SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  35
Gestão de Produtos
Conceito Produto é algo concreto ou abstrato que satisfaz as necessidades e os desejos dos consumidores. O produto é uma combinação de atributos, como as dimensões físicas, os materiais, as funções, o desempenho, a marca, o preço e a embalagem.
Tipos de produtos Os produtos podem ser divididos em: ,[object Object]
Produtos Industriais e de Consumo,[object Object]
Produtos Industriais e de Consumo Os produtos industriais são adquiridos por empresas de manufatura, de prestação de serviço ou pelos governos. Exemplo: matérias primas (minério de ferro e algodão) componentes e matérias semi processados (chip de computador e chapas de aço) bens de capital (armazéns e laminadoras) suprimentos (materiais de escritório) serviços (limpeza e consultoria tributaria)
Produtos Industriais e de Consumo Produtos de consumo são comprados por pessoas ou famílias, ou seja, consumidores finais que querem satisfazer desejos ou necessidades individuais e familiares.
Tipos de Produtos
Características técnicas e Composição física As características técnicas do produto definem o que ele é e como ele funciona. Essas características incluem composição física, processos de produção, funções e especificações técnicas. Composição física é o resultado de matérias-primas e de componentes incorporados ao produto.
Características técnicas e Composição física As matérias-primas utilizadas dependem da categoria do produto.  Nas roupas, fibras sintéticas – Lycra – ou naturais – Tencel – melhoram a aparência e os tecidos amarrotam menos.  Componentes são conjuntos pré-montados e instalados no produto para realizar certas funções.
Função do Produto Funções são as operações que o produto realiza.  Televisores têm funções SAP – escutamos o som na língua original do programa, como a inglesa – e PIP – assistimos a mais de um canal ao mesmo tempo.  Os manuais de operação, cada vez mais grossos, comprovam a expansão das funções dos produtos. Em contrapartida, fica mais difícil para o usuário compreender e utilizar todas elas.
Especificações técnicas Especificações técnicas descrevem as dimensões, as características de funcionamento e os níveis de desempenho do produto.     Um microcomputador traz especificações da memória RAM – 2 gigabytes –, capacidade de armazenamento do disco rígido – 250 giga bytes – e velocidade do processador – 2,8 giga hertz.  Para o consumidor leigo, várias especificações técnicas são muito complicadas.  Alguns compradores, em uma decisão importante para eles, compreendem e valorizam as especificações técnicas.
Design Em outros termos, design significa uma concepção tomada de forma ampla, cobrindo e integrando vários aspectos dos produtos que afetam as atividades humanas.  O bom design ajuda a criar uma identidade para produtos e marcas, como, por exemplo, as mochilas Kipling e os microcomputadores IMac.
Diante desses produtos, nós logo os reconhecemos – são produtos que se destacam pela harmonia manifestada no próprio produto e em sua relação com o consumidor.
Liquidificador e Design O design melhora as condições de uso do produto, facilitando as situações de compra, de instalação, de operação e de manutenção.    O design tornou os liquidificadores mais valorizados pelos consumidores.  O antigo acoplamento, em que se rosqueava a base com as lâminas de corte ao copo, era um sofrimento para as donas-de-casa. Elas colocavam pressão extra para que o líquido não vazasse, mas, na hora da limpeza, com a mão molhada, era difícil desacoplar o conjunto.
Hoje Ontem O design trouxe o engate rápido e o copo em peça única – resultado de trabalho técnico para melhorar a vida do consumidor.
Embalagem Embalagem é o recipiente ou invólucro que contém o produto.
Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem expõe os produtos aos olhos dos consumidores, capturando a atenção no PDV.
Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem destaca o produto frente aos concorrentes.
Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem ajuda a construir a identidade do produto e da marca.
Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem fornece informações sobre o produto.
Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem funciona como plataforma para ações promocionais – por exemplo, leve 3 e pague 2.
Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem ajuda no uso dos produtos a exemplo das receitas reproduzidas nos rótulos.
Nas lojas de auto-serviço, produtos concorrentes e expostos lado a lado aumentam a importância da embalagem para influenciar a decisão do consumidor.
São elementos da embalagem Estrutura Textos Cores Ilustrações
Estrutura A estrutura envolve formato, partes, materiais e acabamentos. Quanto aos refrigerantes, quando predominavam os vasilhames de vidro, cada marca – Fanta, Coca-Cola, Crush, Grapette – tinha uma garrafa com formato próprio. Havia uma identidade entre a embalagem e a marca.  A estrutura da embalagem afeta a conveniência do produto em operações básicas como abrir, utilizar, fechar e descartar – o formato anatômico dos frascos de detergentes com gatilho aplicador facilita o uso..
Estrutura Boas embalagens são mais seguras. Por exemplo, tampas de remédios devem dificultar que crianças abram o recipiente.  Na estrutura, cada material de embalagem tem vantagens e desvantagens. Com a tecnologia da empresa TetraPak, os produtores de leite aumentaram, radicalmente, o tempo de preservação do produto e, nesse momento, surgiu o leite Longa Vida.
Textos Textos são os elementos de comunicação verbal na embalagem, ou seja, as palavras que identificam o produto e fornecem informações sobre ele.  A mensagem precisa ser clara e efetiva para que o consumidor não faça uso inadequado do produto e não opte pelo produto da concorrência.
Textos Na redação do texto, devemos...  utilizar termos, conceitos e construções de fácil compreensão; fazer com que o conteúdo não deixe margem a dúvidas; incluir apenas os elementos necessários; observar se a grafia dos tipos ajuda a transmitir idéias – como tradição ou esportividade – sobre o produto.
Cores As cores formam o tópico mais emocional e subjetivo do projeto de embalagens.  As cores moldam nossas percepções sobre roupas, carros, casa e embalagens. As cores permitem diferenciar linhas de produtos direcionadas para diferentes segmentos.
Por exemplo, o amarelo nos produtos Bauducco remete ao trigo – matéria-prima da panificação.
Ilustrações As ilustrações são as fotografias e figuras estampadas na embalagem. As ilustrações servem para identificar o produto, mostrar como é seu uso, torná-lo mais desejável e despertar emoção no consumidor.  Ilustrações dão vida às embalagens, contribuindo para a dimensão simbólica.
Linha de Produtos As empresas formam uma linha de produtos ao vender itens com certa relação entre si.    Há linhas baseadas na categoria de produto.  A Bosch tem linhas de eletrodomésticos e de ferramentas.  A função também define uma linha de produtos. Por exemplo, a Bosch trabalha com linhas de produtos para...  aquecimento – fogões, cooktops e fornos;  refrigeração – refrigeradores e freezers;  limpeza – coifas, depuradores, lava-louças, lavadoras e secadoras.
Amplitude, Profundidade e Extensão A amplitude da linha de produtos é o número de linhas diferentes A profundidade da linha de produtos é a quantidade de itens distintos nela existentes  Aextensão do composto de produtos é a quantidade total de itens de produto da empresa. A amplitude, a profundidade e a extensão descrevem o conjunto dos produtos da empresa, especificando o que ela oferece ao mercado.
Amplitude, Profundidade e Extensão Com uma linha extensa de produtos, a empresa se ajusta melhor às necessidades dos consumidores, ampliando a participação de mercado.
Amplitude, Profundidade e Extensão A linha diversificada reduz a distância entre o que há no composto do produto e o produto ideal, procurado por segmentos de consumidores.  A extensão reduz incertezas quando os produtos com bom desempenho compensam os itens problemáticos da linha.  Contudo, não convém manter os produtos deficitários na linha, pois há o risco de a proliferação de versões reduzir a rentabilidade.

Contenu connexe

Tendances

Marketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposMarketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposAndré Zambon
 
Evolução do mercado consumidor
Evolução do mercado consumidorEvolução do mercado consumidor
Evolução do mercado consumidorCNA
 
Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno -
Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno - Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno -
Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno - Maximus Maylson
 
A evolução do marketing (1)
A evolução do marketing (1)A evolução do marketing (1)
A evolução do marketing (1)soraiafilipa17
 
Marca e Identidade: Como começar
Marca e Identidade: Como começarMarca e Identidade: Como começar
Marca e Identidade: Como começarRenato Melo
 
Ciclo de vida de produto e matriz BCG Professor Danilo Pires
Ciclo de vida de produto e matriz BCG  Professor Danilo PiresCiclo de vida de produto e matriz BCG  Professor Danilo Pires
Ciclo de vida de produto e matriz BCG Professor Danilo PiresDanilo Pires
 
Marketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do Curso
Marketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do CursoMarketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do Curso
Marketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do CursoJunior Portare
 
Mix de Marketing - Praça - Parte III
Mix de Marketing - Praça - Parte IIIMix de Marketing - Praça - Parte III
Mix de Marketing - Praça - Parte IIIRobson Costa
 
Apresentação Merchandising
Apresentação MerchandisingApresentação Merchandising
Apresentação MerchandisingAdriano Valadão
 
Branding | Construção e Gestão de Marcas
Branding | Construção e Gestão de MarcasBranding | Construção e Gestão de Marcas
Branding | Construção e Gestão de MarcasValente Branding
 
Fundamentos de marketing aula 1
Fundamentos de marketing aula 1Fundamentos de marketing aula 1
Fundamentos de marketing aula 1Enrico Trevisan
 

Tendances (20)

Marketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposMarketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e Tipos
 
Aula 1 - Introdução ao marketing
Aula 1 - Introdução ao marketingAula 1 - Introdução ao marketing
Aula 1 - Introdução ao marketing
 
Evolução do mercado consumidor
Evolução do mercado consumidorEvolução do mercado consumidor
Evolução do mercado consumidor
 
Evolução do Marketing
Evolução do MarketingEvolução do Marketing
Evolução do Marketing
 
Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno -
Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno - Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno -
Aula de Introdução " Marketing" Prof. Bruno -
 
A evolução do marketing (1)
A evolução do marketing (1)A evolução do marketing (1)
A evolução do marketing (1)
 
Gestão de produtos tangíveis e intangíveis.
Gestão de produtos tangíveis e intangíveis.Gestão de produtos tangíveis e intangíveis.
Gestão de produtos tangíveis e intangíveis.
 
Marca e Identidade: Como começar
Marca e Identidade: Como começarMarca e Identidade: Como começar
Marca e Identidade: Como começar
 
Gestão de marcas
Gestão de marcasGestão de marcas
Gestão de marcas
 
Marca - Branding
Marca - BrandingMarca - Branding
Marca - Branding
 
10 pontos chave para o design de embalagem
10 pontos chave para o design de embalagem10 pontos chave para o design de embalagem
10 pontos chave para o design de embalagem
 
Ciclo de vida de produto e matriz BCG Professor Danilo Pires
Ciclo de vida de produto e matriz BCG  Professor Danilo PiresCiclo de vida de produto e matriz BCG  Professor Danilo Pires
Ciclo de vida de produto e matriz BCG Professor Danilo Pires
 
Marketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do Curso
Marketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do CursoMarketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do Curso
Marketing Digital nas Mídias Sociais - Slides do Curso
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digital
 
P de Preço
P de PreçoP de Preço
P de Preço
 
Mix de Marketing - Praça - Parte III
Mix de Marketing - Praça - Parte IIIMix de Marketing - Praça - Parte III
Mix de Marketing - Praça - Parte III
 
Apresentação Merchandising
Apresentação MerchandisingApresentação Merchandising
Apresentação Merchandising
 
Branding | Construção e Gestão de Marcas
Branding | Construção e Gestão de MarcasBranding | Construção e Gestão de Marcas
Branding | Construção e Gestão de Marcas
 
Aula 001 marketing conceitos
Aula 001   marketing conceitosAula 001   marketing conceitos
Aula 001 marketing conceitos
 
Fundamentos de marketing aula 1
Fundamentos de marketing aula 1Fundamentos de marketing aula 1
Fundamentos de marketing aula 1
 

En vedette

Estratégias de Produtos e Serviços
Estratégias de Produtos e Serviços Estratégias de Produtos e Serviços
Estratégias de Produtos e Serviços Juliane Vallada
 
Função Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O Produto
Função Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O ProdutoFunção Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O Produto
Função Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O ProdutoCatarina Simões
 
Ficha de trabalho nº11 - modulo 11 -definições de marketing
Ficha de trabalho nº11    - modulo 11 -definições de  marketingFicha de trabalho nº11    - modulo 11 -definições de  marketing
Ficha de trabalho nº11 - modulo 11 -definições de marketingLeonor Alves
 
Ec13 pacc ficha 22_fev14
Ec13 pacc ficha 22_fev14Ec13 pacc ficha 22_fev14
Ec13 pacc ficha 22_fev14Leonor Alves
 
Ec13 pacc ficha 24_fev14
Ec13 pacc ficha 24_fev14Ec13 pacc ficha 24_fev14
Ec13 pacc ficha 24_fev14Leonor Alves
 
Ficha de trabalho nº30 modulo 13- investir no pos venda
Ficha de trabalho nº30    modulo 13- investir no pos vendaFicha de trabalho nº30    modulo 13- investir no pos venda
Ficha de trabalho nº30 modulo 13- investir no pos vendaLeonor Alves
 
Ficha de trabalho nº45 crédito á habitação
Ficha de trabalho nº45    crédito á habitaçãoFicha de trabalho nº45    crédito á habitação
Ficha de trabalho nº45 crédito á habitaçãoLeonor Alves
 
Ficha de trabalho nº10 mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadorias
Ficha de trabalho nº10   mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadoriasFicha de trabalho nº10   mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadorias
Ficha de trabalho nº10 mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadoriasLeonor Alves
 
Ec13 pacc ficha 31_maio14
Ec13 pacc ficha 31_maio14Ec13 pacc ficha 31_maio14
Ec13 pacc ficha 31_maio14Leonor Alves
 
Ficha de trabalho nº15 - modulo 11 -etapas e funções do marketing
Ficha de trabalho nº15    - modulo 11 -etapas e funções do marketingFicha de trabalho nº15    - modulo 11 -etapas e funções do marketing
Ficha de trabalho nº15 - modulo 11 -etapas e funções do marketingLeonor Alves
 
Ficha de trabalho nº36 modulo 14- reclamaçoes- porque
Ficha de trabalho nº36    modulo 14- reclamaçoes- porqueFicha de trabalho nº36    modulo 14- reclamaçoes- porque
Ficha de trabalho nº36 modulo 14- reclamaçoes- porqueLeonor Alves
 
Ficha de trabalho nº46 depósitos bancários
Ficha de trabalho nº46    depósitos bancáriosFicha de trabalho nº46    depósitos bancários
Ficha de trabalho nº46 depósitos bancáriosLeonor Alves
 
Diapositivas de marketing
Diapositivas de marketingDiapositivas de marketing
Diapositivas de marketingPatty Nuñez
 
Ec13 pacc ficha 10_nov13
Ec13 pacc ficha 10_nov13Ec13 pacc ficha 10_nov13
Ec13 pacc ficha 10_nov13Leonor Alves
 
Ficha de trabalho nº16 - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketing
Ficha de trabalho nº16    - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketingFicha de trabalho nº16    - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketing
Ficha de trabalho nº16 - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketingLeonor Alves
 
Ficha de trabalho nº9 mod 3 - cv- organo do aprovis
Ficha de trabalho nº9   mod 3 - cv- organo do aprovisFicha de trabalho nº9   mod 3 - cv- organo do aprovis
Ficha de trabalho nº9 mod 3 - cv- organo do aprovisLeonor Alves
 
Ficha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicação
Ficha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicaçãoFicha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicação
Ficha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicaçãoLeonor Alves
 
Teste de avaliação revisoe smódulo 2 comércio
Teste de avaliação  revisoe smódulo 2   comércioTeste de avaliação  revisoe smódulo 2   comércio
Teste de avaliação revisoe smódulo 2 comércioLeonor Alves
 
Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)
Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)
Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)Leonor Alves
 

En vedette (20)

Estratégias de Produtos e Serviços
Estratégias de Produtos e Serviços Estratégias de Produtos e Serviços
Estratégias de Produtos e Serviços
 
Função Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O Produto
Função Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O ProdutoFunção Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O Produto
Função Marketing - Martketing Mix- 4Ps : O Produto
 
Ficha de trabalho nº11 - modulo 11 -definições de marketing
Ficha de trabalho nº11    - modulo 11 -definições de  marketingFicha de trabalho nº11    - modulo 11 -definições de  marketing
Ficha de trabalho nº11 - modulo 11 -definições de marketing
 
Ec13 pacc ficha 22_fev14
Ec13 pacc ficha 22_fev14Ec13 pacc ficha 22_fev14
Ec13 pacc ficha 22_fev14
 
Ec13 pacc ficha 24_fev14
Ec13 pacc ficha 24_fev14Ec13 pacc ficha 24_fev14
Ec13 pacc ficha 24_fev14
 
Ficha de trabalho nº30 modulo 13- investir no pos venda
Ficha de trabalho nº30    modulo 13- investir no pos vendaFicha de trabalho nº30    modulo 13- investir no pos venda
Ficha de trabalho nº30 modulo 13- investir no pos venda
 
Ficha de trabalho nº45 crédito á habitação
Ficha de trabalho nº45    crédito á habitaçãoFicha de trabalho nº45    crédito á habitação
Ficha de trabalho nº45 crédito á habitação
 
Ficha de trabalho nº10 mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadorias
Ficha de trabalho nº10   mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadoriasFicha de trabalho nº10   mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadorias
Ficha de trabalho nº10 mod 3 - cv- os princípios da receção de mercadorias
 
Ec13 pacc ficha 31_maio14
Ec13 pacc ficha 31_maio14Ec13 pacc ficha 31_maio14
Ec13 pacc ficha 31_maio14
 
Ficha de trabalho nº15 - modulo 11 -etapas e funções do marketing
Ficha de trabalho nº15    - modulo 11 -etapas e funções do marketingFicha de trabalho nº15    - modulo 11 -etapas e funções do marketing
Ficha de trabalho nº15 - modulo 11 -etapas e funções do marketing
 
Ficha de trabalho nº36 modulo 14- reclamaçoes- porque
Ficha de trabalho nº36    modulo 14- reclamaçoes- porqueFicha de trabalho nº36    modulo 14- reclamaçoes- porque
Ficha de trabalho nº36 modulo 14- reclamaçoes- porque
 
Ficha de trabalho nº46 depósitos bancários
Ficha de trabalho nº46    depósitos bancáriosFicha de trabalho nº46    depósitos bancários
Ficha de trabalho nº46 depósitos bancários
 
Diapositivas de marketing
Diapositivas de marketingDiapositivas de marketing
Diapositivas de marketing
 
Ec13 pacc ficha 10_nov13
Ec13 pacc ficha 10_nov13Ec13 pacc ficha 10_nov13
Ec13 pacc ficha 10_nov13
 
Ficha de trabalho nº16 - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketing
Ficha de trabalho nº16    - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketingFicha de trabalho nº16    - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketing
Ficha de trabalho nº16 - modulo 11 -sistemas de distribuição em do marketing
 
Ficha de trabalho nº9 mod 3 - cv- organo do aprovis
Ficha de trabalho nº9   mod 3 - cv- organo do aprovisFicha de trabalho nº9   mod 3 - cv- organo do aprovis
Ficha de trabalho nº9 mod 3 - cv- organo do aprovis
 
Função marketing
Função marketingFunção marketing
Função marketing
 
Ficha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicação
Ficha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicaçãoFicha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicação
Ficha de trabalho nº23 m12 - leis da comunicação
 
Teste de avaliação revisoe smódulo 2 comércio
Teste de avaliação  revisoe smódulo 2   comércioTeste de avaliação  revisoe smódulo 2   comércio
Teste de avaliação revisoe smódulo 2 comércio
 
Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)
Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)
Ec13 pacc correção teste 3_fev14 (2)
 

Similaire à Gestão de Produtos

Similaire à Gestão de Produtos (20)

Aula6 - Composto/Mix de Marketing
Aula6 - Composto/Mix de MarketingAula6 - Composto/Mix de Marketing
Aula6 - Composto/Mix de Marketing
 
Apresentação logistica final
Apresentação logistica finalApresentação logistica final
Apresentação logistica final
 
Ap Emb
Ap EmbAp Emb
Ap Emb
 
Embalagem dos produtos
Embalagem dos produtosEmbalagem dos produtos
Embalagem dos produtos
 
Embalagem dos produtos
Embalagem dos produtosEmbalagem dos produtos
Embalagem dos produtos
 
2-Bens e serviços- definições, diferenciações e especificidades.pdf
2-Bens e serviços- definições, diferenciações e especificidades.pdf2-Bens e serviços- definições, diferenciações e especificidades.pdf
2-Bens e serviços- definições, diferenciações e especificidades.pdf
 
Embalagem
EmbalagemEmbalagem
Embalagem
 
Embalagens e movimentação de cargas
Embalagens e movimentação de cargasEmbalagens e movimentação de cargas
Embalagens e movimentação de cargas
 
Premio abre 2009
Premio abre 2009Premio abre 2009
Premio abre 2009
 
Etiqueta para produtos
Etiqueta para produtosEtiqueta para produtos
Etiqueta para produtos
 
Memorial 3.0 (papelaria e embalagem) / Maceió Cultura
Memorial 3.0 (papelaria e embalagem)  / Maceió CulturaMemorial 3.0 (papelaria e embalagem)  / Maceió Cultura
Memorial 3.0 (papelaria e embalagem) / Maceió Cultura
 
Tipos de Embalagens
Tipos de EmbalagensTipos de Embalagens
Tipos de Embalagens
 
Resumo palestras 1,2,3
Resumo palestras 1,2,3Resumo palestras 1,2,3
Resumo palestras 1,2,3
 
Aula 1 produção
Aula 1    produçãoAula 1    produção
Aula 1 produção
 
Aula 1 produção
Aula 1    produçãoAula 1    produção
Aula 1 produção
 
Pesquisa e Conceito de Produto - Consul
Pesquisa e Conceito de Produto - ConsulPesquisa e Conceito de Produto - Consul
Pesquisa e Conceito de Produto - Consul
 
Metodologia do Design de Embalagem
Metodologia do Design de EmbalagemMetodologia do Design de Embalagem
Metodologia do Design de Embalagem
 
4 ps m arketing
4 ps m arketing4 ps m arketing
4 ps m arketing
 
E20 ll01
E20 ll01E20 ll01
E20 ll01
 
Projeto e desenvolvimento de produtos
Projeto e desenvolvimento de produtosProjeto e desenvolvimento de produtos
Projeto e desenvolvimento de produtos
 

Plus de Mario Borges Neto

Plus de Mario Borges Neto (13)

Chealsea Girl
Chealsea GirlChealsea Girl
Chealsea Girl
 
Proposta de Patrocinio Flexada Indoor
Proposta de Patrocinio Flexada IndoorProposta de Patrocinio Flexada Indoor
Proposta de Patrocinio Flexada Indoor
 
Manual de Identidade Visual Fazenda Santarém
Manual de Identidade Visual Fazenda SantarémManual de Identidade Visual Fazenda Santarém
Manual de Identidade Visual Fazenda Santarém
 
História da fotografia
História da fotografiaHistória da fotografia
História da fotografia
 
Revista Alternativa
Revista AlternativaRevista Alternativa
Revista Alternativa
 
Manual de Identidade Visual - Inote
Manual de Identidade Visual - InoteManual de Identidade Visual - Inote
Manual de Identidade Visual - Inote
 
Midia alternativa
Midia alternativaMidia alternativa
Midia alternativa
 
Diagramação de Jornais
Diagramação de JornaisDiagramação de Jornais
Diagramação de Jornais
 
Realidade Aumentada, Virtual e QR Code
Realidade Aumentada, Virtual e QR CodeRealidade Aumentada, Virtual e QR Code
Realidade Aumentada, Virtual e QR Code
 
Dvulg
DvulgDvulg
Dvulg
 
Outdoors Abadamania
Outdoors AbadamaniaOutdoors Abadamania
Outdoors Abadamania
 
Mix Fantasy
Mix FantasyMix Fantasy
Mix Fantasy
 
Ação de rua Vila das Flores
Ação de rua Vila das FloresAção de rua Vila das Flores
Ação de rua Vila das Flores
 

Gestão de Produtos

  • 2. Conceito Produto é algo concreto ou abstrato que satisfaz as necessidades e os desejos dos consumidores. O produto é uma combinação de atributos, como as dimensões físicas, os materiais, as funções, o desempenho, a marca, o preço e a embalagem.
  • 3.
  • 4.
  • 5. Produtos Industriais e de Consumo Os produtos industriais são adquiridos por empresas de manufatura, de prestação de serviço ou pelos governos. Exemplo: matérias primas (minério de ferro e algodão) componentes e matérias semi processados (chip de computador e chapas de aço) bens de capital (armazéns e laminadoras) suprimentos (materiais de escritório) serviços (limpeza e consultoria tributaria)
  • 6. Produtos Industriais e de Consumo Produtos de consumo são comprados por pessoas ou famílias, ou seja, consumidores finais que querem satisfazer desejos ou necessidades individuais e familiares.
  • 8. Características técnicas e Composição física As características técnicas do produto definem o que ele é e como ele funciona. Essas características incluem composição física, processos de produção, funções e especificações técnicas. Composição física é o resultado de matérias-primas e de componentes incorporados ao produto.
  • 9. Características técnicas e Composição física As matérias-primas utilizadas dependem da categoria do produto. Nas roupas, fibras sintéticas – Lycra – ou naturais – Tencel – melhoram a aparência e os tecidos amarrotam menos. Componentes são conjuntos pré-montados e instalados no produto para realizar certas funções.
  • 10. Função do Produto Funções são as operações que o produto realiza. Televisores têm funções SAP – escutamos o som na língua original do programa, como a inglesa – e PIP – assistimos a mais de um canal ao mesmo tempo. Os manuais de operação, cada vez mais grossos, comprovam a expansão das funções dos produtos. Em contrapartida, fica mais difícil para o usuário compreender e utilizar todas elas.
  • 11. Especificações técnicas Especificações técnicas descrevem as dimensões, as características de funcionamento e os níveis de desempenho do produto. Um microcomputador traz especificações da memória RAM – 2 gigabytes –, capacidade de armazenamento do disco rígido – 250 giga bytes – e velocidade do processador – 2,8 giga hertz. Para o consumidor leigo, várias especificações técnicas são muito complicadas. Alguns compradores, em uma decisão importante para eles, compreendem e valorizam as especificações técnicas.
  • 12. Design Em outros termos, design significa uma concepção tomada de forma ampla, cobrindo e integrando vários aspectos dos produtos que afetam as atividades humanas. O bom design ajuda a criar uma identidade para produtos e marcas, como, por exemplo, as mochilas Kipling e os microcomputadores IMac.
  • 13. Diante desses produtos, nós logo os reconhecemos – são produtos que se destacam pela harmonia manifestada no próprio produto e em sua relação com o consumidor.
  • 14. Liquidificador e Design O design melhora as condições de uso do produto, facilitando as situações de compra, de instalação, de operação e de manutenção.  O design tornou os liquidificadores mais valorizados pelos consumidores. O antigo acoplamento, em que se rosqueava a base com as lâminas de corte ao copo, era um sofrimento para as donas-de-casa. Elas colocavam pressão extra para que o líquido não vazasse, mas, na hora da limpeza, com a mão molhada, era difícil desacoplar o conjunto.
  • 15. Hoje Ontem O design trouxe o engate rápido e o copo em peça única – resultado de trabalho técnico para melhorar a vida do consumidor.
  • 16. Embalagem Embalagem é o recipiente ou invólucro que contém o produto.
  • 17. Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem expõe os produtos aos olhos dos consumidores, capturando a atenção no PDV.
  • 18. Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem destaca o produto frente aos concorrentes.
  • 19. Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem ajuda a construir a identidade do produto e da marca.
  • 20. Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem fornece informações sobre o produto.
  • 21. Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem funciona como plataforma para ações promocionais – por exemplo, leve 3 e pague 2.
  • 22. Finalidades Mercadológicas da Embalagem A embalagem ajuda no uso dos produtos a exemplo das receitas reproduzidas nos rótulos.
  • 23. Nas lojas de auto-serviço, produtos concorrentes e expostos lado a lado aumentam a importância da embalagem para influenciar a decisão do consumidor.
  • 24. São elementos da embalagem Estrutura Textos Cores Ilustrações
  • 25. Estrutura A estrutura envolve formato, partes, materiais e acabamentos. Quanto aos refrigerantes, quando predominavam os vasilhames de vidro, cada marca – Fanta, Coca-Cola, Crush, Grapette – tinha uma garrafa com formato próprio. Havia uma identidade entre a embalagem e a marca. A estrutura da embalagem afeta a conveniência do produto em operações básicas como abrir, utilizar, fechar e descartar – o formato anatômico dos frascos de detergentes com gatilho aplicador facilita o uso..
  • 26. Estrutura Boas embalagens são mais seguras. Por exemplo, tampas de remédios devem dificultar que crianças abram o recipiente. Na estrutura, cada material de embalagem tem vantagens e desvantagens. Com a tecnologia da empresa TetraPak, os produtores de leite aumentaram, radicalmente, o tempo de preservação do produto e, nesse momento, surgiu o leite Longa Vida.
  • 27. Textos Textos são os elementos de comunicação verbal na embalagem, ou seja, as palavras que identificam o produto e fornecem informações sobre ele. A mensagem precisa ser clara e efetiva para que o consumidor não faça uso inadequado do produto e não opte pelo produto da concorrência.
  • 28. Textos Na redação do texto, devemos... utilizar termos, conceitos e construções de fácil compreensão; fazer com que o conteúdo não deixe margem a dúvidas; incluir apenas os elementos necessários; observar se a grafia dos tipos ajuda a transmitir idéias – como tradição ou esportividade – sobre o produto.
  • 29. Cores As cores formam o tópico mais emocional e subjetivo do projeto de embalagens. As cores moldam nossas percepções sobre roupas, carros, casa e embalagens. As cores permitem diferenciar linhas de produtos direcionadas para diferentes segmentos.
  • 30. Por exemplo, o amarelo nos produtos Bauducco remete ao trigo – matéria-prima da panificação.
  • 31. Ilustrações As ilustrações são as fotografias e figuras estampadas na embalagem. As ilustrações servem para identificar o produto, mostrar como é seu uso, torná-lo mais desejável e despertar emoção no consumidor. Ilustrações dão vida às embalagens, contribuindo para a dimensão simbólica.
  • 32. Linha de Produtos As empresas formam uma linha de produtos ao vender itens com certa relação entre si. Há linhas baseadas na categoria de produto. A Bosch tem linhas de eletrodomésticos e de ferramentas. A função também define uma linha de produtos. Por exemplo, a Bosch trabalha com linhas de produtos para... aquecimento – fogões, cooktops e fornos; refrigeração – refrigeradores e freezers; limpeza – coifas, depuradores, lava-louças, lavadoras e secadoras.
  • 33. Amplitude, Profundidade e Extensão A amplitude da linha de produtos é o número de linhas diferentes A profundidade da linha de produtos é a quantidade de itens distintos nela existentes Aextensão do composto de produtos é a quantidade total de itens de produto da empresa. A amplitude, a profundidade e a extensão descrevem o conjunto dos produtos da empresa, especificando o que ela oferece ao mercado.
  • 34. Amplitude, Profundidade e Extensão Com uma linha extensa de produtos, a empresa se ajusta melhor às necessidades dos consumidores, ampliando a participação de mercado.
  • 35. Amplitude, Profundidade e Extensão A linha diversificada reduz a distância entre o que há no composto do produto e o produto ideal, procurado por segmentos de consumidores. A extensão reduz incertezas quando os produtos com bom desempenho compensam os itens problemáticos da linha. Contudo, não convém manter os produtos deficitários na linha, pois há o risco de a proliferação de versões reduzir a rentabilidade.