Sais e óxidos

899 vues

Publié le

a

Publié dans : Business
  • Soyez le premier à commenter

Sais e óxidos

  1. 1. 1 Sais Quando um ácido e uma base reagem forma-se no lugar um sal e água e solução é neutralizada. Devido a isto dá-se o nome de Reação de Neutralização: Nessa mistura todos os íons se separam. O hidrogênio (H+) do ácido se liga com a hidroxila (OH-) da base e forma água. O cátion (+) do ácido e o ânion (-) da base formam o sal.
  2. 2. 2 Sais A fórmula genérica de um sal é BxAy onde B representa um cátion (íon positivo) e A representa um ânion (íon negativo). x e y são as quantidades de cada elemento que depende da carga desses íons. Em água os sais viram íons:
  3. 3. 3 Óxidos São substâncias formadas pelo oxigênio (O) e outro elemento, podendo ser um metal ou um não-metal (exceto o flúor). Por ser formado por dois tipos de elementos também é chamado de composto binário. •Óxidos moleculares: oxigênio + não-metal. Ex: NO, NO2, N2O, CO, CO2 etc... •Óxidos iônicos: oxigênio + metal. Ex: Na2O, CaO, Al2O3, Fe2O3 etc...
  4. 4. 4 Nomenclatura de óxidos moleculares mono di tri + óxido de tetra penta ... mono di Tri + elemento tetra penta ... O prefixo mono pode ser omitido quando utilizado na frete do nome. NO: monóxido de nitrogênio NO2: dióxido de nitrogênio N2O: CO: CO2
  5. 5. 5 Nomenclatura de óxidos iônicos Primeiro é necessário saber a carga dos íons que formam os óxidos. Faça isso usando a regra do “escorregador”. A nomenclatura segue a seguinte regra: Óxido de elemento + carga do cátion (algarismos romanos) Exemplo: Na2O: óxido de sódio FeO: CaO: óxido de cálcio CuO: Al2O3: óxido de alumínio III Al2O3: Cu2O:
  6. 6. 5 Nomenclatura de óxidos iônicos Primeiro é necessário saber a carga dos íons que formam os óxidos. Faça isso usando a regra do “escorregador”. A nomenclatura segue a seguinte regra: Óxido de elemento + carga do cátion (algarismos romanos) Exemplo: Na2O: óxido de sódio FeO: CaO: óxido de cálcio CuO: Al2O3: óxido de alumínio III Al2O3: Cu2O:

×