Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Gêneros textuais no ENEM-2017
Manoel Neves
A	LÍNGUA	TUPI	NO	BRASIL
Há	300	anos,	morar	na	vila	de	São	Paulo	de	Piratininga	(peixe	seco,	em	tupi)	era	
quase	sinônimo	d...
QUESTÃO 01
primeira aplicação do ENEM-2017
O	texto	trata	de	aspectos	sócio-históricos	da	formação	linguística	nacional.	Qu...
SOLUÇÃO COMENTADA
primeira aplicação do ENEM-2017
Dentre	os	distratores	apresentados,	o	único	que	apresenta	uma	leitura	ad...
SER	PAI	FAZ	BEM	PARA	A	PRESSÃO
Uma	 pesquisa	 feita	 pela	 Brigham	 Young	 Universituy,	 nos	 EUA,	 indica	 que	 a	
patern...
QUESTÃO 02
segunda aplicação do ENEM-2017
O	texto	apresenta	resultados	de	uma	pesquisa	científica,	objetivando
a)	informar...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2017
O	texto	em	análise	é	um	artigo	de	divulgação	científica.	Seu	objetivo	é	a...
definição
texto	jornalístico-científico	curto	e	de	fácil	compreensão
intencionalidade
apresentar	em	linguagem	acessível	co...
TEXTO	I
CRIATIVIDADE	EM	PUBLICIDADE:	TEORIAS	E	REFLEXÕES
Resumo:	 O	 presente	 artigo	 aborda	 uma	 questão	 primordial	 n...
TEXTO	II
Homenagem	ao	dia	das	mães	2012.	Disponível	em:	http://www.comunicacao.com.	Acesso	em:	3	ago.	2012.	Adaptado.
QUESTÃO 03
primeira aplicação do ENEM-2017
Os	 dois	 textos	 apresentados	 versam	 sobre	 o	 tema	 criatividade.	 O	 texto...
SOLUÇÃO COMENTADA
primeira aplicação do ENEM-2017
O	item	lexical	presente	no	Texto	II	que	confirma	que	as	peças	publicitár...
Veja.	n.42,	20	out.	2010.	Adaptado.
QUESTÃO 04
segunda aplicação do ENEM-2017
Campanhas	 de	 conscientização	 para	 o	 diagnóstico	 precoce	 do	 câncer	 de	 m...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2017
A	peça	publicitária	em	análise	visa	a	convencer	as	mulheres	a	se	prevenir...
O	tapete	vermelho	na	porta	é	para	você	se	sentir	nas	nuvens	antes	mesmo	de	
tirar	os	pés	do	chão.	(Campanha	publicitária	d...
QUESTÃO 05
segunda aplicação do ENEM-2017
Ao	 circularem	 socialmente,	 os	 textos	 realizam-se	 como	 práticas	 de	 lingu...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2017
A	 imagem	 do	 tapete	 vermelho	 que	 aparece	 na	 chamada	 da	 peça	 pub...
definição
texto	argumentativo	que	visa	a	vender	um	produto/ideia/serviço	por	intermédio	de	mensagens
intencionalidade
leva...
Uma	noite	em	67,	de	Renato	Terra	e	Ricardo	Calil.	Editora	Planeta,	296	páginas.
Mas	foi	uma	noite,	aquela	noite	de	sábado	...
QUESTÃO 06
primeira aplicação do ENEM-2017
Considerando	 os	 elementos	 constitutivos	 dos	 gêneros	 textuais	 circulantes...
SOLUÇÃO COMENTADA
primeira aplicação do ENEM-2017
A	resenha	(jornalística)	visa	a	apresentar	um	painel	crítico	acerca	de	d...
definição
resumo	de	texto	de	extensão	maior	que	a	sinopse
intencionalidade
fazer	análise	crítica	de	uma	obra	ou	ainda	uma	...
PRA	ONDE	VAI	ESSA	ESTRADA?
—	Sô	Augusto,	pra	onde	vai	essa	estrada?
O	senhor	Augusto:
—	Eu	moro	aqui	há	30	anos,	ela	nunca...
QUESTÃO 07
segunda aplicação do ENEM-2017
As	 anedotas	 são	 narrativas,	 reais	 ou	 inventadas,	 estruturadas	 com	 a	 fi...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2017
O	humor	do	texto	em	análise	advém	da	ambiguidade	presente	no	verbo	“ir”:	...
definição
narrativa	curta	de	caráter	curioso	ou	jocoso	de	final	surpreendente,	picante	ou	obsceno
intencionalidade
lúdica,...
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Gêneros textuais no ENEM 2017

2 094 vues

Publié le

Gêneros textuais, Gêneros textuais no ENEM, ENEM-2017, ENEM-2017 resolvido, ENEM-2017 resolvido e comentado, Artigo de divulgação científica, Artigo de divulgação científica no ENEM, Propaganda, Propaganda no ENEM, Resenha, Resenha no ENEM, Anedota, Piada, Anedota no ENEM, Piada no ENEM, Salinha de redação, Salinha de redação para o ENEM, Salinha de redação para o ENEM em Belo Horizonte, Salinha de redação para o ENEM em Belo Horizonte, Curso de redação, Curso online de redação, Curso on-line de redação, Manoel Neves

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Gêneros textuais no ENEM 2017

  1. 1. Gêneros textuais no ENEM-2017 Manoel Neves
  2. 2. A LÍNGUA TUPI NO BRASIL Há 300 anos, morar na vila de São Paulo de Piratininga (peixe seco, em tupi) era quase sinônimo de falar língua de índio. Em cada cinco habitantes da cidade, só dois conheciam o português. Por isso, em 1698, o governador da província, Artur de Sá e Meneses, implorou a Portugal que só mandasse padres que soubessem “a língua geral dos índios”, pois “aquela gente não se explica em outro idioma”. Derivado do dialeto de São Vicente, o tupi de São Paulo se desenvolveu e se espalhou no século XVII, graças ao isolamento geográfico da cidade e à atividade pouco cristã dos mamelucos paulistas: as bandeiras, expedições ao sertão em busca de escravos índios. Muitos bandeirantes nem sequer falavam o português ou se expressavam mal. Domingos Jorge Velho, o paulista que destruiu o Quilombo de Palmares em 1694, foi descrito pelo bispo de Pernambuco como “um bárbaro que nem falar sabe”. Em suas andanças, essa gente batizou lugares como Avanhandava (lugar onde o índio corre), Pindamonhangaba (lugar de fazer anzol) e Itu (cachoeira). E acabou inventando uma nova língua. “Os escravos dos bandeirantes vinham de mais de 100 tribos diferentes”, conta o historiador e antropólogo John Monteiro, da Universidade Estadual de Campinas. “Isso mudou o tupi paulista, que, além da influência do português, ainda recebia palavras de outros idiomas”. O resultado ficou conhecido como língua geral do sul, uma espécie de tupi facilitado. ÂNGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012. Adaptado.
  3. 3. QUESTÃO 01 primeira aplicação do ENEM-2017 O texto trata de aspectos sócio-históricos da formação linguística nacional. Quanto ao papel do tupi na formação do português brasileiro, depreende-se que essa língua indígena a) contribuiu efetivamente para o léxico, com nomes relativos aos traços característicos dos lugares designados. b) originou o português falado em São Paulo no século XVII, em cuja base gramatical também está a fala de variadas etnias. c) desenvolveu-se sob a influência dos trabalhos de catequese dos padres portugueses, vindos de Lisboa. d) misturou-se aos falares africanos, em razão das interações entre os portugueses e negros nas investidas contra o Quilombo dos Palmares. e) expandiu-se paralelamente ao português falado pelo colonizador, e juntos originaram a língua dos bandeirantes paulistas.
  4. 4. SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2017 Dentre os distratores apresentados, o único que apresenta uma leitura adequada do texto é a alternativa “a”, pois o artigo de divulgação científica apresentado evidencia que a presença, no século XXI, de nomes de lugar é um dos principais traços da língua tupi no português dos séculos XX e XXI.
  5. 5. SER PAI FAZ BEM PARA A PRESSÃO Uma pesquisa feita pela Brigham Young Universituy, nos EUA, indica que a paternidade pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. Os dados foram medidos em 198 adultos, monitorados por aparelhos anexados ao braço, em intervalos aleatórios, durante 24 horas. Comparada às do grupo de adultos sem filhos, a média dos pais foi inferior em 4,5 pontos para a pressão arterial diastólica. Julianne Holt-Lunstad, autora do estudo, diz que outros fatores (como atividades físicas) também colaboram para reduzir esses níveis e que o objetivo da pesquisa é comprovar como fatores sociais colaboram para a saúde do corpo. “Isso não significa que quanto mais crianças você tiver, melhor será sua pressão sanguínea. Os resultados estão conectados a essa relação de parentesco, mas sem considerar o número de sucessos ou situação profissional”, pondera Julianne. ALVES, I. Vivasaúde. n.83, s.d.
  6. 6. QUESTÃO 02 segunda aplicação do ENEM-2017 O texto apresenta resultados de uma pesquisa científica, objetivando a) informar o leitor leigo a respeito dos resultados obtidos, com base em dados monitorados. b) sensibilizar o leitor acadêmico a respeito da paternidade, com apoio nos comentários da pesquisadora. c) persuadir o leitor especializado a se beneficiar do exercício da paternidade, com base nos dados comparados. d) dar ciência ao leitor especializado da validade da investigação, com base na reputação da instituição promotora. e) instruir o leitor leigo a respeito da validade relativa da investigação, com base nas declarações da pesquisadora.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017 O texto em análise é um artigo de divulgação científica. Seu objetivo é apresentar, em linguagem simples e direta, o resultado de uma pesquisa ou experimento científico. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “a”.
  8. 8. definição texto jornalístico-científico curto e de fácil compreensão intencionalidade apresentar em linguagem acessível complexos relatórios de especialistas em certa área estrutura estrutura variada; pode apresentar elementos não verbais [ilustrações]; tipos textuais predominantemente expositivo; contexto de circulação revistas de divulgação científica, internet, entre outros O ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA gêneros textuais no ENEM-2017
  9. 9. TEXTO I CRIATIVIDADE EM PUBLICIDADE: TEORIAS E REFLEXÕES Resumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: a criatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de criação das agências, devemos ter a consciência de que nem todo anúncio é, de fato, criativo. A partir do resgate teórico, no qual os conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-se estabelecer a compreensão dos temas. Para elucidar tais questões, é analisada uma campanha impressa da marca XXXX. As reflexões apontam que a publicidade criativa é essencialmente simples e apresenta uma releitura do cotidiano. ÂNGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012. Adaptado.
  10. 10. TEXTO II Homenagem ao dia das mães 2012. Disponível em: http://www.comunicacao.com. Acesso em: 3 ago. 2012. Adaptado.
  11. 11. QUESTÃO 03 primeira aplicação do ENEM-2017 Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade. O texto I é um resumo de caráter científico e o Texto II, uma homenagem promovida por um site de publicidade. De que maneira o Texto II exemplifica o conceito de criatividade em publicidade apresentado no Texto I? a) Fazendo uma menção ao difícil trabalho das mães em criar seus filhos. b) Promovendo uma leitura simplista do papel materno em seu trabalho de criar os filhos. c) Explorando a polissemia do termo “criação”. d) Recorrendo a uma estrutura linguística simples. e) Utilizando recursos gráficos diversificados.
  12. 12. SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2017 O item lexical presente no Texto II que confirma que as peças publicitárias, tal qual se anuncia no título do Texto I, primam pela criatividade. Deve-se, pois, marcar a alternativa “c”.
  13. 13. Veja. n.42, 20 out. 2010. Adaptado.
  14. 14. QUESTÃO 04 segunda aplicação do ENEM-2017 Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz a) promove o convencimento do público feminino, porque associa as palavras “prevenção” e “conscientização. b) busca persuadir as mulheres brasileiras, valendo-se do duplo sentido da palavra “tocar”. c) objetiva chamar a atenção para um assunto evitado por mulheres mais velhas. d) convence a mulher a se engajar na campanha e a usar o laço rosa. e) mostra a seriedade do assunto, evitado por muitas mulheres.
  15. 15. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017 A peça publicitária em análise visa a convencer as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Um dos principais recursos a serviço dessa intencionalidade é o uso polissêmico da forma verbal “tocar” que tanto se refere ao autoexame [referendado pela imagem da mão sobre o seio] quanto à necessidade de se falar acerca do tema “prevenção contra o câncer de mama”. Posto isso, deve-se assinalar a alternativa “b”.
  16. 16. O tapete vermelho na porta é para você se sentir nas nuvens antes mesmo de tirar os pés do chão. (Campanha publicitária de empresa aérea) Disponível em: http://quasepublicitarios.com. Acesso em: 3 dez. 2012.
  17. 17. QUESTÃO 05 segunda aplicação do ENEM-2017 Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações de especificidade, de forma e de conteúdo. Para atingir seu objetivo, esse texto publicitário vale-se do procedimento argumentativo de a) valorizar o cliente, oferecendo-lhe, alem dos serviços de voo, um atendimento que o faça se sentir especial. b) persuadir o consumidor a escolher companhias aéreas que ofereçam regalias inclusas em seus serviços. c) destacar que a companhia aérea oferece luxo aos consumidores que utilizam seus serviços. d) enfatizar a importância de oferecer o melhor ao cliente ao ingressar em suas aeronaves. e) definir parâmetros para um bom atendimento do cliente durante a prestação de serviço.
  18. 18. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017 A imagem do tapete vermelho que aparece na chamada da peça publicitária analisada indica que a companhia aérea tem o objetivo de valorizar o cliente. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “a”.
  19. 19. definição texto argumentativo que visa a vender um produto/ideia/serviço por intermédio de mensagens intencionalidade levar o leitor a fazer algo estrutura curto com mensagem direta [uso da segunda pessoa, vocativos, etc]; slogan; verbal e não verbal tipos textuais argumentativo, expositivo e injuntivo contexto de circulação outdoors, televisão, rádio, jornal, revista e internet A PROPAGANDA gêneros textuais no ENEM-2017
  20. 20. Uma noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil. Editora Planeta, 296 páginas. Mas foi uma noite, aquela noite de sábado 21 de outubro de 1967, que parou o nosso país. Parou para ver a finalíssima do III Festival da Record, quando um jovem de 24 anos chamado Eduardo Lobo, o Edu Lobo, saiu carregado do Teatro Paramount em São Paulo depois de ganhar o prêmio máximo do festival com “Ponteio”, que cantou acompanhado da charmosa e iniciante Marília Medalha. Foi naquela noite que Chico Buarque entoou sua “Roda viva” ao lado do MPB-4 de Magro, o arranjador. Que Caetano Veloso brilhou cantando “Alegria, alegria” com a plateia ao som das guitarras dos Beat Boys, que Gilberto Gil apresentou a tropicalista “Domingo no parque” com os Mutantes. Aquela noite que acabou virando filme, em 2010, nas mão de Renato Terra e Ricardo Calil, agora virou livro. O livro que está sendo lançado agora é a história daquela noite, ampliada e em estado que no jargão jornalístico chamamos de matéria bruta. Quem viu o filme vai se deliciar com as histórias — e algumas fofocas — que cada um tem para contar, agora sem os cortes necessários que um filme exige. E quem não viu o filme tem diante de si um livro de histórias, pensando bem, de História. VILLAS, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 18 jun. 2014. Adaptado.
  21. 21. QUESTÃO 06 primeira aplicação do ENEM-2017 Considerando os elementos constitutivos dos gêneros textuais circulantes na sociedade, nesse fragmento de resenha predominam a) caracterização de personalidades do contexto musical brasileiro dos anos 1960. b) questões polêmicas direcionadas à produção musical brasileira nos anos 1960. c) relatos de experiências de artistas sobre os festivais de música de 1967. d) explicações sobre o quadro cultural do Brasil durante a década de 1960. e) opiniões a respeito de uma obra sobre a cena musical de 1967.
  22. 22. SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2017 A resenha (jornalística) visa a apresentar um painel crítico acerca de determinada obra. No texto em análise, o que se encontra é uma avaliação do livro que trata do III Festival [de música] da Record, realizado em 1967, cujo feito notável foi o de revelar os tropicalistas para o mundo. Assinale-se, pois, a alternativa “e”.
  23. 23. definição resumo de texto de extensão maior que a sinopse intencionalidade fazer análise crítica de uma obra ou ainda uma sinopse geral do que ocorreu num período/texto estrutura variada tipos textuais sequências expositivas, narrativas e argumentativas; intencionalidade argumentativa e injuntiva contexto de circulação jornal, revista, internet, entre outros A RESENHA JORNALÍSTICA gêneros textuais no ENEM-2017
  24. 24. PRA ONDE VAI ESSA ESTRADA? — Sô Augusto, pra onde vai essa estrada? O senhor Augusto: — Eu moro aqui há 30 anos, ela nunca foi pra parte nenhuma, não. — Sô Augusto, eu estou dizendo se a gente for andando aonde a gente vai? O senhor Augusto: — Vai sair até nas Oropas, se o mar der vau. VOCABULÁRIO Vau: Lugar do rio ou outra porção de água onde esta é pouco funda e, por isso, pode ser transportada a pé ou a cavalo. MAGALHÃES, L. L. A.; MACHADO, R. H. A. (Org.). Perdizes, suas histórias, sua gente, seu folclore. Perdizes: Prefeitura Municipal, 2005.
  25. 25. QUESTÃO 07 segunda aplicação do ENEM-2017 As anedotas são narrativas, reais ou inventadas, estruturadas com a finalidade de provocar o riso. O recurso expressivo que configura esse texto como uma anedota é o(a) a) uso repetitivo da negação. b) grafia do termo “Oropas”. c) ambiguidade do verbo “ir”. d) ironia das duas perguntas. e) emprego de palavras coloquiais.
  26. 26. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017 O humor do texto em análise advém da ambiguidade presente no verbo “ir”: para um dos falantes, a estrada permite que se vá a algum lugar; para outro, a estrada vai-se deslocar sozinha para algures. Deve-se, portanto, assinalar a alternativa “c”. Em tempo: em 2012, houve uma questão que abordou a ambiguidade presente no mesmo enunciado “Para onde essa estrada vai”. Por sinal, a referida questão apresenta grau de elaboração melhor do que esta. Um pouco mais: o conceito de anedota que aparece no comando da questão está incorreto, pois ela tanto pode ser uma história engraçada como uma história qualquer [em um sentido mais genérico].
  27. 27. definição narrativa curta de caráter curioso ou jocoso de final surpreendente, picante ou obsceno intencionalidade lúdica, crítica, satírica estrutura apresentação, complicador, clímax, desfecho; preconceito; ambiguidade; deslocamento tipos textuais exposição, narração e argumentação contexto de circulação oral, livros específicos, jornais, revistas, internet, entre outros A ANEDOTA OU PIADA gêneros textuais no ENEM-2017

×