SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  21
GeografiaTurística de Sabará Prof Tiago T Abjaud FórumSabará 300 anos Turismo e Sustentabilidade
Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios)
Sabará possui uma área de 302,54 km2 e sua distância da Capital é de 19 km. Administrativamente, é formado por quatro distritos: o da Sede, Ravena (ex-Lapa), Mestre Caetano (ex-Cuiabá) e Carvalho de Brito (ex-Marzagão, ex-Marzagânia).
Distâncias aos principais centros (km): Belo Horizonte	19 Rio de Janeiro   454 São Paulo         	605  Brasília                 763  Vitória                 545 Distâncias aos municípios limítrofes e/ou centralizadores de serviços públicos (km): Rio Acima	33  Raposos         17  Contagem	46  Santa Luzia	40  Caeté         21
Aspectos Físicos O terreno acidentado  topografia montanhosa  O relevo do município é determinado por vales encaixados e colinas com vales de fundo chato.(em forma de “U”) A sede do município é delimitada pelo vale do rio das Velhas, entre os contrafortes da serra do Curral e da serra da Piedade, pertencentes à serra do Espinhaço. O centro histórico tem função estrutural na cidade.  O Centro é a área mais acessível da cidade
CLIMA No município de Sabará há o predomínio do Clima Tropical de Altitude (Cwa) com verões quentes - classificação de Köppen.  Ocorrem duas estações climáticas; de outubro a abril as temperaturas são mais elevadas e de maio a setembro, amenas. HIDROGRAFIA A rede de drenagem municipal pertence à Bacia do São Francisco. O rio das Velhas é o principal curso de água a sudoeste do município. Seus principais afluentes são os ribeirões Arrudas, do Brumado, Sabará, do Gaia, Bom Destino e o Vermelho. O ribeirão Sabará, com suas nascentes a leste, é o principal no município. Ele segue em direção à sede, percorrendo-a no sentido sudoeste até desaguar no rio das Velhas.
Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios)
VEGETAÇÃO O município de Sabará destaca-se pela variedade de sua paisagem vegetal, muito descaracterizada pela ação antrópica e com poucos testemunhos da sua cobertura original. A Savana (Cerrado) Arbórea Aberta predominava na área, hoje substituída pelas pastagens e reflorestamentos de eucalipto.  A Savana (Cerrado) Gramíneo-Lenhosa, às vezes associada aos Campos Rupestres, aparece em altitudes superiores a 1500m, nas cristas das serras e os Campos Rupestres nos afloramentos e solos litólicos de itabirito. Vêem-se ainda, no município, áreas de vegetação florestal, nas linhas de falhas das escarpas das serras que constituem as Matas de grota. Em razão das névoas constantes na área, a umidade propicia condições ideais para o seu desenvolvimento.
Sabará possui algumas áreas protegidas: 	O Parque Florestal Municipal Chácara do Lessa – situa-se a norte da sede municipal, a cerca de 1 km do centro urbano. A área do parque é de 113 ha. Reserva Ecológica Municipal do Gainha – situa-se na bacia do Córrego do Gainha, afluente da margem esquerda do ribeirão Sabará, a sudeste da sede municipal. Reserva Ecológica Municipal Cabeça de Boi – localiza-se ao sul da sede municipal, com uma área de 160 ha. Conjunto Arquitetônico e Mata do Arraial Velho – localiza-se no povoado do Arraial Velho, a 4 km do centro urbano de Sabará. Reserva Ecológica Municipal do Morro do Mineiro, Córrego do Meio – localizada no povoado de Pompéu. Mata do Segredo – localizada a nordeste da sede municipal com área de 61,9 ha. Mata da Encosta Protetora da Igreja São Francisco de Assis e das nascentes da água do Chafariz do kaquende – localizada no centro urbano de Sabará.
ECONOMIA Dentro da estrutura econômica do município, o setor industrial constitui a principal atividade. Neste setor, destaca-se a siderurgia, que representa a principal fonte de arrecadação municipal e de absorção de mão-de-obra local.
O Município de Sabará situa-se na Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo parte da Microrregião de Belo Horizonte e da RMBH – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Base Cartográfica : IBGE Base de Dados: Observatório  das Metrópoles – 2005 Fonte : Censo Demográfico/IBGE - 2000
Aspectos de Fluxo Humano A rodoviária faz-se como marco de referência desse fluxo.  A população em quase sua maioria, trabalha em Belo Horizonte  a rodoviária possibilita o fluxo de circulação e expansão em escalas inter-urbanas.
Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Base Cartográfica : IBGE Base de Dados: Observatório  das Metrópoles – 2005 Fonte : Censo Demográfico/IBGE - 2000
Dos 33 municípios da RMBH, excetuando-se o pólo, Sabará tem alta integração. Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Os deslocamentos cuja direção do movimento é Belo Horizonte, é maior nos municípios de Sabará (90,5%) Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Os municípios com maior porcentagem de pessoas que realizam movimento pendular são Ibirité (54%), Ribeirão das Neves (53,3%), Sabará (48,2%) e Santa Luzia (47,2%).
TURISMO Sabará está localizada na Região Turística I - Central. Integra o Circuito do Ouro e está inserida em trecho da Estrada Real. É uma das mais antigas cidades de Minas, nascidas da exploração do ouro. Sua arquitetura barroca demonstra este período fascinante da história do Brasil. ATRATIVOS NATURAIS - Parque Municipal Florestal “Chácara do Lessa”: Localizado dentro de uma pequena mata nativa, o parque apresenta equipamentos de lazer, camping e sanitários. - Reserva Florestal Cabeça de Boi: Área municipal da Prefeitura,fez parte do sistema de abastecimento de água da cidade. Nesta reserva ocorre uma grande extensão de matas galerias com transição para capoeira e campo. Esta área não é aberta ao público. - Parque Ecopedagógico Quinta dos Cristais: Propriedade particular, aberta ao público nos fins de semana e feriados de 08:00 às 19:00hs, mediante reservas antecipadas. As atividades desenvolvidas nesta área são as práticas ecológicas e visitas técnicas orientadas.
ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS Mais de 10 Igrejas e Capelas Conjunto Arquitetônico da Rua D. Pedro II: Solar do Padre Correa:  Casa Azul: Casa de Borba Gato Museu do Ouro Teatro Municipal Chafariz do Kaquende Chafariz do Rosário Chafariz da Confraria Chafariz do Corte Real Outros Bens Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional:  Conjuntos Urbanos e Paisagístico ␣ Acervo Arquitetônico e Urbanístico da Rua Dom Pedro II Bens Imóveis ␣ Edifício sede da Prefeitura  ␣ Passo Marquês de Sapucaí ␣ Passo do Carmo Outros Bens Tombados pelos Municípios de Minas Gerais: ␣ Pontilhão sobre o Rio das Velhas ␣ Pontilhão do Gaia ␣ Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho ␣ Segundo Passo da Rua Marquês de Sapucaí ␣ Chafariz da Confiança Fontes: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Agosto/2000 IGA – Instituto de Geociências Aplicadas – Agosto/2000
EVENTOS Janeiro Dia 06: Dia de Santos Reis – Festa religiosa que ocorre de 24 de dezembro a 6 de janeiro.  Dia 20: Festa de São Sebastião – Festa que homenageia este Santo. Fevereiro/Março Móvel: Carnaval – Festa profana, realizada em fevereiro ou março, quarenta dias antes da Semana Santa com duração de quatro dias.  Março Dia 19: Festa de São José – Festa típica que homenageia os Santos da Igreja Católica Abril  Semana Santa – Inicia-se no Domingo de Ramos Móvel: Festival do Pastel  Maio Dia 1: Dia do Trabalhador e Festa de São José Operário Móvel: Festival do Ora-Pro-Nobis– Ora-Pro-Nobis Junho  Móvel: Festival de Teatro Amador de Palco e Rua Dia 11: Festa do Divino  Dia 13: Festa de Santo Antônio Dia 24: Festa de São João Dia 22: Corpus Christi – Festa religiosa que celebra o Corpo de Cristo. Móvel: Festa do Criador Julho Móvel: Festival do Caldo Móvel: Festival de Sabará Dia 16: Festa de Nossa Senhora do Carmo Dia 17: Elevação a Villa Real  Móvel: Festival Sabaraense da Canção Agosto  Móvel: Projeto Vilas do Ouro e Festa de Santana Dia 15: Festa de Nossa Senhora da Assunção Setembro Móvel: Festa do Cavalo de Ravena Semana da Independência (2 a 7) Móvel: Festival da Cachaça  Outubro Dia 05 ao dia 14: Festa de Nossa Senhora do Rosário Móvel: Festival da Banana Novembro Móvel: Festival da Jabuticaba – Sabará é um município que se destaca pela cultura da Jabuticaba em Minas Gerais. Em função desta característica, todo o ano se comemora com grande festa a época da colheita, ocasião em que a comunidade produz e coloca à disposição do público visitante, vinhos, geléias, licores, assim como receitas diversas que se originam da fruta. Uma outra prática observada nessa época,é o aluguel dos pés de Jabuticaba, encontrados nos quintais das casas dos Móvel: Festa de Cristo das Nações moradores, para que o visitante possa saborear a fruta no pé. Dezembro  Dia 08: Festa de Nossa Senhora da Conceição Dia 25: Folia de Reis  Dia 31: Virada do Ano OBS: Os eventos supra relacionados poderão, devido a circunstâncias especiais, terem suas datas alteradas. Fontes: SELCTUR - Secretaria de Municipal de Lazer, Esportes, Cultura e Turismo – Agosto/2000 IGA - Instituto de Geociências Aplicadas – Agosto/2000

Contenu connexe

Tendances

Tendances (20)

Reinos africanos
Reinos africanosReinos africanos
Reinos africanos
 
CangaçO
CangaçOCangaçO
CangaçO
 
Escravidão africana no brasil
Escravidão africana no brasilEscravidão africana no brasil
Escravidão africana no brasil
 
Idade média feudalismo
Idade média   feudalismoIdade média   feudalismo
Idade média feudalismo
 
Os povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundoOs povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundo
 
RegiãO Norte Emanuele E Natathalia Prô Rosane
RegiãO Norte Emanuele E Natathalia Prô RosaneRegiãO Norte Emanuele E Natathalia Prô Rosane
RegiãO Norte Emanuele E Natathalia Prô Rosane
 
1° ano aula slide - feudalismo
1° ano   aula slide - feudalismo1° ano   aula slide - feudalismo
1° ano aula slide - feudalismo
 
Geografia de Goiás
Geografia de GoiásGeografia de Goiás
Geografia de Goiás
 
Relevo -região norte
Relevo  -região norteRelevo  -região norte
Relevo -região norte
 
Brasil colonial sociedade açucareira
Brasil colonial sociedade açucareiraBrasil colonial sociedade açucareira
Brasil colonial sociedade açucareira
 
{História} Conjuração Baiana.
{História} Conjuração Baiana.{História} Conjuração Baiana.
{História} Conjuração Baiana.
 
Hidrografia- Principais partes de um rio; Bacias Hidrográficas Brasileiras
Hidrografia- Principais partes de um rio; Bacias Hidrográficas BrasileirasHidrografia- Principais partes de um rio; Bacias Hidrográficas Brasileiras
Hidrografia- Principais partes de um rio; Bacias Hidrográficas Brasileiras
 
A Geopolítica da África
A Geopolítica da África A Geopolítica da África
A Geopolítica da África
 
REINOS AFRICANOS
REINOS AFRICANOSREINOS AFRICANOS
REINOS AFRICANOS
 
Abertura da br 364
Abertura da br 364Abertura da br 364
Abertura da br 364
 
Brasil Hidrografia
Brasil Hidrografia Brasil Hidrografia
Brasil Hidrografia
 
Banco mundial
Banco mundialBanco mundial
Banco mundial
 
Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)
Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)
Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)
 
Africa Quadro Natural
Africa   Quadro NaturalAfrica   Quadro Natural
Africa Quadro Natural
 
Cartografia temática
Cartografia temáticaCartografia temática
Cartografia temática
 

Similaire à Geo turismo sabará

Trabalho sobre atibaia
Trabalho sobre atibaiaTrabalho sobre atibaia
Trabalho sobre atibaiaisamaria200
 
Problemas ambientais de sobral ce
Problemas ambientais de sobral ceProblemas ambientais de sobral ce
Problemas ambientais de sobral ceRodrigo Sousa
 
GUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃO
GUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃOGUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃO
GUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃOAlencar Florio
 
Joinville bairro a bairro 2015
Joinville bairro a bairro 2015Joinville bairro a bairro 2015
Joinville bairro a bairro 2015Vilson Voigt
 
Porto velho cidade brasileira capital do estado de
Porto velho cidade brasileira capital do estado dePorto velho cidade brasileira capital do estado de
Porto velho cidade brasileira capital do estado deVirginia Avelar
 
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019Adilson Moreira
 
Distritos de Uberlândia
Distritos de UberlândiaDistritos de Uberlândia
Distritos de Uberlândiakatiabeatriz22
 
Guia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso Aí
Guia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso AíGuia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso Aí
Guia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso AíFavela é isso aí
 
Bahia, o coração histórico do Brasil
Bahia, o coração histórico do BrasilBahia, o coração histórico do Brasil
Bahia, o coração histórico do BrasilÉmille Luz
 
ManhuaçU
ManhuaçUManhuaçU
ManhuaçUecsette
 
2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...
2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...
2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...Sâmia Érika Bandeira
 
PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...
PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...
PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...guest14728fc
 
Vacaria - Destino Turistico
Vacaria  - Destino TuristicoVacaria  - Destino Turistico
Vacaria - Destino TuristicoMichely Oliveira
 

Similaire à Geo turismo sabará (20)

Trabalho sobre atibaia
Trabalho sobre atibaiaTrabalho sobre atibaia
Trabalho sobre atibaia
 
Alegre
AlegreAlegre
Alegre
 
Relatório de visitas Rodovia Raposo Tavares
Relatório de visitas Rodovia Raposo TavaresRelatório de visitas Rodovia Raposo Tavares
Relatório de visitas Rodovia Raposo Tavares
 
Problemas ambientais de sobral ce
Problemas ambientais de sobral ceProblemas ambientais de sobral ce
Problemas ambientais de sobral ce
 
GUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃO
GUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃOGUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃO
GUIA DE SÃO PEDRO DA UNIÃO
 
Publicação
PublicaçãoPublicação
Publicação
 
Joinville bairro a bairro 2015
Joinville bairro a bairro 2015Joinville bairro a bairro 2015
Joinville bairro a bairro 2015
 
Porto velho cidade brasileira capital do estado de
Porto velho cidade brasileira capital do estado dePorto velho cidade brasileira capital do estado de
Porto velho cidade brasileira capital do estado de
 
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, FEVEREIRO 2019
 
Distritos de Uberlândia
Distritos de UberlândiaDistritos de Uberlândia
Distritos de Uberlândia
 
Curiosidades dos bairros da Zona Norte dão mote a passeio neste sábado - Jorn...
Curiosidades dos bairros da Zona Norte dão mote a passeio neste sábado - Jorn...Curiosidades dos bairros da Zona Norte dão mote a passeio neste sábado - Jorn...
Curiosidades dos bairros da Zona Norte dão mote a passeio neste sábado - Jorn...
 
Guia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso Aí
Guia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso AíGuia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso Aí
Guia Cultural de Governador Valadares - Volume I - Favela é Isso Aí
 
Bahia, o coração histórico do Brasil
Bahia, o coração histórico do BrasilBahia, o coração histórico do Brasil
Bahia, o coração histórico do Brasil
 
ManhuaçU
ManhuaçUManhuaçU
ManhuaçU
 
2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...
2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...
2ª parte PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO...
 
PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...
PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...
PERCEPÇÃO DO URBANO A PARTIR DE IMAGENS GEOFOTOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE GUARA...
 
Rio brilhante
Rio brilhanteRio brilhante
Rio brilhante
 
Vacaria - Destino Turistico
Vacaria  - Destino TuristicoVacaria  - Destino Turistico
Vacaria - Destino Turistico
 
Brasil
BrasilBrasil
Brasil
 
CONTRIBUIÇÃO DO 3º ANO - JASIEL
CONTRIBUIÇÃO DO 3º ANO - JASIELCONTRIBUIÇÃO DO 3º ANO - JASIEL
CONTRIBUIÇÃO DO 3º ANO - JASIEL
 

Plus de sabara300

Palestra sabará
Palestra sabaráPalestra sabará
Palestra sabarásabara300
 
Mtur apresentação sabara
Mtur apresentação sabaraMtur apresentação sabara
Mtur apresentação sabarasabara300
 
Trens turísticos e o potencial sabarense2
Trens turísticos e o potencial sabarense2Trens turísticos e o potencial sabarense2
Trens turísticos e o potencial sabarense2sabara300
 
O iphan na preservação do patrimônio de sabará
O iphan na preservação do patrimônio de sabaráO iphan na preservação do patrimônio de sabará
O iphan na preservação do patrimônio de sabarásabara300
 
Fórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anosFórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anossabara300
 
Fórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anosFórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anossabara300
 
Cultura e desenvolvimento de Sabará
Cultura e desenvolvimento de SabaráCultura e desenvolvimento de Sabará
Cultura e desenvolvimento de Sabarásabara300
 

Plus de sabara300 (8)

Palestra sabará
Palestra sabaráPalestra sabará
Palestra sabará
 
Mtur apresentação sabara
Mtur apresentação sabaraMtur apresentação sabara
Mtur apresentação sabara
 
Trens turísticos e o potencial sabarense2
Trens turísticos e o potencial sabarense2Trens turísticos e o potencial sabarense2
Trens turísticos e o potencial sabarense2
 
O iphan na preservação do patrimônio de sabará
O iphan na preservação do patrimônio de sabaráO iphan na preservação do patrimônio de sabará
O iphan na preservação do patrimônio de sabará
 
José luiz
José luizJosé luiz
José luiz
 
Fórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anosFórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anos
 
Fórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anosFórum sabará 300 anos
Fórum sabará 300 anos
 
Cultura e desenvolvimento de Sabará
Cultura e desenvolvimento de SabaráCultura e desenvolvimento de Sabará
Cultura e desenvolvimento de Sabará
 

Geo turismo sabará

  • 1. GeografiaTurística de Sabará Prof Tiago T Abjaud FórumSabará 300 anos Turismo e Sustentabilidade
  • 2.
  • 3.
  • 4. Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios)
  • 5. Sabará possui uma área de 302,54 km2 e sua distância da Capital é de 19 km. Administrativamente, é formado por quatro distritos: o da Sede, Ravena (ex-Lapa), Mestre Caetano (ex-Cuiabá) e Carvalho de Brito (ex-Marzagão, ex-Marzagânia).
  • 6. Distâncias aos principais centros (km): Belo Horizonte 19 Rio de Janeiro 454 São Paulo 605 Brasília 763 Vitória 545 Distâncias aos municípios limítrofes e/ou centralizadores de serviços públicos (km): Rio Acima 33 Raposos 17 Contagem 46 Santa Luzia 40 Caeté 21
  • 7. Aspectos Físicos O terreno acidentado topografia montanhosa O relevo do município é determinado por vales encaixados e colinas com vales de fundo chato.(em forma de “U”) A sede do município é delimitada pelo vale do rio das Velhas, entre os contrafortes da serra do Curral e da serra da Piedade, pertencentes à serra do Espinhaço. O centro histórico tem função estrutural na cidade. O Centro é a área mais acessível da cidade
  • 8.
  • 9. CLIMA No município de Sabará há o predomínio do Clima Tropical de Altitude (Cwa) com verões quentes - classificação de Köppen. Ocorrem duas estações climáticas; de outubro a abril as temperaturas são mais elevadas e de maio a setembro, amenas. HIDROGRAFIA A rede de drenagem municipal pertence à Bacia do São Francisco. O rio das Velhas é o principal curso de água a sudoeste do município. Seus principais afluentes são os ribeirões Arrudas, do Brumado, Sabará, do Gaia, Bom Destino e o Vermelho. O ribeirão Sabará, com suas nascentes a leste, é o principal no município. Ele segue em direção à sede, percorrendo-a no sentido sudoeste até desaguar no rio das Velhas.
  • 10. Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios)
  • 11. VEGETAÇÃO O município de Sabará destaca-se pela variedade de sua paisagem vegetal, muito descaracterizada pela ação antrópica e com poucos testemunhos da sua cobertura original. A Savana (Cerrado) Arbórea Aberta predominava na área, hoje substituída pelas pastagens e reflorestamentos de eucalipto. A Savana (Cerrado) Gramíneo-Lenhosa, às vezes associada aos Campos Rupestres, aparece em altitudes superiores a 1500m, nas cristas das serras e os Campos Rupestres nos afloramentos e solos litólicos de itabirito. Vêem-se ainda, no município, áreas de vegetação florestal, nas linhas de falhas das escarpas das serras que constituem as Matas de grota. Em razão das névoas constantes na área, a umidade propicia condições ideais para o seu desenvolvimento.
  • 12. Sabará possui algumas áreas protegidas: O Parque Florestal Municipal Chácara do Lessa – situa-se a norte da sede municipal, a cerca de 1 km do centro urbano. A área do parque é de 113 ha. Reserva Ecológica Municipal do Gainha – situa-se na bacia do Córrego do Gainha, afluente da margem esquerda do ribeirão Sabará, a sudeste da sede municipal. Reserva Ecológica Municipal Cabeça de Boi – localiza-se ao sul da sede municipal, com uma área de 160 ha. Conjunto Arquitetônico e Mata do Arraial Velho – localiza-se no povoado do Arraial Velho, a 4 km do centro urbano de Sabará. Reserva Ecológica Municipal do Morro do Mineiro, Córrego do Meio – localizada no povoado de Pompéu. Mata do Segredo – localizada a nordeste da sede municipal com área de 61,9 ha. Mata da Encosta Protetora da Igreja São Francisco de Assis e das nascentes da água do Chafariz do kaquende – localizada no centro urbano de Sabará.
  • 13. ECONOMIA Dentro da estrutura econômica do município, o setor industrial constitui a principal atividade. Neste setor, destaca-se a siderurgia, que representa a principal fonte de arrecadação municipal e de absorção de mão-de-obra local.
  • 14. O Município de Sabará situa-se na Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo parte da Microrregião de Belo Horizonte e da RMBH – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Base Cartográfica : IBGE Base de Dados: Observatório das Metrópoles – 2005 Fonte : Censo Demográfico/IBGE - 2000
  • 15. Aspectos de Fluxo Humano A rodoviária faz-se como marco de referência desse fluxo. A população em quase sua maioria, trabalha em Belo Horizonte a rodoviária possibilita o fluxo de circulação e expansão em escalas inter-urbanas.
  • 16. Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Base Cartográfica : IBGE Base de Dados: Observatório das Metrópoles – 2005 Fonte : Censo Demográfico/IBGE - 2000
  • 17. Dos 33 municípios da RMBH, excetuando-se o pólo, Sabará tem alta integração. Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Os deslocamentos cuja direção do movimento é Belo Horizonte, é maior nos municípios de Sabará (90,5%) Movimento pendular Segundo os dados do movimento pendular (movimento das pessoas que estudam ou trabalham em outros municípios) Os municípios com maior porcentagem de pessoas que realizam movimento pendular são Ibirité (54%), Ribeirão das Neves (53,3%), Sabará (48,2%) e Santa Luzia (47,2%).
  • 18.
  • 19. TURISMO Sabará está localizada na Região Turística I - Central. Integra o Circuito do Ouro e está inserida em trecho da Estrada Real. É uma das mais antigas cidades de Minas, nascidas da exploração do ouro. Sua arquitetura barroca demonstra este período fascinante da história do Brasil. ATRATIVOS NATURAIS - Parque Municipal Florestal “Chácara do Lessa”: Localizado dentro de uma pequena mata nativa, o parque apresenta equipamentos de lazer, camping e sanitários. - Reserva Florestal Cabeça de Boi: Área municipal da Prefeitura,fez parte do sistema de abastecimento de água da cidade. Nesta reserva ocorre uma grande extensão de matas galerias com transição para capoeira e campo. Esta área não é aberta ao público. - Parque Ecopedagógico Quinta dos Cristais: Propriedade particular, aberta ao público nos fins de semana e feriados de 08:00 às 19:00hs, mediante reservas antecipadas. As atividades desenvolvidas nesta área são as práticas ecológicas e visitas técnicas orientadas.
  • 20. ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS Mais de 10 Igrejas e Capelas Conjunto Arquitetônico da Rua D. Pedro II: Solar do Padre Correa: Casa Azul: Casa de Borba Gato Museu do Ouro Teatro Municipal Chafariz do Kaquende Chafariz do Rosário Chafariz da Confraria Chafariz do Corte Real Outros Bens Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Conjuntos Urbanos e Paisagístico ␣ Acervo Arquitetônico e Urbanístico da Rua Dom Pedro II Bens Imóveis ␣ Edifício sede da Prefeitura ␣ Passo Marquês de Sapucaí ␣ Passo do Carmo Outros Bens Tombados pelos Municípios de Minas Gerais: ␣ Pontilhão sobre o Rio das Velhas ␣ Pontilhão do Gaia ␣ Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho ␣ Segundo Passo da Rua Marquês de Sapucaí ␣ Chafariz da Confiança Fontes: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Agosto/2000 IGA – Instituto de Geociências Aplicadas – Agosto/2000
  • 21. EVENTOS Janeiro Dia 06: Dia de Santos Reis – Festa religiosa que ocorre de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Dia 20: Festa de São Sebastião – Festa que homenageia este Santo. Fevereiro/Março Móvel: Carnaval – Festa profana, realizada em fevereiro ou março, quarenta dias antes da Semana Santa com duração de quatro dias. Março Dia 19: Festa de São José – Festa típica que homenageia os Santos da Igreja Católica Abril Semana Santa – Inicia-se no Domingo de Ramos Móvel: Festival do Pastel Maio Dia 1: Dia do Trabalhador e Festa de São José Operário Móvel: Festival do Ora-Pro-Nobis– Ora-Pro-Nobis Junho Móvel: Festival de Teatro Amador de Palco e Rua Dia 11: Festa do Divino Dia 13: Festa de Santo Antônio Dia 24: Festa de São João Dia 22: Corpus Christi – Festa religiosa que celebra o Corpo de Cristo. Móvel: Festa do Criador Julho Móvel: Festival do Caldo Móvel: Festival de Sabará Dia 16: Festa de Nossa Senhora do Carmo Dia 17: Elevação a Villa Real Móvel: Festival Sabaraense da Canção Agosto Móvel: Projeto Vilas do Ouro e Festa de Santana Dia 15: Festa de Nossa Senhora da Assunção Setembro Móvel: Festa do Cavalo de Ravena Semana da Independência (2 a 7) Móvel: Festival da Cachaça Outubro Dia 05 ao dia 14: Festa de Nossa Senhora do Rosário Móvel: Festival da Banana Novembro Móvel: Festival da Jabuticaba – Sabará é um município que se destaca pela cultura da Jabuticaba em Minas Gerais. Em função desta característica, todo o ano se comemora com grande festa a época da colheita, ocasião em que a comunidade produz e coloca à disposição do público visitante, vinhos, geléias, licores, assim como receitas diversas que se originam da fruta. Uma outra prática observada nessa época,é o aluguel dos pés de Jabuticaba, encontrados nos quintais das casas dos Móvel: Festa de Cristo das Nações moradores, para que o visitante possa saborear a fruta no pé. Dezembro Dia 08: Festa de Nossa Senhora da Conceição Dia 25: Folia de Reis Dia 31: Virada do Ano OBS: Os eventos supra relacionados poderão, devido a circunstâncias especiais, terem suas datas alteradas. Fontes: SELCTUR - Secretaria de Municipal de Lazer, Esportes, Cultura e Turismo – Agosto/2000 IGA - Instituto de Geociências Aplicadas – Agosto/2000