Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Centro Educacional Moranguinho
Docente: Discente: Rita de Cássia de Freitas Série: 9º Ano do Ensino Fundamental SAS
Data d...
2.3“Inicialmente, a região dedicava-se à pecuária e à agricultura, entretanto essas
fontes econômicas não rendiam muitos l...
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Modelo do fichamento citação 9º ano 2016

4 961 vues

Publié le

Modelo do fichamento citação 9º ano 2016

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Modelo do fichamento citação 9º ano 2016

  1. 1. Centro Educacional Moranguinho Docente: Discente: Rita de Cássia de Freitas Série: 9º Ano do Ensino Fundamental SAS Data de Entrega: 25/05/2015 Atividade: Fichamento Capítulo 02 Componente Curricular: Geografia ASSUNTO: VILELA, Lys. Livro: História: 1ª série /Lys Vilela- 1. Ed. –Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2015. (Coleção Integrada) - Cap. 08: Idade Média CITAÇÃO COMENTÁRIO-IDEAÇÃO 1. tema (subtítulo) 1.1“O Império Bizantino surgiu da divisão do Império Romano em Ocidental e Oriental, proposta por Teodósio (imperador romano) em 395 d.C.[...]” (p. 4) 1.2“O estudo de Deus encontrava em Constantinopla um solo verdadeiramente fértil. Sendo roa para o Oriente, tendo sua cultura influenciada pela proximidade com a Grécia e posição política e geográfica voltada para o cristianismo, o povo de Constantinopla aquecia, por todas as partes, os debates políticos sobre inúmeras questões religiosas[...]” (p. 5) 2.tema (subtítulo) 2.1“Por ser um território de passagem, o Império Bizantino tinha sua economia baseada no comércio[...]” (p. 6) 2.2“O islamismo é dividido em dois credos básicos[...]” O Império Oriental fez sua sede em Constantinopla, onde preservava-se a cultura romana, porém, a sua proximidade com o Oriente, fez de Constantinopla um celeiro de novidades em quase todos os aspectos de formação social. Assim isolou- se, criando vida própria e conceitos dirigidos com base nos mistos citados. Existiam as ideias de Nestório e de Cirilo de Alexandria. Na de Nestório, Cristo tinha duas naturezas separadas, a divina e a humana. E na de Cirilo de Alexandria, que afirmava que Cristo tinha, ao mesmo tempo, a natureza humana e a divina não tinha distinção entre elas. O governo tinha um forte controle sobre os comerciantes da época. Era dividido em altos funcionários públicos, o governante, o alto clero ortodoxo e os grandes comerciantes.
  2. 2. 2.3“Inicialmente, a região dedicava-se à pecuária e à agricultura, entretanto essas fontes econômicas não rendiam muitos lucros, devido às terras inóspitas improdutivas[...]” 2.4“Na África, o Egito foi a primeira região conquistada. A conversão ao islã foi facilitada pelos conflitos que os egípcios, havia tempos, mantinham com o Império Bizantino[...]” OBS. ATENTAR QUANTOS SUBTITULOS HÁ NO CAPITULO. O sunita defende que o califa (chefe do Estado mulçumano), que acredita no Alcorão como livro sagrado e nas sunas, que seriam os ensinamentos do profeta. O xiita acredita que apenas os descendentes diretos de Maomé podem ser califas, e apenas o Alcorão é fonte de sabedoria e norte religioso. O que facilitou a adesão dos egípcios a nova religião foi sua estrutura simplificada e clara do islã e seu posicionamento social e de poder. OBS. COMENTÁRIO SOBRE AS CITAÇÕES. Parecer Professora:

×