SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  22
Terroristas e Guerrilhas Hesbollah, Pkk e Hamas Grupo 3
Hesbollah    Hizbollah ,[object Object]
Objetivo :  Hizbollah listava suas três metas principais como "colocar um fim a qualquer entidade colonialista" no Líbano, levar os Falangistas à justiça "pelos crimes que perpetraram", e estabelecer um regime islâmico no país  .
Atualidades:  Atualmente, o Hezbollah faz parte de um governo de união nacional com poder de veto sobre decisões importantes. Noticiário Biden pede a libaneses voto contra Hezbollah Autor(s): REUTERS E APO Estado de S. Paulo - 23/05/2009    Em Beirute, vice condiciona ajuda dos EUA a resultado eleitoral do dia 7   A 16 dias das eleições parlamentares libanesas, o vice-presidente americano, Joe Biden, chegou ontem a Beirute, onde alertou que a aliança entre os EUA e o Líbano está nas mãos dos eleitores libaneses. Confiante na vitória eleitoral no dia 7, o Hezbollah - partido de oposição apoiado pelo Irã e considerado terrorista pelos EUA - atacou a "intromissão" do número 2 de Washington. A eleição de líderes comprometidos com o estado de direito e com reformas econômicas abre as portas para um crescimento durável", discursou Biden, o funcionário de mais alto escalão dos EUA a visitar o Líbano em 25 anos. "Avaliaremos nossos programas de ajuda tendo como base a composição do novo governo e as políticas adotadas por ele." Desde 2006, os EUA deram US$ 410 milhões em auxílio ao Líbano. O eleitorado libanês encontra-se dividido em dois campos antagônicos. De um lado, liderado pelo premiê Fouad Siniora, um grupo majoritariamente sunita conta com apoio dos EUA, França e de outros países sunitas. De outro, está a atual oposição, cuja principal força é o Hezbollah, aliado da Síria e do Irã.   >
NEUTRALIDADE Apesar das acusações de intromissão, Biden garantiu que não apoia "nenhum partido" e tentou driblar a divisão política, encontrando-se com o presidente "neutro", Michel Suleiman, com o pró-Ocidente Siniora e com o porta-voz do Parlamento, Nabih Berri, aliado do Hezbollah. Mas o premiê foi o único a ter uma reunião a portas fechadas com Biden. "O interesse dos EUA no Líbano levanta fortes suspeitas sobre as verdadeiras intenções (de Washington). Especialmente desde que se tornou uma clara intervenção em assuntos libaneses", disse o Hezbollah em comunicado. A secretária de Estado Hillary Clinton esteve em Beirute no mês passado.  Numa demonstração de força, o Hezbollah organizou um desfile com dezenas de milhares de pessoas no sul da capital, um de seus principais redutos, em comemoração aos nove anos da retirada israelense do sul do Líbano. A visita de Biden sela uma mudança na política externa americana para a região, reaproximando Washington de seus fantasmas do passado. Nos anos 80, em meio à guerra civil, militantes ligados ao Irã atacaram um contingente de fuzileiros navais - matando 220 - e sequestraram funcionários dos EUA. Desde então, Washington distanciou-se do Líbano, que permaneceu proibido a turistas americanos até 1997. Embora atualmente tenha 14 das 128 cadeiras do Parlamento, o Hezbollah possui direito de veto sobre decisões do governo. Somado a seus aliados, o grupo chega a 58 assentos. A coalizão tenta agora ampliar seu poder e conquistar a maioria no Legislativo.
Localização do Hesbollah
Ações do Hesbollah Fim do Conflito armado em Beirute
Militante do Hezbollah posa diante do retrato do presidente sírio, Bashar al-Assad
Hamas
[object Object]
Localização
Objetivo e Causa ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object]
 
Atualmente ,[object Object],[object Object]
PKK Partido dos Trabalhadores do Curdistão (em Curdo, Partiya Karkerên Kurdistan ou PKK) é um partido militante armado fundado terrorismo em 1970, foi conduzido até sua captura por Abdullah Öcalan. A ideologia do PKK é o marxismo e o nacionalismo curdo.
OBJETIVOS / LOCALIZAÇÃO  O PKK tem por objetivo a criação de um estado curdo independente socialista no território que alega como Curdistão, uma área que compreende partes do sudeste da Turquia, nordeste do Iraque, nordeste da Síria e noroeste do Irã e é contra qualquer mudança do tamanho do território alegado como Curdistão. O partido é uma organização secessionista que utiliza da força e ameaça de força tanto contra civis quanto militares afim de alcançar seu objetivo político
CAUSAS / AÇÕES Fundado em 1978, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) é a principal força entre a população curda. É considerado ilegal e seu líder, Abdulláh Oçalan, foi preso em fevereiro, no Quênia. Mantém posições de esquerda revolucionária e sua tática tem sido desenvolver uma guerrilha popular, a partir do campesinato, haja vista que 99% das indústrias se concentram na zona turca do país. Prega um estado federal respeitando as fronteiras turcas. Desde 1984, impulsiona uma organização de guerrilhas e ergueu um Parlamento Curdo no Exílio (PKE), com sede na Europa. Apóia, ademais, o Partido da Democracia do Povo.  O PKE, proclamou-se em abril de 1995 como única forma de representar o povo curdo na Turquia. Está composto por 65 membros, entre eles a Frente de Libertação Nacional do Curdistão (FLNK) - braço político do PKK -, representantes do movimento islâmico (não fundamentalista), intelectuais, mulheres e personalidades independentes. Está composto, também, de membros originários das quatro partes do Curdistão, com a imensa procedência do Curdistão turco. Se auto-afirma "solidário com a luta armada do PKK contra o Estado turco e sua ideologia racista". Essa solidariedade se expressa por meios legais e diplomáticos. A principal função do PKE é conseguir apoio internacional para uma solução política da questão. A força do PKK é de uns 10.000 a 15.000 membros dedicados exclusivamente à guerrilha, 5.000 a 6.000 dos quais estão na Turquia; 60.000 a 75.000 militantes que se dedicam parcialmente à guerrilha; e centenas de simpatizantes na Turquia e Europa. Atua na Turquia e Europa Ocidental.
 
ATUALMENTE Só se tem supostos indícios de ataques do PKK, o que se tem é o ultimo ocorrido; em 24 de março de 2009 O PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) não aceitou o ultimato feito pelo presidente do Iraque, Jalal Talabani, de abandonar a luta armada ou deixar o Curdistão Iraquiano.Segundo o porta-voz do partido, Ahmed Deniz, o ultimato do governo iraquiano vai trazer graves conseqüências. "Talabani não tem competência para lançar chamadas deste tipo. O PKK não recebe ordens do presidente iraquiano", disse Ahmed Deniz.A declaração do presidente iraquiano foi feito nesta terça-feira em uma entrevista coletiva junto com o chefe do Estado turco, Abdulah Gül .
Colégio “Jesus Cristo Rei” Componentes: Lays, Haysla,Camila e Cassiano. Professor: Mario de Mori Série: 2° Turma: VA Cachoeiro de Itapemirim; quarta-feira, 10 de Junho de 2009.

Contenu connexe

En vedette (20)

.
..
.
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
.
..
.
 
.
..
.
 
2º Va Grupo 02
2º Va   Grupo 022º Va   Grupo 02
2º Va Grupo 02
 
O Mundo No Breve SéCulo Xx 2º Ma
O Mundo No Breve SéCulo Xx   2º MaO Mundo No Breve SéCulo Xx   2º Ma
O Mundo No Breve SéCulo Xx 2º Ma
 
Feed back =8ºanos (ilumismo, indp. eua, revolução francesa)
Feed back =8ºanos (ilumismo, indp. eua, revolução francesa)Feed back =8ºanos (ilumismo, indp. eua, revolução francesa)
Feed back =8ºanos (ilumismo, indp. eua, revolução francesa)
 
I mperio biznantino
I mperio biznantinoI mperio biznantino
I mperio biznantino
 
.
..
.
 
Grupo 02
Grupo 02Grupo 02
Grupo 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
.
..
.
 
Grupo 03
Grupo 03Grupo 03
Grupo 03
 
Aula De Sociologia Do Professor Mario
Aula De Sociologia Do Professor MarioAula De Sociologia Do Professor Mario
Aula De Sociologia Do Professor Mario
 
Grupo 4
Grupo 4Grupo 4
Grupo 4
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
Grupo 01
Grupo 01Grupo 01
Grupo 01
 

Similaire à 2º Va Grupo 03

Oriente Médio
Oriente Médio Oriente Médio
Oriente Médio
carlosbidu
 
8 pontos para entender o islã político
8 pontos para entender o islã político8 pontos para entender o islã político
8 pontos para entender o islã político
Google
 
Olavo de carvalho midia sem mascara - parte 1
Olavo de carvalho   midia sem mascara - parte 1Olavo de carvalho   midia sem mascara - parte 1
Olavo de carvalho midia sem mascara - parte 1
OLAVO_DE_CARVALHO
 
O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...
O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...
O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...
Camila Bertoglio
 
8º ano (cap. 3) poder paralelo
8º ano (cap. 3) poder paralelo8º ano (cap. 3) poder paralelo
8º ano (cap. 3) poder paralelo
Alexandre Alves
 
Conflito árabe israelense
Conflito árabe   israelenseConflito árabe   israelense
Conflito árabe israelense
Alfredo Moreira
 

Similaire à 2º Va Grupo 03 (19)

Oriente Médio
Oriente Médio Oriente Médio
Oriente Médio
 
Hezbollah: Organização Terrorista ou Grupo de Resistência? por Josias de Matos
Hezbollah: Organização Terrorista ou Grupo de Resistência? por Josias de MatosHezbollah: Organização Terrorista ou Grupo de Resistência? por Josias de Matos
Hezbollah: Organização Terrorista ou Grupo de Resistência? por Josias de Matos
 
conflitos NO SECULO XXI
conflitos NO SECULO XXIconflitos NO SECULO XXI
conflitos NO SECULO XXI
 
Refugiados.
Refugiados.Refugiados.
Refugiados.
 
Oriente médio ii
Oriente médio iiOriente médio ii
Oriente médio ii
 
Oriente médio ii
Oriente médio iiOriente médio ii
Oriente médio ii
 
8 pontos para entender o islã político
8 pontos para entender o islã político8 pontos para entender o islã político
8 pontos para entender o islã político
 
Conflitos na Síria (02): grupos políticos, seitas e etnias
Conflitos na Síria (02): grupos políticos, seitas e etniasConflitos na Síria (02): grupos políticos, seitas e etnias
Conflitos na Síria (02): grupos políticos, seitas e etnias
 
Olavo de carvalho midia sem mascara - parte 1
Olavo de carvalho   midia sem mascara - parte 1Olavo de carvalho   midia sem mascara - parte 1
Olavo de carvalho midia sem mascara - parte 1
 
Guerrilhas, terrorismo e conflitos regionais
Guerrilhas, terrorismo e conflitos regionaisGuerrilhas, terrorismo e conflitos regionais
Guerrilhas, terrorismo e conflitos regionais
 
Terrorismo no século xxi
Terrorismo no século xxiTerrorismo no século xxi
Terrorismo no século xxi
 
Farc
Farc Farc
Farc
 
O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...
O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...
O intervencionismo americano (vitória oliveira, camila b, laura barros, julia...
 
8º ano (cap. 3) poder paralelo
8º ano (cap. 3) poder paralelo8º ano (cap. 3) poder paralelo
8º ano (cap. 3) poder paralelo
 
Conflito árabe israelense
Conflito árabe   israelenseConflito árabe   israelense
Conflito árabe israelense
 
A Despedida De Fidel
A Despedida De  FidelA Despedida De  Fidel
A Despedida De Fidel
 
2º Mb Grupo 02
2º Mb   Grupo 022º Mb   Grupo 02
2º Mb Grupo 02
 
2º Md Grupo 01
2º Md   Grupo 012º Md   Grupo 01
2º Md Grupo 01
 
Hezbollah
HezbollahHezbollah
Hezbollah
 

Plus de ProfMario De Mori

Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
ProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
ProfMario De Mori
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
ProfMario De Mori
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anos
ProfMario De Mori
 

Plus de ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula atlas 2º anos
Aula atlas 2º anosAula atlas 2º anos
Aula atlas 2º anos
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 1º anos
 
GEOLOGIA E RELEVO DO BRASIL
GEOLOGIA E RELEVO DO BRASIL GEOLOGIA E RELEVO DO BRASIL
GEOLOGIA E RELEVO DO BRASIL
 
FUSOS HORÁRIOS NO MUNDO E BRASIL - CREI
FUSOS HORÁRIOS NO MUNDO E BRASIL - CREI FUSOS HORÁRIOS NO MUNDO E BRASIL - CREI
FUSOS HORÁRIOS NO MUNDO E BRASIL - CREI
 
SOLOS E OCUPAÇÃO RURAL NO MUNDO
SOLOS E OCUPAÇÃO RURAL NO MUNDOSOLOS E OCUPAÇÃO RURAL NO MUNDO
SOLOS E OCUPAÇÃO RURAL NO MUNDO
 

Dernier

GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
RavenaSales1
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
LeloIurk1
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
CleidianeCarvalhoPer
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
FabianeMartins35
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
LeloIurk1
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
TailsonSantos1
 

Dernier (20)

PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
Nós Propomos! Autocarros Elétricos - Trabalho desenvolvido no âmbito de Cidad...
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 

2º Va Grupo 03

  • 1. Terroristas e Guerrilhas Hesbollah, Pkk e Hamas Grupo 3
  • 2.
  • 3. Objetivo : Hizbollah listava suas três metas principais como "colocar um fim a qualquer entidade colonialista" no Líbano, levar os Falangistas à justiça "pelos crimes que perpetraram", e estabelecer um regime islâmico no país .
  • 4. Atualidades: Atualmente, o Hezbollah faz parte de um governo de união nacional com poder de veto sobre decisões importantes. Noticiário Biden pede a libaneses voto contra Hezbollah Autor(s): REUTERS E APO Estado de S. Paulo - 23/05/2009    Em Beirute, vice condiciona ajuda dos EUA a resultado eleitoral do dia 7   A 16 dias das eleições parlamentares libanesas, o vice-presidente americano, Joe Biden, chegou ontem a Beirute, onde alertou que a aliança entre os EUA e o Líbano está nas mãos dos eleitores libaneses. Confiante na vitória eleitoral no dia 7, o Hezbollah - partido de oposição apoiado pelo Irã e considerado terrorista pelos EUA - atacou a "intromissão" do número 2 de Washington. A eleição de líderes comprometidos com o estado de direito e com reformas econômicas abre as portas para um crescimento durável", discursou Biden, o funcionário de mais alto escalão dos EUA a visitar o Líbano em 25 anos. "Avaliaremos nossos programas de ajuda tendo como base a composição do novo governo e as políticas adotadas por ele." Desde 2006, os EUA deram US$ 410 milhões em auxílio ao Líbano. O eleitorado libanês encontra-se dividido em dois campos antagônicos. De um lado, liderado pelo premiê Fouad Siniora, um grupo majoritariamente sunita conta com apoio dos EUA, França e de outros países sunitas. De outro, está a atual oposição, cuja principal força é o Hezbollah, aliado da Síria e do Irã. >
  • 5. NEUTRALIDADE Apesar das acusações de intromissão, Biden garantiu que não apoia "nenhum partido" e tentou driblar a divisão política, encontrando-se com o presidente "neutro", Michel Suleiman, com o pró-Ocidente Siniora e com o porta-voz do Parlamento, Nabih Berri, aliado do Hezbollah. Mas o premiê foi o único a ter uma reunião a portas fechadas com Biden. "O interesse dos EUA no Líbano levanta fortes suspeitas sobre as verdadeiras intenções (de Washington). Especialmente desde que se tornou uma clara intervenção em assuntos libaneses", disse o Hezbollah em comunicado. A secretária de Estado Hillary Clinton esteve em Beirute no mês passado. Numa demonstração de força, o Hezbollah organizou um desfile com dezenas de milhares de pessoas no sul da capital, um de seus principais redutos, em comemoração aos nove anos da retirada israelense do sul do Líbano. A visita de Biden sela uma mudança na política externa americana para a região, reaproximando Washington de seus fantasmas do passado. Nos anos 80, em meio à guerra civil, militantes ligados ao Irã atacaram um contingente de fuzileiros navais - matando 220 - e sequestraram funcionários dos EUA. Desde então, Washington distanciou-se do Líbano, que permaneceu proibido a turistas americanos até 1997. Embora atualmente tenha 14 das 128 cadeiras do Parlamento, o Hezbollah possui direito de veto sobre decisões do governo. Somado a seus aliados, o grupo chega a 58 assentos. A coalizão tenta agora ampliar seu poder e conquistar a maioria no Legislativo.
  • 7. Ações do Hesbollah Fim do Conflito armado em Beirute
  • 8. Militante do Hezbollah posa diante do retrato do presidente sírio, Bashar al-Assad
  • 10.
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15.  
  • 16.
  • 17. PKK Partido dos Trabalhadores do Curdistão (em Curdo, Partiya Karkerên Kurdistan ou PKK) é um partido militante armado fundado terrorismo em 1970, foi conduzido até sua captura por Abdullah Öcalan. A ideologia do PKK é o marxismo e o nacionalismo curdo.
  • 18. OBJETIVOS / LOCALIZAÇÃO O PKK tem por objetivo a criação de um estado curdo independente socialista no território que alega como Curdistão, uma área que compreende partes do sudeste da Turquia, nordeste do Iraque, nordeste da Síria e noroeste do Irã e é contra qualquer mudança do tamanho do território alegado como Curdistão. O partido é uma organização secessionista que utiliza da força e ameaça de força tanto contra civis quanto militares afim de alcançar seu objetivo político
  • 19. CAUSAS / AÇÕES Fundado em 1978, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) é a principal força entre a população curda. É considerado ilegal e seu líder, Abdulláh Oçalan, foi preso em fevereiro, no Quênia. Mantém posições de esquerda revolucionária e sua tática tem sido desenvolver uma guerrilha popular, a partir do campesinato, haja vista que 99% das indústrias se concentram na zona turca do país. Prega um estado federal respeitando as fronteiras turcas. Desde 1984, impulsiona uma organização de guerrilhas e ergueu um Parlamento Curdo no Exílio (PKE), com sede na Europa. Apóia, ademais, o Partido da Democracia do Povo. O PKE, proclamou-se em abril de 1995 como única forma de representar o povo curdo na Turquia. Está composto por 65 membros, entre eles a Frente de Libertação Nacional do Curdistão (FLNK) - braço político do PKK -, representantes do movimento islâmico (não fundamentalista), intelectuais, mulheres e personalidades independentes. Está composto, também, de membros originários das quatro partes do Curdistão, com a imensa procedência do Curdistão turco. Se auto-afirma "solidário com a luta armada do PKK contra o Estado turco e sua ideologia racista". Essa solidariedade se expressa por meios legais e diplomáticos. A principal função do PKE é conseguir apoio internacional para uma solução política da questão. A força do PKK é de uns 10.000 a 15.000 membros dedicados exclusivamente à guerrilha, 5.000 a 6.000 dos quais estão na Turquia; 60.000 a 75.000 militantes que se dedicam parcialmente à guerrilha; e centenas de simpatizantes na Turquia e Europa. Atua na Turquia e Europa Ocidental.
  • 20.  
  • 21. ATUALMENTE Só se tem supostos indícios de ataques do PKK, o que se tem é o ultimo ocorrido; em 24 de março de 2009 O PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) não aceitou o ultimato feito pelo presidente do Iraque, Jalal Talabani, de abandonar a luta armada ou deixar o Curdistão Iraquiano.Segundo o porta-voz do partido, Ahmed Deniz, o ultimato do governo iraquiano vai trazer graves conseqüências. "Talabani não tem competência para lançar chamadas deste tipo. O PKK não recebe ordens do presidente iraquiano", disse Ahmed Deniz.A declaração do presidente iraquiano foi feito nesta terça-feira em uma entrevista coletiva junto com o chefe do Estado turco, Abdulah Gül .
  • 22. Colégio “Jesus Cristo Rei” Componentes: Lays, Haysla,Camila e Cassiano. Professor: Mario de Mori Série: 2° Turma: VA Cachoeiro de Itapemirim; quarta-feira, 10 de Junho de 2009.