SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  62
PLANEJAMENTO DE MARKETING
MARKETING   pode ser definido como:  "...O processo de conquistar e manter clientes". (Theodore Levitt)   " Marketing   é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca".( Kotler) A empresa que segue as diretrizes do  marketing , produz o que o cliente quer e não tenta vender o que produz.
“ Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu futuro é administrar informações.” Marion Harper Jr.
Como elaborar um Plano de Markentig?
   ESTRUTURA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
1ª Etapa:   PLANEJAMENTO ,[object Object],PASSOS 1.  Analisar o seu mercado de atuação 2.  Definir seu público-alvo e metas 3.  Traçar as ações para o alcance dos objetivos
1.   Sumário Executivo ,[object Object],[object Object],[object Object]
2.   Análise do Ambiente ,[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
2.   Análise do Ambiente Análise FOFA ou SWOT
2.   Análise do Ambiente Concorrentes Consumidores Fatores: Políticos,  Econômicos,  Sociais,  Legais,  Tecnológicos, ETC AMBIENTE  EXTERNO   AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Bom ou o mau funcionamento,  Equipamentos disponíveis, Tecnologia,  Recursos financeiros  Recursos Humanos, Valores,  Objetivos, ETC AMBIENTE  INTERNO  FORÇAS E FRAQUEZAS
2.   Análise do Ambiente  EXTERNO ,[object Object],FATORES ECONÔMICOS:   inflação, distribuição de renda e taxas de juros influenciam na abertura e sobrevivência do negócio.
2.   Análise do Ambiente  EXTERNO ,[object Object],FATORES TECNOLÓGICOS:   adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar diretamente o negócio. Não se esqueça de recorrer a mídia para atualizar-se. CONCORRÊNCIA :   prever as ações do concorrente. Analise preços, formas de pagamento, divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade, ETC.
2.   Análise do Ambiente  INTERNOS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
   Exemplo de Análise de Ambiente
2.   Definição do Público-Alvo ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
MISSÃO : Ir no Shopping e comprar um par de calças na loja “X” Mulher Homem X Homem * Tempo: 13 m  Custo: 175,00 Mulher Tempo: 3 h 26 m  Custo: R$ 482 ,00 X X E depois ela troca!!!
MULHERES & HOMENS: as exigências e comportamento de cada um.
2.   Definição do Público-Alvo ,[object Object],Demográficos:
2.   Definição do Público-Alvo ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
   Exemplo de Definição de Público Alvo
4.  Definição do Posicionamento de Mercado Qual imagem transmitir ao cliente em relação ao negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
4.  Definição do Posicionamento de Mercado O Posicionamento começa com o produto... Mas não é o que você faz com o produto. Posicionamento é o que você faz na mente do cliente em perspectiva. Ou seja, você posiciona o produto na mente do comprador potencial.” Al Ries e Jack Trout (1987)
   Exemplo
5.   DEFINIÇÃO DA MARCA MARCA:   é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa.  LOGOMARCA:   Geralmente, é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem da sua empresa . SLOGAN:   frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com freqüência, sempre seguindo fielmente o posicionamento da empresa.
5.   DEFINIÇÃO DA MARCA Ao criar a marca, é importante que se faça a pesquisa e o registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial: www.inpi.gov.br.  Ambos podem ser feitos diretamente no INPI ou por advogados especializados, escritórios habilitados ou por agentes de propriedade industrial. Exportação de produtos é preciso proteger a marca registrando- a em países onde se pretende fazer negócio.
5.   DEFINIÇÃO DA MARCA Identidade da empresa na Internet. Poderá registrar o domínio – endereço eletrônico da empresa – para resguardá-lo antes que outra empresa o faça.  Existem diversos sites que realizam o registro do domínio a partir de uma taxa anual. Basta realizar a pesquisa para saber se o domínio está disponível. A criação de uma  home page  dependerá do seu público-alvo e do seu tipo de negócio. Se os clientes possuem o hábito – atual ou futuro – de acessar a internet, talvez seja interessante para o seu negócio. O registro do domínio pode ser realizado no: www.registro.br www.fapesp.org ou em outros sites relacionados.
5.   DEFINIÇÃO DA MARCA O que faz uma marca valer muito é conquistar a confiança do consumidor. Quanto mais está presente na casa e na mente do consumidor, mais ela vende e mais ela vale.
   5. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. OBJETIVOS:  declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. METAS:  mais específicas e essenciais para o plano.
   5. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS SMART S  = (Specific) Específicos   –  A meta precisa ser colocada em termos claros e concisos. Não deixando margem a interpretações equivocadas. Permite visualizar o que desejamos atingir. M  = (Measurable) Mensuráveis –  A meta deverá conter um conjunto de fatores colocados numericamente, que permitam a avaliação futura dos resultados. A  = (Attainable) Atingível -  Avaliação do que é possível realizar em bases concretas. Nem sempre o que se deseja é possível, ou o possível, desejável.  R  = (Realistic) Relevante –  Aciona o movimento. Representa um desafio. Algo em que valha a pena colocar sua energia.  T  = (Time-Bound) Temporal -  A meta deve ser fundamentada dentro de um período de tempo. a meta deverá ter um prazo definido para ser realizada. inseri-la dentro de um prazo, meta.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],5.  Exemplo  DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS
Permite definir como a empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado para que obtenha vantagens sobre a concorrência. 7.  Definição das Estratégias de Marketing São decisões ncessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, são combinados simultaneamente.
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing PRODUTO Bem tangível (produto) ou intangível (serviço) É o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor. Para que os produtos possam ser mais atrativos, mais competitivos e encantar mais o cliente, muitos deles são ofertados com benefícios extras, como garantia, entrega gratuita, instalação gratuita, embalagens diferenciadas, etc.
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing
7.  Definição das Estratégias de Marketing PREÇO É quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa.
7.  Definição das Estratégias de Marketing PREÇO Fatores Determinantes  1.  POSICIONAMENTO 2.  OBJETIVOS 3.  DEFINIÇÃO DE PREÇOS DE NOVOS PRODUTOS
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing PRAÇA Como o produto será colocado a disposição do seu cliente. Localização e estrutura adequadas, canais de distribuição, relação com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita.  O tipo do negócio determinará todos os aspectos relevantes a esse elemento.
7.  Definição das Estratégias de Marketing PRAÇA As ações de marketing devem ser realizadas para o usuário final e também para todo o canal. O ideal é que se utilize ações de marketing para o canal do qual participa e para os usuários finais, possibilitando um maior resultado nas vendas.
7.  Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Estimula a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos dos clientes. A informação a ser repassada deve basear-se nas necessidades do clientes e através dos corretos canais de comunicação.  A chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.
7.  Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO A promoção possui  3  objetivos: 1.  Informar a existência dos produtos/serviços e de suas vantagens; 2.  Informar onde e como obter esses serviços; 3.  Lembrar da existência dos produtos/serviços oferecidos. As diversas formas de comunicação de marketing são cruciais na criação da consciência da marca e para estabelecer identidades de marcas positivas tornando os produtos e serviços ofertados desejáveis.
7.  Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Tipos de Promoção: Venda pessoal:  possibilita comunicação de pessoa a pessoa na qual um vendedor atende clientes visando influenciar suas opções de compra. Podem ser realizadas Propaganda:  é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa. Com a escolha da  mídia certa , pode influenciar diretamente as intenções de compra dos consumidores
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Os principais veículos de comunicação e alguns de pontos fortes e fracos:
7.  Definição das Estratégias de Marketing ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
7.  Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Algumas Estratégias Promocionais:
7.  Definição das Estratégias de Marketing CUIDADO ! Uma campanha que não estiver de acordo com o seu mercado, pode prejudicar a confiança do cliente e abalar a confiabilidade do seu produto. Não se esqueça que cada cliente é um garoto propaganda da sua empresa ou produto. Seja criterioso na sua divulgação.
7.  Definição das Estratégias de Marketing PESSOAS As pessoas são essenciais para o bom andamento do negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento. Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. Demonstre interesse pelo bem estar de seus funcionários. Incentive a participação, crie um ambiente favorável à reclamações e sugestões.  Elogie os que merecem em público, mas seja reservado com os que merecem ser chamada a atenção.
2ª Etapa:   IMPLEMENTAÇÃO É o processo de executar as estratégias de  marketing, que assegurarão a realização dos objetivos de marketing. O sucesso da implementação do Plano de Marketing depende de um bom planejamento, da conscientização e do envolvimento dos funcionários.
2ª Etapa:   IMPLEMENTAÇÃO É preciso traçar um  PLANO DE AÇÃO  composto dos seguintes itens: 1.  AÇÕES   (O QUE) 2.  PERÍODO   (QUANDO) 3.  PROCEDIMENTO   (COMO) 4.  RESPONSÁVEL   (QUEM) 5.  CUSTO   ESTIMADO   (QUANTO)
2ª Etapa:   IMPLEMENTAÇÃO Exemplo de um Plano de Ação, a partir das estratégias já definidas, por ordem de prioridade e orçamento:
2ª Etapa:   IMPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTO:  é importante levantar valores reais para se ter dados reais no seu Plano de Marketing.  Não se esqueça de levantar todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa.
3ª Etapa:   AVALIAÇÃO E CONTROLE A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o real, garantindo sua eficácia. Devem ser feitos  antes ,  durante  e  após  a implementação do Plano. Os Controles de Marketing geralmente utilizados são compostos por  Ações Corretivas  e  Preventivas .
3ª Etapa:   AVALIAÇÃO E CONTROLE ALGUMAS AÇÕES DE CONTROLE DE MARKETING Antes   da Implementação do Plano de Marketing:  treinamento e seleção de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e alocação de recursos humanos e financeiros. Durante   a Implementação do Plano : avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna, comprometimento da equipe. Garantir que os resultados das ações de marketing estejam compatíveis com o previsto nos objetivos de marketing:  a partir de padrões de desempenho como:   vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],www.ba.sebrae.com.br

Contenu connexe

Tendances

Questões multipla escolha segmentação
Questões multipla escolha segmentaçãoQuestões multipla escolha segmentação
Questões multipla escolha segmentaçãoMoises Ribeiro
 
Analise da viabilidade economica de projetos
Analise da viabilidade economica de projetosAnalise da viabilidade economica de projetos
Analise da viabilidade economica de projetosLuiza Emanuelle
 
Marketing estratégico
Marketing estratégicoMarketing estratégico
Marketing estratégicoADM Soluções
 
Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05
Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05
Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05Aristides Faria
 
Introdução ao marketing
Introdução ao marketingIntrodução ao marketing
Introdução ao marketingThayse Beckner
 
Conceito e Princípios de Marketing
Conceito e Princípios de MarketingConceito e Princípios de Marketing
Conceito e Princípios de MarketingRobson Costa
 
Plano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas
Plano de Marketing para Pequenas e Médias EmpresasPlano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas
Plano de Marketing para Pequenas e Médias EmpresasAlexandre Grolla
 
Mix de Marketing - Produto - Parte I
Mix de Marketing - Produto - Parte IMix de Marketing - Produto - Parte I
Mix de Marketing - Produto - Parte IRobson Costa
 
Comunicação integrada de marketing
Comunicação integrada de marketingComunicação integrada de marketing
Comunicação integrada de marketingAna Paula Rodrigues
 
Plano de Comunicação e Relacionamento | Monsanto
Plano de Comunicação e Relacionamento | MonsantoPlano de Comunicação e Relacionamento | Monsanto
Plano de Comunicação e Relacionamento | MonsantoDiego Marmo
 
Análise de consumidores e mercados aula 4
Análise de consumidores e mercados  aula 4Análise de consumidores e mercados  aula 4
Análise de consumidores e mercados aula 4Enrico Trevisan
 

Tendances (20)

Questões multipla escolha segmentação
Questões multipla escolha segmentaçãoQuestões multipla escolha segmentação
Questões multipla escolha segmentação
 
Mix de Marketing
Mix de MarketingMix de Marketing
Mix de Marketing
 
Analise da viabilidade economica de projetos
Analise da viabilidade economica de projetosAnalise da viabilidade economica de projetos
Analise da viabilidade economica de projetos
 
Marketing estratégico
Marketing estratégicoMarketing estratégico
Marketing estratégico
 
Planejamento Publicitário e Mídia
Planejamento Publicitário e MídiaPlanejamento Publicitário e Mídia
Planejamento Publicitário e Mídia
 
Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05
Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05
Organização de Eventos (I): aulas 04 e 05
 
Introdução ao marketing 2012_01
Introdução ao marketing 2012_01Introdução ao marketing 2012_01
Introdução ao marketing 2012_01
 
Introdução ao marketing
Introdução ao marketingIntrodução ao marketing
Introdução ao marketing
 
Conceito e Princípios de Marketing
Conceito e Princípios de MarketingConceito e Princípios de Marketing
Conceito e Princípios de Marketing
 
Plano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas
Plano de Marketing para Pequenas e Médias EmpresasPlano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas
Plano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas
 
Fundamentos de Marketing
Fundamentos de MarketingFundamentos de Marketing
Fundamentos de Marketing
 
Marketing Pessoal
Marketing PessoalMarketing Pessoal
Marketing Pessoal
 
Mix de Marketing - Produto - Parte I
Mix de Marketing - Produto - Parte IMix de Marketing - Produto - Parte I
Mix de Marketing - Produto - Parte I
 
Comunicação integrada de marketing
Comunicação integrada de marketingComunicação integrada de marketing
Comunicação integrada de marketing
 
Pesquisa De Mercado
Pesquisa De MercadoPesquisa De Mercado
Pesquisa De Mercado
 
Gestão de Marketing
Gestão de MarketingGestão de Marketing
Gestão de Marketing
 
Plano de Comunicação e Relacionamento | Monsanto
Plano de Comunicação e Relacionamento | MonsantoPlano de Comunicação e Relacionamento | Monsanto
Plano de Comunicação e Relacionamento | Monsanto
 
COMO É QUE SE FAZ UM PLANO DE COMUNICAÇÃO?
COMO É QUE SE FAZ UM PLANO DE COMUNICAÇÃO? COMO É QUE SE FAZ UM PLANO DE COMUNICAÇÃO?
COMO É QUE SE FAZ UM PLANO DE COMUNICAÇÃO?
 
Análise de consumidores e mercados aula 4
Análise de consumidores e mercados  aula 4Análise de consumidores e mercados  aula 4
Análise de consumidores e mercados aula 4
 
O que é branding?
O que é branding?O que é branding?
O que é branding?
 

Similaire à Como elaborar um plano de marketing 1

Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02
Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02
Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02Thaís .Braz
 
Apostila plano de marketingmkt001.v1.2
Apostila plano de marketingmkt001.v1.2Apostila plano de marketingmkt001.v1.2
Apostila plano de marketingmkt001.v1.2webone
 
Jonathan Becker - Marketing Corporativo
Jonathan Becker - Marketing CorporativoJonathan Becker - Marketing Corporativo
Jonathan Becker - Marketing CorporativoJonathan Becker
 
Curso Desenvolvimento e Motivação de Vendedores
Curso Desenvolvimento e Motivação de VendedoresCurso Desenvolvimento e Motivação de Vendedores
Curso Desenvolvimento e Motivação de VendedoresMilton R. Almeida
 
Parte 1 - plano de markerting
Parte 1 -  plano de markertingParte 1 -  plano de markerting
Parte 1 - plano de markertingRogerio Campos
 
03 Planejamento De Prop
03 Planejamento De Prop03 Planejamento De Prop
03 Planejamento De Proplia.lvo
 
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGA VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGRodrigo de Oliveira
 
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08Sérgio Oliveira
 
Marketing empreendedor
Marketing empreendedorMarketing empreendedor
Marketing empreendedorMiguel Macedo
 
PlanejamentoestratéGico
PlanejamentoestratéGicoPlanejamentoestratéGico
PlanejamentoestratéGicocesar
 
Planejamento de branding
Planejamento de  brandingPlanejamento de  branding
Planejamento de brandingpaxeconomica
 
Modulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptx
Modulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptxModulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptx
Modulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptxthiago barbosa da silva
 

Similaire à Como elaborar um plano de marketing 1 (20)

Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02
Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02
Comoelaborarumplanodemarketing1 110201204904-phpapp02
 
Apostila plano de marketingmkt001.v1.2
Apostila plano de marketingmkt001.v1.2Apostila plano de marketingmkt001.v1.2
Apostila plano de marketingmkt001.v1.2
 
Comunicação Empresarial
Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial
Comunicação Empresarial
 
Planejamento de marketing #1
Planejamento de marketing #1Planejamento de marketing #1
Planejamento de marketing #1
 
Jonathan Becker - Marketing Corporativo
Jonathan Becker - Marketing CorporativoJonathan Becker - Marketing Corporativo
Jonathan Becker - Marketing Corporativo
 
Curso Desenvolvimento e Motivação de Vendedores
Curso Desenvolvimento e Motivação de VendedoresCurso Desenvolvimento e Motivação de Vendedores
Curso Desenvolvimento e Motivação de Vendedores
 
Parte 1 - plano de markerting
Parte 1 -  plano de markertingParte 1 -  plano de markerting
Parte 1 - plano de markerting
 
03 Planejamento De Prop
03 Planejamento De Prop03 Planejamento De Prop
03 Planejamento De Prop
 
Aula 03 empreendedorismo
Aula 03 empreendedorismoAula 03 empreendedorismo
Aula 03 empreendedorismo
 
Marketing de Varejo
Marketing de VarejoMarketing de Varejo
Marketing de Varejo
 
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGA VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
 
Aula Gerência De Marketing
Aula Gerência De MarketingAula Gerência De Marketing
Aula Gerência De Marketing
 
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
 
Mídia para iniciantes imagens
Mídia para iniciantes   imagensMídia para iniciantes   imagens
Mídia para iniciantes imagens
 
Marketing empreendedor
Marketing empreendedorMarketing empreendedor
Marketing empreendedor
 
PlanejamentoestratéGico
PlanejamentoestratéGicoPlanejamentoestratéGico
PlanejamentoestratéGico
 
Planejamento de branding
Planejamento de  brandingPlanejamento de  branding
Planejamento de branding
 
Modulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptx
Modulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptxModulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptx
Modulo II Parte 3 Plano de Negócio Parte 3 de seu passo passo .pptx
 
Plano Marketing
Plano Marketing Plano Marketing
Plano Marketing
 
Plano Marketing
Plano MarketingPlano Marketing
Plano Marketing
 

Dernier

Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobreAULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobremaryalouhannedelimao
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdfBlendaLima1
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......suporte24hcamin
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOAulasgravadas3
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimentoBNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimentoGentil Eronides
 

Dernier (20)

Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobreAULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimentoBNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
 

Como elaborar um plano de marketing 1

  • 2. MARKETING pode ser definido como: "...O processo de conquistar e manter clientes". (Theodore Levitt) " Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca".( Kotler) A empresa que segue as diretrizes do marketing , produz o que o cliente quer e não tenta vender o que produz.
  • 3. “ Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu futuro é administrar informações.” Marion Harper Jr.
  • 4. Como elaborar um Plano de Markentig?
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10. 2. Análise do Ambiente Análise FOFA ou SWOT
  • 11. 2. Análise do Ambiente Concorrentes Consumidores Fatores: Políticos, Econômicos, Sociais, Legais, Tecnológicos, ETC AMBIENTE EXTERNO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Bom ou o mau funcionamento, Equipamentos disponíveis, Tecnologia, Recursos financeiros Recursos Humanos, Valores, Objetivos, ETC AMBIENTE INTERNO FORÇAS E FRAQUEZAS
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15. Exemplo de Análise de Ambiente
  • 16.
  • 17. MISSÃO : Ir no Shopping e comprar um par de calças na loja “X” Mulher Homem X Homem * Tempo: 13 m Custo: 175,00 Mulher Tempo: 3 h 26 m Custo: R$ 482 ,00 X X E depois ela troca!!!
  • 18. MULHERES & HOMENS: as exigências e comportamento de cada um.
  • 19.
  • 20.
  • 21. Exemplo de Definição de Público Alvo
  • 22. 4. Definição do Posicionamento de Mercado Qual imagem transmitir ao cliente em relação ao negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
  • 23. 4. Definição do Posicionamento de Mercado O Posicionamento começa com o produto... Mas não é o que você faz com o produto. Posicionamento é o que você faz na mente do cliente em perspectiva. Ou seja, você posiciona o produto na mente do comprador potencial.” Al Ries e Jack Trout (1987)
  • 24. Exemplo
  • 25. 5. DEFINIÇÃO DA MARCA MARCA: é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa. LOGOMARCA: Geralmente, é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem da sua empresa . SLOGAN: frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com freqüência, sempre seguindo fielmente o posicionamento da empresa.
  • 26. 5. DEFINIÇÃO DA MARCA Ao criar a marca, é importante que se faça a pesquisa e o registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial: www.inpi.gov.br. Ambos podem ser feitos diretamente no INPI ou por advogados especializados, escritórios habilitados ou por agentes de propriedade industrial. Exportação de produtos é preciso proteger a marca registrando- a em países onde se pretende fazer negócio.
  • 27. 5. DEFINIÇÃO DA MARCA Identidade da empresa na Internet. Poderá registrar o domínio – endereço eletrônico da empresa – para resguardá-lo antes que outra empresa o faça. Existem diversos sites que realizam o registro do domínio a partir de uma taxa anual. Basta realizar a pesquisa para saber se o domínio está disponível. A criação de uma home page dependerá do seu público-alvo e do seu tipo de negócio. Se os clientes possuem o hábito – atual ou futuro – de acessar a internet, talvez seja interessante para o seu negócio. O registro do domínio pode ser realizado no: www.registro.br www.fapesp.org ou em outros sites relacionados.
  • 28. 5. DEFINIÇÃO DA MARCA O que faz uma marca valer muito é conquistar a confiança do consumidor. Quanto mais está presente na casa e na mente do consumidor, mais ela vende e mais ela vale.
  • 29. 5. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. OBJETIVOS: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. METAS: mais específicas e essenciais para o plano.
  • 30. 5. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS SMART S = (Specific) Específicos – A meta precisa ser colocada em termos claros e concisos. Não deixando margem a interpretações equivocadas. Permite visualizar o que desejamos atingir. M = (Measurable) Mensuráveis – A meta deverá conter um conjunto de fatores colocados numericamente, que permitam a avaliação futura dos resultados. A = (Attainable) Atingível - Avaliação do que é possível realizar em bases concretas. Nem sempre o que se deseja é possível, ou o possível, desejável. R = (Realistic) Relevante – Aciona o movimento. Representa um desafio. Algo em que valha a pena colocar sua energia. T = (Time-Bound) Temporal - A meta deve ser fundamentada dentro de um período de tempo. a meta deverá ter um prazo definido para ser realizada. inseri-la dentro de um prazo, meta.
  • 31.
  • 32. Permite definir como a empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado para que obtenha vantagens sobre a concorrência. 7. Definição das Estratégias de Marketing São decisões ncessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, são combinados simultaneamente.
  • 33.
  • 34. 7. Definição das Estratégias de Marketing PRODUTO Bem tangível (produto) ou intangível (serviço) É o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor. Para que os produtos possam ser mais atrativos, mais competitivos e encantar mais o cliente, muitos deles são ofertados com benefícios extras, como garantia, entrega gratuita, instalação gratuita, embalagens diferenciadas, etc.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39.
  • 40. 7. Definição das Estratégias de Marketing
  • 41. 7. Definição das Estratégias de Marketing PREÇO É quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa.
  • 42. 7. Definição das Estratégias de Marketing PREÇO Fatores Determinantes 1. POSICIONAMENTO 2. OBJETIVOS 3. DEFINIÇÃO DE PREÇOS DE NOVOS PRODUTOS
  • 43.
  • 44. 7. Definição das Estratégias de Marketing PRAÇA Como o produto será colocado a disposição do seu cliente. Localização e estrutura adequadas, canais de distribuição, relação com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita. O tipo do negócio determinará todos os aspectos relevantes a esse elemento.
  • 45. 7. Definição das Estratégias de Marketing PRAÇA As ações de marketing devem ser realizadas para o usuário final e também para todo o canal. O ideal é que se utilize ações de marketing para o canal do qual participa e para os usuários finais, possibilitando um maior resultado nas vendas.
  • 46. 7. Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Estimula a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos dos clientes. A informação a ser repassada deve basear-se nas necessidades do clientes e através dos corretos canais de comunicação. A chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.
  • 47. 7. Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO A promoção possui 3 objetivos: 1. Informar a existência dos produtos/serviços e de suas vantagens; 2. Informar onde e como obter esses serviços; 3. Lembrar da existência dos produtos/serviços oferecidos. As diversas formas de comunicação de marketing são cruciais na criação da consciência da marca e para estabelecer identidades de marcas positivas tornando os produtos e serviços ofertados desejáveis.
  • 48. 7. Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Tipos de Promoção: Venda pessoal: possibilita comunicação de pessoa a pessoa na qual um vendedor atende clientes visando influenciar suas opções de compra. Podem ser realizadas Propaganda: é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa. Com a escolha da mídia certa , pode influenciar diretamente as intenções de compra dos consumidores
  • 49.
  • 50. 7. Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Os principais veículos de comunicação e alguns de pontos fortes e fracos:
  • 51.
  • 52. 7. Definição das Estratégias de Marketing PROMOÇÃO Algumas Estratégias Promocionais:
  • 53. 7. Definição das Estratégias de Marketing CUIDADO ! Uma campanha que não estiver de acordo com o seu mercado, pode prejudicar a confiança do cliente e abalar a confiabilidade do seu produto. Não se esqueça que cada cliente é um garoto propaganda da sua empresa ou produto. Seja criterioso na sua divulgação.
  • 54. 7. Definição das Estratégias de Marketing PESSOAS As pessoas são essenciais para o bom andamento do negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento. Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. Demonstre interesse pelo bem estar de seus funcionários. Incentive a participação, crie um ambiente favorável à reclamações e sugestões. Elogie os que merecem em público, mas seja reservado com os que merecem ser chamada a atenção.
  • 55. 2ª Etapa: IMPLEMENTAÇÃO É o processo de executar as estratégias de marketing, que assegurarão a realização dos objetivos de marketing. O sucesso da implementação do Plano de Marketing depende de um bom planejamento, da conscientização e do envolvimento dos funcionários.
  • 56. 2ª Etapa: IMPLEMENTAÇÃO É preciso traçar um PLANO DE AÇÃO composto dos seguintes itens: 1. AÇÕES (O QUE) 2. PERÍODO (QUANDO) 3. PROCEDIMENTO (COMO) 4. RESPONSÁVEL (QUEM) 5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO)
  • 57. 2ª Etapa: IMPLEMENTAÇÃO Exemplo de um Plano de Ação, a partir das estratégias já definidas, por ordem de prioridade e orçamento:
  • 58. 2ª Etapa: IMPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTO: é importante levantar valores reais para se ter dados reais no seu Plano de Marketing. Não se esqueça de levantar todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa.
  • 59. 3ª Etapa: AVALIAÇÃO E CONTROLE A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o real, garantindo sua eficácia. Devem ser feitos antes , durante e após a implementação do Plano. Os Controles de Marketing geralmente utilizados são compostos por Ações Corretivas e Preventivas .
  • 60. 3ª Etapa: AVALIAÇÃO E CONTROLE ALGUMAS AÇÕES DE CONTROLE DE MARKETING Antes da Implementação do Plano de Marketing: treinamento e seleção de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e alocação de recursos humanos e financeiros. Durante a Implementação do Plano : avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna, comprometimento da equipe. Garantir que os resultados das ações de marketing estejam compatíveis com o previsto nos objetivos de marketing: a partir de padrões de desempenho como: vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.
  • 61.
  • 62.