Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Condições que permitem a existência de vida na terra

  • Soyez le premier à commenter

Condições que permitem a existência de vida na terra

  1. 1. 1 A1 A Terra no Sistema Solar Condições que permitem a existência de vida na Terra
  2. 2. 2 A Via Láctea é uma galáxia constituída por milhões de estrelas, planetas, gases, poeiras e uma infinidade de outros corpos celestes. Via Láctea Sistema Solar Terra A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, que pertence à galáxia Via Láctea. O Sistema Solar é formado por uma estrela, o Sol, e por oito planetas principais, Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Marte Terra Vénus Mercúrio Sol Júpiter Saturno Úrano Neptuno Cometa Cintura de asteroides
  3. 3. 3 A2 Condições da Terra favoráveis à vida Descobertos 2 planetas semelhantes à Terra e onde pode existir vida Atividade Manual pág.14 Distância ao Sol - A Terra recebe o calor do Sol na medida certa para permitir a existência de água no estado líquido. Zona de água estado líquido Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Massa do planeta - A massa da Terra é responsável pela sua gravidade. Esta é suficiente para atrair e reter uma atmosfera que envolve todo o planeta.
  4. 4. 4 Evaporação Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração Precipitação Fluxo água subterrânea Água - A existência de água em abundância é condição necessária para a manutenção da vida tal como a conhecemos. A atmosfera protege contra radiações nocivas (como os raios UV, filtrados pelo ozono), regula a temperatura do planeta (pelo efeito de estufa, influenciado pela concentração de dióxido de carbono) e intervém em muitos processos químicos, físicos e biológicos. Espaço Atmosfera Atmosfera - É formada por azoto, oxigénio, dióxido de carbono, vapor de água e outros gases.
  5. 5. 5 Biodiversidade – A quantidade e diversidade de seres vivos é uma característica exclusiva da Terra devido à temperatura favorável e à existência de água no estado líquido. Rochas e solo – A litosfera é a camada sólida formada por rochas e solo que constitui um suporte para a fixação dos seres vivos. A3 Evolução da atmosfera
  6. 6. 6 Zona de água estado líquido Sol Mercúrio Vénus Terra Marte A atmosfera sofreu transformações ao longo do tempo geológico. Tornou-se mais transparente, aumentando a luminosidade solar. A quantidade de dióxido de carbono tornou-se residual e a temperatura global baixou. Com o aparecimento dos seres fotossintéticos, a atmosfera foi enriquecida em oxigénio.
  7. 7. 7 O enriquecimento da atmosfera em oxigénio levou à formação da camada de ozono, que filtrou as radiações solares nocivas e permitiu a conquista do meio terrestre. Evolução das percentagens de gases atmosféricos
  8. 8. 8 Composição da atmosfera atual Sol 21% Oxigénio 1% Dióxido de carbono, vapor de água e gases raros 78% Azoto Emissão de grandes quantidades de metano para a atmosfera. Enriquecimento da atmosfera em oxigénio. Retirada de dióxido de carbono da atmosfera. Emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono. Enriquecimento da atmosfera em oxigénio. Retirada de dióxido de carbono da atmosfera. Captura de azoto da atmosfera. Emissão de azoto para a atmosfera. Emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono.
  9. 9. 9 A evolução da atmosfera é influenciada pelos seres vivos. As atividades humanas produzem um impacte crescente e global na atmosfera com consequências ainda difíceis de prever. O dióxido de carbono também resulta da respiração dos seres vivos, mas, sobretudo, das atividades humanas que injetam toneladas diárias deste gás na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis e de incêndios.
  10. 10. 10 Organização da atmosfera terrestre em camadas A4 O efeito de estufa e a vida na Terra
  11. 11. 11 Dióxido de carbono (CO2) Vapor de água (H2O) Metano (CH4) Calor retido pela atmosfera Calor libertado para o Espaço Sol Efeito de estufa A presença de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água, com capacidade para reter calor, tornou a superfície da Terra num lugar confortável para a vida. Este fenómeno designa-se efeito de estufa.
  12. 12. 12 O efeito de estufa, quando decorre de processos naturais, é responsável por uma retenção moderada de calor, sendo indispensável à sobrevivência da vida na Terra. A estufa corresponde à Terra. As paredes transparentes correspondem aos gases da atmosfera com efeito de estufa.
  13. 13. 13 Atividade Manual pág.18 Manual pág.36 ex. 1 a 5 C.A. Ficha 1

×