SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  6
Télécharger pour lire hors ligne
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 
Relatório Final do Projeto de Extensão: 
Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico em Garopaba e região 
Viegas Fernandes da Costa1 
João Henrique Quoos2 
1. Introdução 
Considerando a dinâmica social do município de Garopaba (SC) e as discussões sobre o desenvolvimento da cidadania cultural a partir da educação patrimonial3, foi proposto e executado o projeto de extensão nº 264/14, modalidade de fluxo contínuo, intitulado “Ocupação pré-colonial patrimônio arqueológico em Garopaba e região”, junto às escolas de educação básica José Rodrigues Lopes e Maria Correa Saad. O projeto esteve sob responsabilidade e foi executado pelos autores deste relatório. 
A execução do projeto de extensão aconteceu no mês de agosto de 2014 e contemplou especialmente alunos de Ensino Médio 
2. Justificativa 
O litoral centro-sul de Santa Catarina possui diversos e riquíssimos vestígios arqueológicos de populações pré-coloniais que habitaram a região desde há aproximadamente 7 mil anos A.P. Segundo pesquisas realizadas por arqueólogos como André Prous, Madu Gaspar, João Alfredo Rohr, Walter Fernando Piazza, Keller Lucas, Paulo de Blasis, a região recebeu primeiramente populações das culturas Umbu e Humaitá, e posteriormente Sambaquieiras, Itararés e Carijós. Da presença destes povos preservaram-se diversos e diferentes vestígios, a saber: sambaquis, sítios ceramistas, oficinas líticas, inscrições rupestres, complexos paisagísticos, além de artefatos líticos e ósseos distribuídos por todo território. O município de Garopaba encontra-se dentro desta região, e possui cinco sítios arqueológicos registrados junto ao Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentre os quais está o da Ponta do Galeão, considerado de alta relevância. 
Desde agosto de 2013 opera a “Comissão para levantamento e diagnóstico do 
1 Professor de História do Instituto Federal de Santa Catarina e Coordenador do projeto. 
2 Professor de Geografia do Instituto Federal de Santa Catarina e participante do projeto. 
3 Conforme discussões de Grunberg (2008) e Santos (2007).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 
patrimônio histórico e cultural na região de atuação do Campus Garopaba IFSC”, no âmbito do IFSC/Campus Garopaba. Em diversas atividades de reconhecimento do território, esta Comissão constatou situações de vandalização do patrimônio arqueológico da região, bem como desconhecimento local a respeito da história pré-colonial em Garopaba. 
Considerando a importância da educação patrimonial como estratégia fundamental para a sensibilização da comunidade a respeito da importância de se conhecer e preservar os vestígios das culturas pré-coloniais para o desenvolvimento de pesquisas, bem como para o desenvolvimento de atividades de trabalho e renda por meio do turismo cultural/arqueológico, de fomento do desenvolvimento territorial sustentável e do fortalecimento da cidadania cultural, foi proposto por meio deste Projeto de Extensão um trabalho de informação e conscientização dos jovens através de palestras a respeito dos vestígios da presença das populações pré-coloniais em Garopaba e região. 
3. Metodologia de desenvolvimento e execução 
Foram ministradas nove (09) palestras dialogadas para estudantes da rede estadual de ensino do município de Garopaba com o tema: Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico de Garopaba e região. No total foram atendidas cinco (05) turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Correa Saad, e três (03) turmas do Ensino Médio e uma (01) turma de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Rodrigues Lopes. As palestras foram ministradas nas seguintes datas: 13/08; 19/08; 20/08; 26/08 e 27/08, nos períodos matutino e vespertino. 
A escolha das turmas ocorreu em conjunto com a coordenação pedagógica de cada escola envolvida. A opção pelos primeiros anos do Ensino Médio justifica-se pelo currículo do curso, que contempla a história das sociedades antigas e das sociedades pré-coloniais brasileiras no 1º ano do Ensino Médio, o que facilitou o intercâmbio entre conteúdos trabalhados em sala de aula e os conteúdos abordados nesta atividade de extensão. Também foram consideradas questões de operacionalização: relação número de alunos e espaço físico, disponibilidade de agenda da escola e dos executores do projeto, calendário escolar. A inclusão de uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Rodrigues Lopes ocorreu em atendimento à solicitação da Professora de História da referida turma, que entendeu ser o tema e a abordagem pertinentes aos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 
conteúdos trabalhados com os alunos. 
Para a execução deste Projeto de Extensão, o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Campus Garopaba, contou com a parceria das duas escolas estaduais aqui já mencionadas, que disponibilizaram o espaço físico para a execução das atividades, equipamentos de projeção multimídia, alunos e equipe de apoio. O projeto contou também com a parceria do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), que cedeu por todo período um “kit pedagógico”, que consiste em um sepultamento sambaqui real e um gavetário com peças humanas. Neste projeto de extensão, fez-se uso do sepultamento para explicar aos alunos questões relativas à anatomia dos sambaquieiros, diferenciação sexual a partir do esqueleto e características do trabalho arqueológico. 
Para as palestras foi organizado um material audiovisual (apresentação em Power point) com informações sobre a ocupação pré-colonial do litoral centro sul catarinense e da atividade arqueológica, mapas e imagens recentes dos vestígios arqueológicos encontrados nos municípios de Garopaba e Imbituba. 
Cada palestra teve a duração aproximada de 1:30h, e contou com a participação média de 30 (trinta) alunos. Na Escola Estadual Maria Correa Saad foram contemplados 150 (cento e cinquenta) alunos, e na Escola Estadual José Rodrigues Lopes 120 (cento e vinte) alunos, totalizando 270 (duzentos e setenta) alunos atendidos pela atividade de extensão. Participaram ainda alguns professores e técnicos das duas escolas. 
As palestras foram estruturas seguindo o roteiro: introdução, as primeiras atividades arqueológicas em Santa Catarina, Tradição Umbu, Tradição Humaitá, Civilização Sambaquieira (aspectos humanos,sociais, arquitetônicos, simbólico-artísticos), inscrições rupestres no litoral catarinense, povo Itararé, povo Guarani (carijó). Foram discutidas questões como: a importância do patrimônio arqueológico para o desenvolvimento territorial sustentável da região, as relações que os povos pré-coloniais estabeleciam com o meio-ambiente, as possibilidades de reflexão sobre a existência humana a partir dos vestígios arqueológicos, cuidados e preocupações relacionados aos sítios e vestígios arqueológicos da região. 
4. Avaliação final 
Considerando o objetivo geral do projeto, “conscientizar a respeito da importância de se conhecer e preservar os vestígios arqueológicos existentes em Garopaba e região”; e
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 
considerando os objetivos específicos, “identificar as diferentes culturas pré-coloniais que povoaram a região do município de Garopaba”, “reconhecer os vestígios arqueológicos remanescentes em Garopaba e região” e “debater a importância de se conhecer e preservar os vestígios arqueológicos remanescentes em Garopaba e região”, pode-se avaliar como positiva a execução das atividades. 
Quanto aos resultados esperados, a saber, “que os jovens compreendam a importância de se conhecer a história das populações pré-coloniais que povoaram a região de Garopaba e que, a partir desta compreensão, sensibilizem-se para a necessidade de proteção e preservação dos vestígios arqueológicos remanescentes”, dado seu caráter de longo prazo, não é possível determinar se o projeto alcançou estes resultados. É possível depreender, entretanto, das intervenções dos estudantes, dos depoimentos dos professores que assistiram a algumas palestras e da avaliação das escolas, que as palestras contribuíram no sentido de informar a respeito da riqueza e da importância da ocupação pré-colonial e dos vestígios arqueológicos da região para o desenvolvimento social e territorial da região. As escolas parceiras manifestaram interesse neste tipo de atividade e consideraram positivo o intercâmbio com o Instituto Federal de Santa Catarina por meio deste projeto de extensão. 
Aponta-se também para a necessidade de que este tipo de atividade seja permanente, e se acrescente a outras atividades que tenham por objetivo a educação patrimonial e o desenvolvimento da cidadania cultural. 
A atividade não conseguiu contemplar o número de 500 (quinhentos) alunos previstos no projeto (atendeu 270, conforme exposto) em função de incompatibilidades entre os calendários escolares e a organização das instituições envolvidas, a agenda dos professores do IF-SC envolvidos na execução das atividades e o prazo de disponibilização do “kit pedagógico” pertencente ao acervo do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). Estava prevista também uma palestra para uma turma noturna de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Rodrigues Lopes, cancelada em função do agendamento de atividades não previstas no calendário escolar desta instituição parceira. 
Por fim, sugere-se, com base no interesse manifestado pelos alunos e pelos professores das instituições parceiras envolvidas na atividade, e considerando-se o debate a respeito da educação patrimonial e sua contribuição para o desenvolvimento da cidadania cultural, a continuidade desta proposta de extensão.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 
5. Referências 
GRUNBERG, Evelina. Educação patrimonial: trajetórias. In. BARRETO, Euder Arrais et. al. (orgs.). Patrimônio Cultural: artigos e resultados. Goiânia: UFG, 2008, p. 37-41. 
SANTOS, Camila Henrique. Educação Patrimonial: uma ação institucional e educacional. In IPHAN. Patrimônio: práticas e reflexões. v 1. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC, 2007, p. 147-172. 
6. Anexos 
Registro fotográfico de algumas palestras. A autoria das imagens é do Professor Jo- ão Henrique Quoos. 
Figura 1: Palestra na Escola Estadual Maria Correa Saad
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 
Figura 2: Palestra na Escola Estadual Maria Correa Saad 
Figura 3: Palestra na Escola Estadual José Rodrigues Lopes

Contenu connexe

Tendances

Caracterização da escola 2
Caracterização da escola 2Caracterização da escola 2
Caracterização da escola 2Superestagio
 
Relatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos Humanos
Relatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos HumanosRelatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos Humanos
Relatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos HumanosAlessandraLoureiro
 
Relatorio estagio educação infantil
Relatorio estagio educação infantil Relatorio estagio educação infantil
Relatorio estagio educação infantil filicianunes
 
RELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADO
RELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADORELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADO
RELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADOUFMA e UEMA
 
Relatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolarRelatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolarMaryanne Monteiro
 
Modelo padrao relatorio
Modelo padrao relatorioModelo padrao relatorio
Modelo padrao relatorioCamila Neitzke
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFábio Ribeiro Silva
 
Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)
Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)
Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)Antonio Sousa
 
PLANO DE AÇÃO 2023 cei.docx
PLANO DE AÇÃO 2023 cei.docxPLANO DE AÇÃO 2023 cei.docx
PLANO DE AÇÃO 2023 cei.docxssuser6c03a6
 
Plano de trabalho para Gestão Escolar
Plano de trabalho para Gestão EscolarPlano de trabalho para Gestão Escolar
Plano de trabalho para Gestão EscolarBelister Paulino
 
Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.
Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.
Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.André Fernandes Passos
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Arivaldom
 
Gestão de sala de aula
Gestão de sala de aula Gestão de sala de aula
Gestão de sala de aula mtolentino1507
 
Modelos de síntese
Modelos de sínteseModelos de síntese
Modelos de síntesedenisecgomes
 
Modelo proposta pedagógica
Modelo proposta pedagógicaModelo proposta pedagógica
Modelo proposta pedagógicatatyathaydes
 

Tendances (20)

Caracterização da escola 2
Caracterização da escola 2Caracterização da escola 2
Caracterização da escola 2
 
Relatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos Humanos
Relatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos HumanosRelatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos Humanos
Relatório Final de Estágio Supervisionado - Recursos Humanos
 
Resumo de Estágio
Resumo de EstágioResumo de Estágio
Resumo de Estágio
 
Relatorio estagio educação infantil
Relatorio estagio educação infantil Relatorio estagio educação infantil
Relatorio estagio educação infantil
 
RELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADO
RELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADORELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADO
RELATÓRIO DA EJA- DORALICE DOURADO
 
Relatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolarRelatório de gestão escolar
Relatório de gestão escolar
 
Modelo padrao relatorio
Modelo padrao relatorioModelo padrao relatorio
Modelo padrao relatorio
 
Relatorio de Estágio
Relatorio de EstágioRelatorio de Estágio
Relatorio de Estágio
 
Relatorio final pronto!
Relatorio final pronto!Relatorio final pronto!
Relatorio final pronto!
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
 
Modelo de Projeto de Pesquisa
Modelo de Projeto de PesquisaModelo de Projeto de Pesquisa
Modelo de Projeto de Pesquisa
 
Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)
Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)
Antonio relatório de esatgio super visionado(pedagogia)
 
PLANO DE AÇÃO 2023 cei.docx
PLANO DE AÇÃO 2023 cei.docxPLANO DE AÇÃO 2023 cei.docx
PLANO DE AÇÃO 2023 cei.docx
 
Plano de trabalho para Gestão Escolar
Plano de trabalho para Gestão EscolarPlano de trabalho para Gestão Escolar
Plano de trabalho para Gestão Escolar
 
Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.
Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.
Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag.
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Gestão de sala de aula
Gestão de sala de aula Gestão de sala de aula
Gestão de sala de aula
 
Modelos de síntese
Modelos de sínteseModelos de síntese
Modelos de síntese
 
Modelo proposta pedagógica
Modelo proposta pedagógicaModelo proposta pedagógica
Modelo proposta pedagógica
 
Ata Htpc
Ata HtpcAta Htpc
Ata Htpc
 

Similaire à Relatório Final do Projeto de Extensão: Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico em Garopaba e região.

Bourlegat educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...
Bourlegat   educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...Bourlegat   educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...
Bourlegat educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...Diogo Cardoso
 
O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...
O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...
O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...Viegas Fernandes da Costa
 
Projeto paranaguá
Projeto paranaguáProjeto paranaguá
Projeto paranaguáclaudineia84
 
Projeto paranaguá
Projeto paranaguáProjeto paranaguá
Projeto paranaguáclaudineia84
 
Projeto paranaguá
Projeto paranaguáProjeto paranaguá
Projeto paranaguáclaudineia84
 
Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120PotenzaWD
 
Modelo de resumo
Modelo de resumoModelo de resumo
Modelo de resumoPotenzaWD
 
Currículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSC
Currículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSCCurrículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSC
Currículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSCJulia Godinho
 
Plano de aula unid. 3
Plano de aula   unid. 3Plano de aula   unid. 3
Plano de aula unid. 3josemilia17
 
Educação Patrimonial do Projeto Salobo - Parauapebas
Educação Patrimonial do Projeto Salobo  - ParauapebasEducação Patrimonial do Projeto Salobo  - Parauapebas
Educação Patrimonial do Projeto Salobo - ParauapebasAdilson P Motta Motta
 
Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em Geociências
Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em GeociênciasPedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em Geociências
Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em GeociênciasPetgeologia
 
A internet e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana
A internet e o ensino da história e cultura  afro-brasileira e  africanaA internet e o ensino da história e cultura  afro-brasileira e  africana
A internet e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africanaculturaafro
 
TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov...
 TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov... TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov...
TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov...Viegas Fernandes da Costa
 
Correio educação
Correio educaçãoCorreio educação
Correio educaçãoDamisa
 
Pesquisas arqueológicas
Pesquisas arqueológicasPesquisas arqueológicas
Pesquisas arqueológicasJessica Amaral
 
Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial
Simpósio sobre Patrimônio Material e ImaterialSimpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial
Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterialfatecjundiai
 
Estado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PB
Estado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PBEstado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PB
Estado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PBJacqueline Liedja
 
Tecnologia na educação
Tecnologia na educaçãoTecnologia na educação
Tecnologia na educaçãopriscilapendrak
 

Similaire à Relatório Final do Projeto de Extensão: Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico em Garopaba e região. (20)

Bourlegat educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...
Bourlegat   educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...Bourlegat   educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...
Bourlegat educação e preservação patrimonial e arqueológica no desenvolvime...
 
O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...
O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...
O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede p...
 
Projeto paranaguá
Projeto paranaguáProjeto paranaguá
Projeto paranaguá
 
Projeto paranaguá
Projeto paranaguáProjeto paranaguá
Projeto paranaguá
 
Projeto paranaguá
Projeto paranaguáProjeto paranaguá
Projeto paranaguá
 
Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120
 
Modelo de resumo
Modelo de resumoModelo de resumo
Modelo de resumo
 
Currículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSC
Currículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSCCurrículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSC
Currículo, Formação e Atuação: um projeto do curso na Museologia UFSC
 
Plano de aula unid. 3
Plano de aula   unid. 3Plano de aula   unid. 3
Plano de aula unid. 3
 
Plano de aula
Plano de aula  Plano de aula
Plano de aula
 
Educação Patrimonial do Projeto Salobo - Parauapebas
Educação Patrimonial do Projeto Salobo  - ParauapebasEducação Patrimonial do Projeto Salobo  - Parauapebas
Educação Patrimonial do Projeto Salobo - Parauapebas
 
Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em Geociências
Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em GeociênciasPedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em Geociências
Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em Geociências
 
A internet e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana
A internet e o ensino da história e cultura  afro-brasileira e  africanaA internet e o ensino da história e cultura  afro-brasileira e  africana
A internet e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana
 
TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov...
 TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov... TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov...
TURISMO ARQUEOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A possibilidade de aprov...
 
Correio educação
Correio educaçãoCorreio educação
Correio educação
 
Pesquisas arqueológicas
Pesquisas arqueológicasPesquisas arqueológicas
Pesquisas arqueológicas
 
Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial
Simpósio sobre Patrimônio Material e ImaterialSimpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial
Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial
 
Estado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PB
Estado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PBEstado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PB
Estado de Conservação dos Sítios Arqueológico de Queimadas PB
 
Tecnologia na educação
Tecnologia na educaçãoTecnologia na educação
Tecnologia na educação
 
Español herança cultural.
Español herança cultural.Español herança cultural.
Español herança cultural.
 

Plus de Viegas Fernandes da Costa

Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...
Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...
Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...Viegas Fernandes da Costa
 
Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...
Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...
Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...Viegas Fernandes da Costa
 
A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...
A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...
A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...Viegas Fernandes da Costa
 
Centro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidade
Centro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidadeCentro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidade
Centro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidadeViegas Fernandes da Costa
 
Turismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinenses
Turismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinensesTurismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinenses
Turismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinensesViegas Fernandes da Costa
 
Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...
Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...
Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...Viegas Fernandes da Costa
 
Patrimônio pré colonial de Garopaba e Imbituba
Patrimônio pré colonial de Garopaba e ImbitubaPatrimônio pré colonial de Garopaba e Imbituba
Patrimônio pré colonial de Garopaba e ImbitubaViegas Fernandes da Costa
 
Cultura, Memória, Identidade e Desenvolvimento
Cultura, Memória, Identidade e DesenvolvimentoCultura, Memória, Identidade e Desenvolvimento
Cultura, Memória, Identidade e DesenvolvimentoViegas Fernandes da Costa
 
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnicaHistória de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnicaViegas Fernandes da Costa
 
Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)
Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)
Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)Viegas Fernandes da Costa
 
Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...
Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...
Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...Viegas Fernandes da Costa
 
Questões a respeito da governança pública
Questões a respeito da governança públicaQuestões a respeito da governança pública
Questões a respeito da governança públicaViegas Fernandes da Costa
 

Plus de Viegas Fernandes da Costa (20)

Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...
Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...
Tombamento das Dunas da Ribanceira do Município de Imbituba (SC): parecer téc...
 
Antigos reinos africanos
Antigos reinos africanosAntigos reinos africanos
Antigos reinos africanos
 
Hemeroteca Digital Catarinense
Hemeroteca Digital CatarinenseHemeroteca Digital Catarinense
Hemeroteca Digital Catarinense
 
Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...
Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...
Território em disputa: o reconhecimento das Dunas da Ribanceira (Imbituba, SC...
 
Tarde.
Tarde. Tarde.
Tarde.
 
A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...
A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...
A INCLUSÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE GAROPABA (SC) NO PROJETO DE FORTALEC...
 
Centro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidade
Centro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidadeCentro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidade
Centro histórico de Garopaba: relações entre patrimônio e identidade
 
Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2
Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2
Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2
 
Turismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinenses
Turismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinensesTurismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinenses
Turismo e paisagens históricas nas vilas litorâneas catarinenses
 
História de Santa Catarina
História de Santa CatarinaHistória de Santa Catarina
História de Santa Catarina
 
Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...
Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...
Turismo, vestígios arqueológicos e perspectivas de desenvolvimento em garopab...
 
Historia da arte 1
Historia da arte 1Historia da arte 1
Historia da arte 1
 
História de Garopaba, Imbituba e Imaruí
História de Garopaba, Imbituba e ImaruíHistória de Garopaba, Imbituba e Imaruí
História de Garopaba, Imbituba e Imaruí
 
Patrimônio pré colonial de Garopaba e Imbituba
Patrimônio pré colonial de Garopaba e ImbitubaPatrimônio pré colonial de Garopaba e Imbituba
Patrimônio pré colonial de Garopaba e Imbituba
 
Cultura, Memória, Identidade e Desenvolvimento
Cultura, Memória, Identidade e DesenvolvimentoCultura, Memória, Identidade e Desenvolvimento
Cultura, Memória, Identidade e Desenvolvimento
 
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnicaHistória de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
 
Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)
Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)
Aula Patrimônio material e imaterial (com foco em Santa Catarina)
 
Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...
Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...
Catálogo da Exposição Fotográfica O PATRIMÔNIO CULTURAL NO OLHAR DOS CONDUTOR...
 
A redução sociológica de Guerreiro Ramos
A redução sociológica de Guerreiro RamosA redução sociológica de Guerreiro Ramos
A redução sociológica de Guerreiro Ramos
 
Questões a respeito da governança pública
Questões a respeito da governança públicaQuestões a respeito da governança pública
Questões a respeito da governança pública
 

Dernier

Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfJuliana Barbosa
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa paraAndreaPassosMascaren
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaCentro Jacques Delors
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedJaquelineBertagliaCe
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Falando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdFalando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdLeonardoDeOliveiraLu2
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...azulassessoria9
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)Centro Jacques Delors
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Dernier (20)

Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João EudesNovena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
 
Falando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdFalando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introd
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 

Relatório Final do Projeto de Extensão: Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico em Garopaba e região.

  • 1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS Relatório Final do Projeto de Extensão: Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico em Garopaba e região Viegas Fernandes da Costa1 João Henrique Quoos2 1. Introdução Considerando a dinâmica social do município de Garopaba (SC) e as discussões sobre o desenvolvimento da cidadania cultural a partir da educação patrimonial3, foi proposto e executado o projeto de extensão nº 264/14, modalidade de fluxo contínuo, intitulado “Ocupação pré-colonial patrimônio arqueológico em Garopaba e região”, junto às escolas de educação básica José Rodrigues Lopes e Maria Correa Saad. O projeto esteve sob responsabilidade e foi executado pelos autores deste relatório. A execução do projeto de extensão aconteceu no mês de agosto de 2014 e contemplou especialmente alunos de Ensino Médio 2. Justificativa O litoral centro-sul de Santa Catarina possui diversos e riquíssimos vestígios arqueológicos de populações pré-coloniais que habitaram a região desde há aproximadamente 7 mil anos A.P. Segundo pesquisas realizadas por arqueólogos como André Prous, Madu Gaspar, João Alfredo Rohr, Walter Fernando Piazza, Keller Lucas, Paulo de Blasis, a região recebeu primeiramente populações das culturas Umbu e Humaitá, e posteriormente Sambaquieiras, Itararés e Carijós. Da presença destes povos preservaram-se diversos e diferentes vestígios, a saber: sambaquis, sítios ceramistas, oficinas líticas, inscrições rupestres, complexos paisagísticos, além de artefatos líticos e ósseos distribuídos por todo território. O município de Garopaba encontra-se dentro desta região, e possui cinco sítios arqueológicos registrados junto ao Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentre os quais está o da Ponta do Galeão, considerado de alta relevância. Desde agosto de 2013 opera a “Comissão para levantamento e diagnóstico do 1 Professor de História do Instituto Federal de Santa Catarina e Coordenador do projeto. 2 Professor de Geografia do Instituto Federal de Santa Catarina e participante do projeto. 3 Conforme discussões de Grunberg (2008) e Santos (2007).
  • 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS patrimônio histórico e cultural na região de atuação do Campus Garopaba IFSC”, no âmbito do IFSC/Campus Garopaba. Em diversas atividades de reconhecimento do território, esta Comissão constatou situações de vandalização do patrimônio arqueológico da região, bem como desconhecimento local a respeito da história pré-colonial em Garopaba. Considerando a importância da educação patrimonial como estratégia fundamental para a sensibilização da comunidade a respeito da importância de se conhecer e preservar os vestígios das culturas pré-coloniais para o desenvolvimento de pesquisas, bem como para o desenvolvimento de atividades de trabalho e renda por meio do turismo cultural/arqueológico, de fomento do desenvolvimento territorial sustentável e do fortalecimento da cidadania cultural, foi proposto por meio deste Projeto de Extensão um trabalho de informação e conscientização dos jovens através de palestras a respeito dos vestígios da presença das populações pré-coloniais em Garopaba e região. 3. Metodologia de desenvolvimento e execução Foram ministradas nove (09) palestras dialogadas para estudantes da rede estadual de ensino do município de Garopaba com o tema: Ocupação pré-colonial e patrimônio arqueológico de Garopaba e região. No total foram atendidas cinco (05) turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Correa Saad, e três (03) turmas do Ensino Médio e uma (01) turma de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Rodrigues Lopes. As palestras foram ministradas nas seguintes datas: 13/08; 19/08; 20/08; 26/08 e 27/08, nos períodos matutino e vespertino. A escolha das turmas ocorreu em conjunto com a coordenação pedagógica de cada escola envolvida. A opção pelos primeiros anos do Ensino Médio justifica-se pelo currículo do curso, que contempla a história das sociedades antigas e das sociedades pré-coloniais brasileiras no 1º ano do Ensino Médio, o que facilitou o intercâmbio entre conteúdos trabalhados em sala de aula e os conteúdos abordados nesta atividade de extensão. Também foram consideradas questões de operacionalização: relação número de alunos e espaço físico, disponibilidade de agenda da escola e dos executores do projeto, calendário escolar. A inclusão de uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Rodrigues Lopes ocorreu em atendimento à solicitação da Professora de História da referida turma, que entendeu ser o tema e a abordagem pertinentes aos
  • 3. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS conteúdos trabalhados com os alunos. Para a execução deste Projeto de Extensão, o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Campus Garopaba, contou com a parceria das duas escolas estaduais aqui já mencionadas, que disponibilizaram o espaço físico para a execução das atividades, equipamentos de projeção multimídia, alunos e equipe de apoio. O projeto contou também com a parceria do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), que cedeu por todo período um “kit pedagógico”, que consiste em um sepultamento sambaqui real e um gavetário com peças humanas. Neste projeto de extensão, fez-se uso do sepultamento para explicar aos alunos questões relativas à anatomia dos sambaquieiros, diferenciação sexual a partir do esqueleto e características do trabalho arqueológico. Para as palestras foi organizado um material audiovisual (apresentação em Power point) com informações sobre a ocupação pré-colonial do litoral centro sul catarinense e da atividade arqueológica, mapas e imagens recentes dos vestígios arqueológicos encontrados nos municípios de Garopaba e Imbituba. Cada palestra teve a duração aproximada de 1:30h, e contou com a participação média de 30 (trinta) alunos. Na Escola Estadual Maria Correa Saad foram contemplados 150 (cento e cinquenta) alunos, e na Escola Estadual José Rodrigues Lopes 120 (cento e vinte) alunos, totalizando 270 (duzentos e setenta) alunos atendidos pela atividade de extensão. Participaram ainda alguns professores e técnicos das duas escolas. As palestras foram estruturas seguindo o roteiro: introdução, as primeiras atividades arqueológicas em Santa Catarina, Tradição Umbu, Tradição Humaitá, Civilização Sambaquieira (aspectos humanos,sociais, arquitetônicos, simbólico-artísticos), inscrições rupestres no litoral catarinense, povo Itararé, povo Guarani (carijó). Foram discutidas questões como: a importância do patrimônio arqueológico para o desenvolvimento territorial sustentável da região, as relações que os povos pré-coloniais estabeleciam com o meio-ambiente, as possibilidades de reflexão sobre a existência humana a partir dos vestígios arqueológicos, cuidados e preocupações relacionados aos sítios e vestígios arqueológicos da região. 4. Avaliação final Considerando o objetivo geral do projeto, “conscientizar a respeito da importância de se conhecer e preservar os vestígios arqueológicos existentes em Garopaba e região”; e
  • 4. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS considerando os objetivos específicos, “identificar as diferentes culturas pré-coloniais que povoaram a região do município de Garopaba”, “reconhecer os vestígios arqueológicos remanescentes em Garopaba e região” e “debater a importância de se conhecer e preservar os vestígios arqueológicos remanescentes em Garopaba e região”, pode-se avaliar como positiva a execução das atividades. Quanto aos resultados esperados, a saber, “que os jovens compreendam a importância de se conhecer a história das populações pré-coloniais que povoaram a região de Garopaba e que, a partir desta compreensão, sensibilizem-se para a necessidade de proteção e preservação dos vestígios arqueológicos remanescentes”, dado seu caráter de longo prazo, não é possível determinar se o projeto alcançou estes resultados. É possível depreender, entretanto, das intervenções dos estudantes, dos depoimentos dos professores que assistiram a algumas palestras e da avaliação das escolas, que as palestras contribuíram no sentido de informar a respeito da riqueza e da importância da ocupação pré-colonial e dos vestígios arqueológicos da região para o desenvolvimento social e territorial da região. As escolas parceiras manifestaram interesse neste tipo de atividade e consideraram positivo o intercâmbio com o Instituto Federal de Santa Catarina por meio deste projeto de extensão. Aponta-se também para a necessidade de que este tipo de atividade seja permanente, e se acrescente a outras atividades que tenham por objetivo a educação patrimonial e o desenvolvimento da cidadania cultural. A atividade não conseguiu contemplar o número de 500 (quinhentos) alunos previstos no projeto (atendeu 270, conforme exposto) em função de incompatibilidades entre os calendários escolares e a organização das instituições envolvidas, a agenda dos professores do IF-SC envolvidos na execução das atividades e o prazo de disponibilização do “kit pedagógico” pertencente ao acervo do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). Estava prevista também uma palestra para uma turma noturna de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Rodrigues Lopes, cancelada em função do agendamento de atividades não previstas no calendário escolar desta instituição parceira. Por fim, sugere-se, com base no interesse manifestado pelos alunos e pelos professores das instituições parceiras envolvidas na atividade, e considerando-se o debate a respeito da educação patrimonial e sua contribuição para o desenvolvimento da cidadania cultural, a continuidade desta proposta de extensão.
  • 5. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 5. Referências GRUNBERG, Evelina. Educação patrimonial: trajetórias. In. BARRETO, Euder Arrais et. al. (orgs.). Patrimônio Cultural: artigos e resultados. Goiânia: UFG, 2008, p. 37-41. SANTOS, Camila Henrique. Educação Patrimonial: uma ação institucional e educacional. In IPHAN. Patrimônio: práticas e reflexões. v 1. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC, 2007, p. 147-172. 6. Anexos Registro fotográfico de algumas palestras. A autoria das imagens é do Professor Jo- ão Henrique Quoos. Figura 1: Palestra na Escola Estadual Maria Correa Saad
  • 6. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS Figura 2: Palestra na Escola Estadual Maria Correa Saad Figura 3: Palestra na Escola Estadual José Rodrigues Lopes