SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  68
Dúvidas & Dicas Curso de Gestantes
Mudanças emocionais (PÓS-PARTO) Curso de Gestantes Suspensão repentina dos hormônios de gravidez. Reaparece instabilidade emocional (choro, humor e irritação). Achar-se confusa. Estranheza do par. Sensação de cansaço. Depressão pós-natal: desordem psiquiátrica que pode agravar-se se não for tratada (poucas semanas). Psicose puerperal: forma de depressão (rara), perda do contato com a realidade, delírios e alucinações.
Mudanças emocionais (PÓS-PARTO) Curso de Gestantes Como uma boa orientação psicológica pode ajudar a entender o turbilhão de emoções que a mulher irá enfrentar ao longo dos nove meses de gestação e ainda evitar a depressão pós-parto. A gestação é um período muito especial para a mulher. Ter o acompanhamento de um ginecologista e de um obstetra é fundamental para a futura mamãe ter uma gravidez saudável e tranqüila, mas o ideal também é que ela concilie e compartilhe suas emoções com um psicólogo ou psicanalista. O estado emocional da mulher precisa ser bem avaliado e acompanhado, principalmente se houver tristeza constante logo após o nascimento do bebê. DEPRESSÃO PÓS-PARTO A depressão pós-parto é mais comum do que se imagina. Ela se inicia na primeira semana depois do nascimento da criança e estima-se que entre 50% a 80% de todas as mulheres apresentam reações emocionais como: crises de choro, cansaço, humor deprimido, irritação exagerada, ansiedade excessiva e lapsos de memória.
Mudanças emocionais (PÓS-PARTO) Curso de Gestantes "Quando entra um novo elemento na família todos precisam se readaptar. São novos papéis impostos, novas obrigações, sendo preciso aprender a achar novos espaços até mesmo para o próprio casal e criar assim, cumplicidade e união para receber o bebê". COMO EVITAR A DEPRESSÃO PÓS-PARTO? Durante esse período, é importante contar com o apoio dos familiares e amigos. "É interessante trocar experiências com outras gestantes, cuidar do corpo e da mente. O equilíbrio emocional reflete no bebê. Converse, desabafe, caminhe, faça exercícios físicos com orientação médica, medite, durma mais, tenha uma alimentação balanceada e procure ter uma vida normal",
Sintomas de depressão PÓS-NATAL Curso de Gestantes • Melancolia.•Tensão. • Baixa Auto-estima.• Dificuldade de concentração.• Dificuldade de relacionar-se com o bebê.• Pânico.• Insônia.• Perda de interesse sexual.• Pensamentos obsessivos.  • Sentimento de culpa.• Lentidão. Observação: Procure ajuda médica e psicológica.
Sintomas de depressão PÓS-NATAL Curso de Gestantes Sentimentos Conflitantes• Perspectiva do bebê   x Novas responsabilidades• Mudanças e reavaliação de vida x Preocupações e medo.• O espaço do bebê   X Espaço do mando.• Ansiedade  X Medo da dor, da cesárea, perda do controle • Ser bons pais (saber educar)   X Medo da incapacidade de não acertar como paisAuto-ajuda• Dê um tempo para se ajustar à nova situação (adaptações gerais).• Relaxe e tenha equilíbrio de pensamentos.• Dê um tempo para conhecer seu bebê.• Converse com seu parceiro (diálogo).• Procure se gostar. Cuide-se e relaxe.• Controle suas fantasias (pensar só no bebê, enxoval e preferência do sexo do   bebê).• Informe-se.• Vá ao ginecologista.• Não exija demais de você.• Peça apoio do pai no parto.• Massagens, exercícios e ouça boa música.
Levando o bebê para casa Curso de Gestantes Primeiros cuidados1. Alimentação do bebê. Apenas leite materno livre demanda.. Não se preocupe com o volume do leite. Quando mais o bebê sugar, mais leite a mãe irá produzir.. A produção de leite aumenta, significativamente, após 72 horas do parto. Enquanto isso não ocorre, pode ser que o intervalo entre as mamadas seja mais curto.2. Alimentação da mamãe.Tomar bastante líquido, no mínimo 2 litros por dia.. Evitar doces, frituras e refrigerantes.. Não usar adoçantes, até o resultado do teste do pezinho.. Evite frutas ácidas.. Limite o consumo de leite até 2 copos por dia.. Evite bebidas estimulantes. Café, chá preto, chá mate, chimarrão.
Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 3. Cuidados com o Coto Umbilical. Não tenha medo do umbigo. Ele não dói.. Lavar normalmente durante o banho.. Secar bem na base do umbigo, com haste de algodão flexível (tipo “cotonete”).. Não precisa usar nada, ou apenas álcool a 70%.. Não abafar o umbigo, com objetos como faixas, gases ou moedas.. Em torno de 7 a 10 dias ocorre a queda do coto umbilical.. Após a queda pode ficar uma “carninha” chamada de granuloma. Leve ao pediatra. Pode ser necessário fazer uma pequena cauterização, que é indolor ao bebê.. Dois dias antes de cair o coto umbilical, é normal que ocorra pequeno sangramento, que pode permanecer até 2 dias após a queda do coto.
Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 4. Higiene e banho do bebê. Use sabonete neutro. Ex.: Glicerina. Não usar shampoo.. A cada troca de fralda, lave a região com água corrente ou algodão molhado. Enxugue após, sem esfregar (com pano macio) e aplique pomada preventiva de assaduras.. Durante o primeiro mês, evite o uso de lenços umedecidos, loções de higiene... (prático para bolsa de sair).. Não utilize perfumes, nem qualquer tipo de talco.5. Cuidados com a mama da mamãe, para evitar fissuras. Passe um pouco do seu leite ao redor do mamilo e a aréola, antes e após as mamadas.. Aplique pomada de própolis após as mamadas. Não precisa lavar para tirar o excesso.. Se possível, tome sol mais ou menos uns 15 minutos durante a manhã da região mamária.. Atenção à pega do bebê ao seio. A pega correta é o maior protetor contra fissuras mamárias.
Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 6. Eliminações Fisiológicas . As primeiras evacuações são bastante negras. É o chamado mecônio que será eliminado nos primeiros 2 ou 3 dias. Depois disso as fezes tomam consistência mais ou menos pastosa e coloração amarelada.. O bebê que só é alimentado com leite materno poderá evacuar a cada amamentação, como também poderá ficar até vários dias (de 5 a 7) sem evacuar, sendo esta condição totalmente normal.. A quantidade de urina do bebê é proporcional ao aleitamento. Portanto, se o bebê fizer pouco xixi pode ser que ele esteja mamando pouco. Esse é um bom parâmetro. Quanto mais xixi e mais clarinho for, melhor. . Nas meninas é normal nos primeiros dias a eliminação vaginal de um líquido clarinho, muco e, as vezes, até um sangramento semelhante à menstruação.
Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 7. Lembretes . Movimentar os membros inferiores do bebê (imitando pedalar), facilitando a eliminação de gases, diminuindo a possibilidade de cólicas.. A primeira consulta do bebê deverá ser agendada em torno de 7 a 10 dias de vida.. Até a primeira consulta evite saídas com o bebê. Este é um período de adaptação entre a mamãe e a criança.. Mamãe, aproveite para descansar enquanto seu bebê estiver dormindo. Nos primeiros dias, respeite os horários do seu bebê.. Não esqueça de fazer o teste do pezinho e teste da orelhinha.. Não se preocupe com espirros soluços. São ocorrências normais no primeiro mês de vida.
Higienização do bebê Curso de Gestantes Banho Momento de muito prazer para a criança e mamãe, além da função higiênica, recordam-se agradáveis sensações da vida intra-uterina e promove contato mútuo entre os dois. Troca de fralda  Muito importante a higienização dos genitais com água morna à cada troca, evitando desconforto e “assaduras” no bebê.
Higienização do bebê Curso de Gestantes Cuidados importantes para a higienização: a) prepare o ambiente previamente, mantendo-o calmo, agradável e contra “corrente de ar”;b) separe todos os materiais de higiene e roupinhas confortáveis do bebê;c) mantenha as unhas do bebê sempre curtas;d) retire anéis, pulseiras e relógio. Prenda os cabelos. Utilize movimentos delicados e postura correta. Lave as mãos;e) coloque a banheira e o “trocador” próximos.f) observe e cuide muito bem do coto umbilical;g) evite o banho após as mamadas. O horário recomendado será entre 10 e 15 horas;
Higienização do bebê Curso de Gestantes h) promova vigília constante do seu bebê, nunca deixe-o sozinho;i) utilize a água para o banho próxima à temperatura corpórea do bebê (37ºC) testando-a, antes de colocá-lo na banheira;j) sorria, converse, brinque e toque-o. Deixe-o sentir-se à vontade;k) retire os resíduos de fezes e urina, atentando ao seguinte movimento, “de cima para baixo”, antes de colocá-lo na banheira;l) atente às “dobrinhas”, lave-as e seque-as muito bem, evitando “assaduras”.
Higienização do bebê Curso de Gestantes As visitas ao pediatra Geralmente são feitas mensalmente. Em casos de recém-nascidos prematuros, os pediatras orientam a visitá-los semanalmente no primeiro mês. As visitas deverão ser repetidas durante todo o primeiro ano de vida. Nas consultas será avaliado: peso, altura, perímetro cefálico, cumprimento do calendário de vacinação, “queixas” referidas; serão fornecidas orientações gerais e especificas; esclarecimento de dúvidas. O primeiro passeio Após completar o 1º mês, o bebê poderá passear, porém entre 09 a 10 horas ou das 16 às 17 horas, desde que utilize roupas apropriadas à cada estação do ano. Seguir também as orientações dos profissionais de saúde. MENSAGEM “Ser mãe é maior oportunidade de observar e curtir diariamente, as pequenas mudanças que o seu bebê apresenta com alegria, neste paraíso”.
Amamentação Curso de Gestantes Durante a gestação existe, a produção de uma secreção clara que dura até as primeiras 24 horas depois do parto. É muito rica em anticorpos, portanto deve ser dada ao recém nascido para aumentar suas defesas, logo após o nascimento. O Colostro que é o primeiro leite, que  aparece 24 horas após o parto. E amarelado e espesso (grosso). E um leite muito especial, de fácil digestão e assimilação com grande quantidade de substâncias que protegem o bebê. É uma verdadeira “vacina’ contra doenças perigosas que a mãe já teve. O colostro “limpa” o intestino do bebê, ajudando-o a evacuar o mecônio (substância esverdeada acumulada no intestino do bebê antes dele nascer e que serão suas primeiras fezes).
Amamentação Curso de Gestantes O Leite Materno “desce” 2 ou 3 dias após o parto. Tem aspecto “aquoso” (de água), porém isso não significa que é fraco, é o “jeitão” dele. Ele contém grande quantidade de água, matando a sede do bebê. Por isso você não precisa dar água, chás entre as mamadas. O Leite Materno contém também grande quantidade de vitaminas, proteínas e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros meses de vida. No início da mamada o leite é claro, ficando mais denso e cremoso no final dela, porque contém mais gordura. Portanto você deve dar uma mama até que se esvazie totalmente, oferecendo a outra logo após. Se o bebê não mamar todo o leite da outra mama é porque já está satisfeito. No caso dela ficar ainda cheia de leite, faça a ordenha manual, conforme aprendeu com a equipe do pré-natal e ofereça primeiro esta mama na próxima mamada. O Leite Materno é digerido mais facilmente pelo bebê, por isso ele sente fome mais vezes ao dia. Já o leite de vaca contém mais gordura, demorando mais para ser digerido pelo bebê, deixando-o com sensação de “estômago cheio”.
Amamentação Curso de Gestantes Vantagens da amamentação ,[object Object]
Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.
Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranqüilo e carinhoso.
O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.
Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.
A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.
Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.
Amamentar reduz a possibilidade de infecções. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.
Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face.
Ajuda a diminuir a desnutrição e reduz a mortalidade infantil. ,[object Object]
Como preparar os seios para amamentar o Bebê Curso de Gestantes Exercícios para preparar as mamas para amamentar1)-Pegue o bico do peito entre os dedos polegar e indicador e puxe-o até sentir ligeiro     desconforto. Lembre-se que os exercícios nunca devem ser dolorosos.2)-Chicoteie, com as pontas dos dedos os bicos das mamas, de cima para baixo, para endurecê-los.3)-Nas últimas semanas de gravidez, tire um pouco da secreção que está produzindo nas mamas, para facilitar as primeiras mamadas.4)-Seis semanas antes do parto faça exercício 2 vezes ao dia: coloque as mãos abertas (dedo indicador para baixo e dedo polegar para cima) ao redor da mama. Depois escorregue os dedos em direção à aréola (parte escura da mama) e bico, procurando juntá-los.5)-Coloque os dedos polegar e indicador próximo ao bico da mama e afaste-o em direção contrária.6)-Faça movimentos rotativos (de girar) no bico, usando os dedos polegar e indicador.7)-A sucção do bico da mama pelo marido mão prejudica, só pode ajudar. Continue estes exercícios também nas primeiras semanas após o nascimento.
Leite Materno Curso de Gestantes ,[object Object]
Água, sucos, chás, água de coco,[object Object]
COLOSTRO Curso de Gestantes OMS/CDR/93.6
Curso de Gestantes
LeiteMaterno x OutrosLeites Curso de Gestantes OMS/CDR/93.6
Curso de Gestantes É o peito que mata a fome e  também a sede!
Curso de Gestantes VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO
PARA A MÃE Curso de Gestantes ,[object Object]
Não demanda trabalho no seu preparo
Prevenção de Ca: mama/útero/ovário
Prevenção de ingurgitamento mamário e suas consequências
Retorno mais rápido às condições pré-gestacionais: útero/peso
Prevenção de hemorragias
Menor incidência de abandono na velhice,[object Object]
Proteção contra doenças infecciosas
Fortalecimento do binômio mãe-filho
Desenvolvimento da mandíbula
Diminuição das cólicas
Melhor QI
Menor incidência de doenças: alergias, cáries, diabetes tipo 1, esclerose múltipla,cegueira noturna, distúrbios da fala, obesidade, etc...,[object Object]
 Horário para amamentação
 Leite fraco?!
Hipogalactia?!
 Chupetas, bicos, chucas, mamadeiras;
 Esterilização; ,[object Object]
Curso de Gestantes
Curso de Gestantes
PEGA Curso de Gestantes ,[object Object]
 Aréola inferior menos visível que a superior
 Lábios evertidos
 Queixo encostado na mama
 Narina livre,[object Object]
Curso de Gestantes
Sequência de uma Pega Correta Curso de Gestantes
Boa Pega Curso de Gestantes
Curso de Gestantes
Pega Incorreta Curso de Gestantes
Consequências da Má Pega Curso de Gestantes ,[object Object]
 Ingurgitamento mamário: mastite, abscessos
 Baixo ganho ponderal

Contenu connexe

Similaire à 04 gestação, amamentação e o recém nascido

Orientações sobre aleitamento materno e período pós
Orientações sobre aleitamento materno e período pósOrientações sobre aleitamento materno e período pós
Orientações sobre aleitamento materno e período pós
Patrícia Müller
 
Cartilha Odete Valadares
Cartilha Odete ValadaresCartilha Odete Valadares
Cartilha Odete Valadares
Rebeca - Doula
 
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasusPai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
sedis-suporte
 
Como promover a amamentação na gravidez e parto
Como promover a amamentação na gravidez e partoComo promover a amamentação na gravidez e parto
Como promover a amamentação na gravidez e parto
Rebeca - Doula
 
Promovendo o aleitamento materno
Promovendo o aleitamento maternoPromovendo o aleitamento materno
Promovendo o aleitamento materno
gisa_legal
 

Similaire à 04 gestação, amamentação e o recém nascido (20)

Livreto aleitamento materno hospital
Livreto aleitamento materno hospitalLivreto aleitamento materno hospital
Livreto aleitamento materno hospital
 
E-book EuSaúde - Crianças
E-book EuSaúde - CriançasE-book EuSaúde - Crianças
E-book EuSaúde - Crianças
 
Orientações sobre aleitamento materno e período pós
Orientações sobre aleitamento materno e período pósOrientações sobre aleitamento materno e período pós
Orientações sobre aleitamento materno e período pós
 
Cartilha Odete Valadares
Cartilha Odete ValadaresCartilha Odete Valadares
Cartilha Odete Valadares
 
Cuidados com o rn
Cuidados com o rnCuidados com o rn
Cuidados com o rn
 
cuidadoscomorn-130718003659-phpapp02.pdf
cuidadoscomorn-130718003659-phpapp02.pdfcuidadoscomorn-130718003659-phpapp02.pdf
cuidadoscomorn-130718003659-phpapp02.pdf
 
Da gravidez à amamentação.pptx
Da gravidez à amamentação.pptxDa gravidez à amamentação.pptx
Da gravidez à amamentação.pptx
 
Amamentação DGS.pdf
Amamentação DGS.pdfAmamentação DGS.pdf
Amamentação DGS.pdf
 
A 1a. experiencia alimentar
A 1a. experiencia alimentar A 1a. experiencia alimentar
A 1a. experiencia alimentar
 
Pré natal-e-recém-nascido
Pré natal-e-recém-nascidoPré natal-e-recém-nascido
Pré natal-e-recém-nascido
 
CordVida - Apresentação curso cuidados com o Bebê
CordVida - Apresentação curso cuidados com o BebêCordVida - Apresentação curso cuidados com o Bebê
CordVida - Apresentação curso cuidados com o Bebê
 
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasusPai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
 
Aleitamento materno.pptx.pdf
Aleitamento materno.pptx.pdfAleitamento materno.pptx.pdf
Aleitamento materno.pptx.pdf
 
Manual do Bebê: Cuidados, orientações e dicas
Manual do Bebê: Cuidados, orientações e dicasManual do Bebê: Cuidados, orientações e dicas
Manual do Bebê: Cuidados, orientações e dicas
 
Amamentar é um direito! Cartilha do Curso de Casais Grávidos - CAARJ
Amamentar é um direito! Cartilha do Curso de Casais Grávidos - CAARJ  Amamentar é um direito! Cartilha do Curso de Casais Grávidos - CAARJ
Amamentar é um direito! Cartilha do Curso de Casais Grávidos - CAARJ
 
Como promover a amamentação na gravidez e parto
Como promover a amamentação na gravidez e partoComo promover a amamentação na gravidez e parto
Como promover a amamentação na gravidez e parto
 
Cartilhasmam
CartilhasmamCartilhasmam
Cartilhasmam
 
Aleitamento album seriado unicef
Aleitamento album seriado unicefAleitamento album seriado unicef
Aleitamento album seriado unicef
 
Album seriado am
Album seriado amAlbum seriado am
Album seriado am
 
Promovendo o aleitamento materno
Promovendo o aleitamento maternoPromovendo o aleitamento materno
Promovendo o aleitamento materno
 

Dernier

matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
CleidianeCarvalhoPer
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
LeloIurk1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
HELENO FAVACHO
 

Dernier (20)

Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
praticas experimentais 1 ano ensino médio
praticas experimentais 1 ano ensino médiopraticas experimentais 1 ano ensino médio
praticas experimentais 1 ano ensino médio
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Projeto Nós propomos! Sertã, 2024 - Chupetas Eletrónicas.pptx
Projeto Nós propomos! Sertã, 2024 - Chupetas Eletrónicas.pptxProjeto Nós propomos! Sertã, 2024 - Chupetas Eletrónicas.pptx
Projeto Nós propomos! Sertã, 2024 - Chupetas Eletrónicas.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 

04 gestação, amamentação e o recém nascido

  • 1. Dúvidas & Dicas Curso de Gestantes
  • 2. Mudanças emocionais (PÓS-PARTO) Curso de Gestantes Suspensão repentina dos hormônios de gravidez. Reaparece instabilidade emocional (choro, humor e irritação). Achar-se confusa. Estranheza do par. Sensação de cansaço. Depressão pós-natal: desordem psiquiátrica que pode agravar-se se não for tratada (poucas semanas). Psicose puerperal: forma de depressão (rara), perda do contato com a realidade, delírios e alucinações.
  • 3. Mudanças emocionais (PÓS-PARTO) Curso de Gestantes Como uma boa orientação psicológica pode ajudar a entender o turbilhão de emoções que a mulher irá enfrentar ao longo dos nove meses de gestação e ainda evitar a depressão pós-parto. A gestação é um período muito especial para a mulher. Ter o acompanhamento de um ginecologista e de um obstetra é fundamental para a futura mamãe ter uma gravidez saudável e tranqüila, mas o ideal também é que ela concilie e compartilhe suas emoções com um psicólogo ou psicanalista. O estado emocional da mulher precisa ser bem avaliado e acompanhado, principalmente se houver tristeza constante logo após o nascimento do bebê. DEPRESSÃO PÓS-PARTO A depressão pós-parto é mais comum do que se imagina. Ela se inicia na primeira semana depois do nascimento da criança e estima-se que entre 50% a 80% de todas as mulheres apresentam reações emocionais como: crises de choro, cansaço, humor deprimido, irritação exagerada, ansiedade excessiva e lapsos de memória.
  • 4. Mudanças emocionais (PÓS-PARTO) Curso de Gestantes "Quando entra um novo elemento na família todos precisam se readaptar. São novos papéis impostos, novas obrigações, sendo preciso aprender a achar novos espaços até mesmo para o próprio casal e criar assim, cumplicidade e união para receber o bebê". COMO EVITAR A DEPRESSÃO PÓS-PARTO? Durante esse período, é importante contar com o apoio dos familiares e amigos. "É interessante trocar experiências com outras gestantes, cuidar do corpo e da mente. O equilíbrio emocional reflete no bebê. Converse, desabafe, caminhe, faça exercícios físicos com orientação médica, medite, durma mais, tenha uma alimentação balanceada e procure ter uma vida normal",
  • 5. Sintomas de depressão PÓS-NATAL Curso de Gestantes • Melancolia.•Tensão. • Baixa Auto-estima.• Dificuldade de concentração.• Dificuldade de relacionar-se com o bebê.• Pânico.• Insônia.• Perda de interesse sexual.• Pensamentos obsessivos.  • Sentimento de culpa.• Lentidão. Observação: Procure ajuda médica e psicológica.
  • 6. Sintomas de depressão PÓS-NATAL Curso de Gestantes Sentimentos Conflitantes• Perspectiva do bebê   x Novas responsabilidades• Mudanças e reavaliação de vida x Preocupações e medo.• O espaço do bebê   X Espaço do mando.• Ansiedade  X Medo da dor, da cesárea, perda do controle • Ser bons pais (saber educar)   X Medo da incapacidade de não acertar como paisAuto-ajuda• Dê um tempo para se ajustar à nova situação (adaptações gerais).• Relaxe e tenha equilíbrio de pensamentos.• Dê um tempo para conhecer seu bebê.• Converse com seu parceiro (diálogo).• Procure se gostar. Cuide-se e relaxe.• Controle suas fantasias (pensar só no bebê, enxoval e preferência do sexo do   bebê).• Informe-se.• Vá ao ginecologista.• Não exija demais de você.• Peça apoio do pai no parto.• Massagens, exercícios e ouça boa música.
  • 7. Levando o bebê para casa Curso de Gestantes Primeiros cuidados1. Alimentação do bebê. Apenas leite materno livre demanda.. Não se preocupe com o volume do leite. Quando mais o bebê sugar, mais leite a mãe irá produzir.. A produção de leite aumenta, significativamente, após 72 horas do parto. Enquanto isso não ocorre, pode ser que o intervalo entre as mamadas seja mais curto.2. Alimentação da mamãe.Tomar bastante líquido, no mínimo 2 litros por dia.. Evitar doces, frituras e refrigerantes.. Não usar adoçantes, até o resultado do teste do pezinho.. Evite frutas ácidas.. Limite o consumo de leite até 2 copos por dia.. Evite bebidas estimulantes. Café, chá preto, chá mate, chimarrão.
  • 8. Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 3. Cuidados com o Coto Umbilical. Não tenha medo do umbigo. Ele não dói.. Lavar normalmente durante o banho.. Secar bem na base do umbigo, com haste de algodão flexível (tipo “cotonete”).. Não precisa usar nada, ou apenas álcool a 70%.. Não abafar o umbigo, com objetos como faixas, gases ou moedas.. Em torno de 7 a 10 dias ocorre a queda do coto umbilical.. Após a queda pode ficar uma “carninha” chamada de granuloma. Leve ao pediatra. Pode ser necessário fazer uma pequena cauterização, que é indolor ao bebê.. Dois dias antes de cair o coto umbilical, é normal que ocorra pequeno sangramento, que pode permanecer até 2 dias após a queda do coto.
  • 9. Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 4. Higiene e banho do bebê. Use sabonete neutro. Ex.: Glicerina. Não usar shampoo.. A cada troca de fralda, lave a região com água corrente ou algodão molhado. Enxugue após, sem esfregar (com pano macio) e aplique pomada preventiva de assaduras.. Durante o primeiro mês, evite o uso de lenços umedecidos, loções de higiene... (prático para bolsa de sair).. Não utilize perfumes, nem qualquer tipo de talco.5. Cuidados com a mama da mamãe, para evitar fissuras. Passe um pouco do seu leite ao redor do mamilo e a aréola, antes e após as mamadas.. Aplique pomada de própolis após as mamadas. Não precisa lavar para tirar o excesso.. Se possível, tome sol mais ou menos uns 15 minutos durante a manhã da região mamária.. Atenção à pega do bebê ao seio. A pega correta é o maior protetor contra fissuras mamárias.
  • 10. Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 6. Eliminações Fisiológicas . As primeiras evacuações são bastante negras. É o chamado mecônio que será eliminado nos primeiros 2 ou 3 dias. Depois disso as fezes tomam consistência mais ou menos pastosa e coloração amarelada.. O bebê que só é alimentado com leite materno poderá evacuar a cada amamentação, como também poderá ficar até vários dias (de 5 a 7) sem evacuar, sendo esta condição totalmente normal.. A quantidade de urina do bebê é proporcional ao aleitamento. Portanto, se o bebê fizer pouco xixi pode ser que ele esteja mamando pouco. Esse é um bom parâmetro. Quanto mais xixi e mais clarinho for, melhor. . Nas meninas é normal nos primeiros dias a eliminação vaginal de um líquido clarinho, muco e, as vezes, até um sangramento semelhante à menstruação.
  • 11. Levando o bebê para casa Curso de Gestantes 7. Lembretes . Movimentar os membros inferiores do bebê (imitando pedalar), facilitando a eliminação de gases, diminuindo a possibilidade de cólicas.. A primeira consulta do bebê deverá ser agendada em torno de 7 a 10 dias de vida.. Até a primeira consulta evite saídas com o bebê. Este é um período de adaptação entre a mamãe e a criança.. Mamãe, aproveite para descansar enquanto seu bebê estiver dormindo. Nos primeiros dias, respeite os horários do seu bebê.. Não esqueça de fazer o teste do pezinho e teste da orelhinha.. Não se preocupe com espirros soluços. São ocorrências normais no primeiro mês de vida.
  • 12. Higienização do bebê Curso de Gestantes Banho Momento de muito prazer para a criança e mamãe, além da função higiênica, recordam-se agradáveis sensações da vida intra-uterina e promove contato mútuo entre os dois. Troca de fralda Muito importante a higienização dos genitais com água morna à cada troca, evitando desconforto e “assaduras” no bebê.
  • 13. Higienização do bebê Curso de Gestantes Cuidados importantes para a higienização: a) prepare o ambiente previamente, mantendo-o calmo, agradável e contra “corrente de ar”;b) separe todos os materiais de higiene e roupinhas confortáveis do bebê;c) mantenha as unhas do bebê sempre curtas;d) retire anéis, pulseiras e relógio. Prenda os cabelos. Utilize movimentos delicados e postura correta. Lave as mãos;e) coloque a banheira e o “trocador” próximos.f) observe e cuide muito bem do coto umbilical;g) evite o banho após as mamadas. O horário recomendado será entre 10 e 15 horas;
  • 14. Higienização do bebê Curso de Gestantes h) promova vigília constante do seu bebê, nunca deixe-o sozinho;i) utilize a água para o banho próxima à temperatura corpórea do bebê (37ºC) testando-a, antes de colocá-lo na banheira;j) sorria, converse, brinque e toque-o. Deixe-o sentir-se à vontade;k) retire os resíduos de fezes e urina, atentando ao seguinte movimento, “de cima para baixo”, antes de colocá-lo na banheira;l) atente às “dobrinhas”, lave-as e seque-as muito bem, evitando “assaduras”.
  • 15. Higienização do bebê Curso de Gestantes As visitas ao pediatra Geralmente são feitas mensalmente. Em casos de recém-nascidos prematuros, os pediatras orientam a visitá-los semanalmente no primeiro mês. As visitas deverão ser repetidas durante todo o primeiro ano de vida. Nas consultas será avaliado: peso, altura, perímetro cefálico, cumprimento do calendário de vacinação, “queixas” referidas; serão fornecidas orientações gerais e especificas; esclarecimento de dúvidas. O primeiro passeio Após completar o 1º mês, o bebê poderá passear, porém entre 09 a 10 horas ou das 16 às 17 horas, desde que utilize roupas apropriadas à cada estação do ano. Seguir também as orientações dos profissionais de saúde. MENSAGEM “Ser mãe é maior oportunidade de observar e curtir diariamente, as pequenas mudanças que o seu bebê apresenta com alegria, neste paraíso”.
  • 16. Amamentação Curso de Gestantes Durante a gestação existe, a produção de uma secreção clara que dura até as primeiras 24 horas depois do parto. É muito rica em anticorpos, portanto deve ser dada ao recém nascido para aumentar suas defesas, logo após o nascimento. O Colostro que é o primeiro leite, que  aparece 24 horas após o parto. E amarelado e espesso (grosso). E um leite muito especial, de fácil digestão e assimilação com grande quantidade de substâncias que protegem o bebê. É uma verdadeira “vacina’ contra doenças perigosas que a mãe já teve. O colostro “limpa” o intestino do bebê, ajudando-o a evacuar o mecônio (substância esverdeada acumulada no intestino do bebê antes dele nascer e que serão suas primeiras fezes).
  • 17. Amamentação Curso de Gestantes O Leite Materno “desce” 2 ou 3 dias após o parto. Tem aspecto “aquoso” (de água), porém isso não significa que é fraco, é o “jeitão” dele. Ele contém grande quantidade de água, matando a sede do bebê. Por isso você não precisa dar água, chás entre as mamadas. O Leite Materno contém também grande quantidade de vitaminas, proteínas e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros meses de vida. No início da mamada o leite é claro, ficando mais denso e cremoso no final dela, porque contém mais gordura. Portanto você deve dar uma mama até que se esvazie totalmente, oferecendo a outra logo após. Se o bebê não mamar todo o leite da outra mama é porque já está satisfeito. No caso dela ficar ainda cheia de leite, faça a ordenha manual, conforme aprendeu com a equipe do pré-natal e ofereça primeiro esta mama na próxima mamada. O Leite Materno é digerido mais facilmente pelo bebê, por isso ele sente fome mais vezes ao dia. Já o leite de vaca contém mais gordura, demorando mais para ser digerido pelo bebê, deixando-o com sensação de “estômago cheio”.
  • 18.
  • 19. Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.
  • 20. Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranqüilo e carinhoso.
  • 21. O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.
  • 22. Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.
  • 23. A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.
  • 24. Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.
  • 25. Amamentar reduz a possibilidade de infecções. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.
  • 26. Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face.
  • 27.
  • 28. Como preparar os seios para amamentar o Bebê Curso de Gestantes Exercícios para preparar as mamas para amamentar1)-Pegue o bico do peito entre os dedos polegar e indicador e puxe-o até sentir ligeiro     desconforto. Lembre-se que os exercícios nunca devem ser dolorosos.2)-Chicoteie, com as pontas dos dedos os bicos das mamas, de cima para baixo, para endurecê-los.3)-Nas últimas semanas de gravidez, tire um pouco da secreção que está produzindo nas mamas, para facilitar as primeiras mamadas.4)-Seis semanas antes do parto faça exercício 2 vezes ao dia: coloque as mãos abertas (dedo indicador para baixo e dedo polegar para cima) ao redor da mama. Depois escorregue os dedos em direção à aréola (parte escura da mama) e bico, procurando juntá-los.5)-Coloque os dedos polegar e indicador próximo ao bico da mama e afaste-o em direção contrária.6)-Faça movimentos rotativos (de girar) no bico, usando os dedos polegar e indicador.7)-A sucção do bico da mama pelo marido mão prejudica, só pode ajudar. Continue estes exercícios também nas primeiras semanas após o nascimento.
  • 29.
  • 30.
  • 31. COLOSTRO Curso de Gestantes OMS/CDR/93.6
  • 33. LeiteMaterno x OutrosLeites Curso de Gestantes OMS/CDR/93.6
  • 34. Curso de Gestantes É o peito que mata a fome e também a sede!
  • 35. Curso de Gestantes VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO
  • 36.
  • 37. Não demanda trabalho no seu preparo
  • 38. Prevenção de Ca: mama/útero/ovário
  • 39. Prevenção de ingurgitamento mamário e suas consequências
  • 40. Retorno mais rápido às condições pré-gestacionais: útero/peso
  • 42.
  • 48.
  • 49. Horário para amamentação
  • 52. Chupetas, bicos, chucas, mamadeiras;
  • 53.
  • 56.
  • 57. Aréola inferior menos visível que a superior
  • 60.
  • 62. Sequência de uma Pega Correta Curso de Gestantes
  • 63. Boa Pega Curso de Gestantes
  • 65. Pega Incorreta Curso de Gestantes
  • 66.
  • 67. Ingurgitamento mamário: mastite, abscessos
  • 68. Baixo ganho ponderal
  • 70. Ansiedade materna desmame precoce
  • 71.
  • 72.
  • 75.
  • 76. Procurar um local tranqüilo para esgotar o leite;
  • 78.
  • 79. TÉCNICA DA ORDENHA Curso de Gestantes Posicionar o dedo polegar na parte de cima da borda da aréola e o dedo indicador abaixo, fazendo um “C”
  • 80. TÉCNICA DA ORDENHA Curso de Gestantes Pressionar os seios lactíferos, sob a aréola; Pressionar os dedos para trás em direção ao tórax e soltar, fazendo movimentos rítmicos; No início o leite sai em pingos e após alguns minutos, sai em jorros.
  • 81. TÉCNICA DA ORDENHA Mudar a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas; Alternar a mama, quando o fluxo de leite diminuir; Repetir o ciclo várias vezes. Curso de Gestantes
  • 82.
  • 83. Após a retirada do leite (1 coleta do dia no própriofrasco e apósem um copolimpo), colocá-lo no refrigerador antes de congelá-lo;
  • 84. O frascodeveestaridentificado com etiquetacontendo as seguintesinformações: data e hora de iníciodacoleta;
  • 85. Os frascosdevem ser de vidro;
  • 86. Lavarbemosfrascos com água e sabão e retirarrótulos, se houver;
  • 88.
  • 89. O LM poderáficarcongeladopor um período de 15 dias;
  • 90. Apósseudesgelo, poderá ser mantido no refrigeradorpor 24 horas;
  • 91.
  • 92. Posições para amamentar Curso de Gestantes Na hora de dar o peito,  lembre-se destes conselhos: 1)- Nos primeiros dias o bebê deve mamar   todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.2)- Para dar de mamar procure um lugar da casa tranqüilo, num sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.3)- Lave bem as mãos antes de cada mamada.4)- Não use álcool, água boricada ou qualquer outro produto para limpar as mamas, pois elas não precisam ser limpas entre as mamadas.5)- Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça assim: faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.6)- Deixar o bebê abocanhar todo o bico e aréola. Cuidado para a mama não tapar o nariz do bebê.
  • 93. Posições para amamentar Curso de Gestantes 7)- Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente.8)- Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.9)- Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.10)- Depois que o bebê arrotar, deite-o de lado ou de bruços, pois assim se evita que ele vomite e se asfixie com o vômito.11)- Use sutiã adequado, de algodão, deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem as mamas. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.12)- Não se aconselha empurrar o bebê contra a mama, muito menos a sua cabeça, desencadeando um reflexo de “fuga à asfixia”, ou seja, o bebê fica com medo de se sufocar e acaba por não mamar. Assim muitas mães acreditam que o bebê não quer mamar, o que não é verdade.
  • 94. Posições para amamentar Curso de Gestantes O que fazer quando:1)- Ocorrer o engurgitamento mamário, ou seja, quando houver um acúmulo de leite nas mamas, ficando as mesmas com pontos endurecidos e doloridos, cheios de leite.         Você deve retirar o leite com as mãos, conforme falamos anteriormente. Aperte com os dedos polegar e indicador a base da região areolar para a saída do leite. Faça também massagens leves, com as pontas dos dedos sobre os pontos endurecidos. O banho de sol e uso de bolsas de água quente (com muito cuidado para que não se queime) também ajuda.2)-Fissura ou rachadura dos mamilos (bicos das mamas):      Não use pomadas, cremes ou outros medicamentos. Lave a região somente com água, não use sabonete. Procure tomar sol nas mamas descobertas, por 15 minutos, no máximo, diariamente entre 8 e 10 horas da manhã. Truque: coloque tampa plástica de refrigerante entre o bico e o sutiã. Tenha cuidado ao retirar o bebê da mama. Continue amamentando.3)- Se diminuir a produção de leite:    Você deverá aumentar a quantidade de líquido que está tomando principalmente a água. Procure dormir mais e ficar mais tranqüila, isto é muito importante. Faça os exercícios de relaxamento que aprendeu com a equipe do pré-natal.
  • 95.
  • 97. Sonda
  • 98.
  • 99. Alergias infantis Curso de Gestantes As alergias têm diversas causas. Mas independente das causas, os médicos especialistas no assunto aconselham os pais a tomarem várias precauções:AlimentaçãoDeve-se evitar alimentos como: chocolate, doce de leite, peixe, mariscos, morango, tomate, alimentos cítricos ou com corantes.AmbienteTodo ambiente em que a criança estiver deve estar bem limpo. Não deve ter carpetes, tapetes e cortinas. Deve-se ter muito cuidado com a poeira doméstica, por causa do acúmulo de ácaros. As fezes dos ácaros provocam reações alérgicas quando entram em contato com a pele. Algumas espécies podem inclusive causar sarna.Animais domésticosCães, gatos e pássaros devem ser mantidos longe das crianças que apresentam quadros alérgicos.RoupasAconselha-se o uso de roupas de algodão, pois a lã é um grande causador de alergias.
  • 100. Alergias infantis Curso de Gestantes Plantas e FloresÉ necessário evitar o contato direto com plantas e flores, especialmente durante a primavera e outono, pois o pólen é muito alergênico.CigarroFumaça de cigarros, cheiro de cigarro nas roupas de outras pessoas e cheiro de cinzeiros podem causar alergias. MedicamentosNão se deve medicar a criança sem prescrição médica, a fim de evitar possíveis problemas de alergia.Perfumes e CosméticosSeu uso deve ser controlado.InsetosOs bebês devem ser protegidos com mosquiteiros, pois a picada de certos insetos pode causar sérias alergias . Já as crianças devem utilizar repelentes de mosquitos. Algumas crianças têm maior tendência a desenvolver certos tipos de alergia. Portanto, cada responsável deve observar as reações do organismo de seu filho e evitar expô-lo aos seus causadores alergênicos.
  • 101. As informações necessárias para o registro do seu bebê Curso de Gestantes É recomendável que sejam distribuídos avisos aos Pais que devem comparecer para declarar o nascimento e quais documentos devem ser apresentados.  Pessoas obrigadas a declarar o nascimento São obrigadas a fazer a declaração de nascimento, observada a ordem seguinte: 1. O Pai.2. A Mãe.3. O parente mais próximo, sendo maior de 21 anos.4. O médico ou a parteira que assistir o parto.5. Administrador do Hospital onde ocorreu o parto.6. A pessoa, idônea, que tiver assistido ao parto, se este não tiver ocorrido em hospital e em residência.7. Finalmente, a pessoa encarregada da guarda do menor.
  • 102. As informações necessárias para o registro do seu bebê Curso de Gestantes Prazos para o registro de nascimento O prazo para a declaração de nascimento é de 15 (quinze) dias, tanto para o pai como para as demais pessoas acima relacionadas.No entanto, se a declaração de nascimento for feita pessoalmente pela mãe, ou estando ausente, mesmo que a declaração de nascimento esteja sendo feita pelo pai, o prazo será de 60 (sessenta) dias. Sempre que o término do prazo ocorrer Domingo ou Feriado, ficará prorrogado para o próximo dia útil subseqüente.O nascimento declarado no prazo legal deve ser registrado no ofício de registro civil do lugar em que ocorreu o parto. O pai menor de vinte e um anos O maior de 16 e menor de 21 anos podem declarar o nascimento de seu filho independente da assistência de seus pais.O menor de 16 anos deve vir acompanhado de seu Pai, ou de sua Mãe, ou na falta destes, deverá comparecer acompanhado de uma pessoa maior de 21 anos, que assinará o termo juntamente com ele.
  • 103. As informações necessárias para o registro do seu bebê Curso de Gestantes Documentos que devem ser apresentados no ato do registroPais que são casados:Neste caso o Pai ou a Mãe comparece ao Cartório respeitando o prazo.• Declaração de Nascido Vivo• Cédula de Identidade• CIC• Certidão de Casamento• Duas Testemunhas maiores de 21 anos com os RGs. Pais que são solteiros:Neste caso o Pai e a Mãe comparecem ao Cartório respeitando o prazo.• Declaração de Nascido Vivo• As Cédulas de Identidade• Os CICs• Duas Testemunhas maiores de 21 anos com os RGs. Observação:A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos pertence ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Santos-1º  Subdistrito.
  • 104. As informações necessárias para o registro do seu bebê Curso de Gestantes Endereço:   Cartório de Registro Civil 1º SubdistritoComarca de SantosRua Amador Bueno, 154CEP 1101 3-1 50Telefone: 3219-5530De 2.as a 6.as feiras, das 09h00 às 11h30 e das 13h30 ás 17h00 Sábados, das 09:00 ás 12h00
  • 105. Dúvidas sobre cólicas do bebê Curso de Gestantes CÓLICASA chamada cólica dos 3 meses, é dita quando um bebê saudável apresenta crises de choro, ficando tenso, vermelho, batendo as pemas. Geralmente ocorrendo no mesmo horário, ao anoitecer, podendo durar ate 3 horas. Após as primeiras crises de choro a mãe aprende a identificar a cólica. Mudanças no padrão de choro ou presença de outros sintomas são motivos para consulta médica.Ainda não se sabe com certeza qual a causa exata das cólicas, o mais provável é que seja um tipo de comportamento do bebé, associado em alguns a imaturidade e sensibilidade do aparelho digestivo.
  • 106. Dúvidas sobre cólicas do bebê Curso de Gestantes DÚVIDASAs cólicas fazem mal ao bebê? - Não, os bebês que tem cólicas se desenvolvem normalmente.A mãe deve fazer dieta? - Embora popularmente muito recomendadas a maioria dos bebês não tem melhora com as restrições alimentares impostas as mães, por outro lado dietas severas podem comprometer o estado nutricional da mãe e a produção de leite. Alguns alimentos podem piorar as cólicas, sob orientação médica a mãe pode evita-los por uma ou duas semanas, havendo melhora do choro a restrição é mantida, caso contrario a mãe segue a dieta habitual.Quais seriam estes alimentos? - Os mais implicados são o leite de vaca, café, chá mate, chocolate. Para substitui-los a mãe pode usar sucos a base de soja, café descafeínado, e chás doces (camomila, erva doce, etc.) Alimentos ácidos ou que produzem gases poderiam também estar envolvidos.
  • 107. Dúvidas sobre cólicas do bebê Curso de Gestantes Existe medicamento para cólicas? - Os analgésicos e anti-espasmodicos tem pouco ou nenhum efeito, e apresentam riscos de efeitos colaterais. Devem ser usados apenas com prescriçãomédica e nas doses recomendadas.Como atender o bebê durante as crises de choro? - As crises de choro, muitas vezes intensas eprolongadas, são motivo de ansiedade e podem deixar a impressão que a criança não esta sendo bem atendida gerando insegurança a mãe.A ansiedade materna diminui sua capacidade de acalmar o bebê piorando a crise de choro. A seguir enumeramos alguns procedimentos úteis a serem seguidos durante as crises de cólicas.1) Atenda a criança em um ambiente calmo com pouca luz, cante, converse com o bebê, musica suave também pode ajudar.
  • 108. Dúvidas sobre cólicas do bebê Curso de Gestantes 2) Segure o bebê no colo de bruços, apoiado em uma toalha aquecida. Embale em uma cadeirade balanço ou ande.3) Massageie o abdômen em sentido horário, use óleo ou creme para facilitar.4) Fazer ginástica com as pernas, pedalar, comprimi-las suavemente de encontro ao abdómen.5) Oferecer o seio se tiver decorrido mais de uma hora da ultima mamada. Se for mamadeira, duas horas após a ultima mamadeira. Faça arrotar.6) Verificar se não está com calor ou frio, trocar fraldas, dar banho morno.7) Com o tempo a mãe vai descobrindo a melhor maneira de acalmar o bebê.LEMBRE-SE - mudanças no padrão de choro, presença de outros sintomas, tais como febre, recusa alimentar, vômitos, diarréia, tosse, etc, devem ser relatados ao Pediatra.
  • 109. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS Curso de Gestantes Acidentes de lesões não-intencionais são as  principais causas de mortalidade na infância no País. E continua envolvendo crianças de 1 a 14 anos. Saiba como identificar os perigos que a criança está exposta em sua casa. Criando soluções para todos os cômodos e quais as providências que se deve tomar para melhorar a segurança das crianças. Riscos • Quinas e cantos de móveis podem causar ferimentos. A mobília com cantos arredondados ou devidamente protegidos é uma garantia de segurança. No mercado já existem protetores para serem adaptados em alguns móveis da casa. • Coloque protetores em todas as tomadas, pois as crianças e bebês costumam colocar os dedos nas tomadas provocando choques elétricos.   • Não coloque móveis perto da janela e coloque grade protetora. Afaste móveis próximos da  janela, isso facilita a criança a ter acesso a janela.  • As crianças podem puxar fios expostos ou pendurar-se nos aparelhos domésticos, e eles podem cair sobre elas. Não deixe eletrodomésticos à altura das crianças e mantenha seus fios devidamente escondidos.   • Pilhas, brinquedos pequenos ou com partes destacáveis podem provocar engasgamento se a criança levá-los à boca. Só dê brinquedos adequados à idade da criança ou do bebê e com selo do Inmetro.
  • 110. Prevenção de Acidentes Domésticos Curso de Gestantes Acidentes mais freqüentes:Recém-nascido• Asfixia: sufocação, engasgo com leite, chá, talco ou brinquedo. • Queimadura: água do banho muito quente. • Afogamento: bebê sozinho na banheira. • Intoxicações: medicamentos administrados sem indicação do pediatra. • Traumas: quedas.    Primeiro ano de vida• Quedas e afogamento. • Queimaduras: jamais fume perto dela.• Intoxicações: mantenha longe produtos de limpeza.• Sufocações com corpo estranho: cuidado com caroços, grãos, botões, brinquedos e objetos pequenos.• Choques elétricos: proteja as tomadas e esconda fios descascados. De 1 a 3 anos• Queda • Queimaduras• Afogamento• Intoxicação• Aspiração de corpo estranho• picadas de insetos