SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  41
Núcleo gerador: Saberes Fundamentais Domínio de referência: Controvérsia pública  Formanda: Marina Cunha Email:mmfc1987@gmail.com Formador: Paulo Ferreira Mediadora: Cláudia Castanho
Doenças sexualmente transmissíveis
	Existem muitas doenças deste tipo, mas apenas vou abordar as seguintes: Sida Sífilis Candidíase Gonorreia Herpes genitais Hepatite B
	As doenças sexualmente transmissíveis são provocadas por fungos, bactérias e vírus. 	São transmissíveis por contacto sexual quando um dos parceiros se encontra infectado.
	Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns e desconhecidos. São fundamentais para a ecologia do planeta, actuando lado a lado com as bactérias. 	As bactérias são micróbios que podem sobreviver no corpo humano, no ar, na água, no solo, …, mas não necessitam de células vivas para a sua sobrevivência.  Os vírus são microrganismos que podem causar infecções. É necessário um microscópio para os observar, por isso também são designados de organismos microscópicos ou micróbios.
Sífilis 	A Sífilis é provocada por uma bactéria chamada Treponema Pallidum. 	Esta doença apesar de ser perigosa e contagiosa é curável quando descoberta a tempo. 	Ataca todos os tecidos desde a pele até aos ossos. Pode levar á morte quando alcança o sistema nervoso e o coração.
Sintomas e formas de contágio 	Após o contágio três semanas depois, na região genital evolui um pequeno nódulo que se transforma numa úlcera indolor. 	O contágio é quase exclusivamente através do contacto sexual . 	A forma de prevenção mais eficaz é o preservativo.
Candidíase 	Esta doença a Candidíase é provocada pelos fungos Candida Albicans. 	Estes fungos desenvolvem-se num local quente e húmido da vagina.
Sintomas e formas de contágio 	Na mulher estes fungos verificam-se através de uma inflamação e irritação nos lábios da vulva, esta sofre de um fluxo espesso e esbranquiçado. 	No homem, verifica-se também através de uma inflamação e de uns pontos vermelhos no pénis acompanhados de ardor.
	O contágio poderá ser através do contacto sexual ou então por proliferação do fungo. Ou seja, pela reprodução do fungo. 	A única forma de prevenção desta doença é a abstinência sexual.
Gonorreia 	A Gonorreia é uma infecção nas vias genitais e é provocada por bactérias Gonococos. 	Afecta o colo do útero da mulher e a ureta do homem. 	Esta doença não sendo tratada e descoberta a tempo pode levar á esterilidade em ambos os sexos.
Sintomas e formas de contágio 	O sintoma mais comum nesta doença é um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através da vagina ou pénis. 	O contágio é por contacto sexual ou durante o parto. 	A prevenção mais eficaz é o preservativo e uma boa higiene utilizando bons desinfectantes.
Herpes genitais 	O Herpes genitais é provocado pelo vírus Herpes Simplex e não tem cura.  	Afecta os órgãos genitais e as zonas envolventes. 	Nesta doença apenas existem medicamentos para aliviar um pouco a dor.
Sintomas e formas de contágio 	O Herpes manifesta-se através de vesículas (sacos menbrosos) em forma de cacho que ao fim de um certo tempo rebentam e deixam a carne a descoberto. Tem um ardor muito intenso. 	Transmite-se por contacto sexual e a única forma de prevenção é a abstinência sexual.
Hepatite B 	O vírus da Hepatite B ataca o fígado. O sangue é o meio de transmissão e depois a saliva. Pode levar á morte senão for tratado, este vírus resiste durante bastante tempo.
Sintomas e formas de contágio 	Esta doença tem os mesmos sintomas que uma simples gripe como náuseas, vómitos, diarreia, cansaço entre outros. 	O contágio pode se dar por transmissão ao feto da mãe, através do sémen e secreções vaginais, suor, lágrimas e saliva.
Sida  	É uma doença que é provocada pelo vírus VIH. Introduz-se no organismo humano podendo permanecer activo ou inactivo. 	A Sida é uma das doenças que ainda não tem cura sendo assim mortal.
Sintomas e formas de contágio 	Alguns desenvolvem os sintomas muito parecido com os sintomas da gripe e cerca de 30% destes casos verifica-se como um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. 	Os infectados associam este mal-estar uma gripe ou esgotamento. 	A única maneira de prevenir o contágio é não ter relações sexuais ou então utilizar sempre o preservativo.
Outras formas de contágio Partilha de lâminas Partilhar escovas de dentes Relações homossexuais Relações heterossexuais
Formas de não contágio Partilhar copos e talheres Contactos sociais Trocar de roupa Sexo seguro
Duche, piscinas… W.C Brincar Beijar
	Um estudo sobre a sida em Portugal demonstra que um terço dos inquiridos acredita que o vírus se transmite através de beijos ou nas casas de banho e um quinto acha que pode ser infectado através da comida e dos talheres. Ainda assim, a maioria dos portugueses sabe quais são as formas de contágio. Fonte: http://www.publico.clix.pt/Sociedade/inquerito-um-terco-acha-que-sida-e-transmissivel-por-beijos-ou-nas-casas-de-banho_1271665
	As pessoas infectadas com as DST continuam a ser cada vez mais rejeitadas pela sociedade.  	Em pesquisas efectuadas por várias instituições continua a persistir a ideia que estas doenças se transmitem por um simples abraço ou num toque de carinho.
	A falta de informação sobre estas doenças faz com que a sociedade se torne racista. Existem pessoas que não têm qualquer tipo de contacto com as pessoas infectadas. 	Esta é uma dura realidade a que as pessoas infectadas têm de lidar, pois já não basta terem contraído esta doença e têm de saber viver com o racismo.
	Na minha opinião, a sociedade que compreende estas pessoas deviam de ser um suporte de orientação e terem iniciativas de campanhas de ajuda. 	Não nos podemos esquecer que não estamos livres de contrair ou ter alguém na família ou no grupo de amigos a contrair uma destas doenças.
Tecnologia 	Vários medicamentos já são bastante utilizados no tratamento da Sida com resultados distintos. Os anti-retrovirais  que impedem a multiplicação do vírus e fazem parte do kit anti-Sida.  	Alguns exemplos são o zidovudina (AZT), o didanosina (ddl), o abacavir (ABC) e o lamivudina (3TC) e os mais recentes que impedem a acção da enzima prótese (inibidores de prótese).
	No Brasil, o programa de combate à Sida proporciona os medicamentos gratuitamente para os imunodeprimidos. No entanto, a melhor forma de combate à doença  ainda é a prevenção. 	Para evitar a transmissão da Sida ou qualquer outra doença, aconselha-se o uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, e uso de luvas quando estiver tratar de  feridas ou líquidos potencialmente contagiáveis.
  	O americano Timothy Ray Brown, de 42 anos, pode ter sido o primeiro caso de cura da Aids até o momento. Ele tinha tambémleucemia e recebeu células-tronco de um doador resistente ao HIV. Desde o ano de 2007, quando foi  submetido  a  um  transplante  de medula  óssea, o americano não tem nenhum sinal de que um dia teve Aids.   	Segundo o médico Érico Arruda, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, mais de três anos após o transplante, o paciente não tem HIV no sangue e nem mesmo os anticorpos  para  o  vírus. É como se ele nunca tivesse Aids, conclui com optimismo Arruda. 	No transplante, Timothy recebeu células-tronco de um doador que tem uma mutação genética que o torna resistente ao vírus. Quando a medula implantada passou a funcionar e produzir as células sanguíneas no organismo, ele passou a ter a mesma resistência ao HIV. E mesmo sem tomar medicação contra o HIV, o vírus não voltou. 	A experiência, que significa um grande avanço contra a doença, trouxe possibilidades de cura da Aids, embora ainda remota e sem prazo definido, aumentou as esperanças de portadores do vírus HIV.  Fonte: http://www.corposaun.com/transplante-cura-aids/12665/
	Foi descoberta uma pílula que se tem mostrado eficaz no combate contra a Sida. Esta pílula mata o vírus antes de ele entrar na célula. Deve ser tomado diariamente combinando assim duas drogas. 	Pessoas infectadas participaram no teste desta pílula e foi comprovado que houve menos de 50% de infecções.  
	O Unicef arquitectou uma estratégia para diminuir a transmissão do vírus HIV das mães para os bebés. Consiste numa caixa que contém medicamentos e toda a informação para evitar o contagio. É a esperança para interromper a transmissão do vírus na África, onde mais de 50% das mulheres com HIV positivo. Estas pessoas infectadas não tomam os medicamentos necessários no combate da doença.
Conclusão  	Com este trabalho adquiri bastantes conhecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. 	É um assunto bastante controverso e delicado.  	Contudo é bastante importante alertar a sociedade para estas doenças e apoiar as pessoas infectadas.
Netgrafia http://www.dst.com.br/ http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade/DST.htm http://www.infopedia.pt/$doencas-sexualmente-transmissiveis http://saude.blogsome.com/category/doencas-sexualmente-transmissiveis/
http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20101110104545&cat=saude&keys=mulheres-sao-maioria-entre-infectados-sifilis-campi

Contenu connexe

Tendances (20)

Aids - Prevenir é melhor do que remediar!
Aids - Prevenir é melhor do que remediar!Aids - Prevenir é melhor do que remediar!
Aids - Prevenir é melhor do que remediar!
 
Doenças Sexualmente Transmissiveis
Doenças Sexualmente TransmissiveisDoenças Sexualmente Transmissiveis
Doenças Sexualmente Transmissiveis
 
A sida
A sidaA sida
A sida
 
Aids[1]
Aids[1]Aids[1]
Aids[1]
 
4 hiv sida
4 hiv sida4 hiv sida
4 hiv sida
 
Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019
Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019 Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019
Prevencao IST HIV Aids Unesp Botucatu 2019
 
Power Point Sobre A Sida 1
Power Point Sobre A Sida 1Power Point Sobre A Sida 1
Power Point Sobre A Sida 1
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Abc da aids apresentação power point
Abc da aids   apresentação power pointAbc da aids   apresentação power point
Abc da aids apresentação power point
 
Dst 8º ano
Dst   8º anoDst   8º ano
Dst 8º ano
 
A aids entre os adolescentes
A aids entre os adolescentesA aids entre os adolescentes
A aids entre os adolescentes
 
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º anoTrabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
 
Sida
SidaSida
Sida
 
SIDA
SIDASIDA
SIDA
 
Dst/aids
Dst/aidsDst/aids
Dst/aids
 
Aids.2
Aids.2Aids.2
Aids.2
 
Sida
Sida Sida
Sida
 
Sida
SidaSida
Sida
 
Apresentação sida
Apresentação sida  Apresentação sida
Apresentação sida
 
DST
DSTDST
DST
 

En vedette

Stocks
StocksStocks
StocksMarina
 
Gestão de stocks fláá
Gestão de stocks   flááGestão de stocks   fláá
Gestão de stocks flááflaaviosoares
 
Definição de gestão de stocks
Definição de gestão de stocksDefinição de gestão de stocks
Definição de gestão de stockssoraiafilipa17
 
aprovisionamento
aprovisionamentoaprovisionamento
aprovisionamentoJorge Dias
 
Aprovisionamento
Aprovisionamento   Aprovisionamento
Aprovisionamento Ines Soares
 
Aprovisionamento
AprovisionamentoAprovisionamento
Aprovisionamentotiaguinho1
 
Presentación los seres vivos
Presentación los seres vivosPresentación los seres vivos
Presentación los seres vivosmaria4s
 
Multiplicacao divisao de_fracoescecam
Multiplicacao divisao de_fracoescecamMultiplicacao divisao de_fracoescecam
Multiplicacao divisao de_fracoescecamMichele Boulanger
 
Día del amor y la amistad 2
Día del amor y la amistad 2Día del amor y la amistad 2
Día del amor y la amistad 2Angie Beli
 
Top 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The Competition
Top 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The CompetitionTop 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The Competition
Top 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The CompetitionErica Campbell Byrum
 
Tutorial prezi por af
Tutorial prezi por afTutorial prezi por af
Tutorial prezi por afLina Fonseca
 
Lagrimasde mujer
Lagrimasde mujerLagrimasde mujer
Lagrimasde mujerizaszeberio
 
Projeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçao
Projeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçaoProjeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçao
Projeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçaoMichele Boulanger
 
1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)
1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)
1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)Nm Leepsa
 
A segunda e definitiva morte dos dinossauros
A segunda e definitiva morte dos dinossaurosA segunda e definitiva morte dos dinossauros
A segunda e definitiva morte dos dinossauroswelingtonjh
 
DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015
DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015
DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015Alistair Kirkwood - Account Executive
 

En vedette (18)

Stocks
StocksStocks
Stocks
 
Gestão de stocks fláá
Gestão de stocks   flááGestão de stocks   fláá
Gestão de stocks fláá
 
Definição de gestão de stocks
Definição de gestão de stocksDefinição de gestão de stocks
Definição de gestão de stocks
 
aprovisionamento
aprovisionamentoaprovisionamento
aprovisionamento
 
Aprovisionamento
Aprovisionamento   Aprovisionamento
Aprovisionamento
 
Aprovisionamento
AprovisionamentoAprovisionamento
Aprovisionamento
 
Presentación los seres vivos
Presentación los seres vivosPresentación los seres vivos
Presentación los seres vivos
 
Multiplicacao divisao de_fracoescecam
Multiplicacao divisao de_fracoescecamMultiplicacao divisao de_fracoescecam
Multiplicacao divisao de_fracoescecam
 
Día del amor y la amistad 2
Día del amor y la amistad 2Día del amor y la amistad 2
Día del amor y la amistad 2
 
Top 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The Competition
Top 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The CompetitionTop 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The Competition
Top 5 Secrets to Make YOUR Apartment Community Stand Out From The Competition
 
Tutorial prezi por af
Tutorial prezi por afTutorial prezi por af
Tutorial prezi por af
 
Lagrimasde mujer
Lagrimasde mujerLagrimasde mujer
Lagrimasde mujer
 
Shakespeare
ShakespeareShakespeare
Shakespeare
 
Projeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçao
Projeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçaoProjeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçao
Projeto de pesquisa_etapas_de_elaboraçao
 
1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)
1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)
1. SAJM_2013_ Do Mergers & Acquisitions Pay Off Evidence from M&A in India (2)
 
18 113
18 11318 113
18 113
 
A segunda e definitiva morte dos dinossauros
A segunda e definitiva morte dos dinossaurosA segunda e definitiva morte dos dinossauros
A segunda e definitiva morte dos dinossauros
 
DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015
DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015
DPVS1109WBTT - Dell PowerVault MD3 Training - Accelerate Sales v7 1015
 

Similaire à Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contracetivos
Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos ContracetivosDoenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contracetivos
Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contracetivoslucia_nunes
 
Uma ApresentaçãO Completa Xd
Uma ApresentaçãO Completa XdUma ApresentaçãO Completa Xd
Uma ApresentaçãO Completa Xdpedroines141520
 
SOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
SOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEISSOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
SOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEISJonathan Coelho
 
Doenças sexualmente transmissíveis (dst’s)
Doenças sexualmente  transmissíveis (dst’s)Doenças sexualmente  transmissíveis (dst’s)
Doenças sexualmente transmissíveis (dst’s)Bio Sem Limites
 
Sociedade tecnologia e ciência doenças contagiosas
Sociedade tecnologia e ciência doenças contagiosasSociedade tecnologia e ciência doenças contagiosas
Sociedade tecnologia e ciência doenças contagiosasstcnsaidjv
 
DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)
DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)
DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)Fernanda Gonçalves
 
Bimestral 1º ano 3º bimestre
Bimestral 1º ano 3º bimestreBimestral 1º ano 3º bimestre
Bimestral 1º ano 3º bimestreTony
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..pedro30cunha11
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..pedro30cunha11
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..pedro30cunha11
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..pedro30cunha11
 
As doenças sexualmente transmíssíveis
As doenças sexualmente transmíssíveisAs doenças sexualmente transmíssíveis
As doenças sexualmente transmíssíveispedrobrandao39
 

Similaire à Doenças sexualmente transmissíveis (20)

Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contracetivos
Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos ContracetivosDoenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contracetivos
Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contracetivos
 
Uma ApresentaçãO Completa Xd
Uma ApresentaçãO Completa XdUma ApresentaçãO Completa Xd
Uma ApresentaçãO Completa Xd
 
Turma 3002
Turma 3002Turma 3002
Turma 3002
 
SOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
SOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEISSOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
SOCIOLOGIA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
 
Doenças sexualmente transmissíveis (dst’s)
Doenças sexualmente  transmissíveis (dst’s)Doenças sexualmente  transmissíveis (dst’s)
Doenças sexualmente transmissíveis (dst’s)
 
DSTs
DSTsDSTs
DSTs
 
Sociedade tecnologia e ciência doenças contagiosas
Sociedade tecnologia e ciência doenças contagiosasSociedade tecnologia e ciência doenças contagiosas
Sociedade tecnologia e ciência doenças contagiosas
 
Ist inês e carla
Ist inês e carlaIst inês e carla
Ist inês e carla
 
Eduarda
EduardaEduarda
Eduarda
 
Texto de imuno iii
Texto de imuno iiiTexto de imuno iii
Texto de imuno iii
 
Sida nascimento
Sida nascimentoSida nascimento
Sida nascimento
 
DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)
DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)
DoençAs Sexualmente Transmissiveis (2)
 
Bimestral 1º ano 3º bimestre
Bimestral 1º ano 3º bimestreBimestral 1º ano 3º bimestre
Bimestral 1º ano 3º bimestre
 
DST
DSTDST
DST
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..
 
DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..DoençAs Sexualmente..
DoençAs Sexualmente..
 
As doenças sexualmente transmíssíveis
As doenças sexualmente transmíssíveisAs doenças sexualmente transmíssíveis
As doenças sexualmente transmíssíveis
 
Aids (1)
Aids (1)Aids (1)
Aids (1)
 

Plus de Marina

Apresentação cd
Apresentação cdApresentação cd
Apresentação cdMarina
 
Powerpoint para cd ok
Powerpoint para cd okPowerpoint para cd ok
Powerpoint para cd okMarina
 
Stocks
StocksStocks
StocksMarina
 
Power point -_contrato_de_compra_e_venda
Power point -_contrato_de_compra_e_vendaPower point -_contrato_de_compra_e_venda
Power point -_contrato_de_compra_e_vendaMarina
 
Contabilização de operações snc - código de contas
Contabilização de operações   snc - código de contasContabilização de operações   snc - código de contas
Contabilização de operações snc - código de contasMarina
 
Comissão para a igualdade no trabalho e no emprego
Comissão para a igualdade no trabalho e no empregoComissão para a igualdade no trabalho e no emprego
Comissão para a igualdade no trabalho e no empregoMarina
 
Ruralidade e urbanismo
Ruralidade e urbanismoRuralidade e urbanismo
Ruralidade e urbanismoMarina
 

Plus de Marina (7)

Apresentação cd
Apresentação cdApresentação cd
Apresentação cd
 
Powerpoint para cd ok
Powerpoint para cd okPowerpoint para cd ok
Powerpoint para cd ok
 
Stocks
StocksStocks
Stocks
 
Power point -_contrato_de_compra_e_venda
Power point -_contrato_de_compra_e_vendaPower point -_contrato_de_compra_e_venda
Power point -_contrato_de_compra_e_venda
 
Contabilização de operações snc - código de contas
Contabilização de operações   snc - código de contasContabilização de operações   snc - código de contas
Contabilização de operações snc - código de contas
 
Comissão para a igualdade no trabalho e no emprego
Comissão para a igualdade no trabalho e no empregoComissão para a igualdade no trabalho e no emprego
Comissão para a igualdade no trabalho e no emprego
 
Ruralidade e urbanismo
Ruralidade e urbanismoRuralidade e urbanismo
Ruralidade e urbanismo
 

Dernier

activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 

Dernier (20)

activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
Bullying, sai pra lá
Bullying,  sai pra láBullying,  sai pra lá
Bullying, sai pra lá
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 

Doenças sexualmente transmissíveis

  • 1. Núcleo gerador: Saberes Fundamentais Domínio de referência: Controvérsia pública Formanda: Marina Cunha Email:mmfc1987@gmail.com Formador: Paulo Ferreira Mediadora: Cláudia Castanho
  • 3. Existem muitas doenças deste tipo, mas apenas vou abordar as seguintes: Sida Sífilis Candidíase Gonorreia Herpes genitais Hepatite B
  • 4. As doenças sexualmente transmissíveis são provocadas por fungos, bactérias e vírus. São transmissíveis por contacto sexual quando um dos parceiros se encontra infectado.
  • 5. Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns e desconhecidos. São fundamentais para a ecologia do planeta, actuando lado a lado com as bactérias. As bactérias são micróbios que podem sobreviver no corpo humano, no ar, na água, no solo, …, mas não necessitam de células vivas para a sua sobrevivência.  Os vírus são microrganismos que podem causar infecções. É necessário um microscópio para os observar, por isso também são designados de organismos microscópicos ou micróbios.
  • 6. Sífilis A Sífilis é provocada por uma bactéria chamada Treponema Pallidum. Esta doença apesar de ser perigosa e contagiosa é curável quando descoberta a tempo. Ataca todos os tecidos desde a pele até aos ossos. Pode levar á morte quando alcança o sistema nervoso e o coração.
  • 7.
  • 8. Sintomas e formas de contágio Após o contágio três semanas depois, na região genital evolui um pequeno nódulo que se transforma numa úlcera indolor. O contágio é quase exclusivamente através do contacto sexual . A forma de prevenção mais eficaz é o preservativo.
  • 9. Candidíase Esta doença a Candidíase é provocada pelos fungos Candida Albicans. Estes fungos desenvolvem-se num local quente e húmido da vagina.
  • 10.
  • 11. Sintomas e formas de contágio Na mulher estes fungos verificam-se através de uma inflamação e irritação nos lábios da vulva, esta sofre de um fluxo espesso e esbranquiçado. No homem, verifica-se também através de uma inflamação e de uns pontos vermelhos no pénis acompanhados de ardor.
  • 12. O contágio poderá ser através do contacto sexual ou então por proliferação do fungo. Ou seja, pela reprodução do fungo. A única forma de prevenção desta doença é a abstinência sexual.
  • 13. Gonorreia A Gonorreia é uma infecção nas vias genitais e é provocada por bactérias Gonococos. Afecta o colo do útero da mulher e a ureta do homem. Esta doença não sendo tratada e descoberta a tempo pode levar á esterilidade em ambos os sexos.
  • 14.
  • 15. Sintomas e formas de contágio O sintoma mais comum nesta doença é um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através da vagina ou pénis. O contágio é por contacto sexual ou durante o parto. A prevenção mais eficaz é o preservativo e uma boa higiene utilizando bons desinfectantes.
  • 16. Herpes genitais O Herpes genitais é provocado pelo vírus Herpes Simplex e não tem cura. Afecta os órgãos genitais e as zonas envolventes. Nesta doença apenas existem medicamentos para aliviar um pouco a dor.
  • 17.
  • 18. Sintomas e formas de contágio O Herpes manifesta-se através de vesículas (sacos menbrosos) em forma de cacho que ao fim de um certo tempo rebentam e deixam a carne a descoberto. Tem um ardor muito intenso. Transmite-se por contacto sexual e a única forma de prevenção é a abstinência sexual.
  • 19. Hepatite B O vírus da Hepatite B ataca o fígado. O sangue é o meio de transmissão e depois a saliva. Pode levar á morte senão for tratado, este vírus resiste durante bastante tempo.
  • 20.
  • 21. Sintomas e formas de contágio Esta doença tem os mesmos sintomas que uma simples gripe como náuseas, vómitos, diarreia, cansaço entre outros. O contágio pode se dar por transmissão ao feto da mãe, através do sémen e secreções vaginais, suor, lágrimas e saliva.
  • 22. Sida É uma doença que é provocada pelo vírus VIH. Introduz-se no organismo humano podendo permanecer activo ou inactivo. A Sida é uma das doenças que ainda não tem cura sendo assim mortal.
  • 23.
  • 24. Sintomas e formas de contágio Alguns desenvolvem os sintomas muito parecido com os sintomas da gripe e cerca de 30% destes casos verifica-se como um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Os infectados associam este mal-estar uma gripe ou esgotamento. A única maneira de prevenir o contágio é não ter relações sexuais ou então utilizar sempre o preservativo.
  • 25. Outras formas de contágio Partilha de lâminas Partilhar escovas de dentes Relações homossexuais Relações heterossexuais
  • 26. Formas de não contágio Partilhar copos e talheres Contactos sociais Trocar de roupa Sexo seguro
  • 27. Duche, piscinas… W.C Brincar Beijar
  • 28. Um estudo sobre a sida em Portugal demonstra que um terço dos inquiridos acredita que o vírus se transmite através de beijos ou nas casas de banho e um quinto acha que pode ser infectado através da comida e dos talheres. Ainda assim, a maioria dos portugueses sabe quais são as formas de contágio. Fonte: http://www.publico.clix.pt/Sociedade/inquerito-um-terco-acha-que-sida-e-transmissivel-por-beijos-ou-nas-casas-de-banho_1271665
  • 29.
  • 30. As pessoas infectadas com as DST continuam a ser cada vez mais rejeitadas pela sociedade. Em pesquisas efectuadas por várias instituições continua a persistir a ideia que estas doenças se transmitem por um simples abraço ou num toque de carinho.
  • 31. A falta de informação sobre estas doenças faz com que a sociedade se torne racista. Existem pessoas que não têm qualquer tipo de contacto com as pessoas infectadas. Esta é uma dura realidade a que as pessoas infectadas têm de lidar, pois já não basta terem contraído esta doença e têm de saber viver com o racismo.
  • 32. Na minha opinião, a sociedade que compreende estas pessoas deviam de ser um suporte de orientação e terem iniciativas de campanhas de ajuda. Não nos podemos esquecer que não estamos livres de contrair ou ter alguém na família ou no grupo de amigos a contrair uma destas doenças.
  • 33. Tecnologia Vários medicamentos já são bastante utilizados no tratamento da Sida com resultados distintos. Os anti-retrovirais que impedem a multiplicação do vírus e fazem parte do kit anti-Sida. Alguns exemplos são o zidovudina (AZT), o didanosina (ddl), o abacavir (ABC) e o lamivudina (3TC) e os mais recentes que impedem a acção da enzima prótese (inibidores de prótese).
  • 34. No Brasil, o programa de combate à Sida proporciona os medicamentos gratuitamente para os imunodeprimidos. No entanto, a melhor forma de combate à doença ainda é a prevenção. Para evitar a transmissão da Sida ou qualquer outra doença, aconselha-se o uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, e uso de luvas quando estiver tratar de feridas ou líquidos potencialmente contagiáveis.
  • 35.   O americano Timothy Ray Brown, de 42 anos, pode ter sido o primeiro caso de cura da Aids até o momento. Ele tinha tambémleucemia e recebeu células-tronco de um doador resistente ao HIV. Desde o ano de 2007, quando foi  submetido  a  um  transplante  de medula  óssea, o americano não tem nenhum sinal de que um dia teve Aids.    Segundo o médico Érico Arruda, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, mais de três anos após o transplante, o paciente não tem HIV no sangue e nem mesmo os anticorpos  para  o  vírus. É como se ele nunca tivesse Aids, conclui com optimismo Arruda. No transplante, Timothy recebeu células-tronco de um doador que tem uma mutação genética que o torna resistente ao vírus. Quando a medula implantada passou a funcionar e produzir as células sanguíneas no organismo, ele passou a ter a mesma resistência ao HIV. E mesmo sem tomar medicação contra o HIV, o vírus não voltou. A experiência, que significa um grande avanço contra a doença, trouxe possibilidades de cura da Aids, embora ainda remota e sem prazo definido, aumentou as esperanças de portadores do vírus HIV. Fonte: http://www.corposaun.com/transplante-cura-aids/12665/
  • 36. Foi descoberta uma pílula que se tem mostrado eficaz no combate contra a Sida. Esta pílula mata o vírus antes de ele entrar na célula. Deve ser tomado diariamente combinando assim duas drogas. Pessoas infectadas participaram no teste desta pílula e foi comprovado que houve menos de 50% de infecções.  
  • 37. O Unicef arquitectou uma estratégia para diminuir a transmissão do vírus HIV das mães para os bebés. Consiste numa caixa que contém medicamentos e toda a informação para evitar o contagio. É a esperança para interromper a transmissão do vírus na África, onde mais de 50% das mulheres com HIV positivo. Estas pessoas infectadas não tomam os medicamentos necessários no combate da doença.
  • 38.
  • 39. Conclusão Com este trabalho adquiri bastantes conhecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. É um assunto bastante controverso e delicado. Contudo é bastante importante alertar a sociedade para estas doenças e apoiar as pessoas infectadas.
  • 40. Netgrafia http://www.dst.com.br/ http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade/DST.htm http://www.infopedia.pt/$doencas-sexualmente-transmissiveis http://saude.blogsome.com/category/doencas-sexualmente-transmissiveis/