som.
  42. 42. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Essa questão trabalha com os elementos formais que compõem o texto publicitário. A propaganda em análise constrói-se por meio de uma metáfora: há uma analogia entre o megafone e a arma. Tal comparação mostra-se efe3va tanto pela forma do aparelho [presença de cabo e de ga3lho] quanto pela posição em que é segurado. Assinale-se, pois, a letra “b”.
  43. 43. Disponível em: hdp://portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013. Adaptado.
  44. 44. QUESTÃO 14 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2014) Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infan3l. Nesse sen3do, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para a) informar crianças ví3mas de abuso sexual sobre os perigos dessa prá3ca, contribuindo para erradicá-la. b) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o obje3vo de colocar criminosos na cadeia. c) dar a devida dimensão do que é o abuso sexual para uma criança, enfa3zando a importância da denúncia. d) destacar que a violência sexual infan3l predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período. e) chamar a atenção para o fato de o abuso infan3l ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.
  45. 45. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A única alterna3va que apresenta uma leitura razoável do texto é a letra “c”, posto que a propaganda tem por público alvo o adulto, obje3va a denunciar a violência sexual contra as crianças e a es3mular a denúncia de tais prá3cas.
  46. 46. Disponível em: hdp://blog.planalto.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012.
  47. 47. QUESTÃO 15 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2014) Anúncios publicitários geralmente fazem uso de elementos verbais e não verbais. Nessa peça publicitária, a imagem, que simula um manual, e o texto verbal, combinados, pretendem a) fazer a gradação de comportamentos e de a3tudes em termos da gravidade de efeitos da bebida alcoólica. b) aconselhar o leitor da peça publicitária a não “pegar” a namorada do amigo para o “bicho não pegar”. c) promover a mudança de comportamento dos jovens em relação ao consumo de álcool e à direção. d) demonstrar que a viagem de ônibus ou de táxi é mais segura, independentemente do consumo de álcool. e) incen3var a prá3ca da carona em carros de motoristas do sexo feminino.
  48. 48. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A peça publicitária em análise [propaganda social] vale-se de recursos verbais e não verbais para tentar convencer jovens do sexo masculino que saem para se diver3r a não dirigir depois de beber. O enunciador sugere que seu leitor-alvo vá de táxi, de ônibus ou de carona [de preferência, com uma garota que não bebeu]. Deve-se, pois, assinalar a alterna3va “c”.
  49. 49. Disponível em: hdp://vicostudio.blogspot.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012.
  50. 50. QUESTÃO 16 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2014) Essa propaganda visa a convencer as mães de que o canal de televisão é adequado aos seus filhos. Para tanto, o locutor dirige-se ao interlocutor por meio de estratégias argumenta3vas de a) manipulação, ao detalhar os programas infan3s que compõem a grade da emissora. b) persuasão, ao evidenciar as caracterís3cas da programação dirigida ao público infan3l. c) in3midação, ao se dirigir diretamente às mães para as chamar à reflexão. d) comoção, ao tranquilizar as mães sobre a qualidade dos programas da emissora. e) comparação, ao elencar os serviços oferecidos por outras emissoras ao público infan3l.
  51. 51. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A propaganda em análise dirige-se às mães cujos filhos estão em idade de assis3r a programas infan3s. A fim de as convencer a sintonizar a programação da TV Cultura, o locutor elenca algumas vantagens, dentre as quais se destacam: programação com conceito pedagógico e ausência de propagandas durante a exibição voltada para o público infan3l. Assinale-se, portanto, a letra “b”.
  52. 52. Viagem e turismo, ed.197, ano 18, mar. 2012. Adaptado.
  53. 53. QUESTÃO 17 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2014) O trecho em destaque “Consulte aéreo”, que aparece na publicidade sobre o Havaí, tem por obje3vo a) argumentar que os preços do trecho aéreo variam em função da data. b) incen3var os turistas para que pesquisem suas próprias passagens aéreas. c) alertar que passagens aéreas não estão inclusas nesse roteiro de viagem. d) convencer os turistas a só comprarem passeios que tenham passagens aéreas. e) recomendar que os turistas adquiram passagens aéreas em outra companhia.
  54. 54. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Esta questão requer do aluno a habilidade de interpretar informações implícitas. A peça publicitária em análise apresenta três pacotes de viagem compostos pelos seguintes elementos: des3no, benewcios e valor. Posto que nos dois primeiros des3nos, entre os benewcios oferecidos está o que se denominou “aéreo” e que, no terceiro, tal informação não aparece, é possível inferir que a informação “consulte aéreo” visa a alertar ao leitor que, no úl3mo pacote, o valor cobrado não cobre as passagens de avião. Marque-se a letra “c”.
  55. 55. QUESTÃO 18 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2015) Dia do Música, do Professor, da Secretária, do Veterinário… Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos específicos da sociedade, oportunizam uma reflexão sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião. Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que, a) para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação. b) para a imprensa democra3zar a opinião, ela deve selecionar a informação.a fim de ques3onar o conceito de dever. c) para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democra3zar a informação. d) para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião. e) para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.
  56. 56. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O texto em análise é uma peça publicitária que defende a ideia segundo a qual sem a existência da imprensa não há como formar opinião. Tal asser3va pode ser comprovada pelo texto que aparece dentro do balão: “se a informação não chega, a opinião não sai,”. Marque-se, pois, a letra “e”.
  57. 57. Caras, n. 34, ago. 2011.
  58. 58. QUESTÃO 19 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2015) Tendo em vista seus elementos cons3tu3vos e o meio de divulgação, esse texto iden3fica-se como a) verbete enciclopédico, pois contém a definição de um item lexical. b) cartaz, pois instrui sobre a localização de um ambiente que oferece atrações turís3cas. c) cartão-postal, pois a imagem mostra ao des3natário o local onde se encontra o remetente. d) anúncio publicitário, pois busca persuadir o público-alvo a visitar um determinado local. e) fotografia, pois retrata uma paisagem urbana de grande impacto.
  59. 59. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O texto em análise é uma propaganda [anúncio publicitário] cujo obje3vo é incen3var o turismo. Deve-se, pois, assinalar a alterna3va “d”.
  60. 60. Disponível em: hdp://fsindical-rs.org.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).
  61. 61. QUESTÃO 20 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2015) Nesse texto, associam-se recursos verbais e não verbais na busca de mudar o comportamento das pessoas quanto a uma questão de saúde pública. No cartaz, essa associação é ressaltada no(a) a) destaque dado ao laço, símbolo do combate à aids, seguido da frase “Use camisinha”. b) centralização da frase “Previna-se”. c) foco dado ao objeto camisinha em imagem e em palavra. d) laço como elemento de ligação entre duas recomendações. e) sobreposição da imagem da camisinha e da boia, relacionada à frase “Salva vidas”.
  62. 62. NaAonal geografic Brasil, n.151. out. 2012. Adaptado.
  63. 63. QUESTÃO 21 a propaganda no ENEM (ENEM-2016) Nessa campanha publicitária, para es3mular a economia de água, o leitor é incitado a a) adotar prá3cas de consumo consciente. b) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial. c) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água. d) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável. e) conscien3zar produtores rurais sobre os custos de produção.
  64. 64. SOLUÇÃO COMENTADA a propaganda no ENEM A principal ideia veiculada na propaganda em análise é a de que é possível consumir água de modo indireto: na forma de bens de consumo. Sendo assim, o consumo responsável também pode auxiliar na economia de água. Por isso, deve- se assinalar a alterna3va “a”.
  65. 65. QUAL É A SEGURANÇA DO SANGUE? Para quer o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a pra3carem o mesmo ato. A prá3ca de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente. Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepa3tes B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue. Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o HIV, NÃO DOE SANGUE. Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que o doador contaminado por um determinado vírus pode transmi3r a doença através do seu sangue. DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE. Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015. Adaptado.
  66. 66. QUESTÃO 22 a propaganda no ENEM (ENEM-2016) Nessa campanha, as informações apresentadas têm como obje3vo principal a) conscien3zar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue. b) garan3r a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue. c) esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue. d) alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue. e) aplicar o número de doadores para manter o banco de sangue.
  67. 67. SOLUÇÃO COMENTADA a propaganda no ENEM O objeto discurso do enunciador é corresponsabilizar o doador pela qualidade do sangue. Por isso, deve-se assinalar a alterna3va “a”.
  68. 68. Disponível em: www.paradapelavida.com.br. Acesso em: 15 nov. 2014.
  69. 69. QUESTÃO 23 a propaganda no ENEM (ENEM-2016) Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não verbais configura-se como estratégia argumenta3va para a) manifestar a preocupação do governo com a segurança dos pedestres. b) associar a u3lização do celular às ocorrências de atropelamento de crianças. c) orientar pedestres e motoristas quanto à u3lização responsável do telefone móvel. d) influenciar o comportamento de motoristas em relação ao uso de celular no trânsito e) alertar a população para os riscos da falta de atenção no trânsito das grandes cidades.
  70. 70. SOLUÇÃO COMENTADA a propaganda no ENEM Se se atentar aos elementos verbais e não verbais que ar3culam essa propaganda de caráter social, há de se perceber que seu obje3vo discursivo é persuadir o motorista na não u3lizar o celular ao dirigir. Deve-se, portanto, assinalar a alterna3va “d”.
  71. 71. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Os recursos mais expressivos presentes no cartaz em análise são a analogia camisinha/boia e a expressão “salva vidas”, que tem por referente tanto um quanto outro elemento icônico. Marque-se, pois, a letra “e”.
  72. 72. NaAonal geografic Brasil, n.151. out. 2012. Adaptado.
  73. 73. QUESTÃO 21 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2016) Nessa campanha publicitária, para es3mular a economia de água, o leitor é incitado a a) adotar prá3cas de consumo consciente. b) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial. c) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água. d) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável. e) conscien3zar produtores rurais sobre os custos de produção.
  74. 74. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A principal ideia veiculada na propaganda em análise é a de que é possível consumir água de modo indireto: na forma de bens de consumo. Sendo assim, o consumo responsável também pode auxiliar na economia de água. Por isso, deve- se assinalar a alterna3va “a”.
  75. 75. QUAL É A SEGURANÇA DO SANGUE? Para quer o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a pra3carem o mesmo ato. A prá3ca de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente. Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepa3tes B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue. Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o HIV, NÃO DOE SANGUE. Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que o doador contaminado por um determinado vírus pode transmi3r a doença através do seu sangue. DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE. Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015. Adaptado.
  76. 76. QUESTÃO 22 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2016) Nessa campanha, as informações apresentadas têm como obje3vo principal a) conscien3zar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue. b) garan3r a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue. c) esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue. d) alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue. e) aplicar o número de doadores para manter o banco de sangue.
  77. 77. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O objeto discurso do enunciador é corresponsabilizar o doador pela qualidade do sangue. Por isso, deve-se assinalar a alterna3va “a”.
  78. 78. Disponível em: www.paradapelavida.com.br. Acesso em: 15 nov. 2014.
  79. 79. QUESTÃO 23 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2016) Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não verbais configura-se como estratégia argumenta3va para a) manifestar a preocupação do governo com a segurança dos pedestres. b) associar a u3lização do celular às ocorrências de atropelamento de crianças. c) orientar pedestres e motoristas quanto à u3lização responsável do telefone móvel. d) influenciar o comportamento de motoristas em relação ao uso de celular no trânsito e) alertar a população para os riscos da falta de atenção no trânsito das grandes cidades.
  80. 80. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Se se atentar aos elementos verbais e não verbais que ar3culam essa propaganda de caráter social, há de se perceber que seu obje3vo discursivo é persuadir o motorista na não u3lizar o celular ao dirigir. Deve-se, portanto, assinalar a alterna3va “d”.
  81. 81. Revista Saúde, n.351, jun. 2012. Adaptado.
  82. 82. QUESTÃO 24 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2016) O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a a) receita mistura-se ao gênero propaganda com a finalidade de instruir o leitor. b) receita é u3lizada no gênero propaganda a fim de divulgar exemplos de vida. c) propaganda assume a forma do gênero receita para divulgar um produto alimenxcio. d) propaganda perde poder de persuasão ao assumir a forma do gênero receita. e) receita está a serviço do gênero propaganda ao solicitar que o leitor faça o doce.
  83. 83. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Na propaganda em análise, o enunciador apropriou-se do gênero textual receita com o obje3vo de vender um produto. Para tanto, usou clichês ligados ao conceito de felicidade familiar [filhos, sobrinhos, cachorro, fim de semana] e aproveitou a ambiguidade do termo “pé de moleque” (1. parte inferior do corpo de criança; 2. doce) com vistas a promover seu produto e sua marca (“açúcar Naturale”). Por isso, deve-se assinalar a alterna3va “c”.
  84. 84. PROPAGANDA gêneros injuntivos no ENEM definição texto que visa a vender um produto/ideia por intermédio de mensagens intencionalidade levar o leitor a fazer algo estrutura curto com mensagem direta [uso da segunda pessoa, voca3vos etc]; slogan; verbal e não verbal tipos textuais exposi3vo e injun3vo suporte outdoors, televisão, rádio, jornal, revista e internet
  85. 85. CÂNCER, 21/6 a 21/7 O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoes3ma e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressen3rá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expecta3vas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sen3rá vontade de olhar além das questões materiais - sua confiança virá da in3midade com os assuntos da alma. Revista Cláudia. n.7, ano 48, jul.2009.
  86. 86. QUESTÃO 25 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2010) O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função social específica, seu obje3vo comunica3vo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos cons3tu3vos desse texto demonstra que sua função é a) vender um produto anunciado. b) informar sobre astronomia. c) ensinar os cuidados com a saúde. d) expor a opinião de leitores em um jornal. e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.
  87. 87. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O horóscopo é um gênero textual no qual predominam as sequências prescri3vas e injun3vas, cuja intencionalidade é prever acontecimentos ou instruir o leitor sobre como ele deve se portar diante de determinadas situações. Assinale-se, pois, a alterna3va “e”.
  88. 88. HORÓSCOPO gêneros injuntivos no ENEM definição prognós3cos sobre a vida de uma pessoa baseados no momento em que ela nasceu intencionalidade indicar como o leitor-alvo deve se comportar em certas situações estrutura signo, predição, aconselhamento e relacionamentos tipos textuais exposi3vo, argumenta3vo, injun3vo suporte jornais, revistas, internet, entre outros
  89. 89. Disponível em: hdp://orion-oblog.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012. Adaptado.
  90. 90. QUESTÃO 26 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2013) O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que a) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climá3cos. b) a preservação da vida na terra depende de ações de dessalinização da água marinha. c) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares. d) o descongelamento das calotas polares diminui a quan3dade de água doce potável no mundo. e) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.
  91. 91. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM Da leitura do cartaz, depreende-se que a intenção do locutor é a de envolver o leitor e torná-lo responsável pela preservação do planeta. Para conseguir tal intento, ele se vale do contato direto com o alocutário. Sendo assim, deve-se assinalar a alterna3va “e”.
  92. 92. CARTAZ gêneros injuntivos no ENEM definição anúncio ou aviso com dimensões variadas [é feito para ser afixado em lugares públicos] intencionalidade em geral, visa a informar ou a sugerir alguma conduta estrutura variada: verbal e não verbal [desenhos, fotografias] tipos textuais predominantemente exposi3vo/injun3vo; pode ter intencionalidade argumenta3va suporte variado; apesar de ser tratado como um gênero independente, assemelha-se ao outdoor
  93. 93. Disponível em: hdp://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm. Acesso em: 3 maio 2009 (adaptado).
  94. 94. QUESTÃO 27 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2009) Para o uso co3diano de qualquer gênero de texto que circula em nossa sociedade, é necessário que se conheça sua finalidade, função social e organização textual. Pela leitura da história em quadrinhos, infere-se que o gênero estatuto a) pertence à esfera jurídica, por tratar de leis e ter como finalidade estabelecer normas e regras de conduta. b) caracteriza-se pelo uso de uma variedade linguís3ca regional não padrão. c) caracteriza-se pelo uso da linguagem coloquial. d) estabelece o direito de todos os cidadãos. e) apresenta elementos não verbais.
  95. 95. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O estatuto é um gênero textual que pertence ao domínio discursivo jurídico. Por isso, deve-se assinalar a alterna3va “a”.
  96. 96. Art. 2º. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. […] Art. 3º. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento wsico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Art. 4º. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efe3vação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. […] BRASIL. Lei n.8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: hdp:// www.planalto.gov.br. Fragmento.
  97. 97. QUESTÃO 28 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2013) Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta caracterís3cas próprias desse gênero textual. Entre essas caracterís3cas, destaca-se o emprego de a) repe3ção vocabular para facilitar o entendimento. b) palavras e construções que evitem ambiguidade. c) expressões informais para apresentar os direitos. d) frases na ordem direta para apresentar as informações mais relevantes. e) exemplificações que auxiliem a compreensão dos conceitos formulados.
  98. 98. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM O padrão linguís3co do texto pertencente ao domínio discursivo jurídico é formal. Dentre os distratores fornecidos o que mais se adapta à modalidade linguís3ca usada no Estatuto é a letra “b”.
  99. 99. ESTATUTO gêneros injuntivos no ENEM definição regulamento ou conjunto de regras ou leis de organização e funcionamento intencionalidade regulamentar funcionamento de grupo, sociedade, ins3tuição, órgão, estabelecimento, empresa. estrutura organiza-se em capítulos, xtulos, subxtulos, parágrafos e incisos tipos textuais exposi3vo e injun3vo; suporte domínio discursivo jurídico
  100. 100. INFORMAÇÕES AO PACIENTE – NIMESULIDA Ação esperada do medicamento: Nimesulida possui propriedades an3- inflamatórias, analgésicas e an3piré3cas. Cuidados de armazenamento: Nimesulida gotas deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30o C), protegido da luz. Gravidez e lactação: Informe a seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. O uso de Nimesulida não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação. Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Caso os sintomas não melhorem em 5 dias, entre em contato com o seu médico. Recomenda-se u3lizar Nimesulida depois das refeições. Agite antes de usar. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Disponível em: www.bulas.med.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (fragmento).
  101. 101. QUESTÃO 29 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2013) O fragmento de bula apresenta informações ao paciente sobre as propriedades do medicamento e sobre o modo adequado de administrá-lo. Pela leitura desse texto, o paciente obtém a informação de que o medicamento deve ser a) man3do dentro da geladeira, preferencialmente. b) ingerido num intervalo de seis em seis horas. c) administrado em horários específicos. d) tomado por pelo menos uma semana. e) u3lizado somente por adultos.
  102. 102. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A questão em análise exige do candidato a habilidade de fazer inferências [acarretamentos] a par3r algumas informações fornecidas [pressupostos]. Das alterna3vas fornecidas, a única que apresenta acarretamento válido é a transcrita na letra “c”, pois se o enunciado afirma que é para se tomar o remédio depois das refeições, é possível inferir que existem horários específicos para a ingestão do medicamento. Assinale-se, portanto, a letra “c”.
  103. 103. BULA DE REMÉDIO gêneros injuntivos no ENEM definição impresso que acompanha medicamento e contém informações sobre composição, entre outros intencionalidade em geral, visa a informar e instruir estrutura iden3ficação, inf. ao paciente, aos profissionais de saúde, créditos, inf. acerca do atendimento ao consumidor tipos textuais exposi3vo e injun3vo suporte domínio discursivo da saúde
  104. 104. Art. 5o. — Todos são iguais perante a lei, sem dis3nção de qualquer natureza, garan3ndo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. ConsAtuição da República FederaAva do Brasil. 1988. Disponível em: hdp://www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2011. Fragmento.
  105. 105. QUESTÃO 30 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2014) A obje3vidade inerente ao gênero lei manifesta-se no alto grau de formalidade da linguagem empregada. Essas caracterís3cas são expressas na estruturação do texto por a) vocábulos derivados por sufixação. b) frases ordenadas indiretamente. c) palavras de sen3do literal. d) períodos simples. e) substan3vos compostos.
  106. 106. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM A obje3vidade manifesta-se em um texto, em geral, por intermédio da escolha de um narrador de terceira pessoa e do uso das palavras em seu sen3do real, próprio, denota3vo. Marque-se, pois, a letra “c”.
  107. 107. LEI gêneros injuntivos no ENEM definição norma criada para estabelecer regras que devem ser seguidas; intencionalidade regulamentar as relações sociais de determinada área; estrutura ar3go, parágrafo, inciso, alíneas e itens; tipos textuais em geral, sequências exposi3vas, argumenta3vas e injun3vas; suporte domínio discursivo jurídico.
  108. 108. Disponível em: www.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2012.
  109. 109. QUESTÃO 31 gêneros injuntivos no ENEM (ENEM-2015) Ao interagirmos socialmente, é comum deixarmos claro nosso posicionamento a respeito do assunto discu3do. Para isso, muitas vezes, recorremos a determinadas estratégias argumenta3vas, dentre as quais se encontra o argumento de autoridade. Considerando o texto em suas cinco partes, constata-se que há o emprego de argumento de autoridade no trecho: a) “Seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente. Refle3r sobre suas experiências ajuda a descobrir o que realmente importa.” b) “As pesquisas mostram que quem tem menos de três pessoas em sua rede de contatos próxima [...] tem mais chances de desenvolver uma doença mental”. c) “Caminhe ou corra, ande de bicicleta, pra3que um esporte, dance. Os exercícios fazem as pessoas se sen3rem bem”. d) “Tente algo novo, matricule-se em um curso [...] Escolha um desafio que você vai gostar de perseguir.” e) “Fazer parte de uma comunidade traz benewcios – entre eles relações sociais mais significa3vas”.
  110. 110. SOLUÇÃO COMENTADA gêneros injuntivos no ENEM o texto de autoajuda em análise caracteriza-se por dois principais traços discursivos, a saber: a) ar3cula-se como uma peça que atende à intencionalidade discursiva de dar instruções ou “receitas de bem viver”, o que pode ser comprovado pelo grande número de verbos no impera3vo; e b) tenta referendar seu discurso (dar maior credibilidade) por intermédio do uso de estruturas textuais oriundas do “discurso de autoridade”, tais como “as pesquisas mostram”, “estudos”, “uma pesquisa”. Posto isso, deve-se assinalar a alterna3va “b”. É excessivamente importante ressaltar, entretanto, que o discurso de autoajuda em análise só é capaz de convencer as pessoas com menor grau de exigência/argúcia, pois a autoridade referida é inexistente! Trata-se de um falso argumento de autoridade! Uma farsa! Fora as construções discursivas referidas anteriormente, nada é capaz de provar que o que o locutor diz é digno de crença ou esteja próximo da realidade!!!
  111. 111. TEXTO DE AUTOAJUDA gêneros injuntivos no ENEM definição texto de caráter prescri3vo que veicula “receitas de bem viver” ancoradas no senso comum intencionalidade indicar o que se deve fazer a fim de “ser feliz” ou de “alcançar uma vida melhor” estrutura injunções e prescrições [é comum apresentar falsos discursos de autoridade – autoridade sem prova] tipos textuais injunção [pode trazer sequências exposi3vas, argumenta3vas e narra3vas] suporte variado
  112. 112. SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!!! hXp://www.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves hXps://www.facebook.com/nevesmanoel hXps://www.instagram.com/manoelnevesmn/ hXps://www.youtube.com/user/TheManoelNeves hXps://twiXer.com/Manoel_Neves
  113. 113. Conhece meu livro de redação para o ENEM? Acesse: www.manoelneves.com

×