SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  47
 
O papel da agência hoje é fazer que os consumidores queiram passar mais tempo com as marcas. Com o novo mundo em que vivemos, as pessoas estão cada vez menos pré-dispostas a serem interrompidas, portanto ao invés das marcas ficarem interrompendo essas pessoas, elas devem ser tão importantes quanto as coisas que essas pessoas estão interessadas.
Abra os olhos U m modelo que funcionou por mais de 50 anos. Lucro Publicidade Canal de distribuição Vendas
Abra os olhos U m modelo que funcionou por mais de 50 anos. Lucro Publicidade Canal de distribuição Vendas MÍDIA DE MASSA FUNCIONA CADA VEZ MENOS
Abra os olhos 90% das pessoas pulam o comercial.  (Domicílios equipados com DVRs) Em média as pessoas recebem 3000 mensagens publicitárias por dia. 14% das pessoas confiam na propaganda. 78% das pessoas confiam na recomendação de outros consumidores. (Fontes: Eldeman e Nielsen)
Abra os olhos (Fonte: Eldeman 2008) Pesquisa feita com executivos de diversos segmentos. “ Qual a credibilidade de cada meio de informação sobre uma empresa.”
(Fonte: Folha)
Mas que negócio é esse de interactive? Interação Homem X Tecnologia? (Mobile, Bluetooth, Hotsites, TouchScreen, QR Code, iPod, SMS, ... )  Interação Homem X Homem através de uma tecnologia? (Flickr, Twitter, Facebook, Orkut, MSN, E-mail, Blog, ... )
Mas que negócio é esse de interactive? Interação Homem X Tecnologia? (Mobile, Bluetooth, Hotsites, TouchScreen, QR Code, iPod, SMS, ... )  Interação Homem X Homem através de uma tecnologia? (Flickr, Twitter, Facebook, Orkut, MSN, E-mail, Blog, ... )  MUITO ALÉM DA TECNOLOGIA. +
Mas que negócio é esse de interactive? Ação de influência recíproca entre duas ou mais pessoas através de um sistema físico ou digital.  (Dicionário Larousse)
Mas que negócio é esse de interactive? Potencializar a relação Humana de forma que o envolva em uma experiência relevante. Gerar conversação entre público-alvo, marca, produto ou serviço. Próximo slide:
Mas que negócio é esse de interactive? Gerar   conversação ? MONÓLOGO (Receptor Passivo) DIÁLOGO (Receptor Ativo)
Mas que negócio é esse de interactive? Experiência relevante Conversação +
Mas que negócio é esse de interactive? Experiência relevante Conversação E OS MEIOS CONVÊNCIONAIS? +
A internet não vai substituir esses meios, mas eles possuem uma dispersão muito alta. O tempo que disponibilizamos para a TV diminuiu. Uma comunicação interativa possui uma dispersão menor e consequentemente um recall maior. O retorno de investimento do cliente nos meios convencionais acaba sendo tão vantajoso como à 10, 15 anos? Mudança de hábito no consumo de mídia.  (Share of Time)
A internet não vai substituir esses meios, mas eles possuem uma dispersão muito alta. O tempo que disponibilizamos para a TV diminuiu. Uma comunicação interativa possui uma dispersão menor e consequentemente um recall maior. O retorno de investimento do cliente nos meios convencionais acaba sendo tão vantajoso como à 10, 15 anos? Mudança de hábito no consumo de mídia.  (Share of Time) O QUE DEVEMOS FAZER?
Metodologia Como se dividem os consumidores?
Metodologia Como se dividem os consumidores? Nativos digitais
Metodologia Como se dividem os consumidores? Nativos digitais Imigrantes digitais
Metodologia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Metodologia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],A INCLUSÃO DIGITAL EXISTE
Metodologia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Metodologia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],BUSCAR RELEVÂNCIA
Internet 1 a cada 8 casais nos EUA são de pessoas que se conheceram na internet; Existem 200 milhões de usuários na rede MySpace; Se o MySpace fosse um país, seria o 5º maior do mundo; São feitas 31 Bilhões de buscas no Google a cada mês; Em 2006 esse número era de 2,7 bilhões; (Fonte: NetRating 2008)
Internet 1 a cada 8 casais nos EUA são de pessoas que se conheceram na internet; Existem 200 milhões de usuários na rede MySpace; Se o MySpace fosse um país, seria o 5º maior do mundo; São feitas 31 Bilhões de buscas no Google a cada mês; Em 2006 esse número era de 2,7 bilhões; A quem essas pessoas faziam essas perguntas antes do Google? (Fonte: NetRating 2008)
Internet ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Mobile São 150 milhões de celulares ativos no Brasil; Cobertura e penetração muito maior que a Internet; Todas as classes sociais possuem celulares. A penetração nas classes A e B é de 100%, na C é de 70% ou 80% e nas D e E é de 50% Hoje o número de SMS enviados por todo o planeta é maior que a sua população. (Fonte: Mobilepedia)
Curiosidade As crianças brasileiras são as que mais utilizam a internet entre todas as crianças do mundo; As crianças brasileiras são as que mais utilizam celular entre todas as crianças do mundo; (Fonte: Playgronud Digital 2008)
Curiosidade As crianças brasileiras são as que mais utilizam a internet entre todas as crianças do mundo; As crianças brasileiras são as que mais utilizam celular entre todas as crianças do mundo; INCLUSIVE, MAIS QUE AS JAPONESAS ! (Fonte: Playground Digital 2008)
Verbal e Não Verbal Comunicação Verbal do discurso de Barack Obama. Note a ausência da palavra Negro. (Fonte: Many Eyes)
Verbal e Não Verbal Comunicação Não Verbal do discurso de Barack Obama. Gesto típico do Hip Hop, o fist-bump. Próximo slide:
Verbal e Não Verbal Verbal: Conceito, textos, raciocínio da marca. Não Verbal: Relacionamento, emoções, comportamento do consumidor. (TV, RÁDIO, IMPRESSO, OUTDOOR) (PR STUNT, GUERRILHA, EVENTOS, INTERATIVIDADE)
Comunicação por Conteúdo Aproxima  marcas e pessoas ; Conteudo é uma experiência  útil, relevante e divertida ; É quando a linguagem  verbal   se torna  não verbal (livro, evento, revista, jogos).
Comunicação por Conteúdo Aproxima  marcas e pessoas ; Conteudo é uma experiência  útil, relevante e divertida ; É quando a linguagem  verbal   se torna  não verbal (livro, evento, revista, jogos). Experiência é Rei, Conteúdo a Rainha
Comunicação por Conteúdo ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Comunicação por Conteúdo S e a marca tem tudo pra virar conteúdo, na web conteúdo tem tudo para virar serviço. Marketing e Endomarketing Internet Intranet
Mídias Sociais Milhões de brasileiros estão on-line. Mas internet não é mídia de massa.
Mídias Sociais ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Mídias Sociais ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Respeite as regras do ambiente.
Mídias Sociais Os assuntos negativos circulam mais que os positivos. A censura na internet provoca indignação coletiva, não tente censurar um conteúdo negativo. É necessário manter um plano de gerenciamento do crise.
Mídias Sociais EA Games e sua resposta à uma mensagem negativa. Próximo slide:
ARG (Alternate Reality Game) É um tipo de jogo que combina as situações com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa. Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogo desenvolve-se a partir de sites, e-mails, telefonemas, entre outros meios de comunicação.
ARG (Alternate Reality Game) Casuais:  Representam a maior parte da audiência, com um modesto nível de interação que acontece primariamente online. Eles seguem um guia que o ajudam a participar da experiência. Ativos:  Representam a audiência média de um ARG, com um nível significante de interação online e offline. Eles seguem a experiência a sua maneira, no ritmo que desejam. Entusiastas:  Representam o topo da audiência, com o mesmo nível de interação online e offline. São profundamente engajados com a experiência e geradores de conteúdo dentro de sua comunidade.
Realidade Aumentada É uma interface de integração do mundo real com elementos virtuais em tempo real. A informação tridimensional interativa proporcionada pela Realidade Aumentada possibilita uma imersão quase que total no plano virtual. Através deste alto índice de imersão, a duração do tempo de consumo da informação é expandida. Utilizar Realidade Aumentada com fins comerciais é uma boa maneira de entreter o usuário por mais tempo e tangibilizar a compra do produto.
Realidade Aumentada Basta utilizar uma câmera, um software e uma tela para viabilizar a Realidade Aumentada. O computador, celular e óculos são os meios mais utilizados. Próximo slide:
Não somos apenas uma agência de interatividade, somos uma agência interativa que pensa na estratégia buscando soluções para os novos comportamentos.
Bruno Athayde [email_address] http:// twitter.com/brunoathayde Carlos de Oliveira Junior [email_address] http://twitter.com/vamoss

Contenu connexe

Tendances

A Midia Que Mais Cresce
A Midia Que Mais CresceA Midia Que Mais Cresce
A Midia Que Mais CresceUOL
 
Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...
Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...
Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...Paulo Milreu
 
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digitalNovas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digitalPaulo Milreu
 
Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0
Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0
Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0Guia-se Negócios pela Internet
 
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...Henrique Coutinho Teixeira
 
Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012
Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012
Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012Alexandre Inagaki
 
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)Paulo Milreu
 
Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...
Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...
Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...Paulo Milreu
 
Mídias Sociais nas Empresas
Mídias Sociais nas EmpresasMídias Sociais nas Empresas
Mídias Sociais nas EmpresasEditora Generale
 
Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.
Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.
Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.Editora Generale
 
Marketing Digital Alternativas Marco 2010
Marketing Digital   Alternativas   Marco 2010Marketing Digital   Alternativas   Marco 2010
Marketing Digital Alternativas Marco 2010Sandra Turchi
 
Edw latam midias sociais ago 2011
Edw latam   midias sociais  ago 2011Edw latam   midias sociais  ago 2011
Edw latam midias sociais ago 2011Sandra Turchi
 
Redes sociais e seu impacto na economia
Redes sociais e seu impacto na economiaRedes sociais e seu impacto na economia
Redes sociais e seu impacto na economiaIsmael Paulo Santos
 
Aula Mídia - Novas Mídias
Aula Mídia - Novas MídiasAula Mídia - Novas Mídias
Aula Mídia - Novas MídiasLucas Pelaez
 
Brazilian internet research 2014
Brazilian internet research 2014Brazilian internet research 2014
Brazilian internet research 2014Ricardo Coen Pirani
 
Aula 2 Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli Copy
Aula 2   Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli CopyAula 2   Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli Copy
Aula 2 Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli CopyGil Giardelli
 

Tendances (20)

A Midia Que Mais Cresce
A Midia Que Mais CresceA Midia Que Mais Cresce
A Midia Que Mais Cresce
 
Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...
Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...
Imobiliárias na Internet: como o consumidor se comporta com as novas mídias d...
 
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digitalNovas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
Novas Mídias: A tecnologia como plataforma da comunicação digital
 
Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0
Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0
Gustavo Zanotto - Inovação, Tendências, Web 2.0, Web 4.0
 
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
 
Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012
Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012
Alagoas Social Media - palestra de 20/10/2012
 
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
Palestra Web 2.0 - Estratégias e Ferramentas (FAP Tupã)
 
Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...
Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...
Palestra Uninove Bauru - O impacto das novas mídias digitais no comportamento...
 
Mídias Sociais nas Empresas
Mídias Sociais nas EmpresasMídias Sociais nas Empresas
Mídias Sociais nas Empresas
 
Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.
Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.
Social Commerce - Quando as conversas potencializam as vendas.
 
Marketing Digital Alternativas Marco 2010
Marketing Digital   Alternativas   Marco 2010Marketing Digital   Alternativas   Marco 2010
Marketing Digital Alternativas Marco 2010
 
Edw latam midias sociais ago 2011
Edw latam   midias sociais  ago 2011Edw latam   midias sociais  ago 2011
Edw latam midias sociais ago 2011
 
Redes sociais e seu impacto na economia
Redes sociais e seu impacto na economiaRedes sociais e seu impacto na economia
Redes sociais e seu impacto na economia
 
Aula Mídia - Novas Mídias
Aula Mídia - Novas MídiasAula Mídia - Novas Mídias
Aula Mídia - Novas Mídias
 
Social Commerce RMA
Social Commerce RMASocial Commerce RMA
Social Commerce RMA
 
Redes Socais para Empreendedoras
Redes Socais para EmpreendedorasRedes Socais para Empreendedoras
Redes Socais para Empreendedoras
 
Palestra Mackenzie 24/10/2006
Palestra Mackenzie 24/10/2006Palestra Mackenzie 24/10/2006
Palestra Mackenzie 24/10/2006
 
Brazilian internet research 2014
Brazilian internet research 2014Brazilian internet research 2014
Brazilian internet research 2014
 
Aula 2 Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli Copy
Aula 2   Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli CopyAula 2   Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli Copy
Aula 2 Parte 2 Web 2.O E Redes Socias Na Espm Com Gil Giardelli Copy
 
Brazilian internet research
Brazilian internet researchBrazilian internet research
Brazilian internet research
 

Similaire à A agência e a influência das marcas na era digital

Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.
Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.
Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.Rafael Camanho
 
Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?
Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?
Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?DM9DDB
 
Introdução às Mídias Socias
Introdução às Mídias SociasIntrodução às Mídias Socias
Introdução às Mídias SociasCelso Derisso
 
Apresentação Pegadas Digitais
Apresentação Pegadas DigitaisApresentação Pegadas Digitais
Apresentação Pegadas DigitaisB+ Comunicação
 
Mídias Digitais como Ferramenta de Gestão
Mídias Digitais como Ferramenta de GestãoMídias Digitais como Ferramenta de Gestão
Mídias Digitais como Ferramenta de GestãoIsrael Leal
 
Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012
Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012
Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012Kyoodai, Yu and Uniritter
 
O Poder das Mídias Sociais, by FSB Comunicações
O Poder das Mídias Sociais, by FSB ComunicaçõesO Poder das Mídias Sociais, by FSB Comunicações
O Poder das Mídias Sociais, by FSB ComunicaçõesFSB Comunicação
 
Redes socais Uma Nova Ferramenta de Marketing
Redes socais  Uma Nova Ferramenta de MarketingRedes socais  Uma Nova Ferramenta de Marketing
Redes socais Uma Nova Ferramenta de MarketingAna Maria Magni Coelho
 
APRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdf
APRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdfAPRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdf
APRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdfJacquelineAssis3
 
palestra novas mídias digitais
palestra novas mídias digitaispalestra novas mídias digitais
palestra novas mídias digitaisRecoverySmart
 
Redes Sociais - Sua escola 24 horas na web
Redes Sociais - Sua escola 24 horas na webRedes Sociais - Sua escola 24 horas na web
Redes Sociais - Sua escola 24 horas na webJuliana Miranda
 
Redes Sociais, a bola da vez!
Redes Sociais, a bola da vez!Redes Sociais, a bola da vez!
Redes Sociais, a bola da vez!Mel Oliveira
 
Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2
Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2
Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2Jonathan Becker
 
Marketing Digital - ESAMC
Marketing Digital - ESAMCMarketing Digital - ESAMC
Marketing Digital - ESAMCLógica Digital
 
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)Alan Domingues
 
Palestra - Marketing Digital para Microempresas e Autônomos
Palestra - Marketing Digital para Microempresas e AutônomosPalestra - Marketing Digital para Microempresas e Autônomos
Palestra - Marketing Digital para Microempresas e AutônomosDiana Pádua
 
Palestra Marketing Digital - Prof. Nino Carvalho
Palestra Marketing Digital - Prof. Nino CarvalhoPalestra Marketing Digital - Prof. Nino Carvalho
Palestra Marketing Digital - Prof. Nino CarvalhoMBA Marketing Digital iDEZ
 

Similaire à A agência e a influência das marcas na era digital (20)

Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.
Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.
Ascensão das mídias sociais e seus impactos na sociedade.
 
Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?
Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?
Apresentação @Sergio_Valente. E agora,José?
 
Introdução às Mídias Socias
Introdução às Mídias SociasIntrodução às Mídias Socias
Introdução às Mídias Socias
 
Apresentação Pegadas Digitais
Apresentação Pegadas DigitaisApresentação Pegadas Digitais
Apresentação Pegadas Digitais
 
Mídias Digitais como Ferramenta de Gestão
Mídias Digitais como Ferramenta de GestãoMídias Digitais como Ferramenta de Gestão
Mídias Digitais como Ferramenta de Gestão
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digital
 
Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012
Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012
Palestra Mídias Sociais: Comunicar ou Interagir? 2012
 
O Poder das Mídias Sociais, by FSB Comunicações
O Poder das Mídias Sociais, by FSB ComunicaçõesO Poder das Mídias Sociais, by FSB Comunicações
O Poder das Mídias Sociais, by FSB Comunicações
 
Redes socais Uma Nova Ferramenta de Marketing
Redes socais  Uma Nova Ferramenta de MarketingRedes socais  Uma Nova Ferramenta de Marketing
Redes socais Uma Nova Ferramenta de Marketing
 
APRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdf
APRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdfAPRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdf
APRESENTACAO_CURSO_REDES SOCIAIS_THIAGO COSTA.pdf
 
palestra novas mídias digitais
palestra novas mídias digitaispalestra novas mídias digitais
palestra novas mídias digitais
 
Redes Sociais - Sua escola 24 horas na web
Redes Sociais - Sua escola 24 horas na webRedes Sociais - Sua escola 24 horas na web
Redes Sociais - Sua escola 24 horas na web
 
Redes Sociais, a bola da vez!
Redes Sociais, a bola da vez!Redes Sociais, a bola da vez!
Redes Sociais, a bola da vez!
 
Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2
Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2
Jonathan Becker - Marketing Corporativo e Redes 2
 
Marketing Digital - ESAMC
Marketing Digital - ESAMCMarketing Digital - ESAMC
Marketing Digital - ESAMC
 
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
Palestra sobre Redes Sociais no evento "Inspira Marketing" (Sul de Minas)
 
Palestra - Marketing Digital para Microempresas e Autônomos
Palestra - Marketing Digital para Microempresas e AutônomosPalestra - Marketing Digital para Microempresas e Autônomos
Palestra - Marketing Digital para Microempresas e Autônomos
 
Presentation infotrends
Presentation infotrendsPresentation infotrends
Presentation infotrends
 
Palestra Marketing Digital - Prof. Nino Carvalho
Palestra Marketing Digital - Prof. Nino CarvalhoPalestra Marketing Digital - Prof. Nino Carvalho
Palestra Marketing Digital - Prof. Nino Carvalho
 
Slides Genéricos sobre Redes Sociais
Slides Genéricos sobre Redes SociaisSlides Genéricos sobre Redes Sociais
Slides Genéricos sobre Redes Sociais
 

Plus de Carlos Oliveira

Plus de Carlos Oliveira (6)

Lista do CoNE
Lista do CoNELista do CoNE
Lista do CoNE
 
Flash, Pequenos Macetes, Grandes Resultados
Flash, Pequenos Macetes, Grandes ResultadosFlash, Pequenos Macetes, Grandes Resultados
Flash, Pequenos Macetes, Grandes Resultados
 
Flash
FlashFlash
Flash
 
McDonalds - Estudo de MKT
McDonalds - Estudo de MKTMcDonalds - Estudo de MKT
McDonalds - Estudo de MKT
 
Música Colaborativa V3
Música Colaborativa V3Música Colaborativa V3
Música Colaborativa V3
 
PNU 2009 - 3 Pilares
PNU 2009 - 3 PilaresPNU 2009 - 3 Pilares
PNU 2009 - 3 Pilares
 

A agência e a influência das marcas na era digital

  • 1.  
  • 2. O papel da agência hoje é fazer que os consumidores queiram passar mais tempo com as marcas. Com o novo mundo em que vivemos, as pessoas estão cada vez menos pré-dispostas a serem interrompidas, portanto ao invés das marcas ficarem interrompendo essas pessoas, elas devem ser tão importantes quanto as coisas que essas pessoas estão interessadas.
  • 3. Abra os olhos U m modelo que funcionou por mais de 50 anos. Lucro Publicidade Canal de distribuição Vendas
  • 4. Abra os olhos U m modelo que funcionou por mais de 50 anos. Lucro Publicidade Canal de distribuição Vendas MÍDIA DE MASSA FUNCIONA CADA VEZ MENOS
  • 5. Abra os olhos 90% das pessoas pulam o comercial. (Domicílios equipados com DVRs) Em média as pessoas recebem 3000 mensagens publicitárias por dia. 14% das pessoas confiam na propaganda. 78% das pessoas confiam na recomendação de outros consumidores. (Fontes: Eldeman e Nielsen)
  • 6. Abra os olhos (Fonte: Eldeman 2008) Pesquisa feita com executivos de diversos segmentos. “ Qual a credibilidade de cada meio de informação sobre uma empresa.”
  • 8. Mas que negócio é esse de interactive? Interação Homem X Tecnologia? (Mobile, Bluetooth, Hotsites, TouchScreen, QR Code, iPod, SMS, ... ) Interação Homem X Homem através de uma tecnologia? (Flickr, Twitter, Facebook, Orkut, MSN, E-mail, Blog, ... )
  • 9. Mas que negócio é esse de interactive? Interação Homem X Tecnologia? (Mobile, Bluetooth, Hotsites, TouchScreen, QR Code, iPod, SMS, ... ) Interação Homem X Homem através de uma tecnologia? (Flickr, Twitter, Facebook, Orkut, MSN, E-mail, Blog, ... ) MUITO ALÉM DA TECNOLOGIA. +
  • 10. Mas que negócio é esse de interactive? Ação de influência recíproca entre duas ou mais pessoas através de um sistema físico ou digital. (Dicionário Larousse)
  • 11. Mas que negócio é esse de interactive? Potencializar a relação Humana de forma que o envolva em uma experiência relevante. Gerar conversação entre público-alvo, marca, produto ou serviço. Próximo slide:
  • 12. Mas que negócio é esse de interactive? Gerar conversação ? MONÓLOGO (Receptor Passivo) DIÁLOGO (Receptor Ativo)
  • 13. Mas que negócio é esse de interactive? Experiência relevante Conversação +
  • 14. Mas que negócio é esse de interactive? Experiência relevante Conversação E OS MEIOS CONVÊNCIONAIS? +
  • 15. A internet não vai substituir esses meios, mas eles possuem uma dispersão muito alta. O tempo que disponibilizamos para a TV diminuiu. Uma comunicação interativa possui uma dispersão menor e consequentemente um recall maior. O retorno de investimento do cliente nos meios convencionais acaba sendo tão vantajoso como à 10, 15 anos? Mudança de hábito no consumo de mídia. (Share of Time)
  • 16. A internet não vai substituir esses meios, mas eles possuem uma dispersão muito alta. O tempo que disponibilizamos para a TV diminuiu. Uma comunicação interativa possui uma dispersão menor e consequentemente um recall maior. O retorno de investimento do cliente nos meios convencionais acaba sendo tão vantajoso como à 10, 15 anos? Mudança de hábito no consumo de mídia. (Share of Time) O QUE DEVEMOS FAZER?
  • 17. Metodologia Como se dividem os consumidores?
  • 18. Metodologia Como se dividem os consumidores? Nativos digitais
  • 19. Metodologia Como se dividem os consumidores? Nativos digitais Imigrantes digitais
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.
  • 24. Internet 1 a cada 8 casais nos EUA são de pessoas que se conheceram na internet; Existem 200 milhões de usuários na rede MySpace; Se o MySpace fosse um país, seria o 5º maior do mundo; São feitas 31 Bilhões de buscas no Google a cada mês; Em 2006 esse número era de 2,7 bilhões; (Fonte: NetRating 2008)
  • 25. Internet 1 a cada 8 casais nos EUA são de pessoas que se conheceram na internet; Existem 200 milhões de usuários na rede MySpace; Se o MySpace fosse um país, seria o 5º maior do mundo; São feitas 31 Bilhões de buscas no Google a cada mês; Em 2006 esse número era de 2,7 bilhões; A quem essas pessoas faziam essas perguntas antes do Google? (Fonte: NetRating 2008)
  • 26.
  • 27. Mobile São 150 milhões de celulares ativos no Brasil; Cobertura e penetração muito maior que a Internet; Todas as classes sociais possuem celulares. A penetração nas classes A e B é de 100%, na C é de 70% ou 80% e nas D e E é de 50% Hoje o número de SMS enviados por todo o planeta é maior que a sua população. (Fonte: Mobilepedia)
  • 28. Curiosidade As crianças brasileiras são as que mais utilizam a internet entre todas as crianças do mundo; As crianças brasileiras são as que mais utilizam celular entre todas as crianças do mundo; (Fonte: Playgronud Digital 2008)
  • 29. Curiosidade As crianças brasileiras são as que mais utilizam a internet entre todas as crianças do mundo; As crianças brasileiras são as que mais utilizam celular entre todas as crianças do mundo; INCLUSIVE, MAIS QUE AS JAPONESAS ! (Fonte: Playground Digital 2008)
  • 30. Verbal e Não Verbal Comunicação Verbal do discurso de Barack Obama. Note a ausência da palavra Negro. (Fonte: Many Eyes)
  • 31. Verbal e Não Verbal Comunicação Não Verbal do discurso de Barack Obama. Gesto típico do Hip Hop, o fist-bump. Próximo slide:
  • 32. Verbal e Não Verbal Verbal: Conceito, textos, raciocínio da marca. Não Verbal: Relacionamento, emoções, comportamento do consumidor. (TV, RÁDIO, IMPRESSO, OUTDOOR) (PR STUNT, GUERRILHA, EVENTOS, INTERATIVIDADE)
  • 33. Comunicação por Conteúdo Aproxima marcas e pessoas ; Conteudo é uma experiência útil, relevante e divertida ; É quando a linguagem verbal se torna não verbal (livro, evento, revista, jogos).
  • 34. Comunicação por Conteúdo Aproxima marcas e pessoas ; Conteudo é uma experiência útil, relevante e divertida ; É quando a linguagem verbal se torna não verbal (livro, evento, revista, jogos). Experiência é Rei, Conteúdo a Rainha
  • 35.
  • 36. Comunicação por Conteúdo S e a marca tem tudo pra virar conteúdo, na web conteúdo tem tudo para virar serviço. Marketing e Endomarketing Internet Intranet
  • 37. Mídias Sociais Milhões de brasileiros estão on-line. Mas internet não é mídia de massa.
  • 38.
  • 39.
  • 40. Mídias Sociais Os assuntos negativos circulam mais que os positivos. A censura na internet provoca indignação coletiva, não tente censurar um conteúdo negativo. É necessário manter um plano de gerenciamento do crise.
  • 41. Mídias Sociais EA Games e sua resposta à uma mensagem negativa. Próximo slide:
  • 42. ARG (Alternate Reality Game) É um tipo de jogo que combina as situações com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa. Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogo desenvolve-se a partir de sites, e-mails, telefonemas, entre outros meios de comunicação.
  • 43. ARG (Alternate Reality Game) Casuais: Representam a maior parte da audiência, com um modesto nível de interação que acontece primariamente online. Eles seguem um guia que o ajudam a participar da experiência. Ativos: Representam a audiência média de um ARG, com um nível significante de interação online e offline. Eles seguem a experiência a sua maneira, no ritmo que desejam. Entusiastas: Representam o topo da audiência, com o mesmo nível de interação online e offline. São profundamente engajados com a experiência e geradores de conteúdo dentro de sua comunidade.
  • 44. Realidade Aumentada É uma interface de integração do mundo real com elementos virtuais em tempo real. A informação tridimensional interativa proporcionada pela Realidade Aumentada possibilita uma imersão quase que total no plano virtual. Através deste alto índice de imersão, a duração do tempo de consumo da informação é expandida. Utilizar Realidade Aumentada com fins comerciais é uma boa maneira de entreter o usuário por mais tempo e tangibilizar a compra do produto.
  • 45. Realidade Aumentada Basta utilizar uma câmera, um software e uma tela para viabilizar a Realidade Aumentada. O computador, celular e óculos são os meios mais utilizados. Próximo slide:
  • 46. Não somos apenas uma agência de interatividade, somos uma agência interativa que pensa na estratégia buscando soluções para os novos comportamentos.
  • 47. Bruno Athayde [email_address] http:// twitter.com/brunoathayde Carlos de Oliveira Junior [email_address] http://twitter.com/vamoss