SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  26
O que foi o Iluminismo ?
O iluminismo foi um movimento literário do século XVIII em que os escritores se baseavam na crença de uma inspiração no sobrenatural.A democracia e o liberalismo modernos assim como a renovação Industrial tiveram intima relação com o iluminismo. A revolução francesa foi sua principal expressão no plano político e seus representantes são:Hume,Goethe,Voltaire,Diderot,Montesq… os enciclopedistas.No Brasil o iluminismo repercurtiu na Inconfidência Mineira e noutros movimentos pela independencia.
A crítica Iluminista As críticas do movimento contra o Antigo Regime eram voltadas para os aspectos sobre mercantilismo,  absolutismo monárquico, e poder da igreja.
O que é o liberalismo ?  ‘’ O liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.’’
Locke e o Liberalismo Político
John Locke, foi o “Pai do liberalismo político”. Locke recebe esse título pois ele publicou seu “Dois Tratados sobre Governo”, que havia escrito, ou vinha escrevendo, há vários anos – provavelmente desde que passou a ser Secretário do Duque de Shaftesbury. Locke defendia a tese de que o ser humano é naturalmente livre. Na ausência de governo, reina a liberdade. O que caracteriza, portanto, o chamado “estado da natureza” é a liberdade, não a guerra de todos contra todos.
Locke reconhecia, porém, que, na ausência de governo, ou seja, no “estado da natureza”, a liberdade de alguns – exatamente os mais fracos, os menos poderosos — não fica protegida. Defende, portanto, a existência do governo, desde que este tenha, como finalidade precípua, a garantia da liberdade de todos – ou seja, a defesa dos direitos naturais básicos que todo indivíduo possui. A teoria política liberal proposta por Locke tem, portanto, um primeiro contraponto: o anarquismo, representado pela alternativa, sempre possível, de uma sociedade sem governo (o chamado estado da natureza). Contra essa alternativa, Locke defende a tese da necessidade de uma sociedade civil, ou seja, de uma sociedade com governo – ou, em outras palavras, de uma sociedade política.
Voltaire e a liberdade ao pensamento
Voltaire  defendia a liberdade ao pensamento.  Destacou-se pelas críticas ao clero católico, à intolerância religiosa e à prepotência dos poderosos.  Voltaire difundiu o conhecimento e filosofia. Suas obras foram muito lidas. Ele comenta outros autores e dá sua opinião. Torna claro os complexos sistemas filosóficos, pois é inteligente e escreve bem. O ceticismo de Voltaire é uma atitude espiritual.
Montesquieu e a divisão dos poderes
A Teoria da Separação dos Poderes ou da Tripartição dos Poderes do Estado é uma teoria de ciência política desenvolvida pelos filósofos gregos Aristóteles e Platão. Ela foi exposta de forma coerente e sistematizada pela primeira vez pelo filósofo iluminista Montesquieu, no seu livro “O Espírito das Leis” (1748), que visou moderar o Poder do Estado dividindo-o em funções e dando competências a seus diferentes órgãos. As idéias de Montesquieu foram influenciadas principalmente pelas teses de John Locke, lançadas cerca de cem anos antes.
No “Espírito das Leis”, Montesquieu analisa as relações que as leis têm com a natureza e os princípios de cada governo, desenvolvendo a teoria de governo que alimenta as idéias do constitucionalismo. Neste, busca-se distribuir a autoridade, de modo a evitar o arbítrio e a violência. Tais idéias se encaminham para a melhor definição da separação dos poderes, ainda hoje um dos pilares do exercício do poder democrático. Ele descreveu cuidadosamente a separação dos poderes em Executivo, Judiciário eLegislativo, trabalho que influenciou os elaboradores da Constituição dos Estados Unidos. 
Diderot, D'Alembert e o enciclopedismo
Enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural desmembrado do Ilustracionismo, desenvolvido na França e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão. Foi impulsionado por Voltaire, Diderot e d'Alembert.  Através desse movimento buscou-se desenvolver uma enciclopédia, no que se resumiria o pensamento ilustrado da época, ou seja, todo o saber de seu tempo, e que se denominou Enciclopédia.
Denis Diderot 
 Denis Diderot nasceu em Langres no dia 5 de Outubro de 1713 e morreu em  Paris no dia  31 de Julho de 1784.  Foi um filósofo e escritor francês, graduado em Artes.  A primeira peça relevante da sua carreira literária é Lettressurlesaveugles a l’usage de ceuxquivoient (Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que vêem)  Escreveu ainda Dictionnaireraisonnédessciences, desartsetdesmétiers (Dicionário razoado das ciências, artes e ofícios).  Mas a sua obra prima é a edição da Encyclopédie (1750-1772) onde reportou todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época. Demorou 21 anos para ser editada.
Jean Le Rond d'Alembert 
Jean Le Rond d'Alembert  nasceu no dia 17 de novembro em Paris. Foi um filósofo, matemático e físico francês, que participou na edição da Encyclopédie.  Durante sua vida, d’Alembert participou ativamente das duas academias, contribuído com suas diversas descobertas. Manteve também correspondência com os nomes mais notáveis da época como Voltaire, Rousseau, Euller.   Em 1743, publicou o Traité de Dynamique, que era uma interpretação poderosa da terceira lei de Newton. 
Rousseau e O contrato social
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra (Suíça), no ano de 1712, em uma família de origem francesa. Sua mãe morreu logo após o nascimento, de complicações no parto. Aos dez anos foi abandonado pelo pai, ficando aos cuidados dos tios. Aos dezesseis anos deixou sua cidade natal e viajou por diversos países. Em 1742, radicou-se em Paris, inventou um sistema de notação musical e colaborou com a realização da obra Enciclopédia.
Rousseau é autor da obra “O contrato social” , na qual afirma que o soberano deveria conduzir o Estado de acordo com a vontade do povo.  Somente um estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.  Rousseau se destacou  também como defensor da pequena burguesia.
Influência do Iluminismo na Revolução Francesa
O Iluminismo influenciou a Revolução Francesa com as idéias das luzes, difundidas pelos intelectuais e pensadores dos séculos XVII e XVIII.  Os principais pensadores iluministas foram: John Locke, Montesquieu, Voltaire, Diderot, D’Holbach, D’Alembert e J.J. Rousseau.

Contenu connexe

Tendances (20)

O iluminismo
O iluminismoO iluminismo
O iluminismo
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
O Iluminismo, O Século das Luzes
O Iluminismo, O Século das LuzesO Iluminismo, O Século das Luzes
O Iluminismo, O Século das Luzes
 
Iluminismo
Iluminismo Iluminismo
Iluminismo
 
Iluminismo!
Iluminismo!Iluminismo!
Iluminismo!
 
O ILUMINISMO
O ILUMINISMOO ILUMINISMO
O ILUMINISMO
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Filósofos Iluministas
Filósofos IluministasFilósofos Iluministas
Filósofos Iluministas
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Slide iluminismo
Slide iluminismoSlide iluminismo
Slide iluminismo
 
Iluminismo 2ª ano a
Iluminismo 2ª ano a Iluminismo 2ª ano a
Iluminismo 2ª ano a
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Resumo O Iluminismo
Resumo O IluminismoResumo O Iluminismo
Resumo O Iluminismo
 
Iluminismo
Iluminismo Iluminismo
Iluminismo
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
O Iluminismo Em Portugal Face à Europa
O Iluminismo Em Portugal Face à EuropaO Iluminismo Em Portugal Face à Europa
O Iluminismo Em Portugal Face à Europa
 
A filosofia iluminista
A filosofia iluministaA filosofia iluminista
A filosofia iluminista
 
Iluminismo
Iluminismo Iluminismo
Iluminismo
 

En vedette

O Iluminismo
O IluminismoO Iluminismo
O IluminismoRui Neto
 
Diderot e a arte dramática
Diderot e a arte dramáticaDiderot e a arte dramática
Diderot e a arte dramáticaTaís Ferreira
 
Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa
Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução FrancesaIluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa
Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução FrancesaCarlos Glufke
 
Aula sobre o iluminismo.
Aula sobre o iluminismo.Aula sobre o iluminismo.
Aula sobre o iluminismo.Dênis Ribas
 
Trabalho De Mat. D’Alembert SéRgio
Trabalho De Mat.  D’Alembert SéRgioTrabalho De Mat.  D’Alembert SéRgio
Trabalho De Mat. D’Alembert SéRgioguestf0db3
 
Módulo 4 a filosofia das luzes
Módulo 4   a filosofia das luzesMódulo 4   a filosofia das luzes
Módulo 4 a filosofia das luzesEscoladocs
 
Liu xiaobo powerpoint
Liu xiaobo powerpointLiu xiaobo powerpoint
Liu xiaobo powerpointherois12d
 
SISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTEST
SISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTESTSISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTEST
SISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTESTEscriba Informática
 
www.aulasapoio.com - História - Crise do Sistema Feudal
www.aulasapoio.com - História -  Crise do Sistema Feudalwww.aulasapoio.com - História -  Crise do Sistema Feudal
www.aulasapoio.com - História - Crise do Sistema FeudalAulas Apoio
 
História dos Direitos Civis
História dos Direitos Civis História dos Direitos Civis
História dos Direitos Civis Doug Caesar
 
Costa e silva g vitor
Costa e silva g vitorCosta e silva g vitor
Costa e silva g vitorBethreis
 

En vedette (20)

O Iluminismo
O IluminismoO Iluminismo
O Iluminismo
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Iluminismo II
Iluminismo IIIluminismo II
Iluminismo II
 
Diderot e a arte dramática
Diderot e a arte dramáticaDiderot e a arte dramática
Diderot e a arte dramática
 
Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa
Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução FrancesaIluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa
Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Aula sobre o iluminismo.
Aula sobre o iluminismo.Aula sobre o iluminismo.
Aula sobre o iluminismo.
 
Resumo oiluminismo
Resumo oiluminismoResumo oiluminismo
Resumo oiluminismo
 
Trabalho De Mat. D’Alembert SéRgio
Trabalho De Mat.  D’Alembert SéRgioTrabalho De Mat.  D’Alembert SéRgio
Trabalho De Mat. D’Alembert SéRgio
 
ILUMINISMO
ILUMINISMOILUMINISMO
ILUMINISMO
 
Módulo 4 a filosofia das luzes
Módulo 4   a filosofia das luzesMódulo 4   a filosofia das luzes
Módulo 4 a filosofia das luzes
 
Liu xiaobo powerpoint
Liu xiaobo powerpointLiu xiaobo powerpoint
Liu xiaobo powerpoint
 
Tortura Chinesa
Tortura ChinesaTortura Chinesa
Tortura Chinesa
 
A cidade proibida
A cidade proibidaA cidade proibida
A cidade proibida
 
Denis Diderot
Denis DiderotDenis Diderot
Denis Diderot
 
Montesquieu
MontesquieuMontesquieu
Montesquieu
 
SISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTEST
SISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTESTSISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTEST
SISTEMA PARA TABELIONATO DE PROTESTO | ESCRIBA PROTEST
 
www.aulasapoio.com - História - Crise do Sistema Feudal
www.aulasapoio.com - História -  Crise do Sistema Feudalwww.aulasapoio.com - História -  Crise do Sistema Feudal
www.aulasapoio.com - História - Crise do Sistema Feudal
 
História dos Direitos Civis
História dos Direitos Civis História dos Direitos Civis
História dos Direitos Civis
 
Costa e silva g vitor
Costa e silva g vitorCosta e silva g vitor
Costa e silva g vitor
 

Similaire à iluminismo

Similaire à iluminismo (20)

Iluminismo e Déspotas Esclarecidos
Iluminismo e Déspotas EsclarecidosIluminismo e Déspotas Esclarecidos
Iluminismo e Déspotas Esclarecidos
 
O Iluminismo
O IluminismoO Iluminismo
O Iluminismo
 
O Iluminismo
O Iluminismo  O Iluminismo
O Iluminismo
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Filo 25 tp augusto
Filo 25 tp augustoFilo 25 tp augusto
Filo 25 tp augusto
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Ideias revolucionárias dos séculos XVII e XVIII
Ideias revolucionárias dos séculos XVII e XVIIIIdeias revolucionárias dos séculos XVII e XVIII
Ideias revolucionárias dos séculos XVII e XVIII
 
Resumo iluminismo
Resumo iluminismoResumo iluminismo
Resumo iluminismo
 
O iiLUMINISMO
O iiLUMINISMOO iiLUMINISMO
O iiLUMINISMO
 
Capitulo 10
Capitulo 10Capitulo 10
Capitulo 10
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
Iluminismo e despotismo esclarecido
Iluminismo e despotismo esclarecido  Iluminismo e despotismo esclarecido
Iluminismo e despotismo esclarecido
 
O Iluminismo
O IluminismoO Iluminismo
O Iluminismo
 
historia iluminismo
historia iluminismohistoria iluminismo
historia iluminismo
 
Iluminismo e revoluções inglesas
Iluminismo e revoluções inglesasIluminismo e revoluções inglesas
Iluminismo e revoluções inglesas
 
Iluminismo e despotismo esclarecido
Iluminismo e despotismo esclarecidoIluminismo e despotismo esclarecido
Iluminismo e despotismo esclarecido
 
ILUMINISMO
ILUMINISMOILUMINISMO
ILUMINISMO
 
Liberalismo clássico e contemporâneo
Liberalismo clássico e contemporâneoLiberalismo clássico e contemporâneo
Liberalismo clássico e contemporâneo
 
Filosofia para-o-enem-8ª-semana
Filosofia para-o-enem-8ª-semanaFilosofia para-o-enem-8ª-semana
Filosofia para-o-enem-8ª-semana
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 

Dernier

Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfProgramação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfSamaraLunas
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuisKitota
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 

Dernier (8)

Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfProgramação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 

iluminismo

  • 1. O que foi o Iluminismo ?
  • 2. O iluminismo foi um movimento literário do século XVIII em que os escritores se baseavam na crença de uma inspiração no sobrenatural.A democracia e o liberalismo modernos assim como a renovação Industrial tiveram intima relação com o iluminismo. A revolução francesa foi sua principal expressão no plano político e seus representantes são:Hume,Goethe,Voltaire,Diderot,Montesq… os enciclopedistas.No Brasil o iluminismo repercurtiu na Inconfidência Mineira e noutros movimentos pela independencia.
  • 3. A crítica Iluminista As críticas do movimento contra o Antigo Regime eram voltadas para os aspectos sobre mercantilismo, absolutismo monárquico, e poder da igreja.
  • 4. O que é o liberalismo ? ‘’ O liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.’’
  • 5. Locke e o Liberalismo Político
  • 6. John Locke, foi o “Pai do liberalismo político”. Locke recebe esse título pois ele publicou seu “Dois Tratados sobre Governo”, que havia escrito, ou vinha escrevendo, há vários anos – provavelmente desde que passou a ser Secretário do Duque de Shaftesbury. Locke defendia a tese de que o ser humano é naturalmente livre. Na ausência de governo, reina a liberdade. O que caracteriza, portanto, o chamado “estado da natureza” é a liberdade, não a guerra de todos contra todos.
  • 7.
  • 8. Locke reconhecia, porém, que, na ausência de governo, ou seja, no “estado da natureza”, a liberdade de alguns – exatamente os mais fracos, os menos poderosos — não fica protegida. Defende, portanto, a existência do governo, desde que este tenha, como finalidade precípua, a garantia da liberdade de todos – ou seja, a defesa dos direitos naturais básicos que todo indivíduo possui. A teoria política liberal proposta por Locke tem, portanto, um primeiro contraponto: o anarquismo, representado pela alternativa, sempre possível, de uma sociedade sem governo (o chamado estado da natureza). Contra essa alternativa, Locke defende a tese da necessidade de uma sociedade civil, ou seja, de uma sociedade com governo – ou, em outras palavras, de uma sociedade política.
  • 9. Voltaire e a liberdade ao pensamento
  • 10. Voltaire defendia a liberdade ao pensamento. Destacou-se pelas críticas ao clero católico, à intolerância religiosa e à prepotência dos poderosos. Voltaire difundiu o conhecimento e filosofia. Suas obras foram muito lidas. Ele comenta outros autores e dá sua opinião. Torna claro os complexos sistemas filosóficos, pois é inteligente e escreve bem. O ceticismo de Voltaire é uma atitude espiritual.
  • 11. Montesquieu e a divisão dos poderes
  • 12. A Teoria da Separação dos Poderes ou da Tripartição dos Poderes do Estado é uma teoria de ciência política desenvolvida pelos filósofos gregos Aristóteles e Platão. Ela foi exposta de forma coerente e sistematizada pela primeira vez pelo filósofo iluminista Montesquieu, no seu livro “O Espírito das Leis” (1748), que visou moderar o Poder do Estado dividindo-o em funções e dando competências a seus diferentes órgãos. As idéias de Montesquieu foram influenciadas principalmente pelas teses de John Locke, lançadas cerca de cem anos antes.
  • 13.
  • 14. No “Espírito das Leis”, Montesquieu analisa as relações que as leis têm com a natureza e os princípios de cada governo, desenvolvendo a teoria de governo que alimenta as idéias do constitucionalismo. Neste, busca-se distribuir a autoridade, de modo a evitar o arbítrio e a violência. Tais idéias se encaminham para a melhor definição da separação dos poderes, ainda hoje um dos pilares do exercício do poder democrático. Ele descreveu cuidadosamente a separação dos poderes em Executivo, Judiciário eLegislativo, trabalho que influenciou os elaboradores da Constituição dos Estados Unidos. 
  • 15. Diderot, D'Alembert e o enciclopedismo
  • 16. Enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural desmembrado do Ilustracionismo, desenvolvido na França e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão. Foi impulsionado por Voltaire, Diderot e d'Alembert. Através desse movimento buscou-se desenvolver uma enciclopédia, no que se resumiria o pensamento ilustrado da época, ou seja, todo o saber de seu tempo, e que se denominou Enciclopédia.
  • 18. Denis Diderot nasceu em Langres no dia 5 de Outubro de 1713 e morreu em  Paris no dia  31 de Julho de 1784. Foi um filósofo e escritor francês, graduado em Artes. A primeira peça relevante da sua carreira literária é Lettressurlesaveugles a l’usage de ceuxquivoient (Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que vêem) Escreveu ainda Dictionnaireraisonnédessciences, desartsetdesmétiers (Dicionário razoado das ciências, artes e ofícios). Mas a sua obra prima é a edição da Encyclopédie (1750-1772) onde reportou todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época. Demorou 21 anos para ser editada.
  • 19. Jean Le Rond d'Alembert 
  • 20. Jean Le Rond d'Alembert  nasceu no dia 17 de novembro em Paris. Foi um filósofo, matemático e físico francês, que participou na edição da Encyclopédie. Durante sua vida, d’Alembert participou ativamente das duas academias, contribuído com suas diversas descobertas. Manteve também correspondência com os nomes mais notáveis da época como Voltaire, Rousseau, Euller. Em 1743, publicou o Traité de Dynamique, que era uma interpretação poderosa da terceira lei de Newton. 
  • 21. Rousseau e O contrato social
  • 22. Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra (Suíça), no ano de 1712, em uma família de origem francesa. Sua mãe morreu logo após o nascimento, de complicações no parto. Aos dez anos foi abandonado pelo pai, ficando aos cuidados dos tios. Aos dezesseis anos deixou sua cidade natal e viajou por diversos países. Em 1742, radicou-se em Paris, inventou um sistema de notação musical e colaborou com a realização da obra Enciclopédia.
  • 23.
  • 24. Rousseau é autor da obra “O contrato social” , na qual afirma que o soberano deveria conduzir o Estado de acordo com a vontade do povo. Somente um estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau se destacou também como defensor da pequena burguesia.
  • 25. Influência do Iluminismo na Revolução Francesa
  • 26. O Iluminismo influenciou a Revolução Francesa com as idéias das luzes, difundidas pelos intelectuais e pensadores dos séculos XVII e XVIII. Os principais pensadores iluministas foram: John Locke, Montesquieu, Voltaire, Diderot, D’Holbach, D’Alembert e J.J. Rousseau.